• Nenhum resultado encontrado

14 Normas Artigo revisado 14 03 2012

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "14 Normas Artigo revisado 14 03 2012"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Normas para apresentação de trabalhos científicos.

1º. O artigo deverá ser encaminhado na íntegra. Não serão aceitos resumos.

2º. O artigo completo deverá ser escrito em Word para Windows versão 97 ou versão superior, formato DOC, contendo o máximo de 12 (doze) laudas. Ao salvar o arquivo, recomenda-se utilizar como nome do arquivo a palavra Simposio (sem acento) acrescida de uma palavra do título do trabalho e um nome de um dos autores,

separados por traço de união (_) _ underline _ (não utilizar símbolos especiais, letras acentuadas, pontos, hifens e espaços em branco no nome deste arquivo).

Exemplo:

O trabalho “Estimativa do aproveitamento de lâmpadas fluorescentes usadas na cidade de Guarujá”, de autoria de Jacques Antoine

Desmones e José Paulo de Souza, deve ser identificado como: Simposio_lampadas_Jacques.doc

3º. Texto: Tamanho de página A4, fonte Bookman Old Style, tamanho 12.

4º. Margens: todas as margens, superior, inferior, lateral esquerda e lateral direita devem ter 2,5 cm.

5º. Cabeçalho e rodapé: não deverão ser colocados. No rodapé, à direita, deverá ser colocado apenas o número da página, em arábico, com fonte tamanho 10. Recomenda-se utilizar a opção Inserir -

Números de páginas... do próprio Word.

6º. Título: deve ser inserido na primeira linha da primeira página, centralizado, em duas linhas, divididas conforme modelo abaixo, com fonte tamanho 14, em maiúsculas:

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ

7º. O título do trabalho deve ser inserido uma linha abaixo do título do simpósio, centralizado, com letra tamanho 12, em negrito. A primeira letra maiúscula e demais letras em minúsculas, conforme exemplo abaixo:

(2)

Análise dos efeitos do investimento em projetos de ações sociais por instituições de ensino superior particulares.

8º. O título do trabalho deve conter no máximo 90 caracteres incluindo espaço, pontuação e símbolos especiais;

9º. Nomes dos autores: o nome do primeiro autor deve ser aplicado duas linhas abaixo do titulo, centralizado, com letra em tamanho 10, com a primeira letra de cada nome em maiúscula e o restante em minúsculas, em negrito. Abaixo do nome do autor, deve ser inserida a função do autor e abaixo desta, a identificação da instituição a qual pertence. Abaixo, inserir o e-mail do autor. Em caso de dúvida, o contato será sempre feito com o último autor. Nas linhas seguintes, fazer o mesmo para os demais autores, deixando um espaço de uma linha entre os mesmos, conforme exemplo abaixo:

Jacques Antoine Desmones

Professor do Curso de Administração de Empresas UNAERP - Universidade de Ribeirão Preto - Campus Guarujá

ja@hotmail.com

10º. Após a inserção do nome do último autor, deixar uma linha em branco, e acrescentar, de forma centralizada, a inscrição (fonte tamanho 10, em negrito):

Este simpósio tem o apoio da Fundação Fernando Eduardo Lee Após a frase, deixar outra linha em branco.

11º. O Resumo deverá ser inserido duas linhas abaixo do último nome dos autores, no próprio idioma do trabalho, com o máximo de 200 palavras. Deve-se utilizar fonte tamanho 12, com espaçamento entre linhas simples e o título em negrito, localizado à margem esquerda, conforme exemplo abaixo:

Resumo:

12º. As Palavras-chave devem ser aplicadas imediatamente abaixo do resumo. Sugerem-se três palavras-chave, no idioma do artigo, com a primeira letra de cada palavra em maiúscula e o restante em minúscula, com tamanho 12, conforme o exemplo: Palavras-chave:

13º. Após uma linha em branco, deverá ser identificada a Seção a qual pertence o trabalho, com o nome do curso correspondente, com fonte tamanho 12, em negrito. Por exemplo:

(3)

14º. Após uma linha em branco, anotar a forma preferida para

apresentação do trabalho, com a inscrição exemplificada a seguir (em negrito). Apresentação: oral ou Apresentação: pôster.

15º. Títulos e subtítulos: devem ser alinhados à esquerda, em negrito, e numerados com algarismos arábicos, a partir de 1. Introdução, apenas com a primeira letra em maiúscula.

Exemplo:

1. Introdução.

16º. Corpo do texto: o corpo do texto deve iniciar imediatamente abaixo do título das seções. A formatação dos parágrafos (opções do Word) deverá obedecer ao alinhamento Justificado, recuo esquerdo e direito nulo, recuo especial da Primeira linha de 1 cm, espaçamento antes e depois nulo, espaçamento entre linhas simples.

Exemplo:

O assunto apresentado ao longo deste trabalho foi desenvolvido na cidade de Guarujá, que conta com...

A formatação de parágrafos dos títulos e subtítulos deverá ter recuos esquerdo e direito nulos, nenhum recuo especial, espaçamento antes de 6 pt e depois nulo; no quadro Quebras de linhas e de páginas deverá estar marcada a opção Manter com o próximo.

Exemplo: 1. Introdução.

17º. Figuras, quadros e tabelas: devem ser legendadas abaixo das mesmas, com as respectivas fontes, de acordo com as normas ABNT. 18º. O trabalho (na íntegra) submetido e aceito será disponibilizado na página do evento.

19º. Serão aceitos somente artigos submetidos em Português, Espanhol e Inglês.

20º. O artigo deverá ser enviado EXCLUSIVAMENTE por meio eletrônico, para o endereço simposio@unaerp.br com copia para sici.unaerp@gmail.com

21º. O prazo para o envio do artigo expirará em 01/06/2012. Não haverá prorrogação de prazo; razão pela qual a Comissão Organizadora estendeu ao máximo o prazo final para o envio de artigos.

22º. Serão disponibilizadas as seguintes seções temáticas para a apresentação de trabalhos científicos:

(4)

Seção 1. Trabalhos científicos sobre o tema central “MEIO AMBIENTE: Meio Ambiente e Cidadania”, diretamente relacionados com os cursos mantidos na UNAERP Campus Guarujá: Administração de Empresas, Comunicação Social (Publicidade/Propaganda e Jornalismo), Direito, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Gestão Ambiental, Gestão Portuária, Gestão de Logística, Pedagogia, Relações Internacionais e Comércio Exterior, Serviço Social, Sistemas de Informação,

Telecomunicações e Turismo.

Seção 2. Trabalhos científicos sobre o tema central “MEIO AMBIENTE: Meio Ambiente e Cidadania”, vinculados a qualquer outro curso, independente daqueles mantidos na UNAERP Campus Guarujá.

Seção 3. Monografias e Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC, sobre o tema central “MEIO AMBIENTE: Meio Ambiente e Cidadania”, cujo conteúdo esteja relacionado diretamente com os cursos

mantidos.

Seção 4. Monografias e Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC, sobre outros temas e relacionados a qualquer curso.

Seção 5. Projetos de pesquisa sobre o tema central – “MEIO AMBIENTE: Meio Ambiente e Cidadania”, relacionados a qualquer curso.

23º. Qualquer trabalho poderá ser apresentado no formato “oral” e/ou “pôster”.

PRINCIPAIS ELEMENTOS PARA A CONFECÇÃO DE UM PÔSTER

Dimensões: 0,90 m de largura x 1,20 m de altura;

Cabeçalho: Utilizar as mesmas orientações apresentadas nas “Normas”, referentes aos trabalhos impressos e a serem

apresentados no formato “Oral”. Padrão de formato do cabeçalho:

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ

(5)

Análise dos efeitos do investimento em projetos de ações sociais por instituições de ensino superior particulares.

Fulano de Tal

Aluno do Curso Tal e Tal

UNAERP - Universidade de Ribeirão Preto - Campus Guarujá endereço@terra.com.br

Conteúdo: Introdução; Objetivos; Métodos; Conclusões.

Forma da apresentação: Recomenda-se a utilização de tamanho de fonte que permita a leitura de cerca de 2 metros de distância. O texto deve ser sucinto, conciso e objetivo, contendo o menor número de palavras possível. Ilustrar os resultados com fotos, gráficos e/ou tabelas.

Aplicar a logomarca da UNAERP e da instituição a qual pertence o (s) autor (es).

Procedimento: A Comissão Organizadora instalará o Pôster no hall de entrada da UNAERP, em painéis apropriados. Os pôsteres ficarão expostos durante todo o período do simpósio. É importante que o pôster seja enviado até o dia 15/09/2012.

Presença: O (s) autor (es) deverá (ão) comparecer ao local da

exposição do Pôster, para prestar esclarecimentos aos expectadores. Não será aceita a apresentação do pôster por outra pessoa que não seja um dos autores inscritos no evento.

REMETER O PÔSTER PARA:

Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP A/C (INDICAR O NOME DE UMA PESSOA)

Simpósio Internacional de Ciências Integradas – SICI Av. D. Pedro I, 3.300

CEP 11.440 – 003 GUARUJÁ – São Paulo

Telefone: (13) 33981005

24º. Os certificados de apresentação de trabalhos e de participação nas atividades do IX Simpósio serão disponibilizados para os usuários através do sistema digital, após os seguintes procedimentos:

a) Confirmação da inscrição do usuário no evento, com a identificação do seu cadastro;

(6)

b) Constatação da presença do usuário na atividade para a qual realizou sua inscrição;

c) Comprovação do pagamento do valor da inscrição ou da sua situação de isenção de recolhimento;

d) Confirmação da recepção do trabalho (artigo e/ou pôster) que estiver dentro das normas apresentadas.

e) A data para expedição dos certificados está prevista para: 25/11/2012.

25º. Os critérios para aceitação dos trabalhos são: originalidade, compatibilidade com o tema central do IX Simpósio, contribuição para o desenvolvimento econômico, social e ambiental, organização geral do trabalho, aplicação correta do idioma e adequação às normas técnicas.

Referências

Documentos relacionados

O crédito rural no Brasil surgiu de fundos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e de Fundos Constitucionais com taxa de juros, via Sistema Nacional

Em caso de não comparecimento e/ou não integralização do valor do arremate dentro dos 05 (cinco) dias úteis, a contar da data do Leilão, fica expressamente facultado

A identificação de fraude de informações ou falsificação de documentação por parte do estudante veda a sua candidatura aos Programas de Assistência Estudantil por

Na mesma linha, caberia ao Bra- sil, finalmente, colocar em prática os dois princípios inovadores, para não dizer revolucionário, adotado pela Assembleia Constituinte de 1987/88:

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de mama é o mais frequente entre as mulheres, representando 22% do total de novos casos de câncer no mundo..

 Esta linha de pesquisa tem por objetivo analisar criticamente o processo de cuidar na saúde e enfermagem em suas dimensões históricas,

É cada vez mais notório que em alturas de crise como a actual, são as instituições particulares de solidariedade social instaladas no terreno que garantem o

O item nº 04 será entregue ao participante que MAIS INDICAR membros confirmados para o grupo, de acordo com as condições estabelecidas no Passo 6 abaixo, mas a apuração poderá