• Nenhum resultado encontrado

XII Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação - SEPesq Centro Universitário Ritter dos Reis

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "XII Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação - SEPesq Centro Universitário Ritter dos Reis"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

XII Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação SEPesq – 24 a 28 de outubro de 2016

Leandro Olegário dos Santos

Professor de Jornalismo – Mestre em Comunicação Centro Universitário Ritter dos Reis - Uniritter

leandro_olegrio@uniritter.edu.br

Matheus Felipe da Silva

Professor de Jornalismo – Especialista em Comunicação Centro Universitário Ritter dos Reis - Uniritter

matheus_silva@uniritter.edu.br

RESUMO

O artigo pretende analisar os releases enviados pelas assessorias de imprensa para o email jornalismo@recordrs.com.br da redação da TV Record/RS em Porto Alegre. Desse modo, será possível verificar qual o grau de sugestões de pautas absorvidas pela produção da emissora e traduzidas em reportagens. Busca-se, assim, análises estatísticas em um espaço determinado de tempo constatar e apresentar a dimensão deste aproveitamento. Além disso, também iremos identificar a forma de construção de cada release e a presença de elementos específicos, como critérios de noticiabilidade e valor-notícia, para a reportagem televisiva. A metodologia é empregada a partir de referencial teórico (Bond – 1962, Bahia – 1990, Fontcuberta – 1999, Wolf – 2008, Feraretto – 2009), somada as técnicas de análise documental. Além de uma observação participante, já que o autor é funcionário da TV Record/RS há sete anos, e passou pelo setor de produção, no qual selecionava releases enviados por assessorias, para a construção de pautas. Agora desempenha a função de repórter na emissora. Palavras-chave: Assessoria de Imprensa, Jornalismo, Release, TV, Produção

INTRODUÇÃO

Com o passar do tempo o alto fluxo de informação, falta de tempo das redações e a era digital deixou a profissão ainda mais estratégica no processo de elaboração da notícia. As universidades deram importância e prepararam os alunos para este mercado de trabalho. Empresas especializadas em assessorias de imprensa se multiplicaram de uma forma gradativa. O mercado pedia, a mão de obra atendia. Foi essa profissionalização do setor que alterou o processo de produção de notícia.

Para o jornalista, um novo campo de trabalho, na área de gerenciamento dos processos de comunicação está sendo oferecido pelas organizações de todo tipo: ONGs, entidades de classe, associações, empresas, escolas, órgãos

(2)

XII Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação SEPesq – 24 a 28 de outubro de 2016

públicos. Mas, ao mesmo tempo, as exigências são maiores. Haverá, sempre, espaço para atividades técnicas como produção de relises, de jornais empresariais, edição de conteúdo em sítios na internet. (DUARTE, 2001, p.101)

Com o crescimento das assessorias de comunicação aumentaram também os números de releases enviados para os grupos de comunicação. Todos os dias os e-mails corporativos são atingidos por várias sugestões de pautas produzidas por assessores de imprensa. E o objetivo é chamar a atenção do jornalista e consequentemente conquistar um espaço em alguma publicação.

Outra evolução significativa está relacionada a aspectos tecnológicos. Muito tem sido o avanço implantado, nessa modalidade, por jornais, revistas, emissoras de rádio e de televisão. Isso sem falar em todas as novas possibilidades introduzidas pela rede mundial de computadores. Coube à assessoria de imprensa, para se manter como atividade útil e competente, acompanhar tais avanços, adaptando-se às novas demandas e necessidades dos veículos de comunicação e também dos assessorados, que, igualmente, estão exigindo dos assessores crescentes e variadas habilidades. (FERRARRETO, 2009, p.8).

É justamente esse processo que será analisado neste trabalho. Vamos apresentar uma reflexão teórica sobre o recebimento de releases no email da produção da TV Record/RS e o grau de aproveitamento destas sugestões de pauta. O objetivo do estudo é entender como esta relação está sendo executada e se, desse modo, os releases enviados por email estão despertando a atenção dos jornalistas da emissora. Além disso, também propomos verificar a forma de construção de cada release e se apresenta elementos específicos para a reportagem televisiva. O período de análise compreende de 10 a 14 de novembro de 2014, a partir de critério aleatório de data e pressupõe um recorte na rotina de produção, sob o viés das teorias de gatekeeping e newsmaking, que serão aprofundadas ao longo do artigo.

O estudo de caso será realizado através de um referencial teórico (Bond – 1962, Bahia – 1990, Fontcuberta – 1999, Wolf – 2008, Feraretto – 2009), somada as técnicas de análise documental. Além de uma observação participante, já que o autor

(3)

XII Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação SEPesq – 24 a 28 de outubro de 2016

é funcionário da TV Record/RS há sete anos, e passou pelo setor de produção onde tinha como objetivo selecionar releases enviados por assessorias. Atualmente desempenha a função de repórter na emissora. Yin (2001) justifica a escolha do método estudo de caso:

O estudo de caso permite uma investigação para se preservar as características holísticas e significativas dos eventos da vida real – tais como o ciclo de vida individuais, processos organizacionais, administrativos, mudanças ocorridas em regiões urbanas, relações internacionais e a maturação de alguns setores (YIN, 2001, pag.22).

TEORIA E CONCEITO: A DEFINIÇÃO DA NOTÍCIA

“Toda notícia é uma informação, mas nem toda informação é uma notícia” (BAHIA, 1990, p. 37). Fontcuberta (1999), explica que a notícia é uma forma de ver, perceber e conceber a realidade. Tem um conceito aberto e dinâmico. Por essa razão acaba sendo marcada pelas épocas que atravessa.

Chave na teoria e na prática jornalística, o conceito de notícia admite numerosas definições, desde as mais prosaicas (o estafado homem a morder o cão) até as mais filosóficas, passando pelas pragmáticas tipo 'tudo o que é importante ou divertido saber'. (FONTCUBERTA, 1999, p. 7).

Segundo Bahia (1990), a notícia é um produto que passa por diversas etapas de produção, que vai da cobertura do acontecimento à divulgação na mídia. A notícia que chega ao público é trabalhada e pensada e não apenas uma informação pura e natural. A verdade é destacada pelo autor como ponto fundamental desta produção. A falsa concepção da notícia – segundo a qual “deve-se dar ao povo o que ele quer” – é um meio fácil de subtrair ao jornalismo a obrigação da fidelidade ao fato, inspirada no sentimento de responsabilidade e independência, por via da qual chega-se à verdadeira concepção de notícia – deve-se dar ao povo a verdade que ele precisa ter. [...] A notícia, mais do que eco, compreendida nessa finalidade capital da comunicação se enquadra nas regras válidas para as instituições políticas e sociais: os que vão governar devem ser eleitos, é o princípio democrático; os que vão informar o povo devem ter o respeito pela verdade, é o princípio da informação (BAHIA, 1990, p. 69).

(4)

XII Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação SEPesq – 24 a 28 de outubro de 2016

A noticiabilidade é qualquer aspecto que tenha a capacidade de participar do processo de produção da noticia. Esta etapa tem uma longa extensão e vai desde as características do acontecimento, fatores éticos, linha editorial, intervenção pessoal do jornalista, relevância do material (imagem, som ou texto no caso da TV), seleção da noticia e até mesmo interesses comerciais da empresa.

NEWSMAKING: O CONCEITO OBSERVADO NA PRÁTICA

A TV Record RS, é a antiga TV Guaíba, que surgiu em 1979, e atualmente ela possui cerca de 300 funcionários. A TV Record pertence ao Grupo Record de Comunicação, que no Rio Grande do Sul é composto também pela Rádio Guaíba e pelo Jornal Correio do Povo. No Brasil, ela possui emissoras de televisão, rádio e jornais. Além disso, está presente em 150 países através do canal de TV a cabo Record Internacional.

A necessidade de expansão empresarial e a importância do Rio Grande do Sul no cenário econômico do país foram os motivadores para que o Grupo Record adquirisse o Sistema Guaíba, da então Companhia Jornalística Caldas Júnior, em fevereiro de 2007, e no dia 1º de julho de 2007 a emissora iniciou suas operações pelo Canal 2 (em Porto Alegre). É importante salientar que o grupo com sede em São Paulo toma as principais decisões e alinha as demais filiais neste mesmo propósito.

Hoje a programação da TV Record/ RS conta com quatro telejornais locais. São eles Direto da Redação, Rio Grande no Ar, Balanço Geral e Rio Grande Record. A equipe de produção é dividida em dois grupos. Dois produtores trabalham durante a manha produzindo pautas para o jornal da noite (Rio Grande Record). O outro grupo de produtores, composto por cinco profissionais, trabalha a tarde produzindo matérias para os jornais do dia seguinte. Todas as sugestões repassadas pelos produtores devem ser aprovadas pela chefia de reportagem e só depois passam a ser produzidas.

(5)

XII Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação SEPesq – 24 a 28 de outubro de 2016

Vários canais de comunicação são usados pelos produtores para a captação de sugestões de pauta. Nosso trabalho vai se centralizar no email institucional repassado para às assessorias de imprensa. O endereço jornalismo@recordrs.com.br além de ser usado para envio de releases, também, é o principal meio de comunicação interna entre os funcionários do setor de jornalismo.

Análise dos releases enviados em 10/11/2014

Chamou a atenção no nosso primeiro dia de monitoramento o baixo número de sugestões de pautas enviadas para o email da redação da TV Record/RS. Durante a manha foram apenas dois emails enviados. Número pequeno se considerarmos que é durante a manha que a produção das redações começa o trabalho de escolha das matérias dos jornais do meio-dia e da noite. A tarde o número aumentou e foram 10 e-mails enviados.

Quase todos não apresentavam uma ligação com a linha editorial da emissora. Além do mais, também foi possível perceber que os releases produzidos eram enviados também para outros veículos sem se preocupar com as peculiaridades de cada um. O principal critério de noticiabilidade que não foi seguido foi o da proximidade. Um release trazia informações de uma Universidade Federal do Rio de Janeiro (ver anexo A), o outro informava sobre o turismo no evento da formula 1 e o último informava sobre a preferência das pessoas por viagens ao sudeste do país.

(6)

XII Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação SEPesq – 24 a 28 de outubro de 2016

Tabela 1 – Releases enviados para o e-mail jornalismo@recordrs.com.br em 10/11/20141

RELEASES DIA 10/11/2014

EDITORIA ASSUNTO ORIGEM APROVEITAMENTO

Educação Olimpíada Escolar Assessoria de imprensa da escola

_ Turismo Universidade propõe

parceria com turismo

Assessoria de imprensa do Ministério _ Negócio Especialistas debatem marketing digital Assessoria de imprensa do evento _

Turismo Sudeste preferido pelos viajantes

Assessoria de imprensa do

Ministério

_

Turismo Importância para da Fórmula 1 para o turismo Assessoria de imprensa do Ministério _ Negócio Financiamento coletivo Assessoria de imprensa da empresa _ Turismo Festival de Turismo

de Gramado Assessoria de imprensa do Ministério Negócio IPHONE 6 na FENAC Assessoria de imprensa da loja _ Negócio RS é segundo estado

que mais contrata jovens aprendizes

Assessoria de

imprensa do CIEE _ Beleza Lançamento de uma

linha de cosméticos

Assessoria de imprensa da empresa

_ Saúde Blog “Geral na

saúde” completa um ano Assessoria de imprensa da empresa _ Saúde Cuidados na alimentação para idosos Assessoria de imprensa do Asilo Padre Cacique _ Fonte: Elaborado pelos autores, com base na pesquisa realizada.

Pelo relatório de produção2 apresentado no dia seguinte percebemos que nenhuma sugestão de pauta enviada no dia 10/11/2014 foi aceita pela produção. Foram feitas 17 reportagens pela equipe de repórteres. Ver tabela abaixo:

1 Os releases foram dispostos na tabela de acordo com o horário de chegada no e-mail. Assim sendo,

aparecem na ordem temporal crescente.

2 O relatório de produção é enviado por email pelo chefe de redação no final do dia relacionando todo

(7)

XII Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação SEPesq – 24 a 28 de outubro de 2016

Tabela 2 – Editoria das reportagens exibidas nos telejornais da TV Record/RS no dia 11/11/2014

Fonte: Elaborado pelos autores, com base na pesquisa realizada.

Analisando releases enviados dia 12/11/2014

O segundo dia de análise apresentou um número maior de e-mail. Cerca de 70% das sugestões de pautas foram enviadas no período da manha. Outra vez observamos a falta de sintonia com a linha editorial da empresa. O critério de proximidade também teve que ser destacado mais uma vez. Pelo menos cinco pautas não iriam acontecer no Rio Grande do Sul, área de cobertura da emissora.

Todos os e-mails foram produzidos e enviados para diferentes plataformas (TV, rádio, jornal, revista e internet). Destes cerca de 90% apresentavam um texto longo e pouco atrativo. Um caso específico nos chamou a atenção: A sugestão de pauta de um concurso de fotografias para estudantes de uma escola (ver anexo B). O problema é que o evento já tinha ocorrido e os vencedores já haviam recebido os prêmios. Para a TV seria fundamental acompanhar os trabalhos e a entrega dos prêmios. Ver tabela abaixo: POLÍCIA 11 POLÍTICA 1 SAÚDE - ECONOMIA - ESPORTE 2 GERAL 1 NEGÓCIOS 1 EDUCAÇÃO - CULTURA 1 TOTAL 17

(8)

XII Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação SEPesq – 24 a 28 de outubro de 2016

Tabela 3 – Releases enviados para o e-mail jornalismo@recordrs.com.br em 12/11/2014

RELEASES DIA 12/11/2014

EDITORIA ASSUNTO ORIGEM APROVEITAMENTO

Meio Ambiente Evento Certificação de edição Sustentável Assessoria de Imprensa da Associação _

Educação Alunos embarcam para o reino unido

para estudar Assessoria de imprensa do Ministério _ Educação Semifinalistas da Olimpíada Escola Assessoria de imprensa do evento/Itaú Social _

Educação Prêmio fotografia estimula jovens

estudantes

Assessoria de imprensa da escola

_

Educação Estudante gaúcho de arquitetura apresenta trabalho no México Assessoria de imprensa do concurso _ Negócio Venda de jóias em

ouro pela Internet cresce 27%

Assessoria de imprensa da empresa

_

Turismo Aves migratórias atraem turistas no RS Assessoria de imprensa do Ministério _ Saúde Congresso de Farmácia comemora sucesso Assessoria de imprensa do congresso _

Geral IPEA divulga boletim de Análise

Político-institucional

Assessoria de

imprensa do IPEA _ Turismo TCU reconhece

turismo pela excelência em gestão Assessoria de imprensa do Ministério _ Negócio Desabastecimento em SP aumenta compras on-line por

água

Assessoria de

imprensa da empresa _

Turismo Destinos brasileiros se destacam em ranking de hospedagem Assessoria de imprensa do Ministério _

Geral Vitor Augusto Koch é reeleito presidente da

FCDL-RS

Assessoria de

Imprensa da FCDL _ Educação Novo local Olimpíada

Língua Portuguesa

Assessoria de Imprensa do evento/Itaú Social

(9)

XII Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação SEPesq – 24 a 28 de outubro de 2016

Turismo Senado discute o futuro do turismo

Assessoria de Imprensa do

Ministério

_ Educação RS tem dois finalistas

na Olimpíada da Língua Portuguesa

Assessoria de

Imprensa da escola _ Fonte: Elaborado pelos autores, com base na pesquisa realizada.

Pelo relatório de produção apresentado no dia seguinte percebemos que nenhuma sugestão de pauta enviada no dia 12/11/2014 foi aceita pela produção. Foram feitas 19 reportagens pela equipe de repórteres. Ver tabela abaixo:

Tabela 4 – Editoria das reportagens exibidas nos telejornais da TV Record/RS no dia 13/11/2014

Fonte: Elaborado pelos autores, com base na pesquisa realizada. Analisando releases enviados dia 14/11/2014

No último dia análise nossas constatações não foram diferentes. As sugestões de pautas continuaram sem adequação à linha editorial da empresa. Mais uma vez observamos diversos releases de eventos que aconteceriam em outros estados brasileiros sem nenhuma relação com o Rio Grande do Sul.

Todos os e-mails foram produzidos e enviados para diferentes plataformas (TV, rádio, jornal, revista e internet). Destes, cerca de 85% apresentavam um texto longo e pouco atrativo (ver anexo C). Ao todo foram enviadas 12 sugestões de pautas para o e-mail do jornalismo da TV Record.

POLÍCIA 10 POLÍTICA - SAÚDE 2 ECONOMIA - ESPORTE 3 GERAL 2 NEGÓCIOS - EDUCAÇÃO - INSTITUCIONAL 2 TOTAL 19

(10)

XII Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação SEPesq – 24 a 28 de outubro de 2016

Tabela 5 – Releases enviados para o e-mail jornalismo@recordrs.com.br em 14/11/2014

RELEASES DIA 14/11/2014

EDITORIA ASSUNTO ORIGEM APROVEITAMENTO

Geral Mineração gaucha empossa nova diretoria Assessoria de Imprensa do sindicato _

Ação Social Torcedores gremistas arrecadam alimentos

Assessoria de imprensa do movimento gremista

_

Geral Evento premiará empresas pela cultura Qualidade de Varejo Assessoria de imprensa do evento _ Negócio Importância da comunicação e marketing Assessoria de imprensa do evento _

Saúde Pediatras alertam que não existe surto

de meningite

Assessoria de imprensa da sociedade pediatras

_ Turismo Festival mundial do

circo atrai turistas a Minas Gerais

Assessoria de imprensa do

ministério

_

Turismo Grupo Náutico de turismo define prioridades Assessoria de imprensa do Ministério _ Geral Metalúrgicos da GM fazem mobilização Assessoria de imprensa do sindicato _

Economia FCDL defende o fim do salário mínimo regional Assessoria de imprensa da federação _ Turismo Ministro do turismo

participa de evento em Alagoas Assessoria de imprensa do Ministério _

Economia Consultoria elabora guia de gestão financeira Assessoria de imprensa do consultor _ Turismo Guia de acessibilidade é finalista de prêmio Assessoria de imprensa do Ministério _ Geral Vitor Augusto Koch é

reeleito presidente da FCDL-RS

Assessoria de

Imprensa da FCDL _ Educação Novo local Olimpíada

Língua Portuguesa

Assessoria de Imprensa do evento/Itaú Social

(11)

XII Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação SEPesq – 24 a 28 de outubro de 2016

Turismo Senado discute o futuro do turismo

Assessoria de Imprensa do

Ministério

_ Educação RS tem dois finalistas

na Olimpíada da Língua Portuguesa

Assessoria de

Imprensa da escola _

Fonte: Elaborado pelos autores, com base na pesquisa realizada.

Pelo relatório de produção (ver anexo F) apresentado no dia seguinte percebemos que nenhuma sugestão de pauta enviada no dia 15/11/2014 foi aceit a pela produção. Foram feitas 16 reportagens pela equipe de repórteres.

Tabela 6 – Editoria das reportagens exibidas nos telejornais da TV Record/RS no dia 15/11/2014

Fonte: Elaborado pelos autores, com base na pesquisa realizada. CONSIDERAÇÕES FINAIS

No atual contexto brasileiro, a função do assessor de imprensa nas rotinas das redações se torna cada vez mais indispensável. Por isso que a elaboração da sugestão de pauta (release) deve ser muito bem planejada e executada. O conteúdo do e-mail tem que ser claro, objetivo e satisfatório. Após as análises feitas, observamos que as assessorias de comunicação precisam passar por uma mudança. O planejamento e a elaboração dos releases devem sofrer uma reestruturação. O desafio dos assessores de imprensa é explorar a linguagem de cada veículo de comunicação. Propomos que a concepção de uma sugestão de pauta enviada para as rádios não seja a mesma que será enviada para a redação de TV. Cada veículo tem a sua peculiaridade e necessidade.

POLÍCIA 10 POLÍTICA - SAÚDE 2 ECONOMIA - ESPORTE 3 GERAL 1 NEGÓCIOS - EDUCAÇÃO - INSTITUCIONAL - TOTAL 16

(12)

XII Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação SEPesq – 24 a 28 de outubro de 2016

Dentro desta ideia de linguagem direcionada para cada veículo percebemos a necessidade de um domínio mais claro dos critérios de noticiabilidade por parte dos assessores. Pensar nestes requisitos que tornam uma notícia mais relevante e interessante é indispensável para a elaboração do release. No caso da TV a proximidade, impacto da notícia e a qualidade da imagem são fundamentais neste processo de escolha da pauta feita pelos produtores.

Pela análise feita nos releases enviados por diferentes assessorias verificamos que quase todos são disparados de forma automática para as redações de jornalismo. E, via de regra, não levam em conta a linha editorial de cada emissora. Exemplo foi a análise feita no dia 11/11/2014 onde 65% das reportagens exibidas na TV Record/RS traziam temas relativos a segurança pública. Um planejamento ajudaria na qualificação da comunicação e aumentaria a chance de aproveitamento da sugestão de pauta. Em paralelo evitaria o desgaste de emails enviados para as redações.

Propomos também uma análise mais precisa da rotina de programas e de trabalho dos jornalistas de cada redação. Durante a análise do dia 14/11/2014 na sexta-feira houve um número baixo de releases enviados. Motivo de alerta, por sabermos que é durante a sexta-feira que os produtores da TV Record/RS necessitam de mais pautas já que o final de semana se aproxima. É neste dia que são sugeridas e aprovadas as pautas para o sábado, domingo e segunda-feira da outra semana.

Percebemos que afinar esta comunicação é mais que estratégico para as assessorias de imprensa, é uma questão de solidificação do papel do jornalista, independe da função que exerça, no processo de mediação social. Assim sendo, a relação do assessor com o jornalista de veículo se torna mais rápida e satisfatória, além de impulsionar e satisfazer os objetivos do cliente da assessoria de qualquer natureza, e reforçar a importância da comunicação empresarial e o seu diálogo com a imprensa e, por consequência, com diferentes públicos e consumidores.

(13)

XII Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação SEPesq – 24 a 28 de outubro de 2016

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BAHIA. Juarez. Jornal, História e Técnica – as técnicas do jornalismo. São Paulo: Ática, 1990.

BECKER, Beatriz. A linguagem do telejornal: um estudo da cobertura dos 500 anos do descobrimento do Brasil. Rio de Janeiro: E-papers Serviços Editoriais, 2004.

BOND, Fraser. Introdução ao Jornalismo. 2.ed. Rio de Janeiro: Agir, 1962.

CHAPARRO, Manuel Carlos. Pragmática do Jornalismo: buscas práticas para uma teoria da ação jornalística. – 3. Ed. Ver. – São Paulo: Summus, 2007.

DUARTE, Jorge. Assessoria de Imprensa: o caso brasileiro. Janeiro de 2001 Portal de livre acesso à produção em ciência da comunicação. Disponível

em:<http://www.portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/revistaintercom/article/vie wFile/1017/919> Acesso em 10 nov 2014.

FINGER, Cristiane. A Violência na “Agenda” do Telejornalismo Brasileiro. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) – Faculdade de Comunicação Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1997.

FERRARETO, Luiz Artur. Assessoria de Imprensa – Teoria e Prática. 5ª Edição. São Paulo: Summus, 2009.

FONTCUBERTA, Mar de. A Notícia – pistas para compreender o mundo. Lisboa: Editorial Notícias, 1999.

MELO, José Marques de, A opinião no jornalismo brasileiro, Petrópolis, Vozes, 1985.

RODRIGUES, Ernesto (org). No próximo bloco... O jornalismo brasileiro na TV e na internet. Rio de Janeiro: PUC Rio; São Paulo: Loyola, 2005.

TRAQUINA, Nelson (Org.). Jornalismo: Questões, Teorias e “Estórias”. Lisboa: Veja Editora, 1999.

WOLF, Mauro. Teorias das Comunicações de Massa. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

YIN, Robert K. Estudo de Caso, planejamento e métodos. 2.ed. São Paulo: Bookman, 2001.

Referências

Documentos relacionados

As produções de Quentin não são agradáveis aos olhos de todos, pelo fato de seus filmes serem em sua maioria, muito sangrentos, acabam por fazer muitas pessoas terem

Cerca de 50 mil trabalhadores, segundo informações da Agência Brasil, participam de uma marcha, na Esplanada dos Ministérios em Brasília – Distrito Federal (região

[r]

 Em 3ª Faixa (faixa adicional) nas vias de mão dupla, não ultrapasse em curvas para a direita.. Veículos longos no sentido contrário podem atingir a sua mão de

22-05-2017 Projeto VCA DFCH Carmem Virginia Moraes da Silva - Docente Educação APROVADO COM FINANCIAMENTO R$ 4.800,00 Núcleo interdisciplinar de cuidados a pacientes. com

Deve estar evidenciado que o corpo docente vem trabalhando junto à Instituição há, pelo menos, um (01) ano, possuindo linhas de pesquisa consolidadas, demonstradas

Comportamentos evitativos ocorrem no TOC, assim como no transtorno de pânico com agorafobia, mas neste os temores são bem mais circunscritos (em geral, medo de não ser socorrido

Será permitida a contratação de Artistas por Nota Contratual, para a realização de trabalho de, no máximo, 07 (sete) dias, vedada a utilização desse mesmo