• Nenhum resultado encontrado

Simulado Direito Administrativo #Amostra

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Simulado Direito Administrativo #Amostra"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)
(4)

Simulado | Direito Administrativo #Amostra

01) Ano: 2017 Órgão: TRF - 1ª REGIÃO Cargo: Analista Judiciário - Área Administrativa

Sérgio foi reprovado em concurso público, mas, por força de decisão liminar obteve sua nomeação e tomou posse no cargo pretendido. Seis anos depois, a medida foi revogada por decisão judicial definitiva e Sérgio foi exonerado pela administração. Nessa situação, ao exonerar Sérgio a administração violou o princípio da proteção da confiança legítima.

o Certo o Errado

02) Ano: 2017 Órgão: TRF - 1ª REGIÃO Cargo: Técnico Judiciário - Área Administrativa

Com relação à administração direta e indireta, centralizada e descentralizada, julgue o item a seguir.

Administração direta remete à ideia de administração centralizada, ao passo que administração indireta se relaciona à noção de administração descentralizada.

o Certo o Errado

03) Ano: 2017 Órgão: Prefeitura de Fortaleza – CE Cargo: Procurador Municipal

Em cada um do item a seguir é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada, a respeito da organização administrativa e dos atos administrativos.

Ao instituir programa para a reforma de presídios federais, o governo federal determinou que fosse criada uma entidade para fiscalizar e controlar a prestação dos serviços de reforma. Nessa situação, tal entidade, devido à sua finalidade e desde que criada mediante lei específica, constituirá uma agência executiva.

o Certo o Errado

04) Ano: 2017 Órgão: SEDF Cargo: Professor da Educação Básica

A respeito dos princípios da administração pública e da organização administrativa, julgue o item a seguir. Se uma autoridade pública, ao dar publicidade a determinado programa de governo, fizer constar seu nome de modo a caracterizar promoção pessoal, então, nesse caso, haverá, pela autoridade, violação de preceito relacionado ao princípio da impessoalidade.

o Certo o Errado

(5)

05) Ano: 2017 Órgão: SEDF

João, servidor público ocupante do cargo de motorista de determinada autarquia do DF, estava conduzindo o veículo oficial durante o expediente quando avistou sua esposa no carro de um homem. Imediatamente, João dolosamente acelerou em direção ao veículo do homem, provocando uma batida e, por consequência, dano aos veículos. O homem, então, ingressou com ação judicial contra a autarquia requerendo a reparação dos danos materiais sofridos. A autarquia instaurou procedimento administrativo disciplinar contra João para apurar suposta violação de dever funcional.

No que se refere à situação hipotética apresentada, julgue o item a seguir. João é servidor de entidade integrante da administração indireta.

o Certo o Errado

06) Ano: 2016 Órgão: FUB Cargo: Assistente - Apoio administrativo

Acerca dos princípios fundamentais que regem a administração pública brasileira, julgue o item a seguir. O princípio fundamental do controle determina que o controle das atividades da administração federal seja exercido em todos os seus níveis e órgãos, sem exceções.

o Certo o Errado

07) Ano: 2016 Órgão: FUB Cargo: Assistente - Apoio administrativo

Acerca dos princípios fundamentais que regem a administração pública brasileira, julgue o item a seguir. De acordo com o princípio fundamental da descentralização, é possível descentralizar atividades da administração federal para empresas privadas.

o Certo o Errado

08) Ano: 2016 Órgão: FUB Cargo: Assistente - Apoio administrativo

Acerca dos princípios fundamentais que regem a administração pública brasileira, julgue o item a seguir. Os princípios que regem a administração pública federal brasileira estão estabelecidos no Título I – Dos Princípios Fundamentais, da Constituição Federal de 1988.

o Certo o Errado

(6)

09) Ano: 2016 Órgão: FUB Cargo: Assistente - Apoio administrativo

Acerca dos princípios fundamentais que regem a administração pública brasileira, julgue o item a seguir. Entre esses princípios inclui-se aquele que autoriza que o administrador público federal, em determinadas situações, delegue competência para a prática de atos administrativos.

o Certo o Errado

10) Ano: 2016 Órgão: FUB Cargo: Auxiliar de Administração Com relação à administração pública, julgue o item que se segue.

Como um dos princípios da administração pública brasileira, a publicidade destina-se a garantir a transparência dos atos dos agentes públicos.

o Certo o Errado

(7)
(8)

Referências

Documentos relacionados

O Evento 1 é uma chuva de maior intensidade (116,67mm/h), em que as maiores precipitações registradas contribuíram, em forma de escoamento, mais para a bacia do Cascavel

A abordagem mais usual de fadiga, que utiliza a tensão nominal e a classificação de detalhes geométricos para previsão da vida em fadiga, não abrange conexões mais complexas e

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

I, Seltan Segued, emperor of Ethiopia, believe and profess that Saint Peter, prince of the Apostles was nominated head of the Christian Church by Christ our Lord, who bestowed

B4 Identificação dos compostos presentes nas amostras de bio-óleo obtidos via pirólise catalítica da fibra de casca de coco utilizando carvão ativado (ABC) e

Considerando a contabilidade como centro de gestão da informação, os autores defendem o aprimoramento de uma visão sistêmica ao profissional, como também uma maior compreensão