• Nenhum resultado encontrado

Intensivo Aula 1 nocoes informatica

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Intensivo Aula 1 nocoes informatica"

Copied!
149
0
0

Texto

(1)

Material de Apoio às videoaulas

Este material é parte integrante do acervo do Aprova Concursos, mais informações www.aprovaconcursos.com.br

Noções de Informática – INSS 2013

Professor Ricardo Beck

Complemente seus estudos!

Você está acessando o material complementar das aulas da disciplina de

Noções de Informática que integram o curso preparatório para o concurso INSS

2013.

Recomendamos que você utilize este material no decorrer do curso para que

possa complementar o seu estudo através de consultas, prática de exercícios e

revisão de conceitos apresentados durante as aulas pelo professor Ricardo

Beck.

Como esta apostila contempla todos os assuntos que serão abordados nas

aulas de Noções de Informática, não serão disponibilizados arquivos em PDF

isolados em cada aula.

Bons estudos.

(2)

Informática para Concursos

Prof. Ricardo Beck

Software e Sistema Operacional Windows Software

Precisamos ficar atentos quanto à questão da licença de uso, observe:

Classificação Descrição

Demo ou Trial Versão do software para que o usuário possa testá-lo. Em alguns casos o software vem apenas com um módulo, caso o usuário tenha interesse é necessário adquirir a licença de uso.

Shareware Neste caso o software oferece um prazo para que o usuário realize testes e verifique se o software atende suas necessidades. Este prazo pode variar de acordo com o software e quando o prazo encerra o software dá a opção ao usuário de adquirir ou não a licença de uso.

O termo “share” em inglês significa compartilhar. Malware Nos dias de hoje sinônimo

de dor de cabeça, os softwares maliciosos ou “malicious software”, englobam os vírus de computador, softwares espiões e todas as variantes de programas Classificação Descrição

que prejudicam o usuário. No capítulo de Internet analisaremos a fundo os malwares.

Adware O termo vem de “Advertising Software”, ou seja, um software que além do seu propósito, apresenta propagandas ao usuário, alguns destes softwares acabam sendo classificados como malwares, em virtude de invadirem a privacidade do usuário. Freeware (Software Gratuito)

Neste caso são softwares que não necessitam de licença de uso, ou seja, basta o usuário instalar em seu computador e utilizá-lo sem receito de estar cometendo um ato de pirataria. São softwares gratuitos em alguns casos chamados de software livre, que normalmente estão submetidos a licenças públicas de utilização de software. Código Aberto (OpenSource)

Normalmente este tipo de software é um software freeware, mas isso não é regra. O conceito de código aberto (fonte aberto), significa que junto com o software existe a possibilidade do usuário verificar como ele foi produzido, as linhas de código que formam o software. Para usuários básicos esta situação não traz muitos benefícios e como dar uma receita de bolo para uma pessoa que não sabe cozinhar, ela terá muitas dificuldades

(3)

Informática para Concursos

Prof. Ricardo Beck

Classificação Descrição

para adaptar a receita. Existem softwares pagos (licenciados) que possuem o código aberto, porém, como já comentado, é comum encontrarmos esta situação em software gratuitos.

Licenciado (Proprietário)

Neste caso é necessária a licença de uso, ou seja, caso o usuário instale o software em seu computador sem a licença, o software estará de forma irregular, normalmente trazendo diversos transtornos, como, caso o usuário tente atualizar o software pela Internet, em determinados softwares a atualização verifica se o software é original ou não, que é o caso do sistema operacional Windows XP. Em determinados casos em que o usuário instale softwares licenciados de forma irregular, em alguns casos poderá arcar com multa e processo judicial. Arquivos e Pastas

O arquivo representa a informação propriamente dita, ele pode conter imagens, textos, planilhas, informações

técnicas para o computador, bibliotecas para consultas, sons, vídeos, enfim para cada tipo de informação teremos um tipo de arquivo. Já a pasta na sua concepção tem a funcionalidade de organizar os arquivos, e podemos ter subpastas, ou seja, uma pasta dentro da outra, com isso criando uma estrutura de pastas.

Dica: é muito importante saber que pasta é um sinônimo de diretório, fique atento encontraremos em muitos testes o termo diretório.

Sistema Operacional

Este tipo de software é o mais importante em nosso computador, pois vai gerenciar a memória, processador, disco rígido e periféricos, ou seja, é o canal de comunicação do usuário com o hardware. Nos dias de hoje os sistemas operacionais mais utilizados são Windows XP, Windows Vista, Windows 7 e Distribuições Linux.

(4)

Informática para Concursos

Prof. Ricardo Beck

Sistemas Operacionais Windows

A seguir observaremos algumas características do sistema operacional Windows

Tecnologia Plug and Play (PnP)

Cada hardware é dotado desta tecnologia, antigamente os dispositivos não possuíam esta funcionalidade, hoje em dia todo podemos encontrar em todos este recurso. Quando instalamos um novo dispositivo de hardware em nosso computador o nosso sistema operacional, no caso o Windows, reconhece o dispositivo automaticamente, isto porque, o hardware é dotado da tecnologia Plug and Play e o sistema operacional entende esta tecnologia. Desta forma observamos a informação de que um novo hardware foi encontrado e é solicitada a instalação do programa que faz o novo hardware integrar-se com o restante do hardware (CPU, RAM, placa mãe) e com o sistema operacional. Imagine que cada hardware fala um “idioma” e o sistema operacional precisa “conversar” com todos, então o nome deste programa que instalamos para que o hardware funcione corretamente denomina-se driver, este termo é muito importante para concursos.

Quando compramos qualquer dispositivo de hardware, normalmente, ele vem com o CD de instalação, o programa que está neste CD é o driver, no caso de perda ou extravio do CD de instalação de determinado hardware, o fabricante disponibiliza o driver na sua página na Internet.

Atenção: Não confundir com o termo drive, que corresponde a uma unidade de leitura e gravação, como o caso do drive de disquete.

Dica: Fique atento, pois a sigla para este recurso é PnP e é muito cobrada por elaboradores de provas.

É fundamental conhecermos os nomes dos itens que compõe a tela do Windows, estes termos serão utilizados ara elaborar questões, observe a seguir a imagem da área de trabalho do Windows XP, com seus respectivos componentes.

(5)

Informática para Concursos

Prof. Ricardo Beck

Observe a nomenclatura dos itens indicados na imagem. Lembre-se estes são alguns itens que compõe a tela inicial do Windows, outros componentes serão apresentados no decorrer do capítulo.

Nome Função

01 Área de trabalho Também chamada de desktop, esta área funciona como se fosse uma pasta, ou seja pode conter pastas e arquivos, além disso ela compõe a tela padrão do sistema operacional onde trabalhamos com as janelas de arquivos e programas. 02 Menu Iniciar

Ao clicar no botão é apresentado o menu indicado na imagem. Este menu é o, principal, ponto de partida para todas as funcionalidades do Windows.

03 Ícones Na imagem podemos observar itens que levam, no exemplo, ao editor de textos Microsoft Word e ao navegador Internet Explorer, porém por hora é importante saber que estes pequenos desenhos que apresentam programas, arquivos, ferramentas ou pastas são denominados ícones. Cada ícone possui sua imagem e um nome correspondente, analisaremos mais afundo estes itens no decorrer deste capítulo. 1 3 4 2 5 6 7 8 9 10

(6)

Informática para Concursos

Prof. Ricardo Beck

Nome Função

04 Janelas Na imagem observamos uma janela do utilitário Calculadora, para ilustrar que os programas e janelas são apresentados na área de trabalho.

05 Botão Iniciar Ao acionar este botão o menu iniciar será apresentado. 06 Barra de ferramentas

Inicialização Rápida

Nesta barra é possível colocar atalhos para os programas mais utilizados pelo usuário, com apenas um clique do mouse é possível executar o programa ou arquivo correspondente. O ícone tem a função de Mostrar área de trabalho, ou seja, faz com que todas as janelas sejam minimizadas na barra de tarefas, com isso liberando a visualização da área de trabalho, caso o usuário pressionar esta tecla novamente as janelas são apresentadas novamente na última posição, antes do primeiro acionamento do recurso.

07 Barra de Tarefas Nesta barra encontramos o botão iniciar, barras de ferramentas como inicialização rápida, programas carregados em segundo plano, relógio, além dos programas que estão carregados na memória do computador. Quando iniciamos um software uma ocorrência deste software é apresentada na barra de tarefas, e uma parte da memória RAM é utilizada, quando fechamos o programa o espaço em memória é liberado. Na imagem podemos observar que o editor de textos Microsoft Word e a Calculadora estão carregados. Dependendo do programa tem a necessidade de mais memória ou menos, por exemplo, o Word utiliza mais memória se comparado com a Calculadora, quando verificarmos o gerenciador de tarefas fixaremos este conteúdo.

08 Windows Media Player Na imagem podemos observar o programa Windows Media Player acoplado na barra de tarefas, quando estudarmos este software verificaremos este recurso.

09 Área de notificação (SystemTray)

Quando inicializamos nosso computador alguns programas são carregados para otimizar sua utilização, é o caso dos antivírus, programas de controle de impressoras, programas para configuração de hardware, entre outros. Mas atenção quanto mais itens você observar nesta área mais “coisas” seu computador tem que carregar na memória RAM, com isso observaremos certa lentidão na inicialização do computador. Observe que o botão tem a funcionalidade de exibir os ícones ocultos, expandindo esta área, observe, , para retornar a posição anterior basta aguardar um pouco ou clicar em . 10 Relógio do sistema Quando estudarmos o Painel de Controle do Windows

(7)

Informática para Concursos

Prof. Ricardo Beck

Nome Função

Analisaremos como configurar o relógio, por hora é importante saber que o relógio localiza-se na barra de tarefas, caso o usuário posicionar o mouse sobre o relógio será apresentada a data corrente.

Dica: Para alternar entre as janelas abertas na barra de tarefas podemos utilizar as funcionalidades da combinação de teclas ALT+TAB.

Dica: a função Mostrar área de trabalho ( ) também pode ser acionada pela combinação de teclas (tecla Windows)+ D.

Janelas

Agora que conhecemos os principais componentes da tela inicial do Windows XP, é importante conhecer os componentes da janela. Como já comentamos as janelas dão nome ao sistema operacional (Windows), portanto fique muito atento a nomenclatura dos itens a seguir:

Item Nome Função

01 Funções de

apresentação da janela

Nesta área encontramos algumas das opções mais cobradas em concursos públicos, observe os itens 1 2 3 4 5 6 7 8 9

(8)

Informática para Concursos

Prof. Ricardo Beck

Item Nome Função

indicados pelo número 1, . O item corresponde a função minimizar, ou seja, recolhe a janela em questão para a barra de tarefas, para retorna-la a área de trabalho basta clicar na indicação desta janela na barra de tarefas. O botão corresponde a função maximizar, ou seja, faz com que a janela ocupe toda a área de trabalho, após maximizar a janela podemos observar que o ícone transforma-se em restaurar que tem a função de retornar a janela para sua posição anterior. E finalmente o botão que corresponde a função fechar, ou seja, fecha a janela ativa, liberando espaço na memória. A tecla de atalho para esta função é ALT + F4. 02 Barra de título Nesta barra é apresentado o nome da janela, este nome é

repetido na ocorrência da janela na barra de tarefas. 03 Barra de menus A barra de menus traz várias funcionalidades, algumas não

serão apresentadas neste livro em função do número de opções apresentadas e não esquecendo que precisamos focar nosso estudo em provas para concursos públicos. 04 Barra de ferramentas

Botões padrão

Nesta barra encontramos algumas funções para navegação e apresentação de arquivos, na sequência do capítulo estudaremos afundo estas opções.

05 Barra de endereços Esta barra apresenta o dispositivo e local de visualização dos arquivos, também pode ser utilizada para navegação na Internet, com o computador ligado a Internet, basta digitar o endereço desejado e clicar em que a página em questão será apresentada. Através desta barra podemos verificar as principais áreas do computador, como discos rígidos, unidades ópticas, painel de controle, entre outros itens, para isso basta clicar no botão . 06 Painéis de tarefas

comuns

Nesta área da janela podem ser apresentadas tarefas específicas para os arquivos, informações sobre arquivos selecionados, como também a estrutura de pastas do dispositivo selecionado, estes assuntos serão analisados no decorrer do capítulo.

Um dos itens apresentados neste painel é referente aos detalhes do item selecionado, observe a imagem quando um arquivo de texto é selecionado.

(9)

Informática para Concursos

Prof. Ricardo Beck

Item Nome Função

07 Barra de rolagem Na imagem podemos observar a barra de rolagem vertical, porém também encontramos a barra de rolagem horizontal. Quando as informações não cabem na janela são disponibilizadas barras de rolagem, os botões encontrados para rolar a barra são e para barras verticais e e para horizontais, ainda é possível utilizar o bloco retangular que fica na barra.

08 Área de trabalho da janela

Nesta área são apresentados os arquivos e pastas.

09 Menu de controle O menu de controle pode ser acessado com um clique simples com o botão esquerdo do mouse, ou a combinação de teclas ALT + Espaço. Neste menu é possível realizar toda a parte de movimentação e posicionamento da janela.

Dica: Através do menu Exibir encontramos a opção Barra de status, que apresenta na parte inferior da janela a barra de status que fornece uma série de informações sobre itens da janela. No Windows XP, por padrão, esta barra vem desativada.

Dica: No Windows 7 não é apresentada a barra de menus, para apresentá-la basta pressionar a tecla ALT.

(10)

Informática para Concursos

Prof. Ricardo Beck

Menu Iniciar

O ponto de início do trabalho com o sistema operacional Windows XP é, normalmente realizado através do menu Iniciar, para ativar este menu basta clicar uma vez no ícone

e o seguinte menu será apresentado:

Item Nome Função

01 Indicação do usuário

Como o Windows XP é um sistema multiusuário, que possibilita a inscrição de mais uma pessoa na utilização do mesmo computador, esta área apresenta o usuário que está “logado” no sistema.

02 Área para programas de navegação e correio

O Windows disponibiliza a possibilidade de o usuário deixar os ícones para seus programas preferidos para navegação na internet e gerencia de e-mails.

03 Programas frequentemente utilizados

Apresenta a lista dos programas mais utilizados pelo usuário, desta forma facilitando a inicialização de programas utilizados diariamente pelo usuário. Ele lista pode ser limpa através das funcionalidades encontradas nas propriedades do botão Iniciar, para acessar esta área basta aplicar um 1 2 3 4 5 6 7 8 9

(11)

Informática para Concursos

Prof. Ricardo Beck

Item Nome Função

clique com o botão direito do mouse sobre o botão Iniciar e escolher a opção propriedades e em seguida clicar no botão Personalizar.

04 Todos os programas

Quando instalamos um novo software, normalmente, é adicionado um atalho para facilitar a inicialização do programa. Portanto é através deste item que o usuário pode iniciar programas que foram corretamente instalados no computador. Os atalhos para os programas são apresentados em uma estrutura de pastas, observe:

05 Fazer logoff Apresenta a possibilidade de o usuário desconectar-se do computador sem a necessidade de reiniciá-lo, ideal para troca de usuários. Ao acionar esta opção serão apresentadas duas situações: que permite a troca de usuário rápida, preservando a área de trabalho do usuário anterior, para quando retornar não exista a necessidade de abrir novamente todos os programas e arquivos que estavam sendo utilizados, já a opção efetivamente encerra a seção de uso do usuário, isso significa fechar todos os programas e arquivos e apresentar a tela para que o novo usuário faça o logon no sistema, procedimento semelhante ao de reiniciar o Windows, só que apenas encerra a parte referente ao usuário.

06 Atalhos para as principais pastas do computador

Nesta área encontramos atalhos para as pastas mais utilizadas no computador, como também acesso aos computadores ligados em rede. A opção é fundamental para concursos públicos, nesta área podemos encontrar os 15 últimos arquivos abertos no computador, estes arquivos são apresentados em ordem alfabética. Observe o menu Documentos recentes

(12)

Informática para Concursos

Prof. Ricardo Beck

Item Nome Função

07 Área de configuração do computador

Neste local podemos acessar o Painel de Controle, área fundamental para realização de configurações no computador, porém encontramos também recursos para facilitar a configuração de determinadas situações como impressoras e dispositivos de rede, mas estas opções também podem ser encontradas no Painel de Controle.

08 Opções gerais

Neste local encontramos recursos de ajuda , ferramenta de pesquisa e um recurso para acesso direto a programas , através desta última opção é possível abrir arquivos ou programas, por exemplo, caso o usuário acesse a opção e digite “calc” será iniciada a calculadora do Windows, caso digite “cmd” será apresentada a área de prompt de comando, semelhante ao antigo sistema operacional MS-DOS.

09 Desligar computador

Através desta opção é possível encerrar o Windows, porém existem algumas opções a saber, observe a janela apresentada ao acionar a opções

A opção reduz o consumo de energia do computador, desligando dispositivos como discos rígidos, monitor entre outros, porém o Windows continua carregado na memória RAM. Caso o usuário clicar nesta opção pressionando a tecla SHIFT, será iniciado o modo de hibernar, ou seja, todo o estado da área de trabalho do usuário, é gravado em uma arquivo no HD e o computador é desligado, quando o computador for religado este arquivo, com todo estado da área da trabalho é carregado na memória RAM.

A opção encerra a seção de uso, ou seja, fecha todos os programas e arquivos que o usuário está utilizando e desliga o computador.

(13)

Informática para Concursos

Prof. Ricardo Beck

Item Nome Função

A opção da mesma forma que em Desativar, encerra a seção, porém ao invés de desligar o computador, reinicializa o sistema.

Dica: para ativar o menu iniciar utilizando o teclado podemos utilizar a combinação de teclas CTRL+ESC ou a tecla Windows, também conhecida como WinKey.

Alguns concursos apresentam a pasta Acessórios do Windows, quando existe esta referência devemos levar em consideração as seguinte situações:

A pasta “Acessórios” do menu

do Windows XP

Na imagem observamos a pasta

expandida com as possíveis opções, inclusive com sua subpasta

.

Acessando os dispositivos de armazenamento

Conforme observamos no capítulo de hardware existem dispositivos que armazenam nossos dados, o Windows faz referencia a estes itens utilizando letras, a estas letras damos o nome de unidades, para cada dispositivo, ou partição lógica de um disco rígido existe a atribuição de uma letra de unidade. Observe os ícones de possíveis unidades.

Apesar de obsoletos, os drives de disquete também recebem letras de unidade. Por padrão são reservadas as letras A: e B:.

(14)

Informática para Concursos

Prof. Ricardo Beck

13

Este material é parte integrante do acervo do Aprova Concursos, mais informações www.aprovaconcursos.com.br

O ícone representa partições de discos rígidos, portanto em computadores que possuem apenas um disco rígido e dividido em duas partições, será atribuída uma letra de unidade para cada partição. No exemplo acima, apesar do Windows identificar 4 discos rígidos diferentes, existe um disco rígido com quatro partições (que podem possuir tamanhos diferentes).

Assim como os discos rígidos, as unidades de leitura óptica como gravadores de CD e DVD também recebem letras de unidade, normalmente, a próxima letra livre no sistema

Este item indica dispositivos removíveis, com pen drives e cartões de memória, quando inserimos este dispositivo na porta USB ele é automaticamente reconhecido pelo Windows e uma letra de unidade é atribuída.

Dica: Os dispositivos como pen drives e cartões de memória são extremamente sensíveis, então para evitar qualquer problema que danifique o dispositivo é necessário encerra-lo, para isso observe na área de notificação o ícone aplique um clique simples com o botão esquerdo do mouse e na lista de dispositivos que será apresentada clique, novamente, no dispositivo que deseja parar, aguarde até que o Windows informe que o dispositivo pode ser removido com segurança e retire da porta USB. Este simples procedimento preserva este tipo de dispositivo. Observe a informação do Windows autorizando retirada de um pen drive.

(15)

Informática para Concursos

Prof. Ricardo Beck

14

Este material é parte integrante do acervo do Aprova Concursos, mais informações www.aprovaconcursos.com.br

Imagine que outros computadores podem estar conectados em rede, para acessar pastas, ou discos rígidos em outros computadores podemos mapear unidades de rede, e para cada local de rede mapeado atribuiremos uma letra de unidade também.

Compartilhamento

Compartilhamento é o recurso que utilizamos para disponibilizar acesso à dispositivos pela rede, podemos fazê-lo com impressoras, pastas, unidades entre outros.

Observe o exemplo de compartilhamento entre unidades de disco. Imagine a situação onde são apresentados dois computadores conforme a imagem a seguir:

Computador 01 Computador 02

(16)

Informática para Concursos

Prof. Ricardo Beck

15

Este material é parte integrante do acervo do Aprova Concursos, mais informações www.aprovaconcursos.com.br

Caso o computador 02 desejar compartilhar uma pasta ou toda a sua unidade C: para o computador 01, é muito comum que o usuário do computador 01 crie um mapeamento de rede, normalmente utilizado quando é frequente a consulta ao local disponibilizado. Para que esta situação funcione basta que o usuário do computador 02 compartilhe os dados utilizando as funcionalidades de compartilhamento do Windows, para isso basta aplicar um clique com o botão direito do mouse sobre o item que deseja compartilhar e escolher a opção Compartilhamento e segurança. Observe:

Em seguida ativar o compartilhamento

Assim que ele realize esta configuração a unidade será apresentada da seguinte

forma , agora para o usuário mapear a unidade é necessário conhecer o nome do computador que possui os itens compartilhados, para isso basta aplicar um clique simples com o botão direito do mouse sobre o ícone do e escolher a opção propriedades, clicar na guia

.

Supondo que o nome do computador 02 seja “comp02”, para acessá-lo pela rede basta utilizar as funcionalidades do recurso localizado no menu iniciar e na área apresentada digitar \\nomedocomputador ou seja, “\\comp02” e clicar em .

Computador 01 Computador 02

(17)

Informática para Concursos

Prof. Ricardo Beck

16

Este material é parte integrante do acervo do Aprova Concursos, mais informações www.aprovaconcursos.com.br

Já para mapear a unidade de rede, de forma que, toda a vez que o usuário inicie seu computador este local esteja configurado, basta clicar no menu Ferramentas, encontrado no utilitário Windows Explorer, e selecionar a opção Mapear unidade de rede..., informar o endereço e clicar em concluir.

Pronto, no computador 01 encontraremos uma unidade denominada z: que acessa a área compartilhada do computador02. Arquivos e Pastas

Como já comentamos no capítulo anterior as informações dos computadores são organizadas em arquivos e pastas, agora vamos entender como o Windows trabalha com estes itens.

Precisamos conhecer algumas particularidades na criação de pastas e arquivos, não podemos utilizar qualquer caractere para nomeá-los, observe, se tentarmos utilizar caracteres como \ | / : “ * ? < > o Windows naco permitirá a alteração do nome do arquivo ou pasta.

Porém podemos criar uma estrutura de pastas para organizar nossos arquivos, ou seja, podemos ter subpastas.

Tipos de arquivos

É praticamente conhecermos tosos os tipos de arquivos que existem no mundo, porém os mais comuns precisaremos conhecer. Dica: os ícones referentes aos arquivos podem mudar em função do aplicativo que está vinculado com a extensão.

Já observamos que o ícone denota o tipo de programa que vai abrir o arquivo em questão, então para identificar o tipo do arquivo existem um conjunto de letras que fica localizado após o nome do arquivo, a este conjunto de letras damos o nome de extensão.

Algumas extensões conhecidas: Exemplo de um arquivo

(18)

Informática para Concursos

Prof. Ricardo Beck

17

Este material é parte integrante do acervo do Aprova Concursos, mais informações www.aprovaconcursos.com.br

Existem vários arquivos que tratam da compactação de arquivos, porém o mais cobrado em concursos é o ZIP. Compactar

arquivos basicamente tem a funcionalidade de reduzir o tamanho, é muito eficaz em arquivos de texto, eficácia que não é observada em arquivos como JPEG, pois como já estudamos já vem em um formato compacto.

Apesar de existirem vários softwares no mercado que realizam a compactação e descompactação de arquivos o Windows XP traz uma solução para descompactação de arquivos, ele cria uma pasta e descompacta os arquivos no seu interior, o ícone é representado por uma pasta com um Zíper .

PDF (portable document format)

O PDF é muito utilizado nos dias de hoje em virtude de poder oferecer ao usuário documentos que podem ser lidos sem depender de licenças de software, ou seja, utilizando um leitor de arquivos PDF, que por sua vez é gratuito, este programa é denominado Adobe Acrobat Reader. Programas da suíte de aplicativos BrOffice salvam arquivos neste formato, o ícone

padrão é .

O formato PDF também permite itens de segurança, como por exemplo, não

(19)

Informática para Concursos

Prof. Ricardo Beck

18

Este material é parte integrante do acervo do Aprova Concursos, mais informações www.aprovaconcursos.com.br

permitir a impressão ou cópia do conteúdo do arquivo.

Definindo o programa padrão

No caso de arquivos se o usuário necessitar abrir o arquivo com outro programa que tenha a mesma funcionalidade do programa que está vinculado com o arquivo, poderá utilizar as funcionalidades da opção Abrir com, acessada através do botão direito do mouse ou através do menu Arquivo, observe:

Uma das formas para definir o programa padrão para abrir determinada extensão pode utilizar a opção . Dica: uma outra forma é através das propriedades do arquivo, encontrada por meio das funcionalidades do botão direito do mouse.

Windows Explorer

Agora que conhecemos os conceitos fundamentais de arquivos e pastas chegou o momento de trabalharmos com o utilitário que vem junto com o Windows XP responsável pela manipulação e organização dos arquivos e pastas. O nome deste software é Windows Explorer, atenção, não confunda com Internet Explorer, este último é utilizado para navegação na Internet.

Dica: as funcionalidades encontradas através do Windows Explorer, também podem ser utilizadas através do

.

Atenção é muito importante conhecermos os menus do Windows Explorer.

Observe: Menu Arquivo

(20)

Informática para Concursos

Prof. Ricardo Beck

19

Este material é parte integrante do acervo do Aprova Concursos, mais informações www.aprovaconcursos.com.br

Menu Editar

Menu Exibir

Menu Ferramentas

Selecionando arquivos e pastas

O processo de seleção de pastas ou arquivos também pode ser chamado de marcação, exemplo, caso o usuário marque

todos os arquivos da pasta, apesar deste último termo ser pouco utilizado em concursos públicos.

A forma mais comum é clicando e arrastando o mouse, selecionado os itens que ficaram no raio de ação do clique e arraste.

Porém precisamos conhecer dois conceitos fundamentais de seleção a utilização das teclas CTRL e SHIFT, onde CTRL seleciona de forma aleatória, enquanto pressionada vai marcando ou desmarcando os itens clicados.

Já com a tecla SHIFT será selecionado o intervalo entre cliques do mouse, marcando o conjunto de itens.

(21)

Informática para Concursos

Prof. Ricardo Beck

20

Este material é parte integrante do acervo do Aprova Concursos, mais informações www.aprovaconcursos.com.br

A seleção exibida na imagem anterior pode ter sido alcançada clicando na pasta em seguida pressionando a tecla SHIFT e mantendo-a pressionada clicando na pasta .

Para selecionar todos os arquivos e pastas basta utilizar a combinação de teclas CRTL + A ou as funcionalidade do menu Editar opção Selecionar tudo, neste menu também encontramos a opção Inverter seleção que, como o nome indica, marca quem não estava selecionado e desmarca que estava selecionado.

Manipulação de Arquivos e pastas

Quando realizamos as operações de copiar e recortar os itens selecionados são enviados para uma área de memória denominada Área de transferência, e para descarregar o conteúdo desta área utilizamos a opção Colar, portanto as funções Copiar e Recortar utilizam da mesma forma a função Colar.

Manipulação de arquivos e pastas clicando e arrastando com o mouse, para isso é preciso conhecer a unidade de origem e de destino, observe a relação a seguir:

(22)

Informática para Concursos

Prof. Ricardo Beck

21

Este material é parte integrante do acervo do Aprova Concursos, mais informações www.aprovaconcursos.com.br

Ao clicar e arrastar um arquivo ou pasta pressionando as teclas CTRL + SHIFT ou ALT será criado um atalho no local de destino. Ao clicar e arrastar com o botão direito do mouse será apresentado um menu solicitando a ação que deverá ser tomada.

Excluindo arquivos e pastas

Podemos excluir arquivos e pastas das seguintes maneiras:

- Botão direito do mouse escolhendo a opção Excluir.

- Utilização da tecla Del (Delete).

- Clicando no menu Arquivo do Windows Explorer, escolhendo a opção Excluir. - Em casos onde o usuário personalizou a barra de botões padrão, através do botão

.

No caso dos arquivos estarem no disco rígido e alguma das ações anteriormente listadas forem realizadas os itens selecionados serão enviados para a lixeira, mas antes é necessário realizar a confirmação de exclusão, observe:

Para excluir os itens selecionados sem que eles sejam enviados para a lixeira, basta executar um dos comandos de exclusão com a tecla SHIFT pressionada e será apresentada a seguinte caixa de confirmação:

Atenção: se os itens estiverem em um tipo de mídia removível como pen drives, disquetes os itens serão excluídos diretamente, ou seja, sem serem enviados para a lixeira.

(23)

Informática para Concursos

Prof. Ricardo Beck

22

Este material é parte integrante do acervo do Aprova Concursos, mais informações www.aprovaconcursos.com.br

Renomeando arquivos e pastas

Para renomear arquivos e pastas basta selecionar o item desejado e utilizar a tecla F2, ou ainda clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção renomear e o nome do item ficará no modo editável.

Atalhos

O atalho é um tipo de arquivo muito pequeno que contém o caminho (localização) do arquivo ou pasta, isso mesmo, podemos ter atalhos para pastas também. A indicação de um atalho não é feita pelo nome do arquivo, mas sim por um símbolo de seta no canto inferior esquerdo do ícone .

Existem várias maneiras para criarmos atalhos, as mais cobradas são aquelas onde o usuário clica e arrasta o arquivo ou pasta, e pressionando as teclas CTRL+SHIFT ou ALT, o atalho é criado ao liberar a teclado mouse.

Softwares acessórios que acompanham o Windows

É normal os elaboradores cobrarem quais programas vem junto na instalação padrão do Windows XP, então fique atento nos softwares que serão apresentados.

Calculadora

(24)

Informática para Concursos

Prof. Ricardo Beck

23

Este material é parte integrante do acervo do Aprova Concursos, mais informações www.aprovaconcursos.com.br

Bloco de notas (notepad)

WordPad

Painel de Controle

O Painel de Controle é a área reservada para realizar as configurações do Windows XP, analisaremos as principais funções desta área.

Vídeo

Uma das opções mais cobradas em provas de concursos, também pode ser acessada por meio de um clique com o botão direito do mouse em uma área livre do desktop (área de trabalho)

(25)

Informática para Concursos

Prof. Ricardo Beck

24

Este material é parte integrante do acervo do Aprova Concursos, mais informações www.aprovaconcursos.com.br

Opções de Energia

Que permite ao usuário desligar dispositivos de hardware como monitores e discos rígidos com o objetivo de economizar energia. Além disso neste item é possível habilitar a opção Hibernar do Windows.

Contas de Usuário

O Windows é um sistema multiusuário, ou seja, podemos ter mais de um usuário utilizando mesmo computador com determinado nível de privacidade. Este item permite a criação de novos usuários, alteração do perfil de usuários existentes (restrito ou administrador do sistema), à alteração da forma com que os usuários fazem o logon no computador.

Sistema

Este item é fundamental para verificarmos o funcionamento e configuração de hardware no Windows , na guia Geral podemos verificar a quantidade de memória, o processador, a versão do sistema operacional entre outras informações.

(26)

Informática para Concursos

Prof. Ricardo Beck

25

Este material é parte integrante do acervo do Aprova Concursos, mais informações www.aprovaconcursos.com.br

Além disso no item sistema é possível verificar o nome do computador, configurar o desempenho do computador, gerenciar a memória virtual, verificar a instalação de drivers dos dispositivos, configuração de acesso remoto ao computador, entre outras opções.

Opções regionais e de Idioma

Nesta opção configuramos itens como formato da data, sistema métrico, unidade monetária.

Através da guia Idiomas, botão

, é possível configurar o layout do teclado, solucionando o problema frequentemente encontrado por alguns usuários quando mandam seu computador consertar e o teclado volta desconfigurado, ou seja, o usuário pressiona a tecla “Ç” e é apresentado “;”.

(27)

Informática para Concursos

Prof. Ricardo Beck

26

Este material é parte integrante do acervo do Aprova Concursos, mais informações www.aprovaconcursos.com.br

Opções de acessibilidade

Este recurso foi implementado no Windows 98 e auxilia muito usuários com dificuldades motoras, visuais entre outras. Entre as opções encontramos as Teclas de aderência que permitem que as teclas sejam pressionadas cada uma de uma vez e não simultaneamente, por exemplo, para o comando de fechar janelas não seria necessário pressionar ALT+F4 simultaneamente e sim uma tecla de cada vez, ou sejam teclar e liberar ALT e em seguida teclar F4.

As teclas de alternância permite a emissão de sons em teclas que assumem dois estados, que é o caso de teclas como Caps Lock, Num Lock e Scroll Lock.

Ferramentas para Manutenção do Windows

Através do menu Iniciar, Todos os programas, Acessórios encontramos um grupo de programas dentro da pasta Ferramentas do sistema, nela encontraremos alguns programas utilizados, entre suas funções, para a manutenção do computador.

Esta opção inicia um assistente com o objetivo de transferir os arquivos e configurações de um computador para outro, ideal nos casos que trocamos de computador.

Ao procedimento para preservarmos nossos dados damos o nome de backup ou cópia de segurança, que consiste, basicamente, em guardar nossos dados em outros locais e mídias a fim de evitarmos uma eventual perda dos dados, em virtude de falhas de hardware e software.

(28)

Informática para Concursos

Prof. Ricardo Beck

27

Este material é parte integrante do acervo do Aprova Concursos, mais informações www.aprovaconcursos.com.br

O Windows já traz consigo um software para a realização de backup, o Microsoft Backup, através dele é possível selecionar quais arquivos participarão do backup como também em qual local será realizado o procedimento, entre outras opções que observaremos a seguir:

A ferramenta Microsoft Backup pode ser encontrado através do submenu de Acessórios denominado Ferramentas do Sistema, que é acionado através do botão Iniciar localizado na Barra de Tarefas, observe:

Ao acionar esta opção será iniciado o Assistente de backup ou restauração, ao pressionar na primeira etapa o usuário será remetido para a seguinte janela:

Onde será solicitada a ação para realização do backup ou para a restauração ode um backup já realizado, como estamos trabalhando com a criação de cópias de segurança avançaremos com a opção para criação de um novo Backup.

Na próxima etapa será solicitado ao usuário quais arquivos participarão do backup, observe:

Após selecionar os dados na janela, será solicitada a área onde os arquivos de backup serão gravados, observe as próximas janelas:

(29)

Informática para Concursos

Prof. Ricardo Beck

28

Este material é parte integrante do acervo do Aprova Concursos, mais informações www.aprovaconcursos.com.br

No passo seguinte basta ao usuário a conclusão do backup, porém observe que

encontraremos o botão

, onde realizaremos configurações mais específicas sobre nosso backup, e estas configurações normalmente são cobradas em provas de concursos. Observe a seguir a janela obtida

através do botão :

Precisamos ficar atentos à área onde é possível definir o tipo de backup, este assunto é muito cobrado em concursos, observe os possíveis tipos:

Normal

Realiza o backup dos arquivos selecionados e marca o arquivo como copiado, ou seja, ativa o atributo de arquivamento.

Este tipo de backup também é conhecido como global.

Cópia

Realiza o backup dos arquivos selecionados porém não marca o arquivo como copiado, ou seja, não ativa o atributo de arquivamento.

Incremental

Faz o backup apenas dos arquivos que foram criados ou modificados, desde o último backup e após a cópia desativa o atributo de arquivamento.

Diferencial

Semelhante ao backup Incremental, ou seja, realiza a cópia dos arquivos que foram criados ou modificados desde o último backup, porém sem a utilização de atributos de arquivamento.

Diário

Realiza apenas a cópia dos arquivos criados ou modificados com base na data atual do backup.

Dica: gravar dados em outra pasta no mesmo disco rígido não pode ser considerado um backup eficiente em virtude da falta de segurança, imagine se o

(30)

Informática para Concursos

Prof. Ricardo Beck

29

Este material é parte integrante do acervo do Aprova Concursos, mais informações www.aprovaconcursos.com.br

disco rígido apresenta problemas de funcionamento, todos os seus dados e backup estarão comprometidos.

Continuando a sequência do backup no Windows, serão solicitadas outras informações como se o usuário deseja a verificação do backup e a data que o backup será realizado, isso mesmo, é possível agendar o backup. Após finalizar estas últimas configurações, basta o usuário clicar no botão para finalizar o backup.

No momento do backup será apresentada a seguinte janela:

Após o backup será apresentada uma caixa de diálogo onde o usuário poderá observar o relatório de seu backup, e no local configurado será criado um arquivo com a

extensão BKF, com o ícone . Dica: existem muitos outros programas que realizam backups, porém o simples fato de copiar um arquivo em outro local também é considerado um procedimento de backup.

A probabilidade deste item aparecer em uma prova de concurso é muito grande, portanto fique atendo. A função do desfragmentador é, como o nome indicada, desfragmentar os dados.

Quando gravamos dados em meios de armazenamento, como pendrives, discos rígidos, disquetes, eventualmente um determinado arquivo não cabe totalmente em um cluster (vaga), neste caso serão necessários mais clusters para armazenar este arquivo, o problema é normalmente os dados não são gravados de forma contígua, ou seja, em clusters vizinhos, desta forma os arquivos ficam fragmentados no disco, fazendo com que o leitor do dispositivo tenha que ir a diversas partes do disco para apresentar o arquivo. Para otimizar o desempenho do computador utilizamos a ferramenta de desfragmentação que juntas os arquivos em blocos contíguos (vizinhos), fazendo com que o leitor não precise acessar diversas áreas do disco (clusters) para exibir o arquivo solicitado.

Com isso podemos fazer a desfragmentação em pendrives, disquetes discos rígidos entre outros componentes.

(31)

Informática para Concursos

Prof. Ricardo Beck

30

Este material é parte integrante do acervo do Aprova Concursos, mais informações www.aprovaconcursos.com.br

Antes de iniciarmos a desfragmentação da unidade através do botão , é possível analisar a unidade e verificar a necessidade da desfragmentação, esta ação pode ser realizada pelo botão

.

Como esta ferramenta precisa manipular um número muito grande de dados o processo pode demorar alguns minutos, em alguns casos horas.

Dica: a utilização do desfragmentador não libera espaço em disco, apenas organiza os dados.

Este item permite verificar as unidades de disco em busca de itens que podem ser excluídos para liberar espaço em disco.

Apresenta os caracteres que compõe as fontes, é possível localizar um caractere especial e sua tecla de atalho correspondente.

Através deste item podem ser criados pontos de restauração, como tambpem restaura-los. Imagine poder voltar às configurações do seu computador no dia em que você instalou o Windows, sem perder os arquivos que você criou, isso mesmo, esta ferramenta retorna apenas as configurações e com isso você não corre os risco de perder seus arquivos.

Respostas da função analisar do

desfragmentador

Ferramenta Limpeza de disco localizando arquivos para liberar espaço na unidade.

(32)

Informática para Concursos

Prof. Ricardo Beck

31

Este material é parte integrante do acervo do Aprova Concursos, mais informações www.aprovaconcursos.com.br

Atenção: da mesma forma que o usuário não perde os dados em uma restauração, não é possível recuperar arquivos excluídos com esta ferramenta.

Principais Teclas de atalho do Windows Em alguns concursos as teclas de atalho são cobradas, observe algumas teclas de atalho do Windows XP.

Dica: na tabela a seguir o símbolo equivale a tecla Windows ou Winkey. Tecla de

atalho

Função

Exibir ou ocultar o menu Iniciar. + D Mostrar a área de trabalho

(desktop).

+ M Minimiza todas as janelas. + SHIFT

+ M

Restaurar as janelas minimizadas

+ F Ativa Pesquisar. a ferramenta + E Abre o Meu computador. + R Abre a função Executar. ALT + ESC Apresentar as janelas na

ordem em que foram abertas.

ALT + TAB Alternar entre janelas abertas.

ALT + F4 Fecha a janela ativa. CTRL+ESC Abre o menu Iniciar.

F1 Ajuda do Windows. F2 Função renomear.

F3 Ativa a ferramenta Pesquisar.

F4 Na janela de arquivos, apresentar os itens da barra de endereços.

F5 Atualizar os itens da janela. ALT + ENTER Apresenta as propriedades

do item selecionado.

SHIFT + F10 Equivale ao botão direito do mouse.

SHIFT ao inserir um CD

Não executa a ação de auto reprodução.

SHIFT +DEL Exclui um arquivo ou pasta diretamente, ou seja, sem enviá-lo para a lixeira. Print Screen Envia a imagem da tela para

a área de transferência, permitindo colar a imagem posteriormente em algum software como editores de texto, de imagens etc. Alt Print

Screen

Captura apenas a imagem da janela ativa.

Porém uma das combinações de teclas mais utilizadas e comentadas é o CTRL+ALT+DEL, através desta combinação de teclas ativa o Gerenciador de tarefas do Windows.

Na guia Aplicativos é possível verificar os programas que estão carregados na memória, portanto é importante saber que

Ferramenta Restauração do sistema, na área de escolha de um ponto de restauração.

(33)

Informática para Concursos

Prof. Ricardo Beck

32

Este material é parte integrante do acervo do Aprova Concursos, mais informações www.aprovaconcursos.com.br

um software utiliza um ou mais processos para ser executado, por este motivo encontramos a guia Processos.

A guia processos apresenta os processos que estão em funcionamento no computador.

Lembre-se que alguns programas precisam de mais ou menos memória para serem executados, na guia processos podemos observar quando de memória cada programas está utilizando.

Windows 7

Atualmente os concursos apresentam poucas questões acerca do Windows 7, sempre que um novo software entra no mercado o melhor lugar para buscar informações é no site do fabricante, observe abaixo algumas informações da Microsoft sobre o Windows 7.

O que há de novo na área de trabalho do Windows?

Novos recursos na área de trabalho do Windows facilitam a organização e o gerenciamento de várias janelas. Você pode alternar facilmente entre janelas abertas de modo que possa se concentrar nos programas e arquivos importantes. Outros novos recursos ajudam você a adicionar um toque pessoal à sua área de trabalho.

Snap

Você pode usar Snap para organizar e redimensionar janelas na área de trabalho com um único movimento do mouse. Usando Snap, você pode alinhar rapidamente as janelas no lado da área de trabalho, expandi-las verticalmente para ocupar toda a altura da tela ou maximizá-las para que preencham a área de trabalho completamente. Snap pode ser especialmente útil ao comparar dois documentos, copiando ou movendo arquivos entre duas janelas, maximizando a janela em que você está trabalhando no momento ou expandindo documentos longos para facilitar sua leitura e exigir menos rolagem.

(34)

Informática para Concursos

Prof. Ricardo Beck

33

Este material é parte integrante do acervo do Aprova Concursos, mais informações www.aprovaconcursos.com.br

Arraste uma janela para o lado da área de trabalho para expandi-la à metade da tela. Para usar Snap, arraste a barra de título de uma janela aberta para o lado da área de trabalho para alinhá-la ali ou arraste-a para a parte superior da área de trabalho para maximizar a janela. Para expandir uma janela verticalmente usando Snap, arraste a extremidade superior da janela para a parte superior da área de trabalho. Para obter mais informações, pesquise "Snap" em Ajuda e Suporte.

Aero Shake

Com o Aero Shake, você pode minimizar rapidamente todas as janelas abertas na área de trabalho, exceto aquela em que você deseja se concentrar. Basta clicar na barra de título da janela que você deseja manter aberta e arrastar (ou sacudir) a janela de um lado para o outro rapidamente, e as outras janelas abertas serão minimizadas.

Sacuda uma janela para minimizar todas as outras janelas

Aero Peek

Você pode usar os recursos do Aero Peek para visualizar rapidamente a área de trabalho sem minimizar todas as janelas ou visualizar uma janela aberta apontando para seu botão na barra de tarefas.

Gadgets

A Barra Lateral do Windows não está incluída nesta versão do Windows. Em vez disso, você pode exibir gadgets em qualquer lugar da área de trabalho e usar os recursos do Aero Peak para ver temporariamente gadgets de área de trabalho sem minimizar nem fechar as janelas com as quais você está trabalhando.

(35)

Informática para Concursos

Prof. Ricardo Beck

34

Este material é parte integrante do acervo do Aprova Concursos, mais informações www.aprovaconcursos.com.br

Software

Precisamos ficar atentos quanto à questão da licença de uso, observe:

Classificação Descrição

Demo ou Trial Versão do software para que o usuário possa testá-lo. Em alguns casos o software vem apenas com um módulo, caso o usuário tenha interesse é necessário adquirir a licença de uso.

Shareware Neste caso o software oferece um prazo para que o usuário realize testes e verifique se o software atende suas necessidades. Este prazo pode variar de acordo com o software e quando o prazo encerra o software dá a opção ao usuário de adquirir ou não a licença de uso.

O termo “share” em inglês significa compartilhar. Malware Nos dias de hoje sinônimo

de dor de cabeça, os softwares maliciosos ou “malicious software”, englobam os vírus de computador, softwares espiões e todas as Classificação Descrição variantes de programas que prejudicam o usuário. No capítulo de Internet analisaremos a fundo os malwares. Freeware (Software Gratuito)

Neste caso são softwares que não necessitam de licença de uso, ou seja, basta o usuário instalar em seu computador e utilizá-lo sem receito de estar cometendo um ato de pirataria. São softwares gratuitos em alguns casos chamados de software livre, que normalmente estão submetidos a licenças públicas de utilização de software. Código Aberto (OpenSource)

Normalmente este tipo de software é um software freeware, mas isso não é regra. O conceito de código aberto (fonte aberto), significa que junto com o software existe a possibilidade do usuário verificar como ele foi produzido, as linhas de código que formam o software. Para usuários básicos esta situação não traz muitos benefícios e como dar uma receita de bolo para uma pessoa que não sabe cozinhar, ela terá muitas dificuldades para adaptar a receita. Existem softwares pagos (licenciados) que possuem o código aberto, porém, como já comentado, é comum encontrarmos esta situação em software gratuitos.

(36)

Informática para Concursos

Prof. Ricardo Beck

35

Este material é parte integrante do acervo do Aprova Concursos, mais informações www.aprovaconcursos.com.br

Classificação Descrição

(Proprietário) licença de uso, ou seja, caso o usuário instale o software em seu computador sem a licença, o software estará de forma irregular, normalmente trazendo diversos transtornos, como, caso o usuário tente atualizar o software pela Internet, em determinados softwares a atualização verifica se o software é original ou não, que é o caso do sistema operacional Windows 7. Em determinados casos em que o usuário instale softwares licenciados de forma irregular, em alguns casos poderá arcar com multa e processo judicial. Arquivos e Pastas

O arquivo representa a informação propriamente dita, ele pode conter imagens, textos, planilhas, informações técnicas para o computador, bibliotecas para consultas, sons, vídeos, enfim para cada tipo de informação teremos um tipo de arquivo. Já a pasta na sua concepção tem a funcionalidade de organizar os arquivos, e podemos ter subpastas, ou

seja, uma pasta dentro da outra, com isso criando uma estrutura de pastas.

Dica: é muito importante saber que pasta é um sinônimo de diretório, fique atento encontraremos em muitos testes o termo diretório.

Sistema Operacional

Este tipo de software é o mais importante em nosso computador, pois vai gerenciar a memória, processador, disco rígido e periféricos, ou seja, é o canal de comunicação do usuário com o hardware.

Windows 7

Atualmente os concursos apresentam poucas questões acerca do Windows 7, sempre que um novo software entra no mercado o melhor lugar para buscar informações é no site do fabricante, observe abaixo algumas informações da Microsoft sobre o Windows 7.

(37)

Informática para Concursos

Prof. Ricardo Beck

36

Este material é parte integrante do acervo do Aprova Concursos, mais informações www.aprovaconcursos.com.br

O que há de novo na área de trabalho do Windows?

Novos recursos na área de trabalho do Windows facilitam a organização e o gerenciamento de várias janelas. Você pode alternar facilmente entre janelas abertas de modo que possa se concentrar nos programas e arquivos importantes. Outros novos recursos ajudam você a adicionar um toque pessoal à sua área de trabalho.

Snap

Você pode usar Snap para organizar e redimensionar janelas na área de trabalho com um único movimento do mouse. Usando Snap, você pode alinhar rapidamente as janelas no lado da área de trabalho, expandi-las verticalmente para ocupar toda a altura da tela ou maximizá-las para que preencham a área de trabalho completamente. Snap pode ser especialmente útil ao comparar dois documentos, copiando ou movendo arquivos entre duas janelas, maximizando a janela em que você está trabalhando no momento ou expandindo documentos longos para facilitar sua leitura e exigir menos rolagem.

Arraste uma janela para o lado da área de trabalho para expandi-la à metade da tela. Para usar Snap, arraste a barra de título de uma janela aberta para o lado da área de trabalho para alinhá-la ali ou arraste-a para a parte superior da área de trabalho para maximizar a janela. Para expandir uma janela verticalmente usando Snap, arraste a extremidade superior da janela para a parte superior da área de trabalho. Para obter mais informações, pesquise "Snap" em Ajuda e Suporte.

Aero Shake

Com o Aero Shake, você pode minimizar rapidamente todas as janelas abertas na área de trabalho, exceto aquela em que você deseja se concentrar. Basta clicar na barra de título da janela que você deseja manter aberta e arrastar (ou sacudir) a janela de um lado para o outro rapidamente, e as outras janelas abertas serão minimizadas.

(38)

Informática para Concursos

Prof. Ricardo Beck

37

Este material é parte integrante do acervo do Aprova Concursos, mais informações www.aprovaconcursos.com.br

Sacuda uma janela para minimizar todas as outras janelas

Aero Peek

Você pode usar os recursos do Aero Peek para visualizar rapidamente a área de trabalho sem minimizar todas as janelas ou visualizar uma janela aberta apontando para seu botão na barra de tarefas.

Gadgets

A Barra Lateral do Windows não está incluída nesta versão do Windows. Em vez disso, você pode exibir gadgets em qualquer lugar da área de trabalho e usar os recursos do Aero Peak para ver temporariamente gadgets de área de trabalho sem minimizar nem fechar as janelas com as quais você está trabalhando.

Sistemas Operacionais Windows

A seguir observaremos algumas características do sistema operacional Windows

Tecnologia Plug and Play (PnP)

Cada hardware é dotado desta tecnologia, antigamente os dispositivos não possuíam esta funcionalidade, hoje em dia todo podemos encontrar em todos este recurso. Quando instalamos um novo dispositivo de hardware em nosso computador o nosso sistema operacional, no caso o Windows, reconhece o dispositivo automaticamente, isto porque, o hardware é dotado da tecnologia Plug and Play e o sistema operacional entende esta tecnologia. Desta forma observamos a informação de que um novo hardware foi encontrado e é solicitada a instalação do programa que faz o novo hardware integrar-se com o restante do hardware (CPU, RAM, placa mãe) e com o sistema operacional. Imagine que cada hardware fala um “idioma” e o sistema operacional precisa “conversar” com todos, então o nome deste programa que instalamos para que o hardware funcione corretamente denomina-se driver, este termo é muito importante para concursos.

Quando compramos qualquer dispositivo de hardware, normalmente, ele vem com o CD de instalação, o programa que está neste CD é o driver, no caso de perda ou extravio do CD de instalação de determinado hardware, o fabricante

(39)

Informática para Concursos

Prof. Ricardo Beck

38

Este material é parte integrante do acervo do Aprova Concursos, mais informações www.aprovaconcursos.com.br

disponibiliza o driver na sua página na Internet.

Atenção: Não confundir com o termo drive, que corresponde a uma unidade de leitura e gravação, como o caso do drive de disquete.

Dica: Fique atento, pois a sigla para este recurso é PnP e é muito cobrada por elaboradores de provas.

É fundamental conhecermos os nomes dos itens que compõe a tela do Windows, estes termos serão utilizados ara elaborar questões, observe a seguir a imagem da área de trabalho do Windows 7, com seus respectivos componentes.

Ambiente do Windows

Observe a nomenclatura dos itens indicados na imagem. Lembre-se estes são alguns itens que compõe a tela inicial do Windows, outros componentes serão apresentados no decorrer do capítulo.

Nome Função Área de

trabalh o

Também chamada de desktop, esta área funciona como se fosse uma pasta, ou seja pode conter pastas e arquivos, além disso ela compõe a tela padrão do sistema operacional onde trabalhamos com as janelas de arquivos e programas.

Menu Iniciar

Ao clicar no botão é apresentado o Iniciar. Este menu é o, principal, ponto de partida para todas as funcionalidades do Windows.

Nome Função Barra

de Tarefas

Nesta barra encontramos o botão iniciar, programas carregados em segundo plano, relógio, além dos programas que estão carregados na memória do computador (área de notificação). Quando iniciamos um software uma ocorrência deste software é apresentada na barra de tarefas, e uma parte da memória RAM é utilizada, quando fechamos o programa o espaço em memória é liberado. Dependendo do programa tem a necessidade de mais memória ou menos, por exemplo, o Word utiliza mais memória se comparado com a Calculadora, quando verificarmos o gerenciador de tarefas fixaremos este conteúdo. Área de notifica ção (System Tray)

Quando inicializamos nosso computador alguns programas são carregados para otimizar sua utilização, é o caso dos antivírus, programas de controle de impressoras, programas para configuração de hardware, entre outros. Mas atenção quanto mais itens você observar nesta área mais “coisas” seu computador tem que carregar na memória RAM, com isso observaremos certa lentidão na inicialização do computador.

Relógio do sistema

Quando estudarmos o Painel de Controle do Windows Analisaremos como configurar o relógio, por hora é importante saber que o relógio localiza-se na barra de tarefas, caso o usuário posicionar o mouse sobre o relógio será apresentada a data corrente.

(40)

Informática para Concursos

Prof. Ricardo Beck

39

Este material é parte integrante do acervo do Aprova Concursos, mais informações www.aprovaconcursos.com.br

Dica: Para alternar entre as janelas abertas na barra de tarefas podemos utilizar as funcionalidades da combinação de teclas ALT+TAB.

Janelas

Agora que conhecemos os principais componentes da tela inicial do Windows 7, é importante conhecer os componentes da janela. Como já comentamos as janelas dão nome ao sistema operacional (Windows).

Nome Função

Funções de apresentação da janela

Nesta área encontramos algumas das opções mais cobradas em concursos públicos, observe os itens indicados

. O item corresponde a função minimizar, ou seja, recolhe a janela em questão para a barra de tarefas, para retorna-la a área de trabalho basta clicar na indicação desta janela na barra de tarefas. O botão corresponde a função maximizar, ou seja, faz com que a janela ocupe toda a área de

Nome Função

trabalho, após maximizar a janela podemos observar que o ícone transforma-se em restaurar que tem a função de retornar a janela para sua posição anterior. E finalmente o

botão que

corresponde a função fechar, ou seja, fecha a janela ativa, liberando espaço na memória. A tecla de atalho para esta função é ALT + F4.

Barra de título

Nesta barra é apresentado o nome da janela, este nome é repetido na ocorrência da janela na barra de tarefas.

Barra de menus

A barra de menus traz várias funcionalidades, no Windows 7 essa barra não é apresentada por padrão, para visualizá-la basta pressionar a tecla ALT. Barra de

endereços

Esta barra apresenta o dispositivo e local de visualização dos arquivos, também pode ser utilizada para navegação na Internet, com o computador ligado a Internet, basta digitar o endereço desejado e pressionar enter. Barra de rolagem Na imagem podemos observar a barra de rolagem vertical, porém também encontramos a barra de rolagem horizontal. Quando as informações não cabem na janela são disponibilizadas barras de rolagem, os botões encontrados para rolar a barra são e

(41)

Informática para Concursos

Prof. Ricardo Beck

40

Este material é parte integrante do acervo do Aprova Concursos, mais informações www.aprovaconcursos.com.br

Nome Função

para barras verticais e e para horizontais, ainda é possível utilizar o bloco retangular que fica na barra.

Área de trabalho da janela

Nesta área são apresentados os arquivos e pastas.

Dica: No Windows 7 não é apresentada a barra de menus, para apresentá-la basta pressionar a tecla ALT.

Menu Iniciar

O ponto de início do trabalho com o sistema operacional Windows 7 é, normalmente realizado através do menu Iniciar, para ativar este menu basta clicar

uma vez no ícone e o seguinte menu será apresentado:

Dica: para ativar o menu iniciar utilizando o teclado podemos utilizar a combinação de teclas CTRL+ESC ou a tecla Windows,

também conhecida como WinKey.

Alguns concursos apresentam a pasta Acessórios do Windows, quando existe esta referência devemos levar em consideração as seguinte situações:

A pasta “Acessórios” do menu do Windows 7

Na imagem observamos a pasta expandida com as possíveis opções, inclusive com sua subpasta

. Acessando os dispositivos de armazenamento

Conforme observamos no capítulo de hardware existem dispositivos que armazenam nossos dados, o Windows faz referencia a estes itens utilizando letras, a estas letras damos o nome de unidades, para cada dispositivo, ou partição lógica de um disco rígido existe a atribuição de uma

Referências

Documentos relacionados

A existência de Lábrea, a princesinha do Purus, cidade situada ao sul do estado do Amazonas, à margem direita do rio dos antigos Purupuru, é resultado do

O empregado dispensado, sem justa causa, no período de 30 dias que antecede a sua data-base, tem direito a uma indenização adicional equivalente a um salário mensal.

Suspensão da licença e intervenção pela entidade licenciadora para garantir a continuidade do serviço.. Revogação automática da

BICO | BOMBA INJETORA DE COMBUSTÍVEL COMANDO DE VALVULAS..

12:05 - 12:10 Pai de uma criança de 6 anos pergunta se tem tratamento para miopia?. É válido o uso

1 Você pode selecionar comandos do menu View para ampliar ou reduzir um documento ou ajustá-lo à tela; também pode utilizar as ferramentas Zoom do painel Tools e clicar ou

No Brasil, a qualidade e o valor de mercado do café são avaliados de acordo com algumas classificações, como: por tipo (separação de impurezas e defeitos),

NÍVEL MÍNIMO DE CONHECIMENTO DA LÍNGUA PORTUGUESA: Nível B2 (condição obrigatória aplicável a todos