• Nenhum resultado encontrado

A PESSOA MAIS IMPORTANTE DO MUNDO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A PESSOA MAIS IMPORTANTE DO MUNDO"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

A

PESSOA

MAIS

IMPORTANTE

(2)

A

PESSOA

MAIS

IMPORTANTE

DO

MUNDO

(3)

2002

Publicado com autorização e com todos os direitos reservados EDITORA ULTIMATO LTDA.

Caixa Postal 43 – 36570-000 Viçosa – MG Telefone: 31 3891-3149 – Fax: 31 3891-1557

E-mail: ultimato@ultimato.com.br www.ultimato.com.br

César, Elben M. Lenz,

1930-A pessoa mais importante do mundo / Elben M. Lenz César — Viçosa : Ultimato, 2001.

120p.

ISBN 85-86539-45-7

1. Jesus Cristo - Milagres. 2. Jesus Cristo - Ensinamentos. 3. Jesus Cristo - Entrada em Jerusalém. I. Título.

CDD. 19.ed. 232.955 CDD. 20.ed. 233.955

Ficha catalográfica preparada pela Seção de Catalogação e Classificação da Biblioteca Central da UFV

C421p 2001

Copyright © 2001 by Elben M. Lenz César Projeto Gráfico: Editora Ultimato 1ª Edição: Julho de 2001 Revisão: Bernadete Ribeiro Délnia M. C. Bastos Capa: Sonia Couto

(Imagem do filme Jesus, cedida pela Cruzada Estudantil e Profissional para Cristo)

(4)

Para Timóteo, o último a nascer (até então). Que você também seja discípulo e servo de Jesus Cristo

(5)

O AUTOR SE VALEUDAS SEGUINTES VERSÕESDA BÍBLIA:

A Bíblia de Jerusalém A Bíblia Viva

Edição Revista e Atualizada, da Sociedade Bíblica do Brasil Nova Tradução na Linguagem de Hoje

Nova Versão Internacional (Novo Testamento) Tradução Ecumênica da Bíblia

(6)

S

UMÁRIO

Apresentação 9

Filho de Deus e Filho do homem 13

OSMILAGRES DE JESUS

1. Jesus transforma pescadores de peixes em

pescadores de homens 19

2. Jesus transforma água em vinho 21 3. Jesus dá comida para mais de dez mil pessoas 23

4. Jesus anda em cima da água 25

ASCURAS DE JESUS

5. Jesus cura a mulher que vivia menstruada 29 6. Jesus cura as pernas do aleijado de Cafarnaum 31 7. Jesus cura dez homens da mesma doença 33 8. Jesus cura a filha de uma mulher estrangeira 35 9. Jesus cura a mulher doente da coluna 37 10. Jesus cura a mão de um aleijado 39 11. Jesus cura o rapaz que nasceu cego 41

AS RESSURREIÇÕES DE JESUS

12. Jesus pára o enterro do filho da viúva de Naim 45 13. Jesus tira da morte a filha de Jairo 47 14. Jesus desenterra seu amigo Lázaro 49

(7)

OS PERDÕES DE JESUS

15. Jesus se hospeda na casa de um homem pecador 53 16. Jesus perdoa a mulher sem-vergonha 55 17. Jesus diz que é o Salvador do mundo 57 18. Jesus não manda para o inferno a mulher adúltera 59 19. Jesus promete o paraíso ao ladrão que se converteu 61 20. Jesus tira o galo da cabeça de Pedro 63

ASBRIGASDE JESUS

21. Jesus briga com o diabo 67

22. Jesus briga com vendedores no templo 69

23. Jesus briga com o vento 71

24. Jesus briga com os demônios 73

25. Jesus briga com seus discípulos 75

26. Jesus briga com Pedro 77

27. Jesus briga com os hipócritas 79

28. Jesus briga com Judas 81

AS DORES DE JESUS

29. Jesus sofre com o sofrimento dos outros 85 30. Jesus sofre com a morte de João Batista 87 31. Jesus sofre com a sua rejeição 89

OS ÚLTIMOSDIASDE JESUS

32. Jesus entra em Jerusalém 93

33. Jesus começa a se despedir 95

34. Jesus agüenta firme 97

35. Jesus é preso 99

36. Jesus é condenado 101

37. Jesus é torturado e morto 103

38. Jesus é enterrado 105

39. Jesus sai da sepultura 107

40. Jesus aparece primeiro a Maria Madalena 109

41. Jesus aparece outras vezes 111

42. Jesus vai embora 113

Não deixe do outro lado da porta

(8)

A

PRESENTAÇÃO

Nasci e cresci num ambiente doméstico e religioso que tratava Jesus como a pessoa mais importante do mundo. Esses valores me foram passados desde o berço. Não me lembro de um dia sequer em que eu tenha duvidado da majestade de Jesus. No alvorecer de minha mocidade, essa bagagem herdada no lar e na igreja recebeu um tratamento individualizado. Continuei a crer não só por causa da formação que me foi passada e por causa da cultura que me rodeava, mas também por causa do meu assentimento deliberado e consciente.

Antes mesmo de ir para o seminário, eu já falava de Jesus aos meus amigos e colegas.

Lembro-me perfeitamente bem de uma pesquisa bíblica que fiz sobre os acontecimentos envolvendo a pessoa de Jesus no período compreendido entre o Domingo de Ramos e o Domingo da Ressurreição.

(9)

10

Foi na Semana Santa de 1951. Eu fazia então meu primeiro ano de seminário. Não era um trabalho acadêmico, exigido por algum professor. Eu estava satisfazendo minha curiosidade sobre o assunto.

Até hoje guardo a Bíblia que meu pai me deu em 1939, por ocasião do meu nono aniversário. Na dedicatória, ele escreveu: “O meu desejo é que, a vida toda, pregues as doutrinas de Jesus, contidas nas Santas Escrituras”.

É o Jesus da Bíblia que eu conheço e prego. Nele tenho posto minha fé, minha confiança e minha esperança. Sem qualquer medo ou receio de desapontamento próximo ou futuro.

Meu primeiro livrinho, escrito em 1966, chama-se A Grande Reconstrução. Descreve a obra realizada por Jesus Cristo para tirar o pecado do mundo. Depois escrevi Não Perca Jesus de Vista (1995). Desde 1990 tenho escrito uma série de artiguetes na revista Ultimato sempre com o mesmo título: Em Jesus Você Pode Confiar.

A cabeça está cheia de Jesus. O coração está cheio de Jesus. O entusiasmo por Jesus é enorme. Nada é forçado, inventado ou fingido.

Há menos de três meses, um professor universitário aposentado me levou para pregar numa roça distante uns 60 quilômetros da minha cidade. Preguei na cozinha de chão batido de uma viúva pobre. Havia umas doze pessoas no recinto. Contei a história da ressurreição do filho da viúva de Naim (veja Jesus pára o enterro do filho da viúva de Naim, na p. 47). Eu mesmo me reanimei com aquela

(10)

11

amorosa intervenção de Jesus. Na volta, me veio a idéia de escrever mais um livro sobre Jesus, o mais simples possível. Um livro que reunisse uma coleção de histórias tiradas da Bíblia para mostrar aos

leitores, numa linguagem acessível a todos, o caráter e os feitos de Jesus. Pois tenho a incômoda

impressão de que a pessoa mais importante do mundo ainda é pouco conhecida e levada a sério. Apesar do fato de que o evangelho de Jesus tem sido anunciado há dois milênios.

ELBEN M. LENZ CÉSAR

(11)

13

F

ILHO

DE

D

EUS

E

F

ILHO

DO

HOMEM

Quando aqui na terra, Jesus se apresentava como Filho de Deus e como Filho do homem. Quando se dizia Filho de Deus, Ele queria dizer que era divino. Quando se dizia filho do homem, Ele queria dizer que era humano. Jesus não era apenas divino, mas também não era apenas humano. Ele era, ao mesmo tempo, divino e humano. Apenas como Deus, Jesus não poderia ser visto por olhos humanos, nem ser tocado por mãos humanas. Apenas como homem, Ele não poderia transformar água em vinho, nem andar sobre a água do mar, nem ressuscitar mortos. Porém, como Deus e como homem, Jesus podia fazer todas essas coisas e muito mais.

Para ser Filho do homem, Jesus não poderia fingir que era homem. Ele precisava ter um corpo igual ao corpo humano — um corpo que precisasse de água,

(12)

14

de comida e de sono; um corpo que fosse formado dentro de uma mulher e só viesse à luz do sol nove meses depois, na forma de um bebê. A isso dá-se o nome de encarnação. Para chegar a esse ponto, Jesus precisou descer dos céus, renunciar sua posição da mais elevada honra e se humilhar. Uma vez Filho do homem, Jesus aceitou a obrigação da circuncisão, da apresentação, do batismo, da tentação e, até mesmo, do pagamento de impostos.

A história da humanidade de Jesus começou em Nazaré da Galiléia, com a visita do anjo Gabriel a Maria. Logo depois disso, ainda solteira e virgem, essa jovem ficou grávida de Jesus. O nascimento da criança aconteceu em Belém da Judéia, pertinho de Jerusalém. Naquela noite, uma multidão de anjos apareceu no céu para louvar a Deus pelo que estava acontecendo. Eles disseram: “Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais Ele concede o seu favor”.

Quando se tornou Filho do homem, Jesus não deixou de ser Filho de Deus. É possível dizer a idade de Jesus como Filho do homem. Mas é totalmente impossível dizer a sua idade como Filho de Deus, pois Ele está fora do tempo.

Como Filho do homem, Jesus nasceu depois de João Batista; mas, como Filho de Deus, Ele era mais velho que João. Como Filho do homem, Ele era filho de Maria; mas, como Filho de Deus, era mais velho que ela. Jesus viveu 700 anos depois do profeta Isaías; mas, como Filho de Deus, era mais velho que ele. Jesus viveu 1.000 anos depois do rei Davi; mas,

(13)

15

como Filho de Deus, era mais velho que ele. Jesus viveu 1.500 anos depois de Moisés; mas, como Filho de Deus, era mais velho que ele. Jesus viveu 2.000 anos depois do patriarca Abraão; mas, como Filho de Deus, era mais velho que ele. Como Filho de Deus, Jesus é antes de todos e antes de tudo.

Como Filho do homem, Jesus nasceu em Belém por volta do ano 6 antes de Cristo e morreu em Jerusalém por volta do ano 30 depois de Cristo. Três dias depois de morrer, Ele tornou a viver. Quarenta dias depois de tornar a viver, Ele foi embora para o céu. Desde então, está assentado ao lado de Deus. Jesus virá outra vez a este mundo, mas não se sabe quando.

Por ser, ao mesmo tempo, Filho de Deus e Filho do homem, Jesus é a pessoa mais importante do mundo. Antes nem depois dele ninguém foi tão importante.

Este livro foi escrito para apresentar a você a pessoa mais importante do mundo. Todas as

histórias de Jesus que você vai ler em seguida foram primeiramente registradas por quatro escritores muito conhecidos, a saber: Mateus, Marcos, Lucas e João.

(14)
(15)

19

1.

J

ESUS

TRANSFORMA

PESCADORES

DE

PEIXES

EM

PESCADORES

DE

HOMENS

Jesus não trabalhava sozinho. Ele tinha 30 anos quando começou a viajar de cidade em cidade para curar e ensinar. Foi nesse tempo que começou também a procurar pessoas para trabalhar com Ele.

Os quatro primeiros auxiliares de Jesus

chamavam-se André, João, Pedro e Tiago. André era irmão de Pedro e João era irmão de Tiago. Todos os quatro eram pescadores. Eles tinham uma empresa de pesca perto do mar da Galiléia. A intenção de Jesus era transformar aqueles pescadores de peixes em pescadores de homens.

Alguns dias depois, Jesus chamou o cobrador de impostos Levi, também conhecido como Mateus. Ele estava assentado na sala onde trabalhava e largou tudo para atender o convite de Jesus.

(16)

20

Pouco a pouco, Jesus reuniu ao seu redor vários companheiros, que eram chamados de discípulos, para estarem sempre com Ele e para ensinar, curar os doentes e tirar os demônios das pessoas que estavam presas pelo diabo. Esses homens receberam também o nome de apóstolos. Eram mais

conhecidos como Os Doze. Jesus passou uma noite inteira falando com Deus antes de fazer a escolha final. Os nomes dos doze eram André, Bartolomeu, Filipe, João, Judas, Mateus, Pedro, Simão (o Zelote), Tadeu, Tiago I (filho de Zebedeu), Tiago II (filho de Alfeu) e Tomé. Fora Judas, todos eram da Galiléia.

Jesus deu poder aos doze apóstolos tanto para curar doentes como para expulsar demônios. Eles foram proibidos de receber dinheiro pelas curas realizadas e tinham de trabalhar dentro do país, e não nos países vizinhos.

Como todas as demais pessoas, os apóstolos tinham muitos defeitos. Eles eram medrosos, vaidosos, invejosos e brigavam muito. Às vezes faziam coisas erradas, mas eram sempre corrigidos por Jesus. Foram aprendendo aos poucos. Foram treinados para ajudar a Jesus naqueles dias e para continuar o seu trabalho depois de sua volta ao céu.

Entre Os Doze, Jesus procurava mais a companhia de Pedro, Tiago e João. Pedro era também o que mais se mexia e o que mais falava.

Referências

Documentos relacionados

Se os faders das bandas de frequência e todos os outros elementos de comando não estiverem já activados, use o botão IN/OUT ( ) para os activar.. Para monitorizar o nível de saída,

Remontando ás origens do Drama Satírico da Antiguidade Clássica, sob a égide de Dionísio, mostrar-se-á como o estilo mesclado da tragicomédia aparece já nas

Aos prédios industriais somente será permitida a construção em áreas previamente determinadas pela Municipalidade para este fim, em lotes de área nunca inferior a 800,00 m²

instituição; c) cópia de certidão de casamento ou nascimento, identidade e CPF; d) trabalho escrito e firmado contendo, dentre outros, os seus compromissos ministeriais e declaração

Anais / 5 Escola Regional de Alto Desempenho; editores Marcos Ennes Barreto, Mozart Lemos de Siqueira – Canoas; SBC / Unilasalle / UFPel / UCPel / UCS, 2005.. Processamento

(mg/L) Metodologia aplicável em conformidade com o disposto na legislação em vigor e de acordo com a Diretiva 2009/90/CE, transposta para direito interno pelo Decreto-Lei n.º

A Coordenação do Mestrado em Direito, nos termos do Regulamento e do Regimento dos Cursos de Pós-graduação da PUC-Rio e conforme deliberação da Comissão de

a) Cláudio Manuel da Costa, um de seus autores mais importantes, embora tenha assumido uma atitude pastoril, traz, em parte de sua obra poética, aspectos ligados à lírica camoniana.