• Nenhum resultado encontrado

Dia49 - Boletim da Tocha Olímpica

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Dia49 - Boletim da Tocha Olímpica"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Dia49 - Boletim da Tocha Olímpica

· Em operação especial na Amazônia, oRevezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 visitou duas cidades amazonenses,Iranduba e Presidente Figueiredo, além de Manaus, ponto de saída e de retorno.

· Waldeci Souza é atleta da seleçãobrasileira de luta Olímpica e já foi campeão brasileiro. Ele tem um projetosocial que ensina o esporte para mais de 150 crianças em Manaus. Uma lesão nojoelho o tirou dos Jogos Rio 2016. "Estar aqui com a tocha me dá a sensaçãode fazer parte da competição. Quero retribuir tudo que o esporte me deu",disse.

· Igor Andrade tem um projeto debototerapia. "Ensinamos crianças com deficiência a nadarem com os botos.Não queremos substituir nenhum tipo de tratamento. Mas esses jovens muitasvezes não saem para interagir com a natureza. Tenho muitos relatos de mãe quecontam que os filhos ficaram mais calmos e dormem melhor nos dias danatação", falou.

· Os ex-pescadores Davi Souza, de 48anos, e sua esposa Marcia Mesquita, de 40, não imaginavam que seu projeto combotos cor-de-rosa receberia a chama Olímpica durante sua viagem pelo Brasil.Davi conduziu a tocha na água com a companhia dos botos. Com

dificuldade parasustentar os sete filhos apenas com a pesca, o casal percebeu a oportunidade detrabalhar com turistas na Praia Amigo do Boto. Empreendedor, Davi montou oprimeiro

flutuante de ecoturismo da região, o Amigos do Boto. “Hoje, além dereceber turistas, o flutuante abriga também um projeto de bototerapia, que levacrianças com deficiência para interagir com os animais uma vez por mês. Atualmente,cerca de 30 botos frequentam a região. O trabalho com os animais é acompanhadopor especialistas para garantir a sustentabilidade”, explicou.

(2)

· Toramã, em português Domingos Vaz, foio primeiro condutor na aldeia Cipiá Dessana. Ele é líder da sua tribo e irmãodo Kissibi (Raimundo Vaz), pajé da outra aldeia, que fica a 5 quilômetros dedistancia. Houve uma dança dos indígenas em torno da tocha Olímpica. Eles também tinham sua própria chama, cuja fumaça abençoa todos os visitantes. "Querida

comunidade visitante aqui presente: estamos recebendo essa tocha tão meiga e tãoamiga que vem aqui na nossa casa. Nós indígenas somos tão orgulhosos de receberessa tocha Olímpica. Quem imaginava que nós, indígenas, fossemos Olímpicos também",disse Domingos.

· Na segunda aldeia, Kissibi passou achama para seu filho Regis Myrupu dentro da oca onde se realizam rituais. Aofim do ritual, um grupo de mulheres entrou na oca e serviu frutas. · Marcelo Luz, tem 42 anos e é gaúcho dePorto Alegre. O Engenheiro Mecânico é atleta de judô, remo e canoagem. "Em1996, vim para a Amazônia e trouxe a canoagem comigo. Difundi o esporte noestado, hoje temos tentando levar a canoagem para lugares mais humildes. A Amazôniaé o melhor lugar do mundo para praticar canoagem. Já fiz todo o Rio Amazonas, aágua é quente, tem toda a beleza e também a limpeza. Ainda temos rios limpos e preservados. A Amazônia é fantástica", afirmou ele que conduziu a tochanuma canoa na Praia de Ponta Negra, em Manaus.

· Raimunda Ferreira Viana, de 54 anos, épresidente da Associação de Moradores de Catalão, onde mora há 26 anos. Acomunidade flutuante foi oficialmente registrada há 15 anos e hoje tem 362moradores. Quando ela chegou, eram apenas 35 pessoas. Atualmente, é

merendeira naescola municipal do Catalão e estuda Pedagogia para ser professora. “Eu morava no Juá, no alto do Rio Solimões. Somos privilegiados, porque de manhã tomamosbanho na água escura do Rio Negro e de tarde na água clara do Rio Solimões. Esseé um momento que eu nunca vi e nunca vou ver mais, é maravilhoso sermoscontemplados por um momento desses, estarmos no mundo, mostrarmos a ele umacomunidade flutuante onde o povo vive sobre as aguas", falou.

· Manoel Alves da Silva tem 59 anos emora na comunidade flutuante há 28. "Fui escolhido porque sou pescadorantigo. Para sobreviver, pescamos e vendemos na feira. Apesar das dificuldadesque passamos, temos hoje essa alegria. Digo para quem sofre dificuldade também: sigam em frente, honrem suas responsabilidades e representem sua comunidade comamor", disse.

(3)

SOBRE SALA DE IMPRENSA

Termos de Uso

Broadcasters Detentores de Direitos (RHBs): Os RHBs podem fazer a transmissão do Revezamento da Tocha Olímpica no Brasil, de forma não exclusiva, de acordo com os termos de seus respectivos contratos firmados com o COI.

Broadcasters Não Detentores de Direitos (Non -RHBs): Os Non -RHBs podem fazer a transmissão do Revezamento da Tocha Olímpica no Brasil (com exceção das cerimônias de abertura e encerramento), de forma não exclusiva, pelo prazo máximo de 36 (trinta e seis) horas após o evento. Qualquer transmissão relacionada a este evento, deve ser realizada de forma estritamente jornalística, sem criar ou ser apresentada como um programa focado no Revezamento da Tocha Olímpica.

Nenhuma associação comercial / promocional será permitida na cobertura do Revezamento da Tocha Olímpica. Principalmente, a transmissão do Revezamento da Tocha Olímpica não poderá (i) ser patrocinado ou de

qualquer for criar uma associação que crie a impressão de que o Non -RHBs e/ou qualquer entidade sem · Genival Assunção é professor de Geografiahá 20 anos no município de Presidente Figueiredo, conhecido como o paraíso dascachoeiras. Conduziu a tocha na Cachoeira de Iracema, uma das mais famosas daregião. "A vinda da tocha é uma honra para nós.

Divulgamos as belezasnaturais da nossa terra, são mais de 200 quedas d'água registradas, e um climaquente e chuvoso", explica o professor. Ele dá aulas para o ensinofundamental na Escola Municipal Mario Jorge Gomes da Costa e criou o projetoLer para Crescer. "Mesmo ensinando Geografia, acho que nossos alunosprecisam de mais literatura. Estou feliz de representar a educação dePresidente Figueiredo nos Jogos Olímpicos. Sempre que sobra um tempinho venhona cachoeira com os meus dois filhos, de 6 e 12 anos", contou.

· Lucas Monteiro, conhecido comoLuquinha, tem paralisia cerebral. Aos dois anos,

começou a fazer equoterapia.Agora com 15, ele frequenta a escola regular e distribuiu sorrisos e acenos emPresidente Figueiredo.

· Raimunda de Freitas conduziu a tochaOlímpica no encontro das águas dos Rios Negro e Solimões, que formam o RioAmazonas. Quinze condutores participaram do revezamento nesta operação especialda Amazônia. Amanhã (21), Rio Branco, no Acre, recebe o comboio.

(4)

autorização e/ou seus produtos são conectados ou associados ao Revezamento da Tocha Olímpica, ao Jogos Olímpicos, ao COI e/ou ao Movimento Olímpico e (ii) implique, sugira ou represente os Non -RHBs como sendo detentores oficiais dos direitos de transmissão e/ou parceiros do Revezamento da Tocha olímpica, dos Jogos Olímpicos, do COI e/ou do Movimento Olímpico.

Cerimônias de Abertura e Encerramento: A parte do revezamento que ocorrerá durante as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos faz parte dos direitos exclusivos concedidos aos RHBs e qualquer transmissão pelos Non-RHBs deve ser realizada em observância às Novas Leis de Acesso do COI.

Terms of Use

Rights Holding Broadcasters (RHBs): RHBs may broadcast the Olympic torch relay in Brazil, on a

non-exclusive basis, in accordance with the terms of their respective media rights agreement with the IOC.

Non-Rights Holding Broadcasters (Non-RHBs): Non-RHBs may broadcast the Olympic torch relay in Brazil

(with the exclusion of the opening and closing ceremonies), on a non-exclusive basis, for a maximum of 36 hours after the event. Any such broadcast must be positioned as news only and not to create, or be positioned as, Olympic torch relay focused programming.

No commercial/promotional association is permitted with the coverage of the Olympic torch relay. In particular, broadcast of the Olympic torch relay may not (i) be sponsored or otherwise be associated in any way to give the impression that Non-RHBs and/or any unauthorized entities and/or products are linked to or associated to the Olympic torch relay, the Olympic Games, the IOC and/or the Olympic Movement and (ii) imply, suggest or represent Non-RHBs as being official rights holding broadcasters and/or partners of the Olympic torch relay, the Olympic Games, the IOC and/or the Olympic Movement.

Opening and Closing ceremonies: The part of the torch relay occurring during the opening and closing

ceremonies of the Games is part of the exclusive rights granted to RHBs and any broadcast by Non-RHBs must comply with the IOC News Access Rules.

(5)

ÚLTIMOS TWEETS Tweets

Referências

Documentos relacionados

E assim, os fiéis constroem, desconstroem e reconstroem sua religiosidade a partir de seu estilo de vida, de pensar, de ser e de agir, fundamentada na emoção, na subjetividade e

Neste contexto, acreditamos que em um curso de formação de professores, no nosso caso, formação de professores para a educação do campo, o objetivo da abordagem

A relação entre turismo e espaço no município de São Miguel do Gostoso, localizado no litoral do Rio Grande do Norte (RN/Brasil), tem como principal cenário o segmento

Ainda no quadro das obrigações legalmente impostas, os produtores de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (EEE), de Pilhas e Acumuladores (PA) e de Embalagens (E)

codificação relegava o cônjuge apenas à terceira classe na ordem de vocação hereditária, ou seja, só herdava se não existissem descendentes nem ascendentes. Além disso,

Após avaliar as diferenças no escoamento superficial para os três cenários, ou seja, o comportamento da água na fase de bacia vertente, na Figura 4.13 são apresentados os

Deste modo, diante da ideia da qual a lesbofobia é um fator de risco ao suicídio entre jovens lésbicas, a campanha de palestras pode demonstrar como a construção

Objetivo: Mostrar como gerar código a partir de modelo EMF. Criar novo