• Nenhum resultado encontrado

Botequim Brasil. Uma celebração da culinária e da convivência do povo brasileiro. produção editorial:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Botequim Brasil. Uma celebração da culinária e da convivência do povo brasileiro. produção editorial:"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Botequim Brasil

Uma celebração da culinária e da convivência do povo brasileiro

(2)

2

De norte a sul do país, o botequim, barzinho ou bodega é o palco privilegiado do convívio dos brasileiros. É o local de encontro dos amigos, tribuna de debates da vizinhança, o lugar ideal para relaxar após uma longa semana ou para curtir um demorado almoço aos domingos com a família.

Todo mundo tem aquele “botequim especial”, um segredo guardado, de onde desfrutar o melhor filé, uma rabada que desfia na boca, um delicioso bobó ou aquela macaxeira crocante. Os sabores são variados como é a cultura brasileira: tremoços e bacalhaus patrícios, joelhos de porco e saladas de batatas alemãs, mocotó e feijão tropeiro dos sertões de Minas, casquinhas e agulhas fritas do litoral do norte e a pletora amazônica de peixes, caldos, tira-gostos, aperitivos, entradinhas, engana-guela.

Botequim Brasil vai percorrer esse saboroso país, trazendo em fotos, receitas

e depoimentos de quem faz e degusta a alma brasileira através dos seus pratos mais típicos. Uma viagem no paladar, um registro do Brasil que, em meio à globalização voraz, guarda dentro de si um refúgio de calor humano e convivência: o Botequim.

Tradição – Rio Botequim

O guia Rio Botequim – atualmente em sua 7a edição – tornou-se uma das

marcas da cidade do Rio de Janeiro, e devido ao grande sucesso de público e de crítica conquistou muita evidência na imprensa. A cada edição, os botequins da cidade são avaliados e selecionados para integrar o guia. Os escolhidos são apresentados com texto crítico e ficha de serviço.

Desde sua primeira edição, em 1998, Rio Botequim percorre bares e botequins no Rio de Janeiro para avaliá-los em relação à comida, ao atendimento, à musica, ao chopp etc. A última edição do guia ganhou uma versão especial voltada para petiscos e comidas de bar, valorizando ainda mais os costumes e a cultura carioca. Em função deste grande sucesso de vendas, da solicitação de leitores e da experiência da Casa da Palavra, adquirida ao longo de todos esses anos no universo dos botequins, decidimos expandir o guia para outras cidades e criamos a edição especial Botequim Brasil. Essa publicação explorará os botequins de todos os

estados brasileiros, com o objetivo de atender não só aos turistas de passagem pelas cidades, mas também aos próprios cidadãos brasileiros que estão sempre

(3)

3

Estrutura

Cada edição do guia Rio Botequim foi dividida de um modo diferente, de acordo com a especialidade principal escolhida ou a temática a ser avaliada.

Na edição do Botequim Brasil, um guia dos melhores bares e botecos nos arredores de todo o país, o livro será organizado da seguinte forma: serão ao todo 100 bares escolhidos, cada um contendo 2 páginas, valorizando a culinária local de cada estado. Os bares presentes no livro serão das seguintes cidades: Manaus, Belém, Natal, São Luíz, Recife, Fortaleza, Salvador, Brasília, Goiânia, São Paulo, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre e Vitória.

Além do texto, o livro também contará com cuidadoso ensaio fotográfico dos bares e restaurantes visitados, com um design gráfico muito arrojado, criativo e inovador, valorizando sempre o interior dos botequins. O guia inclui também listas separadas com os nomes de todos os lugares avaliados nas cidades, para tornar mais fácil a busca.

A equipe

A direção de arte estará a cargo de Christiano Menezes. A parte gastronômica será supervisionada por Guilherme Studart e contará com colaboladores de todo o país.

(4)

4

Capas das edições do Rio Botequim

jan 1998 primavera 1998 primavera 1999 inverno 2000 2004 out 2006 primavera 2004

(5)

5

Especificações técnicas

Idiomas: português/inglês (opcional) Formato fechado: 14x21cm

N° de páginas: 256 páginas coloridas Miolo: papel couché 120g

Capa flexível, laminação fosca Tiragem total: 5 mil exemplares Tiragem em inglês opcional

Formas de participação

O custo total do projeto para 5 mil exemplares é de R$390.000,00.

R$ Aplicação da marca Cota da tiragem

Patrocínio 390.000,00 Anúncio na 2a capa, logo 500

exclusivo na página de créditos e

material de imprensa

Patrocínio 280.000,00 Anúncio de 1 página no 375

parcial 10 caderno, logo na página

de créditos e material

de imprensa

Apoio 175.000,00 Anúncio de 1/2 página no 250

cultural 10 caderno e material

de imprensa

Apoio 110.000,00 Anúncio de 1/4 de página 125

parcial no 10 caderno e material

(6)

6

Possíveis desdobramentos do livro

(Botequim Brasil pode virar uma marca, e, caso a empresa queira se vincular a essa marca participando dos desdobramentos abaixo, precisaremos orçar cada item para uma apresentação mais detalhada):

• eventos de lançamento em todos os estados retratados no livro; • site interativo com link no site das empresas;

• certificado Botequim Brasil já emoldurado para todos os bares, com logo das empresas; • canecas Botequim Brasil;

• camisetas, bonés, toalhas, chaveiros e outros produtos Botequim Brasil com a logo das empresas.

(7)

7

Plano de patrocínio e reciprocidade

TANGIBILIDADE – O livro é um objeto concreto em que o anúncio da empresa está sempre acessível.

DURABILIDADE – É um produto cultural de vida útil indeterminada, que passa de geração em geração.

ALCANCE E VISIBILIDADE – Cada exemplar de um livro atinge inúmeros leitores e apresenta forte impacto em livrarias.

MARCA da empresa vinculada ao patrimônio histórico e cultural de diversas cidades do país e de suas manifestações culturais, e ao incentivo ao turismo local.

PUBLICIDADE da marca e valores da empresa, baseada em trabalho sistemático de assessoria de imprensa nos meios de comunicação. Ao final da divulgação, será fornecido o clipping impresso com todas as matérias publicadas em jornais, revistas, sites etc.

EXPOSIÇÃO da marca, que constará em todos os exemplares, incluindo a cota do patrocinador, os livros distribuídos em livrarias e os volumes enviados às bibliotecas públicas e centros culturais das principais cidades do país (caso o pojeto seja patrocinado por Lei Rouanet).

PÁGINA DE ANÚNCIO com a mensagem e logomarca do patrocinador.

EVENTO de lançamento, incluído no custo do projeto, em uma livraria na cidade do Rio de Janeiro e São Paulo.

RELACIONAMENTO O patrocinador dispõe de uma cota de convites, impressos com sua logomarca, para distribuição entre seus clientes, parceiros e fornecedores.

(8)

8

Plano de distribuição

• A distribuição comercial direta em livrarias dos seguintes estados do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul (Porto Alegre), Brasília, Mato Grosso, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

Plano de comunicação

As atividades de divulgação incluem:

• Assessoria de imprensa, com distribuição de releases e exemplares para os meios de comunicação impressos – jornais e revistas – e audiovisuais – canais de televisão das principais localidades do país e sites da internet, de acordo com o plano de distribuição da editora.

(9)

9

A editora

Casa da Palavra

Fundada em 1996, a editora Casa da Palavra alia uma seleção criteriosa de textos a projetos gráficos cuidadosos, buscando transmitir ao leitor a paixão que imprime em seu trabalho.

Nossas linhas editoriais, distribuídas em livrarias de todo o Brasil, são divididas em Literatura, Bibliofilia, Arte e Arquitetura, Bem-estar e auto-reflexão, Memória, Gastronomia e o selo COB Cultural (uma parceria entre o Comitê Olímpico Brasileiro e a editora, que tem por objetivo lançar livros que abordem histórias, conquistas e perfis de atletas, introdução a modalidades olímpicas, técnicas de treinamento etc.). Além desta parceria com o COB, inúmeras empresas que valorizam o patrimônio cultural brasileiro patrocinam nossas publicações, usualmente através da utilização de leis de incentivo à cultura.

Algumas de nossas publicações que resultaram de patrocínio são: Rio Botequim, que já está na 7a

edição (a primeira foi lançada em 1996); O porto e a cidade, de Núbia Melhem, Maria Isabel Lenzi e Cláudio Fiqueiredo, vencedor do Prêmio Jabuti 2006 na categoria “Melhor livro de Arquitetura, Fotografia, Comunicação e Artes”; Viva essa energia, Guia Oficial Rio 2007 e todas as publicações com exclusividade do Pan-americano para o selo COB Cultural.

(10)

10

Contato

MaisArte Marketing Cultural Jacqueline Menaei (21) 9646-0104 jackiem@openlink.com.br www.casadapalavra.com.br/projetos Casa da Palavra Thais Marques (21) 9465-1034

R. Joaquim Silva, 98, 4o andar Lapa, Rio de Janeiro, RJ 20241-110 (21) 2222-3167

thais@casadapalavra.com.br www.casadapalavra.com.br

(11)
(12)
(13)
(14)
(15)
(16)

Referências

Documentos relacionados

A pesquisa pode ser caracterizada como exploratória e experimental em uma primeira etapa (estudo piloto), na qual foram geradas hipóteses e um conjunto de observáveis, variáveis

Os filmes finos dos óxidos de níquel, cobalto e ferro, foram produzidos por deposição dos respectivos metais sobre a superfície de substratos transparentes no

(iv) estimate technological profile for Brazil and BLUM regions considering zoo technical indexes and calculated productivities (beef and dairy sectors); (v) estimate costs

este volume contém os contos escritos por sir Arthur Conan doyle que guardam algumas de suas histórias mais famosas e queridas: As aventuras de Sherlock Holmes, Memórias de Sherlock

Finally,  we  can  conclude  several  findings  from  our  research.  First,  productivity  is  the  most  important  determinant  for  internationalization  that 

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

Os candidatos reclassificados deverão cumprir os mesmos procedimentos estabelecidos nos subitens 5.1.1, 5.1.1.1, e 5.1.2 deste Edital, no período de 15 e 16 de junho de 2021,

Os resultados após um follow up de 5,5 anos foram de melhora na sobrevida global de 78% no grupo tratado imediatamente versus 62% no tratado tardiamente; e de 74% de melhora