• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO ESPECIAL WEG

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO ESPECIAL WEG"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)
(2)

1

RELATÓRIO ESPECIAL WEG

10 de dezembro de 2020

Resumo

A companhia foi idealizada em 1961, e está Presente na Bolsa de Valores desde 1971, atuando no setor de bens industriais e reconhecida como uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo. Atualmente desenvolve suas atividades a partir de quatro áreas de negócio, a saber, Equipamentos Eletrotrônicos Industriais; Geração, Transmissão e Distribuição de Energia (GTD); Motores Comerciais e Appliance; e Tintas e Vernizes. A WEG realizou o seu IPO no ano de 1971, mediante a oferta pública de ações e migrando para o novo mercado da B3 em 2007, sob o ticker WEGE3.

Visão Geral

A WEG S.A. atualmente é considerada uma das maiores fabricantes de equipamentos eletrônicos do mundo, cuja fundação foi idealizada e executada por Werner Ricardo Voigt, Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus, em 16 de setembro de 1961 na cidade de Jaraguá do Sul/SC. Inicialmente a companhia se chamou Eletromotores Jaraguá, e somente após o decorrer das suas atividades passou a se chamar WEG, representando as iniciais dos seus idealizadores. Produzindo inicialmente motores elétricos, o processo de fabricação teve início em 1964 com a construção do Parque Fabril I.

(3)

2

A produção de motores elétricos marcou o início de suas atividades, e a partir da década de 80 iniciou o processo expansão de seus negócios, produzindo componentes eletroeletrônicos, produtos para automação industrial, transformadores de força e distribuição, tintas líquidas e em pó, e vernizes eletroisolantes. E assim, a WEG se consolidou não só como fabricante de motores, mas como fornecedora de sistemas elétricos industriais completos.

Em um contexto mais recente, a companhia tem adotado como missão o contínuo crescimento de forma rápida e sustentável por meio de uma estrutura simples de negócios. E assim, em 2015 adquiriu a Autrial S.L., fabricante de painéis elétricos para equipamentos e instalações industriais, cuja sede fica em Valencia, na Espanha, e a Bluffton Motor Works, LCC., uma fábrica de motores elétricos nos EUA (2016), bem como o fabricante brasileiro de turbinas TGM, e o negócio de transformadores dos EUA da CG Power.

Em 2019 marcou sua entrada no negócio de soluções para a indústria 4.0, criando um departamento específico para negócios digitais. E a partir da concretização da sua estratégia de expansão, atualmente dispõe de 14 parques fabris, e continua mantendo seu posicionamento global como uma marca de referência em máquinas elétricas, se consolidando não só como fabricante de motores, mas como fornecedora de sistemas elétricos industriais completos.

Em números, hoje a companhia possui operações industriais em 12 países e presença comercial em mais de 135 países, com capacidade instalada para produzir mais de 16 milhões de motores, 1,7 milhões de litros de tintas, e 2.300 T de tintas em pó por mês, e registra mais de 1 bilhão de produtos de automação já fabricados. Também detém um portfólio com mais de 1.200 linhas de produtos, e conta com a força de trabalho de mais de 31.800 colaboradores, sendo mais de 3.600 engenheiros, para que assim possa seguir firme no mercado.

Assim, a dinâmica de seus negócios abrange produtos de ciclo curto, como por exemplo, Motores Comerciais e Appliance e Tintas e Vernizes, e produtos de ciclo longo, equipamentos para projetos de grande porte, como hidrelétricas, que por sua vez estão atrelados a projetos maiores, fornecendo tanto para o mercado local quanto internacional. Seu negócio se divide em quatro áreas, Equipamentos Eletrotrônicos Industriais, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia (GTD), Motores Comerciais e

(4)

3

Appliance, e Tintas e Vernizes, e a partir dessas quatro linhas a WEG desenvolve suas atividades e acompanha os respectivos resultados.

Setor

Equipamentos Eletroeletrônicos Industriais (EEI)

No setor em questão, a WEG atua produzindo motores elétricos, drives e equipamentos, serviços de automação industrial além de serviços de manutenção. Destacamos que os produtos produzidos pela WEG no setor de EEI tem aplicações em praticamente todos os segmentos industriais, desenvolvendo produtos como compressores, bombas e ventiladores, além de atender camadas comerciais e residenciais, até as industriais. Além disso, a Companhia é considerada uma das maiores fabricantes de motores elétricos do mundo, aliado ao posto de maior fabricante de eletrocentros do Brasil.

Fonte: Relações com Investidores (2020).

A recuperação da atividade industrial brasileira relaciona-se diretamente e positivamente com essa área de negócio, equipamentos de ciclo curto, o que melhorou significativamente neste 3T20, destacando-se os produtos destacando-seriados de automação e motores de baixa tensão, em parte associados com a alta demanda nos setores de construção civil e a agroindústria. A entrega de projetos importantes contribuiu para o bom desempenho no trimestre dos equipamentos de ciclo longo, com destaque para os segmentos de mineração, óleo & gás e papel & celulose.

Nota-se que esse segmento compõe mais da metade da receita líquida (51%), e no mercado interno observa-se a melhoria em seu desempenho no 3T20, +50,1% e +25,1% quando comparado ao 3T19 e ao

(5)

4

2T20, respectivamente. Já em relação ao mercado externo, essa área de negócios foi mais sensível aos efeitos da crise do COVID-19, pois apesar da continuidade na retomada gradual da atividade econômica mundial após os impactos iniciais da pandemia, o crescimento foi mais modesto quando comparado com o mesmo período do ano passado para os equipamentos de ciclo curto (+6%), com exceção das operações na China, que apresentaram crescimentos importantes, associados à elevada atividade industrial do mercado doméstico chinês.

Participação na receita líquida Variação na Receita Líquida

Fonte: Relações com Investidores (2020). Fonte: Relações com Investidores (2020).

Para os equipamentos de ciclo longo, a companhia registrou bom desempenho de receita neste trimestre, com pedidos sendo entregues para segmentos relevantes como óleo & gás e água & saneamento, mas que neste 3T20, conforme já previsto, houve queda na entrada de pedidos dos equipamentos de ciclo longo em diversas regiões. Vale destacar que indústrias importantes, como óleo & gás, papel & celulose e água & saneamento diminuíram o ritmo de investimento, reflexo dos efeitos da pandemia.

Geração, Transmissão e Distribuição de Energia (GTD)

No setor, a WEG atende os segmentos de geração, transmissão até a distribuição, com as mais avançadas tecnologias para todo o setor e de forma altamente verticalizada. O maior desafio do setor de geração de energia, tem sido conseguir criar fontes renováveis de energia, sem perder a eficiência do ativo e sem desperdiçar os recursos naturais. Para atuar no setor, a WEG produz geradores elétricos para usinas hidráulicas e térmicas, turbinas hidráulicas para PCHs e CGHs, aerogeradores, transformadores, subestações, painéis de controles e serviços de integração de sistemas.

(6)

5

Fonte: Relações com Investidores (2020).

Enquanto os Equipamentos Eletroeletrônicos Industriais são responsáveis pela maior parte da geração de receita, o negócio de Geração, Transmissão e Distribuição de Energia (GTD), figura o segundo lugar (34,3%). Tal desempenho merece destaque para os transformadores de grande porte e subestações sendo entregues para projetos ligados aos leilões de linhas de transmissão realizados nos últimos anos.

Participação na receita líquida Variação na Receita Líquida

Fonte: Relações com Investidores (2020). Fonte: Relações com Investidores (2020).

No mercado interno, o negócio de geração solar distribuída (GD), após o impacto inicial da pandemia sentido no 2T20, mostrou boa recuperação, atingindo níveis de atividade similares ao 1T20 ao final deste trimestre e superior ao 2T20 (+14,8%) e ao 3T19 (+74,8%), contribuindo assim, positivamente para o bom desempenho da área de GTD.No mercado externo, apesar dos efeitos da pandemia, até esse 3T20 a WEG vem apresentando bons resultados, haja vista a continuidade de entregas relevantes sendo realizadas nos EUA e México, com contribuição importante da sinergia entre nossas operações na América do Norte.

Motores Comerciais e Appliance

O segmento de motores para uso doméstico tem uma vasta utilização no mercado, principalmente em residências, comércios e pequenas indústrias. Nessa área de atuação, a WEG produz motores elétricos monofásicos para bens duráveis, como lavadoras de roupas, aparelhos de ar condicionado, bombas de

(7)

6

água, entre outros. Praticamente todos os eletrodomésticos disponíveis no mercado hoje que possuem um motor, provavelmente contam com essa tecnologia.

Fonte: Relações com Investidores (2020).

Esta área responsável por uma menor parcela da receita líquida (9,9%) em comparação com as áreas de negócios anteriores. Mas o fato é que a demanda por esses produtos evidenciou rápida melhora, pois com a pandemia os seus resultados tiveram uma queda acentuada no último semestre, e neste 3T20 houve aumento em relação ao 3T19 (+34%) e ao 2T20 (+138,3%). O destaque vai especialmente para os segmentos de motores para linha branca, motobombas e compressores comerciais, cuja justificativa de melhora pode ser atribuída em parte pelos estímulos econômicos que são promovidos pelas autoridades locais.

Participação na receita líquida Variação na Receita Líquida

Fonte: Relações com Investidores (2020). Fonte: Relações com investidores (2020).

O mercado externo também vem demonstrando melhor desempenho, haja vista que apresentou boa recuperação neste 3T20, aumentando 43% em relação ao 2T20 e 51,5% quando comparado ao 3T19. Tal melhoria pode ser atribuída com ênfase para as operações da América do Norte, onde a WEG continua a aumentar a sua participação de mercado nos EUA e no México.

(8)

7

Tintas e Vernizes

Neste segmento, o foco da WEG está em oferecer soluções industriais integradas, com uma ampla linha de produtos, abrangendo tintas líquidas, tintas em pó, tintas para pintura automotiva e vernizes eletro-isolantes. Vale ressaltar que a Companhia é uma das maiores fabricantes de tintas da América Latina, além de ser a maior fabricante de tintas em pó do Brasil, com destaque na atuação do mercado de tintas marítimas e anticorrosivas. Neste segmento, a Companhia tem um foco claro em aplicações industriais e no mercado brasileiro, porém com o passar dos anos vem expandindo sua atuação para América Latina e outras regiões.

Fonte: Relações com Investidores (2020).

Essa área de negócio tem a menor representatividade para a WEG em termos em receita líquida (4,3%), porém, assim como as demais áreas, apresentou aumento da demanda em diversos segmentos importantes, destacando-se implementos rodoviários, máquinas agrícolas, eletrodomésticos e construção civil, corroborando o movimento de recuperação iniciado na segunda metade do trimestre passado. Percebe-se o aumento significativo neste 3T20, +26% em relação ao 3T19 e +58,6% quando comparado ao 2T20.

No mercado externo também houve bom desempenho, que por sua vez foi impulsionado pela melhoria da atividade econômica na Argentina, que havia sido prejudicada em virtude da pandemia. Também vale salientar que o avanço das vendas em outros países da América Latina, tanto em tintas industriais quanto em tintas para repintura automotiva, também contribuiu para tal desempenho. Observa-se aumento neste 3T20 se comparar com o 3T19 (+95,4%) e ao 2T20 (82,4%).

(9)

8

Participação na receita líquida Variação na Receita Líquida

Fonte: Relações com Investidores (2020). Fonte: Relações com Investidores (2020).

Quanto as perspectivas de crescimento e investimento nessas linhas de negócios, em relação aos motores elétricos, a WEG declarou que irá continuar investindo na capacidade de melhorar sua principal força, objetivando ser verticalmente integrado e flexível em customização. Também continuará com investimentos nos principais parques industriais que estão em fase de conclusão, uma vez que novas oportunidades de expansão já foram planejadas. Diante da resiliência de seu desempenho neste momento de crise, a WEG visualiza oportunidades de crescimento por meio da recuperação dos principais mercados e da economia brasileira, para que assim continue desenvolvendo tecnologia e novos produtos.

Em relação aos Equipamentos Eletroeletrônicos Industriais, a companhia está investindo em automação e otimização de processos, objetivando aumentar a competitividade dos seus produtos, bem como em expansão internacional com o objetivo de atender às necessidades específicas dos clientes. Neste segmento está investindo na China, para que assim consiga ser mais competitivo em atender o mercado de drives da Ásia-Pacífico. De modo geral, tem almejado um portfólio atualizado de produtos e tecnologia para competir em todo o mundo, bem como focado em crescimento constante no mercado interno por meio de ganho de market share com lançamento de novos produtos

Já no segmento de energia, a WEG visualiza oportunidades para aumentar sua presença nas pequenas centrais hidrelétricas do Brasil, principalmente no sudeste da Ásia, por meio da fábrica na Índia. O Fato é que a aquisição da Indústria e Comercio de Turbinas e Transmissões Ltda (TGM) aumentou seu portfólio de produtos e fortaleceu sua presença em geração de energia fora do Brasil. A empresa está focada na busca das oportunidades no exterior. Com o desenvolvimento do novo aerogerador, uma nova turbina eólica de 4,0MW, acredita-se que a companhia se encontra preparada para a recuperação dos mercados.

(10)

9

As grandes perspectivas para a geração solar distribuída podem ser resumidas em duas estratégias diferentes, sendo a primeira a distribuição do conjunto de equipamentos (kits) via integradores parceiros, e a segunda o fornecimento direto de soluções turnkey para usinas de geração solar. E para a Transmissão & Distribuição, a WEG garantiu continuar a expansão internacional com foco nos mercados das Américas e da África Subsaariana.

Ressalta-se que a aquisição da WEG Transformers USA a posicionou como líder em transformadores para energia renovável nos EUA, melhorando a competitividade devido às sinergias operacionais como México. Quanto ao mercado interno, aposta no crescimento por meio da liderança em transformadores de distribuição e de energia renovável, pelo desenvolvimento de novos produtos, como por exemplo os reatores, e ainda pela recuperação do mercado com base nos últimos leilões de transmissão.

Novos negócios

As oportunidades de crescimento da WEG estão baseadas em três pilares, renováveis, mobilidade elétrica e negócios digitais. No pilar de renováveis, a companhia tem buscado evolução no desenvolvimento de soluções hídricas por meio de geradores e turbinas hidráulicas, avançando também em turbinas eólicas, energia solar, e na geração de energia térmica utilizando-se da queima de biomassa. A perspectiva da WEG é de continuar a expansão nesse negócio, ampliando as potências já ofertadas, bem como elaborando soluções para energia elétrica vinda da queima ou gaseificação do lixo, e ainda desenvolvendo sistemas de armazenamento de energia por baterias.

Quanto ao segundo pilar, mobilidade elétrica, a companhia possui a tradição no fornecimento de sistemas de tração elétrica para trólebus, trens e embarcações, o que a habilitou para a parceria com a Volkswagen para o desenvolvimento do primeiro caminhão leve 100% elétrico no Brasil. Na área de tração de veículos, o foco da WEG tem sido no desenvolvimento de soluções para veículos pesados como caminhões, carretas, e ônibus, pois acredita que possui muita oportunidade para se destacar nesse segmento. Já Em relação a recarga de baterias, a companhia está investindo para ser um dos principais fornecedores desses produtos para a infraestrutura brasileira, onde já se dispõe de uma linha completa de estações de recarga projetada para residências e condomínios, bem como pontos para uso compartilhado

(11)

10

em estacionamentos públicos e privados, como shoppings e praças, e ainda a linha voltada para postos de recarga rápido.

O terceiro pilar, negócios digitais, após desenvolvimento de sucesso do WEG Motor Scan, sensor que permite o monitoramento de qualquer motor elétrico em tempo real, a companhia anunciou em 2019 sua jornada para o desenvolvimento de negócios para a indústria 4.0, criando uma diretoria para negócios digitais, e essa diretoria tem estruturado a oferta de soluções digitais por meio do desenvolvimento próprio ou mesmo por aquisições.

Em termos de oferta atual, tem-se o software para execução da manufatura, o Manufacturing Execution System (Soluções MES), cujo objetivo é realizar a automação da coleta de dados e monitoramento online do chão de fábrica, conectando aos demais sistemas de gestão da empresa e preparando o parque industrial para atender às novas demandas da Indústria 4.0, isto é, trazendo inúmeras ferramentas de software para melhorar a gestão da eficiência da manufatura.

Ainda sobre os negócios digitais, a WEG anunciou a aquisição do controle do grupo PPI-Multitask, especializado em Integração de Sistemas de Automação Industrial, Soluções MES (Manufacturing Execution System), IIoT (Industrial Internet of Things) e softwares para a indústria. Também adquiriu BirminD, cujo intuito da aquisição é complementar sua plataforma digital, passando a oferecer tecnologias de inteligência artificial voltada à otimização industrial.

A WEG também adquiriu o controle da Mvisia, cuja aquisição faz parte da sua estratégia de incluir novos recursos a WEG Digital Solutions e a plataforma IoT WEGnology, lançada recentemente com o objetivo de atender às demandas da Indústria 4.0, uma vez que a companhia amplia sua capacidade de captura, tratamento, processamento e armazenamento dos dados. Cabe ainda destacar a aquisição da V2COM, que por sua vez está ligada a oferta de soluções de hardware, software, conectividade e serviços via plataforma de IoT.

Outro foco de expansão é a participação internacional, que não é uma estratégia recente, mas que nos últimos anos a WEG tem mostrado esforços e avanços nesse mercado. A companhia destaca que além do setor de óleo e gás que tem se destacado cada vez mais como um fornecedor global, também está

(12)

11

avançando em segmentos antes não tão representativos em suas receitas, como água e saneamento, e a título de exemplo tem-se as plantas de dessalinização na Arábia Saudita, Chile e Turnísia.

De modo geral, nesse contexto de internacionalização, a WEG aposta que as fábricas e mercado de motores e drives devem demandar investimentos acelerados, e por consequência, ganho de produtividade e força de vendas, destacando-se as fábricas no México, China e Índia, haja vista que esses mercados reforçam a necessidade da ampliação da fábrica de motores elétricos na China. Desse modo, diante de toda a estratégia, acredita-se em maior representatividade da WEG, bem como em maiores ganhos de performance a cada ano no contexto internacional. Nestes 9M20, a WEG gerou aproximadamente US$ 1,4 de receita no mercado externo, cuja representação pode ser visualizada no mapa.

Receita no mercado externo da WEG

Fonte: Relações com Investidores (2020).

Em termos de participação, seu principal mercado é a América do Norte, destacando nos EUA por deter a segunda posição no mercado de motores industriais de baixa tensão, e como líder em transformadores para o mercado de energias renováveis. Para tanto, a administração reforça as perspectivas positivas de crescimento nesse mercado, objetivando ampliar os negócios já existentes, bem como lançar novos. Quanto ao canal de vendas nesse mercado, o principal são os Original Equipment Manufacturer (OEMS) com 41% (ventilação, bombas e compressores), seguido por distribuidores com 27%

(13)

12

(estoque e serviços), clientes finais com 19% (petróleo e gás, papel e celulose, e concessionárias de energia), e por último, EPC com 13% (energias renováveis).

Em relação as expectativas para a América do Norte, a administração reforça seu ganho de participação no mercado, e o interesse em se estabelecer nesse mercado, por vários motivos, como o fato da produção industrial dos EUA ter um sólido crescimento; os transformadores devem ganhar participação de mercado nas concessionárias de energia, no mercado industrial e no mercado de energias renováveis; crescimento constante das vendas de motores de baixa e média tensão através dos esforços com os usuários finais; aumento do market share em motores comerciais; e a automação deve continuar com o crescimento acima da média.

A Europa e o Oriente Médio também são considerados mercados importantes para WEG, uma vez que têm gerado crescimento por meio de ganhos de participação em países relevantes. Para estes mercados a administração reforça que o seu foco é na expansão da base de clientes e novos produtos, também em oportunidades de ganho de market share em países importantes, como Alemanha, França e Reino Unido, bem como no crescimento constante das vendas de motores de baixa tensão através dos esforços dos usuários finais, e ainda as novas oportunidades em projetos de dessalinização no Oriente Médio. Quanto ao canal de vendas desses mercados, destaca-se os OEMS com 72% (ventilação, bombas e compressores), distribuidores com 21% (estoque e serviços), e clientes finais com 7% (petróleo e gás, papel e celulose, e concessionárias de energia).

Ásia e pacífico também são regiões que a WEG visualiza muitas oportunidades de crescimento, haja vista que tem foco na expansão da base de clientes, novos produtos e ganho de market share. Merece atenção o crescimento constante das vendas de motores de baixa tensão, suportados pela nova operação de Rugao, maior unidade produtiva de motores industriais da WEG na China. Nesse sentido, busca expandir as vendas de motores de média tensão, bem como aumentar o portfólio de produtos de automação produzidos na China, e ainda pretende iniciar a produção de motores elétricos de baixa tensão e aero geradores na índia.

(14)

13

Administração e Controladores

Quanto a composição acionária da companhia, os acionistas controladores são a WPA Participações e Serviços S.A. (50,1%) e as Famílias dos Fundadores, Silva, Werninghaus e Voigt, (14,4%), bem como 35,5% das ações estão como free float, que de certo modo evidencia uma estrutura acionária pulverizada.

Composição acionária da WEG

Fonte: Relações com Investidores (2020).

Os membros do Conselho são responsáveis pelo estabelecimento de políticas corporativas e pela eleição de Diretores, assim como sua supervisão e administração. O Conselho de Administração é eleito pela Assembleia Geral, com mandato de dois anos e é composto por sete membros, sendo dois independentes, que foram reeleitos em abril de 2020.

O Conselho é presidido por Décio da Silva, Engenheiro Mecânico e Administrador de Empresas, com Programa de Gestão Avançada. O Sr Décio passou a compor o time da Companhia ainda em 1979, onde passou por diversos cargos dentro da WEG até se tornar Presidente do Conselho, e ocupa a cadeira desde 2008.

A Diretoria Executiva da WEG é responsável pela administração cotidiana da empresa, sendo composta por 13 membros composto por contratos que possuem prazo de no máximo dois anos, podendo haver reeleição. O Sr Harry Schmelzer Jr é o Diretor Presidente da Companhia, e passou a compor o time da WEG em 1981, como estagiário de engenharia. O Sr Harry é Engenheiro Elétrico pela Faculdade de

(15)

14

Engenharia Joinville e possui MBA em Administração de Empresas. A experiência profissional começou no próprio Grupo WEG, onde Harry passou por 9 cargos até chegar a Presidente Executivo e CEO da Companhia. A Diretoria ainda conta com o Diretor Superintendente Administrativo Financeiro e de R.I, Sr André Luís Rodrigues, além de outros onze Diretores que ajudam a compor a Diretoria da WEG.

Histórico de Resultados e Métricas Operacionais

Mesmo que o 1T20 tenha sido marcado pelos efeitos da pandemia do COVID-19, a companhia apresentou resultados sólidos e consistentes, porém, sempre alertando para o cenário desafiador que estava por vir, haja vista a adoção de medidas protetivas e de distanciamento social. No 1T20 declarou sua posição de R$ 3,4 bilhões de caixa combinado com a relação dívida líquida/EBITDA abaixo de zero, o que permitia suportar de forma equilibrada o período de deterioração macroeconômica causado pelo COVID-19 e que demonstra solidez em seus resultados ao longo dos anos par suportar o momento de crise.

De fato, o desempenho do mercado externo foi impactado pela COVID-19, especialmente na China, como por exemplo, a demanda de Motores Comerciais e Appliance para segmentos importantes fabricantes de máquinas de lavar roupa e ar-condicionado, por exemplo E de maneira geral, com exceção das operações na China que ficaram paralisadas durante boa parte do mês de fevereiro, os negócios da WEG foram pouco impactados pela COVID-19 até o fechamento do 1T20.

No segundo trimestre a companhia apresentou resultados positivos, mesmo diante do cenário desafiador já previsto no 1T20, demonstrando expansão da receita, EBITDA e ROIC, tendo como principais motivos o bom desempenho da carteira de equipamentos de ciclo longo e o impacto positivo da variação cambial, que assim compensaram até o momento as dificuldades impostas pela pandemia de COVID-19.

Os efeitos da pandemia afetaram com mais intensidade a demanda por equipamentos de ciclo curto, áreas de Motores Comerciais e Appliance, Tintas e Vernizes e também Motores Industriais, cuja retração de volumes foi similar tanto no mercado brasileiro quanto no mercado externo. O principal motivo consistiu na paralização das operações de alguns clientes e na incerteza na demanda desses produtos foram fatores determinantes para a queda na entrada de pedidos ao final do 1T20 e início do 2T20, que por consequência resultou em uma menor receita reportada nestas áreas de negócios.

(16)

15

Já no terceiro trimestre a WEG apresentou crescimento em seus produtos de ciclo longo e retomada dos produtos de ciclo curto que haviam sido prejudicados no 2S20, que de forma conjunta evidenciou bom desempenho operacional. A melhoria do desempenho da companhia foi resultado da maior demanda por equipamentos de ciclo curto que ocorreu em todas as áreas de negócios, bem como nos negócios de Motores Comerciais e Appliance, Tintas e Vernizes e Geração Solar Distribuída (incluída em GTD), que ligados ao mercado brasileiro apresentaram rápida recuperação, atingindo volumes ao final do trimestre similares aos níveis pré-pandemia, demonstrando melhoria nos resultados. Já os negócios na área de Equipamentos Eletroeletrônicos Industrias mostraram boa evolução em relação ao trimestre passado, ainda que em menor intensidade no mercado externo quando comparado com o mercado interno.

Vale destacar o significativo desempenho dos negócios de ciclo longo, que assim como nos trimestres anteriores estavam contribuindo positivamente para o resultado, também foram os principais responsáveis pelo bom desempenho no 3T20. A justificativa reside na importante carteira de pedidos construída tanto no Brasil quanto no exterior, destacando os projetos para indústrias relevantes como mineração, papel & celulose, água & saneamento e óleo & gás, assim como na área de Transmissão & Distribuição (T&D).

Resultados financeiros da WEG (R$ milhões)

Fonte: Demonstrações Financeiras Padronizadas. Elaboração: VG Research.

Conforme detalhado, a WEG apresenta bons resultados financeiros ao longo dos anos. De maneira mais específica, nestes 9M20 a já atingiu níveis similares ao do período pré-pandemia, tanto em termos

R$2.000,00 R$4.000,00 R$6.000,00 R$8.000,00 R$10.000,00 R$12.000,00 R$14.000,00 R$16.000,00 R$18.000,00 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 9M20

(17)

16

de receitas, EBIT e lucro líquido. Esses resultados são impulsionados pela dinâmica de seus negócios, o que demonstra execução consistente dos seus negócios.

De forma mais específica, por meio do gráfico representando os resultados financeiros da WEG, é possível visualizar a evolução da receita operacional líquida por mercado, isto é, do que é fabricado e vendido no Brasil, fabricado no Brasil e exportado, ainda do que é fabricado e vendido no exterior. Então, nota-se crescimento médio de 13,1 % nos último 10 anos, destacando-se que a crise brasileira de 2016 e processo de desaceleração da economia global nos últimos anos freou a taxa de crescimento. No entanto, nos 9M20 apresentou forte desempenho (31,5%), pois vem registrando crescimento nas suas quatro áreas de negócios, tanto no mercado interno quanto externo.

É importante frisar que 50% da receita do ano de 2019 (R$ 13 bilhões) foi derivada de produtos desenvolvidos nos últimos cinco anos, o que evidencia sua capacidade de inovação. Também é possível visualizar que nos últimos anos o mercado externo apresentou crescimento, fruto da sua estratégia de expansão nesse mercado e forte depreciação cambial.

Receita operacional líquida por mercado (R$ milhões)

Fonte: Relação com Investidores (2020)

Quanto aos dividendos, a prática adotada pela WEG é de declarar juros sobre capital próprio (JCP) trimestralmente e dividendos intermediários e complementares com base no lucro obtido a cada semestre, isto é, seis proventos a cada ano, que são pagos semestralmente. Neste 3T20 a companhia declarou que a partir de 12 de agosto de 2020 realizou o pagamento dos proventos referentes à remuneração aos acionistas que foram declarados ao longo do primeiro semestre de 2020, sendo juros

(18)

17

sobre capital próprio (JCP) no valor total de R$ 63,4 milhões (março de 2020) e R$ 80,2 milhões (junho) e dividendos intermediários relativos ao resultado do primeiro semestre de 2020 no valor total de R$ 266,0 milhões. A WEG vem aumentando o valor distribuído por ação, registrando payout médio de 55% nos últimos 10 anos.

Dividendos por ação e índice payout da WEG

Fonte: Relação com Investidores (2020)

A WEG mantém um sólido histórico de desempenho ao longo dos anos, pois conta com um modelo de negócio que permite encontrar e explorar as oportunidades de crescimento, mesmo sob condições macroeconômicas desfavoráveis. O desempenho financeiro evidencia a evolução do EBITDA, margem EBITDA, e do ROIC, principal indicador de desempenho da companhia.

Desempenho financeiro da WEG

Fonte: Relação com Investidores (2020)

Por meio da análise do EBITDA ao longo dos anos, nota-se que a companhia possui resiliência operacional, o que só confirma a eficiência da dinâmica dos seus negócios. Por consequência, a margem EBTIDA ao longo dos últimos 10 anos mostrou sólida estabilidade, e no acumulado dos 9M20 apresentou

(19)

18

a melhor margem de todo esse período analisado (18,2%), cuja justificativa é a busca contínua pela racionalização dos custos e despesas.

Acerca do Retorno sobre o Capital Investido (ROIC), no acumulado dos 9M20 (23,3%), a WEG apresentou o melhor dos últimos anos, mesmo diante do cenário de crise. A justificativa para tal desempenho foi a melhora dos resultados operacionais e a combinação da estratégia do desenvolvimento de negócios com bons retornos.Assim, a WEG mantém seu posicionamento na busca pelas oportunidades de expansão internacional, margem EBITDA e ROIC saudáveis.

Por fim, torna-se importante frisar que a administração não considera que a crise provocada pela COVID-19 tenha sido superada, mesmo diante da melhoria na dinâmica de seus negócios, pois depende da retomada de diversos segmentos da indústria. Assim, companhia segue firme na concretização das expectativas quanto a recuperação das suas linhas de negócio, cujos meses de abril e maio foram considerados os piores, e então, recuperados, haja vista melhor desempenho tanto na carteira de produtos de ciclo curto, quanto na continuidade da estabilidade dos produtos de ciclo longo.

Recomendação para a WEG S.A. (WEGE3)

Valuation

Utilizamos as seguintes premissas para realizar o valuation da WEG:

1. Empregamos a metodologia do Fluxo de Caixa Descontado utilizando um custo de capital para a firma (WACC) 6,75% e um crescimento de 3,0% na perpetuidade;

2. Acreditamos que o mercado que a WEG atua tem um potencial de crescimento em torno de 5% ao ano. A companhia possui diferenciais competitivos para ganhar market share dentro dos segmentos que já atua além de atender novos mercados em plena expansão como o de fontes renováveis e saneamento. Considerando o exposto, estimamos uma taxa de crescimento mais robusta de 12,4% na receita nos próximas 10 anos e um ROIC de 22% (patamar atual).

(20)

19

Nos últimos 5 anos o mix de receita da WEG tem sido fortemente beneficiado pela desvalorização cambial. Uma vez que empresa possui a maior parte dos seus custos em reais e a receita dolarizada, esta relação proporciona aumento da competitividade dos seus produtos na indústria internacional. Quando analisamos um histórico de 10 anos, encontramos que a taxa média de crescimento no faturamento da WEG foi de 14,8% a.a, estimamos que sem o forte benefício cambial a taxa de crescimento teria sido da ordem 10% a.a, ainda bem acima da concorrência mundial.

Considerando as premissas determinadas para a WEG, nosso cenário-base considera um Valor Justo de R$57,4 para as ações WEGE3. Ademais, por meio do gráfico é possível observar as projeções financeiras para a WEG para o período de quatro anos.

Projeções Financeiras WEG (RS Milhões)

Fonte: Demonstrações Financeiras Padronizadas. Elaboração: VG Research (2020).

Análise de sensibilidade

Foi realizada uma breve análise de sensibilidade para justificar o valor que enxergamos na WEG sob cada cenário. Para tanto, entendemos que de acordo com o preço atual das ações (R$ 77) a recomendação de compra só seria justificada em cenários onde a companhia conseguisse fornecer um crescimento acelerado nos seus resultados a taxas superiores a 20% ao ano, o que não consideramos razoável tendo em vista a dinâmica dos equipamentos de ciclo longo e desaceleração global.

Sensibilidade paras as ações WEGE3 (CAGR Receita 10 anos)

% G 2% 3% 4% 5% 5% 28,9 33,9 42,7 61,4 10% 40,5 48,1 61,4 89,9 3019 3394 3815 4289 17752 19957 22436 25223 0 5000 10000 15000 20000 25000 30000 2020 2021 2022 2023 EBITDA Receita

(21)

20

15% 56,8 68,2 88,1 130,5

20% 79,5 96,3 125,4 187,6

Fonte: VG Research (2020)

Em nosso cenário otimista acreditamos que o Valor Justo das ações da WEGE3 poderia ser próximo de R$ 96,30, o que representa um potencial de valorização de 25%. Já em nosso cenário pessimista o Valor Justo das ações da WEGE3 se reduziria para R$ 28,90, o que representa um potencial de desvalorização de 62%.

Quando comparamos os múltiplos atuais da WEG com seus principais concorrentes no mercado internacional, vale ressaltar que a WEG é a companhia que mais cresce nos últimos anos, haja vista que possui uma das melhores margens operacionais, e por isto, os múltiplos correntes são os mais esticados entre eles. Nos últimos 10 anos, o P/L médio da WEG tem sido negociado em torno de 22x e o EV/EBITDA próximo de 16x, estando atualmente em patamares bem acima da média histórica.

Múltiplos da WEG x principais concorrentes

Pares País EV/EBITDA (2021E) P/L (2021) Mg EBITDA (2020) Cresc. Rec (2015-2019)

WEG Brasil 47,6 60,8 17,0% 13,6% ABB Suiça 14,6 25,1 11,0% -7,0% SIEMENS Alemanha 13,2 20,3 13,6% 3,0% SCHNEIDER França 14,8 25,2 17,2% 2,0% EMERSON USA 14,3 20,9 19,9% -6,0% REGAL USA 13,1 18,6 16,0% 0,0% NIDEC Japão 35,8 63,2 12,8% 11,0% Fonte: VG Research (2020) Riscos

 Custo dos produtos: a WEG sofre impacto na variação do preço das commodities que são utilizadas para a fabricação dos seus produtos, mais especificamente do aço e do cobre.

 Volatilidade nos negócios: como a WEG dispõe de produtos de ciclo curto e ciclo longo, a dinâmica de seus negócios sofrem impactos diferentes em momentos de crise, pois os primeiros são mais sensíveis a volatilidade de curto prazo, isto é, a demanda por esses produtos é reduzida com mais rapidez.

No mais, o desempenho dos negócios da companhia depende da retomada da economia, principalmente os bens de consumo e investimentos.

(22)

21

 Desaceleração Global: Parte das vendas da WEG é para o mercado externo, principalmente para Europa e EUA, assim, depende da recuperação desses respectivos mercados. Desse modo, além do nível de demanda desses países acerca dos produtos da WEG, a variação cambial também pode afetar sua margem operacional.

 Apreciação Cambial: se por um lado a WEG tem se beneficiado das vendas para o mercado externo, por outro, diante de uma apreciação cambial no mercado interno, o seu faturamento seria impactado negativamente em virtude da dinâmica de seus negócios, e por consequência, poderia poderá perder competitividade no preço dos seus produtos no mercado internacional. Acreditamos que o real se aprecie nos próximos anos ao passo que o BC eleve a curva de juros para patamares compatíveis com a realidade do país;

 Abertura comercial: a longo prazo, uma reforma tributária pode impactar negativamente os negócios da WEG, pela redução do imposto de importação nos produtos que ela produz para o mercado local, por exemplo, existe tarifa de importação nos motores elétricos na ordem de 14%, esses entraves beneficiam os produtores doméstico.

Ademais, a WEG apresenta diferenciais por possuir receitas e base de clientes diversificadas geograficamente, assim como o fato de manter uma produção distribuída em vários locais reduz o seu risco operacional. A estratégia de manter um modelo de produção verticalizado, proporciona vantagens competitividade, principalmente quanto aos custos. A companhia procura manter um Balanço sólido para que as condições de adversidade sejam suportadas, como a crise do COVID-19, e sempre focando no desenvolvimento de novos negócios com boas perspectivas de médio e longo prazo.

Passados os meses mais críticos, abril e maio, conforme a WEG destacou em seus resultados, o desempenho já foi melhor nesse 3T20, tendo em vista a retomada gradual dos mercados. Aposta-se na continuidade da melhoria de seus resultados, tendo em vista a retomada gradual os mercados, setores em geral, como por exemplo a retomada da demanda por motores para os setores de eletrodomésticos, bem como no mercado externo, com ganhos de participação no México e nos EUA.

Assim, acredita-se em um momento de recuperação generalizada para o setor de máquinas e equipamentos, que por consequência favorece a WEG, pois diante do cenário de crise, a companhia priorizou o caixa, redução dos custos e despesas, para então, se sobressair com o menor impacto possível.

(23)

22

Desse modo, o contínuo aumento das vendas e solidez em seus resultados, contribuirão para períodos futuros de crescimento. Diante do contexto e de acordo com nas estimativas realizadas, nossas projeções indicam um Valor Justo de R$57,4 para as ações WEGE3. O preço atual das ações WEGE3 é R$71,00 o que representa um potencial desvalorização de 19,1%.

O gráfico demonstra que as ações da WEG valorizaram em 1.358% nos últimos 10 anos, o que a torna a sétima maior empresa em valor de mercado na B3. Nestes 9M20, a companhia apresentou desempenho bem acima da média do mercado, registrando entrada de +146 mil novos acionistas, bem como volume médio diário de R$324 milhões, o que corresponde a um crescimento de +338% em relação a 2019.

Desempenho da WEG x Ibovespa

Fonte: Reuters

Com base nas estimativas realizadas, nossas projeções indicam um Valor Justo de R$57,40 para as ações WEGE3. O preço atual da WEGE3 é R$77,00. De acordo com as nossas projeções, a estimativa de downside é de 25,40% para este papel. Em função dos vários riscos do case, estabelecemos uma margem de segurança de 20,0% entre o Valor Justo e o Preço-Teto para a compra das ações da WEG, de modo a propiciar segurança aos investidores quanto às premissas utilizadas no modelo de avaliação. O Preço-Teto estabelecido é de R$45,90, de modo que nossa recomendação atual para as ações WEGE3 é de VENDA.

(24)

23

disclaimer

Este relatório de investimentos tem o objetivo de fornecer recomendações de aplicações para os clientes da VG RESEARCH. Salientamos que as decisões de compra, venda ou manutenção dos títulos e valores mobiliários contidos nas carteiras são de responsabilidade do investidor.

Nossas projeções são realizadas por meio da utilização de informações públicas sobre a empresa-alvo do relatório, seu setor de atuação e o ambiente de abrangência dos seus negócios. Apesar de realizarmos os maiores esforços para a elaboração das análises, não podemos assegurar a ocorrência dos resultados previstos em razão da incerteza inerente ao mercado de capitais. A carteira é produzida de forma tempestiva, de modo que informações relevantes sobre as empresas podem alterar nossas projeções iniciais. Sendo assim, é possível que as projeções realizadas nesta data possam ser alteradas posteriormente.

Informamos que alguns membros da VG RESEARCH possuem investimentos em determinadas empresas de nossa carteira, sendo cumpridos os prazos de negociação dos títulos e valores mobiliários da empresa-alvo constantes na Instrução CVM nº 598/2018. Salientamos ainda a imparcialidade e a independência das recomendações emitidas aos nossos clientes, em relação aos interesses próprios, de clientes ou de terceiros (corretoras, bancos, empresas listadas, fundos, etc), conforme disposto no Art.16 da Instrução CVM nº 598/2018.

Os relatórios de recomendação de ações e demais ativos mobiliários são enviados à APIMEC conforme estabelecido no Art. 23 da Instrução CVM nº 598/2018 e os mesmos ficarão arquivados durante o período de 5 anos. A VG RESEARCH tem a ciência e vem desenvolvendo com prioridade regras, procedimentos e controles internos de forma a observar e respeitar o efetivo cumprimento do Inciso I do Art.16 da Instrução CVM nº 598/2018.

Por fim, advertimos os usuários deste relatório que as informações expostas são destinadas aos clientes da VG RESEARCH, não sendo permitida sua reprodução, cópia ou distribuição, de maneira total ou parcial e qualquer que seja o seu propósito, sem o prévio consentimento da nossa empresa. A não observância deste quesito poderá acarretar na imputação do responsável em processo civil.

Luan Alves

Analista de Valores Mobiliários CNPI nº EM 2392

Referências

Documentos relacionados

Os financiamentos do CrediAmigo nao tern cunho assistencialista e independem de dados publicos ou de eomplicagoes de mercado, como a variagao cambial ou o sobe-desce das bolsas

DORETO, Daniella Tech Rede e apoio social entre idosos atendidos em um ambulatório de Geriatria Tese apresentada à Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São

O Benfica é a sociedade desportiva, em Portugal, que detém mais títulos (75 títulos, nacionais e internacionais no futebol), mas analisando o balanço constata-se

Segundo Feitosa (2003), a inclinação poética pelo chamado gênero popular mostra-se como uma questão de escolha pessoal do poeta. Patativa, ao fazer uso dos dois códigos

In [30], an approximated expression is derived to evaluate the average BER of the MRC detector with ICSI, with this aim the MMSE channel estimator is employed considering the

No âmbito da sua estratégia de promoção e divulgação dos recursos endógenos presentes na sua área de intervenção, a TAGUS – Associação para o Desenvolvimento

As Condições substanciais de patenteabilidade - o artigo 27.1 do acordo TRIPS enumera as três condições de patenteabilidade: novidade, atividade inventiva (ou não obviedade)

Reunindo algumas obras selecionadas do Congresso Internacional Línguas 2010, promovido pelas duas Associações nacionais Apro línguas e ReCLes.pt (Associação Portuguesa de