• Nenhum resultado encontrado

Biblioteca Digital do IPG: Relatório de Estágio Curricular – One Pixel at a Time (Braga)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Biblioteca Digital do IPG: Relatório de Estágio Curricular – One Pixel at a Time (Braga)"

Copied!
56
0
0

Texto

(1)
(2)

Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto Instituto Politécnico da Guarda

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Licenciatura em Comunicação Multimédia

ADRIANA VIEIRA MONTEIRO

RELATÓRIO PARA OBTENÇÃO DO GRAU DE LICENCIADA EM COMUNICAÇÃO MULTIMÉDIA

(3)

I

Ficha de Identificação

Discente: Adriana Vieira Monteiro Nº de aluno: 5008888

Instituição de Ensino: Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto Instituto Politécnico da Guarda

Curso: Comunicação Multimédia

Orientador da ESECD: Professora Maria João Costa Entidade de Acolhimento: One Pixel at a Time Morada: Rua da Boavista Nº34 -Sé, Braga Supervisor: Ricardo Silva

Instituto Politécnico de Caldas da Rainha Bacharelato Design de Multimédia Telefone: 253267185

E-mail: info@opaat.tv

(4)

II

Agradecimentos

Terminando mais uma etapa da minha vida, cheia de momentos marcantes e de muita aprendizagem, tenho de agradecer a todos, que direta ou indiretamente, me ajudaram neste percurso.

Em primeiro lugar, agradeço ao Instituto Politécnico da Guarda e à Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto pela qualidade de ensino que me proporcionaram. A todos os meus professores que me acompanharam ao longo destes três anos de licenciatura, que me transmitiram os conhecimentos e experiências necessários para que a minha formação académica fosse o mais enriquecida possível.

À professora Maria João Costa, por ter sido a minha orientadora de estágio, assim como pela sua disponibilidade e apoio prestados ao longo destes meses.

À One Pixel at a Time, pela oportunidade que me deram, por tudo que me ensinaram e por todo o apoio que recebi desde o primeiro dia.

À cidade da Guarda que me acolheu durante estes três anos e consequentemente me fez conhecer pessoas incríveis, em especial a minha colega de casa, Sílvia Correia, que foi um grande apoio para mim, desde que comecei esta etapa da minha vida, à Diana Cunha, ao Leonardo Castanheira, à Sandra Fonseca, à Daniela Pires, ao Afonso Soares por sempre me terem apoiado e ajudado quando precisei.

Aos meus companheiros e amigos de longos anos que sempre me apoiaram mesmo quando souberam que ia estudar para uma cidade que fica a mais de duzentos quilómetros de casa.

À minha melhor amiga Catarina Martins, pelo apoio e por nunca me deixar desistir de nada. A única pessoa que eu conheço que tem os mesmos objetivos de vida que os meus, que pensa e vê o mundo como eu. Que isso nunca mude!

Aos meus irmãos, Joana e Gonçalo, que apesar de me irritarem são um grande apoio. À minha irmã que sempre me dá na cabeça como se fosse uma segunda mãe, mas afinal é só o instinto dela de irmã mais velha, o meu verdadeiro exemplo de nunca desistir do que realmente queremos. Ao meu irmão que ainda tem muito que crescer e viver, mas que todos os dias me faz rir com alguma das suas brincadeiras.

(5)

III Por último, os mais importantes, os meus pais, agradeço por tudo, pelo apoio, pela confiança, pelo carinho, pelo esforço que fizeram para que tudo isto fosse possível. Por serem os primeiros a dizerem para lutar pelos meus sonhos e apoiarem-me, mas também por serem os primeiros a chamarem-me à razão quando é preciso.

A todos aqueles que não mencionei, mas que direta ou indiretamente, fizeram parte do meu percurso e influenciaram de forma positiva esta etapa.

(6)

IV

Resumo

O presente relatório, que diz respeito à fase final do percurso académico da licenciatura em Comunicação Multimédia, tem como principal objetivo descrever a experiência e as atividades executadas ao longo do estágio curricular, realizado na empresa One Pixel at

a Time, localizada na cidade de Braga.

O relatório está dividido em dois capítulos. O primeiro é direcionado à empresa, no qual é feita uma descrição e enquadramento da mesma e o segundo capítulo é direcionado ao estágio e às atividades desenvolvidas no mesmo.

(7)

V

Índice Geral

Ficha de Identificação ... I Agradecimentos ... II Resumo ... IV Índice de Figuras ... VI Lista de siglas e acrónimos ... VII

Introdução ... 1

CAPÍTULO I ... 3

1. Empresa – One Pixel at a Time ... 4

1.1. Serviços ... 4

1.2. Localização e Espaço Físico ... 5

1.3. Estrutura Organizacional ... 6 1.4. Identidade Visual ... 7 1.5. Marca ... 8 1.6. Nome ... 8 1.7. Logótipo ... 9 1.8. Clientes ... 11 1.9. Análise SWOT ... 12 CAPÍTULO II ... 15 2. Plano ... 16 2.1. Atividades Desenvolvidas ... 17

2.1.1. Dance World Cup 2019 ... 17

2.1.2. Ser Braguês ... 19 2.1.3. Agrosemana 2019 ... 20 2.1.4. Noite Branca ... 22 2.1.5. Braga Barroca ... 23 2.1.6. Agosto em Curso ... 25 2.1.7. Edição de Vídeo ... 26 2.1.8. Elaboração de Textos ... 27 2.1.9. Seleção de Entrevistas ... 28 2.1.10. Legendagem Vídeos ... 29 Reflexão Final ... 30 Bibliografia ... 32 ANEXOS ... 33

(8)

VI

Índice de Figuras

Figura 1 - Mapa de Portugal ... 5

Figura 2 - Localização da Empresa ... 6

Figura 3 - Estrutura Organizacional ... 7

Figura 4 - Logótipo One Pixel at a Time ... 9

Figura 5 - Logótipo One Pixel at a Time (versão em negativos) ... 10

Figura 6 - Alguns dos clientes da One Pixel at a Time ... 11

Figura 7 - Análise SWOT ... 13

Figura 8 - Filmagens Evento Dance World Cup ... 18

Figura 9 - Filmagens Ser Braguês (Abi Feijó) ... 20

Figura 10 - Filmagens do evento AgroSemana ... 21

Figura 11 - Credencial Noite Branca ... 23

Figura 12 - Filmagens Evento Braga Barroca ... 24

Figura 13 - Vídeo Agosto em Curso ... 26

Figura 14 - Edição Vídeo Promocional Braga Barroca 2019 ... 27

(9)

VII

Lista de siglas e acrónimos

ESECD – Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto IPG – Instituto Politécnico da Guarda

(10)

VIII

Glossário de Termos Técnicos

Adobe Premiere- Programa de edição de vídeo.

Motion Graphics- Gráficos em movimento.

Sets de filmagem- Local onde se realizam filmagens.

Storyboard- Um esboço visual que ilustra a sequência de uma história.

Videografista -Especialista em videografia. Viewfinder- Visor da câmara.

Voz off - Voz exterior à cena, que comenta ou narra os acontecimentos.

Gimbal – Um acessório que permite a estabilidade das câmaras em movimento. Drone – Veículo aéreo não tripulado, pilotado à distância, que filma imagens aéreas. S-log 2

É o formato de imagem das câmaras Sony

.

(11)

1

Introdução

O presente relatório de estágio surge no âmbito da licenciatura em Comunicação Multimédia da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda, sendo este o término do percurso académico que teve início em 2016.

Atualmente, o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Consequentemente, cresce a necessidade de complementar as habilitações académicas, de modo a que seja uma mais valia para a inserção no mercado. Assim sendo, optar por um estágio curricular em vez da elaboração de um projeto, pareceu-me a escolha mais segura, pois, do meu ponto de vista, a experiência profissional é fundamental e o estágio está mais direcionado para este aspeto.

Entre as várias empresas às quais me candidatei, fui aceite pela One Pixel at a Time. Candidatei-me apenas a produtoras audiovisuais por se tratarem de organizações que me proporcionariam desenvolver trabalho numa das minhas áreas de preferência: produção e realização de vídeo.

Com o estágio foi possível aplicar os conhecimentos adquiridos durante os três anos da licenciatura em Comunicação Multimédia, bem como desenvolver novos conhecimentos e métodos de trabalho.

Todas as atividades desenvolvidas ao longo do estágio curricular respeitaram o plano de estágio (Anexo1), elaborado pelo meu supervisor, tendo como objetivos a captação de vídeo, assistente de operador de câmara e edição e tratamento de imagem.

O relatório encontra-se dividido em dois capítulos, sendo que no primeiro é feita uma breve apresentação da empresa descrevendo um pouco da sua história, os seus serviços, a sua localização, a estrutura organizacional, a identidade visual, alguns dos seus clientes e a análise SWOT.

No segundo capítulo é realizada uma abordagem descritiva do efetuado ao longo dos meses de estágio. Essencialmente, pretendendo apresentar as atividades mais relevantes e de maior destaque, dada a respetiva abrangência.

(12)

2 Por fim, é realizada uma reflexão final, especialmente direcionada para a minha opinião como estagiária, destacando a importância do estágio curricular na Licenciatura em Comunicação Multimédia para a obtenção de experiência, pois foi por meio do estágio que ocorreu o meu primeiro contacto com o mercado do trabalho e todas as responsabilidades a ele associadas.

(13)

3

CAPÍTULO I

(14)

4

1. Empresa – One Pixel at a Time

One Pixel at a Time é uma empresa audiovisual, especializada em produção de vídeo e

filmes nos géneros institucional, promocional, documental e reportagem de eventos. Foi fundada em dezembro de 2015 por Ricardo Silva, com a ambição de criar uma empresa inovadora e dinâmica na área do vídeo. Hoje em dia, com mais profissionais, a filosofia e visão de trabalho da empresa mantém-se inalteradas: conhecimento, inovação, eficácia e criatividade.

A aposta tem vindo a ter êxito, uma vez que, o leque de clientes da One Pixel at a Time, tem vindo a crescer cada vez mais, tanto em quantidade como em qualidade e diversidade de setores.

É uma pequena empresa que segue uma política de proximidade com o cliente.

1.1. Serviços

A One Pixel at a Time carateriza-se e apresenta-se no mercado como uma empresa que presta um serviço completo na área audiovisual, oferecendo assim serviços, como:

• Realização e Produção – Da idealização ao produto final, é concebido todo o processo necessário de realização e produção audiovisual.

• Captação – A empresa também realiza serviços de captação de vídeo e áudio, incluindo cobertura de filmagens aéreas.

• Montagem – Além de efetuar todo o tipo de captação, a empresa ainda presta o serviço de montagem, sendo elaborado todo o processo de montagem de imagens, edição e pós-produção de áudio e vídeo.

• Motion Graphics – De forma a ser possível dinamizar ao máximo o conteúdo, a realização de motion graphics também é uma opção para inovar os conteúdos audiovisuais.

• Fotografia – Cada vez mais uma empresa tem de realizar vários serviços para captar a atenção do mercado. Além de captação e edição de vídeo, a empresa também oferece o serviço de captação e edição de fotografia em registo documental e de produto.

(15)

5 • Ilustração – De forma a apresentar um maior leque de ofertas no mercado, a empresa também proporciona serviço de ilustração usando suportes e ferramentas tradicionais e digitais.

1.2. Localização e Espaço Físico

One Pixel at a Time é uma pequena empresa situada no centro da cidade de Braga, na

Rua da Boavista nº34, conforme está assinalado no mapa (Figura 1 e 2).

Figura 1 - Mapa de Portugal

(16)

6

1.3. Estrutura Organizacional

A estrutura organizacional facilita, de forma eficaz, a execução da sua estratégia e o prosseguimento dos seus objetivos. Esta estrutura deve mostrar eficiência, uma vez que, é esta que reflete o que deve ser feito, por quem e como. Desta forma, Teixeira (2013: 91) define estrutura organizacional como “o conjunto de relações formais entre os indivíduos e os grupos que constituem a organização. É ela que define as funções de cada unidade de uma organização e os modos de colaboração entre as várias unidades e é normalmente representada num diagrama chamado organigrama (ou organograma)”. Sendo a One Pixel at a Time uma pequena empresa todas as decisões são tomadas pelo líder. Este tem, ainda, como funções a produção de serviços solicitados pelos clientes. Na figura 3 é possível observar a estrutura interna da empresa com todos os colaboradores.

Figura 2 - Localização da Empresa Fonte: Google Maps

(17)

7 Figura 3 - Estrutura Organizacional

Fonte: Elaboração Própria

1.4. Identidade Visual

A identidade visual é utilizada pelas organizações de maneira a conseguir uma posição no mercado, definindo o modo como são vistas, uma vez que a identidade visual é a marca que identifica a organização no mercado.

Monteiro (2014) diz que nas organizações é necessário existir um conjunto de códigos gráficos que identifiquem a sua dimensão e que tenham a capacidade de refletir devidamente o seu posicionamento. A identidade visual de um produto, serviço, marca ou organização é o que contribui para o seu reconhecimento visual.

Caetano e Rasquilha (2004: 52) defendem que “toda a empresa é única, e a sua identidade deriva da sua cultura, da organização das suas raízes, da sua personalidade, da sua força e das suas fragilidades”.

Segundo Pedro Gonzalez (2010) os elementos que formam uma identidade visual são: a marca, o logótipo e o símbolo. Também afirma que a identidade visual se apresenta como

(18)

8 um elemento obrigatório a qualquer empresa, permitindo a sua identificação e distinguindo-a das restantes entidades presentes no mundo empresarial.

1.5. Marca

A marca é um componente muito importante para uma empresa. Segundo Wheeler (2008: 12) “a marca é a promessa que traz expectativas na mente dos consumidores a respeito de um produto, de um serviço ou de uma empresa”.

Nós, como seres humanos, criamos expectativas perante tudo, pessoas, acontecimentos, locais. O primeiro contacto é muito importante, é a primeira ideia que criamos face à situação, e consoante esse primeiro contacto é criada toda uma expectativa em volta da situação. O mesmo acontece na relação empresa cliente. O primeiro contacto que o cliente tem com a empresa define as expectativas que este cria perante a empresa e o seu trabalho. Daí a marca ser um aspeto tão importante, uma vez que, maioritariamente, é o primeiro contacto que o cliente tem com a empresa.

Segundo Gomes (2015: s/p) “escolher o nome de uma marca é, talvez, o momento mais desafiante e criativo da gestão de produtos e marcas. Necessita-se de um nome que, além de ter registo disponível e legal, seja apropriado, espirituoso, apelativo e duradouro. A definição de marca é um aspeto chave de alta relevância no processo de construção de marcas”.

Para Gonzalez (2010) a marca é o nome do produto, da empresa ou do serviço que oferece ao público.

A One Pixel at a Time é uma marca que surgiu em 2015 e foi o próprio criador da marca, Ricardo Silva, quem escolheu o nome e elaborou toda a imagem gráfica.

1.6. Nome

O pixel é o elemento mais pequeno de uma imagem, melhor dizendo, é um conjunto de pixéis que formam uma imagem, tal como a vemos. Assim podemos dizer que um pixel é um pequeno pormenor de uma imagem.

(19)

9 O nome da empresa, One Pixel at a Time, representa a dedicação que a empresa tem pelos seus trabalhos e clientes, uma vez que, o principal objetivo deste nome é transmitir ao cliente que cada pixel vai ser pensado, projetado e devidamente tratado conforme as necessidades de cada cliente. Também reforça a ideia de que a empresa tem atenção a tudo incluindo o mais pequeno pormenor, transmitindo uma relação de proximidade e conforto.

1.7. Logótipo

É um sinal que identifica uma entidade que presta serviços ou comercializa produtos e que pode ser utilizado, nomeadamente, em estabelecimentos, anúncios, impressos ou correspondência. Pode ser composto por palavras (incluindo nomes de pessoas), desenhos, letras, números ou uma combinação de todos os elementos1.

Segundo Gomes (2015: s/p) “a forma escrita é tão importante quanto o nome da marca, pois a tipologia afeta diretamente a perceção dos consumidores. Um logótipo é a representação gráfica em estilo, com o uso das letras”.

O logótipo da One Pixel at a Time foi desenvolvido por Ricardo Silva quando criou a empresa. Todo o logótipo é a representação do viewfinder de uma câmara de vídeo, isto é, uma simulação do visor de uma câmara (figura 3).

1 Fonte [em linha]:

https://justica.gov.pt/registos/propriedade-industrial/marca/quais-sao-os-outros-sinais-do-comercio - Acedido a 18 de outubro de 2019.

Figura 4 - Logótipo One Pixel at a Time Fonte: Facebook da Empresa

(20)

10 Como é possível verificar, o nome da empresa forma dois cantos, o que nos dá a ideia de um retângulo, que é a representação do visor e no meio está assinalado, com uma cruz, o centro da imagem, como acontece nas câmaras.

É um logótipo simples, legível e de fácil compreensão. A cor utilizada no logótipo é o preto que transmite uma aparência de elegância, rigor, inteligência e sofisticação da marca2.

Este logótipo apenas apresenta uma versão alternativa que é a versão negativa, neste caso como o logótipo principal já só tem as cores preto e branco, na versão negativa do logótipo apenas se alteram as posições das cores, isto é, são letras brancas sob um fundo preto (figura 5).

2 Fonte: Código dos sentidos das cores em Portugal, Lindon et al, 2008:205

Figura 5 - Logótipo One Pixel at a Time (versão em negativos)

(21)

11

1.8. Clientes

A One Pixel at a Time tem alargado cada vez mais o seu leque de clientes. Sendo a Câmara Municipal de Braga um cliente de grande notoriedade, estando à responsabilidade da empresa a cobertura de todos os eventos que acontecem no município.

Mas, cada vez mais, a One Pixel at a Time tem trabalhado para clientes diferentes e de diferentes áreas. Na figura que se segue são apresentados alguns dos clientes da empresa (figura 6).

Figura 6 - Alguns dos clientes da One Pixel at a Time Fonte: Elaboração Própria

(22)

12

1.9. Análise SWOT

A análise SWOT estuda o produto no mercado, se este é viável e se tem capacidade de sobrevivência. Nesta análise procuram-se pontos fortes e falhas do produto para além de possíveis ameaças e oportunidades para o sucesso do produto.

O acrónimo SWOT significa:

S – Strengths (pontos fortes) W – Weekeness (pontos fracos) O – Opportunities (oportunidades) T – Threats (ameaças)

A análise SWOT, representa as condicionantes que afetam uma empresa, interna e externamente. Por um lado, apresentam-se os principais aspetos que diferenciam a empresa dos seus concorrentes no mercado, identificando os pontos fortes e fracos da mesma. Por outro lado, identificam-se os aspetos de evolução do mercado, as principais ameaças e as oportunidades (Lindon, 2011).

A análise SWOT é um método de gestão bastante utilizado por várias empresas, seja de pequena, média ou grande dimensão. Esta técnica é utilizada para fazer uma análise de ambiente capaz de reconhecer os pontos fortes e fracos da empresa, da mesma maneira que consegue identificar as oportunidades e as ameaças, de modo a permitir à empresa saber os aspetos que tem de melhorar, o que está bem e o que pode continuar a desenvolver.

No esquema que se segue (figura 6) é apresentada a análise SWOT da One Pixel at a

Time, que resultou de uma pesquisa realizada por mim ao longo dos três meses de estágio

(23)

13 A análise SWOT da One Pixel at a Time tem como forças, a inovação, uma equipa jovem, espírito de equipa, integração de estagiários e tecnologia topo de gama. Encontrando-se em constante inovação de modo a que cada vez mais consiga ir ao encontro dos desejos dos seus clientes. Além de ser uma equipa muito jovem, dentro da equipa de trabalho há um espírito de união que faz com que os colaboradores se sintam bem ao trabalhar na empresa. Deste modo tem um bom ambiente de trabalho. Relativamente à boa localização, a produtora encontra-se no centro da cidade de Braga, muito próxima da Câmara Municipal o que permite que seja localizada mais facilmente. Por último, organização possui equipamentos muito bons e atuais o que se torna uma mais valia para todos os colaboradores.

Quanto às fraquezas destacam-se duas, o negócio ainda estar em expansão e falta de protocolos com outras produtoras. Sendo uma organização recente no mercado, o negócio ainda se encontra em crescimento, tendo como principal objetivo a divulgação para não ficar no esquecimento. Quanto à falta de protocolos com outras produtoras é um ponto a investir, pois havendo a existência de protocolos entre esta e outras produtoras, ajudará à divulgação da empresa no mercado, aumentando a sua visibilidade e credibilidade.

Figura 7 - Análise SWOT Fonte: Elaboração Própria

(24)

14 Relativamente às oportunidades, é realçado o crescimento do público-alvo que é um fator externo à empresa. Sendo recente no mercado, e com uma equipa jovem, a tendência é captar a atenção dos clientes, principalmente de clientes mais jovens. E aumentando o público-alvo, consegue maior visibilidade, podendo assim surgir novas oportunidades de colaborações com outras empresas. Para finalizar, temos como oportunidade a ineficácia da concorrência que também é um fator externo à organização, mas que é uma mais valia. Por último, as ameaças à empresa são a crise económica e a concorrência. A crise económica pela qual o país está a passar pode prejudicar a procura da entidade, uma vez que, não se trata de uma empresa de bens essenciais. Tendo a One Pixel at a Time sido criada em 2015, ainda está em desenvolvimento e consequentemente o seu lugar no mercado ainda não é de muito destaque comparando com algumas empresas que se encontram neste há mais anos e tem o seu lugar bem definido. Esta concorrência pode afetar o seu crescimento da One Pixel at a Time, visto que, estão no mercado e na região há mais tempo, tendo uma grande divulgação e conhecimento por parte dos consumidores.

(25)

15

CAPÍTULO II

(26)

16 Neste capítulo são apresentadas e descritas as atividades desenvolvidas ao longo dos três meses de estágio.

Inicialmente serão apresentados os objetivos e o plano de estágio, também serão apresentadas as atividades realizadas ao longo destes meses e a respetiva descrição. Para muitos os alunos o estágio curricular é o primeiro contacto com o mercado e a realidade do mundo do trabalho, sendo este um ponto fundamental para a preparação dos recém-licenciados.

2. Plano

Inicialmente foi definido um plano de estágio, com a empresa, conforme as obrigações estabelecidas no regulamento específico do IPG (Anexo I).

Durante o período deste não foi definido qualquer de planeamento ou cronograma. Ao longo do dia, o meu supervisor acompanhava as tarefas que me distribuía semanalmente. Eventualmente, surgiam novas tarefas, conforme as necessidades da empresa ou até alterações pedidas pelos clientes relativamente a trabalhos que já tinham sido elaborados. Quando era apresentada alguma proposta, eram estabelecidos os objetivos pretendidos e os prazos a cumprir para cada tarefa.

Mesmo não havendo um planeamento prévio das atividades que eu iria desenvolver ao longo dos meses de estágio, foi definido desde o início que as minhas principais atividades seriam:

• Captação de vídeo;

• Assistente de operador de câmara; • Edição e tratamento de imagem.

(27)

17

2.1. Atividades Desenvolvidas

Durante os três meses de estágio, o trabalho que desenvolvi foi sobretudo captação de vídeo. Durante este tempo presenciei e participei em vários sets de filmagens, uns de maior e outros de menor dimensão, mas apesar disso todos eles foram sempre tratados de forma igual, de modo a que no final fosse possível obter bons resultados. Realizei trabalhos como, captação de eventos, por exemplo, Dance Worl Cup 2019, Agro Semana, Noite Branca Braga e Braga Barroca, produção de peças multimédia em formato reportagem e documental, por exemplo, Ser Braguês e Agosto em Curso. Além de

captação de vídeo também fiz alguns trabalhos a nível de edição de vídeo. Durante o estágio também realizei outras tarefas como, ajuda na elaboração de textos para

voz off dos vídeos, seleção de entrevistas, legendas de vídeos, que seriam transmitidos em locais onde não era possível a reprodução do áudio, e a preparação de material para filmagens.

2.1.1. Dance World Cup 2019

Dance World Cup é a maior competição de dança do mundo, mais de 20 mil concorrentes

de 62 países, competem nas semifinais nos seus países para passarem à final. Este ano Braga foi o palco escolhido para receber a final desta competição, cerca de 7 mil participantes de 51 países marcaram presença no Altice Forum Braga, de 28 de junho a 06 de julho.

Sendo a Câmara Municipal de Braga o principal cliente da empresa, todos os grandes eventos que acontecem no município são do interesse da Câmara Municipal, sendo assim responsabilidade da empresa fazer a cobertura em vídeo desses mesmos eventos.

O início de estágio é uma fase mais complicada, pois trata-se da adaptação ao método de trabalho da equipa, conhecer o material e a familiarização ao ambiente de trabalho. O meu estágio começou no dia 1 de julho, pelo que todo o processo de adaptação coincidiu com o decorrer da competição do Dance World Cup, o que não facilitou a minha adaptação, uma vez que se tratava de um grande concurso. Este evento foi a minha primeira atividade no estágio.

(28)

18 Para este trabalho ser realizado foi necessária uma pré-produção, dado que todos os dias havia vários espetáculos de danças, existia o interesse em gravar uma grande variedade de espetáculos e de géneros de dança, de modo a que fosse possível demonstrar nos vídeos essa mesma diversidade do evento. Previamente víamos o programa diário do evento para serem escolhidos os espetáculos que seriam filmados. Para esta produção foi necessário haver a deslocação diária ao local do evento, sendo a equipa de gravação constituída por dois operadores de câmara, um assistente de câmara e um jornalista que era responsável por fazer as entrevistas. As filmagens decorriam apenas numa das partes do dia, de manhã ou de tarde, o resto do dia era dedicado à seleção de entrevistas e à edição de vídeo. Eu tinha como função ajudar na seleção de entrevistas. Ainda no âmbito do Dance World

Cup foi realizado, a pedido do cliente, um vídeo que demonstrasse e apelasse ao turismo

na cidade de Braga. As filmagens para esse vídeo foram realizadas pelas ruas da cidade, tendo sido entrevistados vários concorrentes da competição e familiares dos mesmos, mostrando que estes, além de participarem na competição, aproveitavam o seu pouco tempo livre para visitar e desfrutar da beleza da cidade. Por último, foi realizado um vídeo onde foi revelado que a final do Dance World Cup volta à cidade de Braga em 2022, de forma a apelar às pessoas a voltarem a Braga. Para este trabalho foi realizado um total de quatro vídeos.

Figura 8 - Filmagens Evento Dance World Cup Fonte: Captura pela própria

(29)

19

2.1.2. Ser Braguês

Ser Braguês é uma iniciativa que surgiu por parte da Câmara Municipal de Braga, que consiste na publicação de um vídeo mensal, em formato documental, onde é apresentada uma pessoa bracarense que fez ou faz algo de destaque, tanto a nível nacional como internacional.

O primeiro vídeo foi gravado em julho, com a participação de Abi Feijó, um cineasta e produtor cinematográfico de animação, de renome na área de animação, e com vários prémios a nível nacional e internacional.

O segundo vídeo foi gravado em agosto, com a participação de Óscar Casares, artista plástico e criador de alta costura, também de renome a nível nacional e internacional, com vários prémios e com exposições realizadas pelo mundo inteiro.

Para ambos os vídeos foi usada a mesma técnica de trabalho, era preparado um guião de entrevista que continha as questões a fazer a cada entrevistado. Em ambos os vídeos foram necessários dois operadores de câmara, um assistente de câmara e um jornalista. Como se tratou de filmagens dentro de espaços fechados, as gravações foram feitas no local de trabalho de cada um dos artistas. Foi necessário levar equipamento de iluminação para haver a certeza de que a qualidade da imagem não ficava afetada, caso houvesse pouca iluminação. Foram utilizadas luzes led, de modo a ser possível obter bons resultados. Além disso foi necessário equipamento de som, microfone de lapela, para ser possível captar adequadamente o áudio da entrevista. Nestas atividades desenvolvi a função de assistente de câmara.

(30)

20

2.1.3. Agrosemana 2019

A AgroSemana é a feira agrícola do Norte, que surgiu em 2013, por parte do grupo Agros, tendo como objetivo realizar um grande evento técnico-comercial, exclusivamente direcionado às cooperativas associadas à marca e aos produtores de leite Agros.

Esta edição decorreu de 29 de agosto a 1 de setembro e contou com mais de 90 mil visitantes ao longo dos 4 dias, no espaço Agros em Vila do Conde.

Sendo um evento muito grande, foi necessária preparação prévia, de modo a que fosse possível alcançar um bom resultado. Por parte do grupo Agros a empresa recebeu um planeamento com os horários de todas as atividades (Anexo 2), de modo a facilitar a organização da equipa, além de um storyboard com a sequência e descrição do que é o dia de um produtor de leite da Agros, sendo este um dos pontos de destaque da feira.

Figura 9 - Filmagens Ser Braguês (Abi Feijó) Fonte: Facebook da Empresa

(31)

21 Para este trabalho foi necessária uma equipa com três operadores de câmara, um assistente de câmara, um jornalista e um fotógrafo que não é colaborador da empresa, mas foi como parceiro da mesma. Mais uma vez eu fiz trabalho de assistente de câmara, mas ao mesmo tempo também fui operador de câmara e fui captando alguns planos de modo a completar o serviço. Foi das atividades do estágio mais cansativas que tive, uma vez que necessitávamos fazer a cobertura de todas as atividades da AgroSemana. Logo, estivemos em campo todos os dias desde a manhã até ao último concerto da noite, que acabava de madrugada. Foram quatro dias intensivos, de muito cansaço, mas ao mesmo tempo foi das atividades que mais gostei de realizar. Tive a noção de o que é ser videografista neste ramo que é a cobertura de eventos,a realidade de que não há horários para quem trabalha nesta área, que a qualquer momento pode acontecer o inesperado e temos de lá estar para o captar. Este trabalho foi constituído por 10 vídeos e o material usado foi uma câmara

Sony FS7, Sony FS5, dois Gimbal com câmaras Sony RX e para imagens aéreas o drone.

Figura 10 - Filmagens do evento AgroSemana Fonte: Instagram da Empresa

(32)

22

2.1.4. Noite Branca

A Noite Branca é uma iniciativa cultural e de lazer realizada na cidade de Braga.

Um evento que destaca a cidade, a cultura, a comunidade e o património. As atividades são diurnas e noturnas, há espetáculos de vários géneros, desde arte contemporânea, animação de rua, exposições, instalações, performances e grandes concertos. Também há a praça da alimentação e um espaço infantil para os mais pequenos. São mais de cem eventos durante três dias. Este ano, a Noite Branca decorreu de 6 a 8 de setembro e contou com mais de meio milhão de visitantes.

Mais um grande evento para o qual foi necessário analisar previamente o planeamento de todas as atividades, de forma a que fosse possível um bom resultado a nível de filmagens, pois como se tratava de várias atividades a decorrer ao mesmo tempo, era necessário criar pequenas equipas divididas por vários locais do evento.

Para realizar a cobertura deste evento foi necessária uma equipa de três operadores de câmara, um assistente de câmara, um jornalista. Novamente fiz trabalho de assistente de câmara, mas ao mesmo tempo também fui operador de câmara. Neste evento já fiz a captação de bastantes mais planos comparando com os eventos anteriores. Também ao longo do estágio a empresa foi vendo o meu trabalho e depositando assim mais confiança no mesmo, de modo a que fui fazendo cada vez mais atividades que requeriam maior responsabilidade. Todas as imagens gravadas ao longo da atividade ficaram na empresa, guardadas juntamente com as imagens capturadas pelos restantes membros da equipa, deste modo eu só tenho acesso ao vídeo final.

Neste trabalho foram desenvolvidos três vídeos e o material usado foi uma câmara Sony

(33)

23

2.1.5. Braga Barroca

“Braga Barroca é um evento que recria o esplendor da cidade de Braga, conhecida como capital do Barroco. Todos os anos são organizadas inúmeras atividades e este ano não foi exceção, foi possível viver este ambiente barroco de 14 a 29 de setembro. Concertos, teatro, exposições, saraus, visitas guiadas, sessões de história e animação de rua, foram algumas das atividades realizadas. Um vasto e diversificado programa, Braga Barroca proporciona a (re)descoberta desta importante herança de Braga. Do Palácio dos Biscainhos ao Arco da Porta Nova, das igrejas e praças às ruas e jardins do Centro Histórico, a Braga Barroca é um convite à história, à memória e ao património bracarense.”3

O método de trabalho utilizado na Braga Barroca foi o mesmo da Noite Branca, houve uma análise previa a todo o planeamento das atividades ao longo dos dias, sabendo que

3 Fonte [em linha]: Página de Facebook do Município de Braga.

Figura 11 - Credencial Noite Branca Fonte: Captura pela Própria

(34)

24 os dias de maior destaque e com as atividades mais importantes eram de 25 a 29 de setembro. Novamente foram feitas equipas mais pequenas, sendo assim possível estarmos a fazer gravação de várias atividades ao mesmo tempo. O meu estágio acabou a 30 de setembro, logo não estive envolvida na edição do conteúdo deste evento.

Neste trabalho foi desenvolvido um vídeo resumo de todo o evento e o material usado foi uma câmara Sony FS7, Sony FS5, um Gimbal com uma câmara Sony RX.

Figura 12 - Filmagens Evento Braga Barroca

(35)

25

2.1.6. Agosto em Curso

Agosto em curso é uma iniciativa que o município de Braga tem vindo a efetuar, no qual demonstra o investimento que a câmara faz, tendo como objetivo reforçar e melhorar as infraestruturas existentes em todo o concelho de Braga. Ao longo do ano são realizados vídeos onde é demonstrada a evolução das obras. Este projeto tem como propósito divulgar os investimentos feito por parte da Câmara, para a melhoria e desenvolvimento do concelho e das suas freguesias, de modo a proporcionar um constante aumento da qualidade de vida dos Bracarenses.

Esta atividade não tem datas definidas para gravação, isto é, o cliente, no caso a Câmara Municipal de Braga, quando acha que é necessária uma nova atualização do estado das obras em curso contacta a empresa. Antes do vídeo de Agosto em Curso o último vídeo realizado tinha sido em outubro de 2018, “Outubro em Curso”.

Neste trabalho eu não participei nas gravações em todos os locais, uma vez que se tratava de várias obras, em vários pontos do concelho. Apenas estive presente em algumas, pois antes de começar o estágio os membros da empresa já tinham ido a muitos desses locais. Como referi, este trabalho não tinha dias definidos para gravação, tinha uma data de entrega que, no caso, era início de agosto. Por isso, quando havia menos trabalho na empresa era quando se faziam as gravações. Como as obras estavam a decorrer, era necessário avisar em que dia da semana se iam realizar as gravações pois, como se tratava de locais de obras, era fundamental seguir as normas de segurança, sendo necessário material como capacete e colete para usarmos. As gravações foram feitas em vários dias e nunca foi necessário a equipa inteira deslocar-se para realizar as filmagens. Normalmente só eram precisas duas ou três pessoas, sendo que eu, neste trabalho, desempenhei sempre funções de assistente de câmara.

O material usado foi uma câmara Sony FS7, Sony FS5, um Gimbal com uma câmara Sony

(36)

26 Figura 13 - Vídeo Agosto em Curso

Fonte: Facebook do Município de Braga

2.1.7. Edição de Vídeo

Ao longo estágio fui observando o método de edição utilizado pela equipa, tentando adaptar-me ao mesmo. Inicialmente eu não fazia trabalhos de edição, pois na empresa as gravações são feitas em s-log 2.

“S-log 2 é uma curva de gama projetada para gravar e transmitir tantas informações gravadas pelo sensor da câmara quanto possível. S-log preserva a ampla gama de cores e o intervalo dinâmico gravado pelo sensor. Na pós-produção, é possível criar a imagem pretendida, tendo maior controlo artístico sobre o produto final”4. Isto é, o formato s-log

2 é considerada uma imagem “mais pura” onde é possível uma maior manipulação,

principalmente no tratamento da cor, parte-se do pressuposto que imagens gravadas em

s-log serão processadas e trabalhadas após as filmagens. Sendo s-log uma novidade para

mim tanto a nível de gravação, como e principalmente em edição, primeiramente tive de fazer uma pesquisa de como trabalhar com s-log e como editar. Depois fiz vários testes, para perceber na prática, como funciona.

(37)

27 Nas primeiras semanas de estágio eu ajudava na captação de vídeo, mas ainda não participava na edição, a edição que eu fazia era meramente para treino. Posteriormente, o meu supervisor via, corrigia, e ajudava-me a perceber os erros cometidos, principalmente na correção da cor, pois em s-log 2 a imagem é um pouco mais cinzenta e é necessário dar a cor correta às imagens, sem ficar exagerada. Comecei depois a ajudar na edição de vários projetos. Inicialmente eu editava os vídeos, mas não editava a cor das imagens, isto é, eu escolhia planos, criava as transições, fazia toda a sequência do vídeo, quando terminasse entregava o vídeo ao meu supervisor que trabalhava a edição da cor nas imagens. Depois ao longo do estágio eu própria comecei a trabalhar a edição da cor. Um dos vídeos no qual mais trabalhei na edição foi o vídeo promocional do evento da Braga Barroca (Anexo 6).

2.1.8. Elaboração de Textos

Quando era necessário eu ajudava noutras atividades na empresa, como na elaboração de textos para voz off dos vídeos. Normalmente, em conjunto com a jornalista da empresa

Figura 14 - Edição Vídeo Promocional Braga Barroca 2019

(38)

28 fazia a pesquisa e o desenvolvimento de vários textos, de modo a ser possível um melhor resultado. Eram sempre criados vários textos alternativos, de modo a escolher o texto que mais se adequasse. Alguns exemplos de texto para voz off estão no Anexo 3 e Anexo 4.

2.1.9. Seleção de Entrevistas

Sempre que eram feitas entrevistas era essencial fazer uma seleção de conteúdos, sendo escolhidas as melhores. Apesar disso, dentro das melhores entrevistas era necessário selecionar as frases dos entrevistados de maior importância ou com o melhor conteúdo para adaptar ao vídeo. Para isso era feito um ficheiro no Abobe Premiere e dentro do ficheiro eram criadas duas sequências, uma que continha todas as entrevistas em bruto, outra tinha apenas o conteúdo selecionado das entrevistas. Esta seleção incluía as melhores frases ditas por cada entrevistado e o conteúdo que mais se adequava ao vídeo em questão.

Este método era essencial para facilitar a edição, pois o responsável por editar o vídeo em questão, recebia o ficheiro Premiere e já não tinha de ouvir todas as entrevistas e selecionar partes para colocar no vídeo, apenas ouvia a sequência com a seleção já feita, incluindo as entrevistas na parte do vídeo que melhor se enquadravam.

Inicialmente fazia esta tarefa com a ajuda da jornalista da empresa, mas ao longo do estágio fui fazendo esta função sozinha.

Em caso de grandes eventos também era feita a seleção dos conteúdos por atividades, por exemplo na AgroSemana, eram gravadas muitas atividades por dia, havendo assim a necessidade de selecionar os conteúdos e separá-los por atividades e dias, de modo a que na edição fosse mais fácil encontrar as imagens pretendidas.

Figura 15 - Seleção de Entrevistas Fonte: Própria

(39)

29

2.1.10. Legendagem Vídeos

Cada vez mais a legendagem de vídeos constitui um ponto fundamental, quer por haver a possibilidade de serem transmitidos em qualquer local, havendo ou não a alternativa da reprodução do áudio, como pela acessibilidade, uma vez que há pessoas que não têm o sentido da audição ou têm dificuldades em ouvir, facilitando assim a interpretação de conteúdos.

As legendas eram colocadas nos vídeos, caso fosse solicitado pelos clientes. A Câmara Municipal de Braga era um dos clientes que fazia sempre este pedido, uma vez que os vídeos sobre o município eram transmitidos na Câmara, onde não é possível a reprodução de som, sendo assim fundamentais as legendas.

Este foi um trabalho que elaborei muitas vezes ao longo do estágio. Era um trabalho simples e que eu não tinha dificuldades em realizar, embora ao longo do estágio com a prática, comecei a ser mais rápida e eficaz a desempenhar esta tarefa.

(40)

30

Reflexão Final

O estágio curricular é uma etapa essencial no percurso académico. Devido a esta etapa final da licenciatura em Comunicação Multimédia, tive a oportunidade de estabelecer o meu primeiro contacto com o mercado de trabalho.

Consequentemente, neste primeiro contacto, surgiram certos receios, como não conseguir atingir as expectativas criadas ao longo da licenciatura. Este medo surge por ser a primeira vez que vamos ingressar no mundo do trabalho, questionamo-nos obrigatoriamente de que forma a licenciatura nos preparou para o mesmo, se estamos realmente preparados para tal situação e se vamos conseguir estar ao nível do resto do mercado.

Foi assim que comecei o meu estágio, com este receio, se realmente seria capaz de fazer as atividades que me fossem propostas. Mas este receio foi desaparecendo à medida que fui percebendo que, na realidade, eu estava preparada para me inserir numa equipa de trabalho.

A minha maior dificuldade foi sem dúvida trabalhar com s-log 2, foram dias de investigação e de testes de imagem até perceber como funcionava a imagem em s-log 2. Para mim era uma novidade editar este género de imagens, foi um desafio, pois ia muito mais além do que eu estava habituada a fazer. Ao início senti que foi um obstáculo que de certa forma me desmotivou um pouco, mas com o desenvolver do estágio e com os resultados dos meus progressos, o que era um obstáculo transformou-se em uma motivação de trabalho para continuar a evoluir, principalmente na edição.

Estes três meses de estágio curricular foram fundamentais para a minha evolução, tanto a nível profissional, como a nível pessoal. Tive imensas oportunidades para colocar em prática a teoria aprendida ao longo da licenciatura, testei os meus limites e percebi as minhas maiores dificuldades, que preciso de melhorar. Como o tratamento e edição de imagens, mas também a minha postura quando estou em filmagens, isto é, em certos casos eu tinha vergonha de filmar porque me sentia constrangida, por exemplo, a fazer retratos pois nessas situações eu tinha de estar muito próxima das pessoas.

Além disso, este estágio proporcionou-me trabalhar com material com que nunca pensei poder trabalhar.

(41)

31 Após o término do estágio curricular e dando como concluída esta etapa da licenciatura, concluo com um espírito mais lutador e mais determinada sobre o que realmente quero fazer no meu futuro.

A aprendizagem obtida ao longo destes anos vai estar presente ao longo da minha carreira profissional e pessoal.

(42)

32

Bibliografia

Caetano, J. e Rasquilha, L. (2004). Gestão da Comunicação. Lisboa: Quimera

Monteiro, D. (2014) Comunicação 2.0 Como o Poder da Web Influencia Decisões e Desafia Modelos de Negócio. Coimbra: Actual Editora.

Gomes, M. (2005) Gestão de Produtos e Marcas. Rio de Janeiro: Editora FGV.

González, P. (2010) Teoría y práctica de la publicidade impresa. Valencia: Campgráfic

Lindon, D. et al. (2004). Mercator XXI, Teoria e prática do marketing. Lisboa: Publicações Dom Quixote.

Teixeira, S. (2013) Gestão das Organizações. Lisboa: Escolar Editora.

Wheeler, A. (2008) Design de Identidade da Marca. Porto Alegre: Bookman.

Fontes

https://justica.gov.pt/registos/propriedade-industrial/marca/quais-sao-os-outros-sinais-do-comercio - Acedido a 18 de outubro de 2019.

https://pro.sony/bp - Acedido a 6 de novembro

https://blog.mxcursos.com/o-que-e-o-motion-graphics/

https://www.sony.pt/electronics/support/articles/00145908

(43)

33

(44)

34

Lista de Anexos

Anexo 1 – Plano de Estágio

Anexo 2 – Planeamento AgroSemana Anexo 3 – Texto voz off Agosto em Curso Anexo 4 – Voz off Ser Braguês

Anexo 5 – Modelo exemplo Storyboard

(45)

ANEXO 1

(46)
(47)

ANEXO 2

(48)
(49)

ANEXO 3

(50)
(51)

ANEXO 4

(52)
(53)

ANEXO 5

MODELO EXEMPLO

STORYBOARD

(54)
(55)

ANEXO 6

VÍDEO PROMOCIONAL BRAGA

BARROCA 2019

(56)

5

5 Fonte: Facebook do Município de Braga

Referências

Documentos relacionados

Na Figura 5.23a é possível observar que a previsão de produção acumulada de óleo para duas iterações contemplou a resposta referência durante o início do tempo

para caracterizar o mecanismo de liberação de 17α-metiltestosterona, optou-se por selecionar as partículas que apresentaram melhores características quanto ao

Para tanto, foram analisados os seguintes serviços ofertados pelas escolas municipais de ensino fundamental: bibliotecas; laboratórios de informática; laboratórios

A presente invenção se refere a um processo catalítico de hidrogenação/hidrogenólise de glicerol ou glicerina a compostos oxigenados e hidrocarbonetos contendo de

Para as análises foram utilizados os microdados das edições do ENEM de 2009 a 2013 que estão disponíveis no site do INEP; os resumos técnicos do Censo Escolar do Estado de São Paulo

Como resultado apresenta-se a incorporação no cotidiano da gestão da vigilância epidemiológica no processamento e devolução dos dados para as estratégias de saúde da família, para

Se ha observado que las concentraciones de drogas en el humor vítreo suelen reflejar las concentraciones que había en sangre circulante una o dos horas antes de la muerte y

Cabe salientar que neste estudo de caso foram utilizadas, além das correntes de falta máximas no ponto de instalação do relé – 0%, as correntes de falta mínimas vista por cada