• Nenhum resultado encontrado

CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS: O TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS: O TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Faculdades Sudamérica – Volume 5 - 2013

CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS: O

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL DENTRO DAS

ORGANIZAÇÕES

Aline Martins Mendes Luciano José Vieira Franco Luis Guilherme Esteves Leocádio

Sônia Madali Bosêja Carolino Wellerson David Viana

RESUMO

O presente artigo apresentará a importância do desenvolvimento pessoal dos colaboradores dentro das organizações. O treinamento tem como objetivo desenvolver as habilidades, incentivar a mudança de atitudes e aumentar a motivação dos colaboradores. Através do treinamento e do desenvolvimento pessoal, que são ferramentas utilizadas pelas organizações para capacitar o ser humano ao trabalho, é possível desenvolver as competências dos colaboradores, seus conhecimentos, habilidades e atitudes; visando um melhor desempenho de suas funções, uma melhoria no clima organizacional e uma motivação contínua. O treinamento e desenvolvimento é uma importante estratégia para que as organizações possam alcançar seus objetivos. Serão apresentadas nesse estudo as etapas do desenvolvimento, planejamento e os resultados do treinamento dentro das organizações. Diante desse estudo é possível concluir que através do treinamento e desenvolvimento pessoal as organizações poderão alcançar um aumento de sua produtividade, qualidade dos seus serviços e a motivação dos seus colaboradores.

Palavras-chave: Desenvolvimento pessoal, treinamento, competências e motivação.

ABSTRACT

This article will present the importance of personal development of employees within organizations. The training aims to develop the skills, encourage change attitudes and increase motivation of employees. Through training and capacity building, which are tools used by organizations to empower humans to work, is possible develop the skills of employees, their knowledge, competences and attitudes; aiming at a better performance of their functions, improving the organizational climate and creating a continuos motivation. Training and

(2)

Faculdades Sudamérica – Volume 5 - 2013

development is an important strategy for organizations to achieve their goals. Will be presented in this study the stages of development, planning and training results within organizations. Given this study we conclude that through training and personal development organizations can achieve increased productivity, quality of service and the motivation of its employees.

Keywords: Personal development, training, skills and motivation.

1. INTRODUÇÃO

O desenvolvimento pessoal tornou-se fundamental dentro das organizações. A necessidade das empresas em reter talentos faz com que o treinamento e a capacitação sejam primordiais no processo para gerir pessoas.

Com o mercado cada vez mais competitivo as empresas precisam qualificar mais os seus colaboradores aprimorando suas competências: conhecimento, habilidades e atitudes. Dessa forma a organização conseguirá auxiliar no desenvolvimento pessoal.

Em virtude das constantes modificações macroambientais, competição por nichos e segmentos de mercado e maior competição interna por ascensão na carreira, é um consenso nas organizações a importância do treinamento em todos os níveis empresariais. Pessoas preparadas produzem melhor e se sentem mais autoconfiantes. (FRANÇA, 2008, p. 87).

O treinamento é uma ferramenta importante no planejamento estratégico das empresas e esta ligado diretamente no clima organizacional. Ele se faz necessário em todos os setores da empresa, através da qualificação e da capacitação é possível alcançar os objetivos das empresas, visando um aumento na produtividade da empresa.

Segundo Chiavenato (2009) desenvolver e capacitar pessoas é uma longa jornada que visa alcançar os resultados que o desenvolvimento gera nas pessoas, na sociedade e na organização.

Treinamento é uma ferramenta que possibilita uma mudança no clima organizacional, seus principais objetivos são: gerar desenvolvimento pessoal dos colaboradores, desenvolver suas habilidades, incentivar a mudança de atitudes dos colaboradores, aumentar a motivação.

(3)

Faculdades Sudamérica – Volume 5 - 2013

Dentro desse processo é necessário adaptar as pessoas á organização, motivar o colaborador capacitá-lo para que melhore seu desempenho ao realizar suas tarefas de forma eficiente e eficaz.

O treinamento se baseia na aprendizagem e visa alcançar varios objetivos especifícos, como transferir informações, desenvolver habilidades, mudar e desenvolver atitudes pessoais e desenvolver conceitos e modelos para ajudar as pessoas a pensar de maneira sistemâtica e global. (CHIAVENATO, 2009, p. 68).

Para que a empresa possa alcançar os resultados esperados o treinamento precisa ter objetivos claros e explicitos. Preparar os colaboradores para a exucação de suas tarefas, proporcionar oportunidades para o desenvolvimento pessoal de todos os colaboradores e mudar as atitudes das pessoas visando uma maior satisfação, são alguns dos prinicpais objetivos do treinamento.

Com o objetivo de possibilitar meios de desenvolver o aprendizado dentro das organizações, o treinamento desenvolve mudanças no comportamento, nas atitudes e habilidades das pessoas. (CHIAVENATO, 2009, p. 48).

Os treinamentos vêem se mostrando uma importante ferramenta dentro das organizações. Os novos paradigmas da gestão empresarial se mostram cada vez mais presentes no dia a dia das organizações, essas mudanças contínuas fazem com que as organizações invistam no conhecimento e desenvolvimento dos seus colaboradores para se manter presente e competitiva no mercado.

Desenvolvendo competências e habilidades a educação corporativa vem atendendo as mudanças do mercado, dessa maneira o treinamento e desenvolvimento de pessoas são de suma importância para as organizações.

Diante das exigências do mercado, as organizações utilizam o treinamento como um projeto estratégico no desenvolvimento pessoal.

A expectativa da empresa é que o treinamento possa, identificado com seus objetivos, contribuir para melhor capacitação dos empregados, visando a um

(4)

Faculdades Sudamérica – Volume 5 - 2013

aumento de moral, de eficácia, de produtividade e melhoria do ambiente de trabalho e da própria empresa. (FRANÇA, 2008, p. 88).

Para que as empresas possam garantir a sustentabilidade dos seus negócios nesse mercado amplamente competitivo, o treinamento se mostra de suma importância, pois através dos seus processos é possível desenvolver talentos que visam o sucesso organizacional.

Segundo Chiavenato (2009) o treinamento tem por finalidade manter os colaboradores preparados para desempenhar suas funções, transmitindo conhecimento, habilidades e atitudes, demonstrando toda sua importância dentro das organizações.

No meio empresarial o treinamento é considerado muitas vezes de alto custo, mas não capacitar seus colaboradores pode ressaltar em um dano maior ainda para as empresas. Desenvolver pessoas é uma tarefa difícil, porém é essencial para manter o funcionário comprometido e motivado dentro da empresa.

2.TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO: CONCEITOS

As empresas estão tendo que acompanhar as grandes mudanças do mercado, que a cada dia se mostra mais competitivo. Torna-se inevitável que as organizações necessitem de um capital humano capacitado e qualificado.

Segundo França (2008) o treinamento é um processo que promove a aquisição das habilidades, regras, conceitos e atitudes buscando uma melhoria entre as características dos colaboradores e as exigências das suas funções.

Segundo Chiavenato (2009) treinamento é a experiência aprendida que melhora sua capacidade para desempenhar as funções de um cargo, além de desenvolver mudanças nas atitudes, comportamentos e habilidades de um indivíduo.

Segundo Chiavenato (2014) o treinamento é um núcleo de um esforço contínuo desenhado para melhorar a atividade das pessoas e, consequentemente, o desempenho organizacional.

(5)

Faculdades Sudamérica – Volume 5 - 2013

Segundo França (2008) desenvolvimento é um processo de longo prazo utilizado para melhorar as capacidades e motivações dos empregados com objetivo de torná-los preciosos para as organizações.

As organizações que detectam a necessidade de desenvolver um treinamento para os seus colaboradores, buscam eficiência e eficácia visando uma melhora contínua no clima organizacional.

O treinamento cada vez mais esta direcionado para operações técnicas, já o desenvolvimento se refere aos conceitos educacionais e filosóficos. Dessa maneira os treinamentos desenvolvidos são planejados para que se obtenha um resultado em curto prazo, já o desenvolvimento envolve um processo educacional com propósitos a serem alcançados a longo prazo.

Segundo Fleury (2002) muito mais que aprimorar as pessoas no cargo, o treinamento visa ao desenvolvimento de competências, tornando as pessoas mais produtivas e inovadoras, contribuindo, assim, para um melhor alcance dos objetivos organizacionais.

O treinamento e desenvolvimento são estratégias eficazes que vem sendo muito utilizadas para agregar valor aos colaboradores e as organizações. Dessa forma é possível enriquecer o capital intelectual humano dentro de cada empresa.

3. PROCESSOS DO TREINAMENTO

Segundo Boog (2006), treinamento e desenvolvimento pessoal é um sistema que se baseia na análise e explicações de fatores ligados ao clima organizacional como: objetivos, mudanças, visões e metas.

Para realizar um treinamento é preciso identificar claramente qual é a necessidade da empresa para que seja possível alcançar o resultado almejado.

Segundo Boog (2006), primeiramente se realiza o levantamento das necessidades para desenvolver as ações do treinamento e de desenvolvimento, conforme ilustrado na figura 1.

Macrofluxo do processo de T & D

INÍCIO

Definição das competências críticas humanas, levantamento de hipóteses,

problemas, melhorias

.

M O N I T O R

(6)

Faculdades Sudamérica – Volume 5 - 2013

N S

Figura 1

Fonte Boog 2006, p. 7.

Segundo Chiavenato (2014) necessidades de treinamento são carências de preparo profissional das pessoas, ou seja, a diferença entre o que uma pessoa deveria saber e fazer aquilo que realmente sabe e faz.

Conforme apresentado na figura 1, o planejamento estratégico possibilida a análise das competências e necessidades das empresas, além de alimentar qualquer ação a ser realizada no treinamento e desenvolvimento de pessoal.

Identificação das Necessidades

O que fazemos, o que podemos fazer, melhorar, evitar.

Análise, Priorização

Outras soluções, alternativas.

Definição

Estratégia de plano de Treinamento e Desenvolvimento e outras políticas de

recursos humanos.

ESTRUTURAÇÃO DOS MEIOS

REALIZAÇÃO DO TREINMANTO

VERIFICAÇÃO DOS RESULTADOS

ATENDIDO? Fim do Processo

Início de outro Ação Corretiva

(7)

Faculdades Sudamérica – Volume 5 - 2013

4. PLANEJAMENTO DO TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

Elaborar um planejamento estratégico para realizar o treinamento é primordial para a eficácia do processo.

O planejamento do treinamento e desenvolvimento tem como objetivo suprir as necessidades detectadas, além de definir os recursos necessários para realização do treinamento tais como: custo, recursos humanos, público alvo e período do treinamento.

Segundo Chiavenato (2010) desenvolver pessoas significa apenas dar-lhes informações e apoio suficiente para que elas aprendam novos conhecimentos, habilidades e competências e se tornem mais eficientes no que fazem.

Conforme França (2008) para elaboração do planejamento do treinamento primeiramente deve definir quais os conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) para cada cargo.

A adequação entre o plano de treinamento e o plano de necessidades da organização deve estar em conformidade para que se possa executar o processo de treinamento, após a aplicação do treinamento deve-se realizar uma avaliação entre “custo x benefício” mensurando as melhorias obtidas pela organização.

Segundo Chiavenato (2009) as organizações seriam como um processo aberto, onde os recursos humanos são processados, passam por um processo de aprendizagem tornando-os adequados aos objetivos da empresa.

Segundo Freire (2014) é importante realizar um diagnóstico das necessidades de treinamento, também denominando Levantamento das Necessidades de Treinamento (LNT). Essas necessidades podem ser passadas, presentes ou futuras.

Segundo Freire (2014) para satisfazer as necessidades de treinamento, é necessário elaborar um desenho, ou seja, estruturar o programa de treinamento.

O levantamento das necessidades para desenvolver o treinamento, a elaboração de uma programação do treinamento de acordo com as necessidades, execução do treinamento e

(8)

Faculdades Sudamérica – Volume 5 - 2013

a avaliação dos resultados obtidos são etapas importantes no processo de elaboração do treinamento.

Essas etapas montam um ciclo contínuo que se renova a cada novo planejamento de um treinamento a ser desenvolvido dentro das organizações.

5. RESULTADO DO TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DENTRO DAS

ORGANIZAÇÕES

Todo processo de treinamento tem como objetivo principal uma melhoria dentro da organização, seja no desempenho das tarefas, na produtividade ou no clima organizacional da empresa.

Com a elaboração de um planejamento bem estruturado é possível desenvolver os processos do treinamento dentro dos objetivos já definidos, o acompanhamento desse processo é realizado pelos gestores de recursos humanos desde a identificação das necessidades até a avaliação dos resultados.

O treinamento pode ser avaliado de várias maneiras, primeiramente verifica-se se os colaboradores gostaram do método utilizado, material didático, local, carga horária e do instrutor responsável por ministrar o curso.

Devem-se avaliar outros pontos como o desempenho dos participantes durante o curso e o grau de aprendizagem dos colaboradores após o treinamento, esses são pontos importantes a serem analisados para mensurar se o objetivo foi alcançado.

Segundo Chiavenato (2009), o treinamento pode ser uma resposta lógica as condições ambientais mutáveis e os requisitos necessários para o crescimento e sobrevivência organizacional.

Todo treinamento deverá sofrer uma avaliação em relação ao aprendizado obtido, quantificado por testes pré e pós-treinamento. Uma análise em relação aos impactos causados pelo treinamento, como mudança do comportamento dos participantes, deve ser feita também pelo responsável. (FRANÇA, 2008, p. 95).

(9)

Faculdades Sudamérica – Volume 5 - 2013

Todo treinamento para ser efetivo deve passar por uma avaliação para que seja possível detectar o impacto que o treinamento ocasionou dentro da empresa, se trouxe benefícios para os colaboradores e se a organização alcançou todos os seus objetivos almejados.

Segundo Chiavenato (2014) as organizações mais bem – sucedidas investem pesadamente em treinamento para obter um retorno garantido. Para elas, treinamento não é uma simples despesa, mas um preciso investimento para obter um resultado garantido.

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Conforme apresentado nesse estudo, as constantes mudanças no mercado estão fazendo com que as organizações busquem meios para se manterem amplamente competitivas no mercado.

Diante desse novo mercado, cada vez mais o treinamento se torna uma importante ferramenta para as organizações, ele é um meio eficaz de agregar valor e conhecimento aos seus colaboradores, as empresas e aos seus clientes.

É essencial que o treinamento e desenvolvimento de pessoas sejam uma ferramenta de suma importância para as organizações, por que através desse processo é possível capacitar e desenvolver pessoas em todos os setores da empresa.

O treinamento é um processo de aprendizagem educacional contínuo onde os colaboradores desenvolvem seus conhecimentos, suas habilidades e atitudes, desempenhando suas funções com eficiência e eficácia, aumentando dessa forma sua satisfação dentro das empresas.

Através da transmissão de informações, do desenvolvimento de habilidades, da modificação de atitudes e do desenvolvimento de conceitos, o treinamento é capaz de provocar mudanças eficazes e positivas nos colaboradores e na organização como um todo.

O treinamento se tornou uma estratégia utilizada pelas organizações para alcançar suas metas, seus objetivos, através da qualidade das atividades desenvolvidas pelos seus colaboradores.

(10)

Faculdades Sudamérica – Volume 5 - 2013

Conclui-se que o treinamento e desenvolvimento pessoal são capazes de transformar os objetivos da empresa em resultados. As organizações buscam alcançar uma vantagem competitiva através dos talentos desenvolvidos dentro da empresa, para isso se faz necessário o investimento em treinamento para os colaboradores, visando um aumento da produtividade, da qualidade do serviço prestado e de sua motivação contínua.

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BOOG, G.; BOOG, M.. Manual de Treinamento e Desenvolvimento: processos e

operações. São Paulo: Pearson, 2006.

CHIAVENATO, Idalberto. Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos:

como incrementar talentos na empresa. São Paulo: Manole, 2009.

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos: o capital humano das organizações.

Rio de Janeiro: Elsevier/Campus, 2010.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos

nas organizações. São Paulo: Manole, 2014.

FLEURY, M. T. L. et al. As pessoas na organização. São Paulo: Gente, 2002.

FRANÇA, A. C. Limongi. Práticas de Recursos Humanos: conceitos, ferramentas e

procedimentos. São Paulo: Atlas, 2008.

FREIRE, Denilson A. L. Treinamento e Desenvolvimento em recursos humanos: encenado e efetivando resultados. Curitiba: Intersaberes, 2014.

Referências

Documentos relacionados

O objetivo geral deste trabalho foi entender melhor o comportamento hidrodinâmico do escoamento a jusante das comportas do tipo segmento invertida de eclusas de

Para tanto, foram analisadas vinte e uma amostras de diferentes produtores do Sudoeste e Sudeste Rio-Grandense, quanto ao teor de cinzas, pH, acidez total, umidade, sólidos

A notoriedade dos estudos sobre avaliação da Região Nordeste possa estar associado à desenvoltura com que os programas de atenção primária à saúde se apresentam em tal

1996 a 1998 Adequações e padronização no âmbito do Mercosul Regulamento de Controle de Produtos Farmacêuticos Criação do INVIMA Legislação de Genéricos e adequações ao Nafta,

É pretensão ao término dessa pesquisa, apresentar dados sobre as ações desenvolvidas à Universidade Estadual de Goiás, referente às contribuições sociais à comunidade

Os dados são analisados em momentos sucessivos, conforme exposto a seguir. a) Os níveis de compreensão leitora são levantados por meio dos escores alcançados pelos

O(a) aluno(a) que realizar a atividade real fora do Escritório de Assistência Judiciária da Universidade, na forma do item 5.2, apresentará essa ficha de avaliação

O Médico Clínico Geral tem como atribuições planejar, analisar e executar atividades inerentes à sua função, bem como executar outras atribuições compatíveis com a natureza