• Nenhum resultado encontrado

1- Baixando e instalando o LUMICALC

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1- Baixando e instalando o LUMICALC"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

1- Baixando e instalando o LUMICALC 2.0.62

- Acesse o site www.ecp.com.br entre na guia LUMICALC e clique no link para iniciar o download.

- Uma pasta em formato compactado será salva em seu computador para iniciar a instalação descompacte a pasta e execute o arquivo setup.exe.

- Um assistente de instalação será iniciado, leia as informações e clique em avançar.

- Para dar sequência na instalação será necessário ler e concordar com os termos de uso, confirmar a pasta em que o LUMICALC será instalado e confirmar a criação do atalho no menu Iniciar.

- Você pode optar por criar um atalho para o LUMICALC em sua área de trabalho (recomendável) marque a opção “Create a descktop icon” na última janela do assistente, clique em avançar e a instalação será completada.

2º - Utilizando o LUMICALC

2.1 - CRIANDO UM NOVO PROJETO:

- Após a instalação execute o LUMICALC a partir do atalho no menu iniciar e ou ícone na área de trabalho, será aberta a tela inicial do programa.

(2)

- Será aberta a janela de CADASTRO do novo projeto, preencha os campos com o Seu Nome/Empresa/Obra e local pertinente ao projeto.

- Ainda na janela de CADASTRO é possível associar o logotipo de sua empresa o qual irá ilustrar os relatórios com os resultados do estudo:

- Clique na caixa ao lado do campo LOGOTIPO e adicione o logotipo de sua empresa, a imagem selecionada irá aparecer na caixa ao lado. (O logotipo deve estar previamente salvo em seu computador, a imagem deve ter o tamanho de 170 x 170 pixels, caso contrário a imagem poderá não aparecer adequadamente ou acusar erro).

- Clique em aplicar e será aberta a janela LUMINÁRIAS:

Escolha o tipo e modelo de luminária a ser utilizada no cálculo, na caixa superior é possível alternar entre modelos T5 e T8 de embutir e sobrepor. Ao selecionar o modelo será exibida a imagem e descrição do referido modelo. (É possível selecionar apenas um modelo para cada cálculo).

(3)

- Será aberta a janela CALCULOS.

- A Janela Cálculo está dividida basicamente em três campos: Configurações do Ambiente / Luminária / Iluminação:

1º Campo - Configurações do Ambiente:

- Entre com os valores de Largura, Comprimento e Altura da sala e altura do plano de trabalho onde será avaliada a iluminância.

- No campo refletâncias ajuste os valores conforme as características de cor do ambiente (CLARO/MÉDIO/ESCURO).

(4)

2º Campo - Luminária: Este campo mostra os detalhes técnicos do modelo de luminária selecionada anteriormente, atentar para os seguintes valores:

- Fator de Perdas Luminosas: Este valor deve ser menor e ou igual a 1 e deve ser avaliado de acordo com eventuais fatores que possam reduzir o fluxo das lâmpadas e ou rendimento da luminária como: fator de fluxo luminoso do reator a ser utilizado, perdas de tensão da rede, depreciação do fluxo nominal das lâmpadas por tempo de uso, etc... Ao indicar por exemplo valor 0.8 está se considerando uma depreciação de 20% no fluxo das lâmpadas a ser considerado no cálculo.

- Fluxo luminoso da lâmpada: Este campo deve ser preenchido com o valor do fluxo luminoso da lâmpada que pretende-se utilizar, inicialmente o LUMICALC apresenta um valor nominal e deve ser ajustado se não estiver de acordo com o fluxo da lâmpada que pretende-se utilizar na instalação física da luminária.

- Altura de montagem: Este valor indica a altura em que a luminária será instalada em relação ao piso, não podendo ser maior que a altura total do ambiente, ao alterar este valor será mostrado a distância de rebaixamento da luminária, inicialmente o LUMICALC considera que as luminárias serão instaladas rentes ao teto com altura de montagem igual a altura total da sala.

(5)

3º Campo – Iluminação: Neste campo é possível alternar entre dois tipos de cálculos: por “Nível de Iluminância” e por quantidade de luminárias “Linhas e Colunas”:

- Projetar por Nível de iluminância desejado em LUX: No campo tipo de projeto selecione a opção “Por Nível” e no capo Nível Desejado (lux) entre com o valor médio do nível de iluminância (vide NBR-5413) para o qual pretende-se verificar a quantidade de luminárias necessária para ser atendido, a quantidade de luminárias será ajustada automaticamente.

- Projetar por quantidade de luminárias em Linhas e Colunas: No campo tipo de projeto selecione a opção “Linhas X Colunas” entre com as quantidades de luminárias por linhas e colunas, existe a limitação física que impede a inserção de mais linhas ou colunas cuja soma das medidas das luminárias ultrapasse as medidas do ambiente.

(6)

- Rotacionar: Marque esta opção caso queira alternar o sentido em que as luminárias serão dispostas (sentido horizontal = a 0º e vertical = a 90º).

- Clique em aplicar para dar início ao cálculo.

- Será aberta a janela CONFIGURA GRADE, inicialmente o LUMICALC executará o estudo com trama de cálculo de 1 x 1 metro, ou seja serão informados os valores específicos para estes pontos.

- Clique em aplicar e o cálculo será executado.

(7)

3 - RESULTADOS:

- Inicialmente os resultados serão apresentados na janela PONTO a PONTO, os valores serão informados conforme a trama de cálculo informada, juntamente será aberta a janela ISOLUX informando os valores que serão considerados para as linhas gráficas que indicarão os diferentes níveis de iluminância verificados para o ambiente. Clique em aplicar e as linhas serão mostradas.

- OPÇÕES DE RESULTADOS: No LUMICALC é possível alternar entre a forma como os resultados serão apresentados na guia JANELAS do menu superior, sendo:

- FAIXAS DE ILUMINÂNCIA: Os resultados serão apresentados em uma imagem colorida demonstrando as variações dos níveis de iluminância em núncias de cores.

- Linhas ISOLUX: Os resultados serão apresentados em linhas coloridas demonstrando os diferentes níveis de iluminância.

- PONTO a PONTO: Irá indicar o nível de iluminância específico para determinados pontos com base na grade selecionada anteriormente, bem como a indicação dos valores de média/mínimo/máxima.

Nota: A visualização dos resultados na tela também pode ser alternada na guia RESULTADOS do menu superior, neste caso o estudo será recalculado.

(8)

4 - IMPRESSÃO DOS RESULTADOS:

- VISUALIZAR IMPRESSÃO: A impressão pode ser previamente visualizada na opção VISUALIZAR IMPRESSÃO na guia ARQUIVO do menu superior.

Selecione as paginas que pretende-se visualizar.

- Clique em visualizar, será aperta uma janela de visualização nela é possível alternar entre a visualização das páginas selecionadas.

- IMPRESSÃO: A impressão dos resultados pode ser feita total e ou parcialmente, entre na opção IMPRIMIR da guia ARQUIVO do menu superior. Selecione as páginas que pretende-se imprimir e clique em imprimir. Será aberta a janela para selecionar a impressora sugere-se dispor também de uma impressora capaz de gerar arquivos PDF para facilitar o transito e armazenamento digital do relatório final.

(9)

5 - SALVANDO O ESTUDO:

- É possível salvar o estudo para consultas e alterações futuras, para tanto utilize a opção SALVAR e ou SALVAR COMO na guia ARQUIVO do menu superior. O arquivo será salvo com extensão .hnp.

6 - ALTERANDO OS DADOS DO ESTUDO:

Os dados do estudo podem ser alterados mesmo após o calculo ser finalizado, a considerar: - ALTERAR MODELO DA LUMINÁRIA: Entre na guia EDITAR no menu superior e selecione a opção LUMINÁRIA.

- ALTERAR PARÂMETROS DO CÁLCULO E AMBIENTE: Entre na guia EDITAR no menu superior e selecione a opção CALCULOS.

- ALTERAR DADOS DE CADASTRO: Entre na guia PREFERÊNCIAS no menu superior e selecione a opção CADASTRO.

- ALTERAR A PRECISÃO DO CÁLCULO: Entre na guia PREFERÊNCIAS no menu superior e selecione a opção PRECISÃO. Alterne entre Baixa / Média / Alta isso irá alterar os resultados e tempo de execução do cálculo.

7 - ABRINDO UM ESTUDO SALVO EM SEU COMPUTADOR.

- Para abrir um estudo existente e salvo em seu computador utilize a opção ABRIR na guia ARQUIVO no menu superior. Procure por arquivos de extensão .hnp.

8 – CONSIDERAÇÕES:

- Os cálculos obtidos a partir deste software consideram os dados nominais dos equipamentos e os valores informados pelo usuário, desta forma devem ser vistos de forma orientativa e ilustrativa podendo apresentar variações em relação a aplicação final do produto. A ECP não se responsabiliza pelos resultados práticos deste estudo o qual deve ser avaliado pelo responsável técnico da obra sendo de sua inteira responsabilidade o uso destas informações, a ECP também reserva-se ao direito de alterar seus produtos sem prévio aviso.

© Todos os direitos reservados, é vedada a reprodução total e ou parcial do conteúdo desde guia sem prévia autorização da ECP – Eletromatic Controle e Proteção Ltda.

Referências

Documentos relacionados

Contadores de litros electrónicos de engrenagens ovais em resina acetílica para o controlo do débito na distribuição privada de fl uidos de baixa, média e alta viscosidade

[r]

Obter o alinhamento em torno da reforma das instituições multilaterais a partir de 2004, garantir a independência do Timor Leste, a partir de 2002, e auxiliar na

Isto significa, que a teoria da disregard doctrine possibilita a coibição do abuso ou da fraude sem o comprometimento dos interesses que visam o desenvolvimento

previsão contratual ou à negociação entre as partes. Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde 2014.. § 1º Para fins de cobertura obrigatória pelos planos privados de assistência

Voltando à pergunta se os pentecostais serão maioria no Brasil, entendo que, do ponto de vista da identidade pentecostal, em um determinado momento a expansão provavelmente baterá

INTEGER COUNT, DATATYPE, DEST, IERROR INTEGER SENDTAG, SOURCE, RECVTAG, COMM

O dólar valorizado pressiona os preços internos, dado a presença de 25% (aproximadamente) de importados (insumos e bens finais) na economia brasileira. A valorização