• Nenhum resultado encontrado

2ª COPA OAB DE FUTEBOL SOCIETY CAPÍTULO I DA PROMOÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2ª COPA OAB DE FUTEBOL SOCIETY CAPÍTULO I DA PROMOÇÃO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1 2ª COPA OAB DE FUTEBOL SOCIETY - 2013

REGULAMENTO

CAPÍTULO I – DA PROMOÇÃO

Art. 1º - 2ª COPA OAB DE FUTEBOL SOCIETY – 2013 é uma promoção da Comissão de Esportes da OAB e tem a finalidade de promover a integração entre os advogados do Rio Grande do Norte.

CAPÍTULO II – DAS INSCRIÇÕES

Art. 2º - Poderão participar do certame todos os advogados da OAB/RN regularmente inscritos e em dia com suas obrigações. Todos os inscritos são considerados conhecedores do presente regulamento no que diz respeito aos seus direitos e obrigações, ficando submetidos às disposições e penalidades neste contido.

Art. 3º - A inscrição para participar da 2ª COPA OAB DE FUTEBOL SOCIETY – 2013 deverá ter sido feita junto à Secretaria da OAB/RN ou Comissão de Esportes, até às 17h do dia 24/05/2013, obedecendo aos seguintes critérios:

- Apresentar formulário requerendo a inscrição pessoal, constando nome completo, número da Carteira da OAB, posição que joga (Goleiro, Ataque, Meio-campo ou Defesa), email e telefone para contato.

Art. 4º - Os times serão sorteados entre os capitães das equipes, previamente indicados pelo presidente da Comissão de Esportes.

Art. 5º - As equipes poderão inscrever para a disputa um goleiro sem restrição de idade e/ou filiação junto à OAB, no entanto, o mesmo não poderá ser profissional de futebol.

Art. 6º - A substituição de atleta e/ou inscrição de novos será permitida somente em caso extraordinário e com a anuência da Comissão de Esportes.

Art. 7º - A equipe que utilizar atleta sem estar devidamente inscrito será considerada perdedora da partida que esse vier a participar, com os pontos sendo revertidos para a equipe adversária.

§ 1º - As inscrições ou substituições de atletas deverão ocorrer formalmente pelo representante de cada equipe, até 48 (quarenta e oito) horas antes da realização da partida em que o atleta for participar.

CAPÍTULO III – DA FORMA DE DISPUTA

Art. 8 - O Campeonato será disputado em duas fases, CLASSIFICATÓRIA e FINAL. Na fase CLASSIFICATÓRIA, as equipes serão divididas em 2 grupos, sendo 1 grupo (A) com 5 equipes e o outro grupo (B) com 4 equipes, classificando-se os 2 (dois) primeiros de cada grupo para a fase FINAL, através de cruzamento dos 1os colocados de cada grupo com os 2os colocados dos

(2)

2 mesmos fazendo a SEMIFINAL e, após, os vencedores da semifinal se enfrentando para a disputa do título e os perdedores se enfrentam para disputar o 3º lugar.

Art. 9 - Os jogos da semifinal serão disputados com a vantagem do empate sendo dos campeões de cada grupo na fase CLASSIFICATÓRIA e os jogos finais (decisão do título e disputa de 3º lugar), serão disputados em igualdade de condições. Se ao final do tempo normal da partida o placar prevalecer empatado, haverá uma prorrogação de 10 minutos corridos. Transcorrido o tempo da prorrogação e persistindo empatado o placar, será cobrada uma série de 3 (três) pênaltis por equipe, alternadamente, com atletas diferentes. Em caso de empate na 1ª série, o vencedor será conhecido com a cobrança de 01 (um) pênalti para cada equipe, com batedores diferentes.

Art. 10 - os jogos serão realizados nos dias e horários previstos na Tabela de Jogos.

§ Único - Os horários e dias dos jogos podem ser modificados extraordinariamente, com aviso prévio de 72 horas.

CAPÍTULO IV – DO SISTEMA DE DESEMPATE

Art. 11 - Os critérios de desempate na fase CLASSIFICATÓRIA serão os seguintes: a) não ter sofrido W x O no decorrer desta competição;

b) não ter sido derrotada por insuficiência de atletas em campo no decorrer desta competição; c) maior número de vitórias;

d) confronto direto (inválido para mais de duas equipes empatadas); e) saldo de gols;

f) maior número de gols prós; g) menor número de gols contra; h) menor número de cartões amarelos;

Art. 12 - A equipe que não comparecer ao campo de jogo no dia e horário determinado em tabela, será penalizada com a perda da partida por WO.

Art. 13 - Considerar-se-á como não tendo comparecido ao campo de jogo, a equipe que, passado o tempo de tolerância de 15 minutos, não haver assinado a Súmula da Partida com, no mínimo, 06 (seis) atletas.

Parágrafo único - a tolerância citada neste artigo só será concedida para a primeira partida da rodada.

(3)

3 Art. 14 – Para que uma equipe seja declarada vencedora por WO, tem que se fazer presente ao campo de jogo, o capitão da equipe deverá assinar a súmula e documentação (no mínimo 6 atletas) e bater o centro.

Parágrafo único – A vitória por WxO será conhecida pelo placar de 1x0.

Art. 15 - Na ausência do árbitro do jogo, fica a cargo do delegado ou dos capitães das equipes, a indicação para suprir tal falta.

CAPÍTULO V – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 16 - Cada equipe, em campo, será composta de no mínimo 06 (seis) e no máximo 08 (oito) atletas.

§ 1º - Após iniciada uma partida, se uma das equipes ficar reduzida a menos de 06 (seis) atletas, perderá os pontos para a adversária, independentemente do tempo de jogo transcorrido. O resultado será mantido, se no momento do encerramento, a equipe adversária estiver vencendo. Noutra situação, o resultado será de 1x0 (um a zero) em contra a equipe que ficar reduzida a menos de 6 (seis) atletas.

§ 2º - Uma partida declarada interrompida pelo árbitro por motivo de iluminação insuficiente, mau estado do gramado ou outro motivo que nenhuma das equipes tenha dado causa, tendo já transcorrido 75% ou mais do tempo regulamentar, será considerada conclusa.

§ 3º - Uma partida suspensa ou interrompida antes dos 75% do tempo regulamentar, por qualquer dos motivos previstos no parágrafo anterior ou outro, será continuada noutra data a ser marcada pela Comissão de Esportes.

§ 4º - A ausência ou atraso do árbitro ou delegado da rodada não implica em adiamento dos jogos, cabendo a autoridade presente acumular as atribuições ou indicar um terceiro para fazer às vezes do faltante.

Art. 17 - Não haverá limite para o número de substituições.

Art. 18 - Um cartão vermelho ou dois cartões amarelos suspende o atleta por uma partida. Parágrafo único – Os cartões amarelos e vermelhos recebidos durante a fase preliminar serão anistiados por ocasião das semi-finais e finais.

Art. 19 - A contagem de pontos será de 03 (três) por vitória e 01 (um) por empate.

Art. 20 - Alterações nos dias ou horários de jogos constantes da tabela da competição somente serão feitas com a assinatura do Presidente da Comissão de Esportes.

Art. 21 - Após a 5ª infração cometida por uma equipe, no mesmo tempo de jogo, toda falta marcada contra essa equipe, em qualquer parte do campo, será tiro livre direto, podendo ser cobrada a uma distância demarcada previamente 03 (três) metros contados a partir da área do infrator em direção meio de campo ou no local da infração, ficando a escolha a critério do capitão da equipe beneficiada.

(4)

4 Art. 22 - A cobrança de lateral será opcional com as mãos ou o pé.

Art. 23 - As partidas terão duração de 50 minutos, em dois tempos de 25 minutos, com intervalo de 10 minutos.

Art. 24 - O uniforme é padronizado (calção, camisa e meião).

Art. 25 - Nenhum atleta poderá utilizar, na mesma partida, camisa com numeração já utilizada pelo seu companheiro.

Art. 26 – As penalidades abaixo relacionadas terão aplicabilidade automática, devendo ser enquadradas de acordo com o Relatório do Árbitro. Em caso de relatório confuso, o relatório do Delegado poderá ser consultado para dirimir dúvidas quanto ao enquadramento do infrator nas penalidades a seguir previstas:

a) Expulsão

a.1) Suspensão por uma partida.

a.2) Em caso de reincidência a penalidade será aplicada em dobro. b) Impedir o início ou o reinício de uma partida.

b.1) Suspensão por duas partidas, quando atleta.

b.2) Perda dos pontos para a equipe adversária, quando equipe; adotando-se o mesmo critério do

§ 1º do art. 16 deste regulamento.

b.3) Em caso de reincidência a penalidade será aplicada em dobro.

Art. 27 - A equipe que utilizar atleta com dois cartões amarelos ou um vermelho, perderá os pontos para a equipe adversária.

Parágrafo único - Na hipótese de não ser observado o caput deste artigo, , o atleta que incorrer no erro será alijado do campeonato.

Art. 28 - A equipe que comprovar que atleta(s) inscrito(s) está(ão) impossibilitado(s) de participar(em) do restante da competição, poderá requerer a(s) substituição(ões) do(s) mesmo(s), ficando a critério da Comissão de Esportes a análise e o deferimento do pedido. § 1º - Tal substituição será limitada até a penúltima rodada da fase CLASSIFICATÓRIA.

CAPÍTULO VI – DA PREMIAÇÃO

Art. 29 - A premiação para as equipes campeã, vice-campeã e demais destaques será a seguinte:

(5)

5 b) artilheiro e goleiro menos vazado – medalhas.

CAPÍTULO VII – DA COMISSÃO DISCIPLINAR

Art. 30 - Fica instituída a Comissão Disciplinar – CD, que será composta por 1 representante de cada equipe participante.

§ 1º - A Presidência da Comissão Disciplinar será exercida por pessoa designada pela Comissão de Esportes independentemente de ser representante de equipe.

§ 2º - O quorum mínimo para deliberação da Comissão Disciplinar será de 03 (três) membros, sendo suas decisões soberanas e irrecorríveis.

Art. 31 - A Comissão Disciplinar se reunirá sempre que convocada pela Comissão de Esportes. Art. 32 - Todos os casos de indisciplina praticados por dirigentes ou atletas no decorrer da competição, que não disciplinados neste regulamento, deverão ser submetidos à Comissão Disciplinar para julgamento do fato.

Art. 33 - Os Membros da Comissão Disciplinar pertencentes às equipes envolvidas na partida que originou o(s) ato(s) de indisciplina, não terão direito a voto, mas deverão comparecer ao julgamento para exercer o direito de defesa e acusação.

CAPÍTULO VIII – DO PROTESTO

Art. 34 - Cabe o direito a qualquer equipe que se sentir prejudicada, sob qualquer motivo, apresentar protesto junto à Comissão Disciplinar do evento.

Art. 35 - A equipe que apresentar protesto, deverá pagar uma taxa equivalente a R$ 100,00 (cem reais) mínimo vigente, no prazo estabelecido no artigo 36.

Parágrafo Único - A taxa a que se refere este artigo, em caso de protesto ganho, será integralmente devolvida.

Art. 36 - O prazo para protesto é de 02 (dois) dias úteis (até às 18:00 horas) após o término da partida.

Art. 37 - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Esportes ou pela Comissão Disciplinar, conforme a situação.

___________________________________ Edson Gutemberg de Sousa Filho

Referências

Documentos relacionados

Para o alcance do objetivo geral – qual seja, a investigação dos ethé discursivos construídos pelas revistas Época, Isto É e Veja, por meio das capas, no

A inclusão do aluno com SD durante as aulas de educação física esbarra em dificuldades severas para promover a sua participação so­ cial junto à turma. Os resultados aqui

Analisando a dimensão capacidade de resposta observa-se que a perceção da qualidade dos clientes também é superior à dos colaboradores em todos os itens avaliados,

O rico debate acadêmico apresentando nesse livro demonstra o quanto a Maçonaria, com suas sociabilidades e suas ideias, fez e faz parte da cultura política nacional,

Agora vou perguntar sobre o tempo que o idoso permanece sentado durante o seu tempo livre Isto inclui o tempo sentado, enquanto descansa, faz leituras, telefonemas, assiste TV

Selecione YES (sim) se a sua organização publica um relatório anual dos dados e informações sobre os efeitos sociais e ambientais de suas atividades econômicas a grupos

Dessa forma, pensando no risco/benefício para o paciente idoso a formulação de uma forma líquida de omeprazol é uma opção que visa a melhor adesão ao tratamento pelo fato da

Um número limitado de pacientes pediátricos com AIDS foi tratado com KLARICID  (claritromicina) grânulos para suspensão pediátrica para infecções por micobactérias. Os