• Nenhum resultado encontrado

REDAÇÃO. Proposta 1. Simulado UFSC Prova 03. Página 1 TEXTO 1 TEXTO 2 TEXTO 3

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REDAÇÃO. Proposta 1. Simulado UFSC Prova 03. Página 1 TEXTO 1 TEXTO 2 TEXTO 3"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Proposta 1

TEXTO 1

De uma cidade, não aproveitamos as suas sete ou setenta e sete maravilhas, mas a resposta que dá às nossas perguntas.

CALVINO, Italo. As cidades invisíveis. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. p.44.

TEXTO 2

A CIDADE COMO LOGOMARCA

Embalada pelos projetos bilionários da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, o Rio de Janeiro reinventa sua imagem à feição dos sonhos de espectadores, consumidores, turistas. No competitivo mercado global de metrópoles, a cidade anuncia suas vantagens e mascara contradições. (...)

OS PONTOS CEGOS DA IDEALIZAÇÃO

Antigos conflitos em jogo na construção de um novo imaginário sobre o Rio

Os projetos bilionários vinculados ao par Copa-Jogos Olímpicos, amplamente divulgados, reconstroem, nesta cidade acostumada à crise, o imaginário de um futuro melhor. (...)

– Se queremos discutir um novo imaginário sobre o Rio, primeiro temos que nos perguntar quem tem se apropriado do direito de imaginar a cidade – diz o sociólogo Marcelo Burgos, professor da PUC-Rio. As populações de favelas, bairros populares, loteamentos não têm participado desse debate. O volume de investimentos mobilizados exigiria uma discussão mais ampla.

O Globo, Prosa & Verso, 06 ago 2011, p.1-2.

TEXTO 3

O cartunista Carlos Latuff critica a política de remoções do Rio de Janeiro e a atitude do poder público diante da Copa do Mundo e das Olimpíadas.

FONTE: http://www.apublica.org/2013/03/banco-imobiliario-da-cabralandia-copa-2014/

Considerando os excertos acima, elabore uma dissertação sobre as controversas atitudes que o Estado tem tomado, a fim de preparar as cidades que sediarão a Copa e as Olimpíadas, sem, contudo, estar atento aos interesses coletivos dos cidadãos – habitantes permanentes desses espaços.

(2)

Proposta 2

Imagine que, ao ler a matéria “Cães vão tomar uma ‘gelada’ com cerveja pet”, você se sente incomodado por não haver nela nenhuma alusão aos possíveis efeitos que esse tipo de produto pode ter sobre o consumo de álcool, especialmente por adolescentes.

TEXTO 1

Cães vão tomar uma “gelada” com cerveja pet

Produto feito especialmente para cachorros chega ao mercado nacional em agosto Nada é melhor que uma cervejinha depois de um dia de cão.

Agora eles, os cães, também vão poder fazer jus a essa máxima. No mês de agosto chega ao mercado a Dog Beer, cerveja criada especialmente para os amigos de quatro patas. “Quem tem bicho de estimação gosta de dividir o prazer até na hora de comer e beber”, aposta o empresário M. M., 47, dono da marca.

Para comemorar a final da Libertadores, a executiva A. P. C., 40, corintiana roxa, quis inserir Manolito, seu labrador, na festa.

“Ele tomou tudo. A cerveja é docinha, com fundinho de carne”, descreve.

Uniformizado, Manolito não só bebeu a gelada durante o jogo contra o Boca Juniors como latiu sem parar até o fim da partida.

Desenvolvida pelo centro de tecnologia e formação de cervejeiros do Senai, no Rio de Janeiro, a bebida canina é feita à base de malte e extrato de carne; não tem álcool, lúpulo, nem gás carbônico.

O dono da empresa promete uma linha completa de “petiscos líquidos”, que inclui suco, vinho e champanhe.

A lista de produtos humanos em versões animais não para de crescer. Já existem molhos, tempero para ração e até patê. O sorvete Ice Pet é uma boa opção para o verão. A sobremesa tem menos lactose, não tem gorduras nem açúcar.

(Adaptado de Ricardo Bunduky, Folha de São Paulo, São Paulo, 22 julh.2012, Cotidiano 3 p.)

TEXTO 2

Vergonha Nacional

As décadas de descumprimento da lei (...) contribuíram para que os adultos se habituassem a ver o consumo de bebidas entre adolescentes como “mal menor”, comparado aos perigos do mundo. (...) Um estudo publicado pela revista Drugs and Alcohol Dependence ouviu 15.000 jovens nas 27 capitais brasileiras. O cenário que emerge do estudo é alarmante. Ao longo de um ano, um em cada três jovens brasileiros de 14 a 17 anos se embebedou ao menos uma vez. Em 54% dos casos mais recentes, isso ocorreu na sua casa ou na de amigos ou parentes. Os números confirmam também a leniência com que os adultos encaram a transgressão. Em 17% dos episódios, os menores estavam acompanhados dos próprios pais ou de tios.

(3)

Quantas vezes se embebedou Onde ficou embriagado (na última vez em que bebeu) Com quem bebeu (na última vez em que bebeu)

Nenhuma vez 12% Bar 35% Amigos 50%

Uma vez na vida 35% Casa de amigos 30% Irmãos e primos 26%

Ao menos uma vez no

último ano 32% Casa de parentes 13% Pais ou tios 17%

Ao menos uma vez no

último mês 21% Própria casa 11% Namorado 5%

Festas ou praia 11% Sozinho 2%

(Adaptado de Revista Veja, Editora Abril, São Paulo, no 28, 11 julho 2012, p. 81-82.)

Como cidadão, você vem acompanhando o debate sobre o álcool na adolescência e decide escrever um artigo de opinião para o jornal. Seu texto deve demonstrar um ponto de vista que possa persuadir o leitor.

Proposta 3

TEXTO 1

TEXTO 2

“Quero acrescentar, à guisa de informações sobre a jovem e sobre mim, que vivemos exclusivamente no presente pois sempre e eternamente é o dia de hoje e o dia de amanhã será um hoje, a eternidade é o estado das coisas neste momento.”

LISPECTOR, Clarice. A Hora da Estrela, ed. Rocco, 1977, p. 18 A partir da leitura e compreensão dos quadrinhos e do excerto da Obra de Clarisse Lispector, elabore uma crônica argumentativa.

(4)

Questão 01

Certa fonte multimídia promove um balé de água, luzes, cores, música e imagens. Sabe-se que bombas hidráulicas fazem milhares de litros de água circularem por minuto em alta pressão por canos de aço, dando vida a um show de formas, entre as quais parábolas, conforme ilustra a figura.

A trajetória de uma dessas parábolas pode ser descrita pela função h t

 

12t – t ,2 com

t

0,

onde t é o

tempo medido em segundos e h(t) é a altura, em metros, do jato no instante t. Nessas condições:

a) determine, após o lançamento, a altura máxima que o jato alcança.

b) construa o gráfico da função, explicando o que acontece no instante

t

12 s.

FOLHA DE RASCUNHO – ESTE RASCUNHO NÃO SERÁ CORRIGIDO! a)

b)

TRANSCREVA A RESPOSTA DESTE RASCUNHO PARA A FOLHA OFICIAL DA QUESTÃO DISCURSIVA

(5)

Em abril de 2005, a revista Pesquisa FAPESP reforçava a importância da aprovação da Lei de Biossegurança para as pesquisas brasileiras com células-tronco e, ao mesmo tempo, ponderava: Nos últimos anos, enquanto os trabalhos com células-tronco embrionárias de origem humana

permaneciam vetados, os cientistas brasileiros não ficaram parados. Fizeram o que a legislação permitia: desenvolveram linhas de pesquisa com células-tronco de animais e células-tronco humanas retiradas de tecidos adultos, em geral de medula óssea e do sangue de cordão umbilical.

[...] Não há evidências irrefutáveis de que as células-tronco adultas possam exibir a mesma plasticidade das embrionárias. [...]

Menos versáteis que as embrionárias, as células-tronco adultas têm uma vantagem: parecem ser mais seguras. Nas terapias experimentais são injetadas nos pacientes células-tronco extraídas, em geral, deles mesmos.

Marcos Pivetta

(www.revistapesquisa.fapesp.br Adaptado.)

Considerando o texto da revista, responda:

a) O que se quer dizer ao se afirmar que as células-tronco adultas são “menos versáteis que as embrionárias”?

b) Qual a vantagem de se injetar nos pacientes células-tronco extraídas deles mesmos?

FOLHA DE RASCUNHO – ESTE RASCUNHO NÃO SERÁ CORRIGIDO! a)

b)

(6)

Questão 03

A cobertura vegetal é influenciada pelo clima. Assim, os grandes conjuntos vegetacionais se especializam, principalmente de acordo com o tipo climático dominante. A partir do tema, responda o que se pede a seguir.

a) Mencione duas características das florestas equatoriais. b) Cite três característica morfológica da vegetação da caatinga.

c) Cite dois elementos do clima que favorecem a maior riqueza de diversidade de espécies vegetais. d) Mencione uma consequência negativa do desmatamento das florestas associada aos solos e à água.

FOLHA DE RASCUNHO – ESTE RASCUNHO NÃO SERÁ CORRIGIDO! a)

b)

c)

d)

(7)

1. Ao realizarmos exercícios, nosso organismo utiliza a glicose como fonte de energia. No metabolismo da glicose é produzido ácido pirúvico (CH3COCOOH), que é queimado aerobicamente (na presença de O2 ),

produzindo dióxido de carbono e água.

a) Quais as funções orgânicas presentes no ácido pirúvico?

b) Escreva a reação global da queima do ácido pirúvico aerobicamente com os coeficientes corretamente ajustados.

FOLHA DE RASCUNHO – ESTE RASCUNHO NÃO SERÁ CORRIGIDO! a)

b)

Referências

Documentos relacionados

Após sair da casa do doente, em um passeio pela Viena noturna, encontra um amigo que o chama para uma festa. Nachtigall é músico e havia sido contratado para que tocasse na casa de

O objeto deste certame deverá ser entregue no prazo máximo de até 10 (dez) dias, a partir da data do recebimento da Nota de Empenho pelo fornecedor, no

A caixa de diálogo Criar novo projecto abre onde introduz o Nome do novo projecto e seleccio- na a Pasta na qual pretende guardar as estruturas.. Pode também adicionar um

Outro ponto crítico para o fechamento controlado de disjuntores de transformadores de potência sem carga é que o fluxo prospectivo criado pela tensão no instante do fechamento

1 — Pode ser recusada ou suspensa a licença de deten- ção de animais de companhia, nomeadamente as de animais selvagens ou animais potencialmente perigosos, sempre que entender

Perigo de aspiração Com base nos dados disponíveis, os critérios de classificação não são preenchidos.. * SECÇÃO 12:

Resumo: Este artigo analisa o poder de fala dos entrevistados/personagens do livro-reportagem Holocausto Brasileiro, de Daniela Arbex, como uma forma de identificar o lugar

As variações encontradas nos relatos sobre as formas de sepultamento entre os diversos grupos indígenas, principalmente do século XVIII, sugerem uma interpretação de que os