• Nenhum resultado encontrado

RESEARCH SETORIAL AZERBAIJÃO NOVEMBRO 2014 INTERNATIONAL SUPPORT KIT OF OPPORTUNITIES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RESEARCH SETORIAL AZERBAIJÃO NOVEMBRO 2014 INTERNATIONAL SUPPORT KIT OF OPPORTUNITIES"

Copied!
29
0
0

Texto

(1)

AZERBAIJÃO

NOVEMBRO 2014

INTERNATIONAL

SUPPORT

KIT OF

OPPORTUNITIES

RESEARCH SETORIAL

(2)

Contexto Económico do País

Estrutura Setorial

Comércio Internacional, Bilateral com Portugal e Oportunidades

Apoio à Internacionalização do Novo Banco

Contactos

(3)

Fontes: FMI, Banco Mundial, COSEC, World Economic Forum, Global Heritage.

Ambiente de negócios

Ambiente de negócios e fatores chave

AZERBAIJÃO

Facilidade de fazer negócios 80/189

(Doing Business 2015 ranking)

Proteção dos inve stidore s 51/189 Comércio transfronteiriço 166/189 Cumprimento de contratos 31/189 Carga Fiscal 33/189

Liberdade Económica 81/178

(Economic Freedom 2014 ranking)

Competitividade 38/144

(Glob al Competitiveness Index 2014-2015 ranking)

Requerimentos Básicos 45/144

Infraestruturas 70/144

Instituições 60/144

Potenciadores de Eficiência 71/144 Inovação e Sofisticação 72/144

Cosec(Risk group) 5

Classificação de 1 (risco menor) a 7 (risco maior)

Convenção Dupla Tributação com Portugal Não Standard & Poor’s (Rating)

(Classif icação de AAA (menor risco) a D (risco maior, default))

Dívida longo prazo em moeda local BBB-Dívida longo prazo em moeda estrangeira

BBB-Outlook Estável

Capital: Baku Língua Oficial: Azeri População (Milhões): 9.1(2011) Área: 86.6 mil km2

Tempo: UTC + 4 Moeda: Manat azeri (AZN) Tipo de Governo: República Presidencialista Religião: Islamismo

(4)

EEstimativa.

Fontes: FMI, Bloomberg.

Indicadores Macroeconómicos

PIB

Preços correntes EUR mil milhões

PIB taxa de crescimento real

Percentagem Taxa de Inflação Percentagem Taxa de Câmbio EUR/AZN Balança Corrente Percentagem do PIB Saldo Orçamental Percentagem do PIB 2012 2013 2014E 2015E 2016E Taxa de desemprego

Percentagem da pop. ativa

53.4 55.4 58.7 64.3 69.0 2.2 5.8 4.5 4.3 3.5 6.0 6.0 6.0 6.0 6.0 1.0 2.4 2.8 3.0 3.7 1.0 1.0 1.0 1.0 1.0 21.8 17.0 14.6 10.4 7.1 3.8 1.4 0.3 -1.8 -3.1

(5)

Síntese económica

AZERBAIJÃO

Fontes: FMI, AICEP, BERD, Banco Mundial, The Business Year Azerbaijan 2012, NB Research – Research Setorial.

A República Democrática do Azerbaijão foi constituída em 1918 tendo, em 1920, sido incorporada na União Soviética.

Em Outubro de 1991, ainda antes da dissolução da antiga União Soviética, a República Democrática do Azerbaijão declarou a sua independência.

O Azerbaijão, sobretudo ao longo da última década, tem vindo a registar um forte crescimento e desenvolvimento económico, para o que tem contribuído, quase exclusivamente, o desempenho do setor energético (petróleo e gás natural). A importância dos hidrocarbonetos na economia do Azerbaijão comprova-se pelo seu peso no PIB (cerca de 43% em 2013) e nas exportações (quase 94% valor global das exportações de bens do país). Esta grande dependência, face ao petróleo e gás natural, torna o país fortemente exposto à volatilidade dos preços e à procura destas commodities no mercado internacional, podendo conduzir a pressões inflacionistas. Neste sentido, o Azerbaijão tem desencadeado esforços com vista à diversificação da economia, investindo nos setores não petrolíferos, de forma a proporcionar, no futuro, capacidade para competir com o setor petrolífero no desenvolvimento económico do país. Em resultado, tem-se vindo a registar taxas de crescimento positivas, demonstrando boas performances desses setores não petrolíferos, assim como a correta implementação das políticas governamentais.

Consequentemente, em 2013, a estabilização dos níveis de produção petrolífera e o forte crescimento (cerca de 10%) do setor não petrolífero da economia contribuíram de forma decisiva para o crescimento de cerca de 5.8% do PIB.

Relativamente à balança corrente e ao saldo orçamental, cronicamente positivos, têm, no entanto, vindo a registar quebras sucessivas, que deverão continuar até 2016, sendo inclusivamente estimado que o saldo orçamental se apresente negativo em 2015 e 2016. A taxa média de inflação apresentou-se em níveis reduzidos (2.4% em 2013), contida pelo preços dos alimentos relativamente baixos e uma taxa de cambio estável, e a taxa de desemprego deverá continuar inalterada, permanecendo estável nos próximos anos.

O Azerbaijão tem desencadeado um vasto conjunto de reformas, que tem sido reconhecido internacionalmente por parte do Banco Mundial e do IFC. Em 2012, a 1 de Janeiro, o país iniciou um mandato de dois anos como membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, provando o seu compromisso em desenvolver o país a vários níveis (social, cultural e económico) e promovendo, cada vez mais, a sua importância na esfera mundial.

(6)

Integração Internacional

BSEC - Organização de Cooperação Económica do Mar Negro

Organização económica regional, com 12 membros, que procura incentivar a cooperação em áreas como a energia, transportes, comunicações, agricultura, comércio e

desenvolvimento económico, turismo, proteção ambiental, saúde e cultura.

www.bsec-organization.org/

CIS - Comunidade dos Estados Independentes

A Comunidade dos Estados Independentes é uma associação voluntária de doze (originalmente onze) Estados, formada a partir do desmantelamento soviético em Dezembro de 1991. Esta organização tem como objetivos fundamentais o fortalecimento das relações de amizade, cooperação económica, política, de defesa e ambiente, entre aqueles países. www.cisstat.com/

ADB - Banco Asiático de Desenvolvimento

Visa criar progresso económico e desenvolvimento. Trabalha em parceria com os governos dos países membros, especialistas independentes e outras instituições financeiras. São seus membros 67 países, 49 dos quais na Ásia e Pacífico.

www.adb.org

BERD - Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento

Mantido por 61 países e 2 instituições intergovernamentais, usa instrumentos de investimento para ajudar a construir economias de mercado e democracias em 27 países da Europa Central à Ásia Central.

www.ebrd.com/

(7)

Contexto Económico do País

Estrutura Setorial

Contactos

Comércio Internacional, Bilateral com Portugal e Oportunidades

Apoio à Internacionalização do Novo Banco

(8)

Estrutura Setorial do PIB

Fontes: The Sate Statistical Committee of the Republic of Azerbaijan, Republic of Azerbaijan Ministry of Economic Development, NB Research - Research Setorial.

Repartição do PIB por setores (2013)

12.6% Construção

42.7% Indústria extrativa (inclui petróleo e gás natural)

9.5% Comércio, restauração e hotelaria 9.2% Outros serviços

7.0% Comunicações, transportes e logística 5.7% Agricultura, floresta e pesca

3.6% Serviços financeiros, seguros e imobiliário 2.9% Administração pública, defesa e segurança

social

4.5% Manufatura

2.2% Eletricidade, gás, água

(9)

Fontes: “The Banker”,The Central Bank of the Republic of Azerbaijan, IFC, NB Research – Research Setorial.

Estrutura setorial da economia (I)

SISTEMA

FINANCEIRO

AZERBAIJÃO

O sistema financeiro do Azerbaijão encontra-se em plena fase de crescimento e desenvolvimento, apresentando, ainda, uma dimensão reduzida.

O Banco Central do Azerbaijão é o responsável pela política monetária e pelo sistema bancário do país, pelo que, ao longo dos últimos anos, tem implementado diversas reformas, no sentido de reestruturar o setor bancário do Azerbaijão, estabelecendo requisitos mínimos de capital como forma de diminuir o número de bancos e instituições de crédito, incentivando fusões, reforçando a supervisão bancária e tornando os bancos financeiramente mais fortes e saudáveis, proporcionando maior crescimento e concorrência.

Em 2013 existiam no Azerbaijão 148 instituições financeiras, das quais 47 operam no setor da banca, no entanto, destes 47, apenas um banco, o International Bank of the Republic of Azerbaijan, é estatal, detendo mais de 40% do total de ativos do sistema bancário do país.

Banco Total ativos (USD milhões) Ranking mundial (Tier 1) International Bank of the Republic of

Azerbaijan 9 785 776

(10)

Estrutura setorial da economia (II)

SETOR

PETROLÍFERO

O Azerbaijão é um dos mais antigos produtores de petróleo a nível internacional, conta com uma vasta história no setor dos hidrocarbonetos e tem desempenhado um papel importante no seu desenvolvimento ao longo dos anos. Desde a sua independência que o petróleo se tornou crucial no país, servindo de defesa à integridade territorial e, especialmente, promovendo o desenvolvimento económico, atraindo grandes montantes de investimento estrangeiro - para este efeito contribui a abertura do setor à participação estrangeira. O setor dos hidrocarbonetos reveste-se de grande importância para a economia do país, sendo responsável por 43% do PIB e de cerca de 94% das exportações em 2013.

Dois terços do território do Azerbaijão são ricos em petróleo e gás natural, sendo o país considerado um dos pontos mais importantes na exploração deste setor. As maiores bacias de hidrocarbonetos do Azerbaijão situam-se offshore no mar Cáspio, em particular o campo Azeri Chirag Guneshli (ACG) responsável por mais de 70% das reservas totais do país e por quase 75% da produção total de petróleo em 2013.

De acordo com a BP statistics, em 2013, o Azebaijão era o 22º maior produtor mundial de petróleo e o 21º maior detentor de reservas provadas. O país conta também com importantes reservas mundiais de gás natural, destacando-se os campos de Shah Deniz.

Fontes: Banco Mundial, BERD, The State Oil Company of Azerbaijan Republic (SOCAR), EIA, BP Statistics, NB Research – Research Setorial.

Ranking de reservas de petróleo por país, 2013

(Mil milhões de barris)

Ranking País Reservas (Mil Milhões de barris)

1 Venezuela 298.3 2 Arábia Saudita 265.9 3 Canadá 174.3 … … 8 Rússia 93.0 … … 21 Azerbaijão 7.0

(11)

Estrutura setorial da economia (III)

SETOR

PETROLÍFERO

(II)

AZERBAIJÃO

Em termos de organização, o setor do Petróleo e Gás Natural é tutelado pelo Ministério da Indústria e da Energia sendo responsável pela politica energética do país e pela State Oil Company of the Azerbaijan

Republic (SOCAR). A SOCAR é a empresa estatal de petróleo e gás natural, a qual é responsável por todos

os aspetos da exploração e produção destas duas fontes energéticas, tem a seu cargo as duas refinarias do país, o sistema de pipeline e a gestão das exportações e importações de petróleo e gás natural. Ainda assim, a SOCAR é responsável por apenas 20% da produção petrolífera anual do Azerbaijão, os restantes 80% ficam a cargo da Azerbaijan International Operating Company (AIOC), um consórcio liderado pela BP e composto por 10 das maiores empresas petrolíferas internacionais. A este propósito refira-se o contrato de 30 anos assinado, em Setembro de 1994, entre a SOCAR e um conjunto de importantes empresas petrolíferas internacionais, entre elas a BP, para a exploração petrolífera no Azerbaijão, ficando estas empresas encarregues de investir USD 60 mil milhões destinados à indústria de petróleo e gás natural no Azerbaijão. Em 2013, a produção de petróleo no Azerbaijão atingiu os 931 mil barris por dia, um aumento face aos dois anos anteriores, mas, ainda assim, abaixo dos níveis registados em 2009 e 2010, o que decorre dos problemas técnicos que afetaram os níveis de produção no campo Azeri Chirag Guneshli.

Fontes: Banco Mundial, BERD, The State Oil Company of Azerbaijan Republic (SOCAR), EIA, NB Research – Research Setorial.

Produção de petróleo no Azerbaijão, 2003-2013

(Milhares de barris dia)

3 0 8 3 0 9 4 4 5 6 4 6 8 5 6 8 9 5 1 0 1 4 1 0 2 3 9 1 9 9 1 9 9 3 1 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013

(12)

Ranking País Contribuição para o PIB Contribuição para o emprego (%) 98 Média mundial 9.5 8.9 Azerbaijão 8.8 8.0 Europa 8.7 8.5 100 Ucrânia 8.6 7.7 114 Arménia 7.7 6.9 137 Irão 6.1 5.3 140 Bielorrússia 5.9 5.4 141 Rússia 5.8 5.5 154 Roménia 5.1 5.7 (%)

Estrutura setorial da economia (IV)

TURISMO

Fontes: World Tourism Organization; World Travel & Tourism Council (WTTC), NB Research – Research Setorial.

O Azerbaijão foi na década de 80 um destino turístico muito frequentado, no entanto, após o desmembramento da União Soviética e com o conflito de Nagorno-Karabakh, durante a década de 90, a indústria turística do país perdeu grande parte da sua importância. Foi já em pleno século XXI que a indústria do turismo começou a recuperar, tendo-se, observado, desde então uma taxa de crescimento do setor bastante robusta, traduzindo o aumento do interesse deste destino.

Presentemente o Azerbaijão é, novamente, um ponto turístico muito visitado o que se repercute na crescente importância do setor para a economia do país. Em 2013, a contribuição total do turismo para o PIB foi de 8.8% do PIB, sendo a previsão para 2014 de um aumento para 8.9% do PIB. Igualmente, em 2013, a contribuição total do turismo para o emprego foi de 8% do emprego total totalizando os 315 500 postos de trabalho.

(13)

Estrutura setorial da economia (V)

CONSTRUÇÃO

AZERBAIJÃO

Fontes: Banco Mundial, BERD, The National Road Administration, NB Research – Research Setorial.

O crescimento económico global e o objetivo de privatização do setor da construção por parte do Governo do Azerbaijão, resultante de reformas económicas para o desenvolvimento dos setores não-petrolíferos, levou à expansão desta indústria, em muito impulsionada pelos projetos relacionados com o setor petrolífero e do gás natural e alguns importantes projetos assinados pelo governo e entidades do setor, com o apoio de organizações internacionais, entre elas o Banco Mundial, para a construção e reabilitação de auto-estradas e infra-estruturas, como é o caso da auto-estrada Baku-Irão com melhoramentos em alguns troços, que atraem grandes montantes de investimento.

Como resultado, este setor tornou-se muito competitivo, com um elevado número de grandes empresas capazes de oferecer os mais elevados padrões internacionais de construção, continuando, no entanto, a haver oportunidades para empresas que pretendam entrar no mercado, uma vez que o setor apresenta uma grande margem de progressão no país.

A capital, Baku, é o centro económico deste setor e onde mais se desenvolveu a indústria imobiliária nos últimos anos. O setor da construção registou um crescimento de 37% desde 2004. O crescimento do poder de compra das famílias é igualmente um fator importante no desenvolvimento desta indústria, uma vez que as pessoas procuram melhores condições de vida, investindo em habitações de melhor qualidade, quer na capital quer noutras cidades em desenvolvimento no país.

De acordo com estudos realizados, em 2011, cerca de 18% do investimento estrangeiro no Azerbaijão destinava-se ao setor da construção.

(14)

Estrutura setorial da economia (VI)

AGRICULTURA

Fontes: Banco Mundial, BERD, The Ministry of Agriculture, Azerbaijan International Agriculture Exhibition, NB Research – Research Setorial.

A localização geográfica proporciona ao Azerbaijão uma variedade de zonas climáticas e culturas distintas, o que torna o setor agrícola do país um potente motor económico, sendo decisivo no setor não petrolífero, com grandes capacidades de desenvolvimento e com a possibilidade de competir nos mercados externos e aumentar a sua participação nas receitas das exportações.

Apesar da contribuição do setor agrícola para o PIB do país não ser muito elevada (5.7% em 2013), este setor é um dos principais empregadores do Azerbaijão, oferecendo emprego a cerca de 40% da população ativa total, sendo uma prioridade, no contexto económico do país, investir no melhoramento e fortalecimento do setor.

Com este intuito, o Governo, juntamente com outras organizações, como o Banco Mundial, têm desenvolvido programas que visam recuperar redes de irrigação, apoiar a atividade do setor privado, melhorar a produtividade, aumentar o financiamento, e criar um centro de pesquisa para a agricultura. Como grande exportador agrícola, o Azerbaijão exporta não só para mercados vizinhos como o Irão, a Turquia, a Geórgia e a Rússia, sendo um dos principais exportadores de produtos agrícolas deste último, mas também para os mercados mundiais. O algodão, o caviar, as frutas e legumes, as nozes e os vinhos são as principais exportações agro-alimentares do país.

Em 2012 prevê-se que a produção agrícola deverá ser superior a 2011, para todas as culturas principais (entre elas os cereais, as frutas e os vegetais), continuando no entanto abaixo do pretendido, pelo governo, para o setor.

(15)

Contexto Económico do País

Estrutura Setorial

Contactos

Comércio Internacional, Bilateral com Portugal e Oportunidades

Apoio à Internacionalização do Novo Banco

(16)

Comércio Internacional - Parceiros

Importações do Azerbaijão por país, 2013

Exportações do Azerbaijão por país, 2013

Fonte: UN Comtrade, DESA/UNSD (mirror data).

Ranking País 2013 (EUR Milhões) Share (%) TCMA08-13 (%) 1 Itália 4 509.2 25.7 -19.2 2 Indonésia 2 086.7 11.9 16.8 3 Tailândia 1 253.8 7.1 88.6 4 Alem anha 1 021.4 5.8 48.9 5 Israel 949.1 5.4 -17.3 6 França 851.5 4.8 -11.6 7 índia 826.9 4.7 -12.9 8 Rússia 812.3 4.6 15.4 9 EUA 745.5 4.2 -28.8 10 Grécia 610.0 3.5 25.3 … … … 12 Portugal 395.8 2.3 17.4 Ranking País 2013 (EUR Milhões) Share (%) TCMA08-13 (%) 1 Rússia 1 140.1 14.1 4.4 2 Turquia 1 114.9 13.8 15.2 3 Reino Unido 997.7 12.3 30.6 4 Alem anha 622.3 7.7 8.9 5 Ucrânia 455.8 5.6 3.4 6 China 427.7 5.3 5.6 7 França 320.6 4.0 28.9 8 EUA 285.0 3.5 9.5 9 Brasil 279.9 3.5 33.9 10 Cazaquistão 231.0 2.9 11.2 … … … 68 Portugal 2.0 0.0 -8.2

(17)

Comércio Internacional - Mercadorias importadas

e exportadas (Mundo)

Top 10 das importações do Azerbaijão, 2013

Top 10 das exportações do Azerbaijão, 2013

Fonte: UN Comtrade, DESA/UNSD (mirror data).

AZERBAIJÃO

Produtos (N.C. 4) 2013 (EUR Milhões) Share (%) TCMA08-13 (%)

2709 - Óleos brutos de petróleo ou de minerais

betuminosos 15 240.2 84.7 -12.7

2710 - Óleos de petróleo ou de minerais betuminos os

(exceto óleos brutos ) 909.8 5.1 -8.2

2711 - Gás de petróleo e outros hidrocarbonetos

gasosos 551.5 3.1 54.3

1701 - Açúcares de cana ou de beterraba e sacaros e

quím icamente pura, no estado sólido 183.4 1.0 26.5

0810 - Frutas , fres cas (exceto frutas de cas ca rija, bananas , tâmaras , figos, ananases "abacaxis", abacates , mangas, papaias "mamões ", etc.)

66.1 0.4 10.9

7601 - Alumínio em formas brutas 61.6 0.3 -5.6

3901 - Polímeros de etileno, em formas primárias 57.1 0.3 0.4

1516 - Gorduras e óleos animais ou vegetais e suas frações, parcial ou totalmente hidrogenados, interes terificados e reesterificados ou elaidinizados

54.8 0.3 8.5

1515 - Gorduras e óleos vegetais (incluído o óleo de

jojoba) 43.9 0.2 15.3

1512 - Óleos de girass ol, de cártamo ou de algodão e respetivas frações , mesmo refinados, mas não quím icamente modificados

38.8 0.2 33.9 Produtos (N.C. 4) 2013 (EUR Milhões) Share (%) TCMA08-13 (%)

7108 - Ouro, incluído o ouro platinado, em formas brutas

ou s emimanufaturadas ou em pó 674.6 8.3 n.d.

8703 - Automóveis de pass ageiros e outros veículos automóveis principalmente concebidos para trans porte de pes soas

418.8 5.2 10.0

8802 - Veículos aéreos com propuls ão a motor (por exemplo: helicópteros e aviões); veículos espaciais (incluídos os satélites)

316.4 3.9 56.0

1001 - Trigo e m is tura de trigo com centeio 297.6 3.7 3.5

2402 - Charutos , cigarrilhas e cigarros , de tabaco ou dos

seus s ucedâneos 250.7 3.1 13.8

7304 - Tubos e perfis ocos , s em cos tura, de ferro ou aço

(exceto de ferro fundido) 181.2 2.2 16.4

8431 - Partes de Máquinas e aparelhos de

terraplanagem, nivelamento, raspagem, es cavação 167.8 2.1 6.5

3004 - Medicamentos 161.2 2.0 20.2

1701 - Açúcares de cana ou de beterraba e sacaros e

quím icamente pura, no estado sólido 151.7 1.9 19.2

8481 - Torneiras e válvulas (incluídas as redutoras de pres são e as termos táticas ) e dis positivos semelhantes , para canalizações , caldeiras, reservatórios , cubas e outros recipientes

(18)

Fonte: INE.

Comércio Internacional - Relações bilaterais

com Portugal (I)

Balança de mercadorias de Portugal com

o Azerbaijão, 2008, 2012 e 2013

(EUR milhões)

Taxa de Crescimento Médio Anual (TCMA) TCMA08-13das exportações = 16.7%

TCMA08-13das importações = 51.8%

Saldo Deficitário EUR 426 milhões Em 2013, 56 sociedades exportavam mercadorias para o Azerbaijão Em 2012, 58 sociedades exportavam mercadorias para o Azerbaijão -3.4%

Exportações de mercadorias Importações de mercadorias

Ranking e share enquanto cliente e fornecedor de Portugal (mercadorias)

20º (share: 0.8%) 136º (share: 0%) 2 428 2013 2013 1 3 2 53 498 428 2008 2012 2013

(19)

Comércio Internacional - Relações bilaterais

(mercadorias) com Portugal (II)

Importações portuguesas do Azerbaijão, 2013

Top 10 das exportações portuguesas para o Azerbaijão, 2013

Fontes: INE, Banco de Portugal.

AZERBAIJÃO

Produtos (N.C. 4) 2013 (EUR Milhões) Share (%) TCMA08-13 (%)

4504 - Cortiça aglom erada, com ou sem aglutinantes, e

suas obras 0.4 18.6 95.6

6908 - Ladrilhos e placas (lajes ), para pavimentação ou revestimento, vidrados ou esmaltados , de cerâmica; cubos, pas tilhas e artigos s emelhantes, para m osaicos,

0.2 7.6 39.8

1905 - Produtos de padaria, de pastelaria ou da indús tria de bolachas e bis coitos, mes mo adicionados de cacau, hóstias, cáps ulas vazias para m edicamentos

0.2 6.6 n.d.

4802 - Papel e cartão, não reves tidos, dos tipos

utilizados para escrita, impress ão ou outros fins gráficos , e papel e cartão para fabricar cartões ou tiras perfurados

0.1 5.7 n.d.

4503 - Obras de cortiça natural 0.1 4.8 13.3

2106 - Preparações alimentícias, não es pecificadas nem

compreendidas noutras posições 0.1 4.7 57.6

3004 - Medicamentos 0.1 4.4 19.1

4409 - Madeira, incluídos os tacos e frisos para soalhos, não montados, perfilada (com espigas , ranhuras, filetes, entalhes , chanfrada, com juntas em V, com cercadura, boleada ou sem elhantes ) ao longo de uma ou mais

0.1 3.7 31.4

0808 - Maçãs , peras e marmelos, fres cos 0.1 3.5 n.d.

8419 - Aparelhos e dis positivos , mesmo aquecidos eletricamente (exceto fornos e outros aparelhos da posição 8514), para tratamento de matérias por m eio de operações que impliquem mudança de temperatura, tais

0.1 3.3 n.d. Produtos (N.C. 4) 2013 (EUR Milhões) Share (%) TCMA08-13 (%)

2709 - Óleos brutos de petróleo ou de minerais

betuminosos 428.1 99.9 52.0

5205 - Fios de algodão (exceto linhas para costurar), contendo, em pes o = > 85%, de algodão, não acondicionados para venda a retalho

(20)

Oportunidades de exportação de mercadorias (I)

Conjunto de produtos (mercadorias) identificadas como necessidades (importações) da Azerbaijão,

com capacidade portuguesa de produção e exportação, representando oportunidades para aumentar

o volume de exportações portuguesas para a Azerbaijão.

Top 10 das Oportunidades de exportação para o Azerbaijão

Fontes: UN Comtrade, DESA/UNSD, OCDE, NB Research - Research Setorial.

7108 - Ouro, incluído o ouro platinado, em formas brutas ou semimanufaturadas ou em pó

2402 - Charutos, cigarrilhas e cigarros, de tabaco ou dos seus sucedâneos

7304 - Tubos e perfis ocos, sem costura, de ferro ou aço (exceto de ferro fundido) 8431 - Partes de Máquinas e aparelhos de

terraplanagem, nivelamento, raspagem, 1701 - Açúcares de cana ou de beterraba e sacarose

químicamente pura, no estado sólido 4407 - Madeira serrada ou endireitada longitudinalmente, cortada ou desenrolada, mesmo aplainada, polida ou unida pelas extremidades, de espessura > 6 mm 2523 - Cimentos hidráulicos, incluídos cimentos não pulverizados, denominados clinkers, mesmo corados

8428 - Aparelhos de elevação, carga/descarga ou movimentação (ex.: elevadores, teleféricos)

3402 - Agentes orgânicos de superfície (exceto sabões); preparações para lavagem

8502 - Grupos eletrogéneos e conversores rotativos, elétricos

(21)

Oportunidades de exportação de mercadorias (II)

AZERBAIJÃO

Produtos (N.C. 4) 2013

(EUR Milhões) Rank 2013

Share 2013 (%) Taxa Variação 2012-2013 (%) TCMA10-13 (%)

7108 - Ouro, incluído o ouro platinado, em formas brutas ou semimanufaturadas ou em pó 674,6 1 8,4 6.334.712,1 384,9

2402 - Charutos, cigarrilhas e cigarros, de tabaco ou dos seus sucedâneos 250,7 5 3,1 8,0 13,0

7304 - Tubos e perfis ocos, sem costura, de ferro ou aço (exceto de ferro fundido) 181,2 6 2,2 17,3 20,9

8431 - Partes de Máquinas e aparelhos de terraplanagem, nivelamento, raspagem, escavação 167,8 7 2,1 14,0 15,1

1701 - Açúcares de cana ou de beterraba e sacarose químicamente pura, no estado sólido 151,7 9 1,9 11,1 14,1 4407 - Madeira serrada ou endireitada longitudinalmente, cortada ou desenrolada, mesmo

aplainada, polida ou unida pelas extremidades, de espessura > 6 mm 125,7 11 1,6 6,9 41,1 2523 - Cimentos hidráulicos, incluídos cimentos não pulverizados, denominados clinkers, mesmo

corados 114,9 13 1,4 11,3 20,1

8428 - Aparelhos de elevação, carga/descarga ou movimentação (ex.: elevadores, teleféricos) 92,6 16 1,1 136,2 37,3

3402 - Agentes orgânicos de superfície (exceto sabões); preparações para lavagem 63,7 21 0,8 25,5 18,1

8502 - Grupos eletrogéneos e conversores rotativos, elétricos 61,6 22 0,8 32,4 47,2

Top 10 das Oportunidades de exportação para o Azerbaijão

(Valores e ranking das importações do Azerbaijão mundiais)

(22)

Máquinas e Aparelhos Metais Comuns Produtos agrícolas e alimentares 8462 - Máquinas-ferramentas, incluídas as prensas,

para forjar ou estampar, martelos, martel

7216 - Perfis de ferro ou aço não ligado, não especificados nem compreendidos noutras posiçõ

0602 - Plantas vivas, incluindo as suas raízes, estacas, enxertos e micélios de cogumelos 8418 - Refrigeradores, congeladores (freezers) e

máquinas e aparelhos para a produção de fri

8207 - Ferramentas intercambiáveis para

ferramentas manuais, mesmo mecânicas, ou para máquin

1901 - Extratos de malte; preparações alimentícias de farinhas, grumos, sêmolas, amidos, féc

8438 - Máquinas e aparelhos não especificados nem compreendidos em outras posições do Capítu

7213 - Fio-máquina de ferro ou aço não ligado, em

rolos irregulares, maciços 0102 - Animais vivos da espécie bovina 8426 - Cábreas; guindastes, incluídos os de cabos;

pontes rolantes e outros guindastes

7325 - Obras moldadas, de ferro fundido, ferro ou aço, não especificadas nem compreendidas n

2202 - Águas, incluídas as águas minerais e as águas gaseificadas, adicionadas de açúcar 8481 - Torneiras e válvulas (incluídas as redutoras

de pressão e as termostáticas)

Plástico e Borracha Minerais, Minérios Fileira florestal 4016 - Obras de borracha vulcanizada não

endurecida

7007 - Vidros de segurança, consistindo em vidros temperados ou formados de folhas contracol

4418 - Obras de marcenaria ou de carpintaria para construções, incluídos os painéis celulare

3916 - Monofilamentos cuja maior dimensão do corte transversal seja > 1 mm [monofios], varas

2505 - Areias naturais de qualquer espécie, mesmo coradas

4410 - Painéis de partículas e painéis semelhantes (por exemplo: painéis denominados "orient

3904 - Polímeros de cloreto de vinilo ou outras olefinas halogenadas, em formas primárias

6807 - Obras de asfalto ou de produtos semelhantes, por exemplo: breu ou pez

4411 - Painéis de fibras de madeira ou de outras matérias lenhosas, mesmo aglumeradas com re

4011 - Pneumáticos novos, de borracha 6902 - Tijolos, placas (lajes), ladrilhos e peças cerâmicas semelhantes, para construção, re

4911 - Impressos, incluídos as estampas, gravuras e fotografias, não especificadas nem compr

3923 - Artigos de transporte ou de embalagem, de plástico; rolhas, tampas e cápsulas

6802 - Pedras naturais de cantaria ou de construção (exceto de ardósia) trabalhadas e obras

4819 - Caixas, sacos, bolsas, cartuchos e outras embalagens, de papel, cartão, pasta (ouate)

Nuvem de oportunidades de exportação para o Azerbaijão

Oportunidades de exportação de mercadorias (III)

(23)

Contexto Económico do País

Estrutura Setorial

Contactos

Comércio Internacional, Bilateral com Portugal e Oportunidades

Apoio à Internacionalização do Novo Banco

(24)

Apoio à Internacionalização do Novo Banco (I)

Expansão internacional do Novo Banco orientada para mercados com afinidades económicas e culturais

com Portugal e com elevado potencial de crescimento.

Venezuela Sucursal NB Brasil Subsidiária BESI África do Sul Escritório Representação NB Moçambique Participação NB Moza Banco Macau Subsidiária NB Ásia Hong Kong Subsidiária BESI Mumbai Subsidiária BESI Marrocos Participação NB Banque Marocaine du Commerce Extérieur Polónia Sucursal BESI França Subsidiária NB de La Vénétie Cabo Verde Subsidiária NB Banco Internacional de Cabo Verde Argélia Participação NB ILA - Ijar Leasing Algérie

Itália

Participação NB Banco delle Tre Venezie Ilhas Caimão Sucursal NB México Escritório Representação NB e Subsidiária BESI Reino Unido Sucursal NB e BESI e Subsidiária BESI Angola Participação NB Banco Económico SA Xangai Escritório Representação NB Espanha Sucursal NB e BESI Luxemburgo Sucursal NB Irlanda Subsidiária NB PLC e BESI Suíça Escritório Representação NB Nova Iorque Sucursal NB e BESI Nassau Sucursal NB

(25)

Apoio à Internacionalização do Novo Banco (II)

No Novo Banco apoiamos a sua internacionalização através da Unidade

Internacional Premium.

Esta unidade é composta por uma equipa experiente de gestores especialistas,

organizados por Desks Geográficos.

desks geográficos

5

África

América Latina

Mercados Maduros &

China

Norte de África & Turquia

Europa de Leste, Ásia &

Médio Oriente

Conhecimento da forma de fazer negócios nos

principais mercados;

Relações com os players locais;

Conhecimento dos planos nacionais de

desenvolvimento dos países;

Participação em feiras e missões empresariais

nas geografias acompanhadas.

(26)

Apoio à Internacionalização do Novo Banco (III)

Fine Trade: identificação de mercados potenciais.

1. Conhecimento

Identificação de contrapartes locais através

da rede de Bancos do Grupo, Bancos

parceiros, Rede Diplomática ou Câmaras de

Comércio Internacional;

Referenciação de Clientes;

Realização de Missões Empresariais.

2. Business Development

Uma equipa com reconhecida experiência a

apoiar nas suas operações de comércio

internacional.

31% das operações de Trade Finance realizadas

em 2013 passaram pelo Novo Banco*.

Best Trade Finance Bank, em

Portugal, pelo 8º ano consecutivo.

* Quota de mercado do Trade

3. Comércio Internacional

4.

Investimento

Estruturação, implementação e

acompanhamento de operações com os bancos

locais.

Angariação de funding para investimento

junto de Bancos de Desenvolvimento e

Multilaterais.

(27)

Contexto Económico do País

Estrutura Setorial

Comércio Internacional, Bilateral com Portugal e Oportunidades

Contactos

Apoio à Internacionalização do Novo Banco

(28)

Adesão a newsletters e

publicações

RESEARCH SETORIAL

Saiba mais em:

(29)

Unidade Internacional Premium

Research Setorial

Francisco Mendes Palma

Chief Sectoral Strategist francisco.mendes.palma@novobanco.pt Susana Barros maria.susana.barros@novobanco.pt

Luís Ribeiro Rosa luis.carvalho.rosa@novobanco.pt

Conceição Leitão maria.conceicao.leitao@novobanco.pt

João Pereira Miguel joao.miguel@novobanco.pt

Patrícia Agostinho patricia.agostinho@novobanco.pt

José Manuel Botelho jose.botelho@novobanco.pt

Miguel Bidarra miguel.santos.silva@novobanco.pt

Celina Luís celina.luis@novobanco.pt

Paula Dias paula.dias@novobanco.pt

Disclaimer

Diretor Coordenador Ricardo Bastos Salgado ricardo.salgado@novobanco.pt

Desk Europa de Leste, Ásia & Médio

Oriente

Paulo Afonso

Diretor de Negócio Internacional e Instituições Financeiras paulo.afonso@novobanco.pt Cláudia Batista Negócio Internacional Ulugbek Suyumov Instituições Financeiras claudia.batista@novobanco.pt ulugbek.suyumov@novobanco.pt

O estudo foi realizado pelo “Novo Banco Research - Research Setorial ” com um objetivo meramente informativo e tem por base informações obtidas a partir do site da UNComtrade (United Nations CommodityTrade Statistics Database, Department of Economic and Social Affairs/Statistics Division) em http://comtrade.un.org/db/. O conteúdo dos estudos efetuados pelo “Novo Banco Research - Research Setorial” é sempre baseado em informação disponível ao público e obtida a partir de diversas fontes, incluindo meios de informação especializados, fontes oficiais e outras consideradas credíveis. Contudo, o “Novo Banco Research - Research Setorial” não garante a sua exatidão ou integralidade. As Informações/opiniões expressas nesta apresentação referem-se apenas ao momento presente e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio, não vinculando o “Novo Banco Research - Research Setorial”, e não assumindo este qualquer compromisso de atualização da informação ora prestada. As informações e opiniões apresentadas não constituem nenhuma recomendação de investimento.

O “Novo Banco Research - Research Setorial” não aceita nenhum tipo de responsabilidade sobre quaisquer perdas ou danos provenientes da utilização desta apresentação. As opiniões emitidas não vinculam o Novo Banco, não podendo o Novo Banco, por isso, ser responsabilizado, em qualquer circunstância e por qualquer forma, por erros, omissões ou inexatidões da informação constante neste documento ou que resultem do uso dado a essa informação. A reprodução de parte ou totalidade desta publicação é permitida, desde que a fonte seja expressamente mencionada.

Referências

Documentos relacionados

Aos 7, 14 e 21 dias após a emergência (DAE), foi determinado o índice SPAD no folíolo terminal da quarta folha completamente expandida devido ser esta folha recomendada para verificar

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

As camadas separadas por vales (partes foram erodidas) são a mesma camada.. Fósseis enterrados por eventos catastróficos em fluido... a) Exemplos: Baleias Mysticeti Fósseis no

Esse ensino de Cristo é difícil porque exige algo que não é usual quando a questão são os nossos inimigos: não tratá-los como inimigos. 4- Eu, porém, vos digo: amai os vossos

MAÇONARIA Apenas um livro sagrado entre outros livros [exotéricos, Alcorão, Talmud, etc.], visto como “metáfora” da vontade divina (Nogueira Filho, Maçonaria,

Livro Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra, página 19. JÓIA ESOTERICA

Tudo que Deus tem para o homem e requer do homem, e tudo que o homem precisa saber espiritualmente da parte de Deus quanto à sua redenção, conduta cristã e felicidade

(2013) desenvolveram um modelo bifásico não-Newtoniano (para fase líquida) para escoamento anular horizontal para prever gradiente de pressão e espessura do filme.. No