• Nenhum resultado encontrado

MINUTA DA 421 a REUNIÃO DO COLEGIADO DO PPGQ/UFPR Data: 11de setembro de 2020 (sexta-feira) Hora: 14h Local: Plataforma Teams PAUTA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINUTA DA 421 a REUNIÃO DO COLEGIADO DO PPGQ/UFPR Data: 11de setembro de 2020 (sexta-feira) Hora: 14h Local: Plataforma Teams PAUTA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Setor de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em

Química

MINUTA DA 421a REUNIÃO DO COLEGIADO DO PPGQ/UFPR Data: 11de setembro de 2020 (sexta-feira)

Hora: 14h Local: Plataforma Teams

PAUTA 1. INFORMES

2. HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS CAPES/PNPD/PPGQ – EDITAL 11/2020

3. HOMOLOGAÇÃO DE PARECERES

4. SOLICITAÇÃO DE BANCA DE EXAME DE QUALIFICAÇÃO 5. SOLICITAÇÃO DE BANCA DE DEFESA

6.SOLICITAÇÃO DE PRORROGAÇÃO DE PRAZO

7.SOLICITAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO SEM O CUMPRIMENTO DOS CRÉDITOS OU EXAME DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

8. EDITAL PROCAD – PROPOSTA PPGQ 9. SOLICITAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS

10. DISCUSSÃO SOBRE A DISCIPLINA SEMINÁRIOS D2 11. CRÉDITOS EM DISCIPLINAS TRANVERSAIS/UFPR

Justificativas de ausências: Eduardo.

============================================================================= 1. INFORMES

1.1. Chamada 25/2020 – CNPq: bolsas de mestrado e doutorado. Até 18/09. Importante o retorno das informações solicitadas pela coordenação.

1.2. Oferta de disciplinas PPGQ 2020/2:14 disciplinas sendo 5 regulares + 9 tópicos (7 de 30h – 1 QI e 6 QO) e 2 de 15h (QA e QI) além das disciplinas de Seminários e Prática em Docência.

1.3. Prêmio Curta Ciência: http://www.prppg.ufpr.br/site/blog/2020/09/03/premio-curta-ciencia-2020/ E-mail enviado pelo PPGQ à comunidade em 01/09 “A coordenação receberá as indicações de teses e dissertações, defendidas entre setembro de 2019 a setembro de 2020 até o dia 16/09 para que possamos selecionar uma tese e uma dissertação do nosso PPG para indicar à PRPPG. 1.4. Prova de suficiência- NC: Mensagem da coordenadora do fórum, Profa. Juliana Schussel“Conversei novamente com o professor Altair e diante do estado de calamidade, que ainda está vigente na cidade, e das questões sanitárias, o ideal seria adiar o exame para o ano que vem. Se houver uma situação emergencial, que não possa ser resolvida de outra maneira, podemos tentar achar uma solução.Vamos manter a conversa para que a gente consiga melhorar a questão da periodicidade e possibilidade de teste online.”

1.5. Prorrogação de bolsas – CNPq: http://www.cnpq.br/web/guest/noticiasviews/-/journal_content/56_INSTANCE_a6MO/10157/10072978 ”Estão no âmbito dessa decisão todas as bolsas de mestrado e doutorado por quotas com vigência até dezembro de2020 e as bolsas de pós-doutorado cuja prorrogação foi solicitada pelo bolsista.Importante ressaltar a impossibilidade legal de extensão da prorrogação para além dessa medida, considerando oslimites impostos pela Lei

(2)

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Setor de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em

Química

Orçamentária Anual e o início do próximo ciclo de concessão das bolsas, que impedem a sobreposição de quotas de bolsas.”

2. HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS CAPES/PNPD/PPGQ – EDITAL 11/2020

A Comissão Examinadora, composta pelos professores Nadia Krieger (presidente), Diego Guedes Sobrinho, Ronny Ribeiro e Gilberto Abate, conduziram o processo seletivo do EDITAL 11/2020 -PNPD/PPGQ. Todos os 10 (dez) candidatos tiveram as inscrições homologadas e compareceram na plataforma digital BigBlueButtonhttps://bbb.c3sl.ufpr.br/b/), disponibilizado pelo Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL) da UFPR, no dia 01/09/2020 para a defesa do projeto.

As notasforam compostas pela pontuação do currículo (peso 1) e desempenho do candidato na defesado plano de trabalho (peso 3) conforme item 8 do edital. Na avaliação do desempenho dos candidatos na defesa do plano de trabalho foram levados em consideração o domínio do tema apresentado, a adequação dos objetivos, a originalidade e importância da contribuição do projetopara a área de conhecimento em que se insere e o desempenho do candidato na arguição.

Resultado final foi HOMOLOGADO pelo colegiado: baseando-se nos critérios mencionados, a comissão recomendou a seguinte classificação (tabela abaixo)

A Profa. Nadia fez diversas sugestões ao próximo Edital que serão transcritas pela coordenação em documento a ser disponibilizado para a próxima gestão do PPGQ.

3. HOMOLOGAÇÃO DE PARECERES (todos aprovados) 3.1. RELATÓRIOS ANUAIS

- Parecer favorável do parecerista Patricio Guillermo Peralta-Zamora. Mestranda Samara Graciela de Faria (Frederico Luis Felipe Soares). Admitida em 08/2019.

- Parecer desfavorável do parecerista Marcelo Gonçalves Montes D'Oca. Mestranda Priscila Dayane Fernandes (Luiz Pereira Ramos). Admitida em 08/2019. A aluna tem 30 dias a partir de 24/08/2020 para entregar segunda versão do relatório.

- Parecer favorável da parecerista Izabel Cristina Riegel Vidotti. Mestranda Bianca Hazt (Rilton Alves de Freitas). Admitida em 08/2019.

(3)

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Setor de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em

Química

- Parecer favorável do parecerista Gilberto Abate. Doutoranda Rayta Paim Horta (Bruno José Gonçalves da Silva). Admitida em 09/2018.

- Parecer favorável do parecerista Bruno José Gonçalves da Silva. Doutorando Luis Fernando Amorim Batista (Gilberto Abate). Admitido em 09/2018.

- Parecer favorável do parecerista Francisco de Assis Marques. Doutoranda Inaiara Casapula (Beatriz Helena Lameiro de Noronha Sales Maia). Admitida em 10/2018.

- Parecer favorável do parecerista Fernando Wypych. Doutorando Cristian de Souza Pinto (Aldo José Gorgatti Zarbin). Admitido em 06/2018.

- Parecer favorável da parecerista Izabel Cristina Riegel Vidotti. Doutoranda Alana Deduck Cicilinski (Patricio Guillermo Peralta-Zamora). Admitida em 05/2019.

- Parecer favorável da parecerista Glaucia Pantano. Doutoranda Jessica Stival (Marco Tadeu Grassi). Admitida em 05/2019.

- Parecer favorável do parecerista Brás Heleno de Oliveira. Doutoranda Rebeca Gabriel de Camargo (Beatriz Helena Lameiro de Noronha Sales Maia). Admitida em 09/2019.

4. SOLICITAÇÃO DE BANCA DE EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO (aprovadas)

- Exame de Qualificação de Mestrado de Morgana Sofia Zilse (Izabel Cristina Riegel Vidotti); 24/09/2020; membros titulares: Rilton Alves de Freitas e Fernanda Fogagnoli Simas (Dep. Bioquímica/UFPR); membros suplentes: Marcio Vidotti e Caroline da Ros Montes D'oca.

- Exame de Qualificação de Mestrado de Marlon Gualberto Gantes de Moura (Luiz Pereira Ramos); 28/09/2020; membros titulares: Nadia Krieger e Claudiney Soares Cordeiro; membros suplentes: Sônia Faria Zawadzki e Marcelo Gonçalves Montes D'Oca.

- Exame de Qualificação de Mestrado de Isabela Jasper (Marcio Eduardo Vidotti); 28/09/2020; membros titulares: Frederico Luis Felipe Soares e Ismael Casagrande Belettini (UFSC); membros suplentes: Dênio Emanuel Pires Souto e Bruno José Gonçalves da Silva.

5. SOLICITAÇÃO DE BANCA DE DEFESA (aprovadas)

- Defesa de Tese de Doutorado de Elizangela Cavazzini Cesca (Herbert Winnischofer); 28/09/2020; membros titulares: Tatiana Renata Gomes Simões, Giovana Gioppo Nunes, Karen Wohnrath (UEPG) e Renata Danielle Adati (UTFPR); membros suplentes: João Batista Marques Novo e Tiago Pacheco de Camargo (UTFPR).

- Defesa de Dissertação de Mestrado de Amanda Opis Basilio (Patricio Guillermo Peralta-Zamora); 27/10/2020; membros titulares: Andrea Pinto de Oliveira e Camila Costa de Amorim Amaral (UFMG); membros suplentes: Gilberto Abate e Marcus Vinicius de Liz (UTFPR).

6. SOLICITAÇÃO DE PRORROGAÇÃO DE PRAZO(todas aprovadas)

O formulário de solicitação de prorrogação de curso e bolsa será ajustado para melhor atender aos procedimentos e critérios de recomendação do pedido.

6.1. PRORROGAÇÃO DE CURSO E BOLSA DE MESTRADO

- A mestranda Andressa Marinho(Bruno José Gonçalves da Silva), ingresso em 03/2020, solicita extensão de prazo de 6 meses para defesa de dissertação e bolsa. O prazo da aluna é fevereiro/2022, ficaria para agosto/2022.

(4)

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Setor de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em

Química

- A mestranda Letícia Teixeira Bertagi (Patricio Guillermo Peralta-Zamora), ingresso em 08/2020, solicita extensão de prazo de 6 meses para defesa de dissertação e bolsa. O prazo da aluna eraoutubro/2020 (já com 3 meses de prorrogação), ficaria para janeiro/2021.

(+ inclusão das solicitações dos alunos da Química Orgânica e Inorgânica, relatadas na reunião. A coordenação aguarda o documento com o parecer das prorrogações recomendadas da área de Química Inorgânica).

6.2. PRORROGAÇÃO DE CURSO E BOLSA DE DOUTORADO

- O doutorando Adriano de Souza Silva (Dênio Emanuel Pires Souto), ingresso em 11/2019, solicita extensão de prazo de 6 meses para defesa de tese e bolsa. O prazo do aluno é outubro/2023, ficaria para abril/2024.

- A doutoranda Priscila Lagner da Silveira Estevão (Noemi Nagata) solicita extensão de prazo de 6 meses para defesa de tese e bolsa. O prazo da aluna é fevereiro/2022, ficaria para agosto/2022. - O doutorando Floriatan dos Santos Costa (Clarice Dias Britto do Amaral) solicita extensão de prazo de 6 meses para defesa de tese e bolsa. O prazo do aluno é maio/2023, ficaria para novembro/2023. - A doutoranda Sheila Catarina de Oliveira (Noemi Nagata) solicita extensão de prazo de 6 meses para defesa de tese e bolsa. O prazo da aluna é setembro/2022, ficaria para março/2023.

- A doutoranda Sandra Liliana Albornoz Marin (Patricio Guillermo Peralta-Zamora) solicita extensão de prazo de 6 meses para defesa de tese e bolsa. O prazo da aluna é junho/2022, ficaria para dezembro/2022.

6.3. PRORROGAÇÃO DE CURSO DE DOUTORADO

- O doutorando Valmir Baptista da Silva (Elisa S. Orth), ingresso em 08/2017, solicita extensão de prazo de 6 meses para defesa de tese para realizar período de estudos no exterior. O prazo do aluno é julho/2021, ficaria para janeiro/2022.

6.4. ENTREGA DA VERSÃO FINAL DA DISSERTAÇÃO

- A egressa Giuliana Pavaneli solicita prorrogação de mais 60 dias para entrega da versão final da dissertação de Mestrado. O prazo inicial era maio/2020, prorrogado por 90 dias. O prazo final ficaria para outubro/2020.

6.5 PRAZO PARA ATENDIMENTO DOS CRITÉRIOS DE CREDENCIAMENTO

- A Profa. Dra. Glaucia Pantano solicita extensão adicional do prazo para apresentação de artigo em revista indexada para seu credenciamento. A professora tem uma orientação de mestrado (ingresso em 03/2020) em andamento. Foi aprovado o prazo adicional de 90 dias (até setembro/2020), na 418ª reunião para a professora atender a todos os critérios de credenciamento. Neste momento solicita prazo maior para cumprimento dos critérios. Por este período, fica impedida de assumir novas orientações. Justificativa: dificuldade de obtenção dos pareceres dos artigos devido à pandemia.

Prazo total concedido: 12 meses

7. SOLICITAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO SEM O CUMPRIMENTO DOS CRÉDITOS OU EXAME DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

- A doutoranda Romelly Eugenia Rojas Ramirez (Rilton Alves de Freitas), ingresso em julho/2017, solicita autorização para a realização do Exame de Qualificação, previsto para novembro de 2020, sem a aprovação em exame de suficiência em língua portuguesa (CELPE-BRAS), ainda não realizado em função da pandemia de COVID-19. A previsão para realização da prova para a obtenção do CELPE-BRAS, aplicado no Brasil e em outros países com o apoio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, é dezembro/2020.A solicitação foi aprovada.

(5)

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Setor de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em

Química 8. EDITAL PROCAD – PROPOSTA PPGQ

A coordenação aguardará até o dia 18/09 o encaminhamento de intenções de submissão de projetos neste Edital.

9. SOLICITAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS - aprovadas

- Solicitação de manutenção corretiva do ar-condicionado da sala de equipamentos multiusuários. – Solicitação realizada pelo Prof. Bruno, R$ 751,00.

- Solicitação de aquisição emergencial de vales de nitrogênio líquido para atendimento do

Laboratório multiusuário de RMN – DQUI. Solicitação realizada pelo Comitê Gestor do Laboratório de RMN, R$ 12.194,69.

10. DISCUSSÃO SOBRE A DISCIPLINA SEMINÁRIOS D2

Após exposição da proposta pelo Prof. Diego, e discussão e sugestões feitas pelos membros do colegiado, foi aprovada a atribuição da responsabilidade da disciplina ao Prof. Diego Guedes Sobrinho no semestre 2020/2.

11. CRÉDITOS EM DISCIPLINAS TRANVERSAIS/UFPR

Referências

Documentos relacionados

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar testes de tração mecânica e de trilhamento elétrico nos dois polímeros mais utilizados na impressão

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Na década de 1970, a utilização das técnicas de gerenciamento de projetos passou a difundir-se por diversos ramos e setores da economia, sendo modelo de gestão

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

Eles combinaram que o saldo devedor seria calculado a juros compostos no número inteiro de meses e, a seguir, corrigido a juros simples, com a mesma taxa de juros, na

Actualmente e com base em toda a informação disponível (veiculada pelas autoridades de saúde e meios de comunicação social), encontra-se o Grupo Cardoso Madeira