• Nenhum resultado encontrado

Registros da UENF na Imprensa, tais como foram publicados na Internet.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Registros da UENF na Imprensa, tais como foram publicados na Internet."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Registros da UENF na Imprensa, tais como foram publicados na Internet.

Índice

1) Educação não é mercadoria

Folha da Manhã - 15/07/08 - Opinião > Artigo

2) Semana do Produtor da Uenf tem inscrições

- 15/07/08 - Cidades

3) Espaço da Ciência é reestruturado

- 12/07/08 - Folha 2

4) Novos projetos também sendo estudados

- 12/07/08 - Folha 2

5) Menções da Uenf no Diário Oficial

Folha da Manhã - 15/07/08 - Opinião > Artigo Fonte:

http://www.fmanha.com.br/index.php?cod=59&id=191075&cm=1&lk=1&buscaEdicao=&arquivo= &pag=artigo

1) Educação não é mercadoria

Almy Júnior Cordeiro de Carvalho

Email: almyjunior@fmanha.com.br

O governo brasileiro e a sociedade têm visto com reservas o investimento de estrangeiros em terras dentro da Floresta Amazônica. Gostaria de ver a mesma preocupação em relação a outro bem precioso para o nosso país: a educação. Diante da realidade brasileira, é no mínimo arriscada a disposição de algumas pessoas vinculadas ao Ministério da Educação em liberar até 30% da participação do capital estrangeiro em nossas instituições de ensino superior (IES) particulares, contrariando projeto de lei de autoria do deputado Ivan Valente (PSOL-SP), em tramitação. Considero preocupante a transformação da educação superior privada brasileira em uma mercadoria presente no grande negócio de capitais do mundo — aquele capital volátil, no qual

(2)

dinheiro faz dinheiro e não produz nenhum bem de consumo. Conforme mostrou a Revista Veja na semana passada, cresce a cada dia o número de IES privadas a investir seu capital em ações na bolsa de valores. Por entender que a Educação é o ponto principal de uma nação e a base de sustentação da cidadania de um povo — e não uma mercadoria — acho que ações deste tipo podem ser muito perigosas.

Obviamente, estamos entrando em uma seara que não trará bons frutos para o Brasil no futuro. Principalmente se levarmos em conta o quanto o Estado brasileiro tem dificuldade em fazer valer as regras de regulação nesta área, notadamente aquelas voltadas para a garantia da qualidade do ensino por parte das IES privadas. A idéia de que é preciso haver a união indissociável entre ensino, pesquisa e extensão, por exemplo, na prática acaba valendo apenas paras as universidades públicas. Mas todos sabem que não se faz ensino de qualidade sem pesquisa, e não são feitas boas pesquisas quando estas não são alimentadas por bons programas de extensão.

Com certeza, o modelo americano — com suas leis permissivas e agressividade em relação à captação de investimentos — não é o ideal para a nossa realidade. Se há um modelo a ser seguido é o da Alemanha e da França, onde não é proibido entrar o capital estrangeiro nas IES, mas isso raramente acontece devido ao forte controle estatal, com suas restrições gigantescas.

Monitor Campista - 15/07/08 - Cidades Fonte:

http://www.monitorcampista.com.br/pagina.html?materia=22816&editoria=6%20&edicao=616

2) Semana do Produtor da Uenf tem inscrições

Estão sendo oferecidas 1.500 vagas para o evento

O uso de ervas para combater doenças é muito grande no Brasil, mas pouca gente sabe que, dependendo da forma como as plantas medicinais são cultivadas, pode haver alteração em seu princípio ativo. Estas e outras questões serão esclarecidas durante o curso “Atualização em plantas medicinais” — um dos 62 que serão ministrados durante a 4ª Semana do Produtor Rural da UENF, de 21 a 25/07.

Segundo o professor Silvério de Paiva Freitas, o curso vai enfocar o cultivo, a colheita e a utilização medicinal das plantas. Ele observa que a falta de conhecimento muitas vezes pode tornar plantas medicinais sem efeito ou mesmo, potenciais causadoras de enfermidades. Com duração de 12 horas, o curso vai ensinar também a reconhecer as plantas medicinais através do tato e do cheiro. — A pata-de-vaca, por exemplo, é muito usada no tratamento de diabetes. Mas é importante que se saiba que a espécie que dá em ruas pode não ter fins medicinais. Além disso, muitas plantas têm nomes parecidos, mas princípios ativos diferentes — explica Silvério, que vai ministrar o curso ao lado de Glória Cristina Lemos e Cláudia Lopes.

As inscrições para a 4ª Semana do Produtor Rural da UENF já estão abertas e podem ser feitas até o dia 21/07, na Coordenação de Extensão do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA) da UENF (térreo do prédio P4). Quem mora em outros municípios pode garantir uma vaga por fax, através do telefone (22) 2726-1546.

(3)

A taxa de inscrição (R$ 20) dá direito à participação em oito cursos. O valor deve ser depositado no Banco do Brasil, em favor da Fundenor-UENF-Eventos, conta 50.906-x, agência 0005-1.

No total, estão sendo oferecidas 1.500 vagas. Dentre as atividades, também se destaca o curso “A população como agente fiscalizador”, que tem à frente os professores Leonardo Serafim e Ricardo Benjamin. O objetivo do curso é ampliar a visão da população no que diz respeito à vigilância sanitária em estabelecimentos comerciais.

— Cabe à população conhecer seus direitos e deveres. É preciso saber como os alimentos são manipulados, seja em padarias ou açougues. Portanto, os consumidores precisam estar atentos quanto à higiene do estabelecimento — explica Leonardo, ressaltando a importância de uma população crítica, já que ela é a consumidora dos produtos.

Embora se dirija principalmente a produtores rurais, a Semana oferece cursos que podem

interessar também aos profissionais urbanos. A grade dos cursos e outras informações sobre a 4ª Semana do Produtor Rural da UENF podem ser obtidas em www.UENF.br .

Folha da Manhã - 12/07/08 - Folha2

Fonte: http://www.fmanha.com.br/index.php?cod=11&lk=1&tpl=0&id=190847&edicao=2008-07-12

3) Espaço da Ciência é reestruturado

Tamanduá-mirim, pica-pau, lontra, cobra e lagarto. Esses animais fazem parte do acervo do Espaço da Ciência, da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), que será

reativado em breve. Para discutir o novo Espaço, se reuniram na última quinta-feira, na própria Universidade, o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Silvério Freitas; o prefeito do campus da UENF, Paulo Maia; e o coordenador do Espaço da Ciência, Ronaldo Novel-li. O Espaço será aberto para visitação de segunda a sexta-feira, de 9h às 12h e de 14h às 17h.

O Espaço da Ciência, que está temporariamente instalado no Campus Leonel Brizola, na UENF, tem em seu acervo cerca de quarenta animais silvestres, dois mil peixes e dez mil conchas marinhas. Os animais silvestres são empalhados, e todos expostos com a autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, o Ibama. Além disso, o acervo do Espaço é composto por animais dificilmente encontrados na região, já ameaçados de extinção, como o papagaio chauá e preguiça-de-coleira.

Não somente animais farão parte do novo Espaço; este vai abrigar também exposições botânicas, bioquímicas e projetos científico-pedagógicos de pesquisadores da Universidade, como explica Silvério:

— O Espaço da Ciência está aberto para que professores e pesquisadores de diversas áreas enviem seus projetos. Englobando várias áreas, ele servirá também como um local integrador. Trata-se de uma célula muito importante para a difusão do conhecimento — comenta o pró-reitor, lembrando que “o Espaço da Ciência será mais um local onde se integrará o necessário tripé ‘ensino-pesquisa-extensão”.

(4)

Funcionamento — Visitando o futuro Espaço, as pessoas poderão conhecer os nomes científicos de cada animal, bem como sua nomenclatura popular e informações sobre a espécie e sua distribuição na natureza. Novelli diz que enquanto um grupo de alunos, por exemplo, observa a exposição, outro poderá assistir a vídeos temáticos.

Os vídeos, de curta duração, serão transmitidos numa sala com telão e cadeiras. Além disso, o Espaço contará com toda uma estrutura de áudio, que reproduzirá os sons emitidos pelos animais, como um “som ambiente”.

Folha da Manhã - 12/07/08 - Folha 2

Fonte: http://www.fmanha.com.br/index.php?cod=11&lk=1&tpl=0&id=190848&edicao=2008-07-12

4) Novos projetos também sendo estudados

O coordenador do Espaço comenta que nenhum bicho que compõe o acervo foi morto para ser exposto.

— É importante dizer que nenhum animal do acervo foi morto. Geralmente, são animais mortos por doenças ou acidentes. Eles são empalhados e expostos com a devida autorização do Ibama — diz. Outro projeto para o novo Espaço da Ciência é o “museu tátil”, voltado para deficientes visuais. O projeto tem a coordenação do professor João Almeida, do Centro de Biociências e Biotecnologia, da

UENF.

Dentre os projetos para o novo Espaço, está também a realização de pesquisas sobre os animais, com o auxílio de alunos de ensino médio integrantes do programa “Jovens Talentos”. Os

estudantes serão capacitados para coordenar as visitações e ajudar na catalogação do acervo. O Espaço da Ciência ficou desativado durante um tempo. Quando do seu funcionamento,

estudantes ávidos por conhecimento freqüentavam o espaço, como a aluna Natália Azeredo, de 20 anos, que sempre conferia as exposições.

— Sempre fui ao Espaço da Ciência durante o ginásio, com a minha turma da escola. Eram muito interessantes os experimentos científicos feitos lá, como aquelas bolas de energia que levantam o cabelo. Também eram feitas simulações de terremoto e redemoinhos e mostras de como as ondas do mar se criam — finaliza.

5) Menções da Uenf no Diário Oficial

Data da Publicação: 10/07/08 - Pág.: 15

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE

(5)

FLUMINENSE DARCY RIBEIRO ATOS DO REITOR

PORTARIA REITORIA Nº 007 DE 30 DE JUNHO DE 2008

CRIA COMISSÃO PARA ELABORAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DE NORMAS INTERNAS DE USO DE PRODUTOS QUÍMICOS CONTROLADOS E DESIGNA MEMBROS.

O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO, no uso de suas atribuições legais definidas pelo Decreto nº 30.672, de 19 de fevereiro de 2002, e tendo em vista o que consta do Processo nº E- 26/051.402/2008,

RESOLVE:

Art. 1º- Criar a Comissão para a elaboração e a fiscalização de normas internas de controle, armazenamento e manuseio dos produtos químicos controlados pelo Departamento de Polícia Federal e Exército.

Art. 2º- Designar os servidores ALEXANDRE MOURA

STUMBO, matrícula 00710-4, CLÁUDIO ROBERTO MARCIANO, matrícula 10.019-8 e JORGE HERNANDEZ FERNANDEZ, matrícula 10.711-0, para, sob a presidência do primeiro, constituir a presente comissão.

Art. 3º- Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação. Campos dos Goytacazes, 30 de junho de 2008

ALMY JUNIOR CORDEIRO DE CARVALHO Reitor

Id: 594422. A faturar por empenho

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE

FLUMINENSE DARCY RIBEIRO ATO DO REITOR

DE 07.07.2008

INSTAURA Comissão Especial de Sindicância para apurar as possíveis

irregularidades de acordo com o processo n° E-26/051.327/2008, composta pelos membros desta Universidade, Srs. ROGÉRIO DA

SILVA AGUIAR, matrícula n° 00811-0, FAUSTO PAES DE CARVALHO,

matrícula nº 10.085-9 e VICENTE MUSSI DIAS, matrícula n° 00724-5, a ser realizado seus trabalhos a contar da data da publicação, sob a presidência do primeiro.

Id: 594419. A faturar por empenho

DESPACHOS DO REITOR DE 07.07.2008

Processo nº E-26/051.217/2008 - HOMOLOGO a licitação na modalidade

Pregão Eletrônico nº 008/2008, referente à despesa com aquisição de reboque para atender às necessidades da ASTRAN, à empresa P. C. S. DAMASCENO & CIA LTDA, cujo objeto foi adjudicado pelo valor de R$ 17.000,00 (dezessete mil reais).

Processo nº E-26/050.981/2008 - HOMOLOGO a Licitação na modalidade

Pregão Eletrônico nº 006/2008, referente à despesa com aquisição de material de escritório para atender às necessidades da DGA, cujo objeto foi adjudicado pelo valor total de R$ 101.260,90 (cento e um mil, duzentos e sessenta reais e noventa centavos) às empresas: M.C.B. MERLI LIVRARIAS, lote 01, pelo valor de R$ 24.930,00 (vinte e quatro mil novecentos e trinta reais); RAL FENIX INDÚSTRIA GRÁ- FICA LTDA, lote 02, pelo valor de R$ 36.295,00 (trinta e seis mil duzentos e noventa e cinco reais) e ECOPEL PAPÉIS E INFORMÁTICA

LTDA, lote 03, pelo valor de R$ 40.035,00 (quarenta mil e trinta e cinco reais).

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF)

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)

Av. Alberto Lamego, 2.000 - Parque Califórnia - Campos (RJ) Telefones:

ASCOM: (22) 2726-1449 / 9219-3592 / 2733-4462 REITORIA: (22) 2726-1595

(6)

Jornalistas: Gustavo Smiderle e Fúlvia D´Alessandri Publicitário: Felipe Moussallem

Bolsista (clipping): Thiago de Souza Morais E-mail: uenf@uenf.br

Referências

Documentos relacionados

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, por intermédio da Divisão Multidisciplinar de Assistência ao Estudante (DIMAE/PROAES) torna público o lançamento do presente edital

Box-plot dos valores de nitrogênio orgânico, íon amônio, nitrito e nitrato obtidos para os pontos P1(cinquenta metros a montante do ponto de descarga), P2 (descarga do

No entanto, quando se eliminou o efeito da soja (TABELA 3), foi possível distinguir os efeitos da urease presentes no grão de soja sobre a conversão da uréia em amônia no bagaço

– apresentando a todos uma fórmula prática e eficiente para se fazer textos dissertativos, alcançando uma nota mínima satisfatória, sem que se tenha que perder muito

Os Juízes e Tribunais, ao observarem as orientações dos Tribunais Superiores, não poderão “decidir com base em fundamento a respeito do qual não se tenha dado às partes

Além da relevância do tema em si mesmo, recomendamos ainda a presente edição de Paulo Roberto Pereira pela zelosa confrontação entre diferentes versões dos escritos de Nóbrega,

9) DA DOCUMENTAÇÃO DOS VEÍCULOS : A documentação dos veículos (CRV e CRLV) será entregue aos arrematantes nos prazos e formas definidas pelos COMITENTES

Ninguém lhe resistia: - os mais altivos haviam caído nos campos de batalha ou sob a alçada das proscrições; o que restava da nobreza era tanto mais cumulado