• Nenhum resultado encontrado

Aepal12 Ficha Form6

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aepal12 Ficha Form6"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

GRUPO I GRUPO I Educação literária Educação literária A. A. 55 10 10 15 15  Aqui o m

 Aqui o mar acaba ar acaba e a terra e a terra principia. Chove principia. Chove sobre a cidsobre a cidade pálida, as ade pálida, as águas do riáguas do rio correm o correm turvasturvas de barro, há cheia nas lezírias. Um barco escuro sobre o fluxo soturno, é o Highland Brigade que de barro, há cheia nas lezírias. Um barco escuro sobre o fluxo soturno, é o Highland Brigade que vem atracar ao cais de Alcântara. O vapor é inglês da Mala Real, usam-no para atravessar o vem atracar ao cais de Alcântara. O vapor é inglês da Mala Real, usam-no para atravessar o  Atlântico, entre Lisboa e Buenos Air

 Atlântico, entre Lisboa e Buenos Aires, como uma lançadeires, como uma lançadeira nos caminhos do mar, a nos caminhos do mar, para lá, para cá,para lá, para cá, escalando sempre os mesmos portos, La Plata, Montevideo, Santos, Rio de Janeiro, Pernambuco, escalando sempre os mesmos portos, La Plata, Montevideo, Santos, Rio de Janeiro, Pernambuco, Las Palmas, por esta ou inversa ordem, e, se não naufragar na viagem, ainda tocará em Vigo e Las Palmas, por esta ou inversa ordem, e, se não naufragar na viagem, ainda tocará em Vigo e Boulogne-sur-Mer, enfim entrará o Tamisa como agora vai entrando o Tejo, qual dos rios o maior, Boulogne-sur-Mer, enfim entrará o Tamisa como agora vai entrando o Tejo, qual dos rios o maior, qual a aldeia. Não é grande embarcação, desloca catorze mil toneladas, mas aguenta bem o mar, qual a aldeia. Não é grande embarcação, desloca catorze mil toneladas, mas aguenta bem o mar, como outra vez se provou nesta travessia, em que, apesar do mau tempo constante, só os como outra vez se provou nesta travessia, em que, apesar do mau tempo constante, só os aprendizes de viajante oceânico enjoaram, ou os que, mais veteranos, padecem de incurável aprendizes de viajante oceânico enjoaram, ou os que, mais veteranos, padecem de incurável delicadeza do estômago, e, por ser tão caseiro e confortável nos arranjos interiores, foi-lhe dado delicadeza do estômago, e, por ser tão caseiro e confortável nos arranjos interiores, foi-lhe dado carinhosamente, como ao Highland Monarch, seu irmão gémeo, o íntimo apelativo de vapor de carinhosamente, como ao Highland Monarch, seu irmão gémeo, o íntimo apelativo de vapor de família. Ambos estão providos de tombadilhos espaçosos para sport e banhos de sol, pode-se jogar, família. Ambos estão providos de tombadilhos espaçosos para sport e banhos de sol, pode-se jogar, por exemplo, o cricket, que, sendo jogo de campo, também é exercitável sobre as ondas do mar, por exemplo, o cricket, que, sendo jogo de campo, também é exercitável sobre as ondas do mar, deste modo se demonstrando que ao império britânico nada é impossível, assim seja essa a deste modo se demonstrando que ao império britânico nada é impossível, assim seja essa a vontade de quem lá manda. Em dias de amena meteorologia, o Highland Brigade é jardim de vontade de quem lá manda. Em dias de amena meteorologia, o Highland Brigade é jardim de crianças e paraíso de velhos, porém não hoje, que está chovendo e não iremos ter outra tarde. Por crianças e paraíso de velhos, porém não hoje, que está chovendo e não iremos ter outra tarde. Por trás dos vidros embaciados de sal, os meninos espreitam a cidade cinzenta, urbe rasa sobre colinas, trás dos vidros embaciados de sal, os meninos espreitam a cidade cinzenta, urbe rasa sobre colinas, como se só de casas térreas construída, por acaso além um zimbório alto, uma empena mais como se só de casas térreas construída, por acaso além um zimbório alto, uma empena mais

FICHA FORMATIVA FICHA FORMATIVA 66

(2)

GRUPO II Leitura | Gramática

Quantas formas pode assumir a dor?

5

10

15

20

 A questão em título é central nos oito textos que compõem a belíssima coletânea de contos Uma

Dor Tão Desigual . O prefácio desvenda-nos a génese da escrita deste livro, revelando-nos que partiu

do desafio lançado, em boa hora, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, a oito conceituados escritores. Em resposta, Afonso Cruz, Dulce Maria Cardoso, Gonçalo M. Tavares, Joel Neto, Maria Teresa Horta, Nuno Camarneiro, Patrícia Reis e Richard Zimler oferecem-nos um conjunto de textos que surpreendem e desafiam os leitores a entrarem em universos povoados por medos, obsessões, doenças, traumas. As dores retratadas são tão desiguais quanto desiguais são os textos que as narram, e esta é incontestavelmente uma das riquezas da obra.

No título, ressoam ecos da lírica de Camões pelo viés da citação de um verso da conhecida redondilha “Foi-se gastando a esperança”, que se prolongam e se desenvolvem nas efabulações, ao retratarem existências marcadas por sofrimento e incompletude. O diálogo com a poesia renascentista faz-se ainda com a citação de um poema do não menos brilhante Sá de Miranda, “Comigo me desavim”, colocado em abertura  do corpo do texto, que dá mote à coletânea, constituindo-se a presença destes textos como marca e sinal da imutabilidade das emoções, que desde o século XVI até aos nossos dias têm caracterizado a existência do Homem.

 Ao longo dos oito contos, com registos discursivos, ritmos e perceções da temática diferentes, toma forma uma galeria de personagens fascinantes, enigmáticas e desconcertantes que partilham uma mesma condição, a de viverem em desequilíbrio que, sendo experienciado de forma desigual por cada indivíduo, assume dimensões que embora diferenciadas carregam sempre com elas a enfermidade e a dor.

(3)

4. O título da obra

A.apresenta relações intertextuais com a poesia renascentista. B.é “Quantas formas pode assumir a dor?”

C.é a resposta à pergunta: “Quantas formas pode assumir  a dor?” D.é desvendado no prefácio.

5. No segundo período do texto, os pronomes pessoais desempenham funções sintáticas de A.complemento direto.

B.complemento oblíquo. C.complemento do nome. D.complemento indireto.

6. O pronome relativo, no segundo período do texto, retoma a expressão A.“a génese da escrita deste livro”.

B.“nos”. C.“prefácio”.

D.“a belíssima coletânea de contos”.

(4)

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO GRUPO I  ... 100 pontos

EDUCAÇÃO LITERÁRIA

A...

1. ... 20 pontos

•  Aspetos de conteúdo (C) ... 12 pontos

Níveis Descritores do nível de desempenho Pontuação

4 Explicita, adequadamente, a perspetiva de Lisboa apresentada no texto, apresentando transcrições que comprovam a resposta.

12

3 Explicita, de modo não totalmente completo ou

com imprecisões, a perspetiva de Lisboa apresentada no texto, apresentando transcrições que comprovam a resposta.

9

2 Explicita, de modo incompleto, a perspetiva de Lisboa apresentada no texto, apresentando transcrições que comprovam a resposta.

6

1 Explicita a perspetiva de Lisboa apresentada no texto, sem apresentar transcrições que comprovam a resposta.

3

• Aspetos de estruturação do discurso e correção linguística (F) ... 8 pontos Estruturação do discurso (E) ... 4 pontos Correção linguística (CL) ... 4 pontos

Cenário de resposta

Neste excerto inicial do romance, o narrador coloca os olhos do leitor fora do navio a observar quem chega ao porto de Lisboa: “Um barco escuro sobre o

3. ... 20 pontos

• Aspetos de conteúdo (C) ... 12 pontos

Níveis Descritores do nível de desempenho Pontuação

4 Caracteriza, adequadamente, o barco que acaba de chegar ao porto de Lisboa, apresentando expressões ilustrativas.

12

3 Caracteriza, de modo não totalmente completo ou com imprecisões, o barco, exemplificando.

9 2 Caracteriza, de modo incompleto e com

imprecisões, o barco, exemplificando. 6 1 Caracteriza, de modo incompleto, o barco sem

exemplificar. 3

• Aspetos de estruturação do discurso e correção linguística (F) ... 8 pontos Estruturação do discurso (E) ... 4 pontos Correção linguística (CL) ... 4 pontos

Cenário de resposta

O barco que acaba de chegar ao porto de Lisboa é um navio inglês decrépito que se opõe simbolicamente ao brilho das naus de outrora que deram “novos mundos ao mundo”. É um “barco escuro” e “se não naufragar na viagem” aportará ainda em outras cidades. O barco “Não é grande embarcação”, “mas aguenta bem o mar”. Embora seja um barco soturno e com pouco brilho, em dias de sol “é jardim de crianças e paraíso de velhos”.

B

(5)

Pontuação atribuída aos aspetos de conteúdo (C)

Pontuação máxima dos aspetos de estruturação do discurso e correção linguística

(F)

3 pontos 3 pontos

GRUPO II  ... 50 pontos LEITURA / GRAMÁTICA

Chave

Item Versão 1 Versão 2 Pontuação

1. (A) 5 2. (C) 5 3. (B) 5 4. (A) 5 5. (D) 5 6. (A) 5 7. (B) 5 8. Síncope e crase. 5

9. Oração subordinada adjetiva relativa explicativa. 5 10. Sujeito e complemento direto. 5

N VEL INTERCALAR 6

 – Aborda lateralmente o tema proposto.  –  Mobiliza muito pouca informação e com

eficácia argumentativa reduzida:

• produz um discurso geralmente inconsistente e, por vezes, ininteligível; • não define um ponto de vista concreto; • apresenta um texto em que traços do tipo solicitado se misturam, sem critério, com os de outros tipos textuais.

3

Parâmetro Descritores do nível de desempenho(ETD) Pontuação

 –  Redige um texto bem estruturado, refletindo uma planificação adequada e evidenciando um bom domínio dos mecanismos de coesão textual:

• apresenta um texto constituído por três partes (introdução, desenvolvimento, conclusão), individualizadas, devidamente proporcionadas e articuladas entre si de modo consistente;

• marca corretamente os parágrafos; • utiliza, adequadamente, conectores diversificados e outros mecanismos de coesão textual.

10

N VEL INTERCALAR 8

 –  Redige um texto satisfatoriamente

(6)

Parâmetro Descritores do nível de desempenho (ETD) Pontuação

C

Léxico e adequação

discursiva

 – Mobiliza, com intencionalidade, recursos da língua expressivos e adequados (repertório lexical variado e pertinente, figuras de retórica e tropos, procedimentos de modalização, pontuação…).

 –  Utiliza o registo de língua adequado ao texto, eventualmente com esporádicos afastamentos, que se encontram, no entanto,  justificados pela intencionalidade do discurso

e assinalados graficamente (com aspas ou sublinhados).

5

NÍVEL INTERCALAR 4

 –  Mobiliza um repertório lexical adequado, mas pouco variado.

 –  Utiliza, em geral, o registo de língua adequado ao texto, mas apresentando alguns afastamentos que afetam pontualmente a adequação global.

3

N VEL INTERCALAR 2

 –  Utiliza vocabulário elementar e restrito, frequentemente redundante e/ou inadequado.  –  Utiliza indiferenciadamente registos de língua, sem manifestar consciência do registo adequado ao texto, ou recorre a um único registo inadequado.

(7)

© Areal Editores 7

GRELHA DE CORREÇ O – FICHA FORMATIVA 6

N.º Nome

Grupo I Grupo II Grupo III

D Total

 A1=20 A2=20 A3=20 B4=40 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10.

C=12 F=8 C=12 F=8 C=12 F=8 C=28 F=12 5 5 5 5 5 5 5 5 5 5 A=15 B=10 C=5 F=20 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33

Referências

Documentos relacionados

Nota: Visto que o atraso de enfileiramento e o componente variável do atraso de rede já são incluídos nos cálculos do buffer de controle de variação de sinal, o atraso total é,

num ritmo aproximado de uma flexão em cada 3 segundos, partindo da posição facial, mantendo o corpo em extensão, atingindo ou ultrapassando o nível de prestação definido (

Descrição do cargo: Realizar atividades de natureza especializada de nível superior, a fim de executar trabalhos relativos à área de habilitação profissional,

Desta forma, além de retardar a oxidação lipídica, o preparado desenvolvido apresentou benefícios como estabilização da cor e manutenção das características sensoriais

O valor do investimento baseia-se no valor de aquisição para alguns projetos do fundo e no método do fluxo de caixa descontado para outros, de acordo com as políticas do GPRE

Las Fue rzas Armadas fre nte a la salida política durante la última dictadura militar Arge ntina 197 6-1983, Cu adern os del Cen tro de In v esti gaci on es Soci o Hi stóri cas CISH

Todos os rios vão para o mar, contudo o mar nunca se enche; ainda que sempre corram para lá, para lá voltam a correr.. Todas as coisas

Depois de aqui ter estado em maio, na fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura a convite da DGLAB, o animador Jorge Serafim regressa à Biblioteca Municipal Eduardo