• Nenhum resultado encontrado

2- DESCRIÇÃO DOS DADOS COLETADOS ATRAVÉS DA ENTREVISTA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2- DESCRIÇÃO DOS DADOS COLETADOS ATRAVÉS DA ENTREVISTA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

ATIVIDADE ESTRUTURADA – DISCIPLINA – DIDÁTICA 1 – APRESENTAÇÃO DO ROTEIRO DE ENTREVISTA

A entrevista foi realizada na escola EMEF “Wladimir Salzano”, na cidade de Porto Ferreira- SP, situada na rua Batista Arnoni, nº 81, no Bairro Vila Santa Maria.

A professora entrevistada foi Érica Chiesa Campos, responsável pela turma do 1º Ano B, no período da tarde.

É composta por 25 alunos na faixa etária de 5-6 anos, turma mediana, onde alguns alunos apresentam dificuldades nos conteúdos de Língua Portuguesa.

Para a entrevista, foram realizadas 7 perguntas para a professora, nas quais envolvem a questão da importância do Planejamento Didático.

O roteiro de perguntas foram:

1- Qual a importância do Plano Didático?

2- Qual a sequência desse Plano? Como deve ser realizado? 3- Essa sequência de atividades ajuda na compreensão das aulas?

4- Os alunos conseguem entender e acompanhar a sequência das atividades?

5- Esse Plano Didático apresenta ligação com a rotina dos estudantes? 6- Existe alguma tecnologia que seja capaz de melhorar esse tipo de Plano Didático?

7- Na reta final, por que as crianças precisam ser avaliadas?

Essas questões foram respondidas com clareza pela professora, na qual alegou que esse Plano é de suma importância para todos os docentes, e que se todos soubessem de seu real valor, passariam maior tempo se dedicando a esse tipo de Planejamento, por ser uma atividade que envolve a turma toda e, todos ficam ansiosos para poder chegar ao resultado final.

2- DESCRIÇÃO DOS DADOS COLETADOS ATRAVÉS DA ENTREVISTA

Diante das perguntas apresentadas, os dados coletados de acordo com a entrevista, na qual chamou a atenção da entrevistadora foram:

(2)

Professora: O Plano Didático, é fundamental em qualquer modalidade de ensino, mas para a Educação Infantil e o Fundamental I, ele é essencial. Com esse Plano, além do professor ter uma organização da sequência das atividades, facilitará na compreensão e alfabetização das crianças. Isso significa que um Plano de Aula, pode pegar um número maior de aulas, tudo vai depender do conteúdo que o professor estiver trabalhando com a turma.

2- Qual a sequência desse Plano? Como deve ser realizado?

Professora: Geralmente, o professor deve pensar na turma, na disciplina que irá trabalhar, depois abordar o tema, apresentar os objetivos desse Plano Didático, a Metodologia, Recursos Didáticos para poder ministrar as aulas e no final, deve-se avaliar cada aluno.

3- Essa sequência de atividades ajuda na compreensão das aulas?

Professora: Sim. Quando o professor já está com a aula pronta, ele consegue ter uma visão maior e assim observar os alunos e ainda conseguir identificar aqueles que não estão compreendendo o conteúdo apresentado.

Quando o professor trabalha dessa forma, a própria turma participa mais, dá ideias e fica entusiasmada para realizar as atividades.

4- Os alunos conseguem entender e acompanhar a sequência das atividades do Plano Didático?

Professora: Sim. Principalmente pelo fato de o professor estar trazendo os exemplos para a aula e o aluno ajudar nessa atividade, pois ele aprende, quando participa, seja criando, recortando, colando, lendo ou escrevendo quando o exemplo está ali, logo em sua frente, onde possam estar tocando, trabalhando e vivendo a experiência, isso tudo facilita na aprendizagem e eles compreendem melhor.

5- Esse Plano Didático apresenta ligação com a rotina dos estudantes? Professora: Sim. O professor deve fazer com que a atividade realizada dentro da sala de aula, faça ligação com o dia a dia do aluno. A criança deve saber identificar a atividade realizada com as diversas situações do dia, como por exemplo: conseguir ler determinado aviso, placa, entre outras, resolver

(3)

determinadas contas, ligar os problemas da cidade e do ambiente de acordo com o que foi falado nas disciplinas de Ciências, História, Geografia, Arte e Educação Física, tudo de acordo com a sua idade e o que está sendo apresentado em sala de aula.

Isso tudo é um complemento, o que leva ao entendimento dos alunos.

6- Existe alguma tecnologia que seja capaz de melhorar esse tipo de Plano Didático?

Professora: A vida dos alunos geralmente gira em torno da tecnologia. Se caso quiser realmente chamar a atenção deles, o melhor é fazer isso no meio onde eles têm prática. Existem algumas ferramentas que sejam capazes de engajar os estudantes em novas experiências de aprendizado, e sendo assim, estarão cada vez mais interessados em praticar o que o professor ensina. Mas, existe uma certa idade para poder utilizar essas ferramentas, ou então, os próprios pais podem estar ajudando seus filhos em casa, a usar corretamente essa tecnologia que facilita a vida de todos nos dias atuais.

7- Na reta final, por que as crianças precisam ser avaliadas?

Professora: Para ver se a criança conseguiu compreender o conteúdo apresentado e analisar o que ela faz com esse conhecimento quando deve realizar atividades tanto individuais quanto em grupo. Quando a criança entende qual a função de determinada atividade, ela consegue colocar em prática de diversas formas e o professor deve estar avaliando a criança, perceber quais pontos ela conseguiu atingir e quais ainda apresenta determinada dificuldade, para que a criança não avance para outro item, sem ter entendido a atividade por completo. Se esta não conseguir atingir o objetivo da atividade, em outro momento, lá na frente, essa dificuldade pode prejudicá-la e consecutivamente a criança poderá desanimar e perder o interesse em aprender.

Com essas perguntas e de acordo com as respostas apresentadas pela professora, é fácil perceber a importância de se planejar as aulas, pois uma vez que se tem a sequência das atividades e do conteúdo que deverá ser trabalhado, o professor se sentirá mais seguro em trabalhar com a turma e

(4)

diante de toda organização, será mais fácil para a criança absorver todo aprendizado a ela oferecido.

3- ELABORAÇÃO DO PLANO DIDÁTICO

Disciplina: Língua Portuguesa – Fundamental I Turma: 1º Ano do Ensino Fundamental I

Plano de aula: Aprendizagem através de Rótulos e Embalagens - 1º Ano Tema: Leitura de Rótulos e Embalagens

Tempo Estimado: 5 Aulas de Língua Portuguesa Escola: EMEF Prof. “Noraide Mariano”

Professora: Amanda B. Sette

Objetivos Geral

Fazer com que a criança aprenda as letras do alfabeto através de Rótulos e Embalagens.

Específicos

- Leitura de diferente rótulos;

- Estimular a curiosidade e analisar as diferentes informações encontradas nos rótulos dos alimentos.

Justificativa

Esse plano Didático se justifica, pelo fato de poder trabalhar com os rótulos dos diferentes produtos encontrados nos supermercados nos quais podem ser grandes aliados no processo de alfabetização e letramento.

Recursos Didáticos

Para a realização das atividades, serão necessários utilizar alguns materiais, como:

- Diversos rótulos de alimentos trazidos pelos alunos;

(5)

- Fitas adesivas, Cola, Tesoura, Lápis (Lápis de Cor), Barbante e Saquinhos Plásticos para guardar os rótulos e embalagens para serem colocados no varal da sala.

Metodologia

A atividade será realizada em 5 aulas de Língua Portuguesa, que serão dividias em 5 momentos.

1º Momento (1ª Aula): Estudando o alfabeto através de rótulos

O professor deve explicar para a turma e mostrar que através de rótulos e embalagens, encontram-se todas as letras do alfabeto. Isso tudo é muito comum, porque as palavras fazem parte da nossa vida e que por isso, devemos aprendê-las de forma correta.

a) Pedir para que os alunos tragam diferentes rótulos para a sala de aula; b) Organizar junto com a turma um alfabeto com os rótulos;

c) Incentivar diariamente a leitura dos rótulos (leitura coletiva, leitura individual, observar a quantidade de letras nas palavras, letra inicial e final).

2º Momento (2ª Aula): Faz de conta!

Brincando de Supermercado ou Vendinha na sala de aula. Nesse momento, o professor pode ainda falar sobre a forma como se deve fazer compras, que é uma atividade que os pais deles fazem e que nessa atividade, é fundamental fazer determinadas observações do produto que será comprado. - Solicitar para que os alunos tragam embalagens de diversos produtos para a sala de aula;

- Tirar xerox de dinheirinho para a turma e reservar em envelopes com nomes.

- Com a ajuda dos alunos, montar uma vendinha em sala de aula, utilizando as mesas ou caixas de papelão para fazer as divisórias;

- Incentivar a brincadeira e registrar as observações necessárias.

3º Momento (3ª Aula): Leitura de rótulos

(6)

Com os alunos sentados em círculos, a professora promoverá uma ampla leitura dos rótulos. Ela orientará aos alunos para que observe os rótulos para descobrirem as informações que eles trazem como:

- Nomes dos produtos; - Marca dos produto;

- Data de fabricação e validade; - Quantidade;

- Utilidade;

- Código de barras; - Slogan da marca. A exemplo tem-se: TODDY - Slogan do TODDY

- As propagandas: Toddy, sabor que alimenta! - Slogan Nescau -

- Energia que dá gosto.

Esse momento será um momento de descobertas para a criança. Desta forma, é necessário dar a oportunidade para ela falar da embalagem/rótulo que trouxe.

4ª Momento (4ª Aula) - Montando cartazes com Rótulos

A professora pedirá para que os alunos formem grupos de quatro elementos para a confecção de cartazes.

Neste momento, a professora sorteará entre os grupos os itens discutidos na aula anterior;

Cada grupo deverá ilustrar o cartaz, recortando dos seus rótulos e colando o item sorteado para o seu grupo: código de barra, marca, entre outros;

Um participante, escolhido pelo grupo, escreverá no cartaz o que significa o seu item:

Produto - é o objeto ou alimento que vem dentro das embalagens: sabonete, lápis, refrigerante, etc.

(7)

Código de barra - é um símbolo que aparece nos rótulos e serve para indicar o preço do produto. É um retângulo com vários tracinhos diferentes que será lido por um computador.

Marca - é o nome próprio do produto: Lux, Faber Castel, Antártica. Data de fabricação - diz quando o produto foi feito.

Validade - informa até quando o produto estará bom para ser usado. Utilidade - é a informação que nos diz para que serve o produto.

5ª Momento (5ª Aula) - Apresentação de trabalhos

Apresentação oral dos trabalhos: cada grupo apresentará seu trabalho para toda a turma, explicando também para eles o significado do seu item. Deve-se fazer a exposição dos cartazes no mural da sala para apreciação de todos.

Esse procedimento poderá ser utilizado com diferentes segmentos de produtos: Alimentícios, de limpeza, de higiene, etc.

AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada através da observação e assim verificar se os alunos interagiram em grupo e se trouxeram os rótulos solicitados para sala de aula.

Deve ser analisado a questão de como está a leitura, se já são capazes de ler ou se antecipam a leitura porque já conhecem os rótulos e embalagens, se já sabem buscar informações nas embalagens e se reconhecem dinheiro e seu determinado valor.

REFERÊNCIAS

BUTT, Graham. O planejamento de aulas bem sucedidas. São Paulo: Special Book Serveces Livraria, 2006.

PLANO DE AULA NO ENSINO FUNDAMENTAL.

https://www.passeidireto.com/arquivo/36898944/plano-de-aula-ensino fundamental. Acesso em 9 Mai 2018.

(8)

SHILLER, Pam. Ensinar e aprender brincando: mais de 750 atividades para educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Referências

Documentos relacionados

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

AC AC TROMBONE II a VIII JLA JLA METAIS 4. AC AC

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Még épp annyi idejük volt, hogy gyorsan a fejük búbjáig húzták a paplant, és Mary Poppins már nyitotta is az ajtót, és lábujjhegyen átosont a

Sense of coherence is derived from the salutogenic theory, which investigates the factors that allow the maintenance of health, and is divided into three com- ponents:

148/157, sustenta a apelante, em síntese: que os documentos juntados aos autos não comprovam que a morte dos bovinos tenha se dado em razão de descarga elétrica; que o boletim

One of the main strengths in this library is that the system designer has a great flexibility to specify the controller architecture that best fits the design goals, ranging from