• Nenhum resultado encontrado

PROVA SELETIVA RESIDÊNCIA INTEGRADA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DO IDOSO FISIOTERAPIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROVA SELETIVA RESIDÊNCIA INTEGRADA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DO IDOSO FISIOTERAPIA"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

PROVA SELETIVA - 2014

RESIDÊNCIA INTEGRADA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DO IDOSO

FISIOTERAPIA

LEIA, COM ATENÇÃO, AS SEGUINTES INSTRUÇÕES.

1. A duração da prova, incluindo o tempo para a marcação do cartão de respostas, é de 1h30min, tendo início às 10h e término às 11h30min.

2. Mantenha silêncio absoluto na sala durante a realização da prova. 3. Verifique se caderno está sem defeito e contém 25 questões.

4. Verifique se seu número de inscrição e nome estão impressos corretamente no cartão de respostas e coloque sua assinatura no local destinado para isso.

5. Preenchimento do cartão de respostas:

- Preencha apenas uma resposta para cada questão, pois, para qualquer outra forma de preenchimento, a leitora anulará a questão;

- Preencha, totalmente, o espaço correspondente, conforme o modelo a seguir: - Utilize APENAS caneta esferográfica azul ou preta.

Atenção! Em hipótese alguma, haverá substituição do cartão de respostas, mesmo em caso de marcação incorreta!

6. Entregue, ao final, o cartão de respostas devidamente preenchido, SEM RASURAS, e o caderno de prova.

7. O caderno de questões será disponibilizado no site www.ucpel.tche.br, após o encerramento da prova.

8. Será eliminado do Processo Seletivo o candidato que for surpreendido durante o período de realização de sua prova, comunicando-se com outro candidato ou utilizando aparelhos eletrônicos (telefone celular, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, etc.). 9. Por motivo de segurança, os procedimentos, a seguir, serão adotados:

- Após ser identificado, nenhum candidato poderá retirar-se da sala de prova sem autorização e acompanhamento da fiscalização;

- Não será permitido ao candidato retirar-se da sala antes de decorridos 30 minutos do início da prova;

- Os três últimos candidatos só poderão deixar o local de provas juntos.

(2)

1. Sabe-se que há diferenças conceituais entre saúde coletiva e saúde pública, assim sendo, analise as afirmativas abaixo e marque a opção correta:

I. Saúde pública é a ciência de evitar doenças, prolongar a vida e desenvolver a saúde física e mental e a eficiência, através de esforços organizados da comunidade para o saneamento do meio ambiente, o controle de infecções na comunidade, a organização de serviços de saúde para o diagnóstico precoce e o tratamento preventivo de doenças;

II. Saúde Pública diz respeito apenas ao diagnóstico e tratamento de doenças, assegurando que o indivíduo tenha um padrão de vida que lhe assegure a manutenção da saúde.

III. Saúde coletiva surgiu para designar os novos conteúdos e projeções da disciplina que resultou do movimento sanitarista latino-americano e da corrente da reforma sanitária no Brasil.

IV. A prática da saúde coletiva requer do profissional uma atitude que vai além da observação, diagnóstico e prescrição de tratamento ao paciente, esse como indivíduo isolado.

(A) I, II e III estão corretas. (B) I, II, e IV estão corretas. (C) II, III e IV estão corretas. (D) I, III e IV estão corretas. (E) Todas estão corretas.

2. No SUS, as ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:

(A) Universalidade, Equidade, Humanidade.

(B) Descentralização, Atendimento Integral e Participação comunitária. (C) Descentralização, Hierarquização e Racionalidade.

(D) Equidade, Participação popular e Integridade.

(3)

3. Redes de atenção à saúde, segundo decreto 7.508 de 28 de junho de 2008, podem ser definidas como

(A) um conjunto de ações e serviços de saúde articulados em níveis de complexidade crescente, com a finalidade de garantir a integralidade da assistência à saúde. (B) um conjunto de serviços de saúde articulados entre si que garantam a

integralidade da assistência prestada.

(C) um conjunto de serviços que têm como porta de entrada a UBS, organizados e hierarquizados com a finalidade de garantir a integralidade da assistência.

(D) um conjunto de serviços de saúde e ações especiais, articulados entre si, que garantam a integralidade da assistência prestada.

(E) uma rede específica para atenção a pessoas com necessidades especiais.

4. A participação da população no controle dos serviços de saúde, prevista no Sistema Único de Saúde (SUS), é viabilizada da seguinte maneira:

(A) Integração dos serviços de saúde às necessidades dos gestores. (B) Mobilização das comunidades por meio dos conselhos profissionais. (C) Através dos conselhos municipais de saúde.

(D) Participação das comunidades nas campanhas de saúde.

(E) Fazendo com que um representante da população seja chefe das unidades básicas de saúde.

5. O decreto 7.508 de 28 de junho de 2008, no artigo 9º, define, como portas de entrada às ações e aos serviços de saúde nas Redes de Atenção à Saúde, os serviços

(A) de atenção primária, de urgência e emergência e de atenção psicossocial. (B) de atenção primária, secundária e terciária.

(C) de atenção primária, de atenção de urgência e emergência, de atenção psicossocial e especiais de acesso aberto.

(D) de atenção primária, média e alta complexidade.

(4)

6. A portaria interministerial nº 2.528/2006 dispõe sobre as ações e diretrizes da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, diante dessas afirmativas, marque a opção correta:

I. Em 1999, a Portaria Ministerial nº 1.395 anuncia a Política Nacional de Saúde do Idoso, que determina que os órgãos e entidades do Ministério da Saúde promovam a elaboração ou a readequação de planos, projetos e atividades na conformidade das diretrizes e responsabilidades nela estabelecidas.

II. Em 2002, é proposta a organização e a implantação de Centros de Referência em Atenção à Saúde do Idoso, tendo como base as condições de gestão e a divisão de responsabilidades definida pela Norma Operacional de Assistência à Saúde (NOAS).

III. Em 2004, é aprovado e sancionado o Estatuto do Idoso, elaborado com intensa participação de entidades de defesa dos interesses dos idosos, ampliando a resposta do Estado e da sociedade às necessidades da população idosa.

IV. Em 2006, foi publicado, por meio da Portaria nº 399/GM, o documento das Diretrizes do Pacto pela Saúde. Nesse documento, a saúde do idoso aparece como uma das seis prioridades pactuadas entre as três esferas de governo.

V. A finalidade primordial da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa é recuperar, manter e promover a autonomia e a independência dos indivíduos idosos, direcionando medidas coletivas e individuais de saúde para esse fim, em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.

(A) I, II e III estão corretas. (B) I, II, III e IV estão corretas. (C) III, IV e V estão corretas. (D) I, II, IV e V estão corretas. (E) Todas estão corretas.

7. O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial. A população idosa

brasileira também tem crescido de forma muito rápida, e, dentro desse grupo, qual o segmento populacional que mais cresce nos últimos tempos?

(A) Idosos na faixa etária de 60-65 anos. (B) Idosos na faixa etária de 65-70 anos. (C) Idosos na faixa etária de 70-75 anos. (D) Idosos na faixa etária de 75-80 anos. (E) Idosos com 80 anos ou mais.

(5)

8. Qual o maior determinante do envelhecimento populacional no Brasil?

(A) O aumento dos níveis de fecundidade. (B) A redução da mortalidade infantil.

(C) O maior controle das doenças infecto-contagiosas.

(D) O aumento dos níveis de fecundidade e a redução da mortalidade por todas as causas.

(E) O efeito combinado da redução dos níveis da fecundidade e da mortalidade no Brasil.

9. Declínio cognitivo e quadros demenciais estão entre os problemas mais comuns que acometem os idosos. Assinale qual afirmativa não corresponde aos sinais e sintomas de um quadro demencial.

(A) Desorientação no tempo e espaço.

(B) Dificuldade em falar ou esquecer o nome de objetos (anomia).

(C) Alterações de humor ou comportamento.

(D) Perda da memória para fatos antigos e preservação da memória recente. (E) Alucinações visuais ou auditivas.

10. A avaliação da pessoa idosa nos serviços de atenção básica tem por objetivo a avaliação global com ênfase em qual aspecto?

(A) Relação e apoio familiar. (B) Funcionalidade.

(C) Identificação de possíveis maus tratos.

(D) Busca ativa de condições não relatadas pelo idoso. (E) Risco de quedas e fraturas.

(6)

11. As escalas de Atividades Básicas de Vida Diária (ABVDs) e Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVDs) avaliam qual aspecto da saúde do idoso?

(A) Capacidade funcional. (B) Risco de quedas. (C) Depressão.

(D) Cognição.

(E) Suporte familiar.

12. Instituída pelo Ministério da Saúde em 2003, a Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS (Humaniza SUS) foi formulada a partir da sistematização de experiências do chamado "SUS que dá certo”. No que se refere à Política Nacional de Humanização (PNH), podemos afirmar que

I. valoriza a dimensão subjetiva e social em todas as práticas do SUS, acolhe as diferenças e incentiva o protagonismo.

II. trabalha os conflitos e a diversidade de ideias, raça, cor, interesses, sexo e grupos sociais.

III. trabalha com sujeitos imaginários que se transformam, transformando as práticas.

IV. tem como princípios a Inseparabilidade entre gestão e atenção, Autonomia e protagonismo dos sujeitos e a Transversalidade.

V. inclui os diferentes atores e olhares que atravessam a instituição, ou seja, Gestores, usuários e trabalhadores.

(A) A alternativa I está incorreta. (B) A alternativa III está incorreta.

(C) As alternativas I e III estão incorretas. (D) As alternativas II e IV estão incorretas. (E) A alternativa V está incorreta.

(7)

13. De acordo com o Estatuto do Idoso, analise as afirmativas a seguir, e marque a opção correta.

I. É obrigação exclusiva da sociedade assegurar à pessoa idosa a liberdade, o respeito e a dignidade, como pessoa humana e sujeito de direitos civis, políticos, individuais e sociais.

II. É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

III. O direito à liberdade compreende exclusivamente a faculdade de ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários; opinião e expressão; prática de esportes e de diversões e participação na vida familiar e comunitária.

IV. A assistência integral na modalidade de entidade de longa permanência será prestada, quando verificada inexistência de grupo familiar, casa-lar, abandono ou carência de recursos financeiros próprios ou da família.

(A) I, II e III estão corretas. (B) I e III estão corretas. (C) II e IV estão corretas. (D) I, II, III e IV estão corretas. (E) II e III estão corretas.

14. Vera foi contratada para desempenhar o papel de cuidadora de Lionor, um senhor com 78 anos de idade. Lionor sofreu uma queda há 3 anos e apresenta dificuldades de locomoção. Ela procurou a Unidade Básica de Saúde, buscando orientações, pois acredita que a família de Lionor está-se apropriando da pensão do idoso, sem autorização do mesmo. Se essa situação fosse confirmada, ela poderia ser classificada como um caso de

(A) negligência.

(B) segregação involuntária. (C) negligência social difusa.

(D) abuso econômico.

(8)

15. A educação permanente em saúde (EPS) é definida como a educação no trabalho, pelo trabalho e para o trabalho nos diferentes serviços de saúde, com o intuito de promover uma melhora significativa na qualidade de vida e saúde de indivíduos e coletividades. Essa proposta considera os profissionais como sujeitos de um processo de (re)construção social de saberes e práticas a partir dos seus conhecimentos e práticas de trabalho. Dessa forma, são objetivos dessa proposta política:

I. Potencializar e (re)organizar a rede de cuidados de saúde prestados aos usuários do SUS.

II. Construir estratégias que promovam a articulação intersetorial para a implementação da EPS.

III. Fomentar e promover a formação e o desenvolvimento dos profissionais de saúde. IV. Motivar os profissionais da saúde na transformação das práticas e processos de

trabalho.

(A) I, II e III estão corretas. (B) I, II e IV estão corretas. (C) I, III e IV estão corretas. (D) I e II estão corretas. (E) Todas estão corretas.

(9)

16. A Portaria GM/MS nº 399 de 22 de fevereiro de 2006 dispõe sobre o movimento de mudança que não é uma norma operacional, mas um acordo interfederativo articulado em três dimensões: o Pacto pela Vida, o Pacto em Defesa do SUS e o Pacto de Gestão. Assim sendo, marque a opção correta.

I. O Pacto pela Vida preconiza a Saúde do Idoso como uma das estratégias de gestão do SUS.

II. O Pacto em Defesa do SUS expressa o compromisso da União e do Distrito Federal com a consolidação da Reforma Sanitária Brasileira, explicitada na defesa dos princípios do Sistema Único de Saúde estabelecidos na Constituição Federal.

III. Descentralização; regionalização; financiamento; planejamento; programação pactuada e integrada; regulação; participação e controle social são diretrizes para a gestão do SUS, de acordo com o Pacto de Gestão.

IV. Cabe a cada gestor de saúde, de forma centralizada, gerenciar cada estratégia dos Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão.

(A) I, II e IV estão corretas. (B) I, III e IV estão corretas. (C) Apenas a II está correta. (D) Apenas a III está correta. (E) Todas estão corretas.

(10)

17. Enquanto profissionais da área da saúde, poderíamos dizer que nossa primeira tarefa, quando nos ocupamos de pensar o tema da integralidade da atenção no âmbito hospitalar, é tentar construir uma definição que sirva de guia para a condução de nossas reflexões e ações acerca do cuidado. Partindo do senso comum e correndo o risco de falar sobre um mesmo conceito sob diferentes formas, poderíamos afirmar que

(A) a atenção integral de um paciente no hospital seria o esforço de uma abordagem completa, holística, portanto integral, de cada pessoa portadora de uma ou mais necessidades de saúde, por um certo período de sua vida.

(B) a atenção integral de um paciente nos diferentes serviços de saúde seria o esforço de uma abordagem multiprofissional, individual de cada pessoa portadora de uma ou mais necessidades de saúde, por um certo período de sua vida.

(C) a atenção integral de um paciente no hospital seria o esforço de uma abordagem completa, holística, portanto integral, de cada pessoa portadora de uma ou mais necessidades de saúde por toda sua vida.

(D) a atenção integral de um paciente nos diferentes serviços de saúde seria o esforço de uma abordagem multiprofissional e interdisciplinar, de forma individual, de cada pessoa portadora de uma ou mais necessidades de saúde, por toda sua vida.

(E) a atenção integral de um paciente no hospital seria o esforço de uma abordagem uniprofissional, holística, portanto integral, de cada indivíduo portador de uma ou mais necessidades de saúde, por um certo período de sua vida.

(11)

18. As diversas definições de determinantes sociais de saúde (DSS) expressam, com maior ou menor nível de detalhe, o conceito muito generalizado de que as condições de vida e trabalho dos indivíduos e grupos da população estão relacionadas com sua situação de saúde. Para a Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS), quais são os fatores que compõem os DSS e que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de riscos na população? Marque a opção correta.

(A) Fatores econômicos, culturais, étnicos/raciais, geográficos e comportamentais. (B) Fatores sociais, econômicos, culturais, geográficos, étnicos/raciais, psicológicos

comportamentais.

(C) Fatores sociais, econômicos, culturais, psicológicos e comportamentais.

(D) Fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais.

(E) Fatores sociais, políticos, psicológicos e comportamentais.

19. Com relação ao trabalho em equipe, podemos afirmar que

I. a proposta do trabalho em equipe tem sido veiculada como estratégia para enfrentar o intenso processo de especialização da área da saúde. Esse processo tende a aprofundar verticalmente o conhecimento e a intervenção em aspectos individualizados das necessidades de saúde, sem contemplar simultaneamente a articulação das ações e dos saberes. Sendo assim, o ideal é que o trabalho vivo em saúde fosse articulado de forma multiprofissional e interdisciplinar. II. o trabalho em equipe tem uma abordagem estritamente técnica em que cada

área profissional e é apreendido como conjunto de atribuições, tarefas ou atividades.

III. a noção de equipe multiprofissional é vista como uma realidade, uma vez que existem profissionais de diferentes áreas atuando conjuntamente, e a articulação dos trabalhos especializados não é problematizada.

IV. o trabalho em equipe multiprofissional consiste em uma modalidade de trabalho coletivo que se configura na relação recíproca entre as múltiplas intervenções técnicas e a interação dos agentes das diferentes áreas profissionais.

Marque a opção correta.

(A) Somente as sentenças I, II e III estão corretas. (B) Somente as sentenças I, II, e IV estão corretas. (C) Somente as sentenças II, III e IV estão corretas. (D) Somente as sentenças I, III e IV estão corretas.

(12)

20. Com relação às Comissões Intergestores, que tem como função pactuar a organização e o funcionamento das ações e serviços de saúde integrados em redes de atenção à saúde, marque a opção correta.

(A) A CIT (Comissão Intergestores Tripartite) atua no âmbito da União; a CIB (Comissão Intergestores Bipartite), no âmbito do Estado e a CIR (Comissão Intergestores Regional), no âmbito da região.

(B) A CIT (Comissão Intergestores Tripartite) atua no âmbito da União; a CIB (Comissão Intergestores Bipartite), no âmbito da região e a CIR (Comissão Intergestores Regional), no âmbito do município.

(C) A CIT (Comissão Intergestores Tripartite) atua no âmbito da União; a CIB (Comissão Intergestores Bipartite), no âmbito da região e a CIR (Comissão Intergestores Regional), no âmbito do Estado.

(D) A CIT (Comissão Intergestores Tripartite) atua no âmbito do Estado e da União; a CIB (Comissão Intergestores Bipartite), no âmbito somente do Estado e a CIR (Comissão Intergestores Regional), no âmbito da região local.

(E) A CIT (Comissão Intergestores Tripartite) atua no âmbito da União, Estado e Municípios; a CIB (Comissão Intergestores Bipartite), no âmbito do Estado e da União e a CIR (Comissão Intergestores Regional), no âmbito local.

(13)

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

21. O aumento das condições crônicas, decorrentes do crescimento contínuo da população idosa e do aumento da expectativa de vida, gera um desafio para o sistema de saúde. A fisioterapia em geriatria pode ser definida como um conjunto de intervenções diagnósticas e terapêuticas, cujo objetivo é manter e/ou restaurar a capacidade funcional do idoso. Alguns fatores influenciam, diretamente, o processo e os resultados da reabilitação do idoso, dentre eles estão os seguintes:

(A) Condição clínica, autoestima, motivação e tolerância ao tratamento. (B) Suporte familiar e social, custo da reabilitação e independência financeira. (C) Potencial de adaptação às limitações, idade e melhor hábito alimentar. (D) Independência financeira e condição clínica.

(E) Hospital especializado, independência na realização das atividades diárias e menor condição financeira.

22. É evidente o crescimento populacional de idosos, o que aumenta a predisposição ao surgimento de doenças crônicas que podem repercutir na qualidade de vida desse segmento da população. Considerando as modificações provenientes do processo de envelhecimento, assinale a alternativa correta.

(A) Alterações posturais do indivíduo idoso são decorrentes de maus hábitos adquiridos ao longo da vida, que se tornam evidentes com o avançar da idade. (B) As alterações estruturais e funcionais no idoso ocorrem de forma progressiva e

sempre desencadeiam perda das habilidades motoras e cognitivas que, a longo prazo, levam à dependência funcional.

(C) Durante o processo de envelhecimento, pode haver redução na velocidade de intercâmbio de informações entre o sistema nervoso e o sistema musculoesquelético, tornando a resposta muscular frente ao estímulo nervoso mais lenta, aumentando a suscetibilidade a quedas.

(D) A modificação da composição corporal no idoso é evidenciada pelo aumento do tecido adiposo, redução da densidade óssea e aumento da proporção de água no organismo, tornando-o menos propenso à desidratação.

(E) O uso de medicação de uso contínuo não interfere no equilíbrio de idosos, razão pela qual é desnecessário incluir esse item na anamnese do fisioterapeuta.

(14)

23. Na atenção à população idosa deve-se considerar que a incidência de desordens sistêmicas podem interferir na mobilidade e qualidade de vida do idoso. Considerando a atuação fisioterapêutica nessa população, assinale a alternativa correta.

(A) Como a maioria das desordens musculoesqueléticas decorrem de alterações características do processo de envelhecimento, a atuação do fisioterapeuta restringe-se à reabilitação.

(B) O fisioterapeuta deve estar atento a alterações neurológicas e circulatórias, especialmente no emprego de recursos térmicos.

(C) Em virtude de a maioria dos quadros álgicos serem decorrentes de processos crônicos, os recursos empregados com objetivo de analgesia são limitados. (D) O estado nutricional do idoso hospitalizado tem importância secundária. (E) Devido à perda de massa óssea, a deambulação deve ser restringida por causa

do risco de fraturas.

24. A queda associada à instabilidade postural está entre as principais causas de acidentes com idosos (Deliberato, 2002). As afirmativas abaixo apresentam algumas ações de um programa para a prevenção a quedas, elaborado por um fisioterapeuta. Assinale a opção incorreta.

(A) Indicação de Hidroterapia.

(B) Prescrição de exercícios para a melhora da força e do equilíbrio do idoso, com algumas restrições ao aplicar exercícios de alongamento.

(C) Reeducação funcional e orientações sobre o uso adequado de dispositivos auxiliares para a marcha.

(D) Contraindicação da prática de exercícios aeróbios e de fortalecimento visando à redução do risco de quedas.

(E) Adequação no ambiente domiciliar com a retirada ou fixação de tapetes e instalação de barras de suporte no banheiro.

(15)

25. No processo de avaliação do idoso, é necessário que o fisioterapeuta considere alguns aspectos importantes que deverão subsidiar a intervenção, seja no nível de atuação preventiva, adaptativa ou reabilitadora. Na avaliação funcional do idoso, devem ser consideradas as Atividades da Vida Diária (AVDs). A esse respeito é correto afirmar que

(A) as atividades básicas ou pessoais da vida diária relacionam-se ao preparo das refeições, vestuário, higiene e fazer compras.

(B) as atividades instrumentais da vida diária envolvem o cuidado com manutenção da saúde e descansar.

(C) as atividades de trabalho da vida diária relacionam-se à preparação das refeições e a realização de transferências.

(D) as atividades básicas ou pessoais da vida diária relacionam-se às atividades de higiene, comer e vestir-se.

(E) as atividades esportivas e recreacionais da vida diária envolvem agarrar, andar, dirigir e jardinagem.

(16)

Referências

Documentos relacionados

Os produtores de vídeo popular […] justificavam sua opção pelo vídeo em função de sua aplicabilidade à ação política: (1) o baixo custo, que favorecia a democratização

O Curso de Doutorado em Odontologia Clínica e Experimental tem a finalidade de (i) preparar novos investigadores que assumam e implementem, de modo contínuo e crítico,

Tal deve-se ao facto da zona de rotura dos pilares reforçados com a menor percentagem de armadura longitudinal ter sido substituída por uma argamassa epóxida de

intelectual não é a autodeterminação do seu titular, mas o fomento da concorrência - e por isso o direito de propriedade intelectual, ao contrário do direito de propriedade

Procuramos relatar a construção de um objeto de aprendizagem para Matemática, que será desenvolvido por dois alunos do Curso Superior de Licenciatura em Matemática, da UTFPR,

Toda essa cultura cibernético-informacional é, de fato, incrivelmente cômoda, útil, funcional, sedutora, mas, ainda assim, afirmamos que mais informação circulando nas redes

Dedica-se ainda ao estudo das Cidades Criativas e do desenvolvimento sustentável por via do planeamento cultural, à formação em Comunicação e Marketing (Setepés / Fórum Dança)

Assim, junto às atuais políticas neoliberais em Educação e, em Educação Matemática, tal como, os movimentos de luta e resistência consolidados nestas áreas nas últimas décadas,