• Nenhum resultado encontrado

UM DIA DE CHUVA... O DIA DE CHUVA...

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UM DIA DE CHUVA... O DIA DE CHUVA..."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

UM DIA DE CHUVA... O DIA DE CHUVA...

Angelo Amorim

O barulho da chuva e dos trovões incomodam Rebeca. A noite fria e o silêncio fazem com que ela se aprofunde dentro de seus sentimentos. Não se sente muito bem. Chora. Chora. E chora. Perde-se entre as lágrimas e vem a sua cabeça a palavra: Morte!– “Como? ...” – questiona. E continua: “Como me matar? .... Como viver? .... Por que a dor? ... A solidão? ....” Percorre os cômodos vazios e tristes de sua casa. Chega na cozinha. Pega uma faca. Resolve dar um fim a sua vida.

Samí, pelo contrário, se diverte com os raios e sonha... imagina ser Thor, deus do raio e do trovão. Busca nos sonhos uma fuga da realidade que está ante os seus olhos. Viaja longe, percorre os caminhos mais bonitos; mas o telefone toca e ele volta a realidade. Fica triste, reage e sai da varanda na direção do som que quebra um estranho ‘silêncio’. “Quem será? Preciso conversar com alguém. ”

- Alô! Silêncio. - Alô!!!

Choro... soluço... (pãn-pãn-pãn-pãn...)

Caio não quis falar ao telefone (“homens não choram”, pensou). Algo estava errado com ele, tão durão, sério, alegre, chorando ao telefone. O vento trouxe um ar pesado e triste, sopra por todo o bairro, todas as ruas e ruelas, por todas as casas. A tristeza atingiu o coração do tão homem Caio. Muito estranho, o garanhão do bairro chorando por causa de uma mulher.

Fernanda está feliz. Escuta música. Dança. Não para espantar a tristeza, ela quer. Todas as janelas fechadas. O vento triste não entra. O telefone toca. Ela não ouve, continua a dançar. De repente, questiona-se. Do nada: “o que leva as pessoas a fazerem as coisas? ” Tenta se concentrar na dança. O telefone toca de novo. Pergunta sem fundamento em meio a uma dança. Conflito. O telefone. Silêncio. Alô! Uma voz baixa e ligeiramente triste do outro lado.

– Fernanda... sou eu, Beatriz... essa chuva está chata demais, não dá para fazer nada... então pensei: “vou ligar pra Fê e botar o papo em dia.[...] Está fazendo alguma coisa? Já estava ficando triste com essa chuva. [...] Ah! Estava dançando! Legal... [...] O quê? Vai tomar banho? [...] Está bem, mais tarde te ligo!”

(2)

Beatriz não sabia o que fazer. Resolveu ligar para os seus amigos. O telefone tocou e ninguém atendeu na casa de Samí; deu ocupado na casa de Caio; e Daniel atendeu. Nem se lembrou de Rebeca.

– Oi, Bia! O que que manda?

– Como assim, nada!? [...] Realmente a chuva está chata, mas não é motivo para ficar sem ter o que fazer [..] Olha só, o Samí me ligou, está vindo para cá. Vamos fazer um som, conversar e tal. Estava afim de reunir a galera.

– Beleza, vou falar com a Fê. Oh! Na casa do Caio ninguém atende.

– E aquela outra amiga sua... Rebeca. Chama ela também. Vou dar um pulo na casa de Caio e falo com ele.

– Daqui a meia hora chego por aí. – Está bem então, até mais!

A distância entre as casas é pouca, moram na mesma rua. Guarda-chuva em mãos e pé na lama. Caio demora a atender, olhos vermelhos (Daniel vê e não comenta). Convite feito. Convite aceito.

As meninas chegam. Falta alguém. Rebeca não veio, não vem. O que houve? Ninguém sabe. Por algum motivo não lembraram dela.

Daniel e Samí começam tocando Guns n’ Roses, Don’tCry (não chore). Não foi uma boa pedida, nem terminaram e uma lágrima ameaçava cair dos olhos do próprio Samí. Tentaram animar tocando o bom e velho nacional (Legião Urbana – Dezesseis) e quem lacrimejou foi Caio: “... não foi o caminhão, nem a curva fatal, nem a explosão. Jhony era fera demais para vacilar assim. E o que dizem é que foi tudo por causa de um coração partido! ...” Não havia clima para tocar. Uma estranha tristeza no local. Resolveram conversar.

– Sou contra, não temos que mergulhar em nossas mágoas. Cantamos e dançamos e esquecemos o que é ruim.

– Olha, Fê... Já discordo, se mergulharmos no mar de nossas dores, conheceremos o que nos faz mal e procuraremos a solução – rebateu Samí. Todos concordavam com ele, porém, Fernanda insistiu.

– E se não conseguir voltar a margem e morrer afogado.

– Você tem medo de enfrentar suas dores, decepções, conflitos. Foge como uma covarde! – as palavras de Beatriz soaram como bronca e para evitar uma situação constrangedora, Daniel interveio.

(3)

– Calma, meninas! Um conflito pode ser resolvido de várias maneiras. Uma delas é fugir (olhando para Bia), outra é enfrentar (olhando para Fê). Pode-se também ignorar, olhar a situação sem mudanças de comportamento.

– E nós escolhemos enfrentar... Enfrentar o quê? – jogou ao ar Samí. Um breve silêncio. Fê fez questão de quebrá-lo.

– O que leva as pessoas a fazerem as coisas? – Como assim? – quis saber Bia.

– Estava dançando e veio isso a minha cabeça. Não sei ‘como assim?’É de um modo geral. Desde o estar aqui, conversando, até o se matar; passando por todas as coisas pertencentes à vida.

– Destino! – respondeu curto e grosso, Caio. – Não acredito em destino. – deu seu parecer Bia.

– Querer íntimo e pessoal, com influências das pessoas que te cercam.

– Um caminho escrito por Deus que é seguido pelo bem entender de cada um. As palavras de Daniel sintetizavam um pouco de cada um, só que Fê não se deu por satisfeita.

– Gostaria que cada um defendesse a sua tese... Quem primeiro falou foi Caio.

– Tudo o que fazemos é seguindo um destino planejado por uma força maior que é Deus. Nada acontece por acaso, tudo tem sua razão de ser e acontecer.

– Até a gente estar aqui, hoje, conversando? – Com toda plena certeza.

– Então pra que estar aqui a pensar, se questionar, se tudo já está escrito?

– Aí perde-se a razão de viver. Tudo o que conquistarmos já estaria determinado! – Opinou Bia.

– Não é por aí. – É por onde então?

– As coisas vão de encontro ao que você quer e mais nada. Tudo o que acontece na sua vida é porque você quer e deixou que acontecesse. – Tomou a palavra Samí.

– Já acho que há um toque de Deus nas coisas que fazemos. Damos o passo, mas ele estende a mão... nem sempre a vemos.

– Não entendi muito bem, Daniel. Explique um pouco melhor...

– Foi nos dado o livre-arbítrio, temos a liberdade de seguir qualquer caminho (bom ou ruim), mas devemos arcar com suas consequências. Há um destino traçado por

(4)

Deus para cada um de nós, muitas vezes demoramos para encontrá-lo e, quando o encontramos, descobrimos o verdadeiro sentido da vida.

– Qual o sentido da vida?

– Nós sabemos e não acreditamos!

– Nada a ver... – cortou Samí – o destino e traçado por cada um de nós, a cada momento, a cada dia, a cada menor decisão que seja. Para descobrir o verdadeiro sentido da vida devemos nosauto encontrar, conhecer a nossa essência e a vida só é sentida quando vivida.

– Acontece que a essência do homem é Deus. Silêncio. Conflitos intrapessoais, interpessoais. Depois de alguns segundos.

– Você ainda não falou, Fernanda...

– É... a culpada por tudo isso não falou!... bem... Os motivos escondidos na razão de estar aqui, não vamos saber, mas não é em vão nem por acaso. Devemos fazer valer a pena a lembrança de nossos dias e seguir com fé, na fé. É o que eu acho, é o que eu cheguei depois do que falaram.

– Sou contra. – começou a falar Bia – Não existe um Deus, não existe um destino...

– O que existe então? Equações matemáticas... físicas?

– A questão é que não há um sentido pôr a culpa ou êxito nosso em Deus... Estou em parte com o Samí, somos donos e causadores do nosso sucesso e/ou fracasso... 3ª Lei de Newton: a cada ação uma reação, de mesma intensidade e mesma direção...

– Você quer dizer que se fizermos um mal, voltará um bem? Lembre-se: sentidos contrários!...

– Foi um exemplo colocado... no entanto, o sentido que eu coloquei foi que o mal que sai de você volta para você. Daí a ideia de “sentido contrário”... obviamente se fizer o bem receberá devolta o bem. Não no mesmo momento. Há uma soma de forças em diversas situações.

– Que viagem! Aí, Bia! Vai fazer física que você será feliz. – Há uma explicação física para a felicidade?

A pergunta soou em tom irônico e todos riram, levando a um breve momento de descontração. Aquela tristeza que pairava sobre o local aos poucos ia se esvaindo e ninguém se lembrava de Rebeca. Será que quando se está bem, esquecem-se dos outros?

(5)

E a noite prosseguiu sem grandes problemas, para eles. Bem perto dali e, ao mesmo tempo, muito longe, Rebeca encontra-se deitada no chão, com a faca na mão. Sangue, muito sangue. Não conseguiu enfrentar seus problemas. Entrou em desespero. Matou-se. Assim como seus amigos buscavam encontrar respostas, ela também tinha o mesmo interesse, no entanto, se afundou na imensidão da mente e não conseguiu voltar.

Eram 2:23h quando o telefone tocou na casa de Daniel. Espanto por parte de todos. Choro... lágrimas... soluços... choro lágrimas soluços! Uma forte tristeza pairou sobre o local, ainda chovia, bem pouco. As suas tristezas iniciais, cada qual com o seu motivo, viraram nada. A conversa sobre o destino não tinha mais motivos para ser levada à sério. Uma pergunta simples, cuja resposta, quando não encontrada, leva à loucura, à morte: “Por quê? ” Era o que todos gostariam de saber...

Um dia de chuva para ser esquecido devido a morte de uma amiga... o dia de chuva para ser lembrado devido a morte de uma amiga...

Referências

Documentos relacionados

Está prevista a redução do Conselho de Administração para 5 membros, dos quais 3 executivos e os restantes dois não executivos.. Os administradores executivos e não

Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa O local escolhido como cenário para a pesquisa foi a Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró – FACENE/RN

O score de Framingham que estima o risco absoluto de um indivíduo desenvolver em dez anos DAC primária, clinicamente manifesta, utiliza variáveis clínicas e laboratoriais

Corograpliiu, Col de Estados de Geografia Humana e Regional; Instituto de A lta C ultura; Centro da Estudos Geográficos da Faculdade de Letras de Lisboa.. RODRIGUES,

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o