• Nenhum resultado encontrado

ENTRE OS DIAS 4 E 6 DE OUTUBRO PASSADO, FOI

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ENTRE OS DIAS 4 E 6 DE OUTUBRO PASSADO, FOI"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)
(2)

GRUPO ANCHIETA EM FOCO | EXPEDIENTE:Cláudia Cervantes Starke - Carolina Gamba Gil | IMPRESSÃO: Lauda Editora | CONTATO: claudiac@anchieta.br - 0800 772 8445

02 | 12 NOVEMBRO 2017

Conhecimento

VII Simpósio Regional

de Enfermagem de Jundiaí

Evento reuniu comunidade acadêmica e comunidade externa em palestras,

mostra de trabalhos científicos, treinamento de ressuscitação cardiopulmonar

e divulgação de ações desenvolvidas na área.

E

NTRE OS DIAS 4 E 6 DE OUTUBRO PASSADO, FOI

REALIZADO NO CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA O VII SIMPÓSIO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE JUNDIAÍ (SIRENJ). A comunidade

acadêmica que visitou o evento teve a oportunidade de ouvir e arguir palestrantes que são referências em suas áreas de atuação no campo da urgência e emergência.

Antes de algumas palestras, a comissão organizadora propiciou aos alunos e à comunidade a oportunidade de praticarem procedimentos de ressuscitação cardiopulmonar, sob a supervisão dos professores e monitores do curso de graduação em Enfermagem. Para a satisfação de todos, muitas crianças estiveram presentes para aprender e ter seus primeiros contatos com a simulação.

No último dia de evento, foi realizada a apresentação de trabalhos científicos dos acadêmicos de Jundiaí e região. Segundo o professor Bruno Vilas Boas Dias, presidente do SiREnJ, neste ano houve o lançamento do Projeto DivulgAÇÃO, idealizado por ele. A iniciativa teve o objetivo de reunir enfermeiros e estudantes de enfermagem que desenvolveram projetos ou ações em suas áreas de atuação e que nunca haviam divulgado essas atividades aos seus pares. Foram apresentadas 13 ações desenvolvidas por profissionais que aderiram ao projeto, e o sucesso foi

reconhecido por todos os presentes.

A comissão organizadora do VII SiREnJ agradece ao corpo docente pelo empenho e dedicação, em especial à professora Cristiane Pires e ao professor Cristiano Mendes Pinto, aos monitores e demais estudantes e ao público externo que prestigiou o evento.

No último dia 25 de outubro, estudantes e docentes do curso de Enfermagem do UniAnchieta estiveram reunidos aos demais participantes voluntários da campanha de vacinação contra a febre amarela para um café da manhã com o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado. No encontro, ele agradeceu a valiosa participação de todos na campanha, que foi uma das maiores de toda a história da cidade.

Simulação de ressuscitação que ocorreram antes de algumas palestras.

(3)

Enem

12 NOVEMBRO 2017 | 03

O

EXAME NACIONAL DO ENSINO

MÉDIO JÁ COMEÇOU. A primeira fase teve início no último domingo, e a segunda e

última etapa acontece hoje. Criado para avaliar o nível de conhecimento dos estudantes do

último ano do ensino médio, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tornou-se o principal critério

de seleção e participação em importantes programas do Ministério

da Educação voltados para o ingresso no ensino superior, como

PROUNI, FIES e SISU.

Segundo informações obtidas no site do Instituto Nacional de Estudos e

Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o resultado oficial será divulgado apenas em janeiro de 2018, na página do Participante e no

Aplicativo do Enem 2017, mas o Centro Universitário Padre Anchieta

simula a sua nota na hora. Assim, você pode estimar a sua pontuação no ENEM e as chances de ingressar no ensino superior. Para isso, basta

você ter em mãos o gabarito da prova e acessar

www.anchieta.br/suanotanoenem.

Simule a

sua nota do

Enem 2017

A nota oficial só sai em janeiro do ano que vem, mas você pode simular a sua em nosso

site e conferir as chances de ingresso no ensino superior.

(4)

04 | 12 NOVEMBRO 2017

Te Vi no Anchieta

A alimentação saudável,

equilibrada e nutritiva é de

extrema importância para o

corpo humano. Melhor ainda

quando ensinamos esse

hábito tão benéfico para as

crianças. Estudantes do

primeiro ao quinto anos do

Ensino Fundamental I das

Escolas Padre Anchieta

participaram de uma

apresentação e de uma

dinâmica sobre o tema,

realizadas por estudantes do

curso de Nutrição do

UniAnchieta. Confira.

As alunas explicaram, de forma lúdica, a importância de uma boa alimentação. As crianças montaram um pratocom informações nutricionais.

(5)

12 NOVEMBRO

2017

| 05

Saúde

NovembroAzul:

prevenir é a melhor escolha

O MÊS É DEDICADO A UMA CAMPANHA EM FAVOR DA SAÚDE DOS HOMENS.

O

RIGINÁRIO DA C I D A D E D E MELBOURNE, NA AUSTRÁLIA, EM 2004, O MOVIMENTO NOVEMBRO A Z U L , C U J O N O M E ORIGINAL É MOVEMBER, FORMADO PELA JUNÇÃO D A S P A L A V R A S D E

L Í N G U A I N G L E S A

MOUSTACHE (BIGODE) E N O V E M B E R (NOVEMBRO), OBJETIVA ATRAIR A ATENÇÃO DOS

H O M E N S P A R A A I M P O R T Â N C I A D A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA, ALÉM DE DEFENDER A MUDANÇA DE HÁBITOS E ATITUDES EM RELAÇÃO À SAÚDE. A escolha de um mês do ano para tratar especialmente do assunto objetiva colocá-lo em foco e promover a conscientização, mas a atenção ao tema deve ser permanente. Em geral, os homens não vão ao médico por iniciativa própria, mas por insistência da esposa, dos filhos ou de outras pessoas próximas. A cultura do sexo forte alimenta a fantasia de que o homem n ã o a d o e c e , m a s , paradoxalmente, gera o medo do diagnóstico de doenças.

Bruno Vilas Boas Dias, professor do curso de E n f e r m a g e m d o UniAnchieta, esclarece que é preciso quebrar essa barreira e conscientizar os homens sobre a importância

www.sulamita.com.br/blog/novembro-azul-saiba-sobre-cancer-prostata/

de cuidarem da saúde desde jovens. O reflexo da falta de atenção à saúde está na expectativa de vida do homem no Brasil, que é de 71 anos, enquanto a expectativa de vida da mulher brasileira é de 78,3 anos, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

O objetivo da campanha é qualificar a saúde da população masculina na faixa etária entre 20 e 59 anos, oferecendo diagnóstico precoce e prevenção de muitas doenças, dentre elas o câncer de próstata. A estimativa de novos casos da doença por ano no Brasil é de 68,8 mil, levando à morte cerca de 13 mil homens por ano no país, segundo o A. C. Camargo Cancer Center.

O movimento mundial em torno do tema justifica-se: o câncer de próstata, em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens no cenário global, ainda conforme o INCA.

O professor Bruno explica: “A próstata é uma glândula do tamanho de uma noz que só os homens têm. Fica logo abaixo da bexiga e na frente do reto; a uretra, o canal que

transporta urina, passa através dela. A próstata c o n t é m p e q u e n i n a s glândulas especializadas, que produzem parte do líquido seminal ou sêmen, que protege e nutre os espermatozoides. O câncer na próstata pode ser d i a g n o s t i c a d o p r e c o c e m e n t e p e l a combinação de um exame de sangue, que avalia os n í v e i s d e a n t í g e n o prostático específico, ou seja, PSA (do inglês Prostate-Specific Antigen), e pelo exame de toque retal. Como a próstata fica logo na frente do reto, o exame permite que o médico sinta se há nódulos ou tecidos endurecidos, indicativos da existência de câncer, provavelmente em e s t á g i o i n i c i a l . A recomendação padrão é que homens saudáveis façam exames anuais de PSA e toque retal a partir dos 50 anos. Homens com risco maior (aqueles que têm parentes que tiveram câncer de próstata jovens) devem começar os exames mais cedo, aos 45 anos, segundo o A. C. Camargo Cancer Center. A prevenção ainda é o maior aliado da s a ú d e , b e m c o m o diagnóstico de qualquer a d o e c i m e n t o precocemente, o que trará mais chances de cura ou t r a t a m e n t o s m e n o s invasivos”.

(6)

06 | 12 NOVEMBRO 2017

Desafio

Alunos das Escolas

Padre Anchieta participam

do 13° Desafio Bovespa

A

CRISE FINANCEIRA JÁ FAZ PARTE DA NOSSA HISTÓRIA. O

brasileiro tem trauma do passado mais ou menos recente, especialmente das décadas de 1980 e 1990, quando os preços aumentavam sistematicamente, em meio a uma inflação descontrolada, culminando no bloqueio dos saldos bancários de contas correntes e de cadernetas de poupança, deixando a população perplexa.

Este legado criou uma cultura de imediatismo no país. Pouca gente investe por aqui, temendo medidas econômicas drásticas, como o confisco de 1990. O fantasma sempre volta. As gerações mais jovens não têm sido ensinadas a investir. Nesse contexto, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), responsável pelos maiores investimentos no país por meio da BM&FBovespa, organizou o 13° Desafio Bovespa, competição que ensina os estudantes do ensino médio do estado de São Paulo a investir.

As Escolas Padre Anchieta participaram dessa edição do Desafio. Os estudantes Abner Oliveira,

Ana Paula Barbosa, Ana Caroline Oliveira, Gabriel Whitaker e João Morasco r e p r e s e n t a r a m a instituição. Na primeira etapa, os estudantes participaram de um curso de educação financeira, no qual aprenderam sobre Taxa Selic, Risco País, Inflação, Análise Gráfica, Mercado Secundário, entre outros temas.

A participante Ana Paula Barbosa relata: “Participar d o D e s a f i o f o i u m a experiência incrível, pois tivemos noção de como é o trabalho de um investidor. O que mais aprendi nestes dias foi analisar empresas p a ra f a z e r u m b o m investimento.”

A primeira etapa foi concluída com sucesso pelos estudantes do Anchieta, que acertaram todas as perguntas. Das 35 escolas convidadas, 30 se classificaram para a etapa seguinte, realizada na sede da Bolsa. O clima era maravilhoso, e o evento foi impecavelmente preparado. Quem conhece um pouco da história sabe que naquele pregão havia muita gritaria todos os dias para negociar os mais diversos papéis. Hoje esse palco é silencioso, uma vez que tudo é feito por intermédio de sistemas. Estar naquele local, um verdadeiro patrimônio histórico do Brasil, é uma honra imensa. Nessa segunda etapa, os alunos precisariam definir em quais empresas investiriam. O apresentador Rodrigo Rodrigues (conhecido dos canais ESPN) mostrava um cenário com informações sobre o PIB, taxa de juros, nível de desemprego, dólar e outras variáveis. Em seguida, os participantes recebiam um envelope com diversas notícias sobre empresas e tinham 10

minutos para analisar todas essas informações. O grupo começou muito bem, ficando em segundo lugar. Quando os estudantes viram seus nomes lá no topo, ocorreu uma mistura de sensações. Ao mesmo tempo em que isso deu a eles mais confiança, também ficaram mais nervosos.

O estudante João Morasco comenta: “O simulador retratou como o mercado de ações pode variar rapidamente de acordo com a conjuntura econômica, a situação das empresas e as estratégias usadas por elas. A experiência de ter ido a uma competição como essa foi inesquecível”.

Foram cinco rodadas de simulação, e o ranking era atualizado a cada rodada. Quanto mais o desafio se aproximava do fim, mais tensos todos ficavam. Na última rodada, veio o resultado final. Depois de começar em segundo, oscilar entre os primeiros lugares, passando pelo quinto, quarto e oitavo lugar, o grupo terminou na sétima posição. Do capital inicial recebido, o s i n v e s t i m e n t o s renderam 56%. Para ir à final, era preciso atingir 60%. Foi por pouco.

O primeiro momento foi de frustração, porque o grupo merecia ir à final, mas depois, pensando e m t u d o o q u e aconteceu, ficou o saldo p o s i t i v o . A f i n a l , c o m p e t i r e r a importante, mas a experiência era muito mais. Sobre isso, a p a r t i c i p a n t e A n a C a r o l i n e O l i v e i r a comenta: “Mesmo não nos classificando para a final, ir à Bovespa me p e r m i t i u a p r e n d e r muito. A preparação para o desafio ampliou meu vocabulário, me ajudou a entender coisas que eu não entendia sobre meu país”.

Esses estudantes adquiriram uma visão diferente, e agora que conhecem o mercado, entendem por que 72% dos americanos investem na bolsa de seu país, enquanto apenas 1% dos brasileiros fazem isso. Sem medo, investir para eles é questão de tempo. “Vou viver dos meus investimentos, como o Warren Buffet”, disse o jovem Abner Oliveira, durante a viagem de volta. Mesmo não indo à final, eles alcançaram 56% de rendimento. Que investimento paga isso hoje?

No ano que vem participaremos do desafio novamente. Se toda essa geração de jovens tivesse a mesma oportunidade, não somente eles teriam um futuro diferente, mas as pessoas ao seu redor também. Investir não é apenas ganhar dinheiro com seus rendimentos. Antes, é acreditar numa ideia, comprar um projeto. Todos ganham.

(7)

Empregos

12 NOVEMBRO 2017 | 07

Quer entrar para o mercado de trabalho? Aqui neste espaço você confere todas as vagas publicadas no

Nemp (Núcleo de Empregabilidade e Relações Empresariais), voltadas para os alunos, ex-alunos e

familiares dos estudantes do Grupo Anchieta. Cadastre seu currículo no site www.anchieta.br/nemp e

boa sorte! Sujeito à disponibilidade de vagas. Acompanhe as atualizações pelo site:

www.intranet.anchieta.br/nemp/portal/

Os cursos de extensão do

UniAnchieta são curtos, práticos e

valorizam o seu currículo.

Acesse www.anchieta.br e conheça

CÓD VAGA CÓD VAGA CÓD VAGA

8397 ASSISTENTE CONTÁBIL 8886 ESTÁGIO LICITAÇÕES 8943 PROFESSOR DE LÍNGUA ITALIANA 8781 ESTÁGIO T.I 8887 ESTÁGIO PSICOLOGIA 8944 PROFESSOR DE LÍNGUA ALEMÃ 8799 ENGENHARIA QUÍMICA / TÉCNICO EM QUÍMICA 8890 ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO 8945 PROFESSOR DE LÍNGUA ESPANHOLA 8802 ESTÁGIO ENFERMAGEM 8891 TÉCNICO EM GARANTIA DE QUALIDADE I 8946 ANALISTA DE SUPORTE JR.

8832 ASSISTENTE DE PROJETOS JUNIOR 8892 ANALISTA FISCAL 8947 ANALISTA DE P.C.P. 8833 DESENHISTA PROJETISTA 8893 ESTÁGIO PSICOLOGIA 8948 ORÇAMENTOS 8834 ENFERMEIRO 8898 ESTÁGIO ASSESSORIA JURÍDICA 8949 ESTÁGIO P.C.P.

8835 ESTÁGIO NÍVEL SUPERIOR 8899 ESTÁGIO ATENDIMENTO 8950 AUXILIAR DE CONTROLE DE QUALIDADE 8836 ESTÁGIO ENGENHARIA DE ALIMENTOS 8900 ESTÁGIO 8951 TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO 8837 ESTÁGIO TÉCNICO EM QUÍMICA 8901 ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO 8952 ESTÁGIO MARKETING

8838 ASSISTENTE DE PROJETOS JUNIOR 8902 ESTÁGIO 8953 ESTÁGIO GESTÃO DE CONTRATOS 8841 ESTÁGIO ENGENHARIA DE COMPRAS 8903 ESTÁGIO QUALIDADE 8954 FARMACÊUTICA

8842 ESTÁGIO T.I 8906 ESTÁGIO TÉCNICO EM QUÍMICA 8955 ESTÁGIO - BRADESCO EMPRESAS 8843 ESTÁGIO NÍVEL SUPERIOR 8907 ESTÁGIO PEDAGOGIA 8956 ESTÁGIO TÉCNICO EM QUÍMICA 8845 ANALISTA DE T.I 8908 ESTÁGIO 8957 AUXILIAR DE ESTOQUE 8846 ESTÁGIO T.I 8910 ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO 8961 ESTÁGIO ADMINISTRATIVO

8848 ESTÁGIO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 8911 PROFESSOR DE INGLÊS 8962 AUXILIAR DE DESCRIÇÃO DE PRODUTO 8849 AUXILIAR DE CLASSE 8913 AUXILIAR DE LABORATÓRIO 8963 ESTÁGIO ENFERMAGEM

8852 ESTÁGIO 8914 AUXILIAR ADMINISTRATIVO 8964 ESTÁGIO PSICOLOGIA

8859 ESTÁGIO T.I 8916 ASSISTENTE FISCAL 8965 ESTÁGIO TERAPIA OCUPACIONAL 8862 ESTÁGIO 8917 PESQUISADOR 8966 ESTÁGIO CONTABILIDADE 8864 PSICOLOGA TRAINEE 8918 MECÂNICO DE MANUTENÇÃO 8967 ESTÁGIO DIREITO 8865 ESTÁGIO COMPRAS 8919 ESTÁGIO DIREITO 8968 TRAINEE COMERCIAL 8866 ESTÁGIO INFORMÁTICA 8920 ESTÁGIO ADMINISTRATIVO 8970 ESTÁGIO

8868 ESTÁGIO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 8921 ESTÁGIO 8971 ESTÁGIO DEPARTAMENTO FISCAL 8869 ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO 8922 AUXILIAR DE RECRUTAMENTO 8972 TRAINEE MARKETING

8870 ESTÁGIO ENGENHARIA MECÂNICA 8924 ESTÁGIO ÁREA FISCAL 8973 ASSISTENTE DESEMBARAÇO ADUANEIRO 8873 ESTÁGIO VENDAS E MARKETING 8929 ESTÁGIO R.H 8975 ASSISTENTE P.C.D.

8875 AUXILIAR ESCRITURAÇÃO FISCAL 8930 ESTÁGIO 8976 ESTÁGIO

8876 TÉCNICO EM QUÍMICA 8931 ESTÁGIO QUÍMICA INDUSTRIAL 8977 ESTÁGIO ENGENHARIA MECÂNICA 8877 VENDEDOR EXTERNO 8932 ESTÁGIO 8978 AUXILIAR ADMINISTRATIVO 8878 ESTÁGIO ORÇAMENTO 8935 ESTÁGIO R.H 8979 ESTÁGIO R.H

8884 AUXILIAR DE DIRETORIA 8937 ESTÁGIO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO 8941 PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA 8885 ESTÁGIO NUTRIÇÃO 8939 ESTÁGIO EDUCAÇÃO FÍSICA 8942 PROFESSOR DE LÍNGUA FRANCESA 8940 ESTÁGIO PSICOLOGIA

(8)

Referências

Documentos relacionados

Control Positivo > Calibrador Cut-Off Las absorbancias para los Controles y Calibrador Cut-Off fueron obtenidas después de la diminución de la absorbancia del Blanco.. Caso

Chefia do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do Câmpus São Carlos ISRAEL DA SILVA MOTA.. Diretoria-Geral do Câmpus São José

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

As for climate action, and based on a survey conducted by WeWorld in 2021 in 23 EU countries, Italian youth display higher levels than the European average regarding

a) O polícia disse um palavrão, após ter saído da casa de Adrian. Corrige as falsas.. A mãe também está com gripe. “Quase que não consegui ficar calado quando vi que não

Os valores de um quadro de segurança humana são, em primeiro lugar, uni- versais e aplicam-se a todos os tipos de regime, pelo que a nato assume como sua uma

Desejando realmente pôr fim ao modelo de família cristã, e interpretando-o de maneira equivocada e tendenciosa, Engels afirma ainda que: “De igual modo, o caráter particular do

O processo terapêutico não é somente orientado pela conversa com o terapeuta e a pessoas, no caso também o grupo 3 , que procura ajuda, ele se dá em um espaço de diálogo em que o