• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

16°

TÍTULO: ESTUDO DA DISTRIBUIÇÃO DA ATOMIZAÇÃO EM UM SPRAY DRYER DE DISCO ROTATIVO EM FUNÇÃO DA ROTAÇÃO E ALTURA DO SISTEMA ATOMIZADOR.

TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA:

ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA ÁREA:

SUBÁREA: ENGENHARIAS SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): RODRIGO DE ABREU COSTA, AMANDA VASCO FERNANDES, LINIKER CASTRO FELIPE DA SILVA

AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): DEOVALDO DE MORAES JÚNIOR, LUCAS BERNARDO MONTEIRO ORIENTADOR(ES):

COLABORADOR(ES): CRISTIANE MARQUINEZ DE ARAÚJO, MAGDA MARTINEZ PEREIRA COLABORADOR(ES):

(2)

1 ESTUDO DA DISTRIBUIÇÃO DA ATOMIZAÇÃO EM UM SPRAY DRYER DE DISCO ROTATIVO EM FUNÇÃO DA ROTAÇÃO E ALTURA DO SISTEMA ATOMIZADOR.

RESUMO

A secagem é um dos principais processos encontrados nas indústrias alimentícias, farmacêuticas, químicas e de fertilizantes. Um equipamento bastante encontrado para realização deste processo é o spray dryer, que atomiza uma solução em uma câmara com ar quente, realizando uma rápida desumidificação e obtendo-se um produto seco em pó. O presente estudo teve como finalidade comparar a distribuição de gotículas de água e solução de sacarose 50% em alturas de 400 mm e 750 mm entre o sistema de atomização e o suporte dos coletores. Com a análise dos resultados obtidos observou-se que as melhores distribuições ocorreram nos ensaios com disco de 50 mm, rotação de 17000 rpm e vazão de 0,55 L/min para água; e disco de 50 mm, rotação de 31000 rpm e vazão de 0,55 L/min para solução 50% de sacarose para uma altura de 750 mm entre o sistema de coleta e o de atomização.

Palavras-chave: secagem; spray dryer; atomização; disco rotativo

1. INTRODUÇÃO

Secagem é uma das operações unitárias mais utilizadas nas indústrias em geral. O termo secagem aplica-se à transferência de um líquido para uma fase gasosa não saturada (FOUST et al., 1982). Um equipamento bastante utilizado para realização deste processo é o spray dryer, que utiliza como meio de secagem a atomização de uma solução, aumentando a superfície de contato desta a qual, quando em contato com o agente dessecante (ar quente e seco), resulta em uma secagem rápida do material.

Para que o processo de secagem se torne mais eficiente, é importante que seja estudado o comportamento das partículas dentro da câmara de secagem. Uma má distribuição de gotículas dentro da câmara pode causar perda de produto por incrustação na parede da câmara, tamanho de grânulos

(3)

2 fora do padrão estabelecido e formação de partículas maiores dentro da câmara, fazendo com que esta não seja totalmente seca.

Kern (1987) cita que a transmissão de calor é uma das ciências da termodinâmica a qual visa quantificar a energia em trânsito de um corpo quente outro corpo frio. Dessa maneira, sendo possível observar que quando um quilograma água é evaporada ou condensada, a quantidade de energia envolvida no processo é a mesma. Porém haverá alteração nas taxas de transferência de calor em cada um dos processos.

O spray dryer é um equipamento que consiste de uma câmara oca, a qual recebe a solução a ser seca a partir de um dispositivo atomizador. As gotículas com o material a ser seco entram em contato com o fluido quente e com baixa umidade, sendo retiradas no fundo do equipamento em forma de pó com baixo teor de umidade. Para produtos alimentícios, essa quantidade de água no material deve ser inferior a 15% (ANVISA). Esse tipo de equipamento tem uma ampla faixa de aplicação, podendo ser utilizado para a secagem de diversos produtos como café, leite, detergente, corante, pesticida, polímero, suspensão cerâmica, plasma de sangue, entre outros (FOUST et al., 1982).

Um dos maiores problemas do spray dryer é o alto consumo de energia, visto que esta deve ser suficiente para promover a evaporação da umidade do produto (PREE, 2009).

Esse equipamento opera pulverizando soluções, pastas ou suspensões, em uma câmara. Para realizar o processo de secagem, podem ser utilizados três tipos diferentes de atomizadores: bocal a pressão, bico duplo-fluido ou disco rotativo (MASTERS, 2002).

O processo de atomização não consiste exclusivamente da produção de gotículas através da quebra da tensão do líquido, mas também garantir a uniformização da mistura de um líquido em um meio gasoso. Esta operação é aplicada de forma ampla, sendo considerado desde a utilização de combustível de foguete, passando por um sistema de combustão em caldeira, resfriamento evaporativo, irrigação agrícola, spray drying, entre outros (LEFEBVRE, 1989; GÜNTHER & WIRTH, 2013).

O princípio construtivo básico de um sistema de atomização por disco rotativo consiste simplesmente de um eixo de motor com um disco anexado à

(4)

3 sua extremidade. A capacidade de pulverização e o tamanho das gotículas é definido pela rotação deste disco (ROSA et al., 2003).

Um dos fatores de maior importância para realização deste trabalho é a escassez de dados presentes na literatura com base em dados práticos para este tipo de sistema.

2. OBJETIVO

O presente estudo teve como objetivo verificar a distribuição de partículas de água e solução de sacarose 50% atomizadas por disco rotativo, tendo como base de comparação o uso de duas alturas de coleta diferentes, permitindo assim mapear a distribuição de gotículas atomizadas, estudar a trajetória das partículas durante a queda e definir parâmetros para se obter uma melhor distribuição.

3. METODOLOGIA

Foi utilizada uma unidade spray dryer instalada no Laboratório de Operações Unitárias da Universidade Santa Cecília, localizada em Santos, São Paulo, Brasil.

O sistema de alimentação era composto por um reservatório com altura total de 230 mm na parte cilíndrica mais 35 mm na seção cônica com diâmetro interno aproximado de 100 mm e volume útil de 1,8 litros, uma bomba peristáltica com controlador de vazão (sendo adotadas vazões de 0,55 L/min e 1,34 L/min).

A atomização foi realizada por um motor de tupia da marca BOSCH modelo GKF 600 Professional. O eixo foi adaptado permitindo a utilização de tipos diferentes de discos para estudo de condições operacionais diversificadas.

(5)

4 Figura 1 – Esquema do sistema de coleta de dados utilizado na pesquisa. 1) Tanque de alimentação; 2) bomba peristáltica; 3) tubo de alimentação; 4) Motor; 5) voluta; 6) tampo de acrílico com diâmetro de 920 mm; 7) disco atomizador; 8) suporte de madeira em formato de

estrela com oito pontas e 9) estrutura metálica móvel com altura total de 1850 mm.

Os fluidos utilizados nos ensaios foram água e solução de sacarose 50%. Estes fluidos foram colocados no tanque de alimentação e bombeados pela bomba peristáltica até o disco rotativo.

4. DESENVOLVIMENTO

Os discos atomizadores foram acoplados individualmente a um motor, o qual teve suas rotações ajustadas em 17000 e 31000 rpm. Abaixo do disco rotativo, a uma distância variável entre 400 mm e 750 mm, encontra-se uma estrutura de madeira em formato de estrela regular de oito pontas e sobre esta estrutura foram dispostas 81 placas com material adsorvente distribuídas

9

8

6

5

4

3

2

1

7

4 0 0 m m 750 mm 897,5 mm

(6)

5 igualmente. Estas placas foram pesadas por uma balança analítica com precisão de 0,0001 g antes e depois de cada ensaio, permitindo ser conhecida a massa de água nas placas após cada ensaio de 10 minutos de duração, totalizando 5184 pesagens no total do experimento.

Com estes dados, foi possível a construção de gráficos tridimensionais que facilitam a visualização da disposição da massa de fluido atomizado.

5. RESULTADOS

Os resultados coletados foram analisados com o auxílio de gráficos feitos pelo software Microsoft Excel 2010, que permitiu a visualização do alcance máximo atingido pelo material pulverizado.

Os gráficos gerados possibilitaram a avaliação e definição das melhores e piores condições para cada tipo fluido, visando uma distribuição mais uniforme entre os resultados obtidos.

Dentre os ensaios realizados com água, a melhor distribuição de partículas na altura de 750 mm foi obtida por meio das seguintes condições: disco de 50 mm, rotação de 17000 rpm e vazão de 0,55 L/min. Já a pior distribuição de partículas aconteceu com as condições: disco de 30 mm, rotação de 31000 rpm e vazão de 0,55 L/min. A figura 1 permite visualizar estes resultados, sendo notável a tendência de as partículas serem preferencialmente distribuídas para um dos lados na pior condição.

(7)

6 Figura 2 - Melhor e pior resultado (A e B, respectivamente) referente aos ensaios realizados

com água

Nos ensaios realizados com solução 50% de sacarose, as seguintes condições mostraram uma melhor distribuição: disco de 50 mm, rotação de 31000 rpm e vazão de 0,55 L/min. A pior distribuição de partículas aconteceu com as condições: disco de 30 mm, rotação de 17000 rpm e vazão de 1,34 L/min. Estas condições são mostradas na figura 2.

Figura 3 - Melhor e pior resultado (A e B, respectivamente) referente aos ensaios realizados com solução 50% sacarose

A distribuição de partículas é melhor estudada ao se realizar a comparação com estudos anteriores, sendo estas com mesmas rotações e diâmetros de disco, porém, com diferenciação na altura dos coletores (400 mm de distância entre os adsorventes e o atomizador). A figura 3 mostra dois

(8)

7 ensaios realizados com água nas seguintes condições: disco de 50 mm, rotação de 17000 rpm e vazão de 0,55 L/min, mas o gráfico A representa um ensaio realizados na altura de 750 mm, e B na altura de 400 mm.

Figura 4 – Os gráficos A e B representam ensaios sob as mesmas condições, porém em alturas diferentes (750 mm e 400 mm, respectivamente)

Ao se comparar os gráficos dos experimentos nas mesmas condições, mas com alturas diferentes, é possível melhor visualização do alcance das partículas, o que ajuda bastante na análise de distribuição de gotículas, visto que na altura de 400 mm as partículas pulverizadas ainda teriam velocidade e força suficiente para que suas trajetórias ainda fossem continuadas. O mesmo pode ser observado na figura 4, comparando os experimentos realizados com a solução de sacarose 50% nas mesmas configurações, mas em alturas diferentes. Nesta imagem, são mostrados ensaios com solução de sacarose 50% utilizando disco de 50 mm, rotação de 31000 rpm, vazão de 0,55 L/min e alturas de 750 mm (A) e 400 mm (B).

(9)

8 Figura 5 - Comparação de ensaios utilizando solução de sacarose 50% sob mesmas

condições, nas alturas de 750 mm (A) e 400 mm (B)

6. CONCLUSÕES

Os resultados práticos permitiram realizar uma análise mais detalhada do comportamento do fluido atomizado e assim mensurar quais são os fatores que mais interferem o processo para se chegar a uma condição mais ideal de distribuição de partículas.

É visível que a viscosidade do fluido (comparando água e solução 50% sacarose) é um fator que interfere na distribuição de partículas, porém o diâmetro do disco e a rotação são fatores que que mais influenciam nesse comportamento observado.

A comparação entre gráficos gerados referentes a ensaios nas mesmas condições, porém em alturas diferentes, ajudam em uma análise mais precisa dos dados obtidos, já que além da distribuição de partículas pode-se também haver uma melhor percepção do alcance das gotículas quando há uma maior diferença na altura dos coletores, além de uma ideia mais ampla da trajetória das partículas.

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

(10)

9 FOUST, A. S.; WENZEL, L. A.; CLUMP, C. W.; MAUS, L.; ANDERSEN, L. B. Princípios das Operações Unitárias. 2ª ed., Trad. De Horácio Macedo, Rio de Janeiro: Ed. Guanabara Dois, 1982.

GÜNTHER, A.; WIRTH, K. –E.; Evaporation phenomena in superheated atomization and its impact on the generated spray. International Journal of Heat and Mass Transfer, 64, 2013

KERN, D.Q.; Processos de Transmissão de Calor. Editora Guanabara, Trad. De Adir M. Luiz Rio de Janeiro, 1987, 671 p.

LEFEBVRE, A. H.; Atomization and Sprays. 1989.

MASTERS, K.; Spray Drying in Practice. SprayDryConsult International ApS, Denmark, 2002.

MONTEIRO, L. B.; Influência da viscosidade no comportamento da atomização de um spray dryer de disco rotativo, Dissertação de Mestrado, UNISANTA, 2016.

PREE, J. L., Building a better dryer. Chemical Engineering, Dezembro 2009.

ROSA, E. D.; TSUKADA, M.; FREITAS, L. A. P. Secagem por atomização na indústria alimentícia: Fundamentos e aplicações.2003,12p

Referências

Documentos relacionados

Segundo Vagner Christ, líder do projeto na NetFive, “o appliance UTM da FortiNet foi a solução mais indicada para o Grupo Competence, que precisava de alta disponibilidade para

Análise dos Riscos Planejamento Coleta inicial dos requisitos e planejamento do projeto Baseada nos Requisitos iniciais Baseada na reação dos clientes Protótipo de

The purpose of this study is to recognize and describe anatomical variations of the sphenoid sinus and the parasellar region, mainly describing the anatomy of

A elaboração do presente trabalho acadêmico tem como objetivo analisar e demonstrar a importância das Cooperativas de Crédito para o desenvolvimento econômico e

prático e critérios para a seleção das atividades e do valor educativo das mesmas.. presentes no capítulo, como o significado de plano curricular e sua utilidade, as dimensões de

3 – Sempre que o concessionário não tiver indicado na Junta de Freguesia a sua morada atual, a notificação será por edital afixado na sede da Junta de Freguesia, sendo

Como conseqüência, nem mesmo as telecomunicações via satélite ou telefone de bolso, despertam a curiosidade popular (1995, p. Há 35 anos era praticamente impossível se

Quanto à estimação dos efeitos fixos (efeitos de blocos por exemplo) e a predição dos efeitos aleatórios (valores genéticos), tem-se que as médias das distribuições marginais