• Nenhum resultado encontrado

DO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IF SERTÃO PE CAMPUS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IF SERTÃO PE CAMPUS"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO

PERNAMBUCANO CAMPUS PETROLINA ZONA RURAL EDITAL 04/2014

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA ATENDIMENTO AO

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IF-SERTÃO-PE, CAMPUS PETROLINA ZONA RURAL, MODALIDADE AUXÍLIO MORADIA.

O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – Campus Petrolina Zona Rural, no uso de suas atribuições, conferida pela Portaria Nº 203, de 11 de junho de 2010, publicada no DOU de 18/06/2010 e consoante com o Decreto Nº 69.927, de janeiro de 1972, torna público que no período de 17 a 26 de março de 2014, estarão abertas as inscrições destinadas ao Processo Seletivo para atendimento ao Programa de Assistência Estudantil do IF SERTÃO-PE Campus Petrolina Zona Rural, na modalidade Auxílio Moradia, em acordo com o Decreto 7.234 de 19 de julho de 2010 e conformidade com a Portaria Normativa nº 02, de 27 de março de 2012, que institui e normatiza o Programa de Assistência Estudantil no IF SERTÃO-PE.

DO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IF SERTÃO PE –

CAMPUS PETROLINA ZONA RURAL

Art.1º Os Programas de Assistência Estudantil do IF SERTÃO-PE Campus Petrolina Zona Rural consistem na concessão de benefícios destinados aos seus estudantes que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica para o seu desempenho nas atividades de ensino, de pesquisa e de extensão, com a finalidade de contribuir para um melhor desempenho acadêmico e minimizar a evasão e retenção escolar.

(2)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO

PERNAMBUCANO CAMPUS PETROLINA ZONA RURAL

DO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA MODALIDADE AUXÍLIO MORADIA

Art.2º O Programa de Auxílio Moradia do IF SERTÃO-PE Campus Petrolina Zona Rural orientar-se-á pelos princípios gerais do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) do Ministério da Educação, especificada no Decreto nº. 7.234/2010, bem como, pela Política de Assistência Estudantil do IF SERTÃO-PE, a saber, Portaria Normativa nº 02, de 27 de março de 2012, e tem por finalidade assegurar auxílio financeiro, para contribuir com despesas mensais referentes à moradia, aos estudantes de outras localidades regularmente matriculados em cursos regulares presenciais desta Instituição Federal de Ensino e que atendam a critérios socioeconômicos.

DO OBJETIVO

Art.3º Contribuir para a permanência dos estudantes do IF SERTÃO-PE, Campus Petrolina Zona Rural, em situação de vulnerabilidade social, nos cursos de nível: médio integrado, PROEJA, subsequente e superior sob a perspectiva da inclusão social pela Educação e que atendam requisitos previstos no presente edital.

DO QUANTITATIVO DE AUXÍLIOS

Art.4º Serão oferecidos um quantitativo máximo de até 120 (cento e vinte) auxílios moradia, para estudantes de outras localidades regularmente matriculados no semestre letivo de 2014.1, nos cursos regulares presenciais ofertados pelo IF SERTÃO-PE Campus Petrolina Zona Rural, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, de modo que será dada prioridade aos estudantes egressos da rede pública de educação básica ou com renda familiar per capita de até 1,5 um salário mínimo e meio vigente, comprovadamente.

(3)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO

PERNAMBUCANO CAMPUS PETROLINA ZONA RURAL

Parágrafo Único: Das vagas que serão oferecidas no presente edital, 5% (6 vagas) serão providas para pessoas como deficiência na forma da Lei nº 7.853/1989 e do Decreto nº 3.298/1999, e suas alterações.

DO VALOR E DA VIGÊNCIA DO AUXÍLIO MORADIA

Art. 5º O discente beneficiado terá o direito de receber do IF SERTÃO-PE Campus Petrolina Zona Rural o valor mensal de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) para contribuir com despesas mensais referentes à moradia, este valor será depositado em sua conta bancária própria.

Art. 6º A vigência do auxílio moradia do IF SERTÃO-PE Campus Petrolina Zona Rural será da data da homologação do resultado final até o fim do período letivo de 2014 (considerando os dias letivos) ou conforme dotação orçamentária do Campus.

Parágrafo Único: A permanência da concessão do Auxílio Moradia ao educando será avaliada trimestralmente pela Comissão de Acompanhamento do Programa, conforme critérios estabelecidos neste edital.

DOS CRITÉRIOS

Art. 7º São critérios para concorrer ao auxílio moradia do IF SERTÃO-PE Campus Petrolina Zona Rural:

a) Estar matriculado em algum dos cursos de nível médio integrado, ou subsequente, ou superior no semestre letivo 2014.1;

b) Não possuir duas matrículas no ensino público c) Não estar com matrícula trancada;

d) Residir separadamente do núcleo familiar; e) Possuir CPF.

(4)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO

PERNAMBUCANO CAMPUS PETROLINA ZONA RURAL COMPROMISSOS PARA CONCESSÃO DO AUXÍLIO

Art. 8º São condições para a permanência do auxílio moradia ao educando do IF SERTÃO PE – Campus Petrolina Zona Rural:

a) Frequência mínima mensal de 75% por componente curricular;

b) Informações da ficha disciplinar sem ocorrência de natureza grave ou gravíssima durante a vigência do auxílio;

c) Não ser reprovado em nenhuma disciplina/habilidade por falta durante a vigência do auxílio;

d) Ser assíduo às aulas e às atividades teóricas e práticas; e) Ter boa convivência com alunos e servidores;

Parágrafo Único: Semestralmente, será realizada uma reunião com os alunos selecionados dentro do número de vagas deste Edital, com o intuito de monitorar suas condições acadêmicas e de convivência, através dos históricos e ficha disciplinar (emitida pela Coordenação Geral de Gestão das Atividades Estudantis - CGGAE).

DO CANCELAMENTO E DA SUSPENSÃO DO BENEFÍCIO

Art. 9º O auxílio moradia será cortado se houver, durante a vigência do benefício: a) Cancelamento ou trancamento da matrícula;

b) Conclusão do curso; c) Desistência do curso;

e) Ser reprovado em alguma disciplina/habilidade por falta durante a vigência do auxílio;

f) Prática de infrações ao Regulamento Disciplinar Discente do IF SERTÃO-PE, de caráter grave ou gravíssimo, sobre a conduta do aluno na ficha disciplinar;

g) Qualquer infração a este edital que seja passível de cancelamento do auxílio. h) mudança de endereço sem o prévio conhecimento do setor responsável.

(5)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO

PERNAMBUCANO CAMPUS PETROLINA ZONA RURAL

Parágrafo Único: À posterior, identificando-se alguma irregularidade na documentação, o aluno beneficiado com o Auxílio, deverá devolver ao IF-Sertão Pernambucano – Campus Petrolina Zona Rural, em valores atualizados, a(s) parcela(s) recebida(s) indevidamente.

DO PERÍODO E LOCAL DE INSCRIÇÃO

Art. 10 O Edital estará disponível no site: www.ifsertao-pe.edu.br e em locais de fácil acesso e visualização do IF SERTÃO-PE ─ Campus Petrolina Zona Rural.

Art. 11 As inscrições ocorrerão de forma presencial no período de 17 a 26 de março de 2014, das 08h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h no Setor Psicossocial (ao lado da Direção de Ensino) do Campus Petrolina Zona Rural. O estudante deverá preencher o questionário socioeconômico (disponível no ANEXO II deste Edital) e entregá-lo juntamente com a documentação exigida.

Art. 12 As dúvidas poderão ser esclarecidas pelo telefone (87) 2101 8050, Ramal 8057, através do e-mail: zr.psicossocial@ifsertao-pe.edu.br e, ainda, nos local reservado a inscrição.

Art. 13 É de inteira responsabilidade do estudante o conhecimento pleno do teor deste edital, o preenchimento do questionário socioeconômico e a entrega da documentação completa exigida juntamente com o questionário socioeconômico no local especificado e, assim, ser apto a concorrer ao auxílio moradia.

DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA INSCRIÇÃO

Art. 14 No ato da inscrição, os candidatos deverão apresentar obrigatoriamente o Original e a Cópia os seguintes documentos:

(6)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO

PERNAMBUCANO CAMPUS PETROLINA ZONA RURAL ANEXO II deste Edital;

b) Cópia do RG e CPF do candidato com idade igual ou superior a 18 anos ou Registro de Nascimento para os adolescentes com idade inferior a 18 anos;

c) Certidão de Nascimento de filhos de 0 a 6 anos de idade, quando houver; d) Certidão de Casamento e/ou união estável como as averbações, quando houver; e) Comprovante de Residência dos pais ou responsáveis ou cônjuge: Conta de água

ou energia elétrica ou telefone atualizado (jan, fev. março /2014).

f) Comprovante de Residência do Estudante: Conta de água ou energia elétrica ou telefone atualizado (jan, fev. março /2014).

g) Comprovante de Condição Habitacional do Estudante:

o Imóvel alugado: Recibo de aluguel (jan, fev. março /2014) ou contrato de aluguel (Documento completo com período de vigência do contrato); ou o Imóvel próprio: carnê do IPTU de 2013/14 ou recibo de compra e venda

ou escritura pública de imóvel; ou

o Imóvel financiado: comprovante de financiamento de imóvel; ou

o Imóvel cedido: Autodeclaração atualizada (jan, fev. março /2014) de quem cede o imóvel, constando dados pessoais deste, localização do imóvel cedido, dados do estudante, assinada pelo declarante e duas testemunhas (não familiares). O declarante deve afirmar que se responsabiliza legalmente pelas informações prestadas.

h) Histórico Escolar do curso atualizado;

i) Declaração escolar do Ensino Fundamental (para os candidatos do Médio Integrado)

j) Declaração escolar do Ensino Médio (para os estudantes do Subsequente e Superior)

k) Cópia do comprovante atual de renda de TODOS os membros com idade igual ou superior a 18 anos que moram na residência. Ex: contracheque/folha de

(7)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO

PERNAMBUCANO CAMPUS PETROLINA ZONA RURAL

pagamento, Pensão, comprovante de Imposto de Renda ou outros comprovantes de renda;

l) Comprovante de benefícios sociais: Ex.: BPC/LOAS; Bolsa Família; Pro Jovem; Chapéu de Palha entre outros.

m) Autodeclaração de que não exerce atividade remunerada, devidamente assinada com registro em cartório ou com assinatura de duas testemunhas não parentais. (Anexo V)

n) Para profissionais AUTÔNOMOS ou AGRICULTORES, informar esta condição através de declaração assinada e registrada em cartório registro em cartório ou com assinatura de duas testemunhas não parentais. informando qual atividade exerce e a média de renda mensal; (Anexo VI)

o) Cópia do RG (para pessoas com idade igual ou superior a 18 anos) e da Certidão de Nascimento (para crianças e adolescentes com idade inferir a 18 anos) de todos os membros da família que moram na residência

p) Comprovante de medicação de uso contínuo; comprovante de custos referente a doenças crônicas e fragilidades orgânicas:

q) No caso de mãe ou pai falecidos, apresentar cópia do atestado de óbito;

r) Declaração da situação do estudante no campus, expedida pelo setor responsável pela residência.

§1º No caso de alunos participantes de outros benefícios os candidatos deverão trazer somente os itens descritos nas alíneas (g).

§2º Para os alunos residentes que participaram dos processos seletivos anteriores a 2014.1 que desejarem participar deste benefício, estes deverão entregar toda a documentação exigida.

§3º Se desejar, será permitido que se apresente qualquer outro documento que julgue importante para comprovar a sua situação socioeconômica.

§4º Se julgar necessário a comissão responsável pelo processo seletivo poderá solicitar qualquer documentação comprobatória.

(8)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO

PERNAMBUCANO CAMPUS PETROLINA ZONA RURAL

Zona Rural, que forem selecionados, terão um prazo de até 30 (trinta) dias após divulgação do resultado definitivo para realizarem o desligamento da residência estudantil, comprovarem outro endereço de acordo com as normas deste edital, e só então receberão o auxílio, pois não é permitido a acumulação da residência estudantil e auxílio moradia.

DO PROCESSO DE RECEBIMENTO, ANÁLISE E JULGAMENTO DAS INSCRIÇÕES

Art. 15 As inscrições serão recebidas e analisadas de acordo com os seguintes procedimentos:

I - Após o preenchimento do questionário socioeconômico (ANEXO II), e entrega da documentação exigida, será realizada a análise dos indicadores sociais e econômicos do contexto familiar dos candidatos conforme o Barema (ANEXO I),

II- A entrevista terá finalidade conhecer a realidade apresentada pelo aluno e terá caráter classificatório e eliminatório, bem como poderão ser realizadas visitas domiciliares (se necessário).

III- As entrevistas terão horários pré-agendados, de modo que, como no disposto no inciso anterior, o não comparecimento poderá ensejar na sua eliminação.

IV- Na análise inicial da documentação serão desclassificadas e definitivamente eliminadas, as solicitações que não estiverem em conformidade com este Edital;

V- A seleção dos candidatos far-se-á por indicadores de avaliação dos critério socioeconômico como definidor da classificação, por ordem decrescente, são eles:

a) Vulnerabilidade Social b) A renda per capita familiar;

c) A origem escolar no ensino médio; d) Residir separadamente do núcleo familiar

(9)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO

PERNAMBUCANO CAMPUS PETROLINA ZONA RURAL

f) Ser contemplado (ou membro da família) com Benefícios Socioassistenciais (Bolsa Família; Benefício de Prestação Continuada, etc).

IV - Em caso de empate serão utilizados os seguintes critérios para o desempate: a) Maior vulnerabilidade Social

b) Menor renda per capta;

c) Ser egresso da rede pública de educação básica; d) Estar em período mais avançado no curso;

e) Residência familiar mais distante do Campus Petrolina Zona Rural;

V - Após a avaliação da documentação comprobatória e da entrevista, os candidatos classificados dentro do número de benefícios disponíveis, serão convocados para uma reunião de esclarecimento sobre o programa. Os demais candidatos ficarão como excedentes e poderão ser convocados em caso de desistência e/ou aumento do número de benefícios concedidos.

§1º Entende-se por vulnerabilidade social a concepção adotada pela Política Nacional de Assistência Social a qual compreende que “vulnerabilidade social é um processo de exclusão, discriminação ou enfraquecimento dos grupos sociais e sua capacidade de reação, como situação decorrente de pobreza, privação (ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, dentre outros) e/ou fragilização de vínculos afetivos relacionais e de pertencimento social e territorial (discriminações etárias, étnicas, de gênero, ou por deficiência, dentre outros) e/ou em risco social decorrente de violações de direitos”

§2º - O candidato que não entregar toda a documentação exigida neste edital terá a sua inscrição indeferida.

(10)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO

PERNAMBUCANO CAMPUS PETROLINA ZONA RURAL DO RECURSO

Art. 16 O estudante que desejar interpor recurso contra o resultado deste processo seletivo disporá de 02 (dois) dias úteis, a partir da divulgação do resultado preliminar dos alunos selecionados;

Parágrafo Único – Para recorrer contra o resultado preliminar, o estudante deverá preencher o formulário disponível em anexo (ANEXO III) e entregá-lo no mesmo local onde procedeu a sua inscrição, das 9h30min às 11h30min e das 13h às 16h, de acordo com as datas estipuladas no cronograma deste edital.

CRONOGRAMA

Etapas Datas

Lançamento do Edital 12/03/2014

Período de inscrições 17/03 a 26/03/2014 Divulgação das datas da entrevista 31/03/2014 a 01/04/2014

Entrevista 02/04 a 04/04/2014

Divulgação do Resultado Preliminar 08/04/2014

Solicitação de recursos 08/04/2014 a 09/04/2014 Resultado Final pós-recurso 10/04/2014

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS

Art. 17 Declarações falsas ou omissão da verdade implicarão a desclassificação automática do candidato, respeitando o devido processo legal. Não o isentando de possíveis penalidades administrativa, civil e penal.

(11)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO

PERNAMBUCANO CAMPUS PETROLINA ZONA RURAL

Art. 18 O aluno beneficiado deverá informar ao Setor Psicossocial qualquer mudança de endereço ou de condição social na família durante o ano corrente.

Art. 19 A qualquer tempo, durante a vigência do auxílio, a Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Programa do Campus Petrolina Zona Rural poderá realizar entrevista individual, visita domiciliar, solicitação de novos documentos e convocar o beneficiário para comparecer a reuniões de avaliação. O não comparecimento injustificado ou a não apresentação dos referidos documentos no prazo determinado, poderá acarretar o cancelamento da concessão do benefício sem prévio aviso.

Art. 20 A concessão dos benefícios se dará mediante disponibilidade financeiro-orçamentária do IF SERTÃO-PE Campus Petrolina Zona Rural.

Art. 21 Os estudantes que solicitarem o benefício terão garantia de total sigilo das documentações e informações prestadas.

Art. 22 Os casos omissos e situações não previstas neste Edital serão apreciados e decididos pela Direção de Ensino e Direção Geral do Campus Petrolina Zona Rural, juntamente com a Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Programa Auxílio Moradia.

Petrolina, 12 de março de 2014 .

SEBASTIÃO ANTÔNIO SANTOS AMORIM Diretor Geral – Campus Petrolina Zona Rural

(12)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO

PERNAMBUCANO CAMPUS PETROLINA ZONA RURAL ANEXO I

BAREMA DE AVALIAÇÃO DOS CRITÉRIOS SOCIOECONOMICOS

INDICADOR FORMA DE PONTUAÇÃO PESO

Renda per capita (RPC)

A cada candidato será atribuída uma pontuação relativa a RPC de sua família. (*)

4

Origem Escolar (OE) Ensino Médio

Ser originário de escola pública. 10 pontos

2 Parte em escola pública e parte

em escola particular (com

bolsa). 8,75 pontos

Bolsista em escola particular. 7,5 pontos

Parte em escola pública e parte em escola particular (sem

bolsa). 6,25 pontos

Ser originário de escola particular. 5 pontos

Origem Domiciliar (OD)

Reside separadamente da família. 10 pontos

1 Reside com a família. 05 pontos

Reside sozinho ou com filhos, é responsável pelo próprio

(13)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO

PERNAMBUCANO CAMPUS PETROLINA ZONA RURAL

Benefícios Socioassistenciais (BS)

Ser contemplado (ou membro familiar) benefícios do Programa Bolsa Família (PBF)

e/ou Benefício de Prestação Continuada (BPC) - 10 pontos

2

Entrevista

Situação de moradia

Casa do estudante e dos pais alugada – 10,00

4 Casa do estudante alugada e

dos pais própria financiada – 9,00

Casa dos pais alugada e do estudante própria financiada

– 8,00

Casa dos estudantes alugada e dos pais própria quitada –

7,00

Casa dos pais alugada e do estudante própria quitada –

6,00

Casa do estudante própria financiada e dos pais própria

financiada –5,00 Casa do estudante própria quitada e dos pais própria

quitada – 4,00

(*) Pontuação proporcional por Renda per capita familiar R$ 0,00 = 0,0 R$ 1,00 a R$ 54,30 = 10,0 R$ 54,31 a R$ 108,61 = 9,5 R$ 108,62 a R$ 162,92 = 9,0 R$ 162,93 a R$ 217,23 = 8,5 R$ 217,24 a R$ 271,54 = 8,0 R$ 271,55 a R$ 325,85 = 7,5 R$ 325,86 a R$ 380,16 = 7,0 R$ 380,17 a R$ 434,47 = 6,5 R$ 434,48 a R$ 488,78 = 6,0 R$ 488,79 a R$ 543,09 = 5,5 R$ 543,10 a R$ 597,40 = 5,0 R$ 597,41 a R$ 651,71 = 4,5

(14)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO

PERNAMBUCANO CAMPUS PETROLINA ZONA RURAL R$ 651,72 a R$ 706,02 = 4,0 R$ 706,03 a R$ 760,33 = 3,5 R$ 760,34 a R$ 814,64 = 3,0 R$ 814,65 a R$ 868,95 = 2,5 R$ 868,96 a R$ 923,26 = 2,0 R$ 923,27 a R$ 977,57 = 1,5 R$ 977,58 a R$ 1.031,88 = 1,0 R$ 1.031,89 a R$ 1.086,19 = 0,5 R$ 1.086,20 a R$ 1.140,50 = 0,0

(15)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO

PERNAMBUCANO CAMPUS PETROLINA ZONA RURAL ANEXO II

QUESTIONÁRIO SÓCIO ECONÔMICO 1. IDENTIFICAÇÃO DO ESTUDANTE

Nome Completo:________________________________________________________________________________ Sexo: M ( ) F ( ) Data de Nascimento: ____/____/_______ Idade:_____Anos RG:____________________ Órgão Emissor________ CPF:__________________

Mãe:_______________________________________________Pai:________________________________________ Estudante do curso: ( ) Agronomia ( ) Viticultura e Enologia ( ) Zootecnia ( ) Agroindústria ( ) Agricultura ( ) Agropecuária ( ) Proeja /Agroindústria

Turma nº_______ Turno: ( ) Matutino ( ) Vespertino ( ) Noturno

Ano de início do curso:___________ Ano do término do curso: _________________ 1.1 De acordo com a categoria usada pelo IBGE, quanto à cor da pele, você se considera? ( ) Branco ( ) Negro ( )Indígena ( ) Amarelo ( ) Pardo ( ) Não quer se declarar

1.2 ENDEREÇO ATUAL DO ESTUDANTE

Endereço (Rua, Av.):________________________________________nº______ Bairro:_____________________ Cidade:___________ Estado:____________ CEP: |_|_|_|_|_|-|_|_|_| Ponto de Referência:____________________

A quem pertence este endereço? (Exemplo: Amigos, Parentes, etc.):

_____________________________________________________________________________________________

Em caso de necessidade de visita domiciliar, qual dia útil da semana e horário mais conveniente?

______________________________________________________________________________________________ Como você mora?

( ) Sozinho ( ) com esposo(a) ( ) Com seus pais ( ) Só com o pai ( ) Só com a mãe

( ) Com outros parentes. Quais: ________________________ ( ) Com amigos

( ) Outros. Quais: ________________________

Tipo de moradia atual do estudante ( )1. Própria quitada

( ) 2.Própria financiada...Valor da parcela: R$________________________________ ( ) 3.Alugada...Valor da parcela: R$_______________________________

(16)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO

PERNAMBUCANO CAMPUS PETROLINA ZONA RURAL ( ) 4.Cedida...Por quem?_______________________________________ ( ) 5.Herdada...De quem?_______________________________________ ( ) 6.Outros. Especificar:_____________________________________________________

1.2.1 ENDEREÇO DO NÚCLEO FAMÍLIAR DO ESTUDANTE

Endereço (Rua, Av.):________________________________________nº______ Bairro:_____________________ Cidade:___________ Estado:____________ CEP: |_|_|_|_|_|-|_|_|_| Ponto de Referência:____________________

A quem pertence este endereço? (Exemplo: Amigos, Parentes, etc.):

_____________________________________________________________________________________________

Em caso de necessidade de visita domiciliar, qual dia útil da semana e horário mais conveniente?

______________________________________________________________________________________________ Tipo de moradia do seu núcleo familiar

( )1. Própria quitada

( ) 2.Própria financiada...Valor da parcela: R$________________________________ ( ) 3.Alugada...Valor da parcela: R$_______________________________ ( ) 4.Cedida...Por quem?_______________________________________ ( ) 5.Herdada...De quem?_______________________________________ ( ) 6.Outros. Especificar:_____________________________________________________ 1.3 CONTATOS E-MAIL __________________________________________________________________________________________ Celular do aluno: (___) _____ - _____ Residencial: (___) _____ - _____

Celular dos Responsáveis: (___) _____ - _____

Falar com:________________________, Grau de Parentesco: __________________

2. ORIGEM ESCOLAR

2.1 Você estudou em escola: ( ) 1. Pública

( ) 2. Particular ( ) 3. Conveniada

( ) 4. Parte em escola pública e parte em escola particular (com bolsa). ( ) 5. Bolsista em escola particular

( ) 6. Parte em escola pública e parte em escola particular (sem bolsa)

3. SITUAÇÃO FAMILIAR

(17)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO

PERNAMBUCANO CAMPUS PETROLINA ZONA RURAL

3.2 Possui filho ou enteado? ( )Não ( ) Sim.

Quantos:__________ Qual a idade?________________

3.3 Estado Civil dos seus pais:

( ) Casados ( ) Separados ( ) Pai falecido ( ) Mãe falecida ( ) Outros. Especificar:_____________________

3.4 Você ou algum membro de sua família é (são) beneficiário(s) de Programas Sociais, tais como Bolsa Família, BPC etc?

( ) Não ( ) Sim, qual?_______________________________ Valor R$:__________________________

3.5 Qual o meio de transporte utilizado, prioritariamente, pela família? ( ) 1.Carro próprio. ( ) 2.Carro da família. ( ) 3.Moto. ( ) 4.Bicicleta. ( ) 5.Ônibus. ( ) 6.Outros

3.5 Qual a sua condição de manutenção? ( )1. responsável pelo próprio sustento ( ) 2.Sustentando pelos pais.

( ) 3.Sustentado por somente pela mãe. ( ) 4.Sustentado por somente pelo pai. ( ) 5.Sustentado por avô/avó.

( ) 6.Sustentado por outros parentes.

Parentesco:_____________________________________________ ( ) Outros meios. Quais:__________________________________

1. COMPOSIÇÃO FAMILIAR

Preencha o quadro abaixo com os dados das pessoas que residem na sua casa, incluindo você

Nº Nome do familiar Idade

(anos) Parentesco Profissão/ocupação

Renda Mensal (R$) 1 2 3 4

(18)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO

PERNAMBUCANO CAMPUS PETROLINA ZONA RURAL 5 6 7 8 9 10

VALOR TOTAL DA RENDA FAMILIAR (R$)

4.1 Quantas pessoas do seu núcleo familiar trabalham com a carteira de trabalho assinada?

______________________________________________________________________________________________ 4.2 Quantas pessoas do seu núcleo familiar trabalham como autônomo?

______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________

5-DADOS DE SAÚDE DO ESTUDANTE

5.1.Você ou alguém da família é possui alguma deficiência?

( ) 1.Não ( )2. Visual ( )3. Física/Motora ( )4.Auditiva ( ) 5.intelectual ( )6.outros quais?_____________

5.2.Você ou alguém da família faz uso de medicamento de uso contínuo, em função de alguma enfermidade? ( ) Não ( ) Sim, qual medicamento? ________________________________________________________

5.3.Possui plano de saúde? ( ) Não ( ) Sim, qual? ___________________________

5.4.Possui plano de odontológico? ( ) Não ( ) Sim, qual?_____________________________

DECLARAÇÃO

Declaro para os devidos fins, que estou ciente do conteúdo do edital do programa ao qual estou me inscrevendo e que todas as informações aqui prestadas são verdadeiras.

Data: _____/_____/______

______________________________________ Assinatura do Requerente

A declaração falsa é crime previsto no artigo 299 do Código Penal Brasileiro, sujeitando o declarante às suas penas, sem prejuízo de outras sanções cabíveis.

(19)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO

PERNAMBUCANO CAMPUS PETROLINA ZONA RURAL ANEXO III

MODELO DE RECURSO (Preencher em letra de fôrma)

Eu, ______________________________________________________, discente regularmente matriculado no Curso_______________________________________, desta Instituição, venho solicitar da Comissão designada para acompanhar o referido processo, recurso referente ao resultado do Processo de Seleção atinente ao Edital 04/2014 mediante o exposto abaixo:

______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

Para fundamentação, segue em anexo os seguintes documentos (se houver): ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

Petrolina, ______ de _______________________ de 2014. ______________________________________________________________

Assinatura do Aluno (a)

______________________________________________________________ Assinatura do Responsável (Caso o aluno seja adolescente)

(20)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO

PERNAMBUCANO CAMPUS PETROLINA ZONA RURAL ANEXO IV

DECLARAÇÃO DE RESIDÊNCIA

Eu, ______________________________________, brasileiro (a), estado civil ____________ portador (a) da Identidade n.º __________ e inscrito sob CPF n.º _____________, residente e domiciliado nesta cidade de ________________ a Rua _____________________________________, declaro para devidos fins de comprovação de Residência que o(a) sr(a). ___________________________________, brasileiro (a), estado civil___________ portador (a) da Identidade n.º ______________ e inscrito sob CPF n.º ________________, residente e domiciliado (a) nesta cidade _________________ a Rua ____________________________________, que o mesmo reside no endereço citado acima por ser meu _____________, conforme comprovante de (luz) em anexo, em meu nome.

__________________, _____ de ______________ 2014 _____________________________________________ RG n.º CPF n.º ______________________________________________ Testemunha 1 ______________________________________________ Testemunha 2

(21)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO

PERNAMBUCANO CAMPUS PETROLINA ZONA RURAL ANEXO V

DECLARAÇÃO DE NÃO EXERCÍCIO DE ATIVIDADE REMUNERADA

EU,_________________________________________________________, portador do RG______________Órgão Expedidor______e do CPF __________________ declaro, sob as penas da lei, e para fins de apresentação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – Campus Petrolina Zona Rural, que não exerço atividade remunerada.

Declaro ainda, a inteira responsabilidade pelas informações contidas nesta declaração, estando ciente de que a omissão ou apresentação de informações e/ou documentos falsos ou divergentes implicam no cancelamento da inscrição do aluno ____________________________________________________ do Processo de Seleção em questão.

_________________, _____ de ______________ 2014 _____________________________________________ RG n.º CPF n.º ______________________________________________ Testemunha 1 ______________________________________________ Testemunha 2

(22)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO

PERNAMBUCANO CAMPUS PETROLINA ZONA RURAL ANEXO VI

DECLARAÇÃO DE TRABALHADOR AUTÔNOMO

Eu, ______________________________________, brasileiro (a), estado civil ____________ portador (a) da Identidade n.º __________ e inscrito sob CPF n.º _____________, residente e domiciliado nesta cidade de ________________ a Rua _____________________________________, declaro para devidos fins que sou trabalhador (a) autônomo (a), desenvolvendo atividade de ________________________________ recebendo uma renda mensal média de R$ ___________________.

Ratifico serem verdadeiras as informações acima prestadas.

_________________, _____ de ______________ 2014 _____________________________________________ RG n.º CPF n.º ______________________________________________ Testemunha 1 ______________________________________________ Testemunha 2

Referências

Documentos relacionados

Neste estágio, assisti a diversas consultas de cariz mais subespecializado, como as que elenquei anteriormente, bem como Imunoalergologia e Pneumologia; frequentei o berçário

serão encaminhadas pelo Coordenador do Programa à Coordenadoria Geral de Pós-Graduação Stricto Sensu, que sobre elas emitirá parecer e as encaminhará ao Decanato de

Portanto, a partir da discussão dos indicadores citados acima para avaliar as condições do sistema financeiro brasileiro, este trabalho propõe trazer o debate sobre a relação entre a

Num estudo de 12 semanas em crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 11 anos [n=257] tratadas com salmeterol/propionato de fluticasona 50/100 ou salmeterol 50 microgramas

documentos exigidos neste edital, no mesmo portal onde efetuou a sua inscrição para o Processo Seletivo. Após os documentos serem validados pela Secretaria Acadêmica o

35 O sistema internacional de soft law da OIT tem legitimidade normativa decorrente não somente da vontade do Brasil em fazer parte da Organização, como também pelo fato de as

Para tanto essa avaliação dos investimentos o método tradicional de análise de viabilidade econômica é muito utilizado, pois nele é possível fazer uma

Portanto, o objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia do clareamento dental, in vitro, realizado em dentes com bráquetes ortodônticos e com diferentes agentes clareadores, a fim