• Nenhum resultado encontrado

HERBERT W. ARMSTRONG COLLEGE CURSO BÍBLICO POR CORRESPONDÊNCIA. lição 1 Qual É o Significado da Era da Informação?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "HERBERT W. ARMSTRONG COLLEGE CURSO BÍBLICO POR CORRESPONDÊNCIA. lição 1 Qual É o Significado da Era da Informação?"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

POR CORRESPONDÊNCIA

HERBERT W. ARMSTRONG COLLEGE

CURSO BÍBLICO

Qual É o Significado

da Era da Informação?

(2)

lição 1

Um curso internacional de entendimento bíblico publicado pela Igreja de Deus de Filadélfia, em colaboração com o

Colégio Herbert W. Armstrong, Edmond, Oklahoma. © 1997, 1983, 2005, 2006, 2013, 2014 Philadelphia Church of God for the entire contents of this publication. All rights reserved.

© 2018Igreja de Deus de Filadélfia, Tradução em português, Todos os direitos reservados

Editor Chefe: Gerald Flurry Editores Seniores: Brian Davis,

Stephen Flurry, Joel Hilliker Editor Responsável: Fred Dattolo Composição:Aubrey Mercado, Edwin Trebels

Revisão: Donna Fraser

Gerente de Circulação:Calvin Culpepper Informações de contato para todo o mundo

E-mail: cc@hwacollege.org

Cartas:

Estados Unidos: P.O. Box 3330, Edmond, OK 73083 Canadá: P.O. Box 400, Campbellville Ontario L0P 1B0

Caraíbas: P.O. Box 2237, Chaguanas, Trinidad, W.I. Inglaterra, Europa e Oriente Médio: P.O. Box 16945,

Henley-in-Arden, B95 8BH, United Kingdom África: Postnet Box 219, Private bag X10010,

Edenvale, 1610, South Africa Austrália, Ilhas do Pacífico, Índia e Sri Lanka: P. O. Box 293, Archerfield, QLD 4108, Australia Nova Zelândia: P.O. Box 6088, Glenview, Hamilton 3246 Filipinas: P.O. Box 52143, Angeles City Post Office, 2009 Pampanga

América Latina: Attn: Spanish Department, P.O. Box 3700, Edmond, OK 73083, U.S.

como foi paga a sua inscrição?

A sua inscrição é oferecida gratuitamente pela Igreja de Deus de Filadélfia. É possível graças aos dízimos e ofertas feitas voluntariamente pelos membros da Igreja e por outras pessoas que optaram por apoiar o trabalho da Igreja. Aqueles que voluntariamente desejem ajudar e apoiar esta obra de Deus a nível mundial, serão com agrado recebidos como colaboradores deste importante esforço em pregar e publicar o

evangelho a todas as nações.

mensagem

do editor

S

audações e boas-vindas à nossa crescente família de alunos do Curso Bíblico por

Correspon-dência do Colégio Herbert W. Armstrong!

Este é um tipo de curso de estudo bíblico totalmente novo e diferente. Ele o irá emocionar, empolgar e desa-fiar – o levará a compreender o significado dos aconteci-mentos mundiais e o propósito que está sendo elaborado aqui na Terra.

Já alguma vez você se perguntou que significam

realmente as condições do mundo atual? Aonde está

conduzindo a proliferação de armas de destruição em massa? Qual será o desfecho da crise no Médio Oriente? Será que a guerra contra o terror irá parar o terrorismo? Como é que a instabilidade econômica global e a cres-cente tensão religiosa afetará a humanidade? Por que tanto caos e confusão no mundo atual?

Que nos reserva o futuro? Existem soluções para esses problemas aparentemente insolúveis?

Qual é o caminho para a paz no mundo – o caminho para a libertação do medo e da preocupação; pobreza, doença e infelicidade?

E antes de mais, por que foi o homem colocado aqui? Foi você, individualmente, colocado aqui para algum

propósito? Em caso afirmativo, qual é esse propósito?

Por que nasceu você?

O que é o homem – por que existe o homem? Será que a religião moderna tem as respostas? Qual é a verdade sobre questões doutrinárias “tra-dicionais” tais como céu, inferno, salvação, lei e graça, Grande Tribulação, arrebatamento, nascimento virgi-nal, ressurreição, a Segunda Vinda e o Milênio? Onde estão os mortos – estarão eles agora conscientes?

Mais do que tudo na sua vida, você necessita de compreender as respostas a todas estas perguntas!

Nas salas de aula de colégios, em livros e revistas sobre assuntos actuais, você encontra sendo discuti-dos e re-discutidiscuti-dos, alarmantes problemas mundiais – mas nenhumas soluções viáveis são apresentadas. E na maioria das publicações religiosas, você encontra muita emoção e sentimentalismo – mas muito pouco entendi-mento.

Este curso de estudo bíblico é completamente diferente

– é algo único!

a nossa capa A humanidade se está deslocando através da era da informação e mais além, a um ritmo estonteante. No entanto, lhe falta o conhecimento mais fundamental de todos! foto ilustrativa: iStockphoto

Continua na penúltima página 16 ››

herbert w. armstrong college

curso bíblico

(3)

a bíblia é o livro mais atualizado que você pode ler! Ela lhe transmite hoje as notícias – de amanhã!

HW ACB

CC

herbert w. armstrong college curso bíblico por correspondência 3

LIÇÃO 1

Q

ue somos nós? Fomos nós colocados na Terra para algum propósito? Em caso afirma-tivo, qual é esse propósito?

Por que há tantas vidas vazias, descontentes e

infeli-zes? Como se pode tornar a vida feliz, abundante, bem sucedida, próspera e plena de interesse?

Qual é a verdadeira causa das guerras e o caminho para a paz mundial? Que existe mais além da morte – existe realmente um caminho para a vida eterna?

São estas perguntas importantes? Talvez alguém pergunte, poderia existir algo mais importante? Para encontrar as respostas a estas perguntas básicas da vida, aonde iria você?

A base do conhecimento

Pare e pense! Será que um Criador, tendo suprema in-teligência, sabedoria e amor para idealizar, planejar, desenhar e trazer à existência toda a criação – esta

Ter-ra e toda a vida existente sobre ela – deixaria os seres humanos na ignorância do Seu propósito – o propósito para estarem aqui – e das leis que lhes trariam paz, alegria, felicidade e tudo de bom que os homens se têm esforçado por adquirir desde o princípio?

O Deus Todo-Poderoso colocou a Sua super im-portante verdade acessível à humanidade. Ele se empe-nhou em colocar por escrito o Seu tesouro de conhe-cimentos básicos. Ele revelou esse conhecimento na Bíblia Sagrada – a verdadeira base do conhecimento – o Seu livro de instruções para a humanidade. No en-tanto, quase ninguém encontrou as respostas que estão tão claramente escritas nele!

A Bíblia é simplesmente a revelação divi-na de Deus dos conhecimentos básicos ne-cessários, que o homem por qualquer outro meio, não é capaz de descobrir por si mesmo. Deus equipou os seres humanos com capacidade e

por que estudar a Bíblia

nesta era da informação?

Por que deveríamos nós querer estudar a Bíblia? Está a Bíblia atualizada para a

era da informação? Exatamente o que é a Bíblia e como devemos estudá-la para a

(4)

herbert w. armstrong college curso bíblico por correspondência

4 LIÇÃO 1

habilidade para descobrir e usar as leis da ciência. Mas absolutamente nenhuma ferramenta ou instrumento científico, poderá jamais dizer-lhe se há vida depois da morte, o propósito para você estar vivo, para onde você irá, ou o caminho para uma vida feliz, abundante e pa-cífica, aqui e agora. Os nossos cientistas, líderes mun-diais e os nossos estadistas falharam rotundamente em responder-nos a estas perguntas, ou em conduzir-nos à paz universalmente desejada com felicidade e vida abundante.

A Bíblia nos revela tudo isto – e muito mais. Este curso lhe mostra onde encontrar esse conhecimento re-velado na base do entendimento!

Um livro vivo!

Mas por que é que a maioria das pessoas acha que o estudo da Bíblia seria uma tarefa enfadonha, desinte-ressante e aborrecida – para ser feita, apenas como um dever por temor a um Deus severo?

Simplesmente porque as pessoas não conhecem a Deus, ou como Ele é – e porque nunca começaram

realmente a entender a Bíblia!

Neste estudo, nós iremos ver que Deus em realidade é amor (1 João 4:8, 16), e não um Deus severo e rígi-do; que Deus quer que cada um de nós seja feliz e des-frute de uma vida plena e interessante – durante cada segundo dela! E uma vez que começarmos a entender a Bíblia, nós veremos como o seu estudo é o mais fasci-nante e mais interessante, bem como o mais rentável e agradável das nossas vidas.

Por onde começar?

Um ponto de partida natural e apropriado para come-çar o nosso estudo da Bíblia seria no princípio – com Deus como Criador – no primeiro capítulo de Gênesis – e comparando o relato bíblico da criação com a teo-ria moderna da evolução: estudar a cteo-riação do homem, a origem de Satanás, o primeiro pecado e então conti-nuar a partir daí através do Antigo Testamento.

Outro ponto de partida natural é o início do Novo Testamento. Apesar das primeiras palavras de toda a Bíblia serem: “No princípio criou Deus os céus e a ter-ra” (Gênesis 1:1), o verdadeiro início do Novo Testa-mento, em sequência cronológica dos acontecimentos, é João 1:1: “No princípio era o Verbo.” Assim, o relato da pré-existência, nascimento e obra de Jesus Cristo – o qual é chamado “Verbo” ou Porta-Voz de Deus – também começa com as palavras “No princípio”.

E há ainda um outro ponto de partida natural – aquele que nós temos utilizado.

Este ponto de partida é começando com esta

pre-sente era em que vivemos – este tempo de distúrbios

mundiais – tempo em que a ciência e a tecnologia têm produzido armas que ameaçam extinguir toda a vida da face deste planeta – este “tempo do fim” imediata-mente antes do final desta era e da Segunda Vinda de Jesus Cristo!

Nós sentimos que a Bíblia irá significar muito mais para si, se você entender completamente a relação vital entre ela e a sua vida atual, e a sua ligação direta com os acontecimentos do mundo em que hoje vivemos.

Se você tentasse compreender o mapa do mundo, ele não significaria muito para si, a menos que você pudesse colocar primeiro o dedo sobre o ponto preciso no mapa, onde você estivesse nesse momento. Só então você poderia ver claramente e compreender o resto do mundo em relação à sua própria localização no mapa.

Nós sentimos que você entenderá melhor a Bíblia e a encontrará mais interessante, se você a visualizar toda – a sua história e profecia, os seus ensinamentos e revelações divinas – a partir do ponto de vista da sua vida aqui e agora. A Bíblia se tornará mais clara se você vir como os eventos mundiais têm conduzido até ao próprio momento e condições em que vivemos, e aquilo que o futuro tem guardado para si e para toda a humanidade.

Mas antes de começarmos este estudo fascinante, nós precisamos de saber por que tão poucos realmen-te enrealmen-tendem a Bíblia – e como é que você a poderá

entender.

Por que tanta confusão?

Por que vemos tanta confusão – tanto desacordo sobre o que a Bíblia diz? Por que é que as centenas de Igre-jas e seitas de diferentes denominações não concordam com o que diz o seu reconhecido livro didático? Por que tantas pessoas, capazes de entender qualquer outro livro, dizem: “Eu simplesmente não consigo entender a Bíblia”?

Pegue em algum reconhecido livro de biologia e mos-tre-o a 10 diferentes professores de biologia, de 10 co-légios e universidades diferentes. Pergunte-lhes o que ele diz. Todos eles lhe darão a mesma resposta. As pes-soas raramente discordam em relação ao que dizem li-vros reconhecidos – exceto quando se trata do livro de todos os livros, a Bíblia Sagrada!

Leve a Bíblia a 10 professores de teologia, ou mi-nistros da religião e você provavelmente receberá 10 respostas diferentes para quase todas as perguntas que você lhes fizer sobre ela.

(5)

Bíblia Sagrada O alicerce de todo o conhecimento é o livro mais publicado e lido no mundo e no entanto o menos compreendido.

PH

O

TOS

PIN

herbert w. armstrong college curso bíblico por correspondência 5

LIÇÃO 1

Você sabe por quê?

Aqui, certamente, está o maior enigma de todos os tempos. O mais importante, contudo o menos

com-preendido, o livro dos livros é o mais vendido do

mundo – o livro possuído pela maioria das pessoas. É o único livro que tem vivido ao longo dos séculos, apesar de todos os esforços feitos para o eliminar.

A Bíblia é o único livro que predisse, com séculos

de antecedência, as condições caóticas do nosso mundo

– o único livro que explica o significado das confusas condições mundiais – que nos permite poder entender

antecipadamente o maravilhoso, pacífico e feliz

Mun-do de Amanhã. É o único livro que previu antecipa-damente a ascensão e a queda de específicas nações e governos – que revela o destino do mundo. Nenhum livro humanamente inspirado poderia ter revelado es-tes acontecimentos surpreendenes-tes. Tais profecias só

podem ter sido divinamente inspiradas.

Este é o livro que apesar da incompreensão humana tem transformado mais vidas do que todos os outros li-vros juntos. E no entanto, é o livro que quase ninguém conhece!

Por que incompreendido

A Bíblia é o livro mais incompreendido da história. O mais falseado, distorcido, deturpado, difamado e caluniado.

Por quê?

A resposta se encontra em 2 Timóteo 3:16-17. O apóstolo Paulo foi inspirado por Deus a escrever: “Toda a Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda a boa obra.”

Portanto, as Escrituras são proveitosas para o propósito de nos repreender e corrigir!

Mas quantas pessoas conhece você que estejam

dispostas a ser corrigidas quando estão erradas – a ser

repreendidas pelos erros que cometem? As pessoas sim-plesmente não gostam de ser repreendidas nem corri-gidas. Elas amam ser elogiadas – gostam de adulação – mas reprovação e correção, certamente elas odeiam!

Entende agora você por que é tão difícil às pessoas entender a Bíblia e concordar com o que ela diz? A Bíblia é o grande espelho espiritual de Deus. Ela nos mostra cada falha no nosso pensamento, revela cada mancha do nosso caráter. Ela retrata como nós real-mente somos – como Deus nos vê, não como nós pen-samos ser, ou como queremos que as outras pessoas nos vejam.

“Porque a palavra de Deus”, lemos em Hebreus 4:12, “é viva e eficaz e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes” – que corta profundamente e para os dois lados – “e é apta para discernir os pensa-mentos e intenções do coração.” Sim, ela abre e coloca a descoberto os nossos pensamentos mais íntimos.

Quando as crianças fazem algo que está errado – algo que lhes tenha sido proibido – costumam elas admiti-lo espontaneamente e com franqueza? Ou será que costumam negá-lo o maior tempo possível, para depois o tentar encobrir, desculpar, justificar, ou colocar a culpa em alguém mais?

Nós somos apenas pequenas crianças em cresci-mento. Quando o nosso Pai celestial nos fala através das Sagradas Escrituras e nos repreende, censura ou corrige, nós geralmente não gostamos de admitir os nossos erros, os nossos defeitos ou os nossos caminhos errados.

E por isso, os homens começaram há séculos, a

in-terpretar a Bíblia. Como resultado disso, a Palavra de

Deus foi retorcida, desvirtuada e pervertida, sendo-lhe dados quase todos os significados falsos e imaginá-veis possíimaginá-veis. Ao invés de ensinar e expor o signifi-cado claro, simples e correto, agora temos centenas de interpretações humanas da Bíblia!

Em vez de reconhecer a verdade, os homens procu-ram justificar os seus próprios caminhos, pervertendo a santa e sagrada Palavra de Deus!

(6)

herbert w. armstrong college curso bíblico por correspondência

6 LIÇÃO 1

O apóstolo Paulo foi inspirado a escrever em 2 Timó-teo 4:1-4 que viria o tempo em que os homens não supor-tariam a sã doutrina. As pessoas afastaram os seus ouvidos da verdade e se voltaram para fábulas simuladas como se fossem a verdade da Palavra de Deus. Isaías profetizou que, nestes últimos dias os homens exigiriam, “Não profe-tizeis para nós o que é reto: dizei-nos cousas aprazíveis, e tende para nós enganadoras lisonjas” (Isaías 30:10).

Nós podemos ver claramente por que as pessoas não entendem a Bíblia. Elas não se entregaram à vontade do Eterno – elas estão cheias de medo aos homens, em vez de temer a Deus. Elas tremem só de pensar no que as pessoas dizem, em vez do que a Palavra do Deus vivo tem a dizer!

Nós lemos em Salmos 111:7-8, 10: “As obras das suas mãos são verdade e juízo; fiéis todos os seus man-damentos. Permanecem firmes para todo o sempre; são feitos em verdade e retidão. (...) O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que lhe obedecem... ”

David tinha entendimento. E disse David: “Lâmpa-da para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho” (Salmos 119:105).

A geração atual é como a dos dias de Jesus, sobre a qual Ele disse: “E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más” (João 3:19).

Sim, a Bíblia é luz – uma lâmpada para os nossos pés – uma luz para o nosso caminho. Mas o mundo está seguramente em densas trevas.

Significado bloqueado

até agora

Bruce Barton escreveu um livro sobre a Bíblia intitu-lado O Livro Que Ninguém Conhece. Certamente este título tem estado certo – até recentemente!

Depois de revelar muitas profecias ao profeta Da-niel, Deus lhe disse para “manter o livro fechado como um segredo, até à crise do fim [quando] os problemas se multiplicarem na terra” (Daniel 12:4; tradução

Mof-fatt; toda a ênfase é nossa ao longo da lição). O mundo

inteiro está agora num tempo de grave crise e está che-gando rapidamente a uma condição de caos total – nós estamos agora no período da crise, ao final desta era! Com as armas de destruição em massa, o homem tem agora os meios para exterminar toda a raça humana! Deus disse que neste tempo “Nenhum dos ímpios en-tenderá, mas os sábios entenderão” (Daniel 12:10).

Apesar de muitas cópias da Palavra de Deus e um conhecimento geral das Escrituras estarem

amplamen-te difundidos hoje, o mundo como um todo continua a não entender a Bíblia. Religiosa, académica, políti-ca e militarmente, está na mais completa confusão. O mundo realmente não sabe para onde se está dirigindo, nem compreende as lições do passado. Nunca como agora a humanidade necessitou tanto de entender o conhecimento de Deus!

Entendimento espiritual mais

necessário que nunca

O conhecimento científico e técnico continua a multipli-car-se – mas o mesmo passa com os problemas do mun-do! Obviamente, o conhecimento científico e material e a sabedoria tecnológica não levaram o homem a encontrar as respostas aos problemas do mundo. Esse conhecimen-to tem apenas conduzido à proliferação dos problemas e tem levado a humanidade à beira da aniquilação nuclear! O falecido ex-presidente dos Estados Unidos, Dwight D. Eisenhower, reconheceu o fato de que o homem tem agora a capacidade de se destruir a si mesmo. No seu dis-curso de tomada de posse ele disse: “Na rápida sucessão de grandes eventos, nos encontramos tentando descobrir o pleno sentido e significado dos tempos em que vive-mos. (...) A que ponto chegamos na longa peregrinação do homem desde as trevas até à luz? Será que estamos chegando à luz – ao dia da liberdade e paz para toda a humanidade? Ou estão as sombras de outra noite caíndo sobre nós? (...) A ciência parece estar preparada para nos oferecer, como sua última dádiva, o poder de exterminar toda a vida humana da face deste planeta.”

Como pode ser evitada uma catástrofe mundial? Qual é a solução para o aparentemente inevitável “Armagedom” nuclear, químico e biológico?

Ao final da II Guerra Mundial, logo após a rendição dos japoneses a bordo do navio de guerra Missouri, na baía de Tóquio, o falecido general Douglas MacArthur apontou para a única solução possível. Ele disse estas palavras fatídicas: “Desde o começo dos tempos os ho-mens têm buscado a paz. Vários métodos através dos tempos têm sido testados para conceber um processo internacional que evite ou resolva as disputas entre na-ções. (...) Alianças militares, equilíbrios de poder, ligas de nações, uma por uma todas têm fracassado, deixan-do como única alternativa o caminho da guerra. Agora a destruição total de uma guerra apaga essa alternati-va. Nós já tivemos a nossa última oportunidade. Se não inventarmos algum sistema melhor e mais justo, o Armagedom estará à porta. O problema é basicamen-te basicamen-teológico e envolve um recrudescimento espiritual e o aperfeiçoamento do caráter humano que se irá

(7)

visionários Acima, o ex-presidente dos

EUA, Dwight D. Eisenhower percebeu que a humanidade tem capacidade para se destruir a si mesma. À direita, o general Douglas MacArthur reconheceu a solução para os problemas de sobrevivência do homem.

W H IT E H O U SE ; U .S . A RM Y/W IK IM EDIA

herbert w. armstrong college curso bíblico por correspondência 7

LIÇÃO 1

sincronizar com os nossos avanços quase incompará-veis na ciência, arte, literatura e toda a evolução mate-rial e cultural dos últimos 2.000 anos. Tem de ser do espírito, se quisermos salvar a carne.”

Observe cuidadosamente estas extraordinárias palavras.

Embora ele tenha sido um dos maiores e mais bem sucedidos generais dos tempos modernos, MacArthur acreditava que o nosso mundo já tinha tido a sua

úl-tima oportunidade de travar uma guerra de grandes

proporções e a terminar, sem aniquilar a humanidade! Mas ele também viu que a única solução para os ma-les deste mundo, seria uma renovação do espírito do homem – uma melhoria no caráter humano!

Vamos ser honestos. Vamos encarar os fatos. Existe uma causa para cada efeito! Porque o homem optou por seguir o seu próprio caminho e tem rejeitado o nhecimento revelado por Deus, a humanidade está

co-lhendo as consequências! Os próprios caminhos do

ho-mem são a causa da miséria, desventuras e problemas em que o mundo se encontra hoje! Afastar-se de Deus e do entendimento da Sua Palavra, tem conduzido er-radamente o gênio científico e tecnológico do homem e o tem levado à beira da autoaniquilação!

Portanto, o problema é basicamente teológico, tal como Deus diz claramente na Sua Palavra: “O meu povo foi destruído, porque lhe falta o [verdadeiro, espiritual] conhecimento” (Oséias 4:6).

Apenas uma esperança

As pessoas tendem a iludir-se pensando que agora não há nenhum perigo especial – que o mundo sempre foi tão caótico como é hoje.

É claro que a natureza humana tem permanecido ba-sicamente inalterada. Os caminhos dos homens de men-talidade carnal sempre têm terminado em destruição e morte (Provérbios 14:12).

Mas, ao profetizar sobre os nossos dias, o apóstolo Paulo disse: “Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior” (2 Timóteo 3:13). Isto, juntamente com a dura realidade que até agora não havia sido pos-sível a aniquilação humana, deveria despertar-nos! Jesus Cristo, o maior locutor de notícias de todos os tempos, conhecia o resultado final do terrível esta-do de coisas que os homens trariam sobre si mesmos neste tempo do fim. Ele profetizou: “E se aqueles dias não fossem abreviados, ninguém se salvaria [vivo – tradução Moffatt]” (Mateus 24:22).

(8)

ASSOMBROSO O gênio intelectual e científico do homem tem nos trazido avanços im-pressionantes - e alguns terríveis

também. Acima, um biólogo de piscicultura está usando um respirómetro. ST EP HR O G / F LIC KR perto de casa Os

seres humanos podem enviar dispositivos a quilómetros fora da atmosfera terrestre e mais distantes ainda, mas não conseguem resolver os seus problemas na superfície. AR TV ILLE BI LL S H RO U T/ EP A

qual é o significado

da era da informação?

(9)

DI GI TA L S TO C K

Mensagem para hoje

Um fragmento dos Manuscritos do Mar Morto – recuperado em 1947 e mais tarde – apresentado com um dos recipientes de barro que protegeram os documentos durante quase 20 séculos. Entre os pergaminhos estavam fragmentos da Bíblia Hebraica com texto praticamente idêntico às cópias que nós temos hoje. É este texto antigo realmente relevante na nossa moderna era da informação?

última esperança

A Organização das Nações Unidas (acima) foi chamada de “última esperança de paz” para o mundo. Apesar dos muitos esforços sinceros para trazer paz ao mundo, os homens continuam a lutar e a guerrear. Somente a Palavra de Deus mostra como os males deste mundo em breve serão

resolvidos! BA SIL D S O U FI/ W IK IM EDIA C O M M ONS W IK IM EDIA C O M M ONS

tudo o que brilha

O conhecimento físico da humanidade tem construído extraordinários templos de consumismo e mercantilismo, mas ainda não resolveu a fome, pobreza, criminalidade e guerra.

(10)

HW

ACB

C

C

herbert w. armstrong college curso bíblico por correspondência

10 LIÇÃO 1

Instrumentos para o estudo. Não deixe de ler as instruções acima antes de iniciar este estudo. No entanto, a Bíblia mostra que há esperança para a

humanidade! Deus Todo-Poderoso prometeu intervir nos assuntos mundiais. Ele não permitirá que o gê-nio científico do homem destrua toda a vida existente neste planeta. Ele prometeu enviar novamente a Jesus Cristo – desta vez para nos salvar de nós mesmos e nos trazer finalmente a paz!

Você pode começar a entender

Como pode, então, você começar realmente a entender a Bíblia? Eis aqui como você pode começar esta emo-cionante aventura.

Estude a Bíblia para encontrar a verdade. Tenha o cuidado de “provar todas as coisas” (1 Tessalonicenses 5:21). Então acredite em Deus – creia na Sua Palavra tal como você acreditaria em qualquer outro livro em que você tivesse confiança.

Quando o apóstolo Paulo chegou a Beréia, as pes-soas viram que ele estava pregando uma coisa total-mente diferente daquela que lhes tinha sido ensinada e tinham acreditado. Eles não sabiam se Paulo era um falso profeta ou um homem enviado por Deus. Veja o que eles fizeram: “Ora estes foram mais nobres do que os de Tessalónica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas

coi-sas eram assim.” (Atos 17: 11).

Portanto, estude a sua Bíblia sem preconceitos, mas seja cuidadoso em provar todas as coisas tal como os Bereanos fizeram – examine as Escrituras para ver se essas coisas são assim! Leia e estude a Bíblia

diariamen-te – verifique por si mesmo e veja o que ela

realmen-te ensina. Não suponha simplesmenrealmen-te que o que você sempre ouviu e acreditou é a verdade de Deus.

instruções importantes

Este curso não é apenas um estudo sobre as lições que lhe enviamos. As lições são destinadas a mostrar-lhe

onde procurar na sua Bíblia os versículos relacionados

ao assunto em estudo.

Portanto, você deve abrir a sua Bíblia em cada referên-cia dada em resposta às perguntas que fazemos e ler

aten-tamente essas passagens. Desta forma, você irá provar a verdade por si mesmo por meio da sua própria Bíblia. (Este curso é baseado na Versão King James, pois, em geral, é a tradução mais exata para o idioma inglês. Na língua por-tuguesa, as referências bíblicas são da versão João Ferreira de Almeida, edição revista e corrigida, (ARC) 1969.)

(11)

PH O TO SP IN ( 2)

herbert w. armstrong college curso bíblico por correspondência 11

LIÇÃO 1

LIÇÃO 1

Que é o “fim do mundo”?

1. Foi Jesus alguma vez questionado sobre o “fim do mundo” e o sinal que apontaria para o Seu regresso? Mateus 24:1-3.

comentário: O Novo Testamento, tal como

origi-nalmente inspirado por Deus, foi escrito na língua gre-ga. A palavra grega traduzida como “mundo” aqui em Mateus 24:3 é aion, que significa “era” – não o planeta físico em que vivemos. A Versão Standard Revisada traduz a expressão “fim do mundo” na King James, como “o final desta era”.

Então, Jesus foi questionado sobre o fim de uma “era” na história do homem, ao invés da destruição to-tal do globo terrestre a que nós chamamos Terra.

2. Quanto tempo nos diz a Bíblia que a Terra irá continuar a existir? Eclesiastes 1:4.

Um tempo de grande angústia

Jesus procedeu a responder à pergunta dos discípulos, dando-lhes um esboço dos eventos a ter lugar antes do Seu regresso à Terra.

1. Profetizou Jesus sobre um tempo de grande tri-bulação que ocorreria na Terra pouco antes do Seu re-gresso? Mateus 24:21.

2. Que afirmou Jesus que iria acontecer se estes dias de tribulação não fossem encurtados? Versículo 22.

comentário: A tradução Moffatt torna mais claro

este versículo dizendo, “nenhuma alma se salvaria com vida.” Portanto, este versículo, de maneira nenhuma se está referindo à salvação espiritual, mas sim a ser salvo da destruição física – de uma morte prematura!

3. Profetizou Jesus que apenas os habitantes de Jeru-salém seriam ameaçados pela destruição total? Ou disse Embora não seja necessário, escrever ou digitar as

referências bíblicas, o ajudará a recordar o que você aprendeu e a rever mais facilmente as suas lições. Se você decidir escrever os versículos, não nos envie as suas respostas escritas. Sugerimos que você as mantenha numa pasta junto com as suas lições.

Muitos dos nossos alunos reservam uma determi-nada hora diária para o seu estudo. A hora exata do dia e período de tempo que você gasta em estudar, terá de ser determinado pelas suas próprias circunstâncias e preferências pessoais. No entanto, recomendamos que você gaste pelo menos 30 minutos por dia estudando a Bíblia com este curso.

Cada mês, lhe será enviada automaticamente a se-guinte lição – você não precisa de nos enviar as suas res-postas às perguntas nesta ou em posteriores lições. No entanto, depois de cada quatro lições, você receberá um teste de múltiplas escolhas, das quais apenas uma é cor-reta e uma folha para responder ao teste que você deve preencher e devolver para ser pontuada. Os testes lhe recordarão alguns dos conhecimentos vitais que você tenha aprendido e o ajudarão a avaliar o seu progresso. Quando você receber um teste, você deve responder às perguntas e devolver a folha de respostas ao teste para ser pontuada, a fim de receber as lições seguintes.

(12)

realidades proféticas?

Poderiam os estranhos símbolos mencionados em Apocalipse 9 estar-se referindo a helicópteros e tanques modernos?

PH O TOS PIN (2 )

herbert w. armstrong college curso bíblico por correspondência

12 LIÇÃO 1

Ele claramente que ninguém estaria a salvo da ameaça da aniquilação? Mesmo versículo.

comentário: A Versão Standard Revisada diz:

“nenhum ser humano se salvaria... .”

4. Quem irá intervir nos assuntos do mundo para encurtar este tempo de angústia e assim impedir a ani-quilação de toda a humanidade? Marcos 13:20.

comentário: Estes versículos significam, que tal

como foi originalmente planejado, Jesus Cristo inter-virá no próprio momento em que, caso contrário, a humanidade se auto-destruirá. Através da Sua inter-venção direta, Ele encurtará os dias do domínio do homem sobre o homem, que a não ser assim levaria à destruição da vida humana sobre a Terra!

Como nunca houve igual!

1. Já alguma vez houve algum tempo de angústia como aquele que ocorrerá pouco antes do regresso de Cristo? Mateus 24:21; Marcos 13:19.

2. Foi algum dos profetas do Antigo Testamento inspirado a profetizar sobre este mesmo tempo de tri-bulação mundial? Jeremias 30:7; Daniel 12:1.

comentário: Uma vez que cada uma das três

pro-fecias anteriores revelam que o futuro período de crise

não tem igual, elas apenas se podem estar referindo a um grande período climático de problemas mundiais.

3. Como é que o profeta Joel descreveu simbolica-mente os terríveis acontecimentos que terão lugar no final desta era? Joel 2:1-5.

comentário: A profecia de Joel, inspirada por Deus,

retrata o mesmo tempo de angústia profetizado por

Cristo, Jeremias e Daniel. Esta profecia se refere aos eventos que ocorrerão em breve no final desta era, pois apenas nesta era de armas nucleares, químicas e bioló-gicas, é possível tão gigantesca destruição!

4. Poderiam os símbolos vistos pelo profeta João in-dicar o uso de armamento moderno? Apocalipse 9:2-10, 16-19.

comentário: João descreveu o que viu numa visão

de eventos no tempo do fim, que Deus lhe tinha reve-lado milagrosamente. Era um espectáculo misterioso e assustador. As criaturas que ele viu eram obviamente

simbólicas das armas que Deus sabia que o homem seria

capaz de inventar no final dos tempos.

5. Deixe-nos momentaneamente considerar uma épo-ca, há mais de 4.300 anos, quando Deus interveio nos as-suntos humanos para adiar aquilo que nós vemos amea-çar o mundo atual. Será que os seres humanos falavam uma só língua? Gênesis 11:1. Que decidiram eles fazer? Versículo 4. Era isto com a finalidade de se manterem unidos? Mesmo versículo. Que fez Deus para frustrar os seus planos? Versículos 5, 7-9. Por quê? Versículo 6.

comentário: O versículo 6 indica claramente que

Deus confundiu as línguas e espalhou os povos em Ba-bel, a fim de refrear o equivocado gênio inventivo do homem! Quando os seres humanos começam a falar livremente os idiomas uns dos outros e a compartilhar conhecimentos científicos e tecnológicos como estão fazendo hoje, então praticamente não há nada que a mente do homem conceba que não consiga realizar – até mesmo a exploração do espaço exterior e a invenção de armas capazes de destruir todo o gênero de vida.

(13)

herbert w. armstrong college curso bíblico por correspondência 13 LIÇÃO 1

Ao confundir a língua e dispersar o povo em Babel, Deus impediu o homem de conseguir há muito tempo aquilo que tem feito hoje. Ainda não estava dentro do plano de Deus permitir que o homem avançasse tanto em tão pouco tempo!

Poderia algo ser mais claro? Consegue você ver que nós estamos vivendo no tempo sobre o qual Jesus falou em Mateus 24? – o tempo em que os homens têm à sua disposição o poder de exterminar toda a vida desta Terra!

A causa da guerra

Deus promete intervir nos assuntos do mundo para impedir a aniquilação da humanidade e para nos tra-zer a paz mundial. E de forma a garantir uma paz con-tinua, Ele também evitará futuras guerras ao mudar aquilo que as causa. Vamos entender.

1. Será que a Bíblia mostra claramente que a guerra é um resultado de agir de acordo às cobiças desordena-das do ser humano? Tiago 4:1-2.

comentário: Uma “natureza humana” não refreada,

com o seu orgulho, vaidade, inveja, luxúria e ganância, é claramente a causa das guerras!

2. Será que o conhecimento tende a aumentar o or-gulho? 1 Coríntios 8:1. Uma vez que vivemos numa época de proliferação do conhecimento científico, o qual torna possível que uns poucos homens possuam um tremendo poder, será que a humanidade “nos últi-mos dias” se tornará cada vez melhor, ou cada vez pior? 2 Timóteo 3:1-4, 13.

3. Qual é o resultado final das decisões e ações que

parecem retas aos grandes líderes e pessoas em geral?

Provérbios 14:12.

comentário: Este princípio é tão importante que

Deus inspirou a sua repetição em Provérbios 16:25.

4. Que engana o homem levando-o a acreditar que as ações que terminam em morte trarão a paz? Jere-mias 17:9. (Lembre-se que na Bíblia o coração é muitas vezes referido proverbialmente como o centro ou sede dos pensamentos e emoções humanas.) Então, podem os governantes ser enganados pelas suas próprias cobi-ças, levando-os a acreditar que as suas más ações são retas e boas para o mundo? Mesmo versículo.

comentário: Os governos deste mundo prometem a

paz. Mas os homens apenas nos têm trazido mais guer-ras e conduzido a humanidade à beira da aniquilação!

5. Será que os governantes conhecem mesmo o cami-nho para a paz? Romanos 3:16-17. Que foi que Deus inspirou Isaías a escrever com respeito à real compreensão do homem sobre o caminho da paz? Isaías 59:8.

6. Que acontecerá com os planos humanos para a “paz”? Isaías 33:7-8. Quando os embaixadores da paz chorarem amargamente – quando a Terra estiver deso-lada – intervirá Deus então? Versículo 10.

comentário: Em toda a Bíblia, a guerra é retratada

como o resultado da luxúria ou cobiça. A luxúria é uma característica básica da natureza humana. Mas podem os chefes de governo deste mundo mudar a nature-za humana? Claro que não! Durante cerca de 6.000 anos, a história humana provou que o homem por si próprio, é totalmente incapaz de operar essa mudança. Ao longo da história, as negociações de paz têm sido sempre acompanhadas e apoiadas pelas mais vigorosas

preparações para a guerra!

A história hoje não é diferente.

Portanto, pode algum governo humano, parar a

guer-ra permanentemente? Obviamente que não. Quando você

o vê dessa forma, a resposta é clara: apenas Deus pode impedir definitivamente toda a guerra, porque somente Deus tem o poder para mudar a natureza humana!

Mas exatamente como é que Deus irá criar e manter a paz mundial quando Jesus Cristo regressar?

A única solução real e duradoura para os problemas da paz mundial, já foi planejada há muito tempo. E todo esse plano está revelado na sua Bíblia.

Governo mundial

para trazer a paz

1. Será que Deus intervém nos assuntos do mundo, sem primeiro o revelar aos Seus profetas? Amós 3:7.

2. Será que há milhares de anos atrás, Deus deu re-velação ao Seu profeta Isaías sobre um tempo em que Ele estabeleceria o Seu governo aqui na Terra? Isaías 2:1-3. Irá este ser um reino literal de domínio mundial? Daniel 2:44; Salmos 67:4.

3. Existirão nesse tempo guerras como as que exis-tem agora entre as nações? Isaías 2:4. Irão as pessoas aprender o caminho da paz e da produtividade? Mes-mo versículo.

comentário: O mesmo Ser que criou o homem está

vindo para estabelecer o governo de Deus na Terra e ensinar ao homem o caminho da paz – para guiar o seu gênio inventivo inteiramente por canais pacíficos.

4. Será que Miquéias também profetizou sobre o esta-belecimento do Reino de Deus na Terra? Miquéias 4:1-4.

comentário: Um governo todo poderoso e de

do-mínio mundial, está de fato vindo, para resolver todos os problemas globais de forma justa e reta para todos os povos – um governo não dirigido por homens carnais, mas pelo vivo e Todo-Poderoso Criador do universo!

(14)

o caminho do homem tem trazido destruição e morte durante quase

6.000 anos. Apenas o próximo governo de Deus mundial pode e irá trazer paz duradoura.

PH

O

TOS

PIN

herbert w. armstrong college curso bíblico por correspondência

14 LIÇÃO 1

5. Note quem Isaías profetizou que governará a Ter-ra. Isaías 11:1-4. É David o “tronco” ou filho de Jessé? Atos 13:22. Então, é Jesus Cristo, claramente o “renovo” ou rebento? Versículo 23. E o “renovo” descendente da raíz de Jessé, também se refere a Cristo? Jeremias 23:5-6.

comentário: A profecia de Isaías 11 previu com

séculos de antecedência, que Jesus Cristo iria um dia dominar a Terra!

6. Antes de Jesus nascer como ser humano, não disse um anjo a Maria, Sua mãe, que o Seu destino era assumir um trono real e governar sobre a Terra? Lucas 1:30-33.

7. Foi Daniel inspirado a antever o tempo em que aos santos – cristãos nascidos do espírito – lhes será dado domínio sobre a Terra juntamente com Cristo? Daniel 7:18, 21-22, 27.

Que é o verdadeiro “evangelho”?

1. Foi Jesus enviado à Terra há cerca de 2.000 anos, para proclamar as palavras do Pai? João 12:49; 14:24. Que mensagem estava incluída nelas? Mateus 9:35; Marcos 1:14. Disse Jesus que devemos acreditar no “evangelho”? Marcos 1:15; 16:15-16.

comentário: A palavra evangelho significa boas

no-tícias ou boas novas. Jesus saiu pregando as boas novas da vinda do Reino de Deus! O evangelho de Jesus Cristo é simplesmente o mesmo evangelho que Ele pregou. O

evangelho de Jesus não é primariamente uma mensagem pessoal sobre Si Próprio, ou acerca de “aceitar Jesus”. Não é essencialmente uma mensagem sobre os aconteci-mentos na Sua vida e sobre Ele se ter convertido no Sal-vador do mundo – embora certamente inclua tudo isso. A mensagem que Jesus pregou é sobre as boas novas que Deus restaurará a paz na Terra, estabelecendo o Seu Reino divino sobre todas as nações. Cristo, através do poder de Deus, assumirá na Sua Segunda Vinda o con-trole de todos os governos humanos e governará segun-do a lei de Deus. O evangelho de Jesus também inclui como nós poderemos receber o dom da vida eterna e converter-nos em uma parte desse reino governante e eterno!

2. Será que Jesus enviou os Seus apóstolos e verda-deiros ministros a pregar esse mesmo evangelho (in-cluíndo todos os seus ensinamentos) ao mundo? Lucas 9:1-2; Mateus 28:19-20.

3. Que evangelho pregou Filipe? Atos 8:12. E Pau-lo? Atos 19:8; 14:22. Será que ele pregou o mesmo evangelho entre os gentios em Éfeso? Atos 20:17, 25. Que evangelho pregou ele em Roma, tanto a judeus como a gentios? Atos 28:23, 28-31.

4. Será que alguns falsos ministros nos dias de Paulo tentaram perverter o evangelho de Cristo? Gálatas 1:6-7. Que condenação pronunciou ele sobre alguém que

(15)

herbert w. armstrong college curso bíblico por correspondência 15 LIÇÃO 1

tentasse pregar um outro “evangelho”? Versículo 8. Foi esta realmente uma dupla maldição? Versículo 9.

comentário: A sua Bíblia mostra que há somente

um verdadeiro evangelho! Hoje nós ouvimos muitos “evangelhos” acerca de Cristo; mas a quantos ouve você pregar o “evangelho de Cristo” – o evangelho que Ele

pregou – o “Evangelho do Reino de Deus”?

Plano de Deus de 7.000 anos

Deus reservou um período de 7.000 anos para cumprir o Seu plano para a humanidade. E esse pouco com-preendido plano de Deus para o homem começou há cerca de 6.000 anos. O padrão para este plano é de-monstrado nos dois primeiros capítulos de Gênesis. É a semana de sete dias.

Note que a Terra já existia há muito mais de 6.000 anos. No primeiro capítulo de Gênesis, apenas o versí-culo 1 se refere à criação original da Terra. De seguida, o versículo 2 afirma que a Terra “era sem forma e va-zia”, mas a palavra era deveria ser traduzida, se tornou. Como a Terra se tornou “sem forma e vazia” será abor-dado detalhadamente em lições posteriores. Por agora, é importante perceber que existe um enorme espaço de tempo entre os versículos 1 e 2. Tudo o que começa com o versículo 2 está descrevendo a criação ou re-modelação da Terra – incluíndo a criação de todas as formas de vida – as quais Deus realizou em seis dias. De seguida, Ele descansou no sétimo dia.

1. É um dia para Deus como mil anos? 2 Pedro 3:8.

2. Que dia especificamente representa um período de mil anos? Em Hebreus 4:4, 11, o sétimo dia da semana é retratado como um tipo do pacífico “descanso” da Ter-ra, que se seguirá ao regresso de Cristo. É o período de reinado de Cristo sobre a Terra, que seguirá a presente época de desgoverno humano e de guerras sem sentido, especificamente chamado de mil anos? Apocalipse 20:4.

comentário: Uma vez que o último “dia” do plano

de Deus é de 1.000 anos, então logicamente, os prece-dentes seis “dias” equivaleriam a 6.000 anos – um total de 7.000 anos.

3. Quando os discípulos perguntaram a Jesus se Ele iria restaurar o governo de Deus nos seus dias, qual foi a Sua resposta? Atos 1:6-7.

comentário: Os apóstolos não entenderam

com-pletamente o prazo geral do plano de Deus enquanto Cristo ainda estava com eles e mesmo durante mui-tos mais anos. No início, eles pensaram que o governo de Deus seria estabelecido nos seus dias. Mas antes de morrer, eles entenderam que Cristo iria regressar numa data muito posterior. Pedro disse: “O Senhor não re-tarda a sua promessa [de vir de novo]... mas é longâni-mo...” (2 Pedro 3:9). Deus é paciente. Ele se absteve de intervir nos assuntos do mundo durante 6.000 anos.

Por quê?

Porque Deus atribuíu 6.000 anos, a fim de que a hu-manidade possa aprender que os caminhos do homem nada mais trazem do que sofrimento e morte!

Traçando inversamente a genealogia dos descenden-tes de Adão a partir de Cristo, tal como está registado na Bíblia, nós sabemos que Adão foi criado cerca de 4.000 anos antes de Cristo nascer. E um pouco mais de 2.000 anos se passaram desde o nascimento de Cristo, totalizando então, cerca de 6.000 anos de civilização humana até à data.

Como é inspirador e significativo, que na nossa era atual – a mesma época em que o mundo está ameaça-do com a extinção de toda a vida – tenham passaameaça-do

qua-se 6.000 anos. Como é emocionante que o Próprio Jesus

tenha dito que quando víssemos suceder todos os even-tos que Ele predisse, Ele viria outra vez – desta vez para salvar a humanidade da aniquilação, para estabelecer o Reino de Deus e para nos trazer uma paz duradoura!

Você acabou de ver na sua Bíblia um breve resumo – um “pequeno esboço” – da solução de Deus para os problemas deste mundo. Você começou a compreen-der a urgente necessidade para o prometido regresso de Cristo. Na lição 2, você aprenderá mais sobre a es-petacular intervenção de Jesus Cristo nos assuntos do mundo, tal como está revelado nas surpreendentes e detalhadas profecias da sua Bíblia.

7.000 anos de história humana

Um Dia = 1.000 anos (2 Pedro 3:8)

Criação do Homem Cristo Intervém

6 dias de trabalho semanal

6.000 anos que é permitido ao homem seguir o seu próprio caminho Semana de Deus de 7.000 anos

1 2 3 4 5 6 7

7º Dia:

(16)

herbert w. armstrong college curso bíblico por correspondência

16 LIÇÃO 1

para solicitar a literatura gratuita na américa do norte:

cc@hwacollege.org

Ou escreva para o endereço listado na contracapa.

Estas informativas e reveladoras lições, deixam cla-ro o verdadeicla-ro significado por trás das atuais notícias mundiais. Elas revelam as respostas para os “inex-plicáveis” problemas familiares, sociais e pessoais que bilhões de pessoas enfrentam hoje. Elas explicam o verdadeiro propósito da vida humana.

Você estudará as verdades evidentes, transparentes e simples da sua Bíblia! Você aprenderá a estudar a Bíblia – e por que tão poucos realmente a entendem.

Tudo que você necessita para estudar este curso é a sua Bíblia – no entanto, se você puder e desejar usar mais traduções da Bíblia, uma boa concordância, ou um dicionário bíblico, lhe poderão ser de muita utili-dade. Mas isso não é essencial.

Você verá que estas lições são emocionantes e vital-mente interessantes. Não são tediosas ou maçadoras. Elas estão repletas de interesse! Se você decidir real-mente estudar a Bíblia, irá ser ricareal-mente recompen-sado ao encontrar constantemente, surpreendentes,

emocionantes e extraordinárias novas verdades com a ajuda e a direção de cada lição. (Não deixe de ler a se-ção intitulada “Instruções Importantes”.)

Este curso não lhe custa absolutamente nada – é

totalmente gratuito. Como podemos nós oferecê-lo?

Porque milhares de membros e colaboradores no mun-do inteiro, contribuem voluntariamente com os seus dízimos e ofertas para nos ajudar a levar até si, este precioso conhecimento sem preço. Nós proclamamos o caminho de vida do dar e servir. Colocar um preço em qualquer literatura nossa, seria incoerente com esse caminho. O nosso desejo é servir – compartilhar as pre-ciosas verdades de Deus num ministério de amor.

Que Deus o abençoe ricamente nos seus esforços por entender a Sua verdade.

›› Continuação da página 2

mensagem do editor

Last updated on April 20, 2018

Referências

Documentos relacionados

i) “Não se cura aqui de saber se é ou não legítimo do ponto de vista da gestão empresarial tal empréstimo. O direito fiscal não pode desconsiderar um custo porque entende

A Administração é responsável pela elaboração e adequada apresentação das demonstrações financeiras de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil aplicáveis

As etapas que indicam o processo de produção do milho moído são: recebimento da matéria prima pela empresa, transporte manual, armazenamento, elevação mecanizada do produto,

do prazo de abertura do procedimento concursal, o qual se fixa em 15 dias úteis após publicação deste Aviso. Pode um/a candidato/a, com fundamento na impossibilidade ou

O cenário final após a implantação do trecho Alto Araguaia-Uberlândia da Ferrovia do Cerrado pode ser resumido em: (a) contribuição ao TKU ferroviário na matriz brasileira

Métodos de Inferência Fuzzy Fuzzificação das variáveis de entrada Passo 1 Avaliação da regra (inferência) Passo 2 Agregação das saídas das regras. (composição)

O Ministério da Saúde coloca o Centro de Especialidades Odontológicas e o Centro Especializado em Reabilitação como pontos da Atenção Especializada da Rede de

TRITON AP-WEB fornece proteção contra ameaças avançadas e furto de dados em toda a cadeia de ataques em uma solução unificada para usuários locais, remotos, móveis e na nuvem..