• Nenhum resultado encontrado

Carta Mensal Iporanga dezembro de 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Carta Mensal Iporanga dezembro de 2016"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Carta Mensal Iporanga – dezembro de 2016

1

O fundo Iporanga Macro FIC FIM apresentou rendimento mensal de 2,74% em dezembro (244% do CDI). No acumulado de 2016, o fundo obteve um rendimento de 7,39% (53% do CDI).

Mensagem da gestão

As incertezas em relação ao cenário externo permaneceram elevadas durante o mês de dezembro, principalmente no que tange ao futuro governo Trump. No Brasil, a recuperação da economia mais lenta que o esperado e o constante ruído vindo da Operação Lava-Jato encurtaram a visibilidade do nosso cenário.

Nos Estados Unidos, espera-se que o governo Trump busque desregulamentar setores, diminuir impostos federais para empresas, rever acordos comerciais e taxar produtos importados, principalmente do México e da China. Por outro lado, entendemos que as promessas de investimentos em infraestrutura, por dependerem de mudanças no orçamento, podem enfrentar resistência do Congresso de maioria republicana que, historicamente, não vê com bons olhos aumentos de gastos fiscais.

Assim, enxergamos nos Estados Unidos uma possível melhora da economia no curto prazo com a desregulamentação, uma pressão inflacionária com a postura protecionista e uma moeda mais forte auxiliada pela aceleração da normalização da política monetária.

No Brasil, a atividade tem caído de maneira mais acentuada que o PIB potencial, o que amplia o hiato do produto e cria um ambiente amplamente desinflacionário. No front político, a aprovação da PEC do teto dos gastos endereça uma parcela da equação fiscal. Projeções de crescimento cada vez menores diminuem as chances de cumprimento da meta fiscal e podem pressionar o governo a buscar receitas extraordinárias.

Com este cenário, o instrumento mais importante que o governo tem para reativar a economia são os juros e, dado o hiato do produto, o espaço para cortes abaixo da taxa neutra não parece fora de questão. Desta maneira, nossas principais posições buscam se beneficiar de um corte mais profundo e acelerado dos juros brasileiros.

(2)

Carta Mensal Iporanga – dezembro de 2016

2

Brasil

O mês de dezembro apresentou embates e vitórias do governo dentro do ainda delicado quadro político. O início do período viu o Ministro Marco Aurélio Cunha pedir o afastamento de Renan Calheiros da presidência do Senado. O Senado não acatou o pedido e a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que Calheiros poderia permanecer no cargo, mas fica impedido de assumir a presidência da República. O capítulo de dezembro da Operação Lava-Jato foi a delação premiada de Marcelo Odebrecht.

Apesar do clima pesado, o governo obteve vitórias durante o mês. A maior delas foi a aprovação da PEC 55 pelo segundo-turno do Senado, que possibilita o início das discussões da próxima pauta do ajuste fiscal, a reforma da previdência. Um pacote de medidas para ativar a economia foi anunciado, dentre elas a facilitação de regularização de dívidas com a Refeita Federal e a distribuição de 50% do lucro gerado pelo FGTS para os trabalhadores. Temer também vetou o mecanismo de socorro para estados em grave situação financeira do projeto de lei de renegociação das dívidas dos estados.

As Notas da 203ª reunião do Copom mantiveram o BCB com os graus de liberdade suficientes para acelerar o pace dos cortes de juros caso considere necessário. A dinâmica doméstica foi pouco modificada, com uma inflação mais favorável (“em parte em decorrência da reversão da alta de preços de alimentos, mas também com sinais de desinflação mais difundida”) e o reconhecimento dos avanços nas reformas fiscais. A atividade não se comportou como esperado e o banco reduziu suas projeções para o PIB de 2016 e 2017, dando suporte para um ciclo de corte de juros mais agressivo. No âmbito externo, o Copom sinalizou um possível fim do “interregno benigno para economias emergentes” (incertezas advindas da política monetária e da política econômica dos EUA), cujos efeitos podem ser contrabalanceados com “movimentos favoráveis nos preços de commodities com relevância para os termos de troca do país”.

O Relatório Trimestral de Inflação trouxe poucas novidades em comparação com as Notas do Copom. O destaque foi a convicção do BCB de que as expectativas de inflação estão ancoradas, ao afirmar que “Um ambiente com expectativas de inflação ancoradas

(3)

Carta Mensal Iporanga – dezembro de 2016

3

também permite que o Comitê siga um princípio que confere flexibilidade aos regimes de metas para a inflação e que se aplica ao Brasil”.

O comportamento dos preços em novembro foi benéfico, conforme indicado pelo BCB. O IPCA mensal de novembro marcou 0,18% e o índice acumulado de doze meses subiu 6,99% (primeira vez abaixo de 7% desde dezembro de 2014). O grupo de serviços também apresentou desinflação e o índice acumulado em doze meses de 6,81% foi o mais baixo desde fevereiro de 2010. A prévia da inflação de dezembro marcada pelo IPCA-15 trouxe um índice acumulado de doze meses em 6,58%, 1,06 p.p. abaixo do verificado na prévia de novembro. O mercado de trabalho voltou a se deteriorar e a taxa de desocupação subiu para 11,9% no trimestre encerrado em novembro (2,9 p.p. acima de um ano atrás) e o rendimento real habitual se manteve estável ao marcar BRL 2.032.

A Nota de Política Fiscal do BCB de novembro expôs um déficit primário acumulado no ano de BRL 85,1 bi, ou 1,48% PIB (ano passado a relação era de 0,72%), enquanto a dívida bruta atingiu 70,5% do PIB. A Nota de Política Monetária mostrou uma queda na taxa de juros limitada às pessoas jurídicas e uma retração da inadimplência total do sistema financeiro, agora em 3,8%. A Nota do Setor Externo exibiu dados em linha com as médias recentes, com o saldo de transações correntes deficitário em USD 20 bi e os investimentos diretos no país totalizando USDS 78,8 bi, ambos no acumulado de doze meses.

Estados Unidos

Um ano após o início da normalização da política monetária americana, o FOMC voltou a aumentar sua taxa de juros, agora no intervalo de 0,50% - 0,75%. A decisão foi tomada de forma unânime e o conjunto de projeções do colegiado marcou um aumento nas taxas de juros esperadas para os próximos anos.

O mês de dezembro apresentou alguns nomes do governo Trump (que toma posse apenas em janeiro), mas sem indícios claros de como será a política do novo governo. Interessante o anúncio de Terry Branstad como embaixador americano na China: Branstad tem mais de 30 anos de experiência com o país, tendo inclusive se reunido com o atual presidente Xi Jinping quando ele era apenas um oficial do partido Comunista.

(4)

Carta Mensal Iporanga – dezembro de 2016

4

A economia americana se mantém saudável e em um nível acima do verificado no início de 2016. O mercado de trabalho marcou adições de 178 mil postos em novembro e uma surpreendente taxa de desocupação de 4,6% (0,3 p.p. abaixo do último dado). Os índices de inflação de novembro marcaram altas de 1,7% (cheio) e 2,1% (núcleo) na comparação anual, enquanto o Personal Consumption Expenditures (índice de preços favorito do FED) marcou alta anual de 1,4%, 1 p.p. acima do verificado em novembro de 2015. A leitura final do PIB do 3T16 foi revisada para cima, saindo de 3,2% para 3,5% de crescimento anualizado, com revisões difundidas por todas as categorias econômicas.

Europa

Em sua reunião de política monetária, o ECB atualizou os parâmetros de seu programa de compra de ativos ao estender o prazo das compras mensais de março para dezembro de 2017 e diminuir o nível de compras para EUR 60 bi mensais. Já as taxas de juros definidas pelo ECB não sofreram mudanças. Apesar dos esforços de Draghi em afirmar que pode voltar a aumentar o nível de compras, os agentes entenderam o ajuste como o início de um tapering do programa de compras do banco.

A economia no bloco não apresentou surpresas negativas. As deflações mensais dos índices cheio e núcleo em novembro já eram esperadas, assim como a revisão para cima do PIB do 3T16, que saiu de 1,6% para um crescimento de 1,7% na comparação anual. O mercado de trabalho trouxe uma melhoria na taxa de desocupação, agora em 9,8%.

A reunião de política monetária do BoE sinalizou para uma mudança de direção no viés do colegiado. Apesar da manutenção das taxas de juros e compras de ativos, o banco mostrou uma postura mais hawkish, motivada pela resposta positiva da economia após o Brexit e pela convicção de que um possível overshoot da inflação causado pela desvalorização da libra esterlina não seja desejável.

E o establishment perdeu mais uma batalha no bloco, dessa vez com a renúncia do primeiro ministro italiano Matteo Renzi após sua derrota no referendo sobre a reforma constitucional na Itália.

(5)

Carta Mensal Iporanga – dezembro de 2016

5

China

Um tema que voltou aos noticiários em dezembro foi o de um possível “hard landing” da economia chinesa. As suspeitas de que os dados de economia sejam mascarados pelo órgão oficial de estatísticas (NBS) e a afirmação de Xi Jinping que um crescimento de 6,5% ao ano não será perseguido caso isso comprometa a estabilidade da economia trouxeram à tona um cenário de dificuldades para o rebalanceamento da economia chinesa.

Apesar das dúvidas quanto a veracidade, os dados da economia foram positivos. A principal novidade foi a balança comercial com altas inesperadas tanto nas importações (13% YoY) quanto nas exportações (5,9% YoY). A inflação anual cheia marcou alta de 2,3% (acima do esperado, mas ainda abaixo da meta de 3%) enquanto o crescimento do M2 foi de 11,4%, também abaixo da meta de 13% anuais. Os índices de atividade da NBS se mantiveram em território expansionista: 51,4 para o setor de manufaturas e 54,5 para o de não-manufaturas.

Posições

Câmbio

o Mantivemos posição vendida EURUSD; o Abrimos posição comprada USDBRL.

Juros

o Mantivemos posição aplicada na parte curta dos juros nominais;

o Abrimos posição de inclinação tomada na parte intermediária da curva.

Bolsa

o Na parte macro:

 Fechamos posição comprada em Bancos;

 Fechamos posição vendida em Consumo.

o Na parte micro:

 Mantivemos posição comprada em International Meal Company;

 Mantivemos posição comprada em empresas distribuidoras de energia

(6)

Iporanga Macro FIC FIM

Relatório mensal - dezembro 2016 Objetivo

Fundo multimercado que tem como objetivo buscar rentabilidade acima do Certificado de Depósito Interbancário - CDI.

Público Alvo

Fundo destinado a investidores em geral, observados os valores mínimos de aplicação inicial, permanência e movimentação constantes no regulamento.

Características Data de Início 23/07/2014 Aplicação Mínima 10.000 Saldo Mínimo 5.000 Movimentação Mínima 5.000 Cota Fechamento Cota Aplicação D+0 Cota Resgate D+5 Liquidação Resgate D+6 Taxa de saída antecipada 10,00%

Taxa de admnistração 2,00% a.a.* Taxa de performance 20% que exceder a 100% do CDI

Fundo x CDI

* A taxa de administração máxima paga pelo Fundo, englobando a taxa de administração acima e as taxas de administração pagas pelo Fundo nos fundos em que poderá eventualmente investir será de 2,00% a.a.

Calculado desde 07/23/2014 até 12/30/2016.

CDI Fundo

Performance

Número de meses positivos Número de meses negativos

Maior rentabilidade mensal Menor rentabilidade mensal Patrimônio Líquido

Número de meses acima do CDI Número de meses abaixo do CDI Desvio Padrão - média de 40 dias

22 8 17 13 -R$ 83.446.898,14 12,79% 14,44% -8,51% 1,21% 0,82% Rentabilidade anualizada

Patrimônio médio em 12 meses R$ 118.934.941,46 Rentabilidade em 12 meses 7,43% 14,06% Índice de sharpe * 21,67% 13,38% 0,92

Volatilidade anualizada (Desvio padrão - média 40 dias)

Calculado em 12/30/2016. * Calculado desde 07/23/2014 até 12/30/2016.

Rentabilidades (%) * Acum. Ano Dez Nov Out Set Ago Jul Jun Mai Abr Mar Fev Jan 2014 - - - - -0,12% 2,42% -0,18% -4,37% -1,46% 4,70% 0,75% 0,75% %CDI - - - 281% - - - 492% 16% 16% 2015 0,90% 1,68% 14,44% -2,48% 4,49% 0,59% 3,75% 2,31% 10,59% 1,77% 0,94% 2,15% 48,23% 49,35% %CDI 96% 205% 1394% - 456% 55% 318% 208% 956% 160% 89% 185% 364% 264% 2016 0,39% 2,25% 2,36% 0,43% -3,36% 2,22% 5,63% 1,43% -0,93% 3,26% -8,51% 2,74% 7,39% 60,38% %CDI 37% 225% 204% 41% - 191% 508% 118% - 311% - 244% 53% 171%

* Rentabilidade líquida de administração. Performance bruta de impostos.

Rentabilidade Real (%) * Mês Ano

BOLSA 0,21 -1,39 JUROS 1,94 -2,37 MOEDAS -0,39 -0,31 CAIXA 1,16 14,13 CUSTO -0,19 -2,67 7,39 TOTAL 2,74

* Para ativos que utilizam caixa, as rentabilidades são expressas em termos reais (ex CDI).

IFMM DI (Jan19) IBOV USDBRL Fundo Correlações - 30 Dias Fundo 1,00 -0,20 -0,19 -0,06 -0,19 USDBRL - 1,00 0,70 -0,29 -0,05 IBOV - - 1,00 -0,30 0,10 DI (Jan19) - - - 1,00 0,14 IFMM - - - - 1,00

Breakdown - Resultado do fundo - Mês Breakdown - Resultado do fundo - Ano

Endereço: Av. Horácio Lafer, 160, 5º Andar - conjunto 52 - Itaim Bibi, São Paulo - SP E-mail: investidores@iporangainvest.com

Telefone: (11) 3074-0490

Contato para Informações

A IPORANGA INVESTIMENTOS não comercializa nem distribui cotas de Fundos de Investimentos ou qualquer outro ativo financeiro. As informações contidas nesse material são de caráter exclusivamente informativo. Rentabilidade não líquida de impostos. Fundos de investimento não contam com garantia do administrador do fundo, do gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do fundo garantidor de créditos - FGC. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de rentabilidade futura. Ao investidor é recomendada a leitura cuidadosa do prospecto e regulamento do fundo de investimento ao aplicar seus recursos. Este fundo utiliza estratégias com derivativos como parte integrante de sua política de investimento. Tais estratégias, da forma como são adotadas, podem resultar em significativas perdas patrimoniais para seus cotistas. Os fundos de ações podem estar expostos a significativa concentração em ativos de poucos emissores, com os riscos daí decorrentes.

Referências

Documentos relacionados

9º, inciso III PINARELLO CONSULTORIA E SERVICOS FINANCEIROS LTDA PINARELLO CAPITAL Rua Carvalho Azevedo, 10 – apto. 9º, inciso III PRIME MONEY CONSULTORIA EM CAMBIO, COMERCIAL E

Comparou NICB preservado versus seccionado (avaliação subjetiva assintomática): 61,0% versus 28,6% (p<0,01) exame objetivo normal: 53,7% versus 16,7%

Áreas de Vivência Trabalho Vida Independente Vida Comunitária Recreação/Lazer Educação Regular Meio Ambiente Sub-Meio Ambiente Atividades Sequências de Habilidades

“Este projeto é em parte assistido pelo Programa Hilton Perkins da Escola Perkins para cegos, WATERTOWN, MASS.U.S.A. Hilton, de RENO, NEVADA-U.S.A.” -1. FAZENDO ESCOLHA COM

Já com relação ao deslocamento do sistema solar ao redor do núcleo galáctico temos as eras – que duram mais ou menos 2.160 anos e que são observados através da nossa

Figura 4: Curva dos valores médios da taxa de infiltração (Vi) e infiltração acumulada (Va) medidas em campo A determinação dos parâmetros de infiltração através das

Seus planos são metodicamente armados para que resultem na limpeza de Gotham, mesmo com meios não muito ortodoxos.. Enquanto seu arqui inimigo não quer nada mais além

Na maior parte dos casos de infecção, o feto não é afetado, no entanto, estima-se que em 9% dos casos pode resultar em anemia grave, edema generalizado, insuficiência