• Nenhum resultado encontrado

2ª FEIRA 20 de maio. A VARANDA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2ª FEIRA 20 de maio. A VARANDA"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

2ª FEIRA | 20 de maio

INTRODUÇÃO Bom dia!

Iniciamos hoje uma nova semana! Semana muito importante pois celebraremos na 6ªfeira a Festa de Nossa Senhora Auxiliadora! Hoje vamos pensar no que pode significar sermos auxílio para os outros! Vejamos um filme muito engraçado!

A VARANDA

https://www.youtube.com/watch?v=OaOmOi3EOcA

REFLEXÃO

 Como vimos no filme, aquele senhor acabou por escolher

ajudar o seu vizinho. Ser auxílio de alguém é isso mesmo: perceber o que faz falta aos que estão à nossa volta e ajudar!

 Nossa Senhora é exatamente assim connosco! Sabe sempre

o que nos faz falta e se confiarmos nela receberemos sempre a sua ajuda!

Em nome do Pai, † do Filho e do Espírito Santo.

ORAÇÃO

Guia: Hoje rezamos por todos aqueles que estão à nossa volta e

(2)

Todos: Ave Maria,

cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres

e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus

rogai por nós, pecadores,

agora, e na hora da nossa morte. Ámen

Guia: Nossa Senhora Auxiliadora… Todos: … rogai por nós.

(3)

3ª FEIRA | 21 de maio

INTRODUÇÃO Bom dia!

Nesta semana, que preparamos a Festa de Nossa Senhora Auxiliadora, temos vindo a perceber o que significa ser auxílio para alguém.

Dom Bosco, desde pequenino, começou a ser bom para os colegas. Com a sua mãe aprendeu a partilhar e nunca se esqueceu disso ao longo da vida. O episódio que vamos escutar foi contado pelo Sr. Matta, alguém que foi ajudado por Dom Bosco.

O pão escuro

A mãe Margarida, apesar de pobre, estava sempre disponível para socorrer os aflitos. Se faltava a alguém o pão de cada dia, já sabiam a que porta bater:

- Pode-me emprestar um pão, e eu dou-lhe outro amanhã? Passavam muitos mendigos e suplicavam:

- Pode-me dar uma esmola, por amor de Deus?

Havia sempre alguma coisa para dar, pois nesse tempo também eram os pobres quem mais ajudavam outros pobres. Foi assim que João Bosco aprendeu a ver os outros.

Havia um rapaz chamado Matta. O patrão dele dava-lhe pão escuro e muito antigo e mandava-o guardar as vacas. Uma vez, João Bosco encontrou-o e disse-lhe: -Podes fazer-me um favor? Ele respondeu prontamente: - Com todo o gosto.

(4)

- Peço-te que troques o teu pão pelo meu porque deve ser bem melhor.

O jovem Matta acreditou e fez a troca. Só mais tarde veio a perceber que o melhor pão era de facto o de Dom Bosco!

ORAÇÃO

Em nome do Pai, † do Filho e do Espírito Santo.

Guia: Jesus amigo, ajuda-nos a pôr em prática os valores da

partilha, da caridade e da fraternidade, tendo São João Bosco como exemplo.

Todos: Ave Maria,

cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres

e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus

rogai por nós, pecadores,

agora, e na hora da nossa morte. Ámen

Guia: Nossa Senhora Auxiliadora Todos: Rogai por nós.

(5)

4ª FEIRA | 22 de Maio

INTRODUÇÃO Bom dia a todos!

Hoje vamos descobrir que ser auxílio de alguém também significa partilhar as alegrias, as tristezas, os sucessos e dificuldades que vamos vivendo. Assim também é Nossa Senhora connosco e por isso é que a chamamos de Auxiliadora!

O TESTE DO BURRO

O chefe de uma grande empresa já estava muito velho e certo dia chamou à sua presença três dos trabalhadores mais próximos para escolher qual deles o poderia substituir. Para isso fez-lhes um teste! No teste, a pergunta que fez aos três candidatos foi esta: “É-lhe pedido para conduzir um burro com uma carga muito pesada até um determinado lugar. O animal cansa-se quase ao chegar ao destino, a ponto de não poder continuar. O que é que você faria?”

O primeiro candidato respondeu em tom enérgico: “Eu forçaria o burro a gastar as suas últimas energias para vencer a última etapa do caminho”.

O segundo respondeu num tom decidido: “Eu iria à procura de outro animal”

O terceiro, num tom conciliador, respondeu: “Eu repartiria a carga, passando para os meus ombros um pouco da carga do pobre animal”.

(6)

O chefe, sem hesitar, nomeou este último como o seu sucessor, dizendo-lhe: “Espero que faça o mesmo com os seus trabalhadores, ajudando-os a realizar as tarefas que lhes são pedidas”.

REFLEXÃO

• As tarefas que nos são atribuídas nem sempre são fáceis. Muitas vezes são quase impossíveis de serem realizadas por alguém sozinho.

 E durante a vida vamos tendo muitas dificuldades. Mas

podemos partilhar este peso com aqueles que estão ao nosso lado: repartindo a sua carga e deixando que nos ajudem a suportar a nossa.

 Nossa Senhora é assim connosco! Sempre que sentirmos

alguma dificuldade podemos pedir-lhe ajuda que ela alivia o nosso peso.

LEMBRETE

Amanhã já é 5ªfeira, o que significa que durante o Bom Dia teremos o momento oficial para os responsáveis de cada turma entregarem as tampinhas que foram recolhendo! Para além disso, também passaremos a ter a entrega de

(7)

ORAÇÃO

Em nome do Pai, † do Filho e do Espírito Santo. Guia:

Na nossa oração pedimos a Nossa Senhora que nos ajude a suportar as nossas dificuldades.

Todos: Ave Maria,

cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres

e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus

rogai por nós, pecadores,

agora, e na hora da nossa morte. Ámen

Guia: Nossa Senhora Auxiliadora… Todos: …rogai por nós.

(8)

5ª FEIRA | 23 de Maio

INTRODUÇÃO Bom Dia!

É já amanhã que celebramos a Festa de Nossa Senhora Auxiliadora. É um dia muito importante para todos aqueles que estão ligados aos Salesianos de alguma maneira!

DOM BOSCO E NOSSA SENHORA AUXILIADORA

Dom Bosco escolheu referir-se a Maria com o título de “Auxílio dos Cristãos”. Ele dizia muitas vezes aos seus alunos e salesianos: “Maria quer que a honremos com este título porque os tempos de hoje são tão difíceis, que precisamos muito da sua ajuda.”

Maria guiou Dom Bosco desde pequenino. No sonho dos 9 anos Ela é a Mestra que lhe diz: “A seu tempo tudo compreenderás”. No final da sua vida, compreendendo tudo o que tinha acontecido na sua vida, Dom Bosco exclama comovido: “Foi ela que tudo fez.”

Nossa Senhora não ocupou um lugar importante só na vida de Dom Bosco, mas também na Escola. Para aqueles meninos pobres e desamparados que Dom Bosco acolhe na sua casa, Maria torna-se uma mãe que a todos cuidava. Por isso, na imagem que Dom Bosco mandou pintar, Maria aparece a olhar

(9)

para quem a invoca e o Menino Jesus está de braços abertos, como que convidando as pessoas a aproximarem-se.

REFLEXÃO

 Hoje, como nos tempos de Dom Bosco, continuamos a

precisar muito da ajuda de Maria. Continuamos a precisar de seguir os seus passos, ela que foi a primeira seguidora de Jesus, a “primeira cristã”.

 Todos precisamos de uma Mãe assim, que sempre nos ouve

(10)

ORAÇÃO

Em nome do Pai, † do Filho e do Espírito Santo. Todos:

Senhor, ajuda-nos a sentir a presença da Tua Mãe no nosso dia-a-dia.

Todos: Ave Maria,

cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres

e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus

rogai por nós, pecadores,

agora, e na hora da nossa morte. Ámen Nossa Senhora Auxiliadora…

Nossa Senhora Auxiliadora…rogai por nós.

(11)

RECOLHA DAS TAMPINHAS E PAPEL

Faremos agora o momento oficial da recolha das tampinhas e

do papel dos meninos e meninas do 1º Ciclo. Vamos chamando

por ordem os representantes de cada ano para virem entregar aquilo que recolheram. Primeiro os do 1º ano, depois os do 2º ano e assim sucessivamente.

Referências

Documentos relacionados

Por enquanto, já que não havia nenhum lugar para ficar, Kamito também ajudou com a limpeza.. Há muito tempo atrás, por trabalhar para Greyworth arduamente, o serviço doméstico

A origem das salinas datam de entre 5 e 10 milhões de anos atrás, em cujo período a bacia dessa salina foi cuberta de água com uma importante quantidade de sais pela

**) Se a programação dos valores de parâmetro de 3 e/ou 4 casas decimais for efectuada no comando (sem painel de comando), então o valor indicado de 2 e/ou 3 casas decimais terá

Em cumprimento aos itens 9.2.1 e 9.2.2 do acórdão nº 1.225/2008 foi autuado o TC 018.241/2008-0, no qual proferido o acórdão nº 1.901/2010, o qual recusou as razões e

A cada passo, queremos entender suas necessidades e entregar soluções em transporte de passageiros, manutenção e modernização mais seguras, garantindo a qualidade TK Elevator.

A Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e a Corregedoria Geral da Justiça COMUNICAM aos Senhores Magistrados, Advogados, Promotores, Procuradores,

A Scania está fornecendo 138 chassis de ônibus interurbanos para o Grupo ADO, um dos maiores no setor de transporte de passageiros do Méxi- co. Tiveram peso decisivo na transação

Distribuição percentual dos valores de recurso aprovado durante a vigência do Projeto e os valores repassados, segundo fonte financiadora (Projeto Vigisus e Teto Financeiro