• Nenhum resultado encontrado

Textos. O Natal que eu gostaria de ter! Miguel Feijó O Natal que eu gostaria de ter Bia da Rosa Ferreira... 3

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Textos. O Natal que eu gostaria de ter! Miguel Feijó O Natal que eu gostaria de ter Bia da Rosa Ferreira... 3"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1

Textos

O Natal que eu gostaria de ter! ... 2

... 2

Miguel Feijó

O Natal que eu gostaria de ter ... 3

... 3

Bia da Rosa Ferreira

O NATAL QUE GOSTARIA DE TER! ... 4

... 4

Francisca Carvalho

O NATAL QUE GOSTARIA DE TER! ... 5

... 5

Margarida Carvalho

O que é o Natal senão um misto de amizade e amor? ... 6

... 6

Inês Silva

O Natal que gostaria de ter ... 7

... 7

João Miguel

O NATAL QUE GOSTARIA DE TER ... 8

... 8

(2)

2

O Natal que eu gostaria de ter!

O Natal, para mim, significa estar em família e ter convívio.

Um Natal perfeito seria em «Nova York», pois o meu avô e o meu tio paterno vivem nessa cidade.

Eu nunca fui a casa deles, mas gostava de que o passássemos nesse lugar (eu; a minha irmã e os meus pais).

Nesse Natal o jantar seria bacalhau e polvo; depois íamos para perto da lareira pois lá faz muito frio e neva. Eu a minha irmã e o meu primo estaríamos a brincar ou a ver o «sozinho em casa», enquanto os adultos estariam a conversar.

Como é tradição esperamos até à meia noite impacientes e só depois abriríamos as prendas.

Nós receberíamos: livros; jogos de tabuleiro; material escolar e a melhor prenda seria uma viagem em família ao Japão.

Na realidade, este Natal é muito parecido com todos os meus natais, a única diferença é que eu não o passaria em Portugal! Em Nova York, o Natal seria divertido pois há muitas pistas e gelo e uma árvore de Natal enorme com muitas luzes.

Na manhã do dia 25 poderia ir lá para fora brincar com a neve e patinar no gelo.

Logo a seguir iriamos a um centro de realidade virtual, e aí podíamos ter as aventuras virtuais que quiséssemos.

Neste Natal perfeito, o mais importante é a minha família… por isso, também teria que lá estar toda esta gente!.

Miguel Feijó

(3)

3

O Natal que eu gostaria de ter

-O meu Natal, ora bem! Olá amigos, então como estava a dizer-vos, vou falar como é que eu queria que fosse o meu Natal. Vamos começar…

- Eu tenho dez anos, e desde que me lembro, os meus Natais foram sempre iguais: jantar e almoçar em Família e trocar presentes. Ou seja, nada de novo!

O meu Natal de sonho seria no Pólo Norte, com imensa neve para poder fazer um boneco de neve gigante. Ir passear pela floresta e admirar os pinheiros cobertos de neve. E com alguma sorte, ver uma rena e talvez o Pai Natal. Depois desse passeio, ir jantar numa cabana com lareira, onde estariam muitos presentes e toda a minha família.

Gostaria de receber uma carta escrita pelo Pai Natal a convidar-me para ir visitar a sua casa e a sua fábrica de brinquedos. Eu iria adorar, porque deveria estar lá os duendes.

Seria um dia muito divertido e inesquecível!

Bia da Rosa Ferreira

(4)

4

O NATAL QUE GOSTARIA DE TER!

Já cheirava a Inverno, senti que se estava a aproximar o

Natal. Eu estava em casa, a decorar a árvore. Lá fora, estava muito

frio e nevava. A minha mãe fazia os doces de Natal: rabanadas, sonhos, pastéis de chila e aletria.

A noite de Natal, este ano, seria no Porto.

Esta época é de paz, amor e aconchego. Todas as famílias deviam ter a possibilidade de reunir-se. Não devia haver fome e todas as crianças deviam ter presentes.

Eu estava tão ansiosa, para abrir os meus…sempre a perguntar se faltava muito para a meia noite.

O Natal representa muito mais que, a compra de presentes e as comidas típicas da época. O importante é o espírito da época. Este representa amor, paz e fraternidade. Todas as pessoas deviam viver esta época, sempre.

Francisca Carvalho

(5)

5

O NATAL QUE GOSTARIA DE TER!

Num dia de Inverno, os sinos tocavam, assinalando a chegada do Natal. É uma época de emoções, paz e amor.

A minha família, estava prestes a reunir-se, na casa dos meus avós. Aguardávamos a chegada de alguns familiares que não víamos há algum tempo. A árvore estava linda com um presépio simples ao seu lado. Estava lá, todo o significado do nascimento do Menino Jesus.

Por outro lado, eu sabia que, à meia-noite, teria alguns presentes. Pena é, que nem todas as crianças tenham presentes e, principalmente, amor e paz.

Era tão bom que, todas as pessoas vivessem em paz e, houvesse uma ceia de Natal, com tudo o que nós temos, nessa noite. Eu gosto muito desta época, se fizermos tudo o que for possível para fazer alguém feliz.

O Natal representa muito mais do que a compra de presentes e as comidas típicas da época. O importante é o espírito natalício de amor, paz e fraternidade.

Margarida Carvalho

(6)

6

O que é o Natal senão um misto de amizade e amor?

Amor repartido pela família, pelos amigos e por todos os que estão nas nossas vidas..

No total, natal é amor, carinho e também tristeza, por causa dos familiares que fomos perdendo ao longo dos tempos...

Amor e dor que estão nos nossos corações!

Mas ninguém esquece esta data tão especial, nascimento de jesus cristo!

Mas o que eu mais desejava era que a minha avó ficasse melhor, porque ela mal consegue falar, se fala não se entende...Mal consegue andar, se anda, demora muito e tem imenso sofrimento! Porque se ela não se tratar bem, vai para o céu, como a minha bisavó e bisavô, que são uns anjinhos do céu e do meu coração! Queria muito, mas muito que ela ficasse melhor!

Obrigado professora, eu sei que não é muito bem o tema, mas está aí.

(7)

7

O Natal que gostaria de ter

O Natal é uma época do ano muito especial, não só porque recebemos presentes, mas sim porque ficamos contagiados pelo espírito natalício e parece que as coisas ganham outro brilho, a começar pelas ruas que ficam lindas com a iluminação de Natal. Natal é tempo de paz, amor união, embora hoje em dia muitas pessoas se esqueçam disso e pensem que Natal é o mesmo que receber presentes.

Para mim o Natal é tempo de estar em família, rodeado das pessoas que mais gosto e comer um belo peru, preparado pela minha mãe e pela minha avó, pois só elas o sabem preparar assim tão bem.

Todos os anos é assim, por isso, eu tenho o desejo de ter um Natal diferente.

Gostava que esse Natal fosse passado na Serra da Estrela na companhia de toda a minha família. Ia ser muito divertido pois todos juntos podíamos brincar na neve e fazer um boneco de neve. Também ia ser inesquecível ver nevar pela janela enquanto todos juntos fazíamos uma bela ceia.

Quando digo todos é mesmo todos, aqueles que estão presentes e aqueles que já partiram, que estão no nosso pensamento.

Este seria para mim o melhor Natal, mas claro, também gostava de receber uma prendinha, pois toda a gente gosta!

(8)

8

O NATAL QUE GOSTARIA DE TER

Gostaria de passar o Natal com toda a minha família reunida para festejar a noite de Natal. Apesar de, normalmente sermos muitos, nunca conseguimos estar todos juntos, ou porque uns estão longe, ou porque estão doentes ou, simplesmente, porque a vida, por uma qualquer razão, não lhes permitiu estarem presentes.

Como qualquer criança, gostaria de ter muitas prendas e quando falo de prendas, estou a pensar em coisas que eu gosto, e não apenas roupa. Eu sei que ela faz falta, e que se a receber, os meus pais já não a têm que comprar. Mas é Natal, e passamos meio ano ansiosos por esta noite, para abrirmos os nossos presentes. Se na nossa meia tem apenas roupa, acaba por ser uma valente desilusão!

Costumo ter um Natal feliz, com saúde, prendas, boa comida, alegria e muita paz, por isso, gostaria também que todas as crianças pudessem ter um Natal como o meu. Apesar de ser pequeno e não poder ter tudo o que quero, tenho consciência que neste mundo, há crianças que nada tem, nem Natal, nem casa, nem família, nem nada. Por isso, gostaria acima de tudo, que todas elas pudessem ter, pelo menos aquilo que eu tenho.

Gostaria que todos, crianças, adultos e velhinhos, tivessem um feliz Natal.

Referências

Documentos relacionados

Em relação à faixa etária, os jovens realizam mais a variante semáforo enquanto os idosos preferem sinaleiro, mantendo o mesmo direcionamento dos demais estados

 Para os agentes físicos: ruído, calor, radiações ionizantes, condições hiperbáricas, não ionizantes, vibração, frio, e umidade, sendo os mesmos avaliados

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Através deste canal chegava, vinda de Lisboa em escaleres ou bergantins, a família real e a corte; *2 Embora fisicamente separadas, a Capela e a Falcoaria do antigo

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação