• Nenhum resultado encontrado

Laboratório Itinerante Tecnologia com Ciência Planejamento de Atividades

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Laboratório Itinerante Tecnologia com Ciência Planejamento de Atividades"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Laboratório Itinerante Tecnologia com Ciência

Planejamento de Atividades 2009-2010

1. IDENTIFICAÇÃO

1.1 - Título do Programa: Laboratório Itinerante Tecnologia com Ciência. 1.2 – Unidade: Instituto de Física

1.3 - Preponderância da atividade: Visitas Monitoradas, desenvolvimento de material didático e de divulgação, desenvolvimento e apresentação de fenômenos físicos em experimentos.

1.4 - Participantes:

 Marcia Barbosa (professora)

 Maria Terezinha Xavier Silva (professora)  Walberto Chuvas (técnico administrativo)  Silvana Kaster (técnico administrativo)  Patrícia Duarte (técnica administrativa)

1.5 - Período de execução: de 1 de maio de 2009 a 30 de Abril de 2010. 1.6 - Local de execução:

A Carreta estará estacionada no pátio externo do Planetário e lá receberá a visitação das escolas:

Planetário Prof. José Baptista Pereira

Av. Ipiranga, 2000 — CEP 90160-091 — Porto Alegre, RS — Brasil Fone:(51)3316-5384 — Fax:(51)3316-5387 — planetario@ufrgs.br

1.7 – Site disponível na rede:

http://www.tecnologiacomciencia.ufrgs.br

(2)

2. JUSTIFICATIVA:

O Laboratório Itinerante Tecnologia com Ciência tem como princípios dois pilares fundamentais para a consolidação de qualquer sociedade atual: um deles é o

reconhecimento do saber e da cultura. Esta última infelizmente muito pouco ligada à figura da Ciência e do cientista no Brasil. Outro, não menos importante, é a valorização das técnicas que levam à utilização deste conhecimento e a sua aplicação em si, que estão na base da concepção da palavra tecnologia. Enquanto o primeiro leva a uma sociedade rica em princípios, exemplos, valores, o segundo a sustenta como nação independente, dinâmica, forte.

Além destes exemplos, aparentemente (e apenas aparentemente) dicotômicos, os dois marcos fazem a união entre o conhecer e o usar, o teórico e o prático, o potente e o dinâmico, unindo o mundo das idéias com o mundo das experiências numa extensa gama de linguagens, utilizadas como veículo de transporte para o conhecimento.

Este projeto é a germinação de uma idéia e, ao mesmo tempo, a cristalização de um pensamento da sociedade mostrando que não é apenas dentro dos centros formais de educação que se baseia a educação de um povo. É também no lazer e na diversão, com o oferecimento de locais sadios onde se construa uma verdadeira consciência cidadã.

3. OBJETIVOS

3.1- Geral:

• Ampliar os níveis de alfabetismo científico dos indivíduos em geral, procurando despertar o interesse pela aprendizagem científica ao longo da vida, indispensável ao cidadão contemporâneo.

• Ressaltando a alternativa de uma abordagem não formal no ensino de ciências.

• Afirmar nas ciências exatas a divulgação científica como um mercado presente e futuro.

(3)

• Sugerir estratégias de complementaridade entre ações educativas formais e não formais, na escola e nos museus e centros de ciência.

• Estreitar o relacionamento entre professores, alunos e funcionários da Universidade e a comunidade local, mostrando como é possível aprender ciência fora de uma sala de aula.

• Oferecer um local alternativo onde os alunos de licenciatura de diferentes cursos oferecidos na Universidade possam desenvolver estágios curriculares ou realizar pesquisas.

• Produzir novos experimentos.

• Produzir e divulgar material educativo.

3.3 - Qualificado

• Promover atividades com o objetivo de estreitar a relação Universidade/Comunidade e contribuir para o enriquecimento cultural do cidadão.

• Oferecer oportunidades de capacitação docente priorizando o domínio e atualização dos conteúdos científicos e sua prática pedagógica, incentivando a realização de atividades interdisciplinares e contextualizadas

• Apresentar propostas inovadoras do ponto de vista metodológico no ensino de ciências.

• Proporcionar e enriquecer a discussão de métodos de educação científica não formal entre os alunos do Instituto de Física.

• Promover um intercâmbio entre os professores que participam do projeto e os professores da Faculdade de Educação bem com alunos dos cursos de Física, bacharelado e licenciaturas, para desenvolvimento de projetos comuns e desenvolvimento de temas interdisciplinares.

• Intensificar a relação com os professores do Ensino Fundamental e Médio com o objetivo de promover a atualização em conteúdos científicos.

• Incentivar os monitores para participarem de cursos de capacitação onde eles possam aprimorar as técnicas de mediação e exercitar as diferentes formas de linguagem utilizadas nos centros de divulgação de ciência.

• Incentivar os monitores para participar de congressos e simpósios onde eles possam apresentar os trabalhos desenvolvidos junto ao LITcC

4. ATIVIDADES

4.1 Descrição das Atividades

• Exposição dos Macrokits na Carreta Palco, com visitas guiadas por monitores,

durante todo o ano de 2007, de março a dezembro, interrompendo as atividades no recesso de final de ano e na semana do carnaval. Durante as férias escolares (julho) estão previstas a realização de atividades para famílias.

(4)

• Ciclo de Palestras 2009 na Livraria Cultura: Ciclo de Palestras sobre temas de

Física, realizadas por pesquisadores do IF, na Livraria Cultura. De março a novembro, nas segundas quinta-feira do mês, às 19h30min, no auditório da LV, no Bourbon Country.

4.2- Local das Atividades:

O LITCC , esta atualmente com a carreta-palco estacionada junto ao pátio de externo do Planetário ProF. José Baptista Pereira, e conta também com uma área interna de exposição de aproximadamente 250 m2. Além desta área, há uma sala de projeções

equipada com projetor multimídia com espaço para realização de oficinas.

ATELIER:

O atelier continua localizado no prédio 43132 do IF no Campus do Vale, onde os equipamentos de informática , maquinas e ferramentas possibilitam a confecção dos macrokits. Em 2007 entraremos com novos pedidos juntos às Secretarias da UFRGS para que nos cedam bolsistas, como aconteceu no ano de 2006, onde tivemos a colaboração de 05 bolsistas da Secretaria de Ensino a Distância, Secretaria de Assuntos Estudantis e da Pró-Reitoria de Extensão.

4.3- Clientela/População:

• alunos, professores e funcionários da UFRGS.

• alunos e professores das escolas de ensino médio e fundamental de Porto Alegre, Região Metropolitana e cidades vizinhas.

• alunos de graduação de Universidades públicas e particulares do Rio Grande do Sul.

• comunidade em geral.

4.4 - Metodologia:

a- Monitores/mediadores

Contamos em 2006 com a participação de vinte monitores, contratados especialmente para os eventos. Todos os monitores foram previamente treinados para explicar o

(5)

funcionamento dos diferentes experimentos em linguagem acessível ao público em geral.

O Funcionamento do laboratório ficou a cargo do Gerente Adriano que se afastou em setembro de 2006. Os alunos bolsistas de EAD Daiane Pinheiro Janner e Henrique Geremia Nievinski permaneceram do começo ao fim de 2006, sendo que este último solicitou afastamento por colisão de horário com seu curso. Uma bela aquisição para o grupo ocorreu com a entrada de Giovane como colaborador, em meados do citado ano. Ele deverá dividir com Adriano a gerencia administrativa e operacional do laboratório em vista do afastamento de Silvana para a Universidade Federal Fluminense.

Gostaríamos de ter maior controle e regularidade na participação de monitores para acompanhamento das visitações no Planetário e não somente em eventos, por isso esse convênio com o Colégio Aplicação pode ser realmente uma forma positiva de captar mão de obra para nossas atividades.

O treinamento dos monitores deverá ser realizado no início do semestre. Neste treinamento, ministrado por Adriano e Giovane deverá ser enfatizado o conteúdo científico relacionado com cada Macrokit, o seu funcionamento e a sua relação com a vida cotidiana bem como as temáticas referentes ao comportamento dos monitores: recepção do publico, interatividade, pró-atividade, etc. Será enfatizado não só o que explicar, mas também como explicar e visando que o público tenha um enriquecimento de conexões entre a utilização racional dos aparelhos em sua vida diária e o conhecimento adquirido na educação formal.

b- Visitas em grupo

As visitas em grupos são previamente agendadas e limitadas em no máximo 50 (cinquenta) pessoas. Estes grupos são divididos em sub-grupos que ficam sob a responsabilidade de um monitor, que os guiam durante todo o período da visita (cerca de 2 horas). Enquanto um grupo visita a carreta, outro poderá assistir a um vídeo e outro poderá participar de uma oficina de um assunto complementar.

c- Atendimento ao Público:

Sexta-Feira: de 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas - Planetário 2a. Quinta do Mês - 19h30min – Livraria Cultura

(6)

• Treinamento para aprimorar os conceitos básicos relacionados com os experimentos e Macrokits expostos e a linguagem adequada a cada tipo de público;

• Reunião e preparação de material didático sobre os equipamentos;

• Execução de projetos de construção de novos experimentos e de novas modalidades de exposição;

• Acompanhamento e orientação do público visitante, bem como apresentação de soluções às perguntas propostas;

• Divulgação do projeto junto às escolas, entidades e formadores de opinião de seus contatos;

• Participação em congressos e simpósios, apresentando o projeto;

• Apoio técnico para manutenção, montagem e desmontagem de equipamentos;

• Divulgação do evento;

• Agendamento das visitas;

• Elaboração de Apostilas;

• Elaboração de Cartazes, banners e material de divulgação;

• Elaboração de projetos e submissão a editais;

• Atendimento a interessados no projeto;

• Confecção de tabelas de custo e submissão a interessados no projeto;

• Confecção, aplicação e análise de questionário para avaliação dos visitantes para o projeto;

• Aplicação de cursos para os monitores que trabalharão nas exposições;

• Utilização das ferramentas de atualização do site;

• Avaliação do site – sua forma de expressão, número de acessos, adaptação ao público-alvo, etc.

Número de Bolsas de Extensão Solicitadas: 2 Período das Bolsas: 05/2009 a 04/2010

Resumo de Atividades dos Bolsistas:

• Treinamento para aprimorar os conceitos básicos relacionados com os experimentos expostos e a linguagem adequada a cada tipo de público;

• Preparação de material didático sobre os equipamentos;

(7)

• Acompanhamento e orientação do público visitante;

• Apoio técnico para manutenção, montagem e desmontagem de equipamentos;

• Agendamento das visitas;

Referências

Documentos relacionados

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no

De acordo com Vázquez (1968), a história é dinâmica e o homem é sujeito de sua própria história; cria, recria, dicotomiza e contradiz, por meio das relações que estabelece com

[r]

(2008), o cuidado está intimamente ligado ao conforto e este não está apenas ligado ao ambiente externo, mas também ao interior das pessoas envolvidas, seus

Dose/diluição: 1 litro do produto para 1.000 litros de água – banho de imersão (repetir a cada 21 dias); 20 ml para 20 litros de água – pulverização (4 a 5 litros

Este trabalho é resultado de uma pesquisa quantitativa sobre a audiência realizada em 1999 envolvendo professores e alunos do Núcleo de Pesquisa de Comunicação da Universidade

3.5 Não nos responsabilizamos perante você por qualquer perda que venha a sofrer em decorrência do acesso à sua conta feito por uma pessoa não autorizada e pelo fato de tal pessoa

Os elementos caracterizadores da obra são: a presença constante de componentes da tragédia clássica e o fatalismo, onde o destino acompanha todos os momentos das vidas das