• Nenhum resultado encontrado

Informativo nº 12 - Abril de PPGAS UFSCar

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informativo nº 12 - Abril de PPGAS UFSCar"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

1

Informativo nº 12 - Abril de 2014

PPGAS⁄UFSCar

Em 16 de abril de 2014, realizamos a 47ª reunião da CPG do PPGAS⁄UFSCar

1) A reunião foi iniciada com os informes da presidência. O Prof. Igor agradeceu a todos pela colaboração no evento da R@u. O Prof. Jorge solicitou esclarecimento sobre a nova cota de bolsa CAPES que foi disponibilizada para o PPGAS. A nova bolsa é uma bolsa oriunda da transformação de uma bolsa do antigo programa CAPES-Reuni, no entanto, a bolsa consta como bloqueada no sistema da CAPES, e os técnicos da ProPG já requisitaram à CAPES a liberação da referida bolsa.

2) Passando para os informes dos membros, A Profa. Catarina informou sobre o andamento dos livros FAPESP. Estão sendo cadastrados no sistema cerca de 50 livros por semana. Foi passado pelo representante técnico administrativo Fábio um informe sobre a greve, que terá uma duração máxima até 30 de junho, data máxima para a aprovação da LDO.

3) Informe da R@u. O presidente comunicou que deve ser informado o dinheiro que será dado à ProPG, para que as licitações permitam a ProPG a gastar esse valor em trabalhos de edição. Foi aprovada a utilização da base “Open Journal” para a revista, que deverá ser concluída dentro de um ano.

(2)

2

4) Informe sobre II SEMINÁRIO CRIANÇA/INFÂNCIA INDÍGENA (Profa. Clarice). A Profa. Clarice descreveu a programação do evento, que ocorrerá entre os dias 18 e 22/08, com previsão de exposição de fotos, 4 mesas, 3 GTs e 2 filmes. O evento tem financiamento da CAPES e da FAPESP, a Profa. Clarice solicitou apoio do PPGAS.

5) Informe sobre o evento sobre filmes etnográficos dia 03/06 (Profa. Clarice). A Profa. Clarice informou que o evento tem parceria com PPGIS e da Unicamp, e que já estão confirmados os Profs. Samuel, Edgar e Antônio Guerreiro, além de algum convidado do PPGIS. O Prof. Igor sugeriu que fosse feita uma exposição fotográfica.

6) Processo Seletivo 2015 - Informes sobre Ações Afirmativas. O Prof. Jorge apresentou a todos uma proposta preliminar para discussão:

[início do texto]... Da quantidade de vagas e modalidade de aumento das probabilidades de ingresso: O sistema pode utilizar alternativa ou conjuntamente duas opções de aumento de probabilidade de ingressos de candidatos afro-descendentes:

Cotas (reserva de um percentual das vagas existentes) [?%]; • Bônus (acréscimo de nota) [?%];

Da seleção

Criação, no formulário, da opção de autodeclaração e escolha pela modalidade que amplia as probabilidades de ingresso (candidato optante)

Caso optemos pela reversa de vagas, os candidatos optantes deverão concorrer entre eles pelo número de vagas destinado a eles.

Caso optemos pelo aumento das notas, os candidatos passam a concorrer com todos os demais candidatos, sendo as suas notas majoradas depois de concluídas as avaliações ou apos concluída cada uma das avaliações.

(3)

3 Em ambos os casos, mantido os anonimato das provas, feitas todas em conjunto, sem separação física entre os cotistas e não cotistas, as notas serão dadas definitivamente, para estes últimos, apos a abertura do envelope que contem a relação dos nome com os números das provas.

Os candidatos optantes serão submetidos a etapas todas as etapas de seleção. O processo de classificação dos candidatos optantes será feito apenas no interior desde conjunto.

Visto que a classificação dos candidatos aprovados visa apenas a atribuição de bolsas, os optantes deverão ser classificados entre eles, pois;

Sempre que existentes, haverá bolsas destinadas exclusivamente aos candidatos optantes que concorrerão por elas entre si.

Não obstante, a concessão de bolsas para optantes não obedecerá apenas ao critério da classificação na seleções. obedecerá também ao critério sócio-econômico. Caberá à comissão de bolsas avaliar e deliberar a distribuição das bolsas.

...[fim do texto]

Iniciadas as discussões, ficou deliberado que para o nível Mestrado, será ofertada uma bolsa para cota de ações afirmativas, mas para o Doutorado, devido ao numero de bolsas do programa ainda ser baixo, não será ofertado ainda o processo seletivo com cotas. O Prof. Jorge ficou responsável por produzir um edital para passar por apreciação na próxima CPG, e a Profa. Clarice, com base no mesmo texto, um edital exclusivamente para cotistas indígenas.

7) Pedido de participação de professores de outros estados para bancas de qualificação de doutorado, sem o uso de passagens aéreas (Rep. Discente). Prof. Igor deixou claro que para qualificações o programa não pode pagar nada. No entanto, a participação de professores de outros estados pode acontecer, desde que o PPGAS fique isento de quaisquer gastos.

(4)

4

8) Demanda de artigos para licitação para revisão de textos em inglês. Deliberação: o PPGAS não irá participar.

9) Proposta de novo regimento. O presidente mencionou a todos os pontos importantes, que deverão mudar no novo regimento. Iniciadas as discussões, ficaram deliberadas as seguintes decisões: o exame de qualificação passará a ser opcional para mestrado, não sendo mais obrigatório; a duração do mandato dos membros da CPG passará a ser de três anos, os membros só poderão conduzir a CPG por dois mandatos consecutivos, e a composição deverá ser: coordenador e vice-coordenador, três docentes, um representante discente (correspondente no mínimo a 20% do número de docentes), e um representante técnico administrativo; prazos, somente será concedido prorrogação de prazo de defesa em casos especiais analisados pela CPG, ou para alunos que não tenham tido seis meses ou mais de bolsa; notas, ficou deliberado que somente ficará mencionado “aprovado” ou “reprovado”.

10) Avaliação dos gastos correntes até a presente data e planejamento do resto do semestre. O presidente informou a todos sobre a distribuição dos recursos 2014, onde ficou clara uma significativa distribuição de verbas para os alunos. Após o término da greve dos Técnicos Administrativos, será feita uma nova distribuição de auxílio financeiro a estudantes.

11) Informe sobre processos seletivos e sua judicialização na UFSCar, e sobre o processo seletivo extraordinário. O presidente informou que todos os processos seletivos da UFSCar terão que ter o mesmo rigor de um concurso público, com tempo para recursos entre cada fase. Dessa forma, o processo

(5)

5

deliberado que, por conta dessa judicialização, está cancelado o processo seletivo extraordinário, que havia sido aprovado na reunião anterior.

12) Pedido de prorrogação de prazo de Nádia Luna Kubota (mais seis meses). Aprovado por unanimidade, já que a referida aluna é bolsista FAPESP, não interferindo na distribuição de bolsas do PPGAS.

13) Atribuição de créditos para alunas de co-tutela Laura Cremonte e Dalila Ingrande. Ficou deliberado que o PPGAS irá entrar em contato com a ProPG para verificar a situação das referidas alunas.

14) Plataforma Sucupira. O Prof. Igor solicitou que todos atualizem o lattes, e informou que a parte qualitativa deverá dividida como foi feito no ano passado.

15) Gastos com carros. Abriu-se a discussão sobre os gastos com carros e ficou deliberado: 1. Para convidados que vem de dentro do estado de SP, o PPGAS não vai custear carro. 2. Convidados que vem de outros estados (voos), devem obrigatoriamente desembarcar em Araraquara ou Ribeirão Preto, devendo se evitar Campinas, nestes casos o PPGAS custeará os carros de ida e volta para os referidos aeroportos. 3. Para casos especiais, vota-se na CPG. Aprovado, por unanimidade, o carro para a convidada da próxima banca de mestrado, Profa. Dominique, ida e volta de São Paulo para São Carlos.

(6)

6

16) Homologação Resultados Exames. Exame de Qualificação:

• José Valdir Jesus de Santana (DO 2009), aprovado.

* As homologações de Atas de Teses de Doutorado e Dissertações de

Mestrado, estão condicionadas a entrega, pelo aluno, da versão definitiva do

exemplar.

17) Homologação de "ad-referendum".

Solicitação de Exame de Qualificação:

• José Valdir Jesus de Santana (DO 2009), para 12/03/2014;

Solicitação de Retorno às Atividades (Destrancamento de Matrícula)

• Alessandra Regina dos Santos (ME 2011), a partir de 27/03/2014.

Solicitação de Trancamento de Matrícula

• Karina Biondi (DO 2009), a partir de 11/03/2014;

• Tatiana Amaral Sanches Ferreira (ME 2011), a partir de 07/03/2014.

18) Solicitações Diversas.

Defesa de Dissertação de Mestrado:

Tatiana Amaral Sanches Ferreira (ME 2011) - para dia 09/05/2014 às 14 horas, a banca será composta por: Prof. Dr. Geraldo Luciano Andrello,

(7)

7

Profa. Dra. Dominique Gallois (USP).

Integralização de Créditos Cursados como Aluno Especial:

Márcio Oliveira de Castro Coelho (ME 2014) - disciplina ANT007 - Etnologia Indígena - Parentesco (Prof. Geraldo L. Andrello), cursada em 2012-01 - PPGAS/UFSCar.

Todas as solicitações foram aprovadas por unanimidade.

Nada mais havendo a tratar, o presidente deu por encerrada a sessão, agradecendo a presença de todos.

Referências

Documentos relacionados

De uma forma geral as medições efectuadas pelo sensor ASAR apresentam uma qualidade aceitável para a avaliação do recurso energético das ondas marítimas l como se pode

Então se esse requisito obrigatório não for legível, abre um leque de probabilidades para uma interpretação errada do profissional, podendo acarretar graves danos à saúde

Faculdade de Ciência e Tecnologia Departamento de Matemática Departamento de Engenharia Civil e Ambiental Departamento de Engenharia Electromecânica Departamento de Computadores

Para tal, constou de pesquisa de natureza aplicada à 4 sujeitos, os quais foram selecionados devido às suas condições de paraplegia Os dados coletados foram analisados de

Nos tanques de teto fixo acumula-se um volume apreciável de gases e vapores, sobre o nível do líquido armazenado, chamado de espaço de vapor, e o mecanismo principal das perdas e

Analysis of relief and toponymy of the landscape based on the interpretation of the military topographic survey: Altimetry, Hypsometry, Hydrography, Slopes, Solar orientation,

A assistência da equipe de enfermagem para a pessoa portadora de Diabetes Mellitus deve ser desenvolvida para um processo de educação em saúde que contribua para que a

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...