• Nenhum resultado encontrado

2. REGIME JURÍDICO DA ATIVIDADE EMPRESARIAL - FORMAS SOCIETÁRIAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2. REGIME JURÍDICO DA ATIVIDADE EMPRESARIAL - FORMAS SOCIETÁRIAS"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

2. REGIME JURÍDICO DA ATIVIDADE EMPRESARIAL - FORMAS SOCIETÁRIAS

Carga Horária: 45 h/a Ementa

1. Metodologia do Direito Empresarial e Econômico: 1.1. Análise Crítica da Constituição Econômica Brasileira;

1.2. A Harmonização da Ordem Jurídica e Econômica pelos Paradigmas Metodológicos da Função e da Disciplina Principiológica;

1.3. Regime Jurídico da Atividade Empresarial.

2. Principiologia Geral do Regime Jurídico Empresarial:

2.1. O Princípio da Função Macro-Econômica e a Mercantilidade; 2.2. O Princípio da Licitude e a Cláusula Geral da Boa-Fé;

2.3. O Princípio da Função Micro-Econômica, Tipicidade e Adequação: A

Empresa Unipessoal e a Empresa Societária. Formas de Exercício da Atividade Empresária.

2.4. Os Princípios da Incorporação, Efetividade e Organização. 3. Principiologia do Direito Mercantil Societário:

3.1. Princípios Essenciais da Incorporação e Estabelecimento da Instituição Societária;

3.2. Princípios Essenciais do Funcionamento, Conservação e Defesa da Instituição Societária;

3.3. Princípios Essenciais da Dissolução e Liquidação da Instituição Societária. 4. Casuística:

4.1. As Prerrogativas Sociais Típicas. Objetivos

Gerais:

(a) Capacitar o mestrando a identificar, explorar às ulteriores conseqüências e trabalhar cientificamente as categorias jurídicas que disciplinam o regime da atividade econômica, seja no âmbito das iniciativas públicas e privadas de natureza unipessoal, seja no âmbito coletivo (é dizer, societário);

(b) Aprofundar e fixar, no repertório conceitual do mestrando, para uso acadêmico e profissional, as categorias metodológicas e dogmáticas que permitem o competente trato e compreensão dos princípios de operação da hermenêutica jurídica (“equação da interpretação”), considerados os campos da semântica, sintática e pragmática da experiência do Direito.

Específicos:

(a) Identificar o estágio presente da metodologia do Direito Empresarial e Econômico, identificando os métodos interpretativos freqüentemente adotados – ou passíveis de adoção – pelos operadores do Direito na busca da melhor solução possível para os conflitos de interesse e problemas exsurgentes no meio social e, principalmente, societário.

(2)

(b) Demonstrar a operabilidade e operatividade do Princípio da Função, em suas múltiplas formulações, como uma das diretrizes interpretativas essenciais vis-à-vis à razoável aplicação das categorias de Direito Empresarial – muito especialmente o Societário – e Econômico.

Conteúdo Programático

1. Ordem e Ordenamento Jurídico. Pragmática Institucional Econômica e suas Conseqüências no Plano da Interpretação do Direito Econômico e Empresarial. A Integração entre o Econômico e o Jurídico pela Principiologia Funcionalista. O Conjunto dos Paradigmas Institucionais e Metodológicos do Regime Jurídico da Atividade Econômica e Empresarial. Empresa Unipessoal e Empresa Societária. 2. Princípios Essenciais Atinentes à Incorporação e Estabelecimento da

Instituição Mercantil Societária: Função, Incorporação, Efetividade, Organização, Escassez e Necessidade, Eficiência, Lucratividade e Risco, Licitude, Aporte, Identidade do Patrimônio Incorporado, Veracidade do Nome Social, Affectio Societatis, Causa, Suficiência Patrimonial, Intangibilidade do Capital Social.

3. Princípios Essenciais Atinentes ao Funcionamento, Conservação e Defesa da Instituição Mercantil Societária: Preposição por Aparência, Delegação

Consensual de Administração e Gerência, Gestão por Pessoa Natural, Gestão pelo Incorporador, Ampla Informação (Full Discolosure), Intangibilidade da Cláusula de Administração, Subsidiariedade da Responsabilidade dos Sócios, Subsidiariedade da Escritura Social, Conservação Fisiológica do Patrimônio Incorporado, Fixidez do Objeto Social, Responsabilidade Mercantil Societária. 4. Princípios Essenciais Atinentes à Dissolução e Liquidação da Instituição Societária: Distinções Necessárias, Casuística.

5. Casuística: Prerrogativas Sociais Típicas: Aportar, Deliberar, Administrar. Metodologia

Aulas expositivas e seminários (leituras orientadas, estudos de textos,

exposições e debates), estes últimos versando temas a serem desenvolvidos e aprofundados nas primeiras.

Na primeira sessão será apresentado o sumário do curso, os temas de todos os seminários, a metodologia de trabalho, o sistema de avaliações, a bibliografia e a importância da disciplina para a conclusão, com êxito, da pós-graduação stricto sensu, em nível de mestrado. Os seminários serão seguidos de debates, estimulada a participação do grande grupo que, previamente, terá realizado fichas de leitura pertinentes aos temas em discussão.

(3)

O aproveitamento do mestrando será apurado mediante a análise de dois elementos, a saber:

(i) conteúdo e qualidade das fichas de leitura, apresentações e participações em seminário. Justificativa: como a turma é composta, em média, por 40 (quarenta) mestrandos, é virtualmente impossível cobrar de todos

apresentações em seminário. Ainda que se limite cada apresentação a um mínimo de 20 minutos (e menos que isso, convenha-se, seria insuficiente) ter-se-ão seis seminários por aula, o que, sem computar as interferências do professor e dos demais alunos (com o que a atividade perde muito de seu sentido), consumiria mais de duas horas da sessão, prejudicando o

desenvolvimento de outras atividades (parte expositiva, principalmente). Logo, optou-se por relacionar o tema das fichas de leitura ao dos seminários,

permitindo-se, assim, que as intervenções dos que não apresentam o seminário possam ser avaliadas com o mesmo peso e rigor que as

apresentações, propriamente ditas. A metodologia, em suma, possibilita uma avaliação constante da participação do mestrando em sala de aula, seja pela competente realização dos seminários e fichas de leitura, seja pela aplicação dos conceitos hauridos na atividade de estudos às discussões encetadas; (ii) confecção de trabalho escrito consistente na versão preliminar do projeto de dissertação, no que pertine à (a) apresentação, (b) fundamentação e (c) justificativa dos marcos e paradigmas metodológicos e teóricos eleitos pelo mestrando para o desenvolvimento do respectivo discurso.

As fichas de leitura e participações em seminários corresponderão a 50% (cinqüenta por cento) do conceito atribuído ao mestrando (A, B, C ou D), correspondendo, o trabalho escrito, aos 50% (cinqüenta por cento) restantes. Bibliografia.

1. ALVIM, Arruda – Direito Comercial. Estudos e Pareceres. São Paulo, Editora Revista dos Tribunais, 1995.

2. ALMEIDA, Amador Paes de – Manual das Sociedades Comerciais. 6. ed., São Paulo, Saraiva, 1991.

3. ASCARELLI, Tulio – Corso di Diritto Commerciale – Introduzione e Teoria dell’Impresa. Origem do Direito Comercial. 3. ed., Milano, A.Giuffrè, 1962. Mimeo. Trad. e notas de Fábio Konder COMPARATO.

4. ________ La Funzione del Diritto Speciale e Le Trasformazioni del Diritto Commerciale. Separata da Rivista del Diritto Commerciale, 32/1-39, Casa Editrice Dott. Eugenio Jovene, Napoli, 1934.

5. AZEVEDO, Antonio Junqueira de – Negócio Jurídico e Declaração Negocial. Tese, São Paulo, 1986. In: GRAU, Eros Roberto – Direito, Conceitos e Normas Jurídicas. São Paulo, Editora Revista dos Tribunais, 1988.

6. BETTI, Emílio – Teoria Geral do Negócio Jurídico. Tomo I. 1. ed., Coimbra, Editora Coimbra, 1969.

7. BEVILAQUA, Clóvis – Teoria Geral do Direito Civil. 2. ed., Rio de Janeiro, Editora Francisco Alves, 1980.

8. BORBA, José Edwaldo Tavares – Direito Societário. 5. ed. rev., aum., atual, Rio de Janeiro, Renovar, 1999.

(4)

9. BORGES, João Eunápio – Curso de Direito Comercial Terrestre. 2. ed., Rio de Janeiro, Forense, 1964.

10. ________ Curso de Direito Comercial Terrestre. 3. ed., Rio de Janeiro, Forense, 1967.

11. ________ Sociedades de Pessoas e Sociedades de Capital – A Sociedade por Cotas de Responsabilidade Limitada. In: Revista Forense, Rio de Janeiro, Forense, março de 1950, vol. 128, n. 33, p. 33-38.

12. BRITO, Edvaldo – Reflexos Jurídicos da Atuação do Estado no Domínio Econômico. São Paulo, Saraiva, 1982.

13. BRITO, Maria Helena – O Contrato de Concessão Comercial. 1. ed., Coimbra, Livraria Almedina, 1990.

14. BULGARELLI, Waldírio – A Teoria Jurídica da Empresa : Análise Jurídica da Empresarialidade. São Paulo, Editora Revista dos Tribunais, 1985.

15. ________ Direito Empresarial Moderno – Doutrina, Pareceres, Jurisprudência, Legislação. Rio de Janeiro, Forense, 1992.

16. ________ Estudos e Pareceres de Direito Empresarial. São Paulo, Editora Revista dos Tribunais, 1981.

17. ________ Manual das Sociedades Anônimas. 5. ed., São Paulo, Editora Atlas, 1987.

18. ________ Títulos de Crédito. 5. ed., São Paulo, Editora Atlas, 1987.

19. CANARIS, Claus-Wilhelm – Pensamento Sistemático e Conceito de Sistema na Ciência do Direito. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1989.

20. CANOTILHO, José Joaquim Gomes – Constituição Dirigente e Vinculação do Legislador. Contributo para a Compreensão das Normas Constitucionais

Programáticas. Coimbra, Coimbra Editora Limitada, 1982.

21. CANTIDIANO, Luiz Leonardo – Estudos de Direito Societário. Rio de Janeiro, Renovar, 1999.

22. CAROLI, Matteo – La Regolamentazione dei Regimi Concorrenziali. Milano, Giuffrè, 1990.

23. CHAVES, Antônio – Tratado de Direito Civil, Obrigações, Vol. 2, Tomo 2, 3. ed., São Paulo, Editora Revista dos Tribunais, 1984.

24. COMPARATO, Fábio Konder – O Poder de Controle na Sociedade Anônima. 3. ed. inteiramente revisada, atualizada e corrigida, Rio de Janeiro, Forense, 1983.

25. ________ Franquia e Concessão de Venda no Brasil : da Consagração ao Repúdio? In: Revista de Direito Mercantil, São Paulo, Editora Revista dos Tribunais, 1975, n. 18, p. 53-65.

26. CORDEIRO, Antonio Manuel da Rocha Menezes – Da Boa Fé no Direito Civil. Coimbra, Livraria Almedina, 1997.

27. CORRÊA, Alexandre A. Castro – Existiu, em Roma, Direito Comercial? In: Revista da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, vol. LXV, 1970, p. 67/103.

28. CRUZ, Aloysio Álvares – Compêndio de Direito Comercial. In: Revista dos Tribunais, São Paulo, Editora Revista dos Tribunais, 1994.

29. DAVID, René – Os Grandes Sistemas do Direito Contemporâneo. Direito Comparado. 2. ed., Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1978.

30. EGIDI, Massimo – Mercato e Democrazia: Il Processo di Distruzione Creatice”. In: FORGIONI, Paula F.. Os Fundamentos do Antitruste. São Paulo.

(5)

Editora Revista dos Tribunais, 1998.

31. ESCARRA et RAULT – Traité Théorique et Pratique de Droit Commercial. Paris, Libr. du Recueil Sirey, 1947.

32. ESCARRA, Jean – Manuel de Droit Commercial. Paris, Libr. du Recueil Sirey, 1947.

33. ESTRELLA, Hernani – Apuração dos Haveres de Sócio. 2. ed., Rio de Janeiro, Forense, 1992.

34. ________ Direito Comercial – Estudos. Rio de Janeiro, José Konfino, 1969. 35. FERRAZ JÚNIOR, Tércio Sampaio – Direito, Retórica e Comunicação :

Subsídios para uma Pragmática do Discurso Jurídico. 2. ed. São Paulo, Saraiva, 1997.

36. ________ Introdução ao Estudo do Direito – Técnica, Decisão, Dominação. São Paulo, Editora Atlas, 1988.

37. FERREIRA, Waldemar Martins – Tratado das Sociedades Mercantis – Sociedade por Quota de Responsabilidade. Vol. I, São Paulo, Saraiva, 1960. 38. ________ Tratado de Direito Comercial. Vol. III, São Paulo, Saraiva, 1960. 39. ________ Instituições de Direito Comercial. Vol. I, Tomo II, 5. ed., São Paulo, Max Limonad, 1957.

40. FORGIONI, Paula F. – Os Fundamentos do Antitruste. São Paulo, Editora Revista dos Tribunais, 1998.

41. FRANCESCHELLI, Paolo – Trattato di Diritto Industriale. Milano, 1960. 42. GALGANO, Francesco – Storia del Diritto Commerciale. 2. ed., Bologna, Societá Editrice Il Mulino, 1980.

43. GARRIGUES, J. – Curso de Derecho Mercantil. 7. ed., Madrid, Aguirre, 1976.

44. GEVAERD FILHO, Jair Lima – A Experiência Jurídica : Aspectos Epistêmicos. In: Revista Themis, Curitiba-PR, Centro Acadêmico Hugo Simas, Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, 1983, p. 35-68.

45. ________ A Experiência Jurídica e a Verdade ou a Verdade da Experiência Jurídica. In: Revista de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba-PR, ano II, nº 2, 1989, p. 33-48.

46. ________ A Formação da Vontade Social nas Limitadas. Artigo. Separata da Revista do Instituto dos Advogados do Estado do Paraná, Curitiba-PR, 1993, nº 21, p. 01-08.

47. ________ O Direito: Uso Alternativo ou Marginal ? In: Folha Acadêmica, Centro Acadêmico Hugo Simas, Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, maio/90, p.4.

48. ________ O Passivo Ambiental da Empresa. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Paraná, 1995, 188 páginas.

49. ________ Direito Societário: Teoria e Prática da Função. Curitiba, Editora Genesis, 2001, 706 p.

50. GOLDSCHMIDT, L. – Universalgeschichte des Handelsrechts. Stuttgart, 1891.

51. GONÇALVES NETO, Alfredo de Assis – Apontamentos de Direito Comercial. Curitiba, Editora Juruá, 1998.

52. ________ Aval, Alcance da Responsabilidade do Avalista. 2. ed., São Paulo, Editora Revista dos Tribunais, 1993.

(6)

Revista dos Tribunais, 1981.

54. HAURIOU, Maurice – La Teoria de la Instituición y de la Fundación. Trad. Arturo Enrique Sampay. Buenos Aires, Abeledo-Perrot, 1968.

55. HAYEK, Friedrich – Direito, Legislação e Liberdade. Vol. I, São Paulo, Visão, 1985.

56. HUVELIN, Paul – Études D’Histoire du Droit Commercial Romain (Histoire Externe. Droit Maritime). Paris, 1929. In: BORGES, João Eunápio. Curso de Direito Comercial Terrestre. 2. ed., Rio de Janeiro, Forense, 1964.

57. JAEGER, P. G. – L’interesse Sociale. Milano, 1964. In: SALOMÃO, Calixto. O Novo Direito Societário. 1. ed., São Paulo, Malheiros Editores, 1998.

58. KIRALY, G. – Le Droit Économique : Branche Independent de La Science Juridique. Recueil d'études sur les sources du Droit en l'honneur de F. Gény, Paris, 1.935.

59. LAGARDE, Gastón – Droit Commercial. 2. ed., Paris, Dalloz Edition, 1980. 60. LARENZ, Karl – Metodologia da Ciência do Direito. 5. ed., Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, revista, 1983.

61. LIMA, Oscar Brina Corrêa – Responsabilidade Civil dos Administradores de Sociedade Anônima. 1. ed., Rio de Janeiro, Aide Editora, 1989.

62. LUCENA, José Waldecy – Das Sociedade por Quotas de Responsabilidade Limitada. Rio de Janeiro, Renovar, 1996.

63. MARCONDES, Sylvio – Problemas de Direito Mercantil. São Paulo, Editora M. Limonad, 1970.

64. MARTINS, Fran – A Sociedade por Quotas no Direito Estrangeiro e Brasileiro. Vol. II, 1. ed., Rio de Janeiro, Forense, 1960.

65. ________ Curso de Direito Comercial : Empresa Comercial, Empresários Individuais, Microempresas, Sociedades Comerciais, Fundo de Comércio. 16 ed. ref. e atual., Rio de Janeiro, Forense, 1991.

66. MARTINS, Ives Gandra da Silva – Caderno de Direito Econômico –

Disciplina Jurídica da Iniciativa Econômica. 1. ed., São Paulo, Editora Resenha Tributária. Co-edição do Centro de Estudos de Extensão Universitária, 1983. 67. ________ Direito Econômico e Tributário. São Paulo, Editora Resenha Tributária – FIEO, p. 9-10. In: MARTINS, Ives Gandra da Silva – Caderno de Direito Econômico – Disciplina Jurídica da Iniciativa Econômica. 1. ed., São Paulo, Editora Resenha Tributária. Co-edição do Centro de Estudos de Extensão Universitária, 1983.

68. MAXIMILIANO, Carlos – Hermenêutica e Aplicação do Direito. 9. ed., 3. Tiragem, Rio de Janeiro, Forense, 1984.

69. MELO, Albertino Daniel – Sanção Civil por Abuso de Sociedade. Belo Horizonte, Livraria Del Rey Editora, 1997.

70. MENDONÇA, José Xavier Carvalho de – Tratado de Direito Comercial Brasileiro. Vol. I, 6. ed., Rio de Janeiro/São Paulo, Editora Freitas Bastos, 1957.

71. MOSSA, L. – Corso di Diritto dell'Economia. Pisa, 1933.

72. ________ Tratado del Nuovo Diritto Commerciale. Milano, 1942.

73. OLIVEIRA, José Lamartine Corrêa de – A Dupla Crise da Pessoa Jurídica. São Paulo, Saraiva, 1979.

(7)

Artigo. Rivista del Diritto Commerciale, 1935, vol. XXXIII, n. 1, p. 36. 75. PEIXOTO, Carlos Fulgêncio Cunha – A Sociedade por Cotas de

Responsabilidade Limitada, 1º vol., 2. ed., Rio de Janeiro, Forense, 1958. 76. PEREIRA, Affonso Insuela – O Direito Econômico na Ordem Jurídica. 2. ed., São Paulo, Editora Bushatski, 1974.

77. PEREIRA, Pedro Barbosa – Curso de Direito Comercial. 2. ed., São Paulo, Editora Revista dos Tribunais, 1975.

78. PINTO, Carlos Alberto Mota – Teoria Geral do Direito Civil. 3. ed., Coimbra, Editora Coimbra, 1986.

79. POLO – El Nuovo Derecho de la Economia. In: Revista de Derecho Mercantil, 1.946, p. 373 e seguintes.

80. RAMOS, José Nabantino – Sistema Brasileiro de Direito Econômico. Ed. Resenha Tributária, IBDT. In: MARTINS, Ives Gandra da Silva – Caderno de Direito Econômico – Disciplina Jurídica da Iniciativa Econômica. 1. ed., São Paulo, Editora Resenha Tributária. Co-edição do Centro de Estudos de Extensão Universitária, 1983.

81. REALE, Miguel – Questões de Direito Privado. São Paulo, Saraiva, 1997. 82. REQUIÃO, Rubens – Curso de Direito Comercial. Vol. I e II, 16. ed., São Paulo, Saraiva, 1985.

83. ________ A Dissolução Total das Sociedades Comerciais. In: Aspectos Modernos do Direito Comercial, 3. ed., São Paulo, Saraiva. In: VIDAL NETO, Nemo Eloy – O Afastamento Voluntário do Sócio da Sociedade. Direito de Retirada e Direito de Recesso. Apontamentos Críticos. Monografia. Mimeo. Instituto dos Advogados do Paraná e Junta Comercial do Estado do Paraná, Curitiba, 1996, 100 p.

84. ________ Curso de Direito Comercial. Vol. I e II, 16. ed., São Paulo, Saraiva, 1985.

85. ________ Curso de Direito Falimentar. Vol. I, 10. ed., São Paulo, Saraiva, 1986.

86. ________ O Contrato de Concessão de Venda com Exclusividade

(Concessão Comercial). In: Revista de Direito Mercantil, São Paulo, Editora Revista dos Tribunais, 1972, v. 7, p.17-45.

87. REHME, Paul – História Universal del Derecho Mercantil. Madrid, Revista de Derecho Privado, 1941.

88. RIPERT, Georges – Traité Élémentaire de Droit Commercial, Paris, 1948. 89. ROCCO, Alfredo – Princípios de Direito Comercial. São Paulo, Livraria Acadêmica, 1931.

90. ROMANO, Santi – Fragmentos de un Dicicionario Jurídico. 1. ed., Buenos Aires, Ediciones Jurídicas Europa-América, 1964.

91. SALDANHA, Nelson – Pequeno Dicionário de Teoria do Direito e Filosofia Política. Porto Alegre, Fabris, 1987.

92. SALOMÃO, Calixto – O Novo Direito Societário. 1. ed., São Paulo, Malheiros Editores, 1998.

93. SAVY, Robert – Direito Público Económico. 1. ed., Lisboa, Editorial Notícias, 1977.

94. SILVA, De Plácido e – Noções Práticas de Direito Comercial. vol. I, 14. ed. rev. e atual. por Valdir Vitral, Rio de Janeiro, Forense, 1992.

(8)

Pitman Books, 1983.

96. SOUZA, Washington Peluso Albino – Direito Econômico. São Paulo, Saraiva, 1980.

97. TEIXEIRA, Egberto Lacerda – Das Sociedades por Quotas de Responsabilidade Limitada. São Paulo, Max Limonad, 1956.

98. VALVERDE, Trajano Miranda – A Evolução do Direito Comercial Brasileiro. In: Revista Forense nº 92, Rio de Janeiro, Forense, 1942, p. 635-641.

99. ________ Força Probante dos Livros Mercantis. Rio de Janeiro, Forense, 1. ed., 1960.

100. VAZ, Isabel – Direito Econômico da Concorrência. Rio de Janeiro, Forense, 1993.

101. VIDIGAL, Geraldo de Camargo – Teoria Geral do Direito Econômico. São Paulo, Editora Revista dos Tribunais, 1977.

102. VIVANTE, Cesare – L’autonomia del Diritto Commerciale e i Progetti di Riforma. In: Rivista del Diritto Commercialle, Milano, 1925, vol. I.

103. ________ Trattato di Diritto Commerciale. Vol. II, Casa Editrice, Dott. Francesco Vallardi, Milano, 1906.

104. WIEACKER, Franz – História do Direito Privado Moderno. 2. ed., Lisboa, Fundação

Referências

Documentos relacionados

Sendo a distância em linha reta, medida pelo Google, entre Amares e Viana do Castelo de 40,29 quilômetros, e tomando como refe- rência a medida da antiga légua portuguesa antes

a)Para interpor recurso é necessário que o candidato, exclusivamente pela “forma presencial”, apresente requerimento (modelo não disponível), o qual deverá ser entregue

O coordenador de estágio, Gabriel Machado, responsável pelo scouting da formação, responsável pelo departamento de futebol de formação do Leixões Sport Club e licenciado

Enquanto a norma ASTM D3043-95 – Standard methods of testing structural panels in flexure, utilizada no ensaio de flexão das chapas na posição horizontal (transversal e

UNIDADE ORÇAMENTÁRIA: 44 – FUNDO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL UNIDADE 45 – FUNDO MUNICIPAL DE ASS. JAIRO SILVEIRA MAGALHÃES PREFEITO DO MUNICÍPIO DE GUANAMBI.. APOSTILAMENTO

O contexto atual do mercado está forçando as equipes de campo das farmacêuticas a trabalhar de casa e enfrentar um desafio relativamente novo, pelo menos para a indústria

Entretanto, como seu objeto não é o comportamento dos indivíduos ou da sociedade, mas a ordem jurídica, ou seja, o sistema normativo com poder de coerção editado pelo Estado, faz

The terms Tobacco use disorder, Tobacco Smoke Pollution, Tobacco Use Cessation, Electronic Cigarettes, To- bacco Use Cessation Products, associated with the qualifiers