• Nenhum resultado encontrado

Criação de um fundo de ajuda de urgência da UPU para os países atingidos por catástrofes naturais e/ou que se encontrem em situações particulares

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Criação de um fundo de ajuda de urgência da UPU para os países atingidos por catástrofes naturais e/ou que se encontrem em situações particulares"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

DCDEV.PECS 28/10/2010

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO/CONSELHO OPERAÇÕES POSTAIS Comissão mista 2 (Desenvolvimento e cooperação)

Criação de um fundo de ajuda de urgência da UPU para os países atingidos por catástrofes naturais e/ou que se encontrem em situações particulares

Berna, 5 de Novembro de 2010 (de 9h30 às 12h30), Sala Heinrich von Stephan

Nota da Secretaria Internacional (Item 2b da pauta)

1. Assunto

− Informar a Comissão mista 2 sobre as atividades de ajuda de urgência da UPU aos países atingidos por catástrofes naturais e/ou que se encontrem em situações particulares.

− Propor a criação de um fundo de urgência e de solidariedade da UPU.

Referências/Parágrafos §§ 1 a 22

§§ 23 a 27

2. Decisão esperada

− Tomar nota das informações contidas no presente documento e formular qualquer comentário considerado pertinente sobre a criação de um fundo de urgência e de solidariedade da UPU.

− Adotar a referida proposta.

§ 28

Anexo 1

I. Introdução

1. O Conselho de Administração (CA) adotou, em sua sessão de Outubro de 2005, os princípios e procedimentos que regulam a assistência da UPU aos países em questão na seqüência de catástrofes naturais e/ou que se encontrem em situações particulares (CA 2005–Doc 9).

2. Os casos que podem ser considerados situações particulares foram claramente definidos, ou seja: − as catástrofes naturais de grande envergadura de todo o tipo (inundações, tremores de terra,

furacões, incêndios, etc.); − os conflitos armados e outros;

− as greves de grande envergadura (gerais ou do setor postal).

3. Guiada por estes princípios e procedimentos adotados pelo CA, a Secretaria Internacional examinou qualquer pedido de assistência de urgência apresentado por um País-membro da União de forma coordenada, proativa e com prontidão. Em casos excepcionais, a Secretaria Internacional tomou as medidas necessárias sem esperar o pedido de assistência formal do país em questão.

(2)

II. Ajuda de urgência do sistema da ONU

Tendências em matéria de catástrofes e de riscos de catástrofe1

4. Entre Junho de 2008 e Junho de 2009, tivemos um total de 343 catástrofes, que atingiram mais de 42 milhões de pessoas e custou a vida de mais de 14 000 pessoas. Estas catástrofes provocaram danos avaliados em cerca de 60 bilhões de dólares (USD).

5. As catástrofes ligadas aos perigos hidro-meteorológicos, como as inundações, as tempestades e as secas, ocasionaram mais de 80% dos danos provocados por todos os tipos perigos naturais. A Ásia foi a mais atingida pelas chuvas, que causaram graves inundações e atingiram mais de meio milhão de pessoas na Índia, no Nepal e no Paquistão. A seca atingiu 14,5 milhões de pessoas em 9 países da África subsaariana. A estação dos furacões no Atlântico foi muito ativa em 2008, com 16 tempestades tropicais, 5 qualificadas como furacões de alta intensidade. Cuba foi atingida por 4 ciclones tropicais sucessivos, o que provocou danos ou a destruição de 500 000 casas. No Haiti, mais de 800 000 pessoas foram atingidas e as perdas foram estimadas em 900 milhões de USD, ou 15% do produto interno bruto. O furacão Ike provocou cerca de 30 bilhões de USD de perdas econômicas na América (Estados Unidos).

Mecanismosde ajuda de urgência de outras organizações do sistema das Nações Unidas Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento

6. O Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento (PNUD) criou em 2001 um Escritório da prevenção das crises e da reconstrução (BCPR) que visa ajudar as vitimas de catástrofes naturais ou de conflitos violentos a encontrar uma boa qualidade de vida. O BCPR se apóia em cerca de cinqüenta escritórios de países do PNUD e é uma ponte entre as agências humanitárias que se ocupam das necessidades imediatas e a fase de desenvolvimento a longo prazo que segue a reconstrução, com o objetivo de tornar-se um centro mundial de prevenção das crises e a reconstrução.

Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura

7. Para aumentar a capacidade de enfrentar rapidamente as situações de urgência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), foi criado um Fundo especial para as atividades de urgência e de reabilitação (SFERA) em Abril de 2004. Ele dá à FAO a flexibilidade e os meios financeiros para reagir rapidamente às crises humanitárias antes mesmo que os financiamentos dos doadores sejam garantidos. Tirando alguns créditos do Programa de cooperação técnica da FAO, os fundos destinados em caso de catástrofes vêm de recursos extra-orçamentários fornecidos pelos doadores.

União Internacional das Telecomunicações

8. A União Internacional das Telecomunicações (UIT) implantou uma «Estrutura da UIT para uma cooperação em situação de urgência (IFCE)» durante o Fórum mundial sobre o uso eficiente das telecomunicações/tecnologia da informação e da comunicação na gestão das catástrofes naturais, realizado em Genebra em Dezembro de 2007. A IFCE visa disponibilizar os recursos das telecomunicações/ tecnologias da informação e da comunicação aos países para que as entidades responsáveis pelas telecomunicações/ tecnologias da informação e da comunicação e os organismos públicos encarregados da gestão das catástrofes, o pessoal humanitário e as vítimas possam ser beneficiados o mais rápido possível, assim que acontece uma catástrofe, graças ao uso de sistemas transportáveis, fáceis de desenvolver e confiáveis.

9. Com seus três módulos tecnológico, financeiro e logístico, a IFCE é um mecanismo essencial para o desenvolvimento eficiente dos recursos de telecomunicação em prol de países que necessitam de uma assistência nos momentos imediatamente após uma catástrofe, de organizações humanitárias e de comunidades locais.

1

(3)

10. Um Fundo de reserva para as telecomunicações de urgência no âmbito do módulo financeiro da IFCE e denominado «Fundo para as telecomunicações de urgência» (EFT) foi constituído. Serve para financiar iniciativas e atividades ligadas à intervenção em caso de catástrofe, como o desenvolvimento de equipamentos e o financiamento do tempo de transmissão. A contribuição de Estados Membros em forma de fundo de atribuição especial, bem como a contribuição de grupos econômicos regionais, de bancos de desenvolvimento e do setor privado também são fontes de financiamento possíveis.

11. A Organização Meteorológica Mundial (OMM) é a instituição especializada das Nações Unidas responsável por tudo que se refere ao estado e ao comportamento da atmosfera terrestre, sua interação com os oceanos, o clima resultante e a repartição dos recursos em água resultantes. Em sua próxima reunião da Comissão mista 2 do CA/COP em Novembro de 2010, a OMM apresentará a situação ligada às mudanças climáticas durante a última década e os riscos de aumento de catástrofes naturais. Esta apresentação estará disponível no Website da UPU, link cooperação técnica no endereço: www.upu.int/fr/activites/cooperation-technique/comissssion-mixte-2.html.

III. Ações de ajuda de urgência da UPU

12. Vários casos foram tratados pela UPU desde 2005. O quadro abaixo recapitula as ações de ajuda de urgência da UPU que receberam contribuições externas.

Países atingidos Eventos Projetos

formulados

Doações recebidas

Contribuintes

Libéria Guerra civil

(2003)

1 projeto UPU 15 000 EUR Alemanha e França

1 projeto UPU 190 000 CHF Barbados, Bélgica, Japão,

Cazaquistão, Lituânia, Malásia, Nepal, Panamá (Rep.), Romênia e Ruanda Indonésia Maldivas Sri Lanka Tsunami de Ásia do Sul (2004)

3 projetos FMQS 150 000 USD China (Rep. Pop.) e Coréia (Rep.)

1 projeto UPU 51 650 CHF Alemanha, Azerbaijão, Barbados,

Japão, Países Baixos e Eslováquia

Paquistão Terremoto (2005)

1 projeto FMQS 72 000 USD

(FAQS)

China (Rep. Pop.)

Indonésia Terremoto (2006) 1 projeto FMQS 27 300 CHF

50 000 USD (FAQS)

Japão e Cazaquistão Coréia (Rep.)

Myanmar Ciclone Nargis

(2008)

1 projeto UPU 20 000 USD Japão

Serra Leoa Guerra civil

(2010)

1 projeto UPU 5 000 EUR Itália

1 projeto UPU com várias fontes

458 882 CHF América (Estados Unidos),

Argentina, Bélgica, Chile,

Colômbia, Cuba, Equador, França, Grã Bretanha, Grécia, Itália, Japão, Nigéria, Portugal, Eslovênia, União Postal do Caribe (UPC) e União Postal das Américas, da Espanha e de Portugal (UPAEP)

1 projeto FMQS 100 000 USD Coréia (Rep.)

Haiti Terremoto (2010)

50 000 USD 1 000 USD

Irã (Rep. Islâmica) Ruanda

13. Em 2010, duas recentes situações, ou seja, o terremoto no Haiti e as inundações no Paquistão, exigiram a assistência urgente da UPU. A ação da Secretaria Internacional nos dois casos em questão está descrita a seguir.

(4)

Haiti (Terremoto de Janeiro de 2010)

14. A Secretaria Internacional constituiu uma equipe especial composta de representantes de países e de Uniões Restritas que mantém relações estreitas com Haiti (Canadá, República Dominicana, Espanha, França, América (Estados Unidos), União Postal das Américas, da Espanha e de Portugal (UPAEP) e União Postal do Caribe (UPC)). Esta equipe especial participou ativamente da coordenação das atividades para dar assistência ao Haiti e fez com que uma estratégia conjunta fosse adotada no terreno, em colaboração com as autoridades haitianas.

15. Após as missões no terreno e as análises realizadas pelos especialistas da Secretaria Internacional, um plano de ação mostrando uma estratégia de intervenção muito precisa para o serviço postal no Haiti foi elaborado pela Secretaria Internacional e adotado pela equipe especial. Este plano se compunha de três partes principais:

– Implementação escalonada das ações no terreno, graças a uma equipe internacional de especialistas postais.

– Construção de uma estrutura provisória para o centro de tratamento do correio.

– Aquisição de equipamento e de material para a reconstrução integral do Correio haitiano.

16. A UPU solicitou a todos seus Países-membros que dessem uma contribuição financeira ou material e criou para tal um fundo especial «Cooperação – Haiti». O montante das contribuições eleva-se a 458 882 CHF (contribuições voluntárias dos membros/Uniões Restritas e orçamento da UPU). Três Países-membros anunciaram uma doação dos fundos de suas contas FMQS de um total de 151 000 USD.

17. Uma das três contribuições a título do FMQS acima mencionadas resultou na elaboração de um projeto que está sendo executado. As duas outras contribuições resultarão em um segundo projeto FMQS que ainda não foi elaborado.

18. Estas contribuições, assim como a contribuição da UPU no âmbito da cooperação para os países em desenvolvimento, possibilitaram a implantação de um projeto internacional que permitiu a retomada das trocas postais em um prazo de 5 meses após o terremoto.

Paquistão (Inundações de Julho de 2010)

19. A Secretaria Internacional da UPU entrou em contato com as autoridades do Paquistão para obter as informações sobre os estragos sofridos e as necessidades de ajuda prioritárias.

20. Pela circular N° 177 de 30 de Agosto de 2010, a Secretaria Internacional comunicou aos Países-membros da União as informações sobre a situação do Correio no Paquistão e lançou um apelo à contribuição financeira à comunidade postal internacional. Na data de redação deste documento, a Secretaria Internacional recebeu um anúncio de contribuição de 20 000 euros do Correio da França.

21. Aguardando outras eventuais contribuições voluntárias dos Países-membros, a Secretaria Internacional atribuiu 100 000 CHF de seu orçamento da cooperação ao desenvolvimento e um projeto de urgência para o Paquistão. O projeto prevê particularmente a compra dos veículos permitindo estabelecer estações de correio móveis nas zonas sinistradas para assegurar a coleta e a distribuição dos objetos postais.

22. As duas situações acima já justificam a proposta de criar, no âmbito da UPU, um mecanismo de intervenção de urgência.

IV. Criação de um fundo de urgência e de solidariedade da UPU

23. Uma reação rápida e eficiente face aos pedidos de ajuda de urgência dos países atingidos por uma catástrofe natural ou por um conflito armado está condicionada pelos meios de ação que a UPU dispõe em termos de recursos humanos e de recursos financeiros. A experiência vivida pela Secretaria Internacional em suas recentes ações, especialmente no Haiti, mostra que o pessoal da UPU, assim como o das Uniões Restritas, dos Países-membros e dos parceiros, pode ser mobilizado e engajado rapidamente às ações de

(5)

ajuda de urgência. Em contrapartida, como a UPU não dispõe de um orçamento reservado à ajuda de urgência, é necessário organizar coletas de fundos junto aos Países-membros e aos parceiros para completar os fundos disponíveis para a cooperação ao desenvolvimento.

24. O procedimento atual de coleta de fundos após uma catástrofe (apelo às contribuições, faturamento, pagamento, etc.) não favorece uma reatividade satisfatória que permite a formulação imediata de projetos e uma realização rápida das ações. Convém ressaltar também que em certos casos, o apelo à contribuição lançada pela UPU não conseguiu os resultados esperados. Neste contexto e face às múltiplas catástrofes que o mundo conhece atualmente, é necessário que a UPU disponha de um fundo da UPU, que possa ser utilizado em situação de urgência.

25. Em complemento dos fundos já existentes (Fundo especial, Fundo voluntário, FMQS, etc.) cujo uso visa alcançar objetivos precisos, o fundo de urgência e de solidariedade da UPU, já mencionado em 2005 por alguns membros do CA, dotará a UPU de um meio adicional visando particularmente a realização de ações imediatas em caso de catástrofes naturais e/ou de situações particulares. O fundo a ser criado seria alimentado por contribuições voluntários dos doadores (governos, reguladores, operadores designados, Uniões Restritas, outros parceiros, etc.).

26. Os fundos coletados seriam reservados unicamente às ações de ajuda de urgência aos países que se encontram nos casos definidos no § 2 deste documento. O objetivo deste fundo é aumentar as capacidades de ação e melhorar a reação da UPU face a estas situações de urgência.

/

27. A Secretaria Internacional submete este documento e um projeto de resolução intitulado «Criação de um fundo de urgência e de solidariedade da UPU para os países atingidos por catástrofes naturais e/ou que se encontrem em situações particulares» (anexo 1) à Comissão mista 2 do CA/COP para exame. Em caso de reação positiva, as modalidades de gestão deste fundo seriam apresentadas ao CA de 2011.

IV. Conclusão

28. A Comissão mista 2 está convidada a tomar nota das informações contidas neste documento, a formular qualquer comentário considerado pertinente sobre a criação de um fundo de urgência e de solidariedade da UPU e a adotar a proposta referente figurando no anexo 1.

(6)

Projeto de resolução CA xx/2010

Criação de um fundo de urgência e de solidariedade da UPU para os países atingidos por catástrofes naturais e/ou que se encontrem em situações particulares

O Conselho de Administração, tendo em vista

a multiplicação e amplitude das catástrofes naturais e/ou das situações particulares às quais devem enfrentar cada vez mais Países-membros, em todas as regiões do mundo,

tendo em vista igualmente

os princípios gerais e procedimentos que regulam a assistência da UPU aos países em questão na seqüência de catástrofes naturais e/ou que se encontrem em situações particulares adotados pelo Conselho de Administração em 2005 (CA 2005–Doc 9),

tendo tomado nota

das informações recentes fornecidas pela Secretaria Internacional sobre as ações de ajuda de urgência da UPU (CA C 2 2010.1–Doc 2b),

consciente

da importância e da necessidade de uma reação imediata e apropriada da UPU face às necessidades urgentes dos Países-membros atingidos por catástrofes naturais /ou que se encontrem em situações particulares,

conhecendo

a impossibilidade, nas circunstâncias atuais, de poder dispor de forma imediata de fundos suficientes para fins de ajuda de urgência,

constatando

as restrições do processo atual de coleta dos fundos, que não permitem realizar ações imediatas em resposta às necessidades urgentes dos países atingidos por catástrofes naturais ou por outros eventos, considerando

o caráter imprevisível destes eventos, estima

que a instauração de um mecanismo permanente para coletar os fundos necessários permitirá à UPU dispor dos fundos necessários em tempo hábil e aumentar suas capacidades em reagir rapidamente às necessidades urgentes,

decide

a criação de um fundo de urgência e de solidariedade da UPU para os países atingidos por catástrofes naturais e/ou que se encontrem em situações particulares,

convida

as autoridades dos Países-membros da União (governos, reguladores, operadores designados), as Uniões Restritas e qualquer outro parceiro do setor postal a alimentar o fundo de urgência e de solidariedade da UPU por contribuições voluntárias em numerário,

(7)

encarrega

a Secretaria Internacional de:

− preparar as modificações ao Regulamento financeiro da UPU para nele introduzir as disposições relativas ao fundo de urgência e de solidariedade (FUS) da UPU;

− elaborar o Regulamento sobre a gestão administrativa e financeira do fundo de urgência e de solidariedade da UPU, incluindo suas modalidades de alimentação e de gestão e submetê-lo ao CA 2011 para aprovação;

− levar em conta as decisões que serão tomadas durante a elaboração das propostas a submeter eventualmente ao próximo Congresso.

Referências

Documentos relacionados

- Se o estagiário, ou alguém com contacto direto, tiver sintomas sugestivos de infeção respiratória (febre, tosse, expetoração e/ou falta de ar) NÃO DEVE frequentar

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

No entanto, não podemos deixar de comentar, como foi anteriormente abor- dado, que em relação aos Festivais de Viña del Mar e Mérida dos anos 1960, os Encontros ocorridos na

◦ Os filtros FIR implementados através de estruturas não recursivas têm menor propagação de erros. ◦ Ruído de quantificação inerente a

Os candidatos reclassificados deverão cumprir os mesmos procedimentos estabelecidos nos subitens 5.1.1, 5.1.1.1, e 5.1.2 deste Edital, no período de 15 e 16 de junho de 2021,

No presente estudo, catorze animais (34,15%) apresentavam algum tipo de parentesco procedente de oito diferentes propriedades rurais (26,66%), ora relacionado à vaca, ora ao touro,

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades

Ao analisar as características do atendimento pré- natal da rede de atenção básica em saúde tendo como parâmetros o preconizado pelo Programa de Humanização do Parto