• Nenhum resultado encontrado

Caio Sanchez Trabalho Sociologia FINAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Caio Sanchez Trabalho Sociologia FINAL"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

História de Vida

Na época dos hippies, na década de 1980, meus pais se conheceram e conceberam esta ilustre pessoa que vos escreve.

Anos depois, com minhas próprias lembranças e o Brasil passando por uma crise

inflacionária, me recordo de um momento na casa de minha avó onde eu queria comprar

um brinquedo. Naquela época, a moeda corrente era o cruzeiro, e com a super-inflação, os preços dos produtos no supermercado eram modificados diversas vezes ao dia. Aproveitei da situação para trocar a etiqueta do preço do brinquedo que queria, porque estava muito caro, e assim, consegui comprar o brinquedo.

Em meados dos anos 2000, o “bug” do milênio assombrava a todos. Os computadores iriam retroceder para o início do século XX. Nessa época, minha vida mudou bastante. Fui, ao contrário de meu gosto, morar em Ribeirão Preto junto com a minha mãe. Nova escola, novos amigos, nova casa, enfim, nova vida. Com os parentes, amigos e cidade deixados pra trás, tivemos de recomeçar. No início, relutei muito, não me adaptava e só enxergava as coisas ruins da nova cidade, da nova vida. Porém, com o passar do tempo, fiz novas amizades, conheci mais a cidade Ribeirão Preto e comecei a jogar basquete. Um ano depois, estava curtindo muito a nova cidade e não queria mais voltar para São Paulo, visitar meu pai. Os anos que morei em Ribeirão Preto foram incríveis e, até agora, os melhores anos de minha vida. Muitas festas, jogos, viagens e muita curtição.

Mas, como tudo que é bom uma hora tem que acabar, em 2002, com a seleção brasileira de futebol masculino conquistando o penta campeonato mundial e o brasileiro Luis Inácio Lula da Silva, o Lula, eleito novo presidente do Brasil, voltava para São

(2)

Paulo, agora não apenas para visitar meu pai, e sim, morar com ele. Os motivos para voltar foram diversos: faculdade, área de trabalho, pai, promessa... Quando mudei, junto de minha mãe para Ribeirão Preto, relutando ainda, disse para meu pai que iria morar com ele de qualquer maneira, assim que der. Essa promessa apurrinhava minha cabeça.

Já de volta à gloriosa sampa, comecei a faculdade, comecei a trabalhar e fazia o caminho contrário dos anos passados, retornava para Ribeirão Preto, aos finais de semana, para visitar minha mãe. Novamente, aos poucos, fui esquecendo a cidade deixada para trás e me adequando a “antiga-nova” cidade, reencontrando amigos, familiares e conhecendo os bares e restaurantes da capital da América do Sul. Logo após a mudança, sentia muita falta da minha mãe, a qual, na verdade, era muito mais do que mãe. Era médica, psicóloga, amiga, confidente,...

Atualmente, estou estabilizado no serviço e tentando me formar. Trabalho em uma processadora de cartões de crédito, área financeira que fora do Brasil não vai nada bem. Pode estar acontecendo a maior crise pós 1929, quebra da bolsa americana. Mas aí, é uma outra fase, que eu ainda não sei como contar.

(3)

Fatos Históricos

Meus pais foram muito influenciados pelo movimento hippie, o meu pai principalmente. Ele aderiu plenamente o movimento hippie na década de 1970, com o vestuário hippie, os cortes de cabelos e barbas, além da música. Atualmente, tem uma banda que reproduz o estilo musical da época do movimento hippie. O movimento, aqui no Brasil, iniciou por volta de 1970, onde muito do estilo hippie se tornou parte da cultura principal, disseminando a sua essência por todas as áreas das sociedades atuais. A liberdade sexual, a não-discriminação das minorias, o ambientalismo e o misticismo atual são, em larga medida, produtos da contestação hippie. No entanto, a grande imprensa perdeu seu interesse na sub-cultura hippie como tal, apesar de muitos hippies terem continuado a manter uma profunda ligação com a mesma. Como os hippies tenderam a evitar publicidade após a era do Verão do Amor e de Woodstock, surgiu um mito popular de que o movimento hippie não mais existia. De fato, ele continuou a existir em comunidades mundo afora, como andarilhos que acompanhavam suas bandas preferidas, ou às vezes nos interstícios da economia global. Ainda hoje, muitos se encontram em festivais e encontros para celebrar a vida e o amor, como no Peace Fest e nas reuniões da família arco-íris.

A crise inflacionária eu me recordo brevemente, não sabia muito bem que era, porém sabia que os preços oscilavam muito rapidamente e que se ficasse muito tempo com o dinheiro na mão ele perderia o seu valor. O cruzeiro real (CR$) foi o padrão monetário no Brasil entre 1 de agosto de 1993 a 30 de junho de 1994. As altas taxas de inflação que marcaram o ano de 1993 levaram o governo Itamar Franco a editar a medida provisória que criou o cruzeiro real, equivalente a mil cruzeiros. Não foram emitidas moedas com valores

(4)

em centavos nesta moeda, sendo que se consideravam como centavos as cédulas e moedas do padrão anterior na razão de 10 "cruzeiros" por centavo.

Em 2000, o bug do milênio aterrorizou todos. Porém, eu achava uma coisa muito fácil para ser resolvida, era apenas aumentar os dígitos de todos os campos de datas de todos os computadores do mundo. Mas, quando comecei a trabalhar na área de informática, percebi que o fácil, o banal, pode ser ao mesmo tempo, muito desastroso. Acredito que foi por isso que teve todo aquele reboliço antes da virada do ano 2000. “Será provavelmente a véspera de Ano Novo mais eletrizante da história da Humanidade. Quando o ponteiro dos minutos se aproximar da meia-noite de 31 de dezembro em cada um dos 24 fusos horários do planeta, a tradicional expectativa do estouro de fogos de artifício terá dado lugar a uma certa tensão geral” (GODOY, 1999). Mas, pelo que eu me lembro, não aconteceu nada de desastroso na virada do ano 1999 para o ano 2000.

A copa do mundo de 2002 foi uma beleza. A seleção brasileira sagrou-se penta campeã e o nosso atacante Ronaldo, fenômeno, o maior artilheiro das copas do mundo. Tudo bem que seleções que eram consideradas favoritas, como Argentina, França e Portugal, saíram logo na primeira fase. Mas foi tudo uma grande festa.

No mesmo ano, pela primeira vez no Brasil, o partido dos trabalhadores assume o governo federal. “Após 22 anos de existência do PT, três derrotas e oito anos de oposição quase sistemática a Fernando Henrique Cardoso (com críticas ao modelo econômico e ao legado na área social), o ex-torneiro mecânico Luiz Inácio Lula da Silva, 57, chega à Presidência da República, levando a esquerda ao poder pela primeira vez no Brasil.” ( FOLHA, 2002). Acreditava em Lula desde aquela época, apreciava seus discursos e queria mudanças. Acredito que o caminho para o país crescer é acabando com a

(5)

desigualdade social discrepante e com muita educação. Enxerguei isso nele naquela época e, até hoje, estou confiante no seu governo.

Conclusão e Metáforas do Hipertexto

A internet é um meio de comunicação muito ágil e versátil. O usuário não fica preso a um único modo de pensar ou ver o mundo. Ela possui diversos olhares e opiniões sobre todos os assuntos possíveis do universo. "Ela possibilita a partilha da memória, da percepção, da imaginação. Isso resulta na aprendizagem coletiva, troca de conhecimentos" (Lévy, Pierre). O trabalho que realizei sobre minha vida, a história de minha vida, foi montado de acordo com a minha memória. Possuo uma lembrança da minha infância, essa lembrança me carrega para outra lembrança, essa outra lembrança à outra e assim, sucessivamente e infinitamente, porque a cabeça não pára de pensar. Essa idéia me remete aos hiper-textos da internet. O clique que o usuário dá em uma palavra, leva a outra página, essa outra página possui uma outra palavra que clicada leva a outra página. A essência é a mesma.

Assim como é difícil controlar os pensamentos, o problema é saber como filtrar essa montanha de informações e como manter o foco. Acredito que cada indivíduo sabe o que é bom pra ele próprio, portanto, o indivíduo terá que filtrar ele mesmo à montanha de informações. Contudo, para manter o foco, é necessário muita concentração e objetivo no resultado esperado.

(6)

Bibliografia

Sacconi, Carolina; Wanderley, Letícia; O jovem na metrópole no terceiro milênio.

Subtema: Os hippies na atualidade. Endereço:

http://www.colband.com.br/ativ/nete/cida/jovem_metropole_1bim05/sociologia/g2/index.ht m. Acessado em 20/11/08 às 21:39.

Apresentação Universidade Federal Rio de Janeiro – Anos 1990: Desestabilização e crise. Endereço:

www.ie.ufrj.br/hpp/intranet/pdfs/aula_6a_anos_1990_desestabilizacao_e_crise.ppt. Acessado em: 19/11/08 às 18:37.

Godoy, Norton; A Ameaça dos dígitos. Endereço: http://www.terra.com.br/istoe/digital/bugdomilenio.htm. Acessado em 20/11/08 ás 23:28.

BBC – Brasil - O Brasil pentacampeão e a copa do mundo de 2002. Endereço: http://www.bbc.co.uk/portuguese/forum/020630_copa2002.shtml . Acessado em 20/11/08 às 23:53.

Folha On line. Lula e o PT levam esquerda ao poder. Endereço: http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2002/eleicoes/. Acessado em 21/11/08 às 00:09.

(7)

Lévy, Pierre. Memória Roda Viva – Pierre Lévy. Endereço: http://www.rodaviva.fapesp.br/materia/47/entrevistados/pierre_levy_2001.htm. Acessado em 20/11/08 às 20:00.

Lévy, Pierre. Pierre Lévy, o defensor da Inteligência Coletiva. Endereço: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/esp_a.php?t=001 .Acessado em: 20/11/08 às 20:30.

(8)

Centro Universitário Senac

Trabalho de Sociologia

A história da minha vida e metáforas do hipertexto

Caio Castelão Sanchez

Referências

Documentos relacionados

Resumo:Passados 50 anos do abril de 1964, considerando as forças armadas entre os protagonistas principais daquele roteiro que colocou um ponto final a um

Os estudos iniciais em escala de bancada foram realizados com um minério de ferro de baixo teor e mostraram que é possível obter um concentrado com 66% Fe e uma

10- A audiência de conciliação designada pela ministra do Supremo Tribunal Federal Rosa Weber durou cerca de três horas e reuniu representantes do governo federal, do governo

Ao zerar a alíquota do imposto de importação das armas de fogo, a Resolução GECEX nº 126/2020 contraria os objetivos da principal legislação sobre o tema no Brasil,

A apixaba- na reduziu o risco de AVE e embolismo sistêmico em mais de 50%: houve 51 eventos entre os pacientes do grupo apixabana versus 113 no grupo do AAS

Definidos os dois eixos do domínio analisado, foram escolhidas três, das onze abordagens mencionadas por Hjørland (2002), a saber: 1) Estudos bibliométricos, no que se

Tendo como parâmetros para análise dos dados, a comparação entre monta natural (MN) e inseminação artificial (IA) em relação ao número de concepções e

Quadro 5-8 – Custo incremental em função da energia em períodos de ponta (troços comuns) ...50 Quadro 5-9 – Custo incremental em função da energia ...52 Quadro 5-10