• Nenhum resultado encontrado

GLOSSÁRIO SINTÉTICO FILOSOFIA HERMÉTICA. Página 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GLOSSÁRIO SINTÉTICO FILOSOFIA HERMÉTICA. Página 1"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

O glossário sintético foi organizado por Roberto de Paula Braga (Menhenúfis) com a finalidade de proporcionar, aos estudiosos, pesquisadores e demais interessados na Sabedoria Divina, informações iniciais sobre os ensinamentos de HERMES/TOTH, retransmitidos na atualidade pelo Venerável Mestre Akron, dentre inúmeros outros assuntos.

Portanto, de nenhuma forma esgotam os temas; apenas os introduzem. Para aqueles que desejarem se aprofundar nessa sabedoria, recomendamos as seguintes obras: “Os Papiros Sagrados de Hermes” e “Glossário Ocultista — Dicionário OFO”, estes, sim, especialmente elaborados para proporcionar a compreensão da Ciência Sagrada.

AKRON: há 5.000 ciclos de Rá (anos), no antigo País de Kam (Egito), nasceu um curumim (menino)

muito especial, filho do respeitável e insigne Sacerdote Astrakron, irmão do Divino Faraó Menhenés. O sobrinho carnal do rei foi levado e entregue, por seus pais, aos Grandes Hierofantes do misterioso Templo dos Sete Portais do Sol, localizado na cidade sagrada de Heliópolis, onde foi preparado para o que lhe seria destinado. Portanto, esse curumim recebeu todos os conhecimentos de uma Sabedoria Primordial, guardada e preservada, zelosamente, por aqueles Veneráveis preceptores.

Ainda bem jovem, vencidos todos os difíceis obstáculos e transpostas brilhante e galhardamente todas as provas e etapas da Iniciação Espiritual daquele longínquo tempo, Akron foi escolhido para ser o Sumo Pontífice Hierofante de todo o reino. Isto é, ele seria o responsável por todos os BAHS (almas) do Egito e sob sua direção estaria toda a influente e poderosa casta sacerdotal egípcia, assim como a maravilhosa doutrina filosófica e religiosa originária dos Papiros Sagrados de Hermes/TOTH. Tamanha incumbência e responsabilidade jamais haviam sido outorgadas a outro homem tão jovem. Mas Akron era diferente!

A missão do Venerável Akron, em nosso tempo, foi retransmitir a Sabedoria Divina ou Ciência Oculta originária dos Papiros Sagrados de Hermes/TOTH, para que a humanidade tivesse conhecimento e acesso a essa Verdade Primordial, libertando-se, em consequência, dos laços da superstição e das interpretações errôneas da realidade divina, bem como a compreensão do incognoscível, partindo, em decorrência, para outro caminho de realizações.

ALMA: é o veículo para a manifestação do Espírito na fôrma, ou seja, os lados imanifestados dos

4ºs planos de todos os Sistemas de Evolução no Universo. É conhecida também como personalidade, ego, eu inferior, mente objetiva, mente concreta ou lunar, que anima as formas ou os corpos densos em cada reencarnação. Os egípcios a chamavam de BAH.

ALMAS GÊMEAS E ALMAS IRMÃS: são duas qualificações distintas, pois as primeiras são companheiras kármicas, ligadas entre si em várias vidas, e que necessitam desligar-se para se libertarem dessa vinculação passada. As almas irmãs, por sua vez, são as contrapartes verdadeiras de uma mesma família espiritual, que vivem suas experiências de forma separada, individual, sem nunca se unirem carnalmente, mas que, no final das experiências, se integrarão, concretizando o verdadeiro matrimônio espiritual.

AMON: o mesmo que Deus Único, na Sabedoria do antigo Egito, ou seja, a manifestação suprema da Divindade que governa o nosso Universo. É o mesmo que Allah, Brahman, God etc. Sua

(2)

constituição tríplice é denominada de AMON ou 1º Logos, AMON-RÁ ou 2º Logos e AMON-RÊ ou 3º Logos.

ANTICRISTO: no ocultismo, é a personificação de todas as forças que se opõem ao Cristo. É a criatura humana que representa e manifesta essas forças negativas, ciclicamente ou não.

ANTROPOGÊNESE: a ideia essencial da Ciência ou Sabedoria Divina é o conhecimento do Ser e o

aperfeiçoamento da mente humana, ou seja, o conhecimento de si próprio, porque o ser humano é o ponto principal para o qual gravita todo o Universo.

ARCANOS SAGRADOS: são os segredos ou mistérios ocultos, a Sabedoria Divina, que é transmitida somente aos Iniciados ou aos candidatos à Iniciação. Basicamente são os ensinamentos dos Papiros Sagrados de Hermes.

AS HISTÓRIAS DO VOVÔ BENEDITO: é uma cartilha oferecida pelo Mestre Akron, composta de dez historinhas infantis, magnificamente ilustradas e dedicadas aos jovens dos “7 aos 70 anos”. O conteúdo singular, de interessante e profundo alcance, é um agradável estimulo à fantasia e à percepção do sutil.

AS TRÊS AMÉRICAS E SUA IMPORTÂNCIA NO CONTEXTO EVOLUTIVO CONTINENTAL: são o berço e o campo das realizações da 6ª Raça Mãe ou Raiz, que, progressiva e paulatinamente, vai substituindo a 5ª Raça Mãe, a atual Ariana, que está terminando sua manifestação.

ASTRAKRON: nome do Pai de Akron, que foi o irmão carnal do Divino Faraó Menhenés. Pela sua origem e estirpe, era muito respeitado e acatado por todo o País de Kam (Egito), que tributava ao grande sacerdote e seu augusto irmão (o Rei) todas as considerações e homenagens. Seu filho Akron foi por ele encaminhado para sua memorável destinação.

AVATAR: é a manifestação humana cíclica da divindade, que comparece em meio à humanidade para compreendê-la e ajudá-la em suas necessidades evolutivas e aspirações espirituais.

BASTH: nome egípcio da divindade do Mal, representada simbolicamente por um animal — o gato, na cor preta. É a besta-fera, é o animal que existe dentro de cada ser humano.

BRASIL: maior país da América do Sul e líder continental, que se tornará o centro de irradiação mundial das metas e objetivos de uma nova Era, a de Aquário, para as três Américas e o resto do Mundo.

BRASÍLIA: pelas suas características especialíssimas, a capital e sede do Governo Temporal do Brasil já tem e terá participação futura muito importante na evolução do Brasil e deste planeta.

CÁBALA OU CABALA: Sabedoria Oculta dos judeus derivada de doutrinas secretas mais antigas, especialmente a Ciência Divina do antigo Egito, originária dos Papiros Sagrados de Hermes, apreendida, levada, adaptada e introduzida por Moisés, para o seu povo.

CASTA SACERDOTAL — SUA IMPORTÂNCIA E PAPEL NO ANTIGO EGITO: representava a classe social de sacerdotes e sacerdotisas que sempre, através dos tempos, exerceu grande importância na vida de certos países. Por exemplo, a poderosa e influente casta sacerdotal no antigo País de Kam (Egito) ficava, hierarquicamente, somente abaixo do faraó, da rainha e do chefe dos exércitos. No entanto, sob a direção do seu Sumo Pontífice Hierofante, assessorava o Rei e seu governo em todos os aspectos religiosos, políticos, filosóficos, culturais e sociais do país. Após o início da segunda dinastia, essa participação aumentou consideravelmente, com outros objetivos e

(3)

interesses mais pessoais, materiais e políticos, tornando-se muito poderosa, influente e temida. No tempo do Venerável Sumo Pontífice Hierofante Akron, a casta sacerdotal egípcia era composta das seguintes categorias, tanto para os homens como para as mulheres:

Não iniciados, Iniciados e

Além dos Iniciados.

CHAKRAN: redemoinho de energia interna que impulsiona o cordão da vida (fio de Sutratmã), despertando determinados pontos nos corpos do ser humano, dando-lhe assim a consciência de sua ligação divina. Ao contrário do que se diz, ninguém desperta um chakran. O despertamento dele é a Iniciação que cada Menhenés ou Manu ou Mestre de Sabedoria, a partir da 3ª Raça-Mãe (Lemuriana), passou a dar aos seres humanos.

CICLOS DE RÁ: significava, no final da primeira dinastia do antigo Egito, período de tempo (um ano ou anos), ou seja, o percurso feito pelo Sol (RÁ) durante o período de 12 meses, no calendário egípcio daquela época.

CIÊNCIA DIVINA, SAGRADA OU OCULTA: Sabedoria Primordial trazida, ensinada e legada pelo primeiro Ser de origem divina que pisou este planeta, conhecido como Hermes — o Trimegisto.

CONSELHO SECRETO DOS 21: era o misterioso conjunto de 21 Sacerdotes Hierofantes do 7º Ponto que, detentores dos mais profundos e secretos conhecimentos, assessoravam o Sumo Pontífice Hierofante e o Faraó nos mais difíceis e delicados problemas do antigo País de Kam (Egito), há 5.000. Eram, simultaneamente, os guardiões da Arca Sagrada e seus segredos.

CORPO: veículo material múltiplo do ser humano porque, por seu intermédio, ele pode

manifestar-se, simultaneamente, em diversos planos do planeta Terra.

COSMOGÊNESE: com a letra inicial "C" é o estudo sobre a origem, constituição e evolução de um Sistema Solar.

CRISTO: é a Força Logoica, o Filho do Logos que se manifesta através de um Avatar. No antigo Egito era conhecido como OSÍRIS.

DEUS: Ser Supremo, Senhor do Universo. Na Sabedoria do antigo Egito é conhecido como AMON e

seu tríplice aspecto.

DIVINDADE: é a deidade, a Natureza Divina, o Ser Supremo, sua essência e manifestação no

Universo, conhecida na Sabedoria Espiritual do antigo Egito como AMON, AMON-RÁ, AMON-RÊ e todas as suas expressões.

DOUTRINA EGÍPCIA: são todos os ensinamentos originários dos Papiros Sagrados de Hermes, que constituem a Sabedoria ou Ciência Divina do antigo País de Kam (Egito).

EGITO: nome mais moderno e conhecido do antigo País de Kam, como era denominado no passado.

EGO: no sentido humano, é a alma ou personalidade. No sentido espiritual, é a Consciência Superior do ser humano.

EGRÉGORA: forma mental criada pelos seres humanos, que constitui um núcleo energético, assegurando aos participantes um campo de trabalho adequado e seguro.

(4)

ELEMENTAIS: são Seres da Natureza, materiais, porém invisíveis para nós; são a essência dos elementos da Natureza.

ELEMENTÁRIOS: energia oriunda de tudo que possa ser considerado como excremento. Não

confundir com elemental, que é outra coisa.

ENERGIA: força do Universo que não pode ser criada ou destruída, mas, sim, transmutada. Ela tem

vários aspectos em sua manifestação.

ERA: também conhecida como Época; é um período de tempo. Na Ciência Oculta, corresponde a 2.160 anos.

ESCARAVELHO SAGRADO: dentro da Sabedoria do antigo Egito, no extraordinário simbolismo desse singular inseto, são representados os aspectos da Divindade, assim como o nascimento, a morte e a reencarnação do ser humano.

ESFINGE: seu nome verdadeiro, na Sabedoria do antigo Egito, é Harmakis-Khepepera. Segundo os

ensinamentos do Venerável Mestre Akron, sua construção tem cerca de 200.000 anos.

ESOTERISMO: doutrina ou filosofia que preconiza o estudo da verdade, reservada a um número restrito de candidatos à Iniciação. É o mesmo que Ocultismo, porque é encontrar o lado oculto das coisas, a verdade não revelada publicamente.

ESPIRITISMO: no antigo Egito, essa doutrina, que na atualidade é de conhecimento e domínio público, era reservada e professada no âmbito das Escolas Iniciáticas, para que a necessária discrição e domínio perfeito do trabalho, sob correta e competente direção, não fosse distorcida em suas verdadeiras finalidades e objetivos.

ESPÍRITO: KÁ ou KAH, como era denominado na Sabedoria do antigo Egito, é a parte imortal e eterna da própria Divindade.

ÉTER: ensinou o Venerável Mestre Akron: É a energia ou essência primordial de todos os Sistemas

de Evolução dentro do Universo, através dos quais se difundem os elementos da Natureza.

EXTRATERRESTRES: a humanidade do planeta Terra não poderia ter surgido, desenvolvido e se aperfeiçoado não fosse a participação e o auxílio de Seres mais antigos e inteligentes. Esta lógica é a razão de outros Seres de fora deste planeta — os extraterrestres — permanecerem ainda entre nós.

FAMÍLIA ESPIRITUAL: são 12 seres humanos (10 + 2), isto é: cinco (5) duplos, mais dois (2), filhos de um aspecto egoico. Exemplo: Jesus e seus 12 apóstolos; o Mestre Akron e sua família etc.

FECUNDAÇÃO KÓSMICA: a maravilhosa Sabedoria do antigo Egito, baseada nos Papiros Sagrados de Hermes, esclarece que a fertilização em todo o Universo ocorre como um processo natural e fundamental para a geração e evolução de todos os Sistemas Evolutivos.

FESTIVAL DE WESAK: na primeira lua cheia de maio, tradicionalmente, no Oriente (Egito e Índia), sempre foi celebrado um festival relacionado com uma Força Divina e sua importantíssima atuação nesse evento. Na atualidade, o Ocidente também celebra o evento, porém sem conhecer, ocultistamente, a sua razão e origem.

FILOSOFIA HERMÉTICA: denominação mais moderna da Ciência Divina ou Sagrada, trazida, ensinada e legada por Hermes — o Trimegisto, o primeiro Ser Divino que, de fora deste planeta

(5)

Terra, aqui aportou para esclarecer e orientar a humanidade. Essa Sabedoria é estudada no livro Os Papiros Sagrados de Hermes.

FLOR DE LÓTUS: as características simbólicas dessa singular e maravilhosa flor tão venerada no Oriente, além de representar o Alto Egito, descrevem as transformações evolutivas da atualidade, assim como os episódios relacionados com o Avatar da Era de Aquário e sua vivência humana entre nós.

FÔRMA E FORMA: são dois conceitos importantes e distintos, porque fôrma é o molde que dá origem à forma correspondente, e a forma é a manifestação da fôrma.

FRASES ÁUREAS DE AKRON: são as magistrais expressões do pensamento e da Sabedoria do Venerável Mestre Akron, enunciadas a partir de 1959 e, posteriormente, compiladas e publicadas por um antigo discípulo — Menhenúfis.

FRATERNIDADE: irmandade, amizade, harmonia. E o que se constata na atualidade é a

desarmonia, o sentimento antifraterno dentro da humanidade. Por isso, a Sabedoria da Vida é essencial para o restabelecimento do equilíbrio de tudo, ou seja, da harmonia, da fraternidade. Para que isso possa ocorrer, é necessário o conhecimento de si mesmo e nosso relacionamento fraterno com nossos semelhantes.

G.O.M.: sigla do Governo Oculto do Mundo, a Direção Espiritual do planeta Terra, de onde partem as diretrizes e determinações necessárias para que sejam realizadas as programações e os objetivos estabelecidos. Periodicamente, o GOM envia os seus Representantes para este mundo.

GLOSSÁRIO OCULTISTA — DICIONÁRIO OFO: obra de apoio útil e oportuno para o estudioso e pesquisador. Editado e lançado em 1997, tem por finalidade proporcionar informações e esclarecimentos sobre a terminologia egípcia usada habitualmente pelo Venerável Mestre Akron no antigo Egito, há 5.000 anos e, posteriormente, dentro da OFO, no Brasil. Simultaneamente, oferece ao leitor a interpretação correta das palavras usadas pelo Mestre. O autor (Menhenúfis) também inseriu o seu selo egípcio e um símbolo na última capa para ser analisado e interpretado pelos leitores.

GALÁXIA OU NEBULOSAS: por suas gigantescas dimensões, esses Sistemas Evolutivos são, no sentido proporcional, o segundo maior programa no Universo. O primeiro e maior de todos é o próprio Universo, que contém em si todas as galáxias ou nebulosas e, dentre elas, a nossa maravilhosa galáxia — a Via Látea.

HÁ 5.000 CICLOS DE RÁ: A OFO E A FRATERNIDADE FLOR DE LÓTUS: é a história do antigo País de

Kam no tempo do último Faraó Divino — Menhenés, há 5.000 anos, com a participação de uma família espiritual do Sumo Pontífice Hierofante Akron, a fundação da OFO e o surgimento da Fraternidade de Flor de Lótus. Por recomendação do próprio Mestre, foi publicado em 1983 (1º ed.). Consideramos muito importante a leitura desse livro.

HELIÓPOLIS: famosa cidade das Escrituras Sagradas, a Cidade do Sol, como assim proclamaram e registraram, inteligentemente, os antigos gregos. Dentro das tradições bíblicas, é conhecida como a Cidade de OM, ou seja, da palavra sagrada, do Sopro Divino. O que teria feito com que os outros povos e o antigo Egito, por intermédio dos seus representantes mais cultos e mais célebres, tivessem tanta admiração, devotamento e respeito a essa cidade? Já pensou nisso?

(6)

HERMES O TRIMEGISTO: denominação dada, mais tarde, pelos antigos gregos, ao mais elevado e sábio Ser Divino que, vindo de fora deste planeta, aqui aportou para ensinar, orientar e conduzir a humanidade da Terra em sua trajetória inicial. A Sabedoria ensinada e legada por ele encontra-se no livro Os Papiros Sagrados de Hermes e é a baencontra-se fundamental de todo o saber existente; foi a razão de ser da Escola Sincromática de Akron, na OFO.

HIEROFANTES: denominação da mais elevada graduação sacerdotal no antigo Egito e adotada, também, posteriormente, na antiguidade. São aqueles que se aprofundam e têm o acesso aos mais elevados conhecimentos da Ciência Oculta. São também aqueles que ensinam e presidem os Mistérios Maiores.

HÓRUS: dentro da Sabedoria, é o 7º Logos no setenário universal; representa a manifestação do próprio AMON.

HUMANIDADE: denominação da coletividade síntese de seres humanos em evolução num planeta; portanto, todos os terrestres ou terráqueos que constituem a humanidade da Terra. O presente momento de transtornos, dificuldades e sofrimentos de toda sorte caracteriza as transformações evolutivas que se processam individualmente e coletivamente na humanidade deste planeta para a preparação das experiências de aprimoramento humano, que ocorrerão na nova Era de Aquário, que já começou.

ÍBIS: os sábios hierofantes do antigo Egito, ao estudarem a Natureza, escolheram a figura representativa das forças e valores ocultos que pudesse, simbolicamente, expressar o 3º Aspecto da Divindade e encontraram, nessa singular ave pernalta bastante significativa, o que desejavam.

INICIAÇÃO: o que é a Iniciação Espiritual tão procurada e almejada pelo ser humano? Ensinou o Venerável Mestre Akron que é a transmutação metafísica e metapsíquica do ser humano para

receber determinados conhecimentos e manuseá-los. Basta meditar sobre isto para se

compreender o significado profundo e a relevante importância da Iniciação.

INTRATERRENOS OU INTRATERRESTRES: denominação dada aos Seres de fora do planeta Terra, oriundos de outras partes do nosso Sistema Solar, que aqui vieram no passado (ainda vêm e permanecem no presente) para cumprir as suas missões neste planeta com a humanidade terráquea. Esses Seres residem nos Mundos Internos da Terra.

ÍSIS: no sentido amplo, é a Divina Força no seu aspecto feminino ou maternal. Simultaneamente, dentro do ser humano, é a Força Divina andrógena que possuímos.

JESUS: nome da manifestação divina, masculina, personificada, nascida em Belém há 2.000 anos e que foi o Avatar da Era de Peixes.

KAHBAHLAH: expressão originária do antigo Egito relacionada com a Divina Triplicidade — Espírito, Alma e Corpo —, mais tarde adotada e utilizada pelo povo Hebreu, que a recebeu de Moisés.

KARNAK: nome do famoso e admirável templo existente em Tebas, no Alto Egito, onde eram realizadas, principalmente, as Iniciações Sacerdotais Femininas.

KOSMOGÊNESE: é a parte dos estudos relacionados com a origem, constituição e funcionamento do Universo. Não confundir com cosmogênese (com "C"), que é outra coisa.

(7)

KOSMOS: com a letra inicial "K" significa o Universo. Um Universo é o maior programa evolutivo existente como manifestação da Vontade do Ser Absoluto.

LADOS IMANIFESTADO E MANIFESTADO: ensinou o divino Hermes que tudo é duplo. E assim

sendo, no Universo e em tudo que o constitui, existem sempre esses dois lados. Seriam as causas e efeitos dentro do processo evolutivo, ou seja, os lados não revelados e os mostrados dentro da programação de tudo. Se não for conhecida e compreendida essa dualidade, não se conhecerá como se processam as coisas na evolução.

LEIS E CHAVES: toda a Ciência Primordial, Divina e Sagrada, ditada, ensinada e legada pelo grande Hermes — o Trimegisto, fundamenta-se em Leis e Chaves magistrais que, imutavelmente, proporcionam ao devotado estudioso e ao aplicado pesquisador os esclarecimentos necessários para compreender a evolução de tudo: a Sabedoria do Kosmos e do Além Kosmos.

MANUS: assim eram denominados, na Índia, os grandes Seres cuja missão era conduzir e orientar a humanidade da Terra. No antigo Egito, eram conhecidos como os Menhenés.

MAYTREIA: terminologia ainda muito usada, respeitosamente, no Oriente, especialmente na Índia e no Tibete. No antigo Egito, era conhecida como a Força Oculta de um Avatar, ou seja, a Força Crística que se manifesta através Dele.

MÉDIUM: vulgarmente é conhecido como o intermediário, o aparelho, o sensitivo, o paranormal etc. No dizer do Venerável Mestre Akron, é o invólucro. De acordo com a sua característica, pode ser consciente ou semiconsciente, porque não há médium inconsciente. No antigo Egito, tinha um papel e uma importância totalmente diferentes da atualidade.

MEDIUNIDADE: fenômeno pelo qual o ser humano faculta a intermediação entre as Entidades dos outros Planos Espirituais e o Plano Físico Denso. Esclareceu o Venerável Mestre Akron: É uma

qualidade inerente ao ser humano. Há vários tipos de mediunidade, tais como: psicografia,

telepatia, efeitos físicos, vidência etc.

MENHENÉS: o último Rei Divino. Existe até hoje, entre os estudiosos e pesquisadores, egiptólogos ou não, um grande questionamento e perplexidade sobre esse importante, porém ainda misterioso personagem real que unificou e consolidou a grande civilização egípcia. Por isso, é lícito perguntar-se: o que significa esse nome? Na cronologia real do antigo Egito, qual a sua posição e origem? O que tinha de extraordinário? Respondemos: o seu nome egípcio desdobra-se dentro de sua composição etimológica em: MEN (Mãe) + HENÉS (Pai). Sua posição dentro da sucessão real caracteriza-o como o último Faraó da 1ª dinastia egípcia. Sua origem é muito especial e extraordinária, pois pertence a uma classe de Seres que sempre comparecem para uma missão de grande importância junto à humanidade. E, assim, dentro de uma condição, ele encerrou uma etapa. Astrakron, seu irmão, também fazia parte desta missão. Para maiores detalhes, recomendamos o livro "Há 5.000 Ciclos de Rá — a OFO e a Fraternidade de Flor de Lótus".

MENHENÚFIS — PRESIDENTE DA OFO E INSTRUTOR DA ESCOLA SINCROMÁTICA DE AKRON: nome sacerdotal e iniciático, dentro da OFO, de um dos seus cinco fundadores, o Irmão Maior Roberto de Paula Braga, último Presidente Executivo e Instrutor da Escola Sincromática de Akron. Há 5.000 anos, no antigo Egito, foi um discípulo e colaborador direto do Sumo Pontífice Hierofante e Faraó Akron. Mais detalhes e informações poderão ser encontrados nos livros da OFO.

(8)

MENTE: elemento divino que os Seres dispõem para o exercício de sua inteligência. Existem dois tipos fundamentais: a mente objetiva e a mente subjetiva.

MESTRES DE SABEDORIA: são sínteses de Avataras, denominados de Menhenés, no antigo Egito, e Manus, na Índia. A terminologia em causa é moderna, tendo sido colocada pela Teosofia e divulgada por Helena P. Blavatsky.

MISTÉRIO DAS VIRGENS NEGRAS: essas imagens existem porque representam o mistério da fecundação Kósmica e o Fiat-lux do Universo. São um dos símbolos mais sagrados da Ciência Oculta.

MISTÉRIOS: são os segredos, os conhecimentos mais elevados e/ou ocultos, divulgados ou ensinados somente àqueles que se tornarem aptos e dignos a recebê-los, dentro da Iniciação Espiritual.

MISTICISMO: crença ou doutrina religiosa dos místicos, ou seja, relacionada com o estudo das coisas divinas ou espirituais.

MÔNADA: é a Unidade Divina, a Centelha Imortal ou o Espírito.

MORTE: sob o ponto de vista dos ensinamentos da Ciência Oculta, é a passagem e a continuidade de um estado de vivência no Plano Físico para outro, no Plano Astral.

MÚSICA: é a arte ou ciência de combinar os sons de qualquer composição musical. É a linguagem mais divina e mais antiga que o tempo conhece, como ensinou o Venerável Mestre Akron.

NEBULOSAS OU GALÁXIAS: são aglomerados estelares compondo uma massa ou corpo grupal celeste. Dentro do Universo, é o segundo Grande Sistema de Evolução em proporção de grandeza.

NEITH: dentro das Forças Espirituais, especialmente no tocante à Divina Mãe ÍSIS e ao Ser Humano, muito tem a ver.

NUT: é um dos aspectos da Divina ÍSIS relacionado com a mente.

OCULTISMO: Ciência que estuda a realidade e os valores ocultos de tudo quanto existe. É aquela com a qual os estudiosos e/ou pesquisadores, denominados ocultistas, procuram encontrar os segredos e compreender a razão oculta, ainda não devassada, inexplorada, da existência e natureza das coisas desconhecidas.

OFO: sigla de uma milenar ordem egípcia, cuja história muito tem a ver com os episódios do

passado e do presente, relacionados com várias famílias espirituais, o advento da Era de Aquário e o novo milênio. Sua missão é dar a conhecer a Sabedoria Divina contida nos Papiros Sagradas de

Hermes e preparar a chegada do novo Avatar, despertando as consciências humanas para isso. OITAVA ESFERA: Plano ou dimensão artificial e transitória, criada pelas mentes humanas, onde estão localizadas as criaturas desencarnadas que cometeram as mais abomináveis aberrações, atentados e agressões contra o próprio ser humano, por ex.: os tiranos, os déspotas, os suicidas.

OS PAPIROS SAGRADOS DE HERMES - ESCOLA SINCROMÁTICA DE AKRON: é a corporificação, num livro, de 25 anos de pesquisas e estudos dos ensinamentos ditados e legados à humanidade pelo 1° Avatar Divino Humanizado, conhecido como HERMES/TOTH, e retransmitidos pelo Venerável Mestre Akron, a partir de 1959, dentro da OFO.

(9)

OS PAPIROS SAGRADOS DE HERMES SUA ORIGEM E IMPORTÂNCIA NA SABEDORIA PRIMORDIAL: são ensinamentos ditados e gravados nos primórdios deste planeta pelo primeiro grande Ser vindo de fora da Terra. Foi chamado pelos gregos, mais tarde, de HERMES — o Trimegisto. Os Sábios Hierofantes egípcios o consagravam como TOTH, o Senhor da Sabedoria. Esses Conhecimentos constituem a Ciência Divina ou Oculta, a fonte original da Sabedoria Sagrada, na qual todas as grandes e respeitáveis Escolas de Iniciação do passado beberam e fundamentaram seus ensinamentos, como fez o Venerável Mestre Akron, há 5.000 anos, no antigo Egito, retransmitindo-os neste século, dentro da OFO, por intermédio da Escola Sincromática de Akron e pelo livro “Os Papiros Sagrados de Hermes”.

OSÍRIS: na Sabedoria dos Papiros Sagrados de Hermes e dentro do sentido Kósmico, é a manifestação da 2ª pessoa da Santíssima Trindade Universal. No sentido da evolução solar, representa a manifestação do próprio Pai.

OSORÁPIS: este misterioso, desconhecido, porém muito importante nome na Sabedoria do antigo Egito é uma das manifestações da divindade, tanto na sua expressão universal como planetária e humana.

PAÍS DE KAM: nome do Egito antigo, isto é, na época da 1ª dinastia e até mesmo muito antes. Atribuía-se essa denominação aos habitantes daquela região, originários da misteriosa Atlântida que ali se instalaram, formando a base inicial da fabulosa e portentosa civilização egípcia.

PASSES: simplesmente significa a passagem da energia. Em relação ao ser humano, tem a sua razão de ser para trazer algum alívio a qualquer corpo, como esclareceu o Venerável Mestre Akron. Entretanto, existem tipos e condições para que esse auxílio ou benefício seja bem prestado.

PENTALFA OU PENTÁTRON: um dos símbolos mais importantes do Conhecimento Oculto relacionado com o ser humano, que, no antigo Egito, era conhecido como o Hank.

PIRÂMIDES: dentro dos Conhecimentos Ocultos, sabe-se que a idade verdadeira da construção das duas maiores e mais importantes pirâmides — Quéops (ou KUFU) e Quéfren — ultrapassam a cronologia humana estabelecida para elas; quanto à terceira pirâmide, Miquerinos, é muito mais recente. Elas são as guardiãs de todo o saber oculto e um marco deixado para a humanidade da Terra por aqueles que as edificaram.

PLANOS DO PLANETA E DO SER HUMANO: são dimensões ou círculos com diferentes graus de densidade da energia matéria do planeta e do ser humano, através dos quais são feitas as experiências de manifestação e aprimoramento das formas. Todos os Planos são setenários.

PODER ESPIRITUAL NO ANTIGO EGITO: era a autoridade, o domínio, a força diretriz emanada do Faraó e do Sumo Pontífice Hierofante que, na época de Akron, por intermédio dessa dualidade, governava o antigo País de Kam, no final da 1ª e no início da 2ª dinastia. Por isso, as significativas palavras de Akron, por meio de Zornay: Época santa e bela... O Poder Espiritual tinha dois importantes assessoramentos: o misterioso Conselho Secreto dos 21 e o importante Conselho Religioso dos 222.

PODER TEMPORAL NO ANTIGO EGITO: era exercido exclusivamente pelo Rei (Faraó) e todos os seus assessores e colaboradores hierárquicos no governo, destacando-se, dentre esses, o temido Conselho dos 111.

(10)

PODERES ESPIRITUAL E TEMPORAL: eram as forças da autoridade da Casta Sacerdotal e do Governo na época do antigo Egito, há 5.000 anos, que exerciam em suas constituições, ao mesmo tempo, o equilíbrio da civilização egípcia.

POEIRA KÓSMICA: são partículas de energia matéria existentes nos espaços do Universo. É a conglomeração dos átomos kósmicos em vórtices incessantes, como ensinou o Venerável Mestre Akron.

PRIMEIRA DINASTIA EGÍPCIA: é constituída pela estirpe especial de reis de natureza divina, dos quais o último foi o grande Faraó Menhenés, há 5.000 anos. Infelizmente, a História Clássica e a Egiptologia Moderna ainda pouco sabem ou nada falam a respeito.

PTAH: este importantíssimo nome, na Sabedoria antiga e nos Papiros Sagrados de Hermes, representa, no sentido Kósmico ou universal e também no sentido planetário e humano, a maior Força do Oculto.

RAÇAS-MÃE OU RAÍZES: são as diferentes etapas evolutivas das experiências humanas neste planeta. Não são sete Raças, como erroneamente se alega, mas, sim, as sucessivas etapas ou estágios de vivência de uma mesma humanidade.

RAMOS RACIAIS: dentro da Ciência Oculta, é um período correspondente a 25.920 anos ou 12 Eras ou Épocas, de 2.160 anos cada, durante o qual diversas experiências e aprimoramentos de uma Sub-Raça da humanidade da Terra são feitos. Simultaneamente, há uma correlação astronômica relacionada com o movimento de translação do nosso Sol.

REENCARNAÇÃO: vulgarmente é o nascer de novo. Dentro da Sabedoria do antigo Egito, é o

processo pelo qual o ser humano, neste Plano Físico Denso, realiza suas sucessivas experiências e aprimoramentos em direção à perfeição final, com plena consciência do que verdadeiramente é e do que representa dentro da Natureza.

REI DO MUNDO: sabe-se, desde tempos imemoriais dentro da Sabedoria dos Papiros Sagrados de Hermes, que um Ser Superior muito elevado comanda e governa as diretrizes e objetivos evolucionais deste planeta e tudo o que o constitui, de acordo com a programação planetária e solar. No antigo Egito, era conhecido como o Venerabilíssimo Senhor PTAH.

RELIGIÃO: considerada como conjunto de práticas e princípios que rege as relações entre o ser humano e a divindade. No antigo e sábio Egito e sua Ciência Oculta, era a busca da Luz Divina, a divindade que reside em todo o ser humano. A eficácia da religião egípcia era avivar os princípios da Divindade em seu interior.

RETRATO DO VENERÁVEL MESTRE AKRON: ditado interiormente pelo próprio Mestre ao seu invólucro masculino San-Shu, que fez o esboço, posteriormente aprimorado. Por recomendação do Mestre, o retrato foi colocado em dois livros já publicados: (1) Há 5000 Ciclos de Rá: a OFO e a Fraternidade de Flor de Lótus e (2) Os Papiros Sagrados de Hermes: Escola Sincromática de Akron.

REUNIÕES ESPIRITUAIS E MEDIÚNICAS: na Sabedoria do antigo Egito, com o grande conhecimento que possuíam, os Altos Sacerdotes só as praticavam dentro dos templos e sob seu completo controle, ao contrário da atualidade, onde a sua vulgarização, por falta de sabedoria e adequação, tem ocasionado dúvidas, descréditos e problemas.

(11)

SABEDORIA PRIMORDIAL: conhecimento espiritual original, assim denominado e conhecido dentro da Ciência Oculta. É o Conhecimento Superior que nos permite entender a origem, o princípio e o saber de todas as coisas que existem e evolucionam, tanto no plano material como no plano espiritual. É a verdade do início; é a fonte primordial de todo o saber.

SACERDOTES MAIORES: é a Hierarquia Sacerdotal no antigo Egito. É uma denominação atribuída aos Grandes Hierofantes do antigo Egito, homens e mulheres que possuíam os mais profundos e transcendentais conhecimentos da Sabedoria Oculta, como aqueles que pertenceram ao misterioso e venerabilíssimo Conselho Secreto dos 21, que preservavam e ensinavam a Sabedoria Divina e assessoravam o Sumo Pontífice Hierofante e o Faraó. Maiores detalhes a respeito estão contidos no livro “Há 5.000 Ciclos de Rá — A OFO e a Fraternidade de Flor de Lótus.”

SAN-SHU: foi o invólucro masculino do Venerável Mestre Akron, por intermédio do qual, nos primórdios da OFO, o Mestre manifestou-se, fundando-a, ditando seus objetivos e diretrizes e dando início aos ensinamentos da Escola Sincromática de Akron.

SER HUMANO OS PLANOS DA MENTE E DA FORMA EM FUNÇÃO DAS SUAS CONSCIÊNCIAS: é o estudo detalhado, dentro dos ensinamentos dos Papiros Sagrados de Hermes, da dualidade e da bipersonalidade do ser humano neste planeta, relacionados com suas duas mentes.

SISTEMA DE EVOLUÇÃO: na Ciência Oculta, são os programas evolutivos existentes no nosso Universo, cada qual com suas proporções, finalidades e objetivos. Por isso, há diferentes Sistemas de Evolução com distintos períodos evolucionais para cada um deles.

SOL: nosso astro-rei é um Ser Superior Estelar, que é o centro e o dirigente de um grande Sistema de Evolução, o nosso Sistema Solar, dentro do qual está o nosso planeta Terra com todos nós.

SOM: na Ciência Oculta, é a manifestação da força do Ser Supremo na matéria primordial dentro do Universo. A famosa e sagrada palavra AUM significa tudo isso.

SUMO PONTÍFICE HIEROFANTE E A HIERARQUIA SACERDOTAL NO ANTIGO EGITO E NA ATUALIDADE: no antigo Egito, no passado de 5.000 ciclos (anos) de Rá, em outras civilizações

antigas e na atual Igreja Católica, corresponde a mais elevada categoria e função Sacerdotal masculina, isto é, corresponde ao dirigente ou pontífice máximo na hierarquia religiosa de uma religião, doutrina, crença etc. É, portanto, o Sumo Sacerdote ou o Papa, aquele a quem cabe dar a Iniciação Espiritual mais elevada, presidir os Mistérios Maiores, esclarecer e preservar a doutrina, designar seus principais colaboradores eclesiásticos e conduzir todo o seu rebanho humano.

TEBAS: há 5.000 anos, esta célebre cidade no Alto Egito, hoje conhecida como Luxor, era a sede mais importante, depois de Mênfis, onde se processavam importantes iniciações, especialmente as femininas.

TEMPLO DOS SETE PORTAIS: há 5.000 anos, localizado em Heliópolis, onde não há mais vestígios, era o centro dos conhecimentos mais profundos e das práticas religiosas mais sagradas. Naquele distante, porém extraordinário e maravilhoso tempo, esse misterioso templo tinha especial atenção e consideração do grande Faraó Menhenés e seu Insigne Sumo Pontífice Hierofante Akron.

TEOSOFIA: a sabedoria primordial da legendária Índia, levada para o Ocidente. A mesma Sabedoria do antigo Egito, originária dos Papiros Sagrados de Hermes, cultivada e ensinada também na Índia. No século passado, graças à missionária incumbência espiritual da famosa

(12)

Helena P. Blavatsky, seus colaboradores e discípulos disseminaram-na pelo Ocidente, que a absorveu, passando a estudá-la e retransmiti-la desde o final do século passado.

TERRÁQUEOS, EXTRAS E INTRATERRESTRES: neste planeta existem estes tipos simultaneamente. Em síntese, são os humanos da Terra em sua evolução natural, e os extraterrestres em seus aperfeiçoamentos complementares que aqui vieram, também, em auxílio aos terráqueos. Existem, ainda, os intraterrestres que participam e colaboram na direção espiritual deste planeta.

TOTH: Senhor da Sabedoria no antigo Egito. É uma das denominações de Hermes no antigo Egito; o Senhor da Sabedoria Primordial.

TRÍADES DIVINAS: é a maneira pela qual os Papiros Sagrados de Hermes explicam a multiplicação ou desdobramento, no Universo, da energia oriunda do Ser Supremo.

UNGIMENTO: cerimônia sagrada de unção para que o ser humano possa ser reconhecido como uma força vivaz da Natureza.

UNIVERSO: na Sabedoria de Hermes, o Trimegisto, em seus venerabilíssimos Papiros Sagrados, o Universo é o maior Sistema de Evolução, oriundo da idealização e do desejo do Ser Absoluto — o Increado Ser.

VESTAL: era a categoria menor (iniciante) da hierarquia sacerdotal feminina no antigo Egito e de outras religiões. No entanto, tinha atribuições singulares e muito importantes no tempo de Menhenés e Akron, há 5.000 anos; uma delas era cuidar do fogo nas piras sagradas dentro dos templos.

VIRGENS NEGRAS: na Ciência Oculta, as imagens negras femininas eram veladas e sempre foram merecedoras do maior respeito e veneração nos Mistérios Iniciáticos. Mesmo sem o correto conhecimento do seu verdadeiro significado, os estudiosos do Oculto e os dirigentes religiosos veneram e homenageiam em todo o mundo essas imagens.

ZORNAY: invólucro feminino do Venerável Mestre Akron, pelo qual Ele manifestou-se depois de

San-Shu, para compor a sua dualidade dentro da OFO. Graças a ela, a continuidade da OFO e várias publicações de grande importância puderam vir à luz, como:

Há 5.000 Ciclos de Rá: a OFO e a Fraternidade de Flor de Lótus; Os Papiros Sagrados de Hermes: Escola Sincromática de Akron; As Histórias do Vovô Benedito.

Referências

Documentos relacionados

A) – Localizam-se intra-hélice, de forma paralela ao eixo da hélice B) – Localizam-se intra-hélice, de forma perpendicular ao eixo da hélice C) – Ocorrem maioritariamente

integral do indivíduo”. É necessário que a escola como no todo faça reflexões enquanto sua mediação pedagógica. O incentivo a leitura é essa ponte que

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

• Olga Ferreira Mendes – representante suplente do Clube da Família do Parque Represa Billings.. Explicou que Roberto Tokuzumi, ex- diretor do departamento de resíduos

A Escala de Práticas Docentes para a Criatividade na Educação Superior foi originalmente construído por Alencar e Fleith (2004a), em três versões: uma a ser

Acreditamos que o estágio supervisionado na formação de professores é uma oportunidade de reflexão sobre a prática docente, pois os estudantes têm contato

O presente texto, baseado em revisão da literatura, objetiva relacionar diversos estudos que enfatizam a utilização do dinamômetro Jamar para avaliar a variação da

Desta forma, dada sua importância e impacto econômico como doença da esfera da reprodução, além da carência de informações atuais sobre leptospirose em suínos