• Nenhum resultado encontrado

PRODUÇÃO TEXTUAL. 5. Escreva o texto utilizando-se de no mínimo 20 linhas ou no máximo 30 linhas.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PRODUÇÃO TEXTUAL. 5. Escreva o texto utilizando-se de no mínimo 20 linhas ou no máximo 30 linhas."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

PRODUÇÃO TEXTUAL

I – Dos cuidados a serem tomados: 1. Leia atentamente as propostas a seguir. 2. Escreva o texto usando caneta azul ou preta.

3. Apresente o texto redigido com letra legível (cursiva ou de forma) em padrão estético conveniente (margens, paragrafação etc.).

4. Distinga bem as maiúsculas das minúsculas.

5. Escreva o texto utilizando-se de no mínimo 20 linhas ou no máximo 30 linhas.

II – Das propostas:

Proposta I

Considerando a charge acima como motivadora, redija um texto argumentativo, posicionando-se a respeito da afirmativa a seguir.

O acesso a inovações tecnológicas é garantia do desenvolvimento social de um país. Charge: reproduzida da página eletrônica

(2)

__________________________________________________________________________________________ Proposta II

Com apoio na canção a seguir, redija seu texto livremente: dissertação, narração ou reportagem.

Pivete

Francis Hime - Chico Buarque

Monsieur have money per mangiare No sinal fechado

Ele vende chiclete Capricha na flanela E se chama Pelé Pinta na janela

Batalha algum trocado Aponta um canivete E até

Dobra a Carioca, olerê Desce a Frei Caneca, olará Se manda pra Tijuca Sobe o Borel

Meio se maloca Agita numa boca Descola uma mutuca E um papel

Sonha aquela mina, olerê Prancha, parafina, olará Dorme gente fina Acorda pinel Zanza na sarjeta Fatura uma besteira E tem as pernas tortas E se chama Mané Arromba uma porta

Faz ligação direta Engata uma primeira E até

Dobra a Carioca, olerê Desce a Frei Caneca, olará Se manda pra Tijuca Na contramão Dança para-lama Já era para-choque Agora ele se chama Emersão (Airtão) Sobe no passeio, olerê Pega no Recreio, olará Não se liga em freio Nem direção

No sinal fechado Ele transa chiclete E se chama pivete E pinta na janela Capricha na flanela Descola uma bereta Batalha na sarjeta E tem as pernas tortas

(3)

QUESTÕES DE GEOGRAFIA

01. Na região nordeste brasileira, distinguem-se, quatro áreas diferenciadas por fatores naturais e socioeconômicos. Com base no mapa a seguir, relacione o número indicado ao nome da região destacada:

A. 1. Meio norte; 2. Sertão; 3. Agreste; 4. Zona da Mata. B. 1. Sertão; 2. Meio norte 3. Zona da Mata; 4. Agreste. C. 1. Zona da Mata; 2. Sertão; 3. Agreste; 4. Meio norte. D. 1. Sertão; 2. Meio norte; 3. Agreste; 4. Zona da Mata. E. 1. Meio norte; 2. Zona da Mata; 3. Agreste; 4. Sertão.

02. A partir da década de 1970 começa a ocorrer no Brasil o milagre econômico e as migrações. Entre 1980 e 1990, ocorre a desconcentração das atividades industriais, que é provocada por vários fatores, dentre eles se destacam:

I. Políticas de incentivos fiscais e financeiros.

II. Desenvolvimento de infra-estrutura de transportes e comunicações. III. Descoberta de recursos minerais.

IV. Expansão das fronteiras agrícolas.

V. Aumento dos custos na área de maior concentração (Sudeste).

- Entre as afirmações, estão corretas: A. I, II e V

B. I, II e IV. C. II, III e IV. D. I, II, IV e V. E. I, II, III, IV e V.

(4)

__________________________________________________________________________________________ 03. Um dos biomas brasileiro foi considerado uma área de vegetação pobre em razão de seu aspecto ressequido. Mas hoje, já se sabe que esta mesma área possui uma grande riqueza de fauna e de flora. Vegetação predominante de arbustos e pequenas árvores retorcidas e de folhas grossas, além de espécies rasteiras. No entanto, em consequência da agricultura e da pecuária, a área está bastante reduzida. A qual bioma o texto se refere?

A. Mangues. B. Caatinga. C. Cerrado. D. Campos. E. Pantanal.

04.OOccoonncceeiittooddee eeccoossssiisstteemmaaééaapplliiccaaddoo ppaarraa ooss ssiisstteemmaassnnaattuurraaiiss..PPoorréémm,,oosseessppeecciiaalliissttaasscchhaammaamm a

atteennççããooppaarraaooffaattooddeeqquueennããoohháámmaaiisseeccoossssiisstteemmaasssseemmaaiinntteerrffeerrêênncciiaaddoosseerrhhuummaannoo,,ooqquueeeexxiiggee u

ummaaaammpplliiaaççããooddooccoonncceeiittoo..DDeesstteemmooddoo,,oossproblemas ambientais ligados aos ecossistemas urbanos p

são:

I. Poluição sonora e atmosférica; escassez de água. II. Moradias inadequadas; assentamentos clandestinos.

III. Resíduos domésticos e industriais; alteração do ciclo da água. IV. Transportes, que degradam o meio ambiente.

- Entre as alternativas apresentadas, estão corretas: A. I e II.

B. II e III. C. II e IV. D. I, II e IV. E. I, II, III e IV.

05. Considere o seguinte mapa sobre as massas de ar que atingem o Brasil e as cinco afirmativas apresentadas:

Fonte: guiageográfico.wordpress.com

I. Massa Polar Atlântica (mPa): forma-se no Oceano Atlântico Sul (próximo à Patagônia), sendo fria e úmida e causa queda de temperatura.

II. Massa Tropical Atlântica (mTa): origina-se próxima aos dois trópicos (Câncer e Capricórnio) no Oceano Atlântico e atua na faixa litorânea do Nordeste ao Sul do país. Quente e úmida provoca as chuvas frontais de inverno na região Nordeste.

(5)

III. Massa Equatorial Continental (mEc): é uma massa quente e instável originada na Amazônia Ocidental, que atua somente na região norte. Apesar de continental é uma massa úmida, em razão da presença de rios caudalosos e da intensa transpiração da massa vegetal da Amazônia, região em que provoca chuvas abundantes e quase diárias, principalmente no verão e no outono.

IV. Massa Equatorial Atlântica (mEa): é quente, úmida e originária do Atlântico Norte (próximo à Ilha de Açores).

V.Massa Tropical Continental (mTc): originada na Depressão do Chaco, é quente e seca . - Está correto o que se afirma em:

A. I, II e IV. B. II, III e V. C. I, III e IV. D. I, II, IV e V. E. I, II, III, IV e V.

06. Leia a informação e, com base nesta, assinale a alternativa incorreta em relação aos principais desafios demográficos deste século.

“A população mundial, em 2005, atingiu a cifra de 6,45 bilhões de pessoas e, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas) chegará em outubro de 2011 a 7 bilhões”.

(Fonte: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2011/07/11)

A. Ocorrência de um rápido envelhecimento da população (nos países em geral); B. Migrações de áreas pobres para mais desenvolvidas;

C. Racismo ou preconceitos étnicos, culturais, entre outros;

D. Fome ou subnutrição de uma significativa parcela da população mundial; E. Excesso de consumo de alimentos; obesidade.

07. Existem várias expressões para designar os países de menor desenvolvimento, tais como subdesenvolvidos, terceiro mundo, pobres, entre outros. Há também uma forma bastante difundida para a classificação de países com características econômicas inferiores, denominada de economias periféricas, que se diferem das economias centrais, ou seja, de países desenvolvidos. Essas expressões

centro e periferia surgiram na década de 50. Em qual região surgiram e qual seu enfoque?

A. Na Europa, como uma tentativa de enfocar as desigualdades intercontinentais como um produto do sistema capitalista.

B. Na América Latina, como uma tentativa de enfocar as desigualdades internacionais como um produto do sistema capitalista mundial.

C. Na África, como uma tentativa de enfocar as desigualdades internacionais como um produto do sistema capitalista monopolista.

D. Na América do Norte, como uma tentativa de enfocar as desigualdades nacionais como um produto do sistema capitalista.

E. Na Ásia, como uma tentativa de enfocar as desigualdades internacionais como um produto do sistema capitalista mundial.

08. A mundialização da economia capitalista gerou a segmentação do espaço econômico mundial. Esta característica geográfica se expressa no final do Século XX na formação de Blocos Econômicos. Sobre os Blocos Econômicos assinale a alternativa incorreta:

A. Com o intuito de se fortalecerem economicamente, muitos países se unem para alcançarem mercados e verticalizarem sua participação e influência comercial no mundo.

B. A criação de blocos econômicos estreitou as relações econômicas, financeiras e comerciais entre os países que compõem um determinado bloco.

C. UE (União Europeia), desde o ano de 1993, através do Tratado de Maastricht, forma um espaço econômico, financeiro e monetário único.

(6)

__________________________________________________________________________________________ D. Os blocos econômicos têm características diferentes entre si, mas todos se originaram de acordos multilaterais que pactuaram a eliminação de barreiras alfandegárias protecionistas, abrindo perspectivas para o livre trânsito dos capitais, das mercadorias, dos cidadãos entre os países participantes.

E. Fazem parte do NAFTA (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio) os seguintes países: Estados Unidos, México e Canadá. Começou a funcionar no início de 1994 e oferece vantagens no acesso aos mercados dos países membros.

09. Quanto ao Mercado Comum do Sul (Mercosul), assinale a alternativa incorreta: A. Foi criado em 26/03/1991 com a assinatura do Tratado de Assunção no Paraguai.

B. Os membros deste importante bloco econômico da América do Sul são os seguintes países : Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela (faz parte desde 2000).

C. No ano de 1995, foi instalada a zona de livre comércio entre os países membros.

D. A partir 1995, cerca de 90% das mercadorias produzidas nos países membros podem ser comercializadas sem tarifas comerciais.

E.Bolívia, Peru, Chile, Colômbia e Equador, são estados associados.

10. As precipitações pluviométricas podem ocorrer tanto da forma mais comum conhecida como chuva, como em formas mais moderadas como neblinas, garoas ou geadas, entre outras formas. Observe as figuras abaixo que caracterizam dois tipos de chuva.

Figura 1: Figura 2: Fonte: www.google.com.br

- Conforme as figuras, assinale as legendas corretas para caracterização dos dois tipos de

chuva:

A. Figura 1: Chuvas Frontais e Figura 2: Chuvas Orográficas. B. Figura 1: Chuvas Orográficas e Figura 2: Chuvas Convectivas. C. Figura 1: Chuvas Convectivas e Figura 2: Chuvas Orográficas. D. Figura 1: Chuvas Convectivas e Figura 2: Chuvas Frontais.

E. Figura 1: Chuvas Convectivo-Frontais e Figura 2: Chuvas Orográficas.

11. Clima característico do Sudeste Asiático, que se origina das diferenças de pressão atmosférica entre o continente e o oceano Índico é chamado de:

A. Clima Árido. B. Clima Mesotérmico. C. Clima Mediterrâneo. D. Clima Temperado. E. Clima de Monções.

12. O processo de Globalização provoca inúmeras transformações que afetam as sociedades, dentre eles se destacam:

(7)

I. A interdependência das economias, o aumento da circulação financeira e comercial em nível planetário.

II. A criação de uma nova divisão do trabalho, também em escala global.

III. As grandes empresas transnacionais passaram a ter um papel decisivo, capaz de interferir nos rumos da economia, nos fluxos de capital e de mercadoria.

IV. A livre circulação mundial de produtos que eleva o padrão de conforto das populações urbanas e rurais, pois resulta no barateamento das mercadorias e na facilidade de acesso a elas.

V.O desenvolvimento dos meios de comunicação que criam padrões de vida homogêneos entres as parcelas da população. - Dessas afirmativas estão corretas.

A. I, II e III. B. I, III e V. C. I, II e IV. D. I, II, III e IV. E. I, II, III, IV e V.

INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir, observe o mapa para assinalar a opção correta na questão de nº 13.

“Os conflitos no norte da África e no Oriente Médio:

Manifestações eclodiram em terras do norte da África e do Oriente Médio, no Egito em janeiro de 2011, protestos contra o presidente Hosni Mubarak (no poder havia 30 anos), militares se recusaram a lutar contra os civis, assumem o governo interinamente. Na Líbia o ditador Muamar Kadafi, que mobilizou tropas militares para sufocar a ação dos rebeldes. O efeito dominó, que começou na Tunísia, alcançou Egito e Líbia e impulsionou a situação de tensão e os protestos em vários países do entorno, teve um componente especial “Embaladas por um sentimento de igualdade, as pessoas pensavam: Se foi possível em Túnis e Cairo, por que não aqui?" Explica Marcelo de Souza, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).”

Elisângela Fernandes. Site-Revista Nova Escola- Prática Pedagógica.

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/geografia

13. De acordo com o texto, é correto afirmar que:

A. O Egito é um importante parceiro do Mercosul. O bloco tem ampliado seu relacionamento com os países árabes, como se verifica nas negociações em curso com Jordânia, Síria e Palestina. Caso continue esta situação, as negociações serão comprometidas e correrão risco de serem encerradas.

B. A situação está sendo definida e estes países estão caminhando para uma democratização aos moldes dos países ocidentais.

C. A Líbia produz 1,6 milhão de barris de petróleo por dia, o que corresponde a apenas cerca de 5% da demanda global, mas especialistas preocupam-se com a pressão sobre os estoques mundiais em um momento de aumento da demanda.

D. “A revolução continua e não chegará ao fim até que os assassinos e corruptos sejam julgados", lia-se em uma faixa na Praça Tahir, onde pessoas protestavam em paslia-seata pela morte de mais de 840 pessoas, por conta da derrubada de Mubarak em 11 de fevereiro de 2011.

(8)

__________________________________________________________________________________________ E. No Egito esta situação trará algum efeito em termos de custos, sobretudo quanto ao nível dos preços do petróleo, do turismo e de outros setores da economia.

14. O termo megalópole foi idealizado nos primeiros anos do Século XX pelo escocês Patrick Geddes, considerado o pai do planejamento regional. Pode-se indicar como características das megalópoles: I. Considerada uma megametrópole.

II. Uma conurbação de metrópoles.

III. Regiões de intenso desenvolvimento urbano. IV. As áreas rurais estão praticamente ausentes. - Entre as alternativas apresentadas, estão corretas: A. I e III.

B. II, III e IV. C. I, II e IV. D. I, II e III. E. I, II, III e IV.

15. “Em 2030, a população urbana vai superar os 05 bilhões. Um estudo publicado pela ONU – UN-HABITAT (United Nations Human Settlements Programmes) sinaliza, nos próximos anos, um grande deslocamento da população para as grandes cidades, especialmente no chamado Terceiro Mundo, com o surgimento de megalópoles de mais de vinte milhões de moradores.”

Fonte: ( http://www.pime.org.br/mundoemissao/estatisticasmundo2.htm.)

- Com base no fragmento textual sobre as megalópoles, assinale a alternativa que indique aquelas que são consideradas megalópoles contemporâneas.

A. Boston, Paris, São Paulo, Chicago, Tóquio, Amsterdã e Campinas. B. Nova York, Detroit, Washington, Campinas, Amsterdã e Luxemburgo. C. Boston, Nova York, Cleveland, Chicago, Tóquio, Baltimore e Washington. D. Boston, Washington, São Paulo, Detroit, Campinas, Amsterdã e Manchester. E. Paris, Manchester, Cleveland, Chicago, Tóquio, Baltimore e Luxemburgo.

QUESTÕES DE HISTÓRIA 16. Sobre a abolição da escravatura em 1888 no Brasil, é correto afirmar:

A. ocorreu devido à força com que as ideias ilustradas foram incorporadas pelas elites do Brasil na época da Independência.

B. aconteceu de maneira gradual, junto com a política de promoção da cidadania dos libertos, apesar das pressões políticas dos abolicionistas na última metade do século XIX.

C. ocorreu devido às pressões inglesas que obrigaram as autoridades brasileiras a acabar com a escravidão.

D. aconteceu depois que os cafeicultores encontraram, na imigração européia, uma forma de substituição da mão-de-obra escrava.

E. aconteceu após a grande crise demográfica na África, quando se percebeu que não era oferecido o mesmo contingente humano para ser comercializado.

17. Nos documentos civis e principalmente religiosos, a escrita cuneiforme dos mesopotâmios era: A. uma representação figurada demonstrando a coisa ou o ser.

B. composta de traços verticais e sinais lineares.

C. baseada em agrupamentos de letras, formando sílabas. D. uma tentativa de representar os fonemas por meio de sinais. E. muito semelhante à escrita egípcia.

(9)

A. não houve participação brasileira no conflito.

B. com o ataque alemão à Pearl Harbor, os Estados Unidos entraram na guerra. C. o General Charles De Gaulle foi o chefe do governo em Vichy.

D. os norte-americanos permaneceram neutros no conflito, até 1941, quando bombardearam Hiroshima e Nagasaki.

E. Adolf Hitler empreendeu uma perseguição implacável aos judeus, resultando na morte de seis milhões de pessoas.

19. Para proceder a ocupação do Brasil, em 1534, o governo português concluiu que a única maneira seria através da colonização. Essa ocupação territorial deu-se através da:

A. criação das Capitanias Hereditárias. B. montagem do sistema colonial. C. criação e distribuição das Sesmarias.

D. criação do Governo Geral e das Câmaras Municipais. E. criação da Companhia Geral do Comércio do Brasil.

20. Nos primórdios da civilização, muitas culturas encontraram dificuldades para superar seus medos diante dos fenômenos da natureza.Com relação a capacidade inventiva dos egípcios podemos dizer que:

A. foram grandes artesãos e excelentes ourives.

B. deixaram-se dominar por uma religiosidade que os impediu de desenvolver suas técnicas e sua arte. C. construíram canais e diques que os ajudaram na exploração de técnicas agrícolas indispensáveis à sobrevivência.

D. encontraram situação mais favorável que os demais povos no Oriente, porém não conseguiram destaque por estarem sob as ordens de Faraós autoritários.

E. restringiram-se ao campo da arte, construindo obras monumentais e enigmáticas, como as pirâmides e a esfinge.

21. A Revolução de 1930, apoiada por vários grupos, sem grandes rupturas, promoveu sob a liderança de Getúlio Vargas um novo encaminhamento para o Estado brasileiro. Identifique estes traços nas alternativas abaixo.

A. foram preservadas as relações clientelistas, mantendo-se a oligarquia cafeeira no poder como antes de 1930.

B. o poder dos Estados, foi fortalecido em relação à União.

C. para Getúlio Vargas a questão social permanecia um caso de polícia e, o modelo econômico passou a ser apoiado pelo capital estrangeiro.

D. a política getulista incentivou o capitalismo nacional, promovendo a aliança entre setores da classe trabalhadora urbana e a burguesia nacional.

E. as decisões financeiras e econômicas foram descentralizadas, sendo seus poderes reduzidos pelo presidente.

22. Enquanto causa, qual dos fatos abaixo não está ligado à 1ª Guerra Mundial: A. a enorme procura de mercados e matérias primas.

B. a política agressiva de Bismarck. C. a Crise nos Bálcãs.

D. o Tratado de Frankfurt. E. a disputa colonial.

23. Em relação ao Período Colonial, tanto na América Espanhola como na Portuguesa, considere as seguintes afirmações:

1. as rebeliões manifestavam as insatisfações políticas de diferentes grupos sociais.

2. os nascidos na América não sofriam restrições para subir nas administrações religiosas e civis. 3. a mão- de- obra escrava africana, que era usada nas atividades econômicas, era a predominante. 4. as coroas controlavam a economia através de privilégios e monopólios.

5. a Igreja Católica, através do alto-clero, mantinha fortes laços políticos com as Coroas. A. 2, 3 e 5.

B. 2, 4 e 5. C. 1, 2 e 3.

(10)

__________________________________________________________________________________________ D. 1, 3 e 4.

E. 1, 4 e 5.

24. Durante o período Neolítico, a sociedade conheceu importantes transformações, exceto: A. o desenvolvimento do pastoreio e da agricultura.

B. a mudança do estado de selvageria para o de barbárie.

C. a passagem para uma economia coletora, caçadora e pescadora. D. o começo do processo de sedentarização.

E. a utilização dos animais como força complementar à do homem. 25. Ilustre cidadão, conhecido como “Patriarca da Independência”: A. Osório Duque Estrada.

B. José Bonifácio de Andrada e Silva. C. Barão do Rio Branco.

D. Francisco Manoel da Silva. E. Visconde de Cairú.

26. Movimento político-partidário ocorrido ao final da Ditadura Militar no Brasil que juntou diversas forças políticas durante seu processo, levando milhares de pessoas às ruas em prol da redemocratização brasileira.Assinale o nome desse movimento entre as alternativas a seguir:

A. Revolta dos Tenentes. B. Greves do ABC Paulista. C. Movimento dos Cara Pintada. D. Movimento pelas Diretas-Já. E. Guerra dos Emboabas.

27. A afirmação que está diretamente relacionada ao declínio do Império Romano é: A. Crise no modo de produção escravista e barbarização do exército romano. B. Aumento de privilégios nas classes superiores e democratização no ensino. C. Diminuição dos tributos e término do poder despótico do tipo oriental. D. A urbanização do campo e o triunfo do cristianismo.

E. Crescente oferta de mão-de-obra e estabilização das fronteiras do Império. 28. Sobre a Reforma, é certo afirmar que:

A. foi um movimento que reafirmou os dogmas católicos e que foi intransigente em relação aos protestantes.

B. despreza as coisas terrenas, valoriza Deus e a fé pois não era materialista, mas sim, pregadora do fanatismo de predestinação e da submissão do homem a Deus.

C. rompeu a unidade religiosa da Europa Ocidental, num movimento que deu origem a novas Igrejas cristãs.

D. não teve nenhuma influência na ascensão da burguesia nem com o desenvolvimento do comércio no século XVI.

E. não teve nenhuma implicação política nem econômica, foi apenas um movimento de contestação à Igreja Católica.

29. Na Revolução Industrial, a supremacia marítima e comercial foi um dos fatores decisivos, porque: A. aceitava a mão-de-obra escrava.

B. assegurava o fornecimento de matéria-prima. C. permitia um maior desenvolvimento técnico. D. eliminava a concorrência alemã.

E. assegurava o mercado para as manufaturas e impunha a diminuição de seus custos de produção. 30. No ano de 1871, um grande acontecimento alterou o equilíbrio europeu.Assinale a opção correta. A. o final do império de Napoleão III.

B. a unificação da Alemanha.

C. o término da “Liga dos três Imperadores”. D. o começo da industrialização na Rússia.

Referências

Documentos relacionados

Perigo de aspiração Com base nos dados disponíveis, os critérios de classificação não são preenchidos. * SECÇÃO 12:

Com base na investigação prévia do TC em homens com sobrepeso na meia- idade (LIBARDI et al., 2011) e outras que utilizaram o treinamento aeróbio ou de força de moderada

elas expressam por excelência o espaço do sujeito na sua relação com alteridade, lutando para interpretar, entender e construir o mundo (JOVCHELOVITCH, 2002, p.82). Nesse processo

Los alumnos a los que convencionalmente se dirige la educación especial son los niños y jóvenes con retraso mental, dificultades de aprendizaje, trastornos emocionales y

As ramificações foram mais freqüentes na região apical (17%), menos freqüente no corpo da raiz (8,8%) e ainda menor na base radicular (1,6%). Canais laterais foram encontrados

Neste capítulo, procuraremos propor uma maneira correta da utilização do cinema em sala de aula de forma que não apenas as aulas sejam enriquecidas, mas que também os alunos tenham

Sendo assim, este estudo irá propor uma solução para a seguinte problemática: é possível validar um modelo de tomada de decisão empregando a técnica Fuzzy-TOPSIS, com os critérios

Com o objetivo de identificar a região de fase isotrópica vesicular (ISO), construímos diagramas de fases ternários parciais (triângulo de Gibbs) até a concentração de água de