• Nenhum resultado encontrado

TAREFA ONLINE- 9º ANO. Os Tratados de Roma, assinados em 1957, instituíram a Comunidade Econômica Europeia.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TAREFA ONLINE- 9º ANO. Os Tratados de Roma, assinados em 1957, instituíram a Comunidade Econômica Europeia."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

TAREFA ONLINE- 9º ANO 1)

Os Tratados de Roma, assinados em 1957, instituíram a Comunidade Econômica Europeia. Apresente um aspecto da conjuntura internacional da época que justifique a assinatura dos Tratados de Roma. Em seguida, identifique dois desafios enfrentados pela União Europeia na atualidade.

2) Veja.

No pós-guerra, qual era o objetivo dos Estados Unidos ao oferecer ajuda financeira aos países europeus?

3) Sobre a origem da União Europeia, assinale a alternativa incorreta.

a) O primeiro nome do bloco econômico que, mais tarde, viria a se chamar União Europeia foi o Benelux, resultado da união entre Bélgica, Holanda e Luxemburgo.

b) O Tratado de Maastricht, assinado em 1991, foi responsável pela criação da União Europeia, em substituição ao Mercado Comum Europeu.

c) O Mercado Comum Europeu foi criado pelo Tratado de Londres, em 1980, para substituir a CEE (Comunidade dos Estados Europeus).

d) A CECA (Comunidade Econômica do Carvão e do Aço) surgiu após o sucesso da criação do Benelux e tinha o objetivo de estabelecer um mercado comum no campo da siderurgia entre os seus seis países membros.

e) Os diferentes nomes da União Europeia, em ordem cronológica, foram: Benelux, CECA, Mercado Comum Europeu ou CEE e União Europeia.

(2)

4) “Do ponto de vista internacional, a integração europeia, tão desacreditada no início, acabou servindo de exemplo para o resto do mundo. Com o seu sucesso, associações semelhantes – pelo menos em parte, pois em nenhum outro lugar a unificação avançou tanto quanto na Europa – surgiram em vários continentes: o Nafta, na América do Norte; o Mercosul, na América do Sul; a Apec, na Ásia e no Pacífico, etc. O processo de unificação europeia mostrou ao mundo a importância de associações desse tipo”.

Vesentini, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Editora Ática, 2012. p.372.

O sucesso da União Europeia em níveis de integração mencionado pelo autor deve-se ao fato de esse bloco econômico, diferentemente dos demais, apresentar:

a) uma política alfandegária que permite a redução ou isenção de impostos sobre produtos negociados entre os países-membros.

b) uma Tarifa Externa Comum, que representa a coesão do bloco em taxar os produtos advindos de outras regiões do mundo.

c) a livre circulação de pessoas, capitais e mercadorias entre os países-membros, demonstrando o elevado grau de unificação que os países europeus conseguiram alcançar. d) uma política de controle produtivo, em que as empresas – em maioria estatais – são fortemente controladas pelas ações do Estado Europeu.

Folha de São Paulo. 02/01/2002. Disponível

em:http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u38701.shtml [adaptado].

O texto acima refere-se a uma notícia publicada na Folha de São Paulo no início do ano de 2002, quando o euro começou a circular pela Europa. Sobre o Euro, assinale a alternativa correta:

a) O euro foi criado em 2002 e teve sua circulação adotada por todos os países da Europa de imediato.

b) A criação do euro provocou uma forte crise do dólar que, ainda hoje, não possui a mesma valorização e importância.

c) No primeiro parágrafo do texto, a referência aos atentados de 11 de Setembro se faz devido ao fato de o euro ter sido criado somente para proteger a economia contra possíveis ataques terroristas.

(3)

d) O Euro foi gradativamente adquirindo importância econômica e peso político em âmbito mundial. Entretanto, a principal moeda em circulações internacionais ainda é o dólar.

e) O Banco Central Europeu proibiu que os países mais pobres da Europa adotassem o Euro. 5) (UEPB 2008)

A Turquia, um dos países candidatos a integrar a União Europeia, tem dividido opiniões quanto ao seu ingresso no bloco. Dentre as polêmicas que dificultam sua entrada, destacam-se: I. A posição estratégica que o país ocupa enquanto nação cristã no combate ao terrorismo e ao fundamentalismo;

II. O tratamento diferenciado que o país ainda faz para com homens e mulheres;

III. A prática de violação dos direitos humanos ainda presente no país, sobretudo contra os curdos;

IV. A instabilidade econômica que o país ainda não conseguiu solucionar. Estão corretas as assertivas:

a) I e IV, apenas b) I, III e IV c) I, II e III d) II, III e IV e) II e III, apenas

6) Oficialmente, a União Europeia foi constituída em 1º de janeiro de 1993, em substituição à CEE (Comunidade Econômica Europeia), pelo:

a) Tratado de Maastricht b) Tratado de Versalhes c) Tratado de Madrid d) Tratado de Assunção e) Tratado de Amsterdã 7) (UDESC – com adaptações)

A União Europeia é formada por 28 países que foram aderindo aos poucos aos países fundadores: Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Holanda. Essa organização tem por objetivo propiciar a cooperação econômica e política dos seus membros. Analise as afirmativas que apresentam os objetivos da União Europeia.

I – Integrar as políticas relativas ao sistema judiciário e aos impostos sobre importação e exportação;

(4)

III – Reduzir as desigualdades sociais e econômicas entre as regiões;

IV – Fomentar o desenvolvimento econômico dos países em fase de crescimento. Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras. b) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras. c) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras. d) Somente a afirmativa III é verdadeira.

e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

8) (UFV 2011) Leia o texto abaixo: Acusado por um comitê das Nações Unidas de tratar os roma (ciganos) de forma racista e xenófoba, o governo francês permanece impassível. Até o fim deste mês Paris pretende “enviar” 700 roma para seus países de origem, Romênia e Bulgária [...] O governo prefere o termo “enviar”, e não “expulsar”, porque os ciganos seriam, insiste a administração pública, voluntários. Até o fim de outubro, 300 acampamentos ciganos e de “gente de viagem”− vários desses cidadãos são franceses – serão desmantelados. (CARTA, Gianni. Nada como um bode expiatório. Carta Capital, São Paulo, ano XVI, n. 610, 25 ago. 2010, p. 58.)

O trecho acima, embora se refira ao contexto francês, representa uma tônica da atual política da União Europeia em relação àqueles cidadãos pouco integrados ao sistema político e econômico tradicional. Neste caso, percebem-se os impactos da globalização na atual política de migração da União Europeia. Sobre os efeitos do processo de globalização em populações que representam minorias, assinale a afirmativa INCORRETA:

a) A desarticulação do socialismo real no Leste Europeu, no final do século XX, provocou a incorporação de vários países à União Europeia, porém a discriminação aos trabalhadores dessa região permanece.

b) O aumento do desemprego estrutural na Europa Ocidental, graças ao investimento maciço em novas tecnologias, gerou uma onda de discriminação que atinge as minorias étnicas e religiosas em toda a Europa.

c) A implantação de um sistema de economia de mercado nos países do Leste Europeu, que tinham economias planificadas, desestruturou antigos sistemas produtivos e gerou um fluxo migratório em direção ao Ocidente.

d) A política de imigração da União Europeia objetiva corrigir históricas desigualdades regionais e o retorno de imigrantes às regiões de origem é o primeiro passo de uma política de investimentos regionais.

9) Assinale com V as proposições Verdadeiras e com F as Falsas, em relação à União Europeia. ( ) Este bloco econômico que passou a existir em 1992, e hoje conta com 28 países, teve sua origem com a criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, da qual faziam parte, inicialmente, 6 países.

( ) Após a ratificação de uma constituição para a União Europeia, o Euro se tornou a moeda oficial de todo o bloco econômico.

(5)

( ) A recusa da Turquia em ingressar na União Europeia frustra a pretensão deste bloco em se aproximar do Oriente Médio e ter uma maior representação de muçulmanos em sua população.

( ) O veto do ingresso dos países do Leste Europeu à União Europeia deve-se ao fato de tais nações terem sido repúblicas socialistas.

10) UFPI) A organização dos países em blocos econômicos visa facilitar a economia dos países, estimulando as trocas e a produção. Sobre os principais blocos, suas características e

finalidades, assinale a alternativa correta.

a) ALCA – constituída por países africanos, promove a valorização de seus produtos, possibilitando aconcorrência com a economia asiática.

b) MERCOSUL – reúne todos os países da América Latina e visa ampliar as trocas comerciais e o fluxode pessoas entre os seus membros.

c) CEI – reúne os países da Europa Ocidental que são liderados pela Inglaterra que, por sua vez, detéma hegemonia econômica desta parte de continente

d) União Europeia – formada por todos os países da Europa, permite a livre circulação, no continente,de pessoas e mercadorias.

e) NAFTA – formado pelos países da América do Norte, eliminou as barreiras tarifárias entre os seusmembros.

11) (Fuvest - 2ª fase) Adaptada

"A União Europeia (EU), composta por 28 países, apresenta um sistema político historicamente único, que vem evoluindo há mais de 50 anos".

Adaptado de Pascal Fontaine, 2007.

a) Cite duas nações, membros da EU, que não aderiram à moeda única, o Euro.

b) Outros países europeus estão reivindicando sua entrada para a EU. Cite um desses países e explique um motivo para sua rejeição pelo grupo.

Referências

Documentos relacionados

3- (UEPG 2019) Sobre a União Europeia, assinale o que for correto. 01) Foi por meio do Tratado de Maastricht (Países Baixos) que o nome União Europeia foi adotado oficialmente

2) (UFG) Em meio a uma de suas piores crises econômicas, o bloco europeu vê reacender ideias separatistas em países importantes. Na Espanha, essas lutas em algumas regiões ocorrem

Realizou-se o passo seguinte rumo à União Europeia em 1957, por meio dos Tratados de Roma, que formaram a Comunidade Econômica Europeia e a Comunidade Europeia da

A implementação de um Quartel General de nível militar estratégico permanente (Operational Headquarters) no Estado Maior da União Europeia dará à UE a coerência

Revela-se importante compreender a Ajuda Humanitária no âmbito de conflitos armados, a legitimidade das Intervenções Humanitárias, sob a alçada da ONU e da OTAN, assim,

A Tabela 1 abaixo nos apresenta, classificados pelos sete países analisados, descrições das seis variáveis de entrada (ativo total, despesas com intermediação financeira,

Integração e cooperação no seio da União Europeia: os três pilares da UE e sua

«A União Europeia ( ue ) será julgada pela forma como responder aos importantes eventos que estão a acontecer na sua vizinhança próxima.» 1 Catherine Ashton,