• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

EDITAL Nº 001/2020

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

STRICTO SENSU, NÍVEL MESTRADO PROFISSIONAL, COM ÁREA DE

CONCENTRAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA E ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação Stricto Sensu torna público que, no período de 23 de Junho à 24 de Julho do corrente ano, estarão abertas as inscrições para a 4ª Turma do Mestrado Profissional em Biotecnologia e Atenção Básica de Saúde. O presente edital dispõe de 20 vagas voluntárias para profissionais de saúde e áreas afim. O curso de Mestrado Profissional Stricto Sensu é recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC) através da Portaria do Conselho Nacional de Educação Nº 327 de 09 de março de 2017.

I. INFORMAÇÕES GERAIS

Este Edital tem por objetivo reger o processo de seleção para preenchimento de 20 (vinte) vagas no Programa de Mestrado Profissional em Biotecnologia e Atenção Básica de Saúde, que deverão estar vinculadas conforme as seguintes linhas de pesquisa:

• Área de Concentração:

o Biotecnologia de produtos naturais o Biotecnologias aplicadas à saúde

II. VAGAS

• 20 (vinte), sendo 10 (dez) para a linha de pesquisa em Biotecnologia de produtos naturais e 10 (dez) para Biotecnologias aplicadas à saúde.

III. OUTRAS CARACTERÍSTICAS DO CURSO:

Objetivos:

• Qualificar profissionais para o atendimento das demandas reprimidas da saúde, principalmente no tocante a atenção básica de saúde, gerando e adaptando conhecimentos biotecnológicos à realidade local, utilizando produtos naturais da região, que promovam a saúde, gerando inclusive alternativas nutricionais.

• Promover o conhecimento e aumentar a produção técnico-científica na área de biotecnologia e ação básica de saúde, contribuindo para o desenvolvimento da região Nordeste do Brasil.

• Incrementar o intercâmbio científico entre os gestores dos serviços da saúde, nos três níveis de governo, estimulando a pesquisa e o ensino para solução de problemas que acometem a sociedade da região.

(2)

• Colaborar para que o Sistema Nacional de Pós-Graduação possa incrementar o desenvolvimento regional, atendendo com qualidade as demandas da sociedade, promovendo o desenvolvimento científico, tecnológico e socioeconômico do país.

• DAS INSCRIÇÕES

• As inscrições ao processo seletivo do Mestrado Profissional em Biotecnologia e Atenção de Saúde será realizada em duas etapas:

o Primeiro procedimento: Preenchimento do formulário eletrônico disponível no site http://www.wyden.com.br/facid/.

o Segundo procedimento: Envio das cópias dos documentos abaixo citados para o e-mail m.biotecnologia@facid.edu.br até no máximo dia 24 de julho de 2020.

▪ Cópia da célula de identidade (RG) ou carteira nacional de habilitação (CNH);

▪ Cópia do CPF;

▪ Cópia autenticada do diploma de graduação ou certidão de expedição do diploma

▪ Histórico escolar da graduação ▪ Fotografia 3x4 recentes;

▪ Cópia do currículo lattes atualizado e comprovado;

▪ Comprovante de quitação com o serviço militar e eleitoral, para brasileiros;

▪ Comprovante de residência.

IV. REGIME

• Quinzenal, com sistema de créditos (um equivalente a 15 horas/aula).

Requisitos para Obtenção do Título de Mestre

• Integralização mínima de 360 horas-aula (24 créditos);

• Aprovação da dissertação, em exame público, em até 24 meses.

Estrutura

• Primeiro semestre: créditos (3 disciplinas) + preparação do projeto de dissertação

• Segundo semestre: créditos (3 disciplinas) + preparação do projeto de dissertação

• Terceiro semestre: créditos (3 disciplinas) + defesa do projeto de dissertação + coleta + análise dos dados

(3)

Caso o aluno não obtiver frequência mínima nos 4 (quatro) semestres, ocorrerá o jubilamento do(a) aluno(a).

Observação

• O pagamento do curso, contudo, foi distribuído em 30 parcelas, com o objetivo de reduzir a parcela mensal, viabilizando o curso para um maior número de candidatos.

Duração

• Mínima: 18 (dezoito) meses • Máxima: 24 (vinte e quatro) meses

Aproveitamento de créditos obtidos fora do MPBABS/UNIFACID

• A critério do Colegiado, poderão ser aceitos créditos já obtidos, ou previamente autorizados a serem obtidos, em outros Programas de Pós -Graduação Stricto Sensu, na mesma área ou em área conexa, recomendados pela CAPES, após análise de equivalência de conteúdo programático e de carga horária, desde que não exceda o máximo de 8 (oito) créditos;

• Os créditos obtidos previamente ao ingresso no MPBABS, em outros Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu terão validade de 5 (cinco) anos para aproveitamento.

Horários de Aulas

• Quinzenalmente, às sextas-feiras, das 19 às 22 horas e aos sábados, das 08 às 12h e de 13 às 19h;

• De acordo com as necessidades do Curso, as aulas poderão ser ministradas de forma concentrada, em outros dias e horários da semana. Isto apenas em caráter extraordinário e sempre com comunicação prévia.

Investimento:

• 30 parcelas de R$ 1.902,20 (Um mil, oitocentos e noventa e nove reais e noventa centavos) vinculadas ao pagamento até a data de vencimento. • Valor Bruto: R$ 71.332,50 (Setenta e um mil e trezentos e trinta e dois reais

e cinquenta centavos)

V. DA SELEÇÃO

A seleção ocorrerá em três etapas citadas detalhadamente abaixo: • Primeira etapa (presencial e classificatória) – Prova: o Teste de língua inglesa

▪ Data e local de realização da prova: o Sábado 25/07/2020, das 9h às 12h;

o UniFacid: Rua Veterinário Bugyja Brito, nº 1354, Bairro Horto Florestal, Teresina (Piauí).

(4)

▪ A prova consistirá em 15 (quinze) questões de múltipla escolha em língua inglesa. O teste é formado por questões que envolvem gramática, vocabulário e compreensão de texto. Ressalta-se que este teste não tem valor como proficiência em língua inglesa, sendo necessário ao candidato selecionado comprovação de proficiência em língua inglesa até o primeiro ano de Mestrado Profissional junto a instituições competentes.

▪ As questões de língua inglês serão utilizadas apenas como critério de classificatório ao final do processo (ao findar todas as entrevistas dos candidatos – etapa dois).

▪ O resultado do teste será divulgado no site http://www.wyden.com.br/facid/ até o dia 27 de julho de 2020.

• Segunda etapa (eliminatória e presencial) – Defesa do pré-projeto ▪ Por ocasião do teste de inglês será agendado a entrevista dos candidatos

para a defesa do pré-projeto.

▪ Nesta etapa o candidato deverá apresentar à banca um pré-projeto de pesquisa com tema na área de concentração. O candidato terá 15 minutos para a apresentação e 10 minutos para arguição com a banca. O

pré-projeto não necessariamente será o pré-projeto a ser desenvolvido pelo candidato durante o mestrado. Este tem o objetivo apenas de avaliar

a capacidade de síntese e adequação do tema e objetivos ao mestrado, conhecimento de metodologia científica, conhecimento sobre o tema, originalidade e impacto social e relevância (conforme anexo 1). ▪ A defesa do pré-projeto ocorrerá em uma sala de conferência onde o

candidato poderá fazer uso de televisão para apresentação. No entanto, a defesa também poderá ocorrer em forma de entrevista, de acordo com entendimento entre a banca e o candidato.

▪ A defesa do pré-projeto será realizada com grupo de professores do mestrado, no Campus Principal da UniFacid, para os aprovados na primeira etapa;

▪ A organização do pré-projeto fica a critério do candidato levando em consideração todos os elementos de metodologia científica (capa com identificação do candidato, introdução, objetivos gerais e específicos, justificativa, metodologia resultados esperados e referências bibliográficas). No entanto, a banca recomenda que o documento não exceda seis laudas.

▪ Período de realização das defesas dos pré-projetos de pesquisa: 28 de julho a 01 de agosto de 2020 em horário e agenda consensual do candidato e a banca. O candidato deverá se apresentar para a defesa com três cópias do pré-projeto.

• Terceira etapa (classificatória não presencial) - Currículo o Análise de currículo

(5)

▪ O currículo deve ser impresso a partir da Plataforma “Lattes”, através do site http://lattes.cnpq.br

▪ Para a avaliação do currículo a banca examinadora utilizará uma escala quantitativa (anexo 2).

V. DOS RESULTADOS

A classificação dos candidatos será ordenada de forma decrescente baseada na nota final do candidato. A nota final (NF) será calculada individualmente através da fórmula abaixo:

𝑁𝐹 = (𝑃𝑃 × 5) + (𝐶𝐿 × 3) + (𝐿𝐼 × 2) 10

Onde, entende-se por: - NF como sendo nota final; - PP, nota do pré-projeto; - CL, nota do currículo lattes;

- LI, nota das questões em língua inglesa.

• O resultado final será divulgado por linha de pesquisa no dia 03 de agosto de 2020 nos murais da sede da UniFacid e pelo site http://www.wyden.com.br/facid/.

• Os candidatos aprovados e selecionados poderão realizar as matrículas entre os dias 03 de agosto à 14 de agosto de 2020 das 8h às 19h na sede da UniFacid.

Cronograma

DESCRIÇÃO DATA

Abertura do edital 23/06/2020

Período de inscrição 23/06/2020 a 24/07/2020

Teste de língua inglesa 25/07/2020

Resultado do teste de língua inglesa (1ª etapa) 27/07/2020

Defesa do pré-projeto 28/07/2020 a 01/08/2020 (a

definir com cada candidato)

Resultados 03/08/2020

Matrículas 03/08/2020 a 14/08/2020

Início das aulas 14/08/2020

Secretaria

Fone: (86) 3216-7912 / 3216-7939

Horário de funcionamento da secretaria entre 8h e 12h e entre 14h as 19h. m.biotecnologia@facid.edu.br

(6)

Coordenação de Pós-Graduação e Extensão

Rua Veterinário Bugyja Brito, 1354 - Horto Florestal Teresina | Piauí

(7)

ANEXO 1

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PRÉ-PROJETO

Critérios Pontuação

Adequação do tema ao mestrado

Contextualização e justificativa Objetivos exequíveis

Consonância do candidato ao programa

3,0 1,0 1,0 1,0 Metodologia científica Ética Estrutura do documento Regionalidade 2,0 1,0 0,5 0,5 Originalidade 2,0

Relevância e impacto social 1,5

Arguição e defesa 1,5

(8)

ANEXO 2 PONTUAÇÃO DO CURRÍCULO Critérios Pontuação Valor Máxima Formação Acadêmica Concluída (não acumulável) Doutorado 40 40 Mestrado 20 20

Especialização (mínimo de 360 horas) 10 10

Graduação 5 5

Técnico Profissionalizante 2 2

Iniciação Científica Com bolsa 10 40

Sem bolsa 5 20

Publicações acadêmicas

Artigo em periódicos com ISSN e conselho

editorial 3 15

Artigo em periódicos com Qualis 6 30

Capítulo de livro com ISBN 2 10

Livro com ISBN e conselho editorial 2 10

Publicações em anais de eventos 0,3 1,5

Eventos científicos

Somente participação (pontos por evento) 0,2 1

Participação e apresentação de trabalho

(pontos por evento) 0,5 2,5

Cursos de aperfeiçoamentos

Curso de aperfeiçoamento (180 horas no

mínimo) 5 15

Curso de extensão (30 horas no mínimo) 1 3

Curso de curta duração (16 horas no

mínimo) 0,5 2

Experiência profissional

Docência na educação superior (pontos por

ano) 2 6

Docência na educação básica (pontos por

ano) 1 3

Palestras, seminários e oficinas ministradas

(pontos por palestra, seminário ou oficina) 0,2 1

Orientações de iniciação científica (pontos

por orientação) 0,5 3

Observação: Somente serão consideradas as pontuações devidamente

Referências

Documentos relacionados

Os fos- fatos descritos compreendem duas associações distintas, a primeira composta pelas fases primárias: zwieselita, sarcopsídio e F-apatita, que se alteram para rockbridgeíta,

O caráter revolucionário já expresso no referencial teórico é empregado nos artigos relacionado à ideia de totalidade 31 do pensamento marxiano. Para haver

Ementa: Aspectos históricos e importância da tecnologia de alimentos. Alterações dos alimentos. Métodos de conser- vação de alimentos. Tecnologia de transformação e con-

A presente licitação tem como objeto a aquisição de um Sistema Integrado de Gestão das áreas comercial, financeira e operacional, doravante designado Software de Gestão

Em relação à variável ANPA, os tratamentos com de rizóbio e Trichoderma, tanto no solo quanto na semente, mais a aplicação de Trichoderma aos 15 DAP,

Os maiores valores encontrados na fixação de nitrogênio tanto para isolados de nódulos de raiz quanto de caule foram realizados por rizóbios que alcalinizam o meio de

ROXY RETIRA TONINHO CAMPOS SAO VICENTE SHOPPING ITAIM RETIRA Multimovie Cinematográfica Ltda SÃO PAULO RESERVA CULTURAL MCR RESERVA CULTURAL DE CINEMA SÃO PAULO HSBC BELAS ARTES

Em seguida, passamos ao cálculo do Valor Patrimonial por Ação (VPA), que representa a divisão do Patrimônio Líquido da empresa pelo seu número total de ações. ð VPA