• Nenhum resultado encontrado

5263_2015_0_56.pdf (3.162Mb)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "5263_2015_0_56.pdf (3.162Mb)"

Copied!
83
0
0

Texto

(1)

PROJETO DICIONÁRIO-ENCICLOPÉDICO DAS INSTITUIÇÔES

PROTESTANTES NO BRASIL

RELATÓRIO FINAL 2016/2017

PESQUISADORES:

Professora Pesquisadora líder: Lidice Meyer Pinto Ribeiro Professores Pesquisadores PPI :

Alderi Souza de Matos Leonildo Silveira Campos Marcel Mendes

Silas Luiz de Souza

Pesquisadores Voluntários: Darli Alves de Souza

Jorge Luiz Patrocínio Marconi Bezerra Carvalho Osvaldo Henrique Hack Paulo Wille Buss

(2)

SUMÁRIO:

Introdução...3

1.Dicionário- Enciclopédico ...4

2.Núcleo de Estudos do Protestantismo ...6

2.1. As Reuniões...7 2.2. As Conferências...7 2.3. Os Ciclos de Debates...8 2.4. Os Simpósios...11 2.5. Participações em Congressos...15 2.6. Produções Bibliográficas...19 2.7. Livros adquiridos...30 2.8. Logomarca...30 3.Orçamento...30 Considerações Finais...31 Agradecimentos...31 Anexos Anexo 1 – Carta Convite...33

Anexo 2 – Sumário Dicionário-Enciclopédico...34

Anexo 3 – Atas do Núcleo de Estudos do Protestantismo...39

Anexo 4 – Conferências...69

Anexo 5 – Ciclos de Debates...72

Anexo 6 – Simpósios...75

Anexo 7 – Lançamento de Livros...78

Anexo 8 – Livros Adquiridos...81

(3)

INTRODUÇÃO

O projeto submetido ao MackPesquisa em 2015 teve como objetivo agregar em um grupo de pesquisa, professores e alunos interessados no estudo do protestantismo histórico e produzir um dicionário-enciclopédico das instituições protestantes no Brasil.

A publicação de um dicionário histórico das instituições protestantes que atuaram no Brasil desde seus primórdios justifica-se, acima de tudo, pela inexistência de uma literatura suficiente que atenda as necessidades dos estudantes e investigadores sobre o tema. Por outro lado, um número significativo de denominações eclesiásticas e instituições protestantes fundadas no Brasil não dispõe de escritos publicados que contemplem a sua história.

No Brasil, o ano de 2015 marcou início das atividades referentes ao projeto impulsionado pelas experiências vivenciadas pela equipe de professores que, atuando na pesquisa e orientação de monografias e dissertações na Universidade Presbiteriana Mackenzie, percebeu a necessidade de uma obra de tal espectro.

Mesmo com o reconhecimento da importância que as instituições protestantes tiveram no passado e continuam a ter presentemente na vida social, econômica e política, persistem dificuldades de conhecimento preciso e global da variedade, complexidade, filiações confessionais, ideológicas e profissionais, assim como das metamorfoses históricas das diferentes instituições que se abrigam sob a designação de protestantes.

As comunidades acadêmicas, religiosas e culturais brasileiras não dispõem de um instrumento atualizado, crítico e rigoroso que, ao mesmo tempo, ofereça uma visão global e evolutiva destas organizações sociais.

Assim, este grupo de professores, inicialmente formado pela Dra. Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Dr. Alderi Souza de Matos, Dr Marcel Mendes, Dr. Osvaldo Hack, Dr. Leonildo Silveira Campos, e Dr Silas Luiz de Souza, submeteu o projeto de criação de um Núcleo de Estudos do Protestantismo com a primeira tarefa de produzir o Dicionário-Enciclopédico das Instituições Protestantes no Brasil ao MackPesquisa.

(4)

Pretendeu-se com a formação deste Núcleo de Estudos do Protestantismo, incentivar a pesquisa sobre esta temática em todas as áreas de nossa Universidade bem como fornecer os subsídios necessários de apoio para a produção deste Dicionário-Enciclopédico e divulgar o nome da Universidade Presbiteriana Mackenzie como um polo de pesquisas do protestantismo no Brasil.

1.DICIONÁRIO-ENCICLOPÉDICO

A atuação de instituições protestantes no Brasil, quer nas questões sócio-econômicas ou educacionais é inquestionável: sem o envolvimento dos protestantes, esses fenômenos seriam, decerto, bastante diferentes. Ora, uma das idéias centrais deste dicionário reside exatamente aí: no reconhecimento do lugar central que a presença dos protestantes desempenharam nos diversos domínios importantes para o Brasil. Mas, verificando a centralidade do fenômeno, deparamos com a sua grandiosidade.

O número de instituições de origem protestante era deveras grande para compor um unico volume. Desta forma, decidiu-se dividir as instituições em dois blocos, sendo inicialmente trabalhadas as instituições educacionais e posteriormente, através de outro projeto de pesquisa, as instituições de cunho social e cultural.

Feita esta divisão, passou-se a elaborar a listagem de instituições educacionais dentre todas as denominações reformadas presentes no Brasil. De posse desta lista, os pesquisadores entraram em contato com cada uma das instituições educacionais protestantes, solicitando a seus dirigentes a indicação de um nome de autor para integrar a equipe na elaboração do Dicionário-Enciclopédico.

Em muitos dos casos o representante maior da denominação foi consultado para autorização da publicação dos históricos das instituições bem como indicação de nomes de autores para os verbetes.

(5)

Tendo os respectivos nomes dos autores para os verbetes, cada um recebeu uma carta-convite oficial (anexo 1) juntamente com instruções para a confecção dos textos, envio de imagens e prazo para finalização do trabalho.

Ao final desta etapa, totalizamos 129 instituições educacionais de origem reformada, que tiveram seus históricos escritos, sendo que muitas pela primera vez, por 76 autores de diversas partes do país.

Os 129 textos recebidos passaram por um duplo processo de avaliação e correção, sendo a primeira realizada por um revisor tradicional com formação em Ciências da Religião para ter familiaridade com os termos constantes nos textos. Após esta revisão ortográfica e gramatical, os textos foram encaminhados para uma revisão histórica e teológica realizada pelo Rev. Dr. Alderi Souza de Matos, historiador oficial da Igreja Presbiteriana do Brasil e professor do Centro de Pós Graduação Andrew Jumper.

Em seguida, os textos, já revisados e corrigidos, foram organizados, com cada instituição sendo ordenada alfabeticamente dentro de sua denominação de origem: Instituições Anglicanas – 12; Instituições da Assembléia de Deus -1; Instituições Batistas – 18; Instituições Congregacionais e Cristãs Evangélicas – 2; Instituições do Exército da Salvação – 1; Instituições Interdenominacionais – 24; Instituições Luteranas – 5; Instituições Menonitas – 1; Instituições Metodistas – 18; e, Instituições Presbiterianas – 47.

Com esta disposição, fez-se o encaminhamento dos textos com suas respectivas imagens com legendas, para a Editora Mackenzie para avaliação e publicação. O sumário da obra pode ser visto no anexo 2.

Foi solicitado ao presidente da Igreja Presbiteriana do Brasil, Rev. Dr. Roberto Brasileiro a elaboração do prefácio e para o Chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Rev. Dr. Davi Charles Gomes a elaboração da apresentação desta obra. O dicionário-enciclopédico conterá também um mini-curriculo de cada um dos 76 autores envolvidos, uma lista das abreviaturas e siglas utilizadas nos textos, um indice onomástico e um indice remissivo.

A publicação desta obra deve ocorrer ainda no ano de 2018, segundo o coordenador de publicações da Editora Mackenzie, Prof. Dr. Roberto Borges

(6)

Durante todas as etapas de realização do Dicionário Enciclopédico das Instituições Protestantes no Brasil - Instituições Educacionais, o trabalho foi conduzido com zelo e seriedade, tendo os pesquisadores a consciência de que a obra resultante se tornará um referencial para a pesquisa acadêmica sobre o protestantismo e seu envolvimento com a sociedade brasileira facultando aos leitores e estudiosos a compreensão das diferentes trajetórias históricas das instituições protestantes que atuaram no Brasil nos últimos 500 anos.

2. O NUCLEO DE ESTUDOS DO PROTESTANTISMO

Como forma de agregar os interessados no estudo do protestantismo brasileiro, foi submetido ao Magnífico Reitor desta Universidade, Prof. Dr. Benedito Guimarães Aguiar Neto em agosto de 2015 a intenção dos pesquisadores que integram este projeto em criar um grupo de pesquisa voltado para este fim. Foi do Magnífico Reitor da UPM a sugestão para que este grupo de pesquisa se denominasse Núcleo de Estudos do Protestantismo.

Tendo o projeto submetido ao MackPesquisa recebido aprovação em dezembro de 2015, foi agendada uma reunião para 02 de fevereiro de 2016, na sala de reuniões do 8º andar do edifício João Calvino, com a presença do Magnífico Reitor, do Vice-Reitor Prof. Dr. Marco Túlio Vasconcellos, e de outras autoridades da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Nesta ocasião o projeto, já aprovado, foi apresentado oficialmente, dando início ao Núcleo de Estudos do Protestantismo.

O Núcleo de Estudos do Protestantismo vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião do Centro de Educação, Filosofia e Teologia, com a participação do Centro de Pós-Graduação Andrew Jumper. Além de acolher o projeto do Dicionário Enciclopédico e facultar as condições estruturais da sua implementação, tornou-se um espaço de referência, pesquisa e debate para estudiosos e alunos de graduação e pós-graduação, acolhendo

(7)

outros projetos semelhantes ao proposto, identificando e valorizando esta Universidade como um local voltado para estudos do protestantismo.

Durante o projeto, contamos com dois alunos bolsistas do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião: Alessandro Leonardo Rodrigues Silva e Alan Litwin, ambos pastores da Igreja Presbiteriana Independentes, alunos de mestrado, que secretariaram as reuniões.

2.1. As Reuniões

Após a reunião de início do Núcleo de Estudos do Protestantismo em 02 de fevereiro de 2016, foram realizadas periodicamente reuniões de planejamento e de ajustes do projeto. Participavam destas reuniões os professores envolvidos diretamente neste projeto e os alunos bolsistas. Com o passar do tempo, outros professores e alunos foram se agregando ao grupo, participando também destas reuniões de planejamento.

As atas de todas as 10 (dez) reuniões podem ser vistas no anexo 3 deste relatório.

2.2. As Conferências

O Núcleo de Estudos do Protestantismo organizou três conferências com temas inéditos no estudo do protestantismo brasileiro, com pesquisadores de alta formação acadêmica, que fizeram da UPM um espaço de debate e aprendizagem. Nos três momentos tivemos um auditório com alunos, professores e leigos interessados no protestantismo, vindos não só da UPM, como de outras instituições acadêmicas como PUC, UMESP, USP, UNESP, Seminário Presbiteriano de Campinas, Seminário Presbiteriano JMC, Seminários e Instituições católicas, dentre outras.

a) 22 de junho de 2017 – Jean De Léry, meu irmão

Palestrante convidado: Prof. Dr. Jorge Pinheiro - Pós-Doutor em Ciências da Religião - Universidade Metodista de São Paulo (2011) e Universidade

(8)

Presbiteriana Mackenzie (2008), Doutor em Ciências da Religião – UMESP (2006), Fundador da Missão La Croix Huguenote.

Local: Auditório Flamínio Fávero (Prédio 10)

b) 10/08/2017 - O CASO JOÃO DE BOLÉS: protestantismo e inquisição no século XVI

Palestrante Convidado: Prof. Dr. Paulo de Assunção – Pós-Doutorando em Ciências da Religião pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Doutor em História Ibérica pela École des Haute Etudes en Sciences Sociales (França); Doutor em História Econômica e Social pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal) e Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo.

Local: Auditório do Centro Histórico (prédio 1)

c) 15/ 09/2017 - REFORMA PROTESTANTE NO SUL DO BRASIL: Etnicidade e Missionarismo

Palestrante convidado: Dr. Osvaldo Henrique Hack - Pós-Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (2002); Doutor em Ciência da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2001); Doutor em História pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1983); Chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie (1996-2003); Membro do Conselho de Curadores e Conselho Deliberativo do IPM; Docente da Universidade Federal de Santa Catarina.

Local: Auditório Benedito Garcez (Prédio 9).

2.3. Os Ciclos de Debates

Com o intuito de divulgar o que se pesquisa sobre o protestantismo, além de incentivar novos estudos, o Núcleo de Estudos do Protestantismo realizou

(9)

semestralmente encontros denominados Ciclos de Debates, abertos a participação de toda pessoa interessada na temática protestantismo. Nestes eventos, além de alunos e professores da UPM recebemos representantes de outras instituições acadêmicas interessados no tema e até mesmo apresentando comunicações.

Nestes Ciclos de Debates, um ex-aluno da Pós-Graduação da Universidade Mackenzie, mestre ou doutorando, foi convidado a expor os resultados de sua pesquisa em uma palestra com 1 hora de duração.

No primeiro evento a exposição foi feita pelo aluno de doutorado da USP, mestre em Ciências da Religião pela UPM, Rev. Cesar Rocha Lima intitulada “ Da Bíblia ao Alcorão: Desconstruções e (Re) Construções Simbólicas no Processo de Reversão ao Islã no Brasil”, seguida de comunicações com 10 minutos cada: “A Implantação do Presbiterianismo em Iepê (SP) e a Influência do Pensamento Protestante na Fundação da Cidade”, por Alessandro Leonardo Rodrigues Silva; “A Influência dos Missionários na Formação Educacional e Religiosa na China”, por Chen Shun Lo (Liz); “Animais na Bíblia: Uma Breve Análise Antropológica”, por Cynthia Vicente Melges Vieira; “Assembléia de Deus e a Educação: Aspectos Históricos, Sociais e Teológicos”, por Atanael Ferreira Bastos Filho; “Gestão de Pessoas em Organizações Religiosas: O Caso da Igreja Presbiteriana do Brasil”, por Alexandre dos Santos Lima Silva; “Jerusalém no Imaginário Religioso”, por Alberto Alves da Fonseca; “Mulheres Negras e a Feitiçaria no Brasil Colonial”, por Alexandre Bueno Salomé de Souza; “O Humor e o Sagrado: O Humor na Vivência e Promoção da Cultura Religiosa Cristã no Brasil dos anos 1970/90, por Ruben Pirola Filho; “O Pastor Presbiteriano e sua Família”, por José Valter Caetano da Silva.

No segundo Ciclo de Debates (programa no anexo 5), tivemos a apresentação pelo mestre em Ciências da Religião pela UPM, Rev. Ezoil Paniagua Benites, intitulada “ A Colônia Menonita em Curuguaty no Paraguay - A persistência étnica e religiosa dos Menonitas”, seguida das comunicações: por Eduardo Tracci “O trabalho para a glória de Deus: o sagrado no labor humano”;

(10)

por Marlon Antônio de Oliveira “ A Pregação da Palavra segundo João Calvino à luz de 1Coríntios”; por Alexandre dos Santos Lima “Gestão de Pessoas em Organizações Religiosas: o caso da Igreja Presbiteriana do Brasil”; por Liz Lo “Bíblia Bilíngue Português-Mandarim”; por Alessandro Leonardo Rodrigues Silva “O papel da Igreja Presbiteriana Independente de Iepê-SP na fundação da cidade por meio da atuação política e religiosa dos líderes Chico Maria e Jonas Dias Martins”; por Alan Litwin “O Consolador na Igreja Apostólica: fusão doutrinária, messianismo e hereditariedade”; por Elton Egydio Alves “Os modelos de desejo e de ser humano no discurso de Edir Macedo”; por Fernando Pereira Silva e Moyses Naftali Leal Quiterio “Neopentecostalismo, Mídia e a Igreja Apóstolica Plenitude do Trono de Deus”; por Atanael Ferreira Bastos Filho ”Das ruas de ouro aos nomes de praças: um olhar sobre a relação ente pentecostalismo e política no Brasil”; por Karen Alessandra de Simone “Yby Soroc: um homem, uma capela, uma religião”; por Natalino Rogelio Oliveira Soares “Padre José de Anchieta em Magé - Mitos religiosos e populares numa cidade situada nos limites urbano e rural do Estado do Rio de Janeiro”; por Alexandre Bueno Salomé de Souza “Sob o Manto da Fé: Famílias dos Condenados por Heresias nas Visitas Pastorais no Brasil Colonial”; por André Albertini “A política como religião implícita : conceitos e aproximações”.

O III Ciclo de Debates do Núcleo de Estudos do Protestantismo (programa no anexo 5) iniciou-se com uma palestra pela mestre em Ciências da Religião, Nadir Chagas R. dos Santos, intitulada: “Protestantismo e Escravidão no Brasil – O caso dos Confederados em Santa Bárbara, SP” seguida das comunicações: “A Igreja Presbiteriana do Brasil numa Sociedade Líquida – Breve Panorama acerca de seus Desafios Contemporâneos” por José Antônio de Góes Filho; “Valores Educacionais Protestantes e seu Alcance Social – uma investigação histórica de iniciativas promovidas por missionários americanos no final do século XIX e início do século XX na cidade de Lavras, MG” por Lucas Rezende ; “Confissão de Fé da Guanabara – A influência dos antigos escritores cristãos e da história da igreja na sua exposição sobre a pessoa de Cristo” por Elias Alves de Souza Neto; “O Humor e o Sagrado – o humor na cultura, especialmente

(11)

religiosa, e seu uso no crescimento do movimento evangélico, especialmente no interior do Brasil, durante os anos de 1964 a 1985” por Ruben Pirola Filho; “Igreja Apostólica da Santa Vó Rosa: Origens, Fundamentos e Mitos” por Alan Litwin; “Poço Bento – espaço sagrado de águas” por Natalino Rogelio Oliveira Soares; “Animais na Bíblia –uma breve análise antropológica” por Cynthia Vicente Melges Vieira; “O Direito a Vida” por Sandro Mauro Padilha; “A Liberdade Religiosa em John Locke – a carta sobre tolerância” por Wellington Bomfim Lago.

Ao todo, os três Ciclos de Debates do Núcleo de Estudos do Protestantismo contaram com 3 palestras e 31 comunicações realizadas por alunos de graduação, pós-graduação e pós-graduados, nas áreas de teologia, ciências da religião, educação, arte e história da cultura e geografia.

Foram oportunidades impares para troca de informações e conhecimento das pesquisas que vem sendo realizadas na UPM sobre o protestantismo no Brasil.

2.4.Os Simpósios

Através do Núcleo de Estudos do Protestantismo, foi possível a organização de dois simpósios temáticos alusivos à datas especiais para o protestantismo brasileiro.

24/11/2016 - SIMPÓSIO: PANAMÁ 1916 – Centenário de um Congresso Missionário Pioneiro. Neste Simpósio foi trazido a memória dos

pesquisadores do protestantismo brasileiro a primeira grande reunião sobre a evangelização da América Latina, que ocorreu no Panamá, quando a igreja protestante brasileira foi representada pelos grandes líderes: Erasmo Braga, Eduardo Carlos Pereira e Álvaro Reis. Além da presença de todo o corpo diretivo do Instituto Presbiteriano Mackenzie e da UPM, o Simpósio contou com a participação de alunos, professores e interessados de diversas instituições religiosas e seculares, no auditório Rev. Wilson de Souza Lopes.

(12)

A divulgação do Simpósio foi realizada através de e-mail marketing (anexo 6) e cartaz enviado as instituições acadêmicas de São Paulo e Seminário Presbiteriano de Campinas.

Após uma devocional de abertura dirigida pelo Rev. Dr. Mauro Meister, diretor do Centro de Pós-Graduação Andrew Jumper, a conferência de abertura “Congresso do Panamá: Uma Visão Panorâmica” foi proferida pelo Rev. Dr. Alderi Souza de Matos, historiador oficial da Igreja Presbiteriana do Brasil e professor no Centro de Pós-Graduação Andrew Jumper.

Em seguida, aconteceu uma mesa redonda com o tema “O Congresso e seus Antecedentes”, da qual participaram o Rev. Dr. Silas Luiz de Souza, doutor em História pela UNESP, professor do Seminário Presbiteriano do Sul e do curso de Teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, e, Ms. Darli Alves de Souza, mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo e professor da Faculdade Latino Americana.

A segunda mesa redonda deste simpósio ocorreu sob a temática “Atores Brasileiros no Congresso do Panamá: Erasmo Braga, Eduardo Carlos Pereira e Álvaro Reis”, com a participação do Dr. Alderi Souza de Matos; Dr. Eber Ferreira Silveira Lima, doutor em História pela Universidade Estadual Paulista e professor da Universidade Nove de Julho; e, Dr. Jorge Patrocínio, pastor da Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro, mestre em Aconselhamento Cristão e doutor em Teologia Histórica na área de Estudos Reformados ambos pelo Seminário Concórdia em Saint Louis-USA.

A terceira mesa do Simpósio, versou sobre os “Resultados do Congresso do Panamá” e teve a participação do Dr. Leonildo Silveira Campos, doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Presbiteriana Mackenzie; e Dr. José Carlos de Souza, pastor Metodista, doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo e professor do curso de Teologia da Faculdade de Teologia Metodista.

(13)

A importância e repercussão do tema foi tal que as palestras e conferências foram transcritas juntamente com três textos inéditos dos representantes brasileiros no congresso de 1916, formando um e-book que foi lançado no simpósio do ano seguinte, em 2017.

Ainda no decorrer do evento foram expostos os anais do congresso de 1916 e outras obras dos três representantes brasileiros.

23/11/2017 - SIMPÓSIO AS OUTRAS FACES DA REFORMA PROTESTANTE. Este Simpósio teve como proposta tratar de temas pouco

estudados e pouco explanados relacionados com a Reforma Protestante de 1517. Para tanto buscou-se preletores que tivessem realizado pesquisas sobre outros reformadores além de Lutero e Calvino, trazendo para a arena de debates as repercussões da Reforma do século XVI bem como seus antecedentes. O Simpósio atingiu uma repercussão mundial, tendo não só um palestrante internacional como inscritos vindos de outros países. Contamos com alunos do mestrado e professores do curso de inglês para auxiliar na tradução simultânea pessoal para cada um destes participantes estrangeiros. O número de inscritos no Simpósio atingiu 330, razão pela qual foi necessário transferi-lo para o auditório Ruy Barbosa.

A divulgação do Simpósio foi realizada através de email-marketing (anexo 6) , cartazes distribuídos as Instituições acadêmicas de São Paulo, através de

uma web-page especialmente criada para o evento:

https://simposiomackenzie.wixsite.com/outrasfacesdareforma e através de um vídeo-anúncio no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=w03zbi2hGAw

A programação contou com uma devocional dirigida pelo capelão Rev. José Carlos Piacente, seguida da palestra “500 Anos, Uma Leitura Luterana da Reforma” pelo Dr. Paulo Wille Buss, doutor em Teologia pelo Concordia Seminary Saint Louis e professor do Seminário Concórdia e da Universidade Luterana do Brasil—ULBRA.

(14)

Após a palestra tivemos a primeira Mesa Redonda com a temática “Outras visões sobre a Reforma”, sob a moderação do Dr. Silas Luiz de Souza, com a participação do Dr. Leonildo S. Campos, doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo e docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Presbiteriana Mackenzie, que abordou o tema “A Reforma Radical”. Também participou desta mesa, o Ms. Marcone Bezerra de Carvalho, doutorando em história na Universidad de Los Andes (Santiago, Chile) e Diretor do Centro Latinoamericano de Estudios Reformados - CLER (Santiago, Chile), que tratou sobre “Pedro Valdo e os Valdenses”.

Na parte da tarde, o Simpósio iniciou-se com a palestra: “Andreas Von Karlstadt: um reformador do pensamento de Lutero”, proferida pelo Dr. Eduardo Chaves, doutor em Filosofia pela University of Pittsburgh e professor de Teologia na Faculdade de Teologia da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil em São Paulo, SP.

Após a palestra teve início a mesa redonda “As Outras Faces da Reforma”, sob a moderação do Dr. Marcel Mendes. A primeira temática apresentada foi sobre “Jan Laski”, pelo Dr. Alderi Souza de Matos, seguida de uma comunicação sobre “John Knox” pelo Dr. Osvaldo Henrique Hack pós-doutorado em História Social na Universidade de São Paulo e ex- Chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Cada participante inscrito no Simpósio recebeu um kit contendo bloco, caneta, Bíblia da UPM, uma revista teológica, uma caderneta de anotações, um cartaz sobre os acontecimentos da Reforma Protestante através dos selos (autoria do Dr. Mauricio Melo de Menezes) e flyers dos cursos da UPM.

Cada palestrante recebeu além do material acima descrito, um livro teológico alusivo à Reforma Protestante gentilmente cedido pela Editora Cultura Cristã.

Tivemos para este evento, além do apoio do Mack Pesquisa, a colaboração do Dr. Mauricio de Menezes que gentilmente doou seus cartazes

(15)

de selos da reforma, da organização internacional Refo500 e da Igreja Presbiteriana do Brasil, cujo sites também divulgaram o Simpósio, e do Centro de Educação, Filosofia e Teologia da UPM.

O Simpósio ocorreu com o patrocínio do MackPesquisa, da Editora Cultura Cristã, da Editora Geográfica e da Editora Mackenzie.

Ao final do Simpósio, foram lançados 3 livros produzidos dentro do projeto custeado pelo MackPesquisa: “Reforma Protestante no Sul do Brasil”, de Osvaldo Hack, “Quando o Céu toca o chão” de Ruben Pirola e “Congresso do Panamá 1916 e as missões protestantes na América Latina”, com as conferências proferidas no Simpósio de 2016 e textos inéditos de Eduardo Carlos Pereira, Álvaro Reis e Erasmo Braga. Este terceiro livro foi editado na forma de e-book, sendo o segundo livro neste formato lançado pela Editora Mackenzie. O livro encontra-se disponível para download gratuito em: http://up.mackenzie.br/unidades-academicas/ceft/e-books/

As palestras e mesas redondas do simpósio “As Outras Faces da Reforma” podem ser vistas no canal youtube do Núcleo de Estudos do Protestantismo: https://www.youtube.com/channel/UCmBTi4S17LkJU-VJwcrdBmg/videos

2.5. Participações em Congressos

Através do apoio do MackPesquisa foi possível colaborar com a apresentação de comunicações e palestras em congressos nacionais e internacionais, onde sempre o nome da UPM foi exaltado como sendo um polo de estudos do protestantismo no Brasil. Em todas estas ocasiões não foi rara a procura por alunos e professores de outras instituições para saber mais sobre as pesquisas realizadas na Universidade Mackenzie e para se disporem a participar do Núcleo de Estudos do Protestantismo. Estas participações em congressos, realizadas por alunos e professores pertencentes ao Núcleo de

(16)

Estudos do Protestantismo, com o título de suas apresentações, podem ser vistas abaixo:

2016

7-8/05/2016 - I Congresso Internacional de Ciências da Religião: "Religião, Artes e Vozes" Local: Universidade Presbiteriana Mackenzie-SP; Cidade: São

Paulo

SILVA, A. L. R.. Paralelos Entre o Pensamento Moderno do Protestantismo de Missão Norte-Americano no Brasil e os Ideais Norteadores da Fundação da Cidade de Iepê-SP.

24-25/05/2016 - 10th International Conference from the Series Iberian and Slavonic Cultures in Contact and Comparisson Local: Universidade de

Lisboa, Lisboa, Portugal

RIBEIRO, Lidice Meyer Pinto. Da Utopia Genebrina de João Calvino ao Destino Manifesto.

25-28/07/2016 - II Simpósio Internacional de História das Religiões / XV Simpósio Nacional de História das Religiões / II Simpósio Sul de História das Religiões. Local: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC),

Florianópolis, Santa Catarina

SILVA, A. L. R. A possibilidade de diálogo religioso e superação de preconceitos em meio às tensões da esfera pública: O caso da cidade de Iepê,SP.

25-29/09/2016 - II Congresso Internacional das Faculdades EST. Local: São

Leopoldo, RS

Salomé de Souza Alexandre Bueno. Feitiçarias, Encantos e Magias: Mulheres Negras na Inquisição do Brasil Colonial (1749 - 1770).

(17)

13-18/09/2016 – Congresso Internacional do Espirito Santo – Local: Lisboa e

Alenquer, Portugal

RIBEIRO, Lidice Meyer Pinto. A crença no Espirito Santo como Fator Facilitador da Implantação do Protestantismo no Brasil.

19-21/09/2016 – Seminário Internacional “Vida, Esperança e Justiça: Jurgen Moltman e a América Latina”- Local: Faculdade Unida de Vitória, Vitoria, ES.

SILVA, A. L. R.. As relações entre modernidade e pós-modernidade no protestantismo histórico, pentecostalismo e neopentecostalismo brasileiro: semelhanças, diferenças e a busca por relevância na sociedade brasileira.

29/09/2016 - II Congresso Nacional de Graduações e Pós-Graduações em Ciências da Religião / CONACIR. Local: Juiz de Fora., MG.

Salomé de Souza Alexandre Bueno. Homens e mulheres: confissões na Bahia pelos Tribunais Insquisitoriais da Inquisição portuguesa nos anos de 1618-1620 no Brasil Colonial.

SILVA, F. P. Perspectiva política do vereador e do fiel assembleianos na capital paulistana

27-19/09/2016 – XX Semana de Estudos de Religião – 500 Anos de Reforma Protestante: críticas e perspectivas. Local: UMESP, São Bernardo do Campo,

SP.

SILVA, A. L. R. A Valorização da Educação como uma Marca do Protestantismo, e sua Influência na Fundação da Cidade de Iepê,SP.

(18)

04-06/10/2016 – Simpósio Internacional Religiões, Políticas e Mídias na América Latina. Local: PUC/UMESP

SILVA, A. L. R. Questões Religiosas e Políticas Para a Fundação da Cidade de Iepê, SP e a Liderança Política do Protestante Chico Maria

24-26/10/2016 – XII Congresso nacional de Teologia. Local: PUC PR, Curitiba,

PR.

SILVA, A. L. R. Um breve panorama histórico das relações da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil com o Movimento Ecumênico: Do Congresso do Panamá (1916) à sua filiação ao Conselho Mundial de Igrejas, até o seu panorama atual.

2017

18-20/04/2017 – 1º Encontro Nacional do Centro de Estudos em História Cultural das Religiões – CEHIR - Local:Campinas, SP

BASTOS FILHO, A. F. Assembleia de Deus e a educação: aspectos históricos, sociais e teológicos.

27-30/05/2017 – II Congresso Lusófono de Ciência das Religiões. Local:

Universidade Lusófona, Lisboa, Portugal

SILVA, A. L. R. A Atuação de Protestantes na Fundação e Organização da Cidade de Iepê-SP.

26-28/10/2017 – XIX Congresso Metodista de Iniciação e Produção Científica. Local: UMESP, São Bernardo do Campo, SP.

(19)

25-30/10/2017 - World Reformed Fellowship - The Global Impact of the Reformation and its Relevance for Continuing Reformation – Local:

Wittenberg, Alemanha.

RIBEIRO, Lidice Meyer Pinto Ribeiro. (ouvinte)

9-11/11/2017 – Congresso Internacional – Lutero – Teses - 500 Anos – um construtor da modernidade – Local: Fundação Gunbenkian, Lisboa, Portugal

AMARAL FILHO, Wilson do. Educação para todos: Lutero e a apropriação de uma cosmovisão bíblica rumo à cidadania.

LITWIN, Alan. A eucaristia na Confissão de Fé da Guanabara: sua teologia e a teologia em algumas Igrejas Presbiterianas Independentes do Brasil radicadas em São Paulo.

MENDES, Marcel. Lutero e o conceito inovador do trabalh: como uma tradução pôde mudar uma tradição.

SOUZA, Darli Alves de. A trajetória de ISAL e a revolução do movimento ecuménico na América Latina

2.6. Produções Bibliográficas

Dentro da proposta do Núcleo de Estudos do Protestantismo, os seus participantes produziram 4 livros, sendo estes:

LIVROS:

HACK, Osvaldo Henrique. Reforma Protestante no Sul do Brasil – etnicidade e missionarismo. São Paulo: Editora Mackenzie. 452 p.

(20)

PIROLA FILHO, R.. Quando o céu toca o chão. 1. ed. Santo André - SP: Geográfica Editora Ltda, 2017. v. 1. 66p

RIBEIRO, Lidice Meyer Pinto; MATOS, Alderi Souza de (Org.) ; Souza, S.L. (Org.) ; SOUZA, Darli Alves de (Org.) ; CAMPOS, Leonildo Silveira (Org.) ; PATROCINIO, J.L. (Org.) . O Congresso do Panamá 1916 e as missões protestantes na América Latina. 1. ed. São Paulo: Editora Mackenzie, 2017. v. 1. 196p. Para download: http://up.mackenzie.br/unidades-academicas/ceft/e-books/

RIBEIRO, Lidice Meyer Pinto; MATOS, Alderi Souza de(Org); MENDES, Marcel (Org.). Dicionário Enciclopédico das Instituições Protestantes no Brasil – Instituições Educacionais. São Paulo: Editora Mackenzie. (no prelo).

ARTIGOS EM PERIÓDCOS:

CAMPOS, L. S.. Protestantes brasileiros diante da morte e do luto: Observações sobre rituais mortuários. Revista de Estudos da Religião (REVER), v. 16, p. 144-173, 2016.

RIBEIRO, Lidice Meyer Pinto. Contribuições da festa do Divino Espírito Santo na crença do protestantismo rural. Horizonte: Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião (Online), v. 15, p. 256-284, 2017.

BATISTA, M. S. Mário Sérgio BATISTA, Prof., Dr.. O lugar que o sujeito-enunciador abtribui para si em seu discurso: análise de um sermão de São Bernardo de Claraval. Revista todas as letras (MACKENZIE. Online), v. 19, p. 97-111, 2017.

Marcos Rodrigues Simas ; BITUN, R. . Magia na igreja mundial do poder de Deus: uma interface com o ensaio – espboço de uma teoria geral da magia de Marcel Mauss e Henri Hubert. RAM. REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO MACKENZIE (IMPRESSO), v. 14, p. 73-93, 2016.

(21)

SOUZA Alexandre Bueno Salomé de. São Tomás de Aquino e Santo Agostinho e a mulher na Idade Média. Annales Faje, v. 1, p. 92-101, 2016.

SILVA, F. P.; QUITERIO, M. N. L. . Neopentecostalismo, mídia e a Igreja Apostólica Plenitude do Trono de Deus. ÂNCORA (INSTITUTO ÂNCORA DE ENSINO. ONLINE), v. 11, p. 1, 2017.

OLIVEIRA, M. A.. O Sagrado no Discurso Profético segundo Rudolf Otto. REVISTA PANDORA BRASIL, v. 00, p. 01-19, 2017.

OLIVEIRA, M. A.. Mas a vossa palavra permanece eternamente: O Conceito de Escritura em Agostinho. REVISTA PANDORA BRASIL, v. 00, p. 01-20, 2017.

QUITERIO, M. N. L.. Contribuições Sociológicas para o Pentecostalismo Brasileiro: Tipologias propostas e um breve ensaio sobre uma nova perspectiva do futuro. Revista REPAS, v. 1, p. 01-14, 2017.

RESENHAS

CAMPOS, L. S.. Movimentos messiânico-milenaristas: modos de transformação do desespero em esperança. Revista USP, São Paulo: Edusp, 2016

PREFÁCIO

CARVALHO, M. B.. O Maranhão por Vicente Themudo Lessa. São Luís, 2016.

CARVALHO, M. B.. Historia de la Iglesia Presbiteriana en el Perú. Lima, 2016.

RESUMOS EM CONGRESSOS:

AMARAL FILHO, Wilson do. Educação para todos: Lutero e a apropriação de uma Cosmovisão Bíblica rumo a cidadania. Congresso Internacional Um Construtor da Modernidade: Lutero — Teses — 500. Lisboa, 2017.

(22)

BASTOS FILHO, A. F.. Assembleia de Deus e a educação: aspectos históricos, sociais e teológicos. In: 44º Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos, 2017, São Paulo. Anais do 44º Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos, 2017.

CAMPOS, L. S.. Os herdeiros de Lutero nos 500 anos da Reforma. 2017. 1 Congresso Internacional de Ciências da Religião -. Religião e comunicação. 2016.

CAMPOS, L. S.. Protestantes brasileiros diante da morte e do luto: observações sobre rituais mortuários. 2016. VII Congresso Internacional Imagens da Morte. Protestantes brasileiros diante da morte e do luto: observações sobre rituais mortuários. 2016. (Congresso).

CAMPOS, L. S.. Repercussões no Brasil do Congresso do Panamá.. 2016. Congresso do Panamá - 100 anos de realização. (Simpósio).

CAMPOS, L.S.. A ascenção de Santa Vó Rosa ao lado de Deus Pai e Filho, em lugar do Espírito Santo: O caso da Igreja Apostólica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

LITWIN, Alan. A eucaristia na Confissão de Fé da Guanabara: sua teologia e a teologia em algumas Igrejas Presbiterianas Independentes do Brasil radicadas em São Paulo. Congresso Internacional Um Construtor da Modernidade: Lutero — Teses — 500. Lisboa, 2017.

MATOS, A. S.. John Knox e a tradição presbiteriana. 2016. 6ª Semana Teológica - As Bases da Teologia Reformada - CEFT/UPM..

MENDES, Marcel. Lutero e o conceito inovador do trabalho: como uma tradução pôde mudar uma tradição. Congresso Internacional Um Construtor da Modernidade: Lutero — Teses — 500. Lisboa, 2017.

PADILHA, Sandro Mauro. O Direito a vida. III Ciclo de Debates do Núcleo de Estudos do Protestantismo. Universidade Presbiteriana Mackenzie, SP, 2017.

(23)

PEREIRA, J. B. B.. Religião, educação e ascensão social. 2016. 29º CONGRESSO INTERNACIONAL DA SOTER - Tempos do Espírito - Inspiração e discernimento. Representação do Espírito Santo na Igreja Apostólica (Santa Vó Rosa). 2016.

RIBEIRO, Lidice Meyer Pinto. A crença no Espirito Santo como Factor Facilitador da Implantação do Protestantismo no Brasil. In: Congresso Internacional do Espirito Santo, 2016, Coimbra - Portugal. Gênese, Evolução e Atualidade da Utopia da Fraternidade Universal. Carcavelos - Portugal: Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes, 2016. v. 1. p. 158-159.

RIBEIRO, Lidice Meyer Pinto. Da Utopia Genebrina de João Calvino ao Destino Manifesto. In: 10th International Conference from the Series Iberian and Slavonic Cultures in Contac and Comparisson 'From Utopia to Utopianism: Universal Brotherhood and other Utopian Modes', 2016, Lisboa - Portugal. From Utopia to Utopianism: Universal Brotherhood. Lisboa: CLEPUL, 2016. v. 1. p. 7-7.

RIBEIRO, Lidice Meyer Pinto. Tradições Populares, Religião e Magia: A Insustentável Leveza das Fronteiras. In: Congresso Internacional do Espirito Santo, 2016, Coimbra, Lisboa e Alenquer. Congresso Internacional do Espirito Santo - Gênese, Evolução e Atualidade da Utopia da Fraternidade Universal. Lisboa: Instituto Europeu de Ciencias da Cultura Padre Manuel Antunes, 2016. v. 1. p. 165-166.

SILVA, Alessandro Leonardo Rodrigues. Um breve panorama histórico das relações da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil com o movimento ecumênico: do Congresso do Panamá (1916) à sua filiação ao Conselho Mundial de Igrejas, até o seu panorama atual. XII Congresso Nacional de Teologia – Teologias em diálogo: Igrejas, Religiões, Espiritualidades, Culturas. PUCPR, Curitiba, 2016.

SILVA, Alessandro Leonardo Rodrigues. A possibilidade de diálogo religioso e superação de preconceitos em meio às tensões da esfera pública: O caso da cidade de Iepê – SP. IISimpósio Internacional da ABHR, XV Simpósio Nacional

(24)

da ABHR, II Simpósio Sul da ABHR - História, Gênero e Religião: Violências e Direitos Humanos. Florianópolis, 2016.

SILVA, Alessandro Leonardo Rodrigues. A valorização da educação como uma marca do protestantismo, e sua influência na fundação da cidade de Iepê – SP. XX Semana de Estudos da Religião – 500 anos da Reforma Protestante: Críticas e Perspectivas, UMESP – S. B. do Campo – SP, 2016.

SILVA, Fernando Pereira. Perspectiva política do vereador e do fiel assembleianos na capital paulistana. II Congresso Nacional de Graduações e Pós-Graduações em Ciência(s) da(s) Religião(ões) | V Semana de Ciência da Religião, Juiz de Fora, MG, 2016.

SILVA, Fernando Pereira; QUITERIO, Moyses Naftali Leal. Neopentecostalismo, Mídia e a Igreja Apóstolica Plenitude do Trono de Deus. II Ciclo de Debates do Núcelo de Estudos do Protestantismo. Universidade Presbiteriana Mackenzie, SP, 2017.

SOARES, Natalino Rogélio Oliveira. O Poço Bento. III Ciclo de Debates do Núcleo de Estudos do Protestantismo. Universidade Presbiteriano Mackenzie, SP, 2017.

SOARES, Natalino Rogélio Oliveira. Padre José de Anchieta em Magé - Mitos religiosos e populares numa cidade situada nos limites urbano e rural do Estado do Rio de Janeiro. 44º. Encontro de Estudos Rurais e Urbanos – CERU, USP, SP, 2017.

SOUZA, Alexandre Bueno Salomé de. BRUXARIAS E FEITIÇARIAS: MULHERES NA REFORMA PROTESTANTE CALVINISTA (1541 – 1546). III Congresso Internacional da Faculdades EST- Reforma: Tradição e Transformação, São Leopoldo/RS, 2016.

SOUZA, Alexandre Bueno Salomé de. FEITIÇARIAS, ENCANTOS E MAGIAS: MULHERES NEGRAS NA INQUISIÇÃO DO BRASIL COLONIAL (1749 – 1770).III Congresso Internacional da Faculdades EST- Reforma: Tradição e Transformação, São Leopoldo/RS, 2016.

(25)

SOUZA, Alexandre Bueno Salomé de. FEITIÇARIAS, ENCANTOS E MAGIAS: MULHERES NEGRAS NA INQUISIÇÃO DO BRASIL COLONIAL (1749 – 1770). III CONACIR, II Congresso Nacional de Graduações e Pós-Graduações em Ciência(s) da(s) Religião (ões) | V Semana de Ciência da Religião, Instituto de Ciências Humanas da UFJF, Juiz de Fora, MG, 2016.

SOUZA, Alexandre Bueno Salomé de. Mulheres e a violência sofrida nos tribunais eclesiásticos no Brasil colonial. III Seminário Internacional – Pentecostais, Teologia e Ciências da Religião. UMESP, São Bernardo do Campo, 2016.

SOUZA, Alexandre Bueno Salomé de. Sob o manto da fé – famílias dos condenados por heresias nas visitações do Brasil Colonial. II Ciclo de Debates do Núcleo de Estudos do Protestantismo. Universidade Presbiteriana Mackenzie, SP, 2017.

SOUZA, Darli Alves de. A trajetória de ISAL e a revolução do movimento ecumênico na América Latina. II Congresso Lusófono de Ciência das Religiões: História, Memórias, Narrativas – Ruturas, Violências, Fundamentalismos e Revoluções. Universidade Lusófona, Lisboa, 2017.

SOUZA, Silas Luiz de. Traços de messianismo no primeiro pastor presbiteriano brasileiro. II Congresso Lusófono de Ciência das Religiões: História, Memórias, Narrativas – Ruturas, Violências, Fundamentalismos e Revoluções. Universidade Lusófona, Lisboa, 2017.

TRABALHOS COMPLETOS EM CONGRESSOS:

BASTOS FILHO, A. F.. Assembleia de Deus e a educação: aspectos históricos, sociais e teológicos. In: 1º Encontro Nacional do Centro de Estudos em História Cultural das Religiões - CEHIR, 2017, Campinas - SP. Anais do 1º Encontro Nacional do CEHIR, 2017.

(26)

REZENDE, L. P.. O Ensino de Laticínios em Minas Gerais: uma investigação histórica sobre a disciplina, currículo escolar e práticas educacionais da primeira iniciativa no estado. In: IX Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação, 2017, Uberlândia. IX Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais: repensar a educação, pensar a política na história da educação. Uberlândia: EDUFU, 2017.

RIBEIRO, Lidice Meyer Pinto. Trinitários e Mercedários nas Lutas Abolicionistas do Brasil Colonial. In: Congresso Internacional Os Trinitários e Mercedários no Mundo Luso-Hispânico, 2016, Lisboa - Portugal. Os Trinitários e Mercedários no MUndo Luso-Hispânico. Lisboa: Sociedade de Geografia de Lisboa, 2016.

SILVA, Alessandro Leonardo Rodrigues. Questões Religiosas e Políticas Para a Fundação da Cidade de Iepê – SP e a Liderança Política do Protestante Chico Maria. Simpósio Internacional Religiões, Políticas e Mídias na América Latina, PUC-SP/ Metodista-SP, 2016.

SILVA, Alessandro Leonardo Rodrigues. A atuação de protestantes na fundação e organização da cidade de Iepê, SP. II Congresso Lusófono de Ciência das Religiões – História, Memórias, Narrativas – Ruturas, Violências, Fundamentalismos e Revoluções. Lisboa, 2017.

SILVA, Alessandro Leonardo Rodrigues. As relações entre modernidade e pós-modernidade no protestantismo histórico, pentecostalismo e neopentecostalismo brasileiro: semelhanças, diferenças e a busca por relevância na sociedade brsileira. Seminário Internacional de Teologia - Vida, Esperança e Justiça: Jürgen Moltmann e a América Latina, na Faculdade Unida de Vitória, Vitória – ES

SILVA, F. P. Perspectiva Política do Vereador e do fiel assembleianos na capital paulista. In: II CONACIR V SEMANA DE CIÊNCIA DA RELIGIÃO, 2016, Juiz de Fora. Anais do Conacir. Juiz de Fora, 2016. v. 1. p. 676-695.

(27)

RELATÓRIO DE PÓS-DOUTORADO:

ASSUNÇÃO, Paulo de. A relação entre os Jesuítas e Protestantes no Século XVI. Relatório de Pós-Doutoramento. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2017. Orientação: Profa. Dra. Lidice Meyer Pinto Ribeiro.

TESE DE DOUTORADO:

ZIOLI, Cláudio Ferraz. Metodismo, Imprensa e Educação: as concepções político-religiosas do jornal Expositor Cristão no início da Primeira República (1889-1914). Tese (Doutorado em andamento em Educação) Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Carlos Henrique de Carvalho.

DISSERTAÇÕES:

SILVA, Alessandro Leonardo Rodrigues. A Participação de Presbiterianos Independentes na Fundação de Iepê-SP: Do Conflito Religioso até ao Estabelecimento da Terra da Liberdade. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: João Batista Borges Pereira.

LIMA, Alexandre dos Santos. Gestão de Pessoas em Organizações Religiosas: o caso da Igreja Presbiteriana do Brasil. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Leonildo Silveira Campos.

CONCEIÇÃO, Eurípedes da.: A ética inter-religiosa mínima no Ensino Religioso: uma análise no contexto das escolas públicas estaduais do Rio de Janeiro. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Leonildo Silveira Campos.

(28)

Ciências da Religião) Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: João Batista Borges Pereira.

SILVA, Fernando Pereira. Perspectivas político-eleitoral dos vereadores e fiéis assembleianos no município de São Paulo: um estudo de caso nos ministérios Jesus é a fonte da vida e Ipiranga. 2017. Dissertação. (Mestrado em Ciências da Religião). Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Ricardo Bitun.

GÓES FILHO, José Antônio de. A Igreja Presbiteriana do Brasil no Contexto Evangélico Brasileiro. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião). Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Hermisten Maia Pereira da Costa.

SILVA, José Valter Caetano da. O Pastor Presbiteriana e a Sua Família. 2017. Dissetação. (Mestrado em Ciências da Religião) Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Leonildo Silveira Campos.

REZENDE, Lucas Pereira. O ensino de laticínios nos primórdios da Universidade Federal de Lavras (1908-1938). 2017. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura). Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Marcel Mendes.

ARAUJO, Marcos José Martins. O batuque e o marabaixo protestante – panorama musical do Quilombo do Mel da Pedreira. 2016. Dissertação. (Mestrado em Ciências da Religião). Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: João Baptista Borges Pereira.

SANTOS, Nadir Chagas Ribeiro dos. Confederados em Santa Bárbara do século XIX: uma abordagem abrangendo a escravidão e a mentalidade da época. 2017. Dissertação. (Mestrado em Ciências da Religião). Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Lídice Meyer Pinto Ribeiro.

(29)

ICC :

ALBERTINI, André; RIBEIRO, Lidice Meyer Pinto. Categorias religiosas na militância política – a política como manifestação de fé. XII Jornada de Iniciação Científica e VI Mostra de Iniciação Tecnológica. Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2016.

TCC:

ALBERTINI, André. A Política como Religião: aproximações e confluências. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Lidice Meyer Pinto Ribeiro.

BASTOS FILHO, Atanael Ferreira. Assembleia de Deus e a Educação: aspectos históricos, sociais e teológicos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Lidice Meyer Pinto Ribeiro

FONSECA, Beatriza Scardova Mendes. Justiça social: uma análise exegética de Mateus 5.14-16 e Tiago 1.27. TCC em andamento (Graduação em Teologia) Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Wilson do Amaral Filho.

VIEIRA, Cynthia Vicente Melges. Animais na Bíblia - uma breve análise antropológica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientador: Lidice Meyer Pinto Ribeiro.

TRACCI, Eduardo. O Trabalho para a Glória de Deus: conceitos e implicações práticas da ética protestante do trabalho. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teologia) Universidade Presbiteriana. Orientador: Hermisten Maia Pereira da Costa.

CHEN Shun Lo. Protestantismo na China. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Teologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

(30)

2.7. Livros Adquiridos

Durante o desenvolvimento deste projeto, procurou-se adquirir livros que não existissem na Biblioteca da UPM e que por estarem esgotados não pudessem ser adquiridos pela mesma.

A partir de uma listagem de livros esgotados importantes para o estudo do protestantismo, pesquisou-se em sebos onde encontra-los e assim foi solicitada sua compra através do MackPesquisa.

Também buscou-se comprar livros não existentes na Biblioteca da UPM, que fossem importantes para os estudos realizados pelos integrantes do Núcleo de Estudos do Protestantismo.

Estes livros serão encaminhados a biblioteca da UPM, enriquecendo o seu acervo bibliográfico.

A lista dos livros adquiridos pode ser vista no anexo 8.

2.8.Logomarca

A logomarca (anexo 9) do Núcleo de Estudos do Protestantismo foi confeccionada de modo a criar uma identidade nos documentos, sites, cartas e demais meios de divulgação do grupo de pesquisa. Foi idealizada e confeccionada pelo Rev. Ruben Pirolla, mestrando em Ciências da Religião e membro do Núcleo de Estudos do Protestantismo.

3. Orçamento

Para a execução deste projeto, com duração de dois anos, foi aprovada uma verba de R$ 100.000,00 (cem mil reais) divididos em duas partes iguais: R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) por ano.

Ao final dos dois anos de duração do projeto, foram utilizados desta verba: R$ 84.824,63.

(31)

CONSIDERAÇÕES FINAIS.

Ao fim de dois anos, as realizações aqui demonstradas são prova de que o Protestantismo Brasileiro é um objeto de estudo ainda em aberto. Apesar de muitos pesquisadores de renome já terem palmilhado seus caminhos, muito ainda se encontra a ser descoberto, descrito e registrado para a preservação de uma bela história que está sendo construída.

Esperamos que o presente relatório demonstre a importância de um Núcleo de Estudos do Protestantismo em nossa Universidade, para abrigar, não só materiais de pesquisa, mas também servir de porto seguro para qualquer pesquisador, de qualquer grau de formação acadêmica e de qualquer área científica, que ousar transitar neste terreno ainda muito fértil: o Protestantismo Brasileiro.

AGRADECIMENTOS

Ao final dos dois anos de projeto, agradecemos primeiramente a Deus, que motivou a cada pesquisador envolvido para buscar formas de aprimorar o estudo do protestantismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Somos especialmente gratos ao MackPesquisa, pelo apoio financeiro e constantes orientações para que tudo corresse da melhor forma possível.

Nossa gratidão ao Magnífico Reitor Benedito Guimarães Aguiar Neto por acolher a ideia da criação de um grupo de estudos do protestantismo na UPM, bem como nomeá-lo como Núcleo de Estudos do Protestantismo.

Agradecemos ao Chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Rev. Dr. Davi Charles Gomes, que acolheu o projeto como parte das atividades da Chancelaria, dando o apoio espiritual, orientações metodológicas e apadrinhando a publicação do Dicionário-Enciclopédico das Instituições Protestantes no Brasil.

(32)

A estes e a cada um que de alguma forma contribuiu para que as realizações aqui registradas ocorressem, nosso sincero agradecimento e a prece para que nosso Deus os recompense.

(33)

ANEXO 1:

CARTA CONVITE

São Paulo, 10 de abril de 2016

Prezado Prof. Dr.

Temos a honra de convidá-lo para ser um dos colaboradores da produção do

Dicionário-Enciclopédico das Instituições Protestantes no Brasil, cujo projeto se

acha em anexo, juntamente com as orientações para os autores. O número de

páginas do texto poderá variar de uma a cinco páginas. O prazo de entrega do

texto é 15 de maio de 2017, através do e-mail lidice.ribeiro@mackenzie.br com

cópia para alderi.matos@mackenzie.br

Juntamente com o texto, solicitamos um envio de um mini-curriculo.

Caso termine o texto antes da data limite, pode encaminhar aos e-mails acima

para revisão.

Colocamo-nos a disposição para eventuais dúvidas que venham a surgir.

Atenciosamente,

Alderi Souza de Matos Leonildo da Silveira Campos

(organizador) (organizador)

Lidice Meyer Pinto Ribeiro Silas Luiz de Souza

(34)

ANEXO 2:

DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO DE INSTITUIÇÕES PROTESTANTES NO

BRASIL

VOL. 1 – INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS

[Orgs. Alderi Souza de Matos, Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Marcel Mendes]

PREFÁCIO

- Rev. Roberto Brasileiro (Presidente do Supremo Concílio da IPB)

APRESENTAÇÃO

- Dr. Davi Charles Gomes (Chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie)

INTRODUÇÃO

- Organizadores (Lidice Meyer Pinto Ribeiro e Alderi Souza de Matos)

SUMÁRIO I. INSTITUIÇÕES ANGLICANAS

Preâmbulo – Silas Luiz de Souza

1. Centro de Estudos Anglicanos 2. Colégio Anglicano de Araras 3. Colégio Cruzeiro do Sul

4. Colégio John Kennedy – Joseane Paula 5. Colégio Santa Margarida

6. Faculdade Anglicana de Erechim 7. Faculdade Anglicana de Tapejara

8. Instituto Anglicano Barão do Rio Branco 9. Instituto Anglicano Mélanie Granier 10. Instituto do Livramento

(35)

11. Seminário Anglicano de Estudos Teológicos

12. Seminário Teológico Dom Egmont Machado Krischke

II. INSTITUIÇÕES DA ASSEMBLÉIA DE DEUS Preâmbulo – Leonildo Silveira Campos

1. Instituto Bíblico das Assembleias de Deus (IBAD)

III. INSTITUIÇÕES BATISTAS Preâmbulo – Marcel Mendes

1. ABIBET – Marcos Simas

2. Centro Integrado de Educação e Missões 3. Colégio Americano Batista do Recife 4. Colégio Batista Brasileiro – Noemi Loureiro 5. Colégio Batista Mineiro – Claudinei Franzini 6. Colégio Batista Shepard

7. Faculdade Batista de Minas Gerais – Rubens Eduardo Cordeiro 8. Faculdade Batista do Rio de Janeiro

9. Faculdade Teológica Batista de São Paulo – Lourenço Stelio Rega e Madalena Molochenco

10. Seminário Teológico Batista de Niterói – Marcos Simas

11. Seminário Teológico Batista de Presidente Prudente – Alessandro Leonardo Rodrigues Silva e Whitson Ribeiro da Rocha

12. Seminário Teológico Batista do Nordeste – André Neto

13. Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil – João Virgílio Ramos André 14. Seminário Teológico Batista do Sul

15. Seminário Teológico Batista Equatorial – José Carlos de Lima Costa 16. Seminário Teológico Batista Independente – Marcel Mendes 17. Seminário Teológico Batista Nacional Enéas Tognini – Omar Bianchi 18. Seminário Teológico Betel, RJ

IV. INSTITUIÇÕES CONGREGACIONAIS E CRISTÃS EVANGÉLICAS Preâmbulo – Silas Luiz de Souza

1. Seminário Teológico Congregacional do Rio de Janeiro – Manoel Bernardino de Santana Filho

2. Seminário Teológico Cristão Evangélico do Brasil (SETECEB) – Luiz Cesar Nunes de Araújo

V. INSTITUIÇÕES DO EXÉRCITO DE SALVAÇÃO Preâmbulo – Maruilson Menezes de Souza

1. Colégio de Cadetes – Maruilson Menezes de Souza

VI. INSTITUIÇÕES INTERDENOMINACIONAIS Preâmbulo – Leonildo Silveira Campos

(36)

2. Centro Evangélico de Missões – Keli Cristina Souza Santos 3. Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL) – Ricardo da Guia Rosa 4. Escola Bíblica do Ar – Ana Maria Suman Gomes

5. Escola Chinesa de Campinas – Chen Shun Lo

6. Escola de Enfermagem Florence Nightingale – Heliel Gomes de Carvalho 7. Escola Happy Kids & Teens - Chen Shun Lo

8. Faculdade Evangélica de Teologia do Rio de Janeiro – Seminário Unido – Leonildo Silveira Campos

9. Faculdade Evangélica do Paraná – Marlon Fluck

10. Faculdade Latino-Americana de Teologia Integral (FLAM) – Ivone Lima Ferreira Botelho

11. Faculdade Teológica Sul Americana (FTSA) – Wander de Lara Proença 12. Federação Universitária Evangélica – Alderi Souza de Matos

13. Instituto Bíblico Betel Brasileiro – Ricardo Bitun 14. Instituto Bíblico Peniel – Pércio Coutinho Pereira

15. Instituto e Seminário Bíblico de Londrina – Leonildo Silveira Campos 16. Instituto Ecumênico de Pós-Graduação em Ciências da Religião 17. Pan American Christian Academy (PACA) – Renata L. Santos

18. Seminário Bíblico de São Paulo e Instituto Bíblico do Brasil – Ricardo Bitun 19. Seminário Bíblico Palavra da Vida – Silas Luiz de Souza

20. Seminário e Instituto Bíblico Betânia -

21. Seminário Teológico Servo de Cristo – Marcello Tolentino 22. União Brasileira de Escolas Dominicais – Darli Alves de Sousa 23. União Cristã de Estudantes do Brasil – Darli Alves de Sousa

24. Universidade Evangélica (Unievangélica) – Heliel Gomes de Carvalho e Sandro Dutra e Silva

VII. INSTITUIÇÕES LUTERANAS

Preâmbulo – Lidice Meyer Pinto Ribeiro

1. Escola Superior de Teologia e Faculdades EST – Osmar Luiz Witt e Roberto Ervino Zwetsch

2. Faculdade de Teologia Evangélica de Curitiba – Marlon Fluck 3. Faculdade Luterana de Teologia – Marlon Fluck

4. Seminário Concórdia – Paulo Wille Buss

5. Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) – Paulo Wille Buss

VIII. INSTITUIÇÕES MENONITAS

Preâmbulo – Lidice Meyer Pinto Ribeiro

1. Faculdade Fidelis – Fundação Educacional Menonita – Erica Pauls

IX. A INSTITUIÇÕES METODISTAS Preâmbulo – Alderi Souza de Matos

1. Colégio Americano de Porto Alegre – María Inés Simeone

(37)

3. Colégio Piracicabano – Cesar Romero Amaral Vieira

4. Faculdade de Teologia da Igreja Metodista –José Carlos de Souza 5. Faculdade de Teologia Metodista Livre

6. Faculdade Metodista de Santa Maria – Marcos Wesley da Silva, Carina Batista Bohnert e Dara Luiza Hamann

7. Instituto Americano de Lins (IAL) – Vasni de Almeida

8. Instituto Metodista Educacional de Altamira (IMEA) – Luis de Souza Cardoso 9. Instituto Metodista Bennett – Colégio Metodista Bennet – Livingstone dos

Santos Silva

10. Instituto Educacional Metodista de Passo Fundo – Tania Mariza Kuchenbecker Rösing

11. Instituto e Colégio Metodista de Ribeirão Preto – Vasni de Almeida 12. Instituto Metodista Granbery – Arsenio Firmino de Novaes Neto 13. Instituto Metodista Izabela Hendrix – Equipe de Comunicação da Rede

Metodista de Educação

14. Instituto Noroeste de Birigui (INB) – Vasni de Almeida

15. Instituto Porto Alegre – Norberto de Cunha Garin e Edgar Zanini Timm

16. Instituto União de Uruguaiana da Igreja Metodista – Norberto de Cunha Garin e Edgar Zanini Timm

17. Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) – Rui de Souza Josgrilberg 18. Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) – Luis de Souza Cardoso

X. INSTITUIÇÕES PRESBITERIANAS

Preâmbulo – Alderi Souza de Matos

1. Ateneu Valenciano – Alderi Souza de Matos

2. Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper – Alderi Souza de Matos

3. Colégio 2 de Julho e Faculdade 2 de Julho – Alderi Souza de Matos 4. Colégio Americano de Natal – Alderi Souza de Matos

5. Colégio Evangélico de Alto Jequitibá – Paulo Martins Silva 6. Colégio Evangélico de Lages – Osvaldo Henrique Hack 7. Colégio Internacional – Alderi Souza de Matos

8. Colégio Presbiteriano 15 de Novembro - Alderi Souza de Matos 9. Colégio Presbiteriano Agnes Erskine - Alderi Souza de Matos 10. Escola Americana de Curitiba – Osvaldo Henrique Hack 11. Escola Americana de Florianópolis – Osvaldo Henrique Hack 12. Escola Americana de São Paulo - Alderi Souza de Matos 13. Escola Americana de Sergipe - Alderi Souza de Matos 14. Escola Evangélica de Buriti – Alderi Souza de Matos

15. Escola Presbiteriana Erasmo Braga – Alderi Souza de Matos

16. Faculdade de Teologia da IPIB (FATIPI) – Gerson Correia de Lacerda 17. Faculdade Presbiteriana Fatesul – Francisco Creti Neto

18. Instituto Bíblico do Norte - Alderi Souza de Matos 19. Instituto Bíblico Eduardo Lane - Alderi Souza de Matos

(38)

20. Instituto Bíblico Rev. Augustu Araújo – Alderi Souza de Matos 21. Instituto Cristão de Castro – Osvaldo Henrique Hack

22. Instituto de Cultura Religiosa - Alderi Souza de Matos 23. Instituto José Manoel da Conceição – Eduardo Chaves 24. Instituto Ponte Nova – Alderi Souza de Matos

25. Instituto Presbiteriano Gammon – Alderi Souza de Matos 26. Instituto Presbiteriano Mackenzie – Marcel Mendes

27. Instituto Presbiteriano Samuel Graham – Alderi Souza de Matos 28. Instituto Presbiteriano de Educação (IPE) – Hélio de Oliveira Silva 29. Internato Presbiteriano de Parnaíba – Marcone Bezerra Carvalho 30. Mackenzie College – Alderi Souza de Matos

31. Seminário Presbiteriano Brasil Central – Hélio de Oliveira Silva 32. Seminário Presbiteriano Brasil Central – Extensão Ji-Paraná (RO) 33. Seminário Presbiteriano Conservador – João Alves dos Santos

34. Seminário Presbiteriano de Brasília – Marcos Alexandre dos Reis Guimarães Faria

35. Seminário Presbiteriano de Campinas – Alderi Souza de Matos 36. Seminário Presbiteriano do Norte – Alderi Souza de Matos

37. Seminário Teológico Presbiteriano José Manoel da Conceição – Fôlton Nogueira da Silva

38. Seminário Presbiteriano Renovado de Cianorte – Oziel Vicente de Souza 39. Seminário Presbiteriano Renovado Brasil Central -

40. Seminário Presbiteriano Rev. Asbel Green Simonton – José Roberto da Silva Costanza

41. Seminário Teológico de Fortaleza – Jonatas Silva Menezes

42. Seminário Teológico do Nordeste – José Alex Barreto Costa Barbosa 43. Seminário Teológico Presbiteriano do Centenário – Silas Luiz de Souza 44. Seminário Teológico Presbiteriano Rev. Denoel Nicodemos Eller – Floriano

Sant’Ana

45. Seminário Teológico Richard Shaull – José Romulo Magalhães Filho

46. Seminário Teológico Rev. Antônio de Godoy Sobrinho – Eber Ferreira Silveira Lima

47. Universidade Presbiteriana Mackenzie – Marcel Mendes

AUTORES – minicurrículos ABREVIATURAS ÍNDICE DE AUTORES ÍNDICE ONOMÁSTICO INDICE REMISSIVO

(39)

ANEXO 3:

ATA DA REUNIÃO Nº 01 DO NÚCLEO DE ESTUDOS DO

PROTESTANTISMO – CENTRO DE EDUCAÇÃO, FILOSOFIA E

TEOLOGIA DA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

DATA: 02.02.2016. HORA: 14h00. LOCAL: na sala de reuniões do 8º. andar do

Prédio João Calvino da Universidade Presbiteriana Mackenzie – Campus

Higienópolis, sito à Rua da Consolação, 930, São Paulo-SP. PRESENTES: Dra.

Lídice Meyer Pinto Ribeiro, Dr. Benedito Guimarães de Aguiar Neto, Dr. Marcel

Mendes, Dr. Marco Túlio Vasconcellos, Dr. Adonias Costa da Silveira, Dr. João

Baptista Borges Pereira, Dr. Leonildo Silveira Campos, Dr. Alderi Souza de

Matos, Ms. Eduardo Abrunhosa, Dr. Silas Luiz de Souza, Dr. Ricardo Bitum e o

Mestrando Alessandro Leonardo Rodrigues Silva. INÍCIO: Inicia-se a reunião

com uma oração feita pelo Dr. Adonias. APRESENTAÇÃO: A Dra. Lídice

apresenta o projeto de “NÚCLEO DE ESTUDOS DO PROTESTANTISMO”,

composto da seguinte maneira: OBJETIVOS, ATUAÇÃO E PRODUÇÃO: 1)

Objetivos: a) Fortalecer a imagem da Universidade Presbiteriana Mackenzie

(UPM) como o mais relevante e expressivo polo de estudos, pesquisa, produção

e memória do Protestantismo no Brasil; b) Ressaltar a importância da

preservação dos valores confessionais da UPM. 2) Atuação: a) Congregar

pesquisadores da UPM como do Programa de Pós-graduação em Ciências da

Religião (PPGCR) e Centro de Pós-graduação Andrew Jumper (CPAJ) e demais

pesquisadores acadêmicos do protestantismo brasileiro; b) Apoiar e dar

(40)

diversos Centros Universitários. 3) Produção: a) Artigos científicos,

monografias, dissertações e eventos ligados ao tema; b) Divulgação do Núcleo

de Pesquisa e de suas produções e atividades. Ato seguinte, a Dra. Lídice

destaca a necessidade e as vantagens da criação desse grupo de pesquisas na

UPM, uma universidade de origem protestante (Presbiteriana). Ressalta as

possibilidades de este grupo dar apoio a outros grupos de pesquisas universitários que queiram abordar o tema “protestantismo”. Informa que, sendo

o trabalho reconhecido internacionalmente, pode abrir possibilidades para

pesquisas e fomentos do Governo Federal e Estadual, os quais hoje não

investem na área de Ciências da Religião. Lembra que o grupo de pesquisa

também colaborará preparando campo para as comemorações dos quinhentos

anos da reforma protestante (2017), envolvendo pesquisas, pesquisadores e

alunos, por meio de produção de artigos científicos, monografias, dissertações e

eventos ligados à UPM. E por fim, enfatiza a possibilidade e a necessidade de produção científica sobre a temática “protestantismo”, uma vez que o assunto

tem sido abordado em pequeno número, se comparado a outras temáticas de

produções acadêmicas do PPGCR, CPAJ e UPM. INTEGRANTES DO NÚCLEO

DE ESTUDOS DO PROTESTANTISMO: 1) Professores da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM): Dr. Alderi Souza de Matos; Dr. Hermisten

Maia Pereira da Costa; Dr. Leonildo Silveira Campos; Dra. Lidice Meyer Pinto

Ribeiro; Dr. Marcel Mendes; Dr. Silas Luiz de Souza. 2) Professores Externos:

Dr. Adonias Costa da Silveira (IPM); Dr. José Eduardo Franco - Universidade de

Lisboa (CLEPUL); Dr. Osvaldo Henrique Hack (IPM). Alunos do Mackenzie

Referências

Documentos relacionados

Para contemplar os objetivos do presente estudo quanto à caracterização do tipo de alimentação de crianças e sua possível relação com presença ou ausência

Pelos resultados do Valor - P referentes ao teste de Kruskal-Wallis para comparação das variáveis entre três ou mais grupos apresentados, verificou-se uma diferença

tário do Tribunal, lavrei a presente Ata, que vai assinada pelo Senhor Ministro Presidente e demais membros do Tribunal. — Xavier de Albu- querque, Prccurador-Geral

E, para constar, eu, Geraldo d a Costa Manso, Secretá- rio, lavrei a presente Ata que vai assinada pelos Se- nhores Ministros membros deste Tribunal. de Souza Andrade —

Ao 1º (primeiro) dia do mês de janeiro de 2014, às 14h30 min, na Sala do Conselho da Fundação do Desenvolvimento Administrativo – FUNDAP, à rua Cristiano

Para constar, eu, Valério Augusto Freitas do Carm o, D iretor-Geral de Coordenação Judiciária, lavrei esta ata, que é assinada pelo E xcelentíssim o M inistro

Também sustenta que, nos termos em que formulado o pedido, direcionado ao INSS, a União (Fazenda Nacional) não possui legitimidade passiva para figurar no polo passivo da ação,

Nessa medida, o Presidente apresentou a seguinte proposta: (a) até 26 de janeiro de 2018, serem efetuados os pedidos de vagas e de funcionamento de segundos e terceiros