• Nenhum resultado encontrado

EMENTAS DO CURSO ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA - ÊNF. ELETRÔNICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EMENTAS DO CURSO ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA - ÊNF. ELETRÔNICA"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

EMENTAS DO CURSO ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA - ÊNF. ELETRÔNICA DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

EDA 1001 - ADMINISTRAÇÃO (3.0.0)3

Administração e Organização de Empresas. Métodos de Planejamento e Controle. Administração Financeira. Administração de Pessoal. Administração de Suprimento. Contabilidade e Balanço.

EDA 1002 - PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO I (4.0.0)4

A Engenharia e a Empresa Industrial. O PCP e os tipos de produção. Planejamento e delineamento. Previsão de vendas. Programação de Ordens e de Máquinas. Controle de estoque. Movimentação e acompanhamento. Aplicação do PERT-CPM.

EDA 1004 - FUNDAMENTOS DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA (4.0.0)4

Conceituação de segurança na Engenharia. Controle do Ambiente. Proteção coletiva e individual. Proteção contra incêndio. Riscos específicos na Engenharia Industrial. Controle de perdas e produtividade. Segurança no projeto. Análise e estatística de acidentes. Seleção, treinamento e motivação do pessoal. Normalização e legislação específica. Organização da segurança do trabalho na empresa. Segurança em atividade - extra - empresa.

EDA 1101 - ECONOMIA (3.0.0)3

Conceitos básicos. Os sistemas. O fluxo da riqueza. Setor externo. Setor Governamental. Setor monetário. Aspectos da microeconomia e macroeconomia. Engenharia Econômica. Generalidades.

EDA 1201 - EXPRESSÃO ORAL E ESCRITA (2.0.0)2

O processo de comunicação. Vocabulário. Revisão gramatical. Redação.

EDA 1301 - HUMANIDADES E CIENCIAS SOCIAIS II (2.0.0)2

Noções gerais de Direito. O Sistema constitucional Brasileiro. Noções de Direito Civil. Noções de Direito Comercial. A propriedade industrial. Sistemas de patentes. A marca.Transferência de tecnologia. Noções de Direito Administrativo. Noções de Direito do Trabalho. Noções de Direito Tributário. A regulamentação profissional.

EDA 1302 - PSICOLOGIA APLICADA AO TRABALHO (3.0.0)3

Psicologia como ciência. Civilização Tecnológica. O trabalho. Histórico. Elementos e situações envolvidos. Comportamento e desenvolvimento organizacionais. Conseqüências do avanço tecnológico nas organizações. Desenvolvimento organizacional e recursos humanos. Relações humanas no trabalho. As organizações do futuro.

EDA 1401 - METODOLOGIA CIENTÍFICA (2.0.0)2

Apreensão do conhecimento. Conhecimento como compreensão do mundo e como fundamentação da ação. Conhecimento filosófico e científico. Método de investigação científica. Ciência, técnica e tecnologia. Pesquisa científica. Expressão escrita na elaboração de trabalhos científicos. Normas para a produção de trabalhos científicos.

(2)

ELE 1041 - INTRODUÇÃO AOS CIRCUITOS ELÉTRICOS (3.2.0)4

Métodos e soluções de circuitos em regime permanente. Corrente contínua e alternada monofásica. Transformador ideal. Potência e energia.

PR: FSQ 1003

ELE 1042 - MATERIAIS ELÉTRICOS I (2.2.0)3

Estrutura da matéria. Materiais condutores industriais. Materiais isolantes. Materiais magnéticos. Semicondutores. Fibras óticas. Componentes eletrônicos existentes no mercado.

PR: FSQ 1003; FSQ 1006

ELE 1051 - CIRCUITOS ELÉTRICOS IV (5.2.0)6

Conceitos básicos. Propriedades de linearidade. Elementos ativos e passivos. Método de análise de circuitos de primeira ordem. Circuitos de segunda ordem.

PR: ELE 1041; MAD 1303

ELE 1052 - ELETROMAGNETISMO III (4.0.0)4

Análise Vetorial. Campo Elétrico e Densidade de Fluxo Elétrico. Energia e Potencial. Condutores Dielétricos e Capacitância. Equações de Poisson e Laplace. Campo Magnético Estacionário.

PR: FSQ 1004

ELE 1061 - CIRCUITOS ELÉTRICOS V (4.0.0)4

Resposta à função e Freqüência complexa. Circuitos acoplados magneticamente. Circuito no domínio da freqüência. Circuitos polifásicos. Série e transformada de FOURIER (revisão). Transformada de Laplace. Redes de dois acessos.

PR: ELE 1051; MAD 1304

ELE 1062 - ELETROMAGNETISMO IV (2.2.0)3

Forças magnéticas, materiais e indutância. Aplicações das equações de Maxwell para campos variáveis em relação ao tempo. Propagação e reflexão de ondas planas em meios isotópicos. Ondas planas e linhas de transmissão.

PR: ELE 1052

ELE 1076 - CONVERSÃO DE ENERGIA V (4.2.0)5

Princípios de conversão de energia. Transformadores. Princípios básicos de máquinas de corrente contínua e alternada (motores e geradores). Controle Eletrônico de Motores.

PR: ELE 1062

ELE 1101 - AUTOMAÇÃO DE SISTEMAS II (3.2.0)4

Controle de processos. Arquitetura de um computador dedicado ao controle. Controladores lógicos programáveis. Redes para automação industrial. Equipamentos de controle de processos.

(3)

ELE 1102 - PROJETO FINAL (ELETRÔNICA) (0.4.0)2

Desenvolvimento completo de um projeto de Engenharia Elétrica, ênfase Eletrônica sob a supervisão do Departamento. O assunto deverá ser escolhido de comum acordo com o Departamento, podendo o Projeto ser executado individualmente ou em grupo. Devem ser apresentados desenhos, memórias de cálculo e descritiva e especificações de fabricação. A defesa do projeto será feita oralmente e / ou por escrito a uma banca examinadora nomeada pelo Departamento de Engenharia Elétrica.

ELE 1151 - ELETRÔNICA V (4.2.0)5

Semicondutores e junção. Análise de circuitos com diodos. Retificadores monofásicos. Filtro capacitivo. Análise de circuitos com diodo Zener. Transistor bipolar. Análise estática de um estágio de amplificação com transistor bipolar. Estabilidade da polarização. Análise estática de um estágio amplificador com o transistor de efeito de campo.

PR: ELE 1041; ELE 1042

ELE 1152 - TECNOLOGIA DOS SEMICONDUTORES (1.2.0)2

Estruturas de bandas. Nível de Fermi nos semicondutores. Mecanismos de condução. Teoria da junção PN. Transistores de junção. Modelos Ebers-Moel e híbrido-pi. Tecnologia da fabricação de dispositivos semicondutores e CI em baixas e altas freqüências. Diodos PIN moduladores. Diodos de recuperação brusca e varactores. Diodos HOT-CARRIER. Efeito túnel e GUNN. Osciladores YIG.

PR: ELE 1042

ELE 1162 - MEDIDAS ELÉTRICAS E MAGNÉTICAS I (2.2.0)3

Erros em medidas. Medidores tipo: bobina móvel, ferro móvel eletrodinâmicos e eletrostáticos. Amperímetro. Voltímetro. Ohmímetro. Multímetro analógico e digital. Osciloscópio analógico e digital. Pontas de prova.

PR ELE 1151

ELE 1163 - ELETRÔNICA DIGITAL I (4.2.0)5

Sistemas de numeração. Portas e circuitos lógicos. Álgebra booleana. Síntese de circuitos combinacionais. Circuitos combinacionais integrados. Introdução aos circuitos sequenciais.

PR: ELE 1151

ELE 1164 - ELETRÔNICA VI (4.2.0)5

Análise dinâmica do transistor bipolar. Análise dinâmica do transistor por efeito de campo. Amplificadores de vários estágios. Acoplamento de amplificadores. Resposta em freqüência de amplificadores. Amplificadores para grandes sinais. Amplificadores sintonizados. Amplificadores de faixa larga.

PR: ELE 1151

ELE 1171 - CONTROLE E SERVOMECANISMO III (2.2.0)3

Definição de sistemas. Modelagem de sistemas dinâmicos. Representação no espaço e estado. Análise de sistemas discretos e contínuos, no domínio do tempo e da freqüência. Álgebra de blocos. Estabilidade.

(4)

ELE 1172 - ELETRÔNICA VII (3.2.0)4

Realimentação: Propriedades. Análise e projeto das topologias básicas de circuitos realimentados. Resposta em regime estacionário e transitório de amplificadores realimentados. Lugar das raízes e compensação. Osciladores senoidais.

PR: ELE 1164

ELE 1173 - ELETRÔNICA DIGITAL II (4.2.0)5

Circuitos Estáveis, Monoestáveis e Biestáveis. Sistemas seqüenciais. Contadores Síncronos e Assíncronos. Registradores. Circuitos Integrados Seqüenciais. Controladores.

PR: ELE 1163

ELE 1181 - CONTROLES E SERVOMECANISMOS IV (3.2.0)4

Conceituação dos problemas do controle. Sistemas a malha aberta e com retroação. Estrutura de controle linear e não linear. Técnicas clássicas da análise e projeto no domínio do tempo. Técnicas de identificação. Otimização.

PR: ELE 1171

ELE 1182 - ELETRÔNICA INDUSTRIAL I (3.2.0)4

Componentes retificadores industriais. Métodos de disparo de componentes retificadores. Geradores de pulsos de disparo. Retificadores polifásicos. Retificação controlada. Inversores polifásicos. Uso de elementos fotossensíveis na Indústria. Controle eletrônico de máquinas elétricas. Noções de Laser, Raios X e Infravermelho.

PR: ELE 1175(EL); ELE 1172(ELT)

ELE 1183 - CIRCUITOS INTEGRADOS I (2.2.0)3

Tecnologias monolíticas e híbridas de integração. Circuitos integrados digitais: características elétricas, estáticas e dinâmicas. Descrições lógicas funcionais. Aplicações. Cuidados e proteção contra descarga eletrostática. Circuitos integrados lineares: características elétricas estáticas e dinâmicas. Configurações internas típicas.

PR: ELE 1172

ELE 1185 - MICROPROCESSADORES I (3.2.0)4

Dispositivos lógico-programáveis. Organização e estrutura de um computador. Arquitetura interna e atividades básicas da CPU. Fases de execução de uma instrução. Sistema microprocessador. Endereçamento de memória e periférico.Temporização. Modos de endereçamento das instruções. Conjunto de instruções. Operações com memória tipo pilha. Prática de programação em linguagem de máquinas e "assembly". Programação de porta paralela, de "timer", de controlador de teclado-display. Rotinas de monitor.

PR: ELE 1173

ELE 1191 - CONTROLE DIGITAL (3.2.0)4

Equação diferencial. Transformada "Z". Teoria de Amostragem. Extrapoladores. Síntese de filtros digitais. Compensação de sistemas dinâmicos contínuos.

(5)

ELE 1192 - INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA I (2.2.0)3

Características de desempenho dos instrumentos. Tratamento de sinais analógicos. Conversão A/D e D/A. Dispositivos de medição digital e armazenamento de dados.

PR: ELE 1172

ELE 1193 – COMPUTADORES I (4.2.0)5

Redes locais. Meios de transmissão: par metálico, cabo coaxial, fibra óptica e espaço livre. Protocolos de acesso ao meio: CSMA, TOKEN RING, TDMA. Enlace de dados. Protocolos de enlace. Controle de fluxo. Interconexão de redes. Aspectos de segurança. Principais aplicações.

PR: ELE 1185

ELE 1194 - MICROPROCESSADORES II (3.2.0)4

Estrutura "pipeline". Paginação e segmentação de memória. Memória "cache". Conceito de memória real e vertical. Gerenciamento de memória. Controlador de DMA. Controlador de interrupção. Interfaces seriais. controlador de disco e vídeo. Processadores matemáticos. Ferramentas para programação em linguagem de máquina e "assembly". Sistemas operacionais. Introdução à linguagem "C". Microprocessadores com arquitetura RISC.

PR: ELE 1185

ELE 1195 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO (0.0.24)8

Estágio com duração de 01 semestre em uma indústria da área de Engenharia Elétrica, (ênfase em Eletrônica), sob a supervisão e controle da Escola. O acompanhamento e a avaliação se farão de acordo com as normas internas em vigor.

PR: MÍNIMO DE 160 CRÉDITOS

ELE 1261 - TELECOMUNICAÇÕES - VISÃO SISTÊMICA (4.0.0)4

Evolução histórica. Conceitos básicos sobre comutação, transmissão, infra-estrutura e rede. Equipamentos terminais. Introdução ao tráfego telefônico. Planos estruturais. Serviços de telecomunicações. Digitalização de rede. RDSI. Rede do futuro.

PR: ELE 1151

FSQ 1001 - FÍSICA I (4.2.0)5

O método científico; as leis físicas; medidas físicas; grandezas relevantes. Fundamentos da Mecânica Clássica. O modelo da partícula. Interação entre partículas. Movimento da partícula. Leis de Newton. Cinemática escalar e vetorial. Conservação do momento linear. Trabalho e energia. Conservação da energia mecânica. Momento angular e torque. Conservação do momento angular. Forças Centrais. Interação em 1/r2 Gravitacional e Coulombiana.

FSQ 1002 - FÍSICA II (4.2.0)5

O Modelo do corpo rígido, aplicação das leis do movimento. Modelo molecular dos gases: teoria cinética. Definição microscópica de pressão, temperatura e energia interna. Equação de estado. Calores específicos dos gases. Estatística clássica: Maxwell-Boltzmam. Princípios da Termodinâmica: energia interna e entropia; reversibilidade. Modelos microscópicos dos fluidos não compressíveis; estática e dinâmica dos fluidos. Força restauradora; movimentos oscilatórios; movimento harmônico simples e amortecido. Ressonância. Ondas em meios materiais em uma dimensão; equação diferencial da corda sob tensão e da propagação do som no ar. Interferência e batimento. Ondas estacionárias. Efeito Doppler.

(6)

FSQ 1003 - FÍSICA III (4.2.0)5

Introdução ao estudo do campo eletromagnético. Carga e matéria. Eletrostática. O campo elétrico. Lei de Gauss. Potencial elétrico. Capacitores e dielétricos. Corrente e resistência. Força eletromotriz e circuitos de corrente contínua. Malhas. Circuitos equivalentes. Eletromagnetismo - O campo magnético. Lei de Ampére. Lei de Faraday. Indutância. Propriedades magnéticas da matéria. Circuitos de corrente alternada. Correntes de deslocamento. As equações de Maxwell.

PR: FSQ 1001; MAD 1302

FSQ 1004 - FÍSICA IV (4.2.0)5

Equações de Maxwell. Ondas eletromagnéticas. Ótica Física. Polarização. Noções de Teoria da Relatividade Restrita. Introdução a Mecânica Quântica. Efeito Fotoelétrico. Efeito Compton: Comportamento da luz como partícula. Introdução a Física Atômica e Nuclear. Comportamento Ondulatório das Partículas. Experiência da Dupla Fenda. Princípio da Incerteza.

PR: FSQ 1003

FSQ 1101 - CORROSÃO E PROTEÇÃO (4.0.0)0

Introdução ao estudo da corrosão. A importância do Estudo da Corrosão. Oxidação e Redução. Série eletromotriz dos elementos. Potencial de eletrodo. Pilhas de Corrosão. Tipos e formas de Corrosão. Corrosão Eletroquímica. Velocidade da Corrosão. Oxidação em altas temperaturas. Influência de fatores mecânicos na Corrosão. Proteção contra a Corrosão. Modificação do meio corrosivo e nos metais. Emprego de revestimentos metálicos. Limpeza e preparo de superfícies. Emprego de revestimentos não metálicos inorgânicos e orgânicos. Proteção Anódica. Proteção catódica galvânica e por corrente impressa. Normas técnicas. Estudo de um sistema de proteção catódica.

PR: FSQ 1006 ou FSQ 1702

FSQ 1201 - CIÊNCIAS DO AMBIENTE (2.0.0)2

Noções Gerais de Ecologia. Energia nos Sistemas Ecológicos. Ciclos bioquímicos. Crescimento das Populações. Comunidades e Ecossistemas. Relação entre os Seres Vivos. Principais Biomas da Terra. Biociclos Dulcícola e Marinho. Fitogeografia do Brasil.

FSQ 1702 - QUÍMICA (4.2.0)5

Ligações Químicas: Princípio Energético das Ligações. Propriedades Físicas, Químicas e Físico-Químicas dos compostos em função das ligações. Núcleo Atômico, Forças nucleares atuantes, Estabilidade Nuclear. Emissões Radioativas, Cinética das Emissões, Aplicações da energia nuclear e reatores. Termodinâmica química. Reações endo e exotérmicas. Lei de Hess. Variação da entalpia e energia livre. Eletroquímica. Pilhas. Eletrólises. Lei de Faraday. Corrosão. Defesa anticorrosiva. Materiais de engenharia.

MAD 1001 - DESENHO (6.0.0)6

Desenho técnico como linguagem universal. Adestramento no uso de material e instrumentos de desenho. Padronização e normalização. Desenho de letras e símbolos. Dimensionamento. Cotagem de desenhos. Esboço cotado. Projeções ortogonais. Vistas ortográficas principais. Vistas auxiliares. Perspectiva paralela e axométrica. Leitura e interpretação de desenhos. Elementos básicos de geometria descritiva. Sistema projetivo de Gaspard Monge. Estudo projetivo do ponto, da reta e do plano. Métodos descritivos.

(7)

MAD 1002 - DESENHO TÉCNICO I (4.0.0)4

Vistas auxiliares. Vistas auxiliares seccionais. Tratamentos convencionais aplicados à vistas e a cortes. Normas brasileiras e estrangeiras. Desenho e especificação de roscas. Elementos de união permanente: rebites e solda. Desenho de tubulações. Desenho de estruturas de concreto armado. Desenho de circuitos elétricos.

PR: MAD 1001

MAD 1301 - CÁCULO I (6.0.0)6

Função e Limite. Continuidade. Derivação. Aplicações das derivadas. Integral indefinida. Funções transcendentes elementares. Funções hiperbólicas. Métodos de integração. Integral definida. Cálculo de áreas e volumes. Cônicas.

MAD 1302 - CÁLCULO II (6.0.0)6

Reta e Plano. Quádricas e Superfícies. Funções de várias Variáveis. Derivadas Parciais. Diferencial. Derivada direcional. Integrais múltiplas. Integral de linha. Teoremas de Green, Gauss e Stokes.

PR: MAD 1301

MAD 1303 - CÁLCULO III (4.0.0)4

Séries numéricas. Série de funções. Intervalo de convergência. Derivação e Integração de Séries.Equações diferenciais ordinárias de 1a ordem. Equações diferenciais ordinárias lineares de ordem superior. Resolução de equações diferenciais por série de potências.

PR: MAD 1302

MAD 1304 - CÁLCULO IV (4.0.0)4

Transformada em Laplace. Funções de variável complexa. Séries de Fourier. Equações diferenciais de derivadas parciais.

PR: MAD 1302

MAD 1401 - PROCESSAMENTO DE DADOS (2.2.0)3

Conceitos básicos de computação. Aplicações típicas de computadores digitais. Linguagens básicas e sistemas operacionais. Algoritmos, técnicas de programação. Estudo de uma linguagem de alto nível e execução de programas. Simulação e otimização aplicadas em sistemas de engenharia.

MAD 1402 - CÁLCULO NUMÉRICO (2.2.0)3

Erros. Introdução e Sistemas Operacionais. Solução de equações de sistemas lineares por métodos iterativos. Integração numérica. Soluções numéricas de equações diferenciais ordinárias. Interpolação Polinomial. Resolução de exercícios com calculadoras eletrônicas e computadores.

(8)

MAD 1501 - ALGEBRA LINEAR I (4.0.0)4

Matrizes e determinantes. Resolução de sistemas lineares. Vetores e operações. Espaço vetorial. Transformação linear. Autovalores e autovetores. Diagonallização. Produto interno.

MAD 1601 - PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA (4.0.0)4

Probabilidade. Conceito. Axiomas e principais teoremas. Variáveis aleatórias e distribuições de probabilidades. Caracterização adicional das variáveis aleatórias. Principais distribuições discretas e contínuas. Teoria da amostragem. Teoria da estimação. Testes de hipóteses.

PR: MAD 1301

MEC 1003 - MECÂNICA III (4.0.0)4

Estática da partícula. Estática dos Corpos Rígidos. Centróides e Baricentros. Cinemática das Partículas. Dinâmica das Partículas.

PR: MAD 1501; MAD 1301; FSQ 1001

MEC 1006 - RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS III (4.0.0)4

Conceito de tensão, tensão e deformação, cargas axiais, torção, flexão pura, barras submetidas a carregamento transversal e análise de tensões e deformações.

PR: MEC 1003

MEC 1007 - FENÔMENOS DE TRANSPORTE (3.2.0)4

Noções Fundamentais dos Fluidos. Estática dos Fluidos. Cinemática e Dinâmica dos Fluidos. Análise Dimensional e Similaridade. Viscosidade, resistência ao escoamento. Fundamentos de Transmissão de Calor. Condução em regime permanente. Transferência de Calor por convecção e radiação. Transferência de massa.

Laboratório: Medidas de Pressão, velocidade, razão, viscosidade dos fluidos e perda de carga. Potência

de bombas.

PR: FSQ 1002; MAD 1302

MEC 1502 - NORMALIZAÇÃO E CONFIABILIDADE (4.0.0)4

Fundamentos de Qualidade: Conceitos básicos, evolução dos sistemas da qualidade, novo enfoque da qualidade. Gestão pela Qualidade Total. Normalização: Princípios e Vantagens. A Normalização nas Empresas. Normas ISO Série 9000. Confiabilidade: Conceitos. Fundamentos. Variabilidade do Processo. Estatísticas da Qualidade. Principais Distribuições. Estatísticas. Técnicas Gráficas para Solução de Problemas. Controle Estatístico da Qualidade. Inspeções e Amostragens.

(9)

DISCIPLINAS OPTATIVAS

EDA 1102 - ECONOMIA NA ENGENHARIA (4.0.0)4

Matemática financeira. Juros simples e compostos. Taxas nominal e efetiva. Valor atual. Equivalência. Fórmulas de juros e fatores de acumulação de capital e de valor atual. Fatores de formação e recuperação de capital. Série gradiente. Depreciação. Substituição de equipamentos industriais. Depreciação física e funcional. Métodos de depreciação. Vida média e expectativa de vida. Investimentos. Método do valor atual, do custo anual e da taxa de retorno. Taxas de atratividade. Critérios de decisão.

EDA 1501 - EDUCAÇÃO FÍSICA (0.2.0)1

Prática esportiva compreendendo as opções entre os seguintes esportes: Basquetebol, Voleibol, Futebol de salão, "hand-ball", ginástica e natação.

EDA 1601 - INGLÊS INSTRUMENTAL I (2.0.0)2

“English for Specific Purposes": introdução. Leitura e compreensão de texto: estratégias de leitura. Organização e partes do texto. Tópicos gramaticais. Estudo do vocabulário. Leitura crítica.

EDA 1701 - INGLÊS INSTRUMENTAL II (2.0.0)2

“English for Specific Purposes". Revisão das estratégias de leitura. Leitura e compreensão de texto. Organização do discurso. Tópicos gramaticais. Estudo lexical. Estudo semântico. Leitura crítica.

EDA 1801 - PROCESSO DECISÓRIO (3.0.0)3

A disciplina trata de forma prática-vivencial temas que convergem para a tomada de decisão e para as questões que melhoram as relações interpessoais e empresariais. Perpassam os assuntos a serem tratados pelas questões sobre a Iniciativa. Confiança. Motivação. Liderança. Decisão. Armadilhas de Decisão e Teoria do Caos. Comunicação. linguagem, cinestesia e influências voltadas para as relações interpessoais e criatividade.

ELE 1071 - INSTALAÇÕES ELÉTRICAS I (2.0.0)2

Noções básicas de luminotécnica. Instalações prediais de luz e força. Instalações para força motriz. Instalações de para-raio.

PR: ELE 1063

ELE 1103 - TÓPICOS ESPECIAIS DE ELETRÔNICA (2.2.0)3

Ementa variável com o tópico a ser abordado.

PR: variável conforme ementa.

ELE 1104 - SOFTWARE BÁSICO (2.2.0)3

Tradutores: Montador, Compilador e Interpretador. Ligador. Carregador (Loader). Deparador. Microprogramação. Sistemas Operacionais. Multiprogramação. Multiprocessamento. Comunicação entre processos. Escalonamento. Gerência de Memória. Gerência de Periféricos.

(10)

ELE 1174 - CIRCUITOS ELÉTRICOS VI (3.2.0)4

Funções de rede e realizibilidade. Filtros. Formas Canônicas (Forster e Caver). Técnicas de aproximação (Bode, Butterworth, Chebyshev, Bessel e Elítica ou Caver). Síntese de filtros passivos. Síntese de filtros ativos. Dimensionamento de filtros reais.

PR: ELE 1061

ELE 1184 - ELETRÔNICA VIII (3.2.0)4

Amplificadores de potência: classes de operação. Eficiência do circuito de coletor e dissipação térmica. Amplificador "push-pull”: configuração de entrada e saída, análise dos estágios típicos, configurações especiais. Comparadores: tipos e aplicação. Conversão analógica-digital e digital-analógica.

PR: ELE 1172

ELE 1203 - MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE TV (2.2.0)3

Estúdio de gravação: instalação elétrica, tratamento e isolamento acústico, grade de iluminação e ar condicionado. Gravação de vídeo: câmera de estúdio, câmera portátil, CCD, máquinas de gravação de vídeo-tape (quadruplese, helicoidal, U-Matic, Betacacan). Gravação. Edição: Máquina/Máquina, com computador, com gerador de caracteres de efeitos especiais. Sistema de geração de gráficos por computador. Tópicos atuais.

PR: ELE 1292

ELE 1210 - FUNDAMENTOS EM TELECOMUNICAÇÕES (2.0.0)2

Modulação. Digitalização de sinais Analógicos. Modem analógico, Digital e Ótico . Cabeamento. Redes de Computadores. Equipamentos de testes. ADSL

ELE 1271 - PRINCÍPIOS DE TELECOMUNICAÇÕES (4.0.0)4

Análise do sinal. Transmissão de sinal. Espectro da densidade de potência. Modulação em amplitude, angular e por código de pulso. Desempenho dos sistemas de comunicações. Análise de ruído.

PR: ELE 1261

ELE 1272 - COMUNICAÇÃO DE DADOS (4.0.0)4

Conceitos de "Hardware", "Software" e "Firmeware". Sistemas Computacionais. Redes de teleprocessamentos. Protocolos de Comunicação. Arquiteturas fechadas e abertas. Modens e interfaces. Técnicas de roteamento. Modos de transmissão de dados. Processadores de comutação e controladores de comunicação. Banco de Dados.

PR: MAD 1401

ELE 1281 - COMUTAÇÃO ANALÓGICA E DIGITAL (4.0.0)4

Evolução histórica. Central comutadora: manual e automática. Sistemas eletromecânicos. Sistemas eletrônicos especiais e temporais. RDSI.

(11)

ELE 1282 - MICROONDAS (2.2.0)3

Ondas eletromagnéticas planas. Ondas guiadas. Teoria geral das linhas de transmissão. Linhas de transmissão em alta freqüência. Cabos coaxiais e guias de onda. Modos TE e TM. dispositivos passivos. Circuitos e antenas. Noções sobre microlinhas. Dispositivos ativos. Medidas em linhas e guias nas faixas de UHF e SHF.

PR: ELE 1062

ELE 1287 - MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE RÁDIO (2.2.0)3

Análise de circuitos e componentes. Prática de manutenção preventiva e corretiva. Prática de instalações. Análise de projetos específicos. Normas técnicas. Ensaios e controle de qualidade.

PR: ELE 1271

ELE 1292 - TELEVISÃO I (3.2.0)4

Estudo do Sistema de TV acromática. Noções de colorimetria. Princípios de TV cromática. O Sinal de crominância e compatibilidade. O Sistema PAL e outros. Estudo básico do receptor. Transdutores Fotoelétricos.

PR: ELE 1172

MAD 1101 - DESENHO TÉCNICO II (4.0.0)4

Desenho de esquemas elétricos. Desenho de instalações de baixa tensão. Desenho de linhas de distribuição elétrica e de estruturas. Desenho de linhas de transmissão elétrica e de estrutura de linhas. Desenho de instalações de alta tensão. Subestações consumidoras. Desenho de instalação de equipamentos elétricos e eletrônicos. Desenho mecânico aplicado a equipamentos elétricos eletrônicos.

PR: MAD 1002

MEC 1505 - GESTÃO DA PRODUÇÃO (4.0.0)4

Ferramentas e técnicas de planejamento. Quando, como, porque e para que planejar. Métodos de planejamento: alternativas, custos e limites. Planejamento dos recursos de manufatura (MRP), método Kamban, Just-in-time (J/T) - Tecnologia de produção otimizada - OPT. Qualidade.

Referências

Documentos relacionados

A alternativa de um reestudo do processo, que resultou na hipótese de instalação de um sistema de lavagem em forma de cascata na etapa de enxágüe, onde diminuiria o araste dos

Nesse contexto, ao oferecer o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) em Saúde Estética, a UFPE afirma sua vocação para a formação de recursos humanos de qualidade

diria, mesmo, mais: temos no próprio Freud um exemplo que prova que sua fórmula, segundo a qual a perversão é o negativo da neurose, não deve ser tomada como o foi durante muito

Engenharia Elétrica Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia

Como sugestões para trabalhos futuros ficam: a comparação da compensação de LTs de diferentes comprimentos e classes de tensão através de simulações; a variação do local a ser

Em termos de impactos sociais (Tabela 8) observa-se uma sobrerrepresentação daqueles que consideram que o segundo confinamento estava a ser mais difícil, acham que as

Em caso de apresentação de justificativa, devidamente aprovada pelo Departamento de Engenharia Elétrica e Eletrônica, para ausência em uma ou mais avaliações teóricas,

Em sendo o empregador o sujeito ativo do assédio sexual, obviamente sobre ele recairá a responsabilidade civil pelas indenizações a serem pagas ao assediado. Mas, de igual forma,