• Nenhum resultado encontrado

Manual de Geração REINF 26/01/2019

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual de Geração REINF 26/01/2019"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Manual de Geração REINF

(2)

Reinf – Projeto e Cronograma

A Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais EFD-Reinf é um dos módulos do SPED, a ser utilizado pelas pessoas jurídicas e físicas, em complemento ao eSocial.

Conforme a Instrução Normativa RBF Nº 1701, de 14 de março de 2017 em seu Art. 2º § 1º A obrigação prevista no caput deve ser cumprida:

I - para o 1º grupo, que compreende as entidades integrantes do “Grupo 2 - Entidades Empresariais”, do anexo V da Instrução Normativa RFB nº 1.634, de 6 de maio de 2016, com faturamento no ano de 2016 acima de R$

78.000.000,00 (setenta e oito milhões de reais), a partir das 8 (oito) horas de 1º de maio de 2018, em relação aos fatos

geradores ocorridos a partir dessa data;

II - para o 2º grupo, que compreende as demais entidades integrantes do “Grupo 2 - Entidades Empresariais” do Anexo V da Instrução Normativa RFB nº 1.634, de 2016, exceto as optantes pelo Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Simples Nacional), instituído pelo art. 12 da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, desde que a condição de optante conste do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) em 1º de julho de 2018, e as entidades empresariais pertencentes ao 1º grupo, referidos no inciso I, a partir das 8 (oito) horas de 10 de janeiro de 2019, referentes aos fatos ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2019;

III - para o 3º grupo, que compreende os obrigados não pertencentes ao 1º, 2º e 4º grupos, a que se referem respectivamente os incisos I, II e IV, a partir das 8 (oito) horas de 10 de julho de 2019, referentes aos fatos ocorridos a partir de 1º de julho de 2019; e

IV - para o 4º grupo, que compreende os entes públicos, integrantes do “Grupo 1 - Administração Pública” e as organizações internacionais, integrantes do “Grupo 5 - Organizações Internacionais e Outras Instituições Extraterritoriais”, ambas do Anexo V da Instrução Normativa RFB nº 1.634, de 2016, em data a ser fixada em ato da

RFB.

Através do link: http://sped.rfb.gov.br/pastaperguntas/show/1497 dúvidas recorrentes dos usuários referente ao EFD REINF são esclarecidas.

Tipos de Eventos

A Reinf é composta por vários tipos de eventos e cada um deles são gerados como um arquivo XML, assinado e transmitido através de certificado digital. Temos 3 grupos de eventos na Reinf sendo eles: eventos de tabelas, eventos periódicos e eventos não periódicos.

Eventos de Tabelas

• R-1000 - Informações do Contribuinte

• R-1070 - Tabela de Processos Administrativos/Judiciais

Eventos periódicos

• R-2010 - Retenção Contribuição Previdenciária - Serviços Tomados • R-2020 - Retenção Contribuição Previdenciária - Serviços Prestados • R-2030 - Recursos Recebidos por Associação Desportiva

• R-2040 - Recursos Repassados para Associação Desportiva

• R-2050 - Comercialização da Produção por Produtor Rural PJ/Agroindústria • R-2060 - Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta - CPRB

Manual de Geração REINF www.sulprog.com.br - suporte@sulprog.com.br - (42) 3224-3417

(3)

• R-2098 - Reabertura dos Eventos Periódicos • R-2099 - Fechamento dos Eventos Periódicos

Eventos não periódicos

• R-3010 - Receita de Espetáculo Desportivo • R-9000 - Exclusão de Eventos

Atenção:

No layout atual da versão 1.4 , as retenções dos impostos como IRRF, Pis, Cofins e CSLL, ainda não estão contemplados. A Receita Federal ainda implementará novo layout incluindo estas informações através de novos tipos de eventos.

Configurações Iniciais no WFiscal

Para iniciar os processos de geração de arquivos e transmissão ao ambiente Reinf, são necessárias algumas configurações iniciais. Entre elas, estão a vinculação do certificado digital para a assinatura e transmissão dos eventos, a definição que a empresa está enquadrada no Reinf e o modo de Produção.

Vinculando certificado digital

No menu do WFiscal, vamos clicar em “Cadastros / Cadastros Gerais / Empresa Responsável”. Após isso, o sistema apresentará a seguinte tela:

No campo “Número de Série”, vamos clicar no botão de pesquisa e selecionar o certificado do responsável pelo envio de arquivos REINF. Caso o certificado digital esteja com um CNPJ ou CPF diferente da empresa, é necessário existir uma procuração eletrônica permitindo a este responsável transmitir os arquivos. Esta procuração deve ser realizada diretamente no site do e-CAC.

(4)

Vinculando Empresa e Responsável

Após cadastrar e vincular o certificado ao responsável, agora vamos acessar o cadastro de Matriz/Filial e na Unidade Matriz, vamos configurar alguns campos. Ao clicar no menu “Cadastros / Matriz/Filiais” e selecionar a Unidade Matriz, clique na aba “6-EFD-Reinf” e preencha os campos conforme a tela.

Manual de Geração REINF www.sulprog.com.br - suporte@sulprog.com.br - (42) 3224-3417

(5)

Configurando Serviços

Para algumas informações referentes a Retenções de Previdência Social em Notas de Aquisição como também na Prestação de Serviços, é necessário indicar o código da atividade utilizada na retenção. Vamos clicar no menu “Cadastros / Produtos e Serviços /

Produtos/Serviços”.

Após apresentação da tela, vamos selecionar cada um dos serviços utilizados na aquisição de serviços (Notas de Entrada) e na prestação de serviços (Notas de Saída), clicar na aba “3-Serviços” e posteriormente configurar o campo “Código do serviço Reinf”.

(6)

Gerando 1º registro R-1000

O registro R-1000 é o primeiro registro a ser enviado ao ambiente do Reinf. Sempre deverá existir ao menos um registro, ainda que a empresa não tenha movimento. Existirá um único R1000 para todo o grupo de Matriz e Filiais, utilizando sempre o CNPJ raiz (8 posições) quando PJ.

Porém, sempre que existir alguma alteração de tributação (Simples, Presumido, Real) ou Desoneração da Folha (CPRB), o usuário deverá gerar um novo R-1000 com uma nova data de vigência.

Exemplo:

Em 01/01/2019 a empresa iniciou como Presumido, então foi gerado um R-1000 com estas informações. Em 01/01/2020 a empresa foi enquadrada no regime do Simples, então neste caso, será gerado um novo R-1000 com data de 01/01/2010.

Obs: Somente quando existir alterações das informações é que deverá ser digitado um novo R1000.

Vamos fazer o cadastro de um R-1000, clicando no menu “Reinf / Cadastro de Informações do Contribuinte – R1000”.

Após isso, o sistema apresentará a tela para preenchimento das informações.

Manual de Geração REINF www.sulprog.com.br - suporte@sulprog.com.br - (42) 3224-3417

(7)

Gerando os Eventos REINF

Após efetuar os lançamentos e configurações necessárias, geraremos os arquivos XML (Eventos) para serem posteriormente transmitidos ao ambiente do REINF. Antes da geração dos eventos, o usuário deverá revisar se os seguintes itens foram executados:

✔ Vinculação do Certificado à empresa responsável; ✔ Vinculação do Responsável à Empresa Matriz; ✔ Configuração dos Serviços com o código Reinf;

✔ Digitação das Notas de Entrada com os itens de serviço e suas retenções; ✔ Digitação das Notas de Saída com os itens de serviço e suas retenções; ✔ Processamento Mensal caso esteja na Desoneração da Folha;

✔ Digitação do 1º registro para o R-1000

Revisados estes itens, vamos clicar no menu “Reinf / Geração de Eventos”. Após isso, o sistema apresentará uma sequência de abas, demonstrando as informações que estão sendo utilizadas para a geração dos eventos.

(8)

Exemplo Aba R-2010

Nesta aba, serão demonstradas as notas fiscais que sofreram retenções e duas colunas a serem observadas:

• Detalhar Serviços

Ao clicar nesta opção, o sistema abrirá tela com a Nota Fiscal já posicionada para consultar os serviços e valores que estão lançados. Será utilizada para localizar mais facilmente os serviços constantes na Nota em questão e configurar o código do Reinf no cadastro.

• Cadastro Prod OK

Esta opção é apenas para demonstrar ao usuário se a configuração do código da Reinf no cadastro do serviço está preenchido corretamente.

Aba Geração de Eventos

Após navegar em todas as abas, o sistema apresentará a última aba onde o usuário deverá clicar em “Finalizar” e desta forma, os eventos serão gerados e validados.

Manual de Geração REINF www.sulprog.com.br - suporte@sulprog.com.br - (42) 3224-3417

(9)

Se todos os eventos gerados estiverem com seus dados consistentes e seguindo o layout da EFD-REINF, o usuário visualizará a mensagem “Eventos gerados com sucesso”. Caso tenha ocorrido algum erro de validação, um relatório de erros será apresentado ao usuário.

Gerando R-2099 – Fechamento

O evento R-2099 é utilizado para o fechamento do mês. Será neste evento que o usuário indicará quais as informações existiram no período ou se a empresa estava sem movimento.

Será também pelo envio do evento R-2099 que as informações do REINF serão enviadas para o sistema DCTF-Web e posteriormente a impressão da guia de recolhimento consolidada.

Uma pré-condição para gerar o evento de fechamento é de que o período do Mês/Ano ainda esteja em aberto no ambiente do REINF. Portanto, se o contribuinte necessitar refazer um fechamento, será necessário gerar antes uma Reabertura.

Vamos gerar o evento de fechamento clicando no menu “Fechamento e Reabertura – R2099 e R2098”. Após isso o sistema apresentará a seguinte tela:

Preenchemos o período e depois clicamos no botão “Pesquisar”. Caso a informação do “Status” apresente como “1 – Aberto”, o botão “Gerar Fechamento” é habilitado. Caso o Status seja igual a “2- Fechado”, o botão “Gerar Reabertura” que será habilitado.

(10)

Nesta tela, o usuário deverá marcar quais as informações foram geradas nos outros eventos periódicos e por final, clicar no botão “Confirmar Fechamento”. Após isso, o sistema gerará o arquivo XML do evento R-2099.

Manual de Geração REINF www.sulprog.com.br - suporte@sulprog.com.br - (42) 3224-3417

(11)

Transmitindo o evento R-1000

Este evento será transmitido no 1º mês da obrigatoriedade do Reinf e posteriormente somente quando ocorrer alterações nas informações do contribuinte. Para transmitir o R1000, vamos seguir o fluxo:

• Acessar a rotina de envio de eventos clicando no menu “Reinf / Envio de Eventos”; • No campo “Selecionar evento específico”, vamos selecionar o evento R1000; • Clicar no botão “Pendente de Transmissão”;

• Dar um duplo clique na coluna “Sel” para selecionar o registro para envio; • Clicar no botão “Gerar Lote/Transmitir Eventos”

Após clicar na opção de Transmitir Eventos, o sistema irá assinar e transmitir o arquivo ao ambiente Reinf. Após a transmissão do evento, o sistema também fará a consulta do lote

transmitido, afim de recepcionar como “Transmitido com Sucesso” ou “Rejeitado”. Repetir este mesmo processo para os demais eventos a serem transmitidos.

Transmitindo os demais eventos

Os demais eventos periódicos deverão ser transmitidos seguindo o mesmo processo explicado no item anterior. O sistema permitirá enviar até 50 eventos em um mesmo lote de transmissão, desde que todos os eventos sejam do mesmo tipo (R2010, R2020, etc…).

(12)

Transmitindo R2099 – Fechamento

Após transmitir os eventos de tabelas e periódicos, podemos enviar o evento de

fechamento R2099. A diferença deste evento em relação aos transmitidos anteriormente é que a comunicação com o ambiente da Reinf é assíncrono. Isso quer dizer que o processo ocorre em duas fases:

• Primeiramente transmitimos o lote com o evento de fechamento e recebemos o recibo do lote;

• Posteriormente, após alguns minutos, realizamos a consulta do lote com o nº do recibo e recebemos o retorno do processamento (Processado com sucesso ou Rejeitado)

Para enviar o evento, vamos seguir o processo conforme a ordem:

1. No campo “Selecionar evento específico”, filtramos somente o evento R2099; 2. Clicamos no botão “Pendente de Transmissão”;

3. Efetuamos um duplo clique na coluna “Sel” para selecionar o evento; 4. E por final, clicamos no botão “Gerar Lote/Transmitir Eventos”;

Após a assinatura e transmissão do evento, o mesmo passará a ser visualizado como “Evento em processamento”

Manual de Geração REINF www.sulprog.com.br - suporte@sulprog.com.br - (42) 3224-3417

(13)

Consultando R2099 em Processamento

Após a transmissão do evento de fechamento, o mesmo será mostrado como evento em processamento. Isso não representa que o Reinf já foi fechado, mas que o evento de fechamento foi enviado e os servidores da Reinf estão processando o arquivo. Geralmente após alguns minutos, já podemos consultar o resultado deste processamento.

Vamos realizar a consulta deste evento efetuando os seguintes passos: • No campo “Selecionar evento específico”, vamos selecionar o evento R1000; • Clicar no botão “Em Processamento”;

• Dar um duplo clique na coluna “Sel” para consultar o registro no servidor da Reinf; • Clicar no botão “Consultar Lote Transmitido”

Quando efetuar a consulta do lote que estava em processamento, o sistema poderá ter 3 respostas e as ações como seguem:

1. Lote ainda em processamento:

Ocorre quando os servidores da Reinf estão sobrecarregados e existe uma demora nos processamentos. A ação será continuar consultando o lote após alguns minutos, até que se obtenha o evento aceito ou rejeitado;

2. Lote com o evento de fechamento processado com sucesso:

Neste caso, o evento foi processado com sucesso e a obrigação da Reinf para o período foi atendida pelo contribuinte;

3. Evento rejeitado:

Neste caso, o evento foi rejeitado pelo Reinf e o sistema apresentará uma tela com o erro que ocorreu. O usuário deverá corrigir os erros, gerar e retransmitir novamente os eventos que acusaram o erro.

Referências

Documentos relacionados

Em março de 2009, a subsidiária Quilmes Industrial (Quinsa) Société Anonyme adquiriu, junto à SAB Miller plc, 100% do capital social da Bebidas y Aguas Gaseosas Occidente

Desta maneira, vemos que Rousseau conclui do homem natural que este tende a viver sem se aglomerar em grupos, sociedades, e, mesmo quando começa a se agrupar, ou contar

Adiante, o Senhor Presidente solicitou aos senhores Suplentes de Vereador os Senhores Ernei Antônio Trierveiller e Mário Sebastião Lohn para adentrar no Plenário e

 Local da prova objetiva seletiva para o mestrado e prova subjetiva seletiva para o doutorado em Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, Departamento de

Em síntese, a matéria trazia informações que demonstravam um conflito de interesses entre a atuação de Giovanni Cerri como Secretário de Saúde e

(e) Os t咜ulos executivos s縊 essenciais para a instaura鈬o de uma execu鈬o e tamb駑 suficientes para a proced麩cia, uma vez que consubstanciam a rela鈬o

A tem á tica dos jornais mudou com o progresso social e é cada vez maior a variação de assuntos con- sumidos pelo homem, o que conduz também à especialização dos jor- nais,

Este requisito de NAT não mudou, mas este documento demonstra como você pode usar uma interface virtual, se não sabido como uma interface de loopback, e o roteamento baseado em