• Nenhum resultado encontrado

30 Dicas para os 30 Primeiros Dias do Bebê

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "30 Dicas para os 30 Primeiros Dias do Bebê"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

-

Carlos & Família -

30 Dicas para os

30 Primeiros

(2)

SUMÁRIO

Breve depoimento ...

3

I.

Amamentação ………

4

II.

Repouso ….………

7

III.

Calmaria ……...………...…..…

9

IV.

Envolvendo o pai ……...……

12

V.

Saúde

Mental

………...…

14

VI.

Saindo com o bebê ……….…

17

VII.

Por fim ………..

19

(3)

BREVE DEPOIMENTO DE

QUEM JÁ “ATRAVESSOU” O

1º MÊS 

Fazem praticamente 10 meses que nosso pequenino nasceu. Logo após seu nascimento, no 2º mês, agradecemos ao Papai do Céu por ele começar a dormir melhor e por mais tempo entre as mamadas.

Mas... o tempo passa, e a medida que ele crescia ficava cada vez mais alerta quando acordado. Minha esposa e eu, por outro lado, tínhamos a sensação de que um caminhão nos atropelou.

Até hoje não acreditamos que conseguimos passar por tudo e mais um pouco.

Então, aqui estão algumas dicas de pais que passaram por várias experiências.

Esperemos de verdade que elas facilitem o seu 1º mês.

Nossos parceiros:

(4)
(5)

1… 2… 3… Mamar!

“Bebês comem, comem e comem. Embora a natureza tenha feito um bom

trabalho em fornecer a você e seu bebê o equipamento certo, no começo é

quase certo que será mais difícil do que você esperava. Desde mamilos

doloridos à dificuldade de pegar o peito, a fase de amamentação pode

parecer desgastante”

1. As mulheres que procuram ajuda têm uma maior taxa de sucesso. Foque em garantir uma amamentação saudável antes mesmo de dar à luz. Converse com amigos que tiveram uma boa experiência na fase de amamentação, peça ao pediatra do bebê uma indicação de um consultor especialista ou participe de uma reunião de grupos de apoio de amamentação na sua cidade. 2. Use os recursos fornecidos pelo hospital. Minha esposa

aprendeu o possível sobre a amamentação materna antes de sair do hospital. Pergunte se há aulas de amamentação ou um

consultor de lactação na equipe do hospital. Chame uma

enfermeira sempre que estiver pronta para amamentar o bebê e peça à enfermeira para que assista e ofereça conselhos.

3. Prepare-se. Em casa, você vai querer largar tudo para

amamentar o bebê no momento em que ele começar a chorar. Entretanto, cuide de si mesma primeiro. Perceba se precisa fazer xixi, separe uma garrafinha de água e um bom livro para ler, pois a amamentação pode demorar um pouco.

Nossos parceiros:

(6)

1… 2… 3… Mamar!

4. Experimente fazer uma compressa quente se os seus seios

estiverem ingurgitados ou se você estiver com os ductos entupidos. Uma compressa quente ou uma toalha úmida e aquecida funciona, mas um travesseiro de linho (bem fácil de encontrar) é ainda

melhor.

5. O calor ajuda o fluxo do leite, mas se seus seios estão doloridos após a amamentação, experimente uma compressa fria. Na falta, improvise e coloque cubos de gelo em um saco plástico. Cuidado! O frio em excesso também queima e de lesões você não precisa. 6. Se você deseja que o bebê eventualmente tome a mamadeira, introduza-a depois que a amamentação estiver estabelecida, mas antes dos 3 meses de idade. Muitos especialistas dizem que de 6 a 8 semanas de idade é bom, mas começamos com o nosso pequeno na 4ª semana.

Nossos parceiros:

(7)
(8)

A hora do sono

“Se seu bebê não está se alimentando, ele provavelmente está dormindo.

Os recém-nascidos chegam a ter até 16 horas de sono por dia, mas apenas

por curtos períodos. Resultado? Você se sentirá em alerta constante e mais

exausta do que você imaginou ser possível. Mesmo as mais fortes mamães

podem se afetar com a severa privação de sono.”

7. Pare de ficar obsessiva por estar cansada. Há apenas um

objetivo agora: cuidar de seu bebê. Você não vai ter uma noite de sono inteira, então pode estar cansada e com raiva ou apenas cansada. Acredite! Estar apenas cansada é bem melhor.

8. Reveze. Uma noite é a vez da mamãe ninar o bebê irritadiço, na próxima é a vez do papai. E não pense que o papai não sabe pôr o neném para dormir, você vai se surpreender com a sua capacidade.

9. O velho ditado "Durma quando o seu bebê dormir" é realmente o melhor conselho. Tire cochilos junto com seu bebê e vá dormir cedo.

10. E se sua criança tiver problemas para dormir? Faça o que for preciso: amamente ou nine o bebê para dormir; deixe seu recém-nascido adormecer no seu peito ou no assento do carro. Não se preocupe com os maus hábitos, ainda. Isso é sobre sobrevivência – a sua!

Nossos parceiros:

(9)
(10)

Vamos ficar calminho?

“Muitas vezes, é difícil decifrar exatamente o que o bebê quer nas primeiras

semanas. Você aprenderá, é claro, por tentativa e erro.”

11. A chave para acalmar os bebês sempre será imitar o útero. Então faça charutinhos/embrulhe, cantarole e nine, segure-os de lado e deixe que eles chupem algo, tudo isso pode desencadear um reflexo calmante.

12. Toque músicas. Esqueça a teoria duvidosa de que música deixa um bebê mais inteligente e se concentre no fato de que é provável que, pelo menos, o deixe mais calmo. As músicas do Palavra

Cantada (Álbum Canções de ninar: 22 canções inéditas para embalar o seu filho) nos salvaram.

13. Esquente um pouco. As trocas de fralda podem ser um grande problema. Eu fiz lenços quentes usando toalhas de papel e uma garrafa térmica com água morna. Você também pode comprar um aquecedor de lenços úmidos para bebês mais sensíveis.

Nossos parceiros:

(11)

Vamos ficar calminho?

14. Você também precisará de outros truques. De repente fazer exercícios de agachamento e de flexão no joelho enquanto segura o bebê pode ajudá-lo a se acalmar. E o lado positivo é que ainda perdemos calorias e fortalecemos a musculatura.

15. Água para acalmar. Se nada der certo - e a ponta do cordão umbilical do bebê tiver caído - tente tomar um banho quente juntos. Você vai relaxar e uma mãe relaxada pode acalmar um bebê.

Nossos parceiros:

(12)
(13)

Cadê o papai?! Achou!

“Seu marido, que te ajudou durante a gravidez, pode parecer um pouco

perdido agora que o bebê nasceu. Está com você, mãe, a responsabilidade

de entregar o bebê e deixar o papai entender as coisas, assim como você

está fazendo.”

16. Deixe-o livre. Muitos pais de primeira viagem hesitam em se envolver por medo de fazer algo errado e acabar tendo que lidar com a ira da mãe. As mães precisam permitir que seus maridos cometam erros sem criticá-los.

17. Peça ao papai para tirar um tempo de folga do trabalho - depois que todos os parentes e amigos próximos tiverem parado de visitar. Eu, por exemplo, sabia que havia muitas coisas para fazer e escolhi ficar um tempo a sós com meu filho.

18. Divida as tarefas. Assuma a limpeza e as compras de

supermercado, por exemplo. Eu, nos dias em que minha mulher estava exausta, deixava ela dormir até tarde e ficava cuidando do nosso pequeno. Acredite! O descanso é o melhor remédio para as mamães.

19. Lembre-se de que o papai quer fazer coisas divertidas também. Experimente tirar a camisa e colocar o bebê no peito enquanto dormem juntos. Observe o ritmo dos seus corações batendo juntos. Isso é maravilhoso!

Nossos parceiros:

(14)
(15)

Acho que vou enlouquecer!

“Não importa o quão excitada você está para ser mãe, o cuidado constante

que uma criança exige pode te sugar. Encontre maneiras de cuidar de si

mesma, diminuindo suas expectativas e fazendo curtos intervalos.”

20. Primeiro, ignore conselhos indesejados ou confusos. Vocês são os pais, logo, são vocês que decidem o que é melhor.

21. Esqueça as tarefas domésticas durante os primeiros 2 meses. Concentre-se em conhecer seu bebê. Se alguma pessoa tiver algo a dizer sobre o pó se acumulado sobre os móveis ou os pratos sujos na pia, sorria e dê a ela um espanador ou uma esponja!

22. Aceite a ajuda de qualquer um que seja legal - ou ingênuo - o suficiente para oferecer. Se um vizinho quer segurar o bebê

enquanto você toma banho, diga sim!

23. Há muitas pessoas que querem ajudar, mas não sabem como. Não tenha medo de dizer às pessoas exatamente o que você precisa. Este é um momento único na sua vida que você terá oportunidade de pedir favores a todos à sua volta. E acredite, as pessoas se sensibilizam, principalmente quem já teve filhos.

Nossos parceiros:

(16)

Acho que vou enlouquecer!

24. Não dê às pessoas pequenas tarefas. Trocar uma fralda leva 2 minutos. Você precisará que as outras pessoas façam tarefas que levam tempo, como cozinhar, varrer o chão e comprar fraldas. 25. Reconecte-se. Para evitar se sentir excluída do mundo, saia sozinha, mesmo que por 5 minutos.

Nossos parceiros:

(17)
(18)

Vamos passear?!

26. Recrute ajuda. Faça a sua 1ª viagem a um grande lugar público com uma mãe veterana. O apoio de parentes que nos amam e confiamos nos impede de ficar nervosos na 1ª vez em saímos com o recém-nascido, como por exemplo, para fazer compras no

supermercado.

27. Se você estiver sozinha, vá a lugares que possam receber um bebê ou que tenham espaços para equipados para troca de fralda, sala de amamentação e cuidadoras.

28. Mantenha a bolsa do neném sempre abastecida de fraldas. Não há nada pior do que finalmente deixar o bebê pronto e descobrir que você não está.

29. Cuidado! É sempre recomendado manter uma muda extra de roupas para adultos, em qualquer umas das bolsas, sua ou do

bebê. Você não quer ficar andando com um bebê adorável, porém suja com uma mancha de cocô cor de mostarda.

30. Por fim, abrace o caos. Mantenha seus planos simples e esteja preparada para abandoná-los a qualquer momento.

Nossos parceiros:

(19)
(20)

MUITO OBRIGADO!

Agradecemos de coração pela leitura! Sinceramente esperamos que estas dicas possam proporcionar um ótimo pós-parto para os

papais de primeira viagem, pois só nós sabemos o que passamos nessa fase tão linda e ao mesmo tempo tão delicada! Cheia de desafios e fortes emoções!

Um grande abraço pra você, caro leitor, que Deus abençoe a família de vocês, agora e sempre! Obrigado novamente!

Confira nossos

parceiros

  

Referências

Documentos relacionados

(Henriettea e Henriettella (Melastomataceae; Miconieae) no Rio de Janeiro, Brasil) É apresentado o tratamento taxonômico dos gêneros Henriettea e Henriettella na flora do estado do

(UNESP)/NALingua-CNPq 1 , no Brasil; b) explicitaremos os conceitos teóricos mobilizados durante as análises dos dados de fala de crianças, tais como sujeito, língua, gêneros

Código Descrição Atributo Saldo Anterior D/C Débito Crédito Saldo Final D/C. Este demonstrativo apresenta os dados consolidados da(s)

Nos tempos atuais, ao nos referirmos à profissão docente, ao ser professor, o que pensamos Uma profissão indesejada por muitos, social e economicamente desvalorizada Podemos dizer que

Os roedores (Rattus norvergicus, Rattus rattus e Mus musculus) são os principais responsáveis pela contaminação do ambiente por leptospiras, pois são portadores

Mesmo nas variadas provas da vida podemos nos alegrar efusivamente, porque Deus é quem está no controle da nossa vida e ele trabalha em todas as circunstâncias

Almanya'da olduğu gibi, burada da bu terimin hiçbir ayrım gütmeden, modern eğilimleri simgeleyen tüm sanatçılar için geçerli olduğu anlaşılıyor.. SSCB'de ilk halk

Ressaltamos que o patrimônio líquido continua negativo em R$ 754,4 milhões, portanto, o valor das obrigações da Companhia é superior ao valor de seus ativos, espelhando