• Nenhum resultado encontrado

As Marcas da Ideologia Discutidas na Publicidade e Aplicadas na Propaganda

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "As Marcas da Ideologia Discutidas na Publicidade e Aplicadas na Propaganda"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

AS MARCAS DA IDEOLOGIA DISCUTIDAS NA PUBLICIDADE E APLICADAS NA PROPAGANDA

João Gilberto Figueira

Resumo: a ideologia é um fator discutido há várias décadas e sempre se manteve atual, pois ela é um mecanismo que repercute um conjunto de idéias, conceitos e comportamentos que são vigentes numa sociedade, resguardando o processo histórico-cultural de cada sociedade, que pode divergir ou não de que forma é aplicada em seu seio. Aliado a isso temos a introdução de novos dispositivos como a Publicidade uma ferramenta de repartição de informações e a Propaganda, uma ferramenta de propagação de informações. Constrói-se, portanto, uma estrutura mantenedora de princípios e ideais adotados por uma minoria e aplicados sobre uma maioria.

Palavras-chave: ideologia, publicidade, propaganda

A

ideologia é a ciência da formação das idéias ou uma expressão que designa idéias. Estas idéias são transmitidas adiante através da fun-cionalidade do advento da publicidade e propaganda, ferramentas que am-plificam e personificam as diferenças entre as classes sociais encabeçado por um processo de endoculturação histórico-social.

Diante dessa perspectiva, adotar-se-á como base de conceitos e estudos autores e pensadores como Marx e Althusser, de acordo com suas visões de estrutura e funcionamento da ideologia. Ainda agrega se a eles definições de publicidade e propagandas que contribuíram significativamente para a formação e aprofundamento dessas questões na sociedade.

Consecutivamente, verificar-se-á o tamanho da proporção atingida por esses mecanismos no meio social, como eles afetaram e ainda vão afe-tar as bases do sistema que os sustentam.

Eram degraus para mim. Servi-me deles para subir – é por isso que me foi necessário passar sobre eles.

Mas eles imaginavam que eu ia me servir deles para repousar... (Friedrich Nietzsche)

(2)

NOÇÕES INTRODUTÓRIAS SOBRE IDEOLOGIA

A ideologia é uma espécie de mensagem que tende a conduzir, su-bliminarmente ou explicitamente, indivíduos de uma classe social veri-ficando se que eles podem perceber ou não esse sistema. Avalia se essa questão de acordo com nível de instrução do receptor ou leitor de quem a crítica ou visa a compreendê-la. Para tanto, discutir-se-a ideologia em Marx e Althusser.

Em Marx, a ideologia adquire uma visão pessimista e função de dominação entre classes sociais. Esse autor analisa que a ideologia é um instrumento de dominação da classe dominante sobre a dominada fa-zendo com que suas idéias disseminem e passem a ser incorporadas por um todo. Assim, baseado na grande explosão da comunicação através do “Mass Media Communication”, esses instrumentos utilizados na publici-dade e na propaganda e nessas estruturas tomaram uma proporção signi-ficativa que permitiu proliferação de um único raciocínio fundamentado com base no sistema capitalista de consumo e na estruturação de classes sociais vigentes, ou seja, a globalização. Dessa forma percebe-se que “As representações, o pensamento, o comércio intelectual dos homens surge aqui como emanação direta do seu comportamento material” (MARX; ENGELS [1990])².

Já Althusser expõe que o condicionamento das estruturas de classe dominante sobre dominada é repassada através do Estado que intervém com ferramentas que forçam as relações e condições presente na sociedade. Sendo esses:

Aparelhos Repressores do Estado (ARE) – o governo, o exérci-•

to, a polícia, os tribunais e prisões;

Aparelhos Ideológicos do Estado (AIE) - a religião, a escola, a •

família, a cultura, a informação e outros.

Esses aparelhos conduzem as formas de relações no meio social e interpretam as atitudes, punem e zelam de certo modo por um bem maior. Para tanto,

A ideologia tem uma existência material. As idéias ou representa-ções que em conjunto compõem a ideologia tinham uma existência mate-rial. Uma ideologia existe sempre em um aparelho e em sua prática. Esta existência é material (ALTHUSSER, 1976, p. 72).

(3)

A PRÁXIS DA IDEOLOGIA NA PUBLICIDADE E NA PROPAGANDA

O ser humano consegue perceber a realidade através de conceitos, es-tes são transmitidos a eles de várias formas, mas, em especial, atualmente no mundo moderno, pelos veículos de comunicação, que acabam por permear a mente de cada individuo que compõe esta sociedade. Assim, em outras palavras, a ideologia se faz atuante e presente nos meios funcionais e prati-cantes das ações incumbidas intrinsecamente no meio em quem se insere.

Dessa forma, possibilita-se a formação de conhecimento, todavia o discurso base descrito que partem de pensadores, autores e filósofos faz com que desde inicio, pessoas tentam se sobrepuser a outras, pois fazem uso de mecanismos, muitas vezes, não perceptíveis à maioria e a essa idéia dar-se-a conotação de classe dominante e classe dominada. Situação in-crustada desde o momento em que se averigua o objeto ou o meio ma-terial envolvido se mostra definidor do futuro ou para a manutenção de um sistema muitas vezes injusto para uma maioria e favorecedor de uma minoria.

Então, de certa forma, “a propaganda ideológica ao contrário, é mais ampla e global. Sua função é a de formar a maior parte da idéias convicções dos indivíduos e, com isso, orientar todo seu comportamento social” (GARCIA, 1999, p. 10).

Sob uma influência dos meios de comunicação as mensagens trans-mitidas conduzem de vários modos a diferentes objetivos. Contudo, essas mensagens são idéias que precisam de apoio de um grupo e se assimilem os mesmos grupos. Com isso obtém-se o resultado esperado, uma vez que se percebe que informações chegam à massa ainda, em geral, parte se do pressuposto que o individuo não tem capacidade de discernimento e acaba por ser manipulado.

Logo, como o mundo se formou ou se estruturou, levou-se em con-ta mesmo que implicicon-tamente o que foi direcionado sempre por objetivos não muito claros, porém essenciais para que se entendesse a sociedade e abrisse portas ao pensamento critico e questionador desses mecanismos.

Não é possível precisar ao certo o quanto a sociedade é afetada pelos mecanismos ideológicos. Todavia, entende-se que a sua presença é essen-cial para a manutenção do formato soessen-cial compreendido e estabelecido por um contexto histórico.

Verifica-se que o governo está se posicionando como um mantene-dor das funções ideológicas sociais.

(4)

Figura 1: Exemplo de Mecanismo Ideológico

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A formação do pensamento do homem é baseada em várias infor-mações, mesmo que essas informações sejam produzidas ou não, encami-nhadas ou não à população, distorcidas ou não. Com isso, a vida e o modo como nos comportamos sempre esteve permeado de um discurso que é e não é nosso ao mesmo tempo, pois o discurso dito mantém discursos pas-sados a nós junto a novas informações, produzindo algo já esperado com uma firmação ideológica.

Portanto, quando a publicidade e a propaganda passam a ser meios formadores de opiniões, o meio social é transformado ou mantido com função para um modelo pré-estabelecido de sociedade visado a uma classe ou não observado por outra. Essas estruturas passaram a ser as diretrizes do sistema capitalista e de seus componentes, criando o mundo como a percebemos hoje.

Referências

MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. 1845-46. [São Paulo]: Boitempo, [1990]. ALTHUSSER, L. P. Aparelhos ideológicos de estado. 7. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1998.

(5)

Abstract: the ideology is a factor discussed for decades and has always remained current because it is a mechanism which incorporates a set of ideas, concepts and attitudes that are prevailing in society, safeguarding the cultural-historical pro-cess of each company, which may differ or not how it is applied in their midst. Allied to this we have the introduction of new devices as an advertising tool for sharing of information and propaganda, a tool of spreading information. Build, therefore maintains a structure of ideals and principles adopted and ap-plied by a minority over a majority.

Key words: ideology, advertising, propaganda

Artigo elaborado sob orientação da Prof. Ms Rita de Cássia Barbugiani do Departamento de Letras da PUC Goiás.

JOÃO GILBERTO FIGUEIRA

Graduando em Comunicação Social com bacharelado em Publicidade e Propaganda na PUC Goiás.

Imagem

Figura 1: Exemplo de Mecanismo Ideológico

Referências

Documentos relacionados

Porém, como na sala de aula não é possível alterar o layout existente para que considerado o ideal e nem a posição das janelas, e também não tem como toda atividade visual

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

A Seqüência de Três Níveis oferece um quadro mais amplo de uma situação e pode ser útil para fazer perguntas a respeito da situação de pessoas que não estão fisicamente

Entrando para a segunda me- tade do encontro com outra di- nâmica, a equipa de Eugénio Bartolomeu mostrou-se mais consistente nas saídas para o contra-ataque, fazendo alguns golos

A bioresorbable everolimus-eluting scaffold versus a metallic everolimus- eluting stent for ischaemic heart disease caused by de-novo native coronary artery lesions (ABSORB II):

Estratégias indiretas podem estimar a associação entre a infecção pelo HIV, TARV e risco de doenças cardiovasculares por meio de marcadores substitutos para doença

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

“Ao proceder da forma descrita o arguido sabia que não podia entrar naquele local que se encontrava vedado, que não podia rebentar o cadeado ali existente e que o objeto acima