• Nenhum resultado encontrado

Como lidar com um cadeirante

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Como lidar com um cadeirante"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Como lidar com um cadeirante

Cadeirante – Encontro com Fátima Bernardes

Papa Francisco - líder

religioso e um cavalheiro !!!

(2)

Sua Santidade o Papa Francisco, em sua recente visita a Jordânia, março 2014, foi recebido pelo Casa Real, Suas Majestades Rei Abdullah e Rainha Rânia da Jordânia. Na ocasião o Papa faz uma reverência, curvando-se diante da Rainha – quando na verdade deveria ser ela a fazer o gesto de beijar o anel Papal.

Ao beijar a mão da Rainha Rânia, Francisco I mostra porque consegue literalmente agradar a gregos e troianos: veja o sorriso de satisfação e orgulho do Rei, por essa atitude de singelo cavalheirismo por parte do mais alto líder religioso. Já a Rainha Rânia, acostumada a ter as belas mãos beijadas por poderosos de todo o mundo também se mostra se não surpresa, bastante compenetrada diante de tamanha deferência.

(3)

Como Cheguei “Aí”

E m s e g u n d o s f u i d e s l o c a d a – i r r e v o g a v e l m e n t e aliás – para outro patamar na vida: Aí.

Mas ficou-me na cabeça o tom de elogio da moça. E, por vício de profissão, tentei entender como cheguei a Aí “com essa cara”. Compartilho aqui algumas respostas, com vocês – que de repente também podem estar chegando Aí:

Tenho Disciplina – tanta, que chega a ser burra. Disciplina pra dormir cedo, disciplina para acordar, e até para beber muita água (3 litros por dia meeesmo).

Bebo pouco, muito pouco álcool. O que me rende menos micos, menos arrependimentos, menos madrugadas na farra – e uma pele melhor – pra dizer o mínimo…

Tenho paciência –muuuuuita. Acredito que bobagem, desaforo, gente chata e burrice é preciso cortar pela raiz. Ou aceitar sem se irritar (muito) …

(4)

acontece é pra valer. Tão pra valer que, além de vomitar todos os sapos engolidos, dou um show de firmeza. E o alívio se reflete no rosto por meses, anos a fio…

Morro de medo de Cirurgia Plástica – com isso sou obrigada a continuar alongando, comendo direitinho, bebendo água, etc. Deve ajudar – e evita surpresas pós cirúrgicas.

Cultivo Paixões – várias: por cozinhar, por flores, leitura, por música – e por pessoas claro. Todas devidamente preservadas nos compartimentos a que pertencem. Às vezes, uma simples lembrança ajuda. Tenho Fé – acredito em mim, no trabalho (que jamais me traiu ou deixou na mão) e em Deus – que seja quem for e onde estiver, existe

Ok ,você acha que isso tudo é uma bobagem e que estou ficando gagá mas dá um desconto: quem chega a Aí, sofre à beça com o fuso horário – a rapidez da aterrisagem faz isso com a gente tá?

Escola

doméstica:

estabelecimento

(ainda)

pioneiro há quase 100 anos.

Até aí, confere: as mulheres dessa região são conhecidas pela sua visão de vanguarda e coragem – para dizer o mínimo.

(5)

conhecer d. Noilde Ramalho, que foi sua diretora, por mais de 60 anos até falecer em 2010.

Currículo invejável – todas seguem o currículo estabelecido pelo MEC – e há um índice mais do que satisfatório de aprovação no curso superior.

Mas o melhor são aulas extra curriculares como as de culinária – com direito a uma cozinha industrial, aprendizado de elaboração de cardápios e aula de dobradura de guardanapos. Brincando de casinha, aprendendo para a vida – toda semana, duas alunas, na faixa dos doze ou treze anos se revezam por cinco dias no prédio batizado de “Meu lar”. Uma casa com quarto cozinha, sala e banheiro onde elas cuidam desde a limpeza até a arrumação e preparo do jantar para o qual convidam um familiar por noite.

Exemplos que ensinam – as mesmas alunas revezam-se em duplas em outra casa, o berçário, onde a Escola atende a bebês de famílias carentes que passam o dia lá. Antes de cuidarem na prática das crianças, as alunas tem aulas sobre cuidados com

(6)

os bebês e maternidade responsável.

Visitei no campus as instalações de aulas de informática, entre outras, mas confesso que não vi alunas alienadas com tablets ou smartphones.

Se estiver se perguntando para que serve aprender a dobrar guardanapos, cozinhar e cuidar de crianças em uma época onde todos os serviços são terceirizados, pense melhor.

E vai entender que, não por acaso que o maior índice de mulheres com liderança não apenas política, mas também social e comunitária se encontra no Nordeste.

E, coincidência ou não, o estabelecimento formou inúmeras prefeitas, governadoras e primeiras damas. Prova de que esses detalhes na formação de uma pessoa fazem toda diferença do mundo vida afora.

(7)
(8)

Alcunhas ou apelidos descrevem em uma palavra como a pessoa é percebida pelos que a conhecem. No caso de artistas podem ser também um reflexo de como eles próprios gostariam de ser vistos – um complemento de seu “nome artístico”. Mas, também desvendam muito sobre o momento da sociedade ou comunidade em que vive o sujeito.

Na primeira metade do século 20, Billie Holliday era conhecida como “Lady Day” já, Marlene Dietrich era o “Anjo Azul”. Aqui no Brasil, Elizeth Cardoso era “a Divina” Claramente público e até os empresários da época jamais pensariam em colocar

(9)

alcunhas que fossem menos que muito elogiosas – afinal todo mundo quer se identificar com o melhor certo?

Havia referências mais brejeiras como “a Sapoti” de Angela Maria, ou a “Pequena Notável” de Carmem Miranda. Mas eram sempre carinhosas. O tempo passou e surgiu Elis Regina “a Pimentinha” e, na Jovem Guarda, Wanderléa , em quem milhares de moças se espelhavam, era a ” Ternurinha”.

Hoje cantoras super populares e queridas respondem por “Popozuda“, (Waleska), “Quebra Barraco” (Tati) ou mesmo ” Mulher Filé” ( Yani de Simone). Claramente, mudou nossa percepção do que é bom, desejável, admirável. Beleza.

A tristeza é que, pelo jeito não se consegue entender como bom nada que esteja além da quebradeira, sabores e formas: temos também a Mulher Jaca, Cajú, Melancia, Pêra e Moranguinho…

É isso mesmo ou desaprendemos de admirar e aspirar por algo um pouco além das óbvias e nem sempre sutis aparências?!

(10)
(11)

Meias Masculinas – mais que

um detalhe

(12)

Embora sem tantas alternativas quanto as mulheres, nada impede os homens de se divertirem na escolha e no uso das meias.

Sem meias – se você prefere assim, não há problema nenhum. Mas esse é um visual para usar com sapatos esportivos e calças leves. Se usar com terno, melhor só no verão e no mínimo, com uma certa atitude…

Meias esportivas – o céu é o limite! Elas chegam em todas as cores, estampas e temas. Apenas lembre que desenhos são códigos poderosos, de modo que tente para não cair no ridículo usando um desenho de Mickey Mouse se estiver querendo passar uma imagem de credibilidade por exemplo.

Com terno ou roupa social – de uma forma geral, funciona assim: você combina tecido com tecido ou seja: a meia deve ser sempre da mesma cor da calça ou pelo menos em um tom intermediário entre o sapato e a calça social. É o truque para alongar a silhueta.

Sapatos – dois pares bastam! – nada o impede de ter muitos pares de sapatos, porém se quiser, apenas dois pares dão conta do recado: um preto (para usar com ternos marinho, cinzas, grafites, e todos esses tons) e um par marrom (para ternos da mesma cor ou havana, verde escuro, cáqui, mostarda etc). Eventualmente um par em tom vinho, mais esportivo.

Meias da cor da camisa – se quiser um visual mais divertido, pode combina-las com a cor da camisa: hoje há meias finas nos tons mais variados – com roupa social elas devem ser sempre finas e listas.

Meias brancas: não tá? – as meias brancas e grossas, ao contrário do que se pensa, não ficam bem com calças jeans e mocassins ou top siders. No máximo, use-as com tênis e bermudas claras…

(13)

Referências

Documentos relacionados

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

No Brasil, nossa margem de contribuição bruta por hectolitro aumentou como resultado de uma sólida execução de preços, mas nossa margem EBITDA reduziu organicamente devido ao

Reconhecimento de face utilizando banco de imagens monocromáticas e coloridas através dos métodos da análise do componente principal (PCA) e da Rede Neural Artificial (RNA)

jogo marcado pe- las excelentes exibições dos guarda-redes João Gonçalves e António Madaleno, no terreno da concretização desta- golos de de juvenis iniciaram

Observe o gráfico gerou os dados conformes as chaves, onde neste exemplo tenho 16 filiais onde todos vendem os 3 materiais, para cada matéria contém os valores (volume)

O presente estudo objetivou testar a influência do guano na diversidade e abundância de invertebrados na caverna Toca da Raposa, município de Simão Dias,

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no

a) Turbidez: a turbidez da água se deve à existência de partículas em suspensão, de diferentes tamanhos e natureza química. Ex.: argila, compostos de origem orgânica e