• Nenhum resultado encontrado

29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul MATEMÁTICA PARA A COMUNIDADE: AMPLIANDO O ALCANCE E OS MEIOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul MATEMÁTICA PARA A COMUNIDADE: AMPLIANDO O ALCANCE E OS MEIOS"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

MATEMÁTICA PARA A COMUNIDADE: AMPLIANDO O ALCANCE E OS MEIOS Área temática: Educação

Rita de Cássia Amaral Vieira (Coordenadora da Ação de Extensão) Luiza Takako Matumoto1,Jocemar de Quadros Chagas1, Luis Antônio Romero Grados1, Giuliano Gadioli La Guardia1 eRita de Cássia Amaral Vieira2

Palavras-chave: Ensino de Matemática, Deficiências, Alternativas, Alcance. Resumo

O projeto de extensão “Matemática para Comunidade” através deste trabalho exporá os resultados obtidos ao longo de sua implementação, em sua 2ª edição, em 2009, 2010 e início de 2011, no que se refere ao seu alcance junto à comunidade e as modalidades de ensino que foram executadas no decorrer do período, sempre levando em consideração os objetivos do projeto e as necessidades da comunidade. Por atender a seus objetivos o projeto teve continuidade e encontra-se em sua 3ª edição este ano.

Introdução

O projeto extensionista “Matemática para a Comunidade” atualmente encontra-se em sua terceira edição (2011, 2012 e início de 2013), e na edição anterior (2009, 2010, início de 2011) atendeu estudantes do Ensino Médio, Ensino Superior e/ou demais membros da comunidade, assim como ocorreu em sua primeira edição (2007 e 2008).

O objetivo do projeto é o de levar conhecimentos matemáticos à comunidade; visando principalmente sanar as deficiências decorrentes do ensino-aprendizagem da Matemática em anos anteriores no Ensino Fundamental, Médio e mesmo no Ensino Superior, que dificultam ou até impossibilitam os estudantes a continuidade de seus estudos, bem como levar conhecimentos matemáticos que enriqueçam e complementem sua formação, buscando contribuir para a diminuição do êxodo escolar e da desigualdade social, ao fornecer à comunidade condições de continuidade de estudos.

No ano de 2009, foram atendidos por acadêmicos capacitados da UEPG, estudantes do Ensino Médio de colégios em Ponta Grossa e estudantes das primeiras séries dos cursos de Administração (campus de Jaguariaíva) e de Ciências Econômicas

1 Docentes, Departamento de Matemática e Estatística, UEPG, Ponta Grossa-PR.

2 Coordenadora do projeto, Docente, Mestre, Departamento de Matemática e Estatística, UEPG,

(2)

(campus central) da UEPG. Em ambos os casos, todos os acadêmicos tutores estavam sobre a orientação de professores supervisores.

Já em 2010 foram atendidos estudantes de Licenciatura em Matemática presencial e à distância e demais cursos de graduação em que a matemática básica é um requisito, sendo esse atendimento na modalidade à distância, através do curso de extensão “Matemática Básica” realizado mediante plataforma AVA do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta à Distância (NUTEAD). O atendimento no campus de Jaguariaíva para os acadêmicos de Administração também teve continuidade.

A área de Álgebra é uma área muito importante da matemática, pois desenvolve o raciocínio lógico-abstrato no estudante. Devido a isso, em janeiro de 2011 pela primeira vez dentro do projeto foram ministrados dois cursos de verão na modalidade presencial, tanto em Álgebra quanto em Álgebra Linear, para os membros da comunidade interessados em aprimorar e complementar seus conhecimentos nesses conteúdos. Os participantes neste caso foram mais variados. Este trabalho apresentará uma explanação sobre a evolução do projeto em sua 2ª. edição, a abrangência e a necessidade da matemática junto a comunidade e a diversidade dos meios para realizar os objetivos propostos pelo projeto de extensão “Matemática para a Comunidade”, cujo objetivo maior já se encontra em seu próprio título.

Objetivos

O projeto tem como objetivos gerais: oportunizar à Universidade Estadual de Ponta Grossa uma responsabilidade social, fornecendo condições de prosseguimento de estudos aos estudantes dos vários níveis de escolaridade; possibilitar o aproveitamento dos laboratórios de informática disponibilizados nas escolas públicas; auxiliar a adolescentes, acadêmicos e egressos a alcançar um futuro mais promissor; possibilitar a interlocução entre a educação básica e o curso de Licenciatura em Matemática; oportunizar o intercâmbio entre os acadêmicos, as próprias instituições da UEPG e outras instituições de ensino, assim como com o Núcleo Regional de Educação.

As atividades que fizeram parte do projeto em sua segunda edição tiveram também, cada uma, objetivos específicos, sempre levando em conta os objetivos gerais do projeto de extensão que os englobava.

O atendimento dos estudantes do ensino médio pelos acadêmicos de Liceniatura em Matemática teve como objetivo a preparação para o Processo Seletivo Simplificado (PSS).

O curso de extensão “Matemática Básica” na modalidade à distância por sua vez teve como um dos objetivos atender a demanda por um curso de extensão com horário mais flexível, para estudantes com dificuldades de locomoção ou dificuldades em estabelecer horários extracurriculares regulares. A escolha do conteúdo em específico para sua primeira edição objetivou sanar as deficiências em Matemática Básica trazidas pelos estudantes desde o ensino fundamental e/ou ensino médio, oportunizando a continuidade de seus estudos, da mesma maneira que o trabalho realizado pelo atendimento presencial dos acadêmicos ingressantes dos cursos de Administração e Ciências Econômicas.

Já o curso de verão realizado no início de 2011 englobando Álgebra e Álgebra Linear teve como objetivo a consolidação do pensamento abstrato e construtivo, de

(3)

forma a propiciar um desenvolvimento significante na formação matemática dos participantes.

Metodologia

As turmas de 1º ano dos cursos de Administração e Ciências Econômicas beneficiadas pelo projeto foram incluídas no mesmo a partir da solicitação de seus respectivos professores das disciplinas equivalentes de Cálculo Diferencial e Integral I (CDI I), constantes na matriz curricular dos cursos citados acima. Os acadêmicos de Ciências Econômicas nesta edição já se encontravam beneficiados pela segunda vez. Os de Administração do campus de Jaguariaíva pela primeira vez em 2009. Para a implementação do projeto, os professores supervisores relacionaram os tópicos mais relevantes de Matemática Básica, identificados na sua experiência de sala de aula como aqueles onde os alunos de turmas anteriores mais apresentavam dificuldades, e que se fazem necessários para uma melhor apropriação dos novos conceitos que devem ser trabalhados nas disciplinas equivalentes de CDI I.

Após isso, foram selecionados acadêmicos instrutores capacitados, que seriam os responsáveis diretos pelas aulas. Juntamente com os professores supervisores, esses acadêmicos elaboraram apostilas e atividades diversas, para futura realização com os alunos, sempre baseadas nos tópicos indicados pelos professores supervisores. Particularmente para Ciências Econômicas, os conteúdos foram divididos em três módulos: Matemática Básica, Funções e Aplicações e Lógica Matemática.

O número de acadêmicos instrutores idealizado foi de no mínimo dois por atividade. Por fim, para Ciências Econômicas em 2009, participaram como instrutores dois acadêmicos e para Administração, dois acadêmicos em 2009 e um em 2010.

Com a devida divulgação da atividade nas turmas de 1º ano, iniciaram-se as atividades com os acadêmicos, que seguiram por alguns meses, em sua maioria aos sábados, durante os quais foram realizadas reuniões periódicas entre os acadêmicos instrutores e os professores supervisores, para reflexão sobre o trabalho realizado e elaboração de novos materiais e procedimentos, e até de pequenos testes para a verificação do aprendizado. Em Jaguariaíva, excedendo as expectativas, atendendo aos pedidos dos acadêmicos beneficiados pelo projeto e considerando a disponibilidade e iniciativa própria do acadêmico instrutor, atendimentos também foram realizados aos domingos e feriados, tanto em 2009 como em 2010.

Com respeito às aulas de preparação para o PSS, os dezoito acadêmicos selecionados dentre os estudantes de Licenciatura em Matemática da modalidade presencial, sobre a supervisão dos professores, elaboraram apostilas de conteúdos e exercícios da primeira, segunda e terceira série do PSS, contendo explicações teóricas sobre cada assunto e exercícios retirados das provas já aplicadas de algumas universidades como a UEPG, UEL, UEM, UNIOESTE e outras, além de exercícios criados pelos próprios acadêmicos tutores. As aulas para as turmas de primeiro e segundo ano ocorriam semanalmente e as de terceiro ano ocorriam quinzenalmente, todos aos sábados, e tinham duração de 1 hora em cada turma, sendo realizadas na Central de Salas de Aula da UEPG. No ano 2009 participaram as seguintes escolas: Colegio Estadual Regente Feijó, Colegio Estadual 31 de Março; Colegio Estadual Arnaldo Jansen e Instituto de Educação Borell.

(4)

O curso de extensão “Matemática Básica” fez uso da plataforma AVA do Núcleo de Tecnologia da Educação Aberta à Distância (NUTEAD) e de todos os seus recursos. Juntamente com mais outros dois cursos de outras áreas, foi o primeiro conjunto de cursos de extensão a ser ofertado totalmente na modalidade à distância, desde divulgação, retirada de dúvidas, até a avaliação. No período que antecedeu a inscrição e abertura do curso, foram realizados pelos professores formadores e tutores selecionados para todos os cursos de extensão, cursos específicos de uso da plataforma AVA e aprendizado da construção da página que hospedaria o curso em questão, bem como a linguagem específica e recursos disponíveis da Educação à Distância (EaD). O curso de extensão “Matemática Básica” contou com uma acadêmica tutora durante o transcorrer da atividade e professores formadores, sendo um deles, um professor experiente na EaD, que também foi o proponente do curso. O material utilizado pela disciplina Matemática Básica do curso de graduação em Licenciatura em Matemática da modalidade à distância com algumas adaptações foi reaproveitado para o curso de extensão à distância, cujo público alvo eram os acadêmicos ingressantes do curso de Licenciatura em Matemática do campus de Uvaranas da modalidade presencial e acadêmicos ingressantes de cursos de graduação em outros campi e pólos da Universidade Estadual de Ponta Grossa, em que a Matemática é requisito.

A metodologia adotada para o curso de verão em Álgebra e Álgebra Linear foi mediante aula expositiva e resolução de exercícios. Dois acadêmicos do terceiro ano de Licenciatura em Matemática ministraram as aulas de Álgebra e um, do mesmo ano e curso, ministrou as aulas de Álgebra Linear, sendo que os mesmos forneceram interação direta com os participantes. O conteúdo de cada tópico abordado no curso de verão foi elaborado pelos acadêmicos instrutores sob supervisão dos professores responsáveis.

Conclusões

A aula expositiva de conteúdos de Matemática Básica para os acadêmicos das primeiras séries dos cursos de graduação atendeu a necessidade de sanar deficiências no estudo de Matemática nos anos anteriores ao ingresso no curso superior. Esse apoio às disciplinas que necessitam de fundamentação matemática forneceu a possibilidade real ao acadêmico de continuar os estudos e rever conceitos para uma melhor aprendizagem.

O trabalho realizado nessa atividade do projeto de extensão “Matemática para a Comunidade” ao longo de sua execução em mais de uma edição atingiu seus objetivos primários e por conseqüência da boa aceitação e dos bons resultados, dois dos acadêmicos beneficiados em 2008 na primeira edição do projeto, vieram em 2009 participar como acadêmicos instrutores para atender Ciências Econômicas (campus Central). Já o acadêmico instrutor em 2009 de Administração (campus de Jaguariaíva) retornou em 2010, novamente colaborando como instrutor. A demanda por essa atividade é grande, tanto é que na reedição do projeto está previsto, devido a pedidos, o também atendimento de acadêmicos que não são da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

As aulas preparatórias para o PSS de matemática que faziam parte do projeto, tendo em vista a procura e um anseio da reitoria, a partir de meados da segunda edição (2010), desdobraram-se para atender a comunidade, sendo criado o curso preparatório para o PSS da UEPG incorporando não somente matemática, mas

(5)

física, química, história, etc. Assim, as aulas preparatórias desvincularam-se do projeto, e no novo formato a coordenação ficou sob responsabilidade de outro professor da UEPG, porém professores do Departamento de Matemática e Estatística e acadêmicos de Licenciatura em Matemática continuam a colaborar com o curso preparatório.

O curso de extensão “Matemática Básica” na modalidade à distância veio atender as necessidades da comunidade nos mesmos moldes que as aulas presenciais para os ingressantes dos cursos de graduação que possuem a matemática como requisito, porém com o diferencial de atender a demanda por aulas em horários e datas mais flexíveis. As aulas realizadas via internet possibilitaram ao acadêmico otimizar seu tempo, permitindo inclusive que ele participasse de cursos extracurriculares, que de outro modo não poderiam participar.

Por se tratar de uma primeira oferta, depender da parceria com o Nutead, fazer parte do primeiro conjunto de cursos de extensão ofertados na modalidade à distância e estar parcialmente vinculado aos demais cursos quanto ao uso da plataforma virtual e de seus recursos, o curso de “Matemática Básica” sofreu muitas alterações em relação a proposta original. Dentre as alterações, a data de execução do início do ano letivo passou para meados do segundo semestre e o público alvo foi ampliado incluindo acadêmicos da EaD. Algumas dessas alterações causaram transtornos, como a perda de parte do público alvo pelo adiamento da execução, o não apoio do ensino de conteúdos básicos de matemática para o início das atividades das disciplinas constantes da grade curricular e a não adequação do material de apoio para os participantes não previstos originalmente. Contudo a experiência permitirá o aperfeiçoamento dessa proposta para que efetivamente atenda as necessidades da comunidade e se apresente como um curso de extensão para o aprimoramento da aprendizagem e como um recurso para a continuidade dos estudos.

Nesta primeira oferta matricularam-se 120 participantes e 55 atenderam as exigências para a certificação. Recebeu duas bolsas para os professores formadores disponibilizados pelo Nutead.

Pela primeira vez dentro do projeto foi ofertado o curso de verão para Álgebra e Álgebra Linear, atendendo a demanda por cursos de aperfeiçoamento em nível superior. Participaram membros diversos da comunidade, entre acadêmicos do presencial e à distância, professores da Rede Estadual de Ensino e tutor da EaD, atingindo um público maior. Os resultados obtidos foram a contento, pois houve um melhora significativa do entendimento matemático abstrato dos participantes, e a informação de que dois participantes iniciaram o Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT).

Como conseqüência positiva das atividades relacionadas às aulas expositivas ministradas pelos acadêmicos instrutores para suas respectivas turmas, pode-se perceber por parte desses acadêmicos, o aprendizado sobre como lidar com os alunos no dia-a-dia da sala de aula, suas dúvidas e questionamentos, seus comportamentos e necessidades, enfim como exercer a docência. Houve também ganho de experiência no ensino da matemática, aumento do interesse nos estudos, questionamentos pertinentes às aulas ministradas e revisita de conteúdos já aprendidos sobre uma nova ótica, permitindo um melhor aproveitamento dos conhecimentos adquiridos.

(6)

Ao fazer a análise geral das atividades envolvidas no projeto e os meios utilizados para sua execução, fica claro que o projeto de extensão “Matemática para a Comunidade” ampliou seu alcance e está atingindo um público maior dentro da comunidade. Ao ampliar seu alcance e os meios, por sua vez, permite aos professores do Departamento de Matemática e Estatística e aos acadêmicos instrutores prestar um serviço à comunidade, divulgar a Matemática e interagir com mais participantes, possibilitando reconhecer demandas e/ou acolher solicitações específicas de públicos diversos.

Os resultados obtidos em cada atividade apontam animadoramente para o fato de que, o projeto de extensão efetivamente está cumprindo os objetivos propostos, levando conteúdos de matemática básica ou superior de forma ágil e competente, objetivando diminuir o nível de desistência nas várias fases de escolaridade, motivar a interação da comunidade e aperfeiçoar os conhecimentos individuais para prosseguimento dos estudos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio. Matemática. Brasília, 1998.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Departamento de Educação Básica. Diretrizes Curriculares da Educação Básica, 2008.

PROEX. Relatório Final de Cursos/Eventos de extensão Matemática Básica. Ponta Grossa: UEPG, 2010.

PROEX. Relatório Final do projeto de extensão Matemática para a Comunidade. Ponta Grossa: UEPG, 2011.

PROEX. Relatório parcial do projeto de extensão Matemática para a Comunidade. Ponta Grossa: UEPG, 2009.

Referências

Documentos relacionados

Uma maneira viável para compreender uma reação química é através da conservação das massas, isso porque numa abordagem mais ampla, como demonstra no livro

Mesmo com suas ativas participações na luta política, as mulheres militantes carregavam consigo o signo do preconceito existente para com elas por parte não somente dos militares,

Ainda na última parte da narrativa, outro “milagre” acontece: Grenouille apa- rece, de súbito, em meio ao povo, destampa uma pequena garrafa que trazia consi- go, borrifa-se com

A Lista de Fauna Ameaçada de Extinção e os Entraves para a Inclusão de Espécies – o Exemplo dos Peixes Troglóbios Brasileiros.. The List of Endangered Fauna and Impediments

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção

Assim, se o autor desistiu ou se arrependeu, ele não responderá pela tentativa e, se o crime não foi nem tentado, a participação do partícipe não será

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

(2019) Pretendemos continuar a estudar esses dados com a coordenação de área de matemática da Secretaria Municipal de Educação e, estender a pesquisa aos estudantes do Ensino Médio