• Nenhum resultado encontrado

E.E. DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL NOME - Série- 9º ANO VALOR 30 pontos BIOLOGIA - Prof.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "E.E. DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL NOME - Série- 9º ANO VALOR 30 pontos BIOLOGIA - Prof."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

E.E. DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL

NOME - Série- 9º ANO VALOR – 30 pontos

BIOLOGIA - Prof. Hallan Beraldo

1) Os átomos da maioria dos elementos químicos não existem isoladamente, mas são encontrados ligados a outros átomos, sejam do mesmo elemento químico ou de elementos químicos diferentes. Considerando os diversos tipos de ligações químicas, faça a representação eletrônica (e estrutural, se for o caso) de cada ligação dos itens abaixo. (Os números entre parênteses representam o número de elétrons na camada de valência dos átomos ou carga elétrica do íon). a. Sódio (1) e cloro (7): b. Potássio (1) e flúor (7): c. Alumínio (3) e iodato (-1): d. Cálcio (2) e sulfito (-2): e. Magnésio (2) e nitrogênio (5): f. Cloro (7) e cloro (7) g. Carbono (4) e oxigênio (6) h. Hidrogênio (1) e oxigênio (6)

2) Na ligação metálica, o sólido possui fileiras de cátions, com uma nuvem eletrônica entre eles, que dá coesão entre esses cátions. Devido a essa particularidade, os metais possuem propriedades específicas. Assinale a alternativa que não apresenta uma propriedade dos metais.

a. Capacidade de formar lâminas e fios. b. Alta condutibilidade elétrica.

c. Capacidade de formar ligas, com outros metais ou com não metais. d. Capacidade de funcionar como um isolante térmico.

3) Muitos átomos são, naturalmente, encontrados em forma de íons. Esses íons têm facilidade para realizar ligações químicas, formando substâncias diversas. Quais os nomes dos íons existentes?

4) Faça a distribuição eletrônica de:

Elemento K L M N O P Q Flúor (Z = 9) Estanho (Z = 50) Bromo (Z=35) Frâncio (Z=87) Polônio (Z=84)

5) Muitas tentativas de organizar os elementos químicos num quadro ou tabela foram feitos, ao longo de anos. Em 1869, os químicos Julius Lothar Meyer e Dmitri Mendeleev apresentaram separadamente, uma tabela que agrupava os elementos por ordem crescente de massa atômica e em colunas que continha elementos com propriedades semelhantes. Em 1914, o químico Henry Moseley agrupou esses elementos por ordem crescente de número atômico, formando, assim, a tabela periódica atual. Indique qual elemento está em cada posição, seu símbolo e qual o tipo do elemento (metal, não metal, hidrogênio ou gás nobre): (3,0)

COORDENADA ELEMENTO SÍMBOLO CLASSIFICAÇÃO 3ª linha, coluna 13

6ª linha, coluna 18 1ª linha, coluna 1 4ª linha, coluna 7

(2)

2ª linha, coluna 16 5ª linha, coluna 2 3ª linha, coluna 15 7ª linha, coluna 9 2ª linha, coluna 2 4ª linha, coluna 17

6) Um corpo é impulsionado, no vácuo, sobre um plano horizontal, sem atrito, por uma força paralela ao plano, que atua constantemente sobre ele. Neste caso, pode-se concluir que:

a) O corpo adquire movimento uniformemente acelerado, no qual permanece indefinidamente. b) O corpo segue em equilíbrio.

c) O corpo possui movimento retardado.

d) O corpo adquire movimento retilíneo uniforme a partir do repouso.

7) Durante uma faxina, a mãe pediu que o filho a ajudasse, deslocando um móvel para mudá-lo de lugar. Para escapar da tarefa, o filho disse ter aprendido na escola que não poderia puxar o móvel, pois a Terceira Lei de Newton define que se puxar o móvel, o móvel o puxará igualmente de volta, e assim não conseguirá exercer uma força que possa colocá-lo em movimento. Qual argumento a mãe utilizará para apontar o erro de interpretação do garoto?

a. A força resultante sobre o móvel é sempre nula.

b. O par de forças de ação e reação não atua em um mesmo corpo. c. As forças que o chão exerce sobre o garoto se anulam.

d. A força de ação é um pouco maior que a força de reação.

8) Um corpo com massa de 10 kg é lançado sobre um plano horizontal liso, com velocidade de 40 m/s. Determine o módulo (módulo é sempre positivo, então você deve desconsiderar o sinal de negativo) da intensidade da força que deve ser aplicada sobre o corpo contra o sentido do movimento, para pará-lo em 20 s.

a. 200 N b. 20 N c. 10 N d. 40 N

9) Associe as Afirmações com as Leis da Física. Afirmações

1. Quando um garoto joga um carrinho, para que ele se desloque pelo chão, faz com que este adquira uma aceleração.

2. Uma pessoa tropeça e cai batendo no chão. A pessoa se machuca porque o chão bate na pessoa.

3. Um garoto está andando com um skate, quando o skate bate numa pedra, parando. O garoto é, então, lançado para frente.

Leis da Física:

( ) 3ª Lei de Newton (Lei da Ação e Reação). ( ) 1ª Lei de Newton (Lei da Inércia).

( ) 2ª Lei de Newton (F m a).

A ordem correta das respostas das Leis da Física, de cima para baixo, é:

a) 1, 2 e 3. b) 3, 2 e 1. c) 1, 3 e 2. d) 2, 3 e 1.

10) Um corpo de massa 4,0 kg encontra-se inicialmente em repouso e é submetido a ação de uma força cuja intensidade é igual a 60 N. Calcule o valor da aceleração adquirida pelo corpo?

(3)

a. 15m/s². b) 240m/s² c)150m/s² d) 0,67m/s².

11) Um corpo com massa de 0,6 kg foi empurrado por uma força que lhe comunicou uma aceleração de 3m/s². Qual o valor da força?

a. 18 N b) 2 N. c) 1,8 N d) 6 N.

12) Três livros idênticos, de peso 8 N cada, encontram-se em repouso sobre uma superfície horizontal, empilhados. Qual é o módulo da força que o livro do meio exerce no livro de baixo?

a. zero b) 4 N c) 8 N d) 16 N

13) Um elevador possui massa de 1500 kg. Considerando a aceleração da gravidade igual a 10 m/s², a tração no cabo do elevador, quando ele sobe vazio, com uma aceleração de 3 m/s², é de:

a. 4500 N b) 6000 N c) 15500 N d) 19500 N

14) Assinale a alternativa que apresenta o enunciado da Lei de Inércia, também conhecida como Primeira Lei de Newton.

a. Qualquer planeta gira em torno do Sol descrevendo uma órbita elíptica, da qual o Sol ocupa um dos focos. b. Quando um corpo exerce uma força sobre outro, este reage sobre o primeiro com uma força de mesma

intensidade e direção, mas de sentido contrário.

c. A aceleração que um corpo adquire é diretamente proporcional à resultante das forças que nele atuam, e tem mesma direção e sentido dessa resultante.

d. Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que sobre ele estejam agindo forças com resultante não nulas.

15) Um corpo de massa m está sujeito à ação de uma força F que o desloca segundo um eixo vertical em sentido contrário ao da gravidade. Se esse corpo se move com velocidade constante é porque:

a. A força F é maior do que a da gravidade. b. A força resultante sobre o corpo é nula. c. A força F é menor do que a da gravidade.

d. A diferença entre os módulos das duas forças é diferente de zero.

16) Um corpo de massa 2 kg está inicialmente em repouso. Num dado instante passa a atuar sobre ele uma força F=10 N. Sabendo que ele gasta 5s para percorrer 10 metros, calcule:

a. O trabalho da força F. b. Sua potência.

17) Um carro percorre uma estrada reta e horizontal, em movimento uniforme, com velocidade constante de 20 m/s, sob a ação de uma força de 1800 N exercida pelo motor. Calcule o trabalho realizado pelo motor em 4s.

18) Um objeto cai do alto de um prédio, gastando 7 segundos na queda. Qual é a velocidade na qual ele atinge o solo?

19) Uma pessoa, dentro de um carro a 72 Km/h avista pela janela, um pássaro voando na mesma velocidade, nos mesmos sentido e direção do carro bater em uma árvore. É correto afirmar:

a. O pássaro estava em repouso em relação à árvore, mas em movimento em relação ao carro. b. O pássaro estava em repouso em relação ao carro, mas em movimento em relação à árvore. c. O pássaro estava em movimento em relação ao carro e à árvore.

d. Não se pode afirmar se o pássaro estava em repouso ou em movimento, pois não há dados suficientes. 20) Um automóvel variou sua velocidade de 36 Km/h para 108 Km/h em 40s. Qual a aceleração desse automóvel, em

(4)

21) Qual a posição do automóvel da questão anterior em t = 5s?

22) Após chover na cidade de São Paulo, as águas da chuva descem o rio Tietê até o rio Paraná, percorrendo cerca de 1000 Km. Sendo de 5 Km/h a velocidade média das águas, em quantos dias as águas cumprem esse percurso?

23) O movimento retilíneo de um corpo é descrito pela equação v = 10 + 2.t, em que v é a velocidade, em m/s, e t é o tempo, em segundos. Durante os primeiros 5 s, que velocidade atingida por ele, em m/s?

24) Uma bola é solta de cima de um prédio, e leva 6 segundos para chegar ao chão. Qual a altura do prédio?

25) Uma bola é solta de cima de um prédio, e leva 8 segundos para chegar ao chão. Sabendo que a aceleração da gravidade é 10m/s2, determine a altura do prédio.

26) A equação S = 48 + 8t², na qual S é dado em metros e t em segundos, descreve o movimento de um móvel. Determine: (2,0)

a. Sua velocidade inicial b. Sua aceleração. c. Sua posição em t = 2 s.

d. O instante em que sua posição é S = 128 m.

27) As estatísticas indicam que o uso do cinto de segurança deve ser obrigatório para prevenir lesões mais graves em motoristas e passageiros no caso de acidentes. Fisicamente, a função do cinto está relacionada com qual Lei da Física? Explique.

28) Um corpo é impulsionado, no vácuo, sobre um plano horizontal, sem atrito, por uma força paralela ao plano, que atua instantaneamente sobre ele. Neste caso, pode-se concluir que:

a. O corpo adquire movimento uniformemente acelerado, no qual permanece indefinidamente. b. O corpo segue em equilíbrio.

c. Durante o movimento, não atua força sobre o corpo. d. O corpo possui movimento retardado.

e. O corpo adquire movimento retilíneo uniforme a partir do repouso.

29) Durante uma faxina, a mãe pediu que o filho a ajudasse, deslocando um móvel para mudá-lo de lugar. Para escapar da tarefa, o filho disse ter aprendido na escola que não poderia puxar o móvel, pois a Terceira Lei de Newton define que se puxar o móvel, o móvel o puxará igualmente de volta, e assim não conseguirá exercer uma força que possa colocá-lo em movimento. Qual argumento a mãe utilizará para apontar o erro de interpretação do garoto?

a. A força de ação é aquela exercida pelo garoto. b. A força resultante sobre o móvel é sempre nula. c. As forças que o chão exerce sobre o garoto se anulam. d. A força de ação é um pouco maior que a força de reação. e. O par de forças de ação e reação não atua em um mesmo corpo.

(5)

30) Um corpo com massa de 10 kg é lançado sobre um plano horizontal liso, com velocidade de 40 m/s. Determine o módulo (módulo é sempre positivo, então você deve desconsiderar o sinal de negativo) da intensidade da força que deve ser aplicada sobre o corpo contra o sentido do movimento, para pará-lo em 20 s.

a. 200 N b. 20 N c. 10 N d. 40 N e. 8 N

31) Os livros científicos trazem, em seu conteúdo, o trecho “No universo, tudo é formado por matéria.” O que você entende por matéria?

32) A água se encontra em quase toda parte: nas nuvens, nos oceanos, nos icebergs, nos rios, nos lagos, nos lençóis subterrâneos, no ar, nos seres vivos. Ela é encontrada nos três estados físicos da matéria: sólido, líquido e gasoso, e muda constantemente entre esses três estados físicos, de acordo com a temperatura e a pressão a que é submetida. Em condição de pressão normal, os pontos de mudança de estado físico da água que apresentam a temperatura igual a 0°C são:

a. Fusão e solidificação; b. Fusão e condensação; c. Condensação e vaporização; d. Vaporização e solidificação.

33) Quando colocamos refrigerante gelado num copo, em pouco tempo, aparecem gotículas de água na superfície externa do copo. Isso acontece por que:

a. A água do refrigerante sai do copo, por meio de pequenos poros existentes no vidro; b. O copo sua, liberando água presente entre suas moléculas;

c. O vapor de água da atmosfera se transforma em água líquida na superfície gelada do copo; d. A água é o suor da mão de quem segura o copo.

34) Um vidro contém 200 cm3 de mercúrio de densidade 13,6 g/cm3. A massa de mercúrio contido no vidro é:

a. 800 g b. 680 g c. 2720 g d. 27200 g e. 6800 g

35) Três líquidos (água, benzeno e clorofórmio) foram colocados numa proveta, originando o seguinte aspecto:

A seguir temos uma tabela com as densidades de cada líquido. Baseando-se nessas informações e em seus conhecimentos sobre densidade, relacione as substâncias A, B e C com as mencionadas na tabela. Justifique sua resposta.

Referências

Documentos relacionados

Enfim, para que se tenha uma boa compreensão do conceito de ONGs, deve- se levar em consideração que essas entidades são: a) pessoas jurídicas de direito privado, ou seja, são

Para entender o supermercado como possível espaço de exercício cidadão, ainda, é importante retomar alguns pontos tratados anteriormente: (a) as compras entendidas como

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, O conhecimento da história dos conceitos matemáticos precisa fazer parte da formação dos professores para que tenham elementos

tais como, elaboração de trabalhos acadêmicos, Normas ABTN, pesquisa em base de dados, consulta a portais educacionais, dicas de formatação, apresentação TCC em

No entanto, para aperfeiçoar uma equipe de trabalho comprometida com a qualidade e produtividade é necessário motivação, e, satisfação, através de incentivos e política de

4 - Valores da Refl ectância Bidirecional (em fração, de 0 a 1) versus o comprimento de onda central da banda obtidos para a vegetação na imagem sem correção atmosférica e

1 — As organizações associativas de profissionais equiparados a enfermeiros, constituídas noutro Estado membro da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu, cujo capital

Iridium é uma família de luminárias para iluminação rodoviária concebidas para três aplicações principais – áreas residenciais e estradas secundárias, estradas principais