• Nenhum resultado encontrado

História - Antiguidade - 10 Questões Gabaritadas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "História - Antiguidade - 10 Questões Gabaritadas"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1 (UFPE) As artes foram um ponto de destaque na Grécia, sobretudo a Arquitetura, em Atenas, em que se destacaram estilos arquitetônicos gregos, representados pelas figuras:

Em qual das alternativas estão indicados os três estilos? a) O dório, o jônio e o coríntio.

b) O sofista, o platônico e o socrático. c) O alexandrino o maneirista e o barroco. d) O dório, o gótico e o alexandrino. e) O helênico, o romântico e o helenístico.

2 (UFPE) A cristianização do Império Romano é decorrente de que fato? a) Tendência dos romanos às fantasias da imaginação mística.

b) Processo de expansão romana na direção do Oriente Próximo. c) Deificação do Imperador Augusto.

d) Cultos secretos: os mistérios Elêusis e o Orfismo. e) Práticas religiosas pagãs da família patriarcal romana.

3 (UFPE) As origens do sistema feudal remontam às sociedades romana e germânica. Entre os fatores que possibilitaram a formação desse sistema, encontra(m)-se:

1 - O Benefício, o Colonato, o Patronato e a Villa de origem romana. 2 - O Benefício, o Cisma do Oriente e o Islamismo em expansão. 3 - O Comitatus e a noção de realeza dos germânicos.

4 - Os efeitos das várias invasões de povos africanos na Europa Ocidental.

5 - O esvaziamento da autoridade real, favorecendo o poder de condes e de duques. Estão corretos apenas os itens:

a) 3, 4 e 5; b) 1, 3 e 5; c) 2, 4 e 4;

(2)

d) 1, 2 e 3; e) 2, 3 e 4;

4 (UFPE) A expressão "gregos e troianos", que significa hoje coisas diferentes que não se devem unir, tem uma correspondência na história da Grécia.

Assinale a alternativa correta.

a) Homero, um dos mais famosos "aedos" gregos, contou no seu poema "A llíada" a guerra entre a cidade de Tróia e a cidade de Esparta, resgatando um período da história grega confirmado por modernas escravações arqueológicas.

b) A história da Grécia é uma história de lutas entre cidades-estado. A guerra entre Tróia e Esparta está contada na "Odisséia".

c) Ulisses, herói grego, é o autor do rapto de Helena, esposa de Menelau, rei de Esparta.

d) A expressão "gregos e troianos" significa os que habitavam a Polis - a cidade na Grécia.

e) Os gregos representavam os dórios e os troianos os aqueus. A guerra Tróia e Esparta teria destruído a civilização creto-miceniana.

5 (FESP) A cultura do Egito antigo influenciou muitos povos, inclusive os gregos. Foi realização notável dos egípcios:

a) a invenção da escrita cunciforme muito usada nas transações comerciais.

b) o conhecimento sobre as técnicas de mumificação controladas pelos sacerdotes. c) a invenção da álgebra utilizada para cálculos fundamentais na construção de monumentos.

d) a construção de tempos luxuosos, conhecidos como zigurates, onde faziam cerimônias de oferendas aos deuses.

e) a criação de religião dualista que via, na luta entre o bem e o mal, a base da existência moral dos homens.

6 (VUNESP) "A conseqüência mais aparente das invasões foi a destruição quase integral da civilização micênica. No espaço de um século, as criações orgulhosas dos arquitetos aqueus, palácios e cidadelas, não são mais do que ruínas. Ao mesmo tempo vemos desaparecer a realeza burocrática, a escrita, que não passava de uma técnica de administração, e todas as criações artísticas..." (Pierre Lévêque. A aventura grega.)

(3)

a) persas. b) germânicas. c) macedônicas. d) dórias.

e) cretenses.

7 (PUC-PR) "... Dize-nos, pois, que te parece? É lícito pagar o tributo a César, ou não? Jesus, porém... disse: Por que me experimentais, hipócritas?

Mostrai-me a moeda do tributo... E ele diz-lhes: De quem é esta efígie e esta inscrição?

Dizem-lhe eles: De César. Então ele lhes disse. Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus."

Mateus, 22, v. 16 a 21. Afirma-se:

I - A efígie da citada moeda era de Diocleciano, imperador romano de grande crueldade para com os cristãos.

II - Ocorria o domínio de Roma sobre a Palestina, pequena região sujeita ao Império Romano.

III - Jesus fazia nítida separação entre poder temporal e poder espiritual.

IV - Fiel ao seu tempo, Jesus tratava os homens segundo suas respectivas classes sociais. É verdadeira ou são: a) I, II e III. b) II e IV. c) III e IV. d) apenas IV. e) apenas II e III.

8 (PUC-PR) Quanto à sociedade bizantina, assinale a alternativa incorreta:

a) O Império Bizantino sobreviveu onze séculos devido ao uso das guerras e da diplomacia para repelir, desviar ou enquadrar os inúmeros povos invasores que se abateram sobre seus domínios.

(4)

b) As questões religiosas internas, como as heresias da Iconoclastia e o Monofisismo, garantiram a unidade da religião cristã e permitiram a preservação da tradição romana. c) A civilização bizantina exerceu profunda influência sobre as sociedades medievais, principalmente a sociedade eslava, à qual transmitiu muitas de suas instituições político-jurídicas e realizações culturais.

d) A arte bizantina expressou-se particularmente na edificação de igrejas, mosteiros e palácios, retratando a sua subordinação à religião e ao Estado.

e) O Cristianismo Bizantino apresentava-se impregnado de misticismo.

9 (PUC-PR) Algumas civilizações tiveram características marcantes, sendo fácil identificá-las. Assim sendo, numere a coluna II conforme o conteúdo da coluna I e depois assinale a opção que contém a seqüência correta.

COLUNA I

(1) Base racial primitiva ariana, imperialismo, colonialismo, criação do Direito. (2) Base racial primitiva semita, amor ao comércio e ao lucro, invenção do alfabeto. (3) Base racial primitiva hamítica, politeísmo antropozoomórfico, isolamento geográfico, grande condicionamento às condições geográficas.

(4) Base racial primitiva semita, expansionismo político-religioso, monoteísmo, origens medievais pelo calendário Ocidental.

(5) Multiplicidade racial, fragmentação política, grande influência do catolicismo, ruralização. COLUNA II ( ) Civilização Hebraica ( ) Civilização Feudal ( ) Civilização Árabe ( ) Civilização Egípcia ( ) Civilização Romana ( ) Civilização Grega ( ) Civilização Fenícia a) 4 - 5 - 3 - 1 - 2. b) 5 - 4 - 1 - 3 - 2. c) 4 - 5 - 2 - 1 - 3. d) 3 - 5 - 4 - 2 - 1.

(5)

e) 5 - 4 - 3 - 1 - 2.

10 (PUC-RS) As chamadas Guerras Médicas, contra os persas, no século V. a.C., condicionaram uma série de transformações políticas, econômicas e sociais no mundo grego. Dentre essas transformações é correto apontar

a) a consolidação da hegemonia de Esparta sobre toda a Grécia, em virtude da forte concentração militar produzida por aquela cidade na região do Peloponeso.

b) a relativa decadência comercial de Atenas, que teve sua frota mercante severamente reduzida pelos ataques persas no mar Egeu.

c) a formação da Confederação de Delos, uma liga militar de forças terrestres comandada por Esparta.

d) a intensificação da luta interna entre os partidos democrático e aristocrático em Atenas.

e) a substituição do domínio econômico do setor agrícola pelo comercial, em Esparta.

Gabarito:

Referências

Documentos relacionados

O uso da SGS permitiu a obtenção do cenário mais crítico em valores máximos de cada pixel e em probabilidade (%) de ocorrência da resistência do solo à penetração em

Os discursos dos sujeitos apontam para uma atuação institucional, entendendo que é necessário que o psicólogo conheça a dinâmica das relações ali existentes; como aponta (S7),

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Considera-se que a interdisciplinaridade contribui para uma visão mais ampla do fenômeno a ser pesquisado. Esse diálogo entre diferentes áreas do conhecimento sobre

destacar que além de fazer parte de um projeto de extensão e do programa do governo Museu da Escola, este trabalho de “tirar os documentos do silêncio e

O objetivo deste trabalho foi avaliar épocas de colheita na produção de biomassa e no rendimento de óleo essencial de Piper aduncum L.. em Manaus

Essa recomendação, aprovada pela American Dental Association e pela American Heart Association (1964), especifica que os vasoconstritores não são contraindicados em portadores