• Nenhum resultado encontrado

Radiações(perigosebeneficios)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Radiações(perigosebeneficios)"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)
(2)

João Mesquita; nº12; 8ºD

Breve descrição das ondas electromagnéticas………pag.nº3

O Perigo das microondas………pag.nº4 e 5

O Perigos das radiações ultravioleta………pag.nº6 e 7

O perigos das radiações emitidas pelos raios X………pag.nº8 e 9

O perigos dos raios gama………pag.nº10

Raios infravermelhos e a sua utilização………pag.nº11 e 12

Radiação Visível (luz)………pag.nº13 e 14

(3)

João Mesquita; nº12; 8ºD

Muitos termos são usados para descrever as ondas electromagnéticas, tais como: o comprimento de onda, a amplitude, o período e a frequência. O comprimento de onda irá determinar o tipo de radiação:

 Ondas de rádio  Microondas Radiação infravermelha Radiação visível  Radiação ultravioleta  Raios X  Raios

𝛾

A amplitude irá determinar a extensão do movimento medido desde o ponto de inicio.

O Período irá determinar a unidade de frequência (Hertz e Hz…)

A Frequência determina o número de ocorrências dentro de um certo período de tempo, ou seja, o número de vezes que a onda se repete nesse período de tempo.

(4)

João Mesquita; nº12; 8ºD

As microondas são uma forma de energia electromagnética, como tal pertencem ao espectro electromagnético. As microondas são ondas muito curtas de energia electromagnética que viajam à velocidade da luz (299 792 458 metros/Seg.). Com o avanço das tecnologias as microondas são usadas para coligar longas distâncias, como é o caso dos sinais telefónicos, dos programas televisivos e ainda as informações computorizadas em todo o mundo ou em satélites no espaço. Embora possam ter variadas aplicações, as microondas são nos mais familiares quando utilizamos um forno microondas.

O verdadeiro perigo das microondas (aplicado aos alimentos)

Que efeitos das microondas causam o cancro:

 Existe a criação de um efeito ligado à radioactividade na atmosfera, podendo assim causar um significante aumento das partículas Alfa e Beta dos alimentos.

Criação de agentes que causam o cancro nos componentes da

proteínas, no leite e nos grãos de cereais.

Alteração das substancias elementares dos alimentos provocando

problemas no sistema digestivo pelo instável processamento dos alimentos para a obtenção de energia, quando expostos as microondas.

A composição química dos alimentos é alterada provocando um

crescimento anormal dos tecidos.

A ingestão de alimentos expostos às microondas causa um elevado

(5)

João Mesquita; nº12; 8ºD

 Os alimentos feitos através do uso das microondas provoca (na maioria das pessoas) o desenvolvimento de cancro no estômago e nos intestinos…

Como é que as microondas provocam uma diminuição do valor nutritivo de cada alimento:

O corpo perde a capacidade para utilizar as vitaminas do complexo

B, vitamina C, vitamina E e minerais essenciais em todos os alimentos.

Em alguns alimentos existe uma perda de 60 a 90% do conteúdo no

campo de energia vital.

 Uma destruição do valor nutritivo de algumas das proteínas existentes nas carnes.

Existe também uma desintegração estrutural acentuado em todos

os alimentos

A melhor forma de nos proteger de todos estas complicações é evitar o mais possível, o uso das microondas para o aquecimento dos alimentos.

(6)

João Mesquita; nº12; 8ºD

Quando se fala de radiação ultravioleta (UV) fala-se, sobretudo, da radiação UVB e UVA, já que a radiação UVC (extremamente agressiva para a pele) é filtrada na sua maioria pela camada de ozono.

A radiação ultravioleta (UV) faz parte do espectro electromagnético. A

radiação UV-B é a principal responsável pela formação de queimadoras na pele, cancro da pele, cataratas e outros efeitos prejudiciais à saúde humana.

A radiação UVB atinge a epiderme e a derme superficial e é responsável pelos escaldões, queimadoras solares e podendo também provocar (a médio e longo prazo) cancros na pele. A radiação UVA, que antigamente se pensava não ser tão agressiva, é hoje reconhecida pelo seu elevado poder de

penetração na pele, até a derme média, sendo a principal responsável pelo fotoenvelhecimento precoce da pele.

O verdadeiro perigo das radiações ultravioletas

Cancro da pele:

O cancro da pele é geralmente desencadeado por lesões causadas pelo sol.

Existem vários tipos de cancro da pele agrupados em dois grandes grupos:

1. Melanoma:

É o mais raro, mas é responsável por 3 em cada 4 mortes por cancro da pele.

(7)

João Mesquita; nº12; 8ºD

2. Não-melanoma:

É o mais comum e raramente causa a morte do paciente

O último grupo (não-melanoma) inclui os carcinomas menos perigosos, mas que se podem tornar mais agressivos se não forem tratados precocemente.

O cancro da pele pode atingir pessoas de todas as idades, mas é menos frequente nas crianças.

Como evitar os malefícios das radiações ultravioletas?

Evitar o excesso de exposição ao Sol, especialmente quando a emissão

de radiações é mais elevada (entre as 11-16h).

Utilizar sempre protector solar adequado ao seu tipo de pele e que

proteja dos raios nocivos, mesmo depois de já estarmos bronzeados.

 Usar vestuário, chapéu e óculos de sol, principalmente entre as 11-16h.

 Evitar que crianças e adolescentes com menos de 16 anos tenham queimadoras solares ou escaldões, pois estes aumentam o risco de desenvolver cancro da pele em idades mais avançadas.

(8)

João Mesquita; nº12; 8ºD

Os raios X são parecidos com a luz pois também são ondas electromagnéticas. Mas o que realmente as distingue é o facto de os raios X serem muito mais energéticos, podendo assim penetrar em muitos materiais e em diferentes graus.

O Perigo destas radiações

O que ocorre quando existe uma exposição prolongada aos raios X?

Uma exposição prolongada aos raios X pode ser extremamente perigosa para o organismo humano, pois provoca a destruição das células e poderá também provocar alterações genéticas que poderão levar à formação de cancro. Um exemplo da emissão desta radiação existe num aparelho que tão bem conhecemos, a televisão (ou monitor) que ainda utilize a tecnologia do tubo de raios catódicos. Apesar de que com o avanço das tecnologias a quantidade de raios produzimos por um cinescópio de TV foi limitada.

Também na realização dos RAIOS X verifica-se o mesmo tipo de destruição das células, quando exposto durante um longo período de tempo.

(9)

João Mesquita; nº12; 8ºD

Como evitar os perigos destas radiações

No caso dos televisores a protecção deve ser feita no acto de compra, ou seja, devemos optar por televisores LCD ou Plasma onde a emissão de raios X não existe.

Na realização dos raios X deve ser adoptada uma nova técnica, à qual damos o nome de “Raio X sem filme”, esta é uma nova tecnologia que permite a hospitais, clínicas e centros de diagnóstico, transformar a radiografia em imagem digital e assim diminuir em 90% o perigo de radiação nos seres humanos.

(10)

João Mesquita; nº12; 8ºD

A radiação gama é um tipo de radiação electromagnética produzida (geralmente) por elementos radioactivos. As radiações gama são as mais energéticas e com menor comprimento de onda. Possuem um elevado poder penetrante, podendo atravessar a Terra de um lado ao outro.

Pode ser aplicado no tratamento de tumores cancerígenos, pois destrói as células malignas, embora para a realização deste tratamento seja necessário grande perícia pois poderá trazer efeitos indesejáveis.

Que efeitos podem as radiações gama provocar…

Como um bom exemplo do perigo destas radiações temos o que

aconteceu em 1987 como um aparelho de radioterapia que estava abandonado num Instituto de Radioterapia que se encontrava desactivado há cerca de 2 anos. Este aparelho foi encontrad0 por dois homens no dia 13 de Setembro, que depois o venderam a uma sucata.

Durante a desmontagem do aparelho, foram expostos a essa radiação. Essa exposição provocou vários sintomas, tais como, tonturas, náuseas, vómitos e diarreia. Procuraram ajuda nos hospitais, onde acabaram por ser medicados como se fossem portadores de uma doença contagiosa. O que levou mais tarde à sua morte. Alem destes dois homens, outras pessoas que também estiveram em contacto com estas radiações, ficaram contaminadas e só mais tarde se veio a descobrir a origem desses sintomas.

Os trabalhos de descontaminação produziram 13,4 toneladas de lixo contaminados (roupas, utensílios, plantas, resto de solo e materiais de

construção). Todo este lixo esta armazenado em cerca de 1 200 caixas 2 900 tambores num depósito construído na cidade de Abadia de Goiás, onde deverá ficar, pelo menos, 180 anos.

(11)

João Mesquita; nº12; 8ºD

Os raios infravermelhos são constituídos por radiação composta por fotões cuja frequência é maior que 8 × 1011 𝐻𝑧 e menor que 3 × 1014 𝐻𝑧, isto é, radiação electromagnética com frequência inferior à da luz vermelha, mas superior à das ondas de rádio.

Os raios infravermelhos desempenham um papel muito importante na Natureza…

Os infravermelhos são responsáveis pela troca de energia térmica através do vazio. Se este tipo de radiações não existissem, dois corpos que se

encontrassem a uma determinada temperatura mantê-la-iam por tempo

indefinido. No entanto, dado que o corpo mais quente cede energia ao corpo mais frio, através da radiação, ambas as temperaturas (quente e frio) acabam por se compensar e atingir uma mesma temperatura de equilíbrio.

Aplicações dos raios infravermelhos

A radiação infravermelha encontra aplicações práticas muito importantes. É utilizada, por exemplo, para aquecer ambientes, cozinhar alimentos, secar tintas e vernizes…Na medicina os raios infravermelhos são usados para o tratamento de certas doenças. A radiação infravermelha penetra na pele, onde a sua energia é absorvida pelos tecidos e espalhada pela circulação do sangue. Existem aparelhos especiais que permitem identificar um objecto pela detecção das radiações infravermelhas por ele emitidas. Outro exemplo da

(12)

João Mesquita; nº12; 8ºD

Um dos usos mais comuns do infravermelho é para o fabrico de comandos à distância (telecomandos), preferíveis em vez das ondas de rádio por não sofrem interferências de outras ondas electromagnéticas, como por exemplo, os sinais de televisão.

(13)

João Mesquita; nº12; 8ºD

A radiação visível (luz) é a energia em forma de ondas devemos electromagnéticas que é capaz de produzir uma sensação visual no corpo humano (olho - cérebro).

O corpo humano não “percebe” somente a radiação dentro de uma faixa, mas também é capaz de discriminar diferentes comprimentos de ondas para

produzir a sensação de cor.

Ambiente Luminoso

Na sociedade moderna as pessoas passam a maior parte do tempo em ambientes iluminados artificialmente. Pelo que, devem ter alguns cuidados, como:

Ter uma boa iluminação, pois aumenta a produtividade, gera um ambiente mais agradável e reduz os acidentes.

Devem ter um “conforto visual”, que é entendido como a existência de boas condições para o ser humano poder desenvolver as suas tarefas visuais com o máximo de precisão.

Para evitar problemas de visão devemos ter sempre uma correcta iluminação.

(14)

João Mesquita; nº12; 8ºD

(15)

João Mesquita; nº12; 8ºD

Hoje em dia, as ondas de rádio são muito usadas na comunicação porque são fáceis de gerar, propagam-se em todos os sentidos, transmitem-se sobre grandes distâncias e penetram em vários tipos de materiais.

Apresentam alguns problemas que estão dependentes da frequência utilizada. Se a frequência for baixa, as ondas de rádio seguem a curvatura da terra, podendo não chegar ao seu destino devido a perda de “potência” com a distância percorrida. Já se a frequência for alta, as ondas de rádio viajam em linha recta em direcção a ionosfera (a ionosfera localiza-se entre sessenta mil quilómetros de altitude, devida a sua composição reflecte as ondas de rádio), onde são reflectidas para a Terra, o que permite a comunicação entre dois pontos ainda mais afastados por causa de uma perda de potência mais lenta. No entanto, as ondas de rádio não são um meio fiável de transmissão, pois são bastante susceptíveis a interferências eléctricas e magnéticas, bem como interferências causadas por objectos ou fenómenos naturais (ex: chuva)

No nosso dia-a-dia como funciona o receptor e o emissor…

Tudo começa numa estação de rádio (transmissor) que transforma a voz dos locutores, músicas e outros sons em ondas electromagnéticas que são enviadas para a atmosfera através de uma antena. O rádio (receptor) é um aparelho que tem a função de receber estas ondas electromagnéticas através da sua antena

(16)
(17)

Referências

Documentos relacionados

A motivação para o desenvolvimento deste trabalho, referente à exposição ocupacional do frentista ao benzeno, decorreu da percepção de que os postos de

Na busca de uma resposta ao problema, que teve como questão norteadora desta pesquisa, levantamento dos gastos e despesas nos atendimentos realizados e identificar qual o custo que

Excluindo as operações de Santos, os demais terminais da Ultracargo apresentaram EBITDA de R$ 15 milhões, redução de 30% e 40% em relação ao 4T14 e ao 3T15,

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,