• Nenhum resultado encontrado

IX Congresso Internacional de Teoria Crítica: Gênese, Desdobramentos, Apropriações (01 a 05 de setembro de 2014)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "IX Congresso Internacional de Teoria Crítica: Gênese, Desdobramentos, Apropriações (01 a 05 de setembro de 2014)"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA — UNIMEP FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS — FCH

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – PPGE GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA TEORIA CRÍTICA E EDUCAÇÃO

IX Congresso Internacional de Teoria Crítica: Gênese, Desdobramentos, Apropriações (01 a 05 de setembro de 2014)

O GEP Teoria Crítica e Educação: histórico e perfil.

O Grupo de Estudos e Pesquisa “Teoria Crítica e Educação” desenvolve diversas atividades desde a época de sua criação, em agosto de 1991, com o objetivo de aprofundar tanto o conhecimento sobre a Teoria Crítica da Sociedade quanto sobre sua contribuição para a análise de questões relacionadas à formação educacional e cultural contemporânea. O GEP abrange várias sedes abrigadas em diferentes instituições universitárias – na UNIMEP, na UFSCar, na UNICAMP, na UNESP-Araraquara, na UFES, na UFSC, na UFLA, além de contar com representantes na UEM-Maringá, na PUC-Minas, na UNESP-Bauru e na UNESC – Criciúma, SC.

IX Congresso internacional: Tema, objetivos, importância.

Ao realizar seu 9º Evento Científico, pela sexta vez de cunho internacional, o GEP pretende promover e estimular o debate e aprofundar reflexões sobre a origem da Teoria Crítica da Sociedade no contexto da cultura humanista alemã em tensão com a desenvolvida civilização tecnológica estadunidense; sobre seus desdobramentos teóricos em direção às culturas latinas, particularmente a brasileira e a latino-americana; sobre a forma como suas categorias e conceitos fundamentais foram apropriados e reelaborados por outras realidades linguísticas diferentes. Nessa perspectiva, algumas questões merecem ser consideradas e reconsideradas, tais como: Trata-se apenas da internacionalização da Teoria Crítica da Sociedade, de sua disseminação para outras paragens da civilização ocidental ou esta corrente epistemológica ganhou força e vida no contato e no contraste com problemas novos que as novas realidades socioculturais suscitaram? O que ocorre quando a Teoria Crítica da Sociedade é praticada mais fora do que dentro de sua terra de origem? Qual o impacto sofrido pelas categorias e conceitos dos pensadores da primeira geração da Teoria Crítica no contato com outras tradições culturais e linguísticas? Como se configura a Teoria Crítica da Sociedade em terras brasileiras e latino-americanas; como foi apropriada ou re-apropriada no Brasil e nos países latino-americanos?

Essas questões ganham relevância e originalidade pelo desenvolvimento quantitativo e qualitativo da Teoria Crítica da Sociedade como referencial teórico de investigações científicas na grande área do saber, as

Humanidades, particularmente na Filosofia, na Educação, na Comunicação, na Psicologia, na Sociologia, nas Artes e na Literatura. Se nos anos 1970 e 1980 eram poucos os que conheciam e estudavam as teorias dos

pensadores da Escola de Frankfurt; a partir dos anos 1990, com o

(2)

com o aumento exponencial de pesquisas, de produções científicas e da socialização desses resultados, o número de grupos e de linhas de pesquisas que se apoiam na Teoria Crítica da Sociedade ampliou-se significativamente em solo nacional.

Repercussões esperadas

Nessa perspectiva, o “IX Congresso Internacional de Teoria Crítica: gênese, desdobramentos, apropriações” quer fazer jus ao seu conceito-chave teórico e ser um espaço de recolhimento, de autorreflexão, de crítica e de construção de novas propostas, a partir das exposições de seus convidados e participantes e do intenso debate coletivo que deve priorizar suas ações e intervenções.

Os organizadores e os participantes deste IX Congresso Internacional esperam vivamente, a partir do clima espiritual e solidário que tem caracterizado os congressos anteriores, que as exposições e os intensos debates proporcionados pelos conferencistas, pelos expositores das mesas-redondas, das comunicações e dos pôsteres, se transformem em novos projetos de pesquisas, em divulgação de conhecimentos científicos, em propostas de mudanças sociais, culturais e educacionais; e que esses resultados venham a se somar com o número significativo de produções científicas elaboradas por nosso Grupo de Pesquisa (Cf. www.unimep.br/teoriacritica) e por outros pesquisadores que, em nosso país e no exterior, se subsidiam da Teoria crítica da Sociedade como referencial teórico apropriado ao enfrentamento dos desafios verificados no âmbito educacional, e também no da formação sócio-cultural mais ampla das gerações vindouras.

O Grupo de Pesquisa Teoria Crítica e Educação, no final de 2013, sofreu uma perda enorme, com o passamento de seu vice-líder, Newton Ramos-de-Oliveira, professor, pesquisador, tradutor, conhecedor de diferentes línguas e culturas e um dos fundadores do grupo de pesquisa. Que a força de seus escritos, de sua presença espiritual e amiga nos acompanhe o tempo todo nas atividades de nosso IX Congresso Internacional.

Eixos Temáticos

Convida-se o envio de resumos ligados à temática acima, nos seguintes eixos temáticos:

Teoria Crítica e Educação

Comunicação e Indústria Cultural Estética e Experiência Formativa Teoria crítica, Ética e Formação Linguagens visuais e Formação

Teoria crítica, Cultura Digital e Formação; Teoria crítica e psicanálise

Teoria Crítica e Formação dos corpos Teoria crítica e Literatura

Teoria Crítica e Ciências Sociais. Teoria Crítica e Política

(3)

Informações Adicionais:

Data: 01 a 05 de setembro de 2014;

Local: Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), Campus Taquaral, Piracicaba, SP;

PROGRAMAÇÃO:

01/09/14–18:30h Abertura: Bruno Pucci (UNIMEP) Homenagem a Newton Ramos de Oliveira (in memoriam)

Conferência de Abertura: Atualidade da Teoria Crítica na era global vista a partir da experiência cultural brasileira.

Conferencista: Paulo Arantes (USP)

Coordenador: Renato Bueno Franco (UNESP-Araraquara).)

02/09/14– 9:00hs,

Conferência: Adeus Pedagogia? O fim das fronteiras da relação pedagógica e a perda da função da pedagogia.

Conferencista: Andreas Gruschka (Univ. J. W. Goethe – Frankfurt) Coordenador e tradutor: Alexandre F. Vaz (UFSC).

13:30 – 15:30h Comunicações e Pôsteres

16:00 – 19:00 h. Mesas-Redondas

1ª Mesa-Redonda: Teoria Crítica e Psicanálise

Expositores: Luiz A. Calmon Nabuco Lastória (UNESP/Araraquara) e Antônio A. Soares Zuin (UFSCar/São Carlos).

Questão-chave: Quais as mutações históricas mais recentes verificadas no atributo da autoridade, seja no contexto escolar materializada nas figuras do professor e do próprio texto, seja no âmbito familiar materializado na figura dos pais, e como esse conceito poderia ser repensado em decorrência da mediacão cada vez mais presente das novas tecnologias na vida cotidiana?

Luiz A. Calmon Nabuco Lastória, Declínio ou transferência de autoridade?

Antônio A. Soares Zuin, A autoridade pedagógica em tempos de cultura digital.

Coordenadora: Luzia Batista de Oliveira Silva (UNIMEP). 2a. Mesa-Redonda: Estética e experiência formativa Expositores: Vladimir Safatle (USP) e Verlaine Freitas (UFMG)

Questão-chave: Quais as contribuições das reflexões estéticas de Adorno (em especial sobre música e literatura) para o desenvolvimento de uma experiência formativa hoje?

(4)

Verlaine Freitas, A objetividade negativa do artefato estético. Adorno e os paradoxos da arte como figuração de um sujeito emancipado

Coordenador: Ari F. Maia (UNESP/Bauru).

03/09/14 – 9:00hs,

Conferência: A Teoria Crítica na Argentina: Rememoração e Resgate. David Viñas como historiador materialista.

Conferencista: Miguel Vedda ((Universidad de Buenos Aires/Conicet)) Coordenadora: Débora C. De Carvalho (UFLA)

13:30 – 15:30h Comunicações e Pôsteres

16:00 – 19:00 h. Mesas-Redondas

3ª - Mesa-Redonda: Tecnologia, cultura digital e formação Expositores: Daniel Mill (UFSCar) e Bruno Pucci (UNIMEP)

Questão-chave: investigar a relação entre as novas tecnologias digitais e o atual processo formativo dos docentes da Educação Básica na modalidade Educação a Distância (EaD), abordando especificamente as questões: autonomia do educando no processo formativo a distância; e a função ambígua do tutor virtual na docência de EaD.

Daniel Mill, Formação do educador pela e para Educação a Distância virtual: uma análise bibliométrica.

Bruno Pucci, A questão da autonomia dos estudantes nos cursos de formação inicial a distância online de docentes da Educação Básica.

Coordenador: Luiz Roberto Gomes (UFSCar).

4a. Mesa: Teoria Crítica: resistência cultural e política às ditaduras militares na Argentina e no Brasil

Expositores: Renato Bueno Franco (UNESP/Araraquara) e Nestor Kohan (Argentina)

Tema geral da mesa: Walter Benjamin sugeriu que o presente não pode ser considerado como mera transição para o futuro, mas sim o momento capaz de ouvir o apelo que emana do passado, particularmente de um passado soterrado e arruinado pelo modo dominante de representá-lo. Nessa perspectiva, se faz necessário interromper tal tipo de representação a fim de dar voz ao que foi um dia possível no céu da história. O propósito do tema geral desta mesa é o de identificar tanto a contribuição da TEORIA CRÍTICA nesse processo quanto seus diversos modos de realização. Nesse mesmo movimento pretende-se, ainda de acordo com a proposta benjaminiana, atualizar o passado.

Coordenador: Luiz H. Fabiano (UEM)

04/09/14 – 9:00hs,

Conferência: A Cultura do déficit de atenção.

(5)

Coordenador: Luiz Antônio Calmon Nabuco Lastória (UNESP/Araraquara) 13:30 – 15:30h Comunicações e Pôsteres

16:00-19:00 h. Mesas-Redondas

5a. Mesa-Redonda: Teoria Crítica, Literatura e Experiência Formativa.

Expositores: Ricardo Timm de Souza (PUC-RS) e Douglas Garcia Alves Júnior (UFOP-MG).

Questão-chave: Contribuições da literatura (romances, contos, teatro, poesia etc) e/ou dos gêneros literários (tragédia, drama, sátira, fábula etc) para o desenvolvimento de uma experiência estética, à luz da Teoria Crítica da Sociedade

Ricardo Timm de Souza, KAFKA, CANETTI E O TRAUMA: tempo patológico e história petrificada.

Douglas Garcia Alves Júnior, Como a literatura pode ser formativa? Sobre os modos de uma diferenciação mimética da razão.

Coordenador: Alex Sander da Silva (UNESC-SC).

6a. Mesa-Redonda: Teoria Crítica e Pesquisa Social Empírica

Expositores: Rita Amélia Teixeira Vilela (PUC-MG) e Eduardo Soares Neves Silva (UFMG).

Ementa:

Dimensão Sociológica da Teoria Crítica da Sociedade: a abordagem sociológica na obra de Theodor Adorno, seu significado e sua atualidade na pesquisa social. As perspectivas de investigação sociológica abertas pela teoria.

Rita Amélia Teixeira Vilela, Hermenêutica Objetiva: interpretação e objetividade na pesquisa empírica à luz da Teoria Crítica da Sociedade de Theodor Adorno”.

Eduardo Soares Neves Silva, Materialismo, teoria social, déficit sociológico: passos na controvérsia acerca da noção de objetividade na teoria crítica.

Coordenador: Nilce Maria A. S. de Arruda Campos (UNIMEP).

05/09/14 – 9:00hs

Conferência: A teoria Crítica nos EUA: assimilação local e impactos globais.

Conferencista: Jeremy J. Shapiro (School of Human & Organizational Development, New York, NY).

Coordenador da mesa: Antônio A. Soares Zuin (UFSCar/Araraquara). Tradutor: Raul Fiker (UNESP/Araraquara).

13:30 – 15:30h Comunicações e Pôsteres 16:00 – 19:00 h. Comunicações e Pôsteres

(6)

Local: UNIMEP – Rodovia do Açúcar, Km. 156. Piracicaba, SP Conferências e Mesas-redondas: Auditórios da UNIMEP – Campus Taquaral

Comunicações e Pôsteres: Salas de aula do Bloco 7.

Local: UNIMEP – Rodovia do Açúcar, Km. 156. Piracicaba, SP Conferências e Mesas-redondas: Auditórios da UNIMEP – Campus Taquaral

Comunicações e Pôsteres: Salas de aula do Bloco 7.

Processo de Inscrição e de Apresentação de Comunicações e de Pôsteres.

. Inscrição simples para participação apenas como assistente: pode ser feita até o início dos trabalhos do Congresso, junto à secretaria do evento.

. Os Pôsteres e as Comunicações continuarão a fazer parte de nosso Congresso, com as seguintes especificidades: Pôsteres para os mestrandos e graduados (20 minutos para cada comunicação oral e debate); Comunicações para os mestres, doutorandos e doutores (30 minutos para cada comunicação oral e debate); os graduandos só poderão participar do Congresso como ouvintes.

. Inscrição para apresentação de Comunicação (Trabalho que apresente resultados substanciais de Investigações científicas) e de Pôster (Pesquisa em andamento, com resultados parciais significativos): Deverá ser feita por ocasião do envio do resumo da Comunicação ou do Pôster, em ficha apropriada. Os interessados na apresentação de Comunicação ou Pôster deverão encaminhar sua inscrição e o resumo de seu trabalho até o dia 10 de junho de 2014 para o seguinte email: congressotc2014@gmail.com. . O resumo do trabalho (entre 4.000 e 6.000 caracteres com espaço) deverá estar rigorosamente dentro dos eixos temáticos do Congresso. Até 30 de junho de 2014 será divulgada a relação das Comunicações e Pôsteres selecionados e os interessados serão informados sobre a aceitação do trabalho para a apresentação no Congresso.

. Importante: Número limite de vagas para Comunicações: 90 e para Pôsteres: 45. As inscrições de trabalhos que não forem aceitas serão transformadas automaticamente em inscrições simples, a menos que o interessado explicite que não o deseje.

. Cada pesquisador só poderá apresentar um trabalho científico individual e participar de outro em co-autoria.

. Os trabalhos aceitos serão, posteriormente, publicados no site do Grupo de Pesquisa Teoria Crítica e Educação (www.unimep.br/teoriacritica). Data limite para a entrega da versão final dos trabalhos aceitos: 30 de outubro de 2014.

Preço das inscrições:

R$ 100,00 para ouvintes c/ certificado;

R$ 150,00 para estudantes apresentando trabalho;

(7)

Preferimos que as inscrições sejam pagas por ocasião da Abertura do Congresso, no dia 01 de setembro, a partir das 17:00 h. Os que quiserem pagá-la anteriormente, poderão fazê-lo através dos seguintes dados: no mês de julho, aos cuidados de Bruno Pucci, CPF 209 913 398-00, Banco do Brasil, Ag. 4780-5, cc. 41791-2; no mês de agosto e setembro, no HSBC, Ag. 0922-3, cc. 22796-7

. Em caso de Comunicações ou Pôsteres assinados por dois pesquisadores ou mais, todos devem fazer a inscrição e pagar o valor respectivo da mesma.

Normas para envio de Resumos e Trabalhos completos Resumos:

Título: em negrito, Fonte Times New Roman 12, alinhamento esquerda. Autor: último sobrenome em maiúsculas

Instituição Universidade e Programa

Agência de Fomento e Unidade da Federação Indicar categoria: Pôster ou Comunicação Eixo Temático:

Extensão: entre 4.000 e 6.000 caracteres com espaço; alinhamento justificado; Word 6/95 ou posterior, Fonte Times New Roman, 12; entrelinhas 1,5; margens superior/inferior/esquerda/direita 3,0 cm.

Textos Completos: Comunicação

Título: em negrito, Fonte Times News Roman 12, alinhamento esquerda Autor: último sobrenome em maiúsculas

Instituição, Universidade e Programa

Extensão: até 12 páginas excluídas as destinadas à bibliografia;

Alinhamento justificado; Word 6/95 ou posterior; Fonte Times New Roman 12;

entrelinhas1,5; margens superior/inferior esquerda direita 3cm. Pôster

Natureza do texto: Paper

Extensão: 4 a 7 páginas excluídas as destinadas a bibliografia; alinhamento justificado; Word 6/95 ou posterior; Fontes Times New Roman, 12; entrelinhas

1,5; margens superior inferior esquerda direita 3,0 cm. Comissão Científica/Comissão de Trabalho

A Comissão Científica responsável pela seleção das Comunicações e dos Pôsteres a serem apresentadas no “IX Congresso Internacional de Teoria Crítica: Gênese, Desdobramentos, Apropriações” é constituída pelos seguintes doutores pesquisadores:

Prof. Dr. Bruno Pucci (UNIMEP)

Prof. Dr. Luiz Antônio Calmon Nabuco Lastória (UNESP- Araraquara) Prof. Dr. Renato Franco (UNESP-Araraquara)

(8)

Prof. Dr. Belarmino César Guimarães da Costa (UNIMEP)

Profa. Dra. Nilce Altenfelder Silva de Arruda Campos (UNIMEP) Profa. Dra. Paula Ramos de Oliveira (UNESP-Araraquara). Prof. Dr. Luiz Roberto Gomes (UFSCar).

Profa. Dra. Luzia Batista de O. Silva (UNIMEP) Prof. Dr. Ari Maia (UNESP– Bauru)

Profa. Dra. Luciana Azevedo Rodrigues (UFLA)

Critérios de Seleção das Comunicações e Pôsteres

Os critérios de seleção das Comunicações a serem apresentadas no evento são os seguintes:

Apresentação rigorosamente dentro do eixo temático proposto (critério de pertinência);

Atendimento dos requisitos de conteúdo e forma próprios de um trabalho científico

(critério de qualidade);

Contribuição da Comunicação e do Pôster para os objetivos do evento (critério de relevância);

Resumo entre 4.000 e 6.000 caracteres com espaço;

Envio (postagem, correio eletrônico) do trabalho até o dia 10 de junho de 2014.

Apoio Institucional: CAPES, CNPq, FAPESP, DAD e UNIMEP. Comissão Organizadora:

Bruno Pucci (UNIMEP), Luiz Antônio Calmon Nabuco Lastória (UNESP-Araraquara), Renato Bueno Franco (UNESP-(UNESP-Araraquara), Antônio Álvaro SoaresZuin (UFSCar), Fabio A. Durão (UNICAMP), Belarmino César Guimarães da Costa (UNIMEP), Nilce Altenfelder Silva de Arruda Campos (UNIMEP), Luiz Hermenegildo Fabiano (UEM-Maringá, PR), Alexandre Fernandez Vaz (UFSC), Rita Amélia Teixeira Vilela (PUC-Minas), Paula Ramos de Oliveira (UNESP-Araraquara), Luiz Roberto Gomes (UFSCar), Robson Loureiro (UFES), Luzia Batista de O. Silva (UNIMEP), Luciana Azevedo Rodrigues (UFLA), Ari Maia (UNESP–Bauru), Alex Sander da Silva (UNESC/SC), Ana Carolina Kastein Barcellos (UNIMEP) e demais membros do GEP Teoria Crítica e Educação.

E-mail para o envio dos Trabalhos: congressotc2014@gmail.com

Site do Congresso:

http://unimep.br/teoriacritica/index.php?fid=116&ct=4591 Ficha de Inscrição

IX Congresso Internacional de Teoria Crítica: Gênese, Desdobramentos, Apropriações

(9)

Modalidade de Inscrição: ( ) Simples ( ) Comunicação ( ) Pôster Nome: ... ... Endereço: ... ...

Cidade: ... Estado:... Cep: ... Telefone:... e-mail: ... Título do Trabalho:... ... Eixo Temático: ... Vinculado(a) a alguma Instituição? (Se não, colocar a instituição de

formação) ( ) Sim ( ) Não

Nome da Instituição: ... Titulação Acadêmica: ...

Referências

Documentos relacionados

Aos sete dias do mês de janeiro do ano 2002, o Perito Dr. OSCAR LUIZ DE LIMA E CIRNE NETO, designado pelo MM Juiz de Direito da x.ª Vara Cível da Comarca do São Gonçalo, para proceder

Com base no trabalho desenvolvido, o Laboratório Antidoping do Jockey Club Brasileiro (LAD/JCB) passou a ter acesso a um método validado para detecção da substância cafeína, à

hospitalizados, ou de lactantes que queiram solicitar tratamento especial deverão enviar a solicitação pelo Fale Conosco, no site da FACINE , até 72 horas antes da realização

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

Com a realização da Ficha de Diagnóstico, o professor deve averiguar as aprendizagens dos alunos já realizadas sobre números racionais não negativos – operações e propriedades.

d) os dados obtidos na avaliação fonoaudiológica foram, na maioria da vezes, suficientes para definir a conduta fonoaudiológica quanto à necessidade de avaliação abrangente ou

Após o fim do o Plano de Contingência adotado pela Secretaria de Estado de Saúde, as pessoas físicas e/ou jurídicas terão o prazo de 30 (trinta) dias

Se envolva com quem parece com seus objetivos e tenha algo para dar a essas pessoas para que queiram estar perto de você.. Nossas relações podem nos inuenciar