• Nenhum resultado encontrado

QUEM SÃO OS AMIGOS DO SENHOR JESUS?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "QUEM SÃO OS AMIGOS DO SENHOR JESUS?"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Boletim Dominical nº 08 ano 53 03 de março de 2013 Fundada em 10 de agosto de 1873 Organizada em 11 de agosto de 1878 Equipe pastoral

Atendimento pastoral e visitação Expediente da Secretaria

Endereço

Plantação de Igrejas Efetivo:

Colaborador: Emérito: Rev. Cláudio Albuquerque

Rev. Nisan Baía da Rocha Rev. Benedito Matos (In Memorian)

De terça a sexta-feira De segunda a sexta-feira

8h às 12h e 14h às 18h R. das Creoulas, 120, Graças,

Recife PE / CEP: 52011-270 Pabx / Fax: (81) 3221.1583 www.primeiraigreja.org.br pipr@primeiraigreja.org.br

Ilha de Itamaracá R. Padre Machado, 48

Pilar, Itamaracá / PE Torre R. Souza Bandeira, 619

Torre, Recife / PE Vasco da Gama R. Vasco da Gama, 786 Casa Amarela, Recife / PE

Nazaré da Mata R. Verde, 130, Sítio Novo

Nazaré da Mata / PE Aliança R. João Hilário, 16, Centro, Aliança / PE

Auxiliar:

Evangelistas:

Missionário: Missionários Plantadores:

Rev. Iclayber Alves

Rev. Fúlvio Leite - Vasco Rev. Edelson Lacerda - Torre

Rev. Arthur Braga - Nazaré Miss. Jaidson Araújo - Aliança Miss. Márcio Cristino - Itamaracá

Miss. Alcimar Bezerra - Vicência

Vicência R. Dr. Manoel Borba, 68,

Centro, Vicência / PE

QUEM SÃO OS AMIGOS DO SENHOR JESUS?

Em Seu ministério, na terra, o Senhor Jesus ensinou claramente sobre muitas questões que causam desconforto nos relacionamentos, quer seja este relacionamento vertical (entre Deus e o homem) ou horizontal (entre o homem e o seus semelhantes). Nunca houve meio termo quando Ele ensinou sobre o amor de Deus para com o homem, do homem para com o seu próximo e para com os seus irmãos em Cristo. No Evangelho de João, que relata de maneira marcante os Seus últimos momentos com os discípulos, Cristo nos faz afirmações constrangedoras sobre o amor de Deus Pai por nós: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3.16)

Desde o começo do Evangelho de João fica muito claro quem são os que crerão no Filho unigênito do Pai e que receberiam o poder de serem feitos filhos de Deus e desfrutarem da Sua amizade: “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.” (João 1.11-13). Eis aqui uma das provas de que o Senhor escolhe aqueles que são seus, e de que não depende do homem querer Deus e ter amizade com Ele. É um dos ensinos mais claros das Escrituras.

Há muitas pessoas aí afora que pensam que são amigas de Deus e do Senhor Jesus. Muitas delas, inclusive, enchem os bancos das Igrejas. Elas pensam que porque oram de vez em quando, ou porque oram muito; porque leem a Bíblia de vez em quando, ou porque leem muito; porque vêm a Igreja de vez em quando, ou porque vêm muito; porque fazem algumas boas ações de vez em quando, ou porque fazem muitas; porque se acham boas pessoas e porque se acham salvas, são amigas de Cristo. Para dizer quem é Seu amigo e quem não o é, ninguém melhor do que o próprio Mestre para fazê-lo: “Vós sois meus amigos se fazeis o que eu vos mando.” (João 15.14).

(2)

2|

pastoral

BD 03 março 2013Primeira Igreja presbiteriana do Recife

─ PASTORAL ─

Esta afirmação do Filho Amado de Deus, nosso Salvador e Senhor, nos constrange, nos confronta e apura a verdade sobre aqueles que verdadeiramente são Seus amigos e discípulos. Não há como fugir ou dar desculpas esfarrapadas diante desta Palavra tão contundente do próprio Deus Filho. Nós temos é que corar de vergonha pelos nossos constantes pecados de desobediência aos Seus Mandamentos. Desde o Antigo Testamento Ele nos deixou Mandamentos para que os cumpramos: “O Senhor, teu Deus, te dará abundância em toda obra das tuas mãos, no fruto do teu ventre, no fruto dos teus animais e no fruto da tua terra e te beneficiará;... se deres ouvidos à voz do Senhor, teu Deus, guardando os seus mandamentos e os seus estatutos, escritos neste livro da lei, se te converteres ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma. Porque este mandamento que te ordeno não é demasiado difícil, nem está longe de ti... Pois esta palavra está mui perto de ti, na tua boca e no teu coração, para a cumprires.” (Dt 30.9-14)

Do ponto de vista bíblico, os amigos do Senhor Jesus são aqueles que obedecem aos Seus Mandamentos e, assim, provam que o amam verdadeiramente: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele.” (Jo 14.21). No mesmo Evangelho, no cap. 13, o Mestre deixa um exemplo de amor e serviço entre os discípulos; Ele lava-lhes os pés e diz: “Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.” (Jo 13.15). Neste mesmo texto Ele dá um novo Mandamento: “Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.” (Jo 13.34,35)

Seremos reconhecidos como amigos e discípulos de Cristo se buscarmos amar aos nossos irmãos assim como Ele nos amou. Estamos falando de um amor sacrificial, o amor ágape (amor de Deus), que foi derramado em nossos corações pelo Seu Espírito Santo, porque não é um amor natural. Mas mesmo tendo sido derramado por Ele precisa ser desenvolvido, colocado em prática para que gere frutos para a Sua Glória. E, é na vida em comunidade que esse amor se expressa: “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos.” Portanto, os amigos do Senhor Jesus são aqueles que buscam amá-lo de todo o coração se esforçando para cumprir os Seus Mandamentos: “Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos.” (1 Jo 3.16). Que o Espírito Santo de Jesus Cristo nos conduza a viver isso, pois, quando começarmos, nós seremos transformados e seremos uma Igreja usada por Deus para expressar Seu Amor nesse mundo.

Iclayber Alves

(3)

espaço missionário

|3

BD 03 março 2013Primeira Igreja presbiteriana do Recife

─ ESPAÇO MISSIONÁRIO

PREPARANDO OS SANTOS PARA A OBRA DO MINISTÉRIO (Ef. 4:12a)

O começo dos trabalhos de campo do Ministério de Missões neste ano de 2013 começou com o avanço realizado no sábado, 23/02, na cidade de Vicência. Contudo, para nós que fazemos parte da Congregação do Vasco da Gama, começou alguns dias antes, mais precisamente na quarta-feira, quando o Ministério foi dar uma palestra sobre o trabalho de Missões, convidados pelo nosso Pr. Fúlvio, e incentivar a criação da Comissão de Evangelização da nossa congregação.

Naquele dia, o mover de Deus nos corações dos membros da Congregação podia ser percebido em seus rostos. Frases como “Deus não quer que ajudemos missões, e sim, nos comprometamos com missões” e “A missão é o meio que Deus usa para que os eleitos sejam atraídos para glorificá-Lo” rechearam as conversas, pensamentos e principalmente os corações, tanto que no mesmo dia quatro irmãos demonstraram o desejo de participar do avanço programado, no que fomos instruídos a ligar logo de manhã no dia posterior. Ao ligarmos, não mais havia vagas, mas Deus providenciou desistências no número exato de todos aqueles que pretendiam ir.

Ao chegarmos para o avanço, vemos que muitas dificuldades se levantam para dificultar o trabalho – quebra de ônibus, problemas mecânicos no meio do caminho – e devemos estar preparados para enfrentá-las tendo a mesma a reação alegre dos participantes, o que nos fez rememorar a Palavra de Deus em Filipenses 4.4: “Alegrai-vos no Senhor; outra vez digo, alegrai-vos”. E durante todo o dia a alegria do Senhor foi a nossa força ao irmos às ruas, louvando ao nosso Deus que nos sustenta. Sobe ladeira, desce ladeira, e livretos de família, folhetos, convites, sorrisos e alegria verdadeira são compartilhados nas ruas de Vicência. À tarde, voltamos para anunciar a mensagem de salvação de casa em casa, fizemos 70 visitas, onde mais da metade solicitou novas visitas e estudos, ou seja, muito trabalho para nosso missionário Alcimar e sua esposa Jamara, os quais, juntamente com os seus filhinhos, nos receberam calorosamente. Concomitantemente, houve um trabalho para as crianças no templo e o nosso grupo de oração esteve firme na intercessão. Chega a noite e, depois de um banho e jantar providenciais, temos a alegria de cultuar nosso Deus, juntamente com os nossos convidados de Vicência, e ainda irmãos de Aliança e Nazaré e vermos nosso Deus usar o Seu servo Pr. Iclayber para proclamar a graça de nosso Salvador que perdoa pecados.

Em suma, o avanço em Vicência, para nós que somos do Vasco, fez sentir-nos como Timóteo, o qual foi levado por Paulo para ser seu companheiro no labor missionário, e contamos com a instrução, incentivo e colaboração da nossa Igreja-Mãe para não sermos simplesmente emancipados como Igreja, e sim, nos tornamos um centro missionário para levar à mensagem de salvação à toda Grande Casa Amarela, um grande campo missionário com uma população de 400.000 pessoas e com poucas igrejas sérias. Até o próximo avanço!

Pr. Carlos Sócrates (Pastor Colaborador na Congregação do Vasco da Gama)

(4)

CANTINHO DA MATURIDADE

4|

cantinho da maturidade

BD 03 março 2013Primeira Igreja presbiteriana do Recife

AGENDA DO MINISTÉRIO DA TERCEIRA IDADE - 2013

REUNIÃO DA "TERCEIRA IDADE" - Será na próxima quarta-feira, dia 06, às 19h30min. (excepcionalmente), na Rua das Creoulas, nº. 101, - Graças, residência de Ana Cesar. Leve um visitante para participar do Estudo Bíblico.

Dia 06-04 - Passeio na Granja da Grota em Aldeia

Dia 27-06 - Passeio para a Ilha de Itamaracá (festejando os aniversariantes do Primeiro Semestre)

Dia 07-12 - Passeio para o Acampamento Palavra da Vida festejando os aniversariantes do Segundo Semestre

Previsto para final de setembro: Um passeio para Fortaleza - na próxima semana daremos maiores detalhes.

20 de Abril - Filme "Para Salvar uma Vida", às 15:00h na sala do DI 14 de setembro - Filme "Os corajosos", às 15:00 na sala do DI

Continuamos com a visitação aos idosos da Igreja que não podem sair de casa, com a ministração da Ceia do Senhor.

Estudos Biblicos, oração e comunhão nos lares às quartas-feiras, às 15:00h (pode agendar a visita com Marlene França).

Estaremos em conjunto com a SAF participando das programações nos dias 18 de Maio para Tracunhaém e 05 de outubro para Caruaru visando evangelização e lazer.

Agendamos para os dias 14 de junho e 13 de dezembro a visita ao Abrigo de Idosos Iêda Lucena no horário de 15:00 horas.

Você da Terceira Idade, não fique de fora, participe dessas programações.

(5)

REENCONTRÃO DA FAMÍLIA PIPR |

IMPACTO JOVEM |

CEIA DO SENHOR | MEAME |

MEAME II |

III ENCONTRO DE ESPOSAS DE LÍDERES | REUNIÃO DO CONSELHO|

ORDENAÇÃO DE MINISTRO |

CANTINA MISSIONÁRIA |

Será no Acampamento Palavra da Vida (PV), no dia 09 de março (Sábado). Todos estão convidados!

Estamos em recesso, mas breve retornaremos com nossas reuniões não mais nas sextas e sim aos sábados. Aguardem!

Venha preparado para participar desse momento de comunhão .

Ministério de Estudo e Apoio a Mãe e Esposa comunica que já foram preenchidas todas as vagas para o Curso de Treinamento para as Jovens Esposas. Para aquelas que não puderam se inscrever, o MEAME avisa que teremos, se Deus quiser, o mesmo curso numa data posterior a ser divulgada. Aguardem!

Para as inscritas, comunicamos que o curso terá início no dia 07 de março, às 15h.

Será na próxima sexta-feira, dia 08 de março na sala de reuniões as 20:00h.

Será no período de 19 a 22 de março de 2013.

O Licenciado Luis Carlos Melo estará sendo ordenado ao Ministério Sagrado hoje à noite no Culto Público. A Comissão do PPNB, formada pelos membros: Revs. Josimar Gonzaga, Cláudio Albuquerque, Edelson Lacerda e os Pbs. Josimar Henrique e Wilson Duraes estarão à frente deste ato. O Rev. Luis Carlos, Ainoan e as crianças estarão de mudança para Piripiri, no Piauí, onde irão pastorear.

Funcionará hoje, é uma contribuição para as viagens missionárias do Ministério de Missões.

ENCONTRO DA FÉ REFORMADA |

ADORE |

INSTITUTO FILADÉLFIA |

BOLETOS DE CONTRIBUIÇÃO 2013 |

FACEBOOK |

Os pastores Cláudio Albuquerque, Iclayber Alves e alguns membros da PIPR participaram neste final de semana do Encontro da Fé Reformada em Salvador, onde foram preletores o conferencista e conselheiro bíblico, Ted Tripp, o Rev. Augustus Nicodemus e outros.

Toda igreja está convocada para o momento de louvor e aprendizado do real significado da adoração. O ADORE acontecerá dia 23 de março, às 18:30h. Contamos com a presença de todos os irmãos! "Tributai ao SENHOR a glória devida ao Seu nome, adorai ao SENHOR na beleza da santidade" Salmo 29:2.

TODOS COM A NOTA - Que você já conhece, está inserido na Campanha Estadual de Pernambuco, Todos Com a Nota. Participe você também e ajude o Instituto a continuar ajudando crianças carentes. Traga sua nota fiscal e deposite na urna em frente a secretaria da Igreja. Peça sua nota fiscal em todos os estabelecimentos comerciais e também a sua família. Exija! É um direito seu! Você ganha, Pernambuco Ganha e as crianças ganham! Se tiver dúvidas, contacte com as irmãs Maria do Carmo (Carmy) e Maria Teresa ou Letícia Maria (Leticinha). As notas com a data a partir de 1º de fevereiro de 2013. Agradecemos a você e a sua família.

Os boletos de contribuição dizimal 2013 já se encontram à disposição dos irmãos que o utilizam. Procure na Secretaria da Igreja ou com os diáconos de plantão aos domingos.

Nossa igreja também está no facebook, curta nossa página e receba mensagens e vídeos edificantes.

─ NOTÍCIAS DE PRIMEIRA ─

BD 03 março 2013Primeira Igreja presbiteriana do Recife

notícias

|5

(6)

BD 03 março 2013Primeira Igreja presbiteriana do Recife

─ SÚPLICA & INTERCESSÃO ─

Interceda a Deus pelos seguintes irmãos:

"Orai uns pelos outros. Muito pode por sua eficácia a súplica do justo" Tg 5: 16

Problemas Crônicos de Saúde Adail Maia

ŸAmérica Elisabete (Betinha) Anaide Lopes

Bayard Amorim Abigail Miranda Cecília da Silva

?Clécio Figueiredo

?Vanildo Lima

?Pb. Gilberto Oliveira

?Iracema Araújo

?Leonida Lima

?Pr. Sérvulo Bezerra Pb. João Alves Pb. Manacés Lyra Neide Machado

?Clélia Maia

?Maria Gabriela

?

?

?

?

?

?

?

?

Outros Enfermos

ŸElelson Maria Clara Cremilda Araújo Jeaney Artur

ŸMarlene Araújo

ŸJosé Roberto

ŸValdice

?Jovelina

?Tito

?Divanete Bráz

?Cintia Figueiredo

?Marcos Antônio

?Valéria de Oliveira

?Maria José Araújo

ŸJonatan

Ÿ

Ÿ

Ÿ

Ÿ

Ÿ

Em Recuperação

?Dilma Figueiredo

ŸEdite Almeida

ŸDaniel Figueiredo

.

6|

anotações e súplicas

ANOTAÇÕES

(7)

Equipes De 03 a 09 março De 10 a 16 de março

Presbíteros Fernando Guerra Josimar Henrique

Diáconos

Antonio Carlos Antônio Neto Dennis José Aziel Francisco

Heitor Barros Fernando Ângelo

Sistema de som Lucas Vieira Klaus Wagner Regente Congregacional Sebastião Ventura Sebastião Ventura Oração (Terças-feira) Pb. Fernando Guerra Pb. Josimar Henrique Doutrina (Quintas-feiras) Rev. Iclayber Alves Rev. Iclayber Alves

─ ESCALAS E PLANTÕES ─

Dia Nome

Amanda Lopes Gueiros 04/03

Ainoan Cavalcante Cruz de Melo André Azevedo Pester Gomes 05/03

aniversariantes, escalas e plantões

|7

BD 03 março 2013Primeira Igreja presbiteriana do Recife

─ VISITA ÀS CONGREGAÇÕES ─

─ ANIVERSARIANTES DA SEMANA ─

“Tu pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus” II Tm 2:1

Mês Dia CP Vasco CP Torre CP Itamaracá CP Nazaré CP Aliança Antonio de Carvalho Silva Gueiros Neto

CP Vicência Marilene Luiz da Silva

06/03

MAR (Manhã e Noite) - -

Sarah Brayner Barros Fernando Luiz Alves Guerra Lídia Carneiro Vieira Santos

Bruna Lippo Pedrosa 08/03

Março 10 Iclayber Fúlvio Leite Cláudio H. Arthur Braga Nisan Baía Arthur Braga

Stéfane Baía Morelli Rossiter 09/03

(8)

Domingo

Escola Bíblica Dominical 10:30h

Terça Encontro de Oração 19h

Quarta Desperta Débora 8h

Quinta Estudo Bíblico 19h

Sábado Impacto Jovem 18h

Culto Matinal 9h

Prelúdio Instrumental Senhor, Nós Te Adoramos

* Leitura Bíblica: Isaías 55:6-13

Tua Santidade Nos Constrange Leitura Bíblica: Isaías 55:1-3

Cânticos

* Leitura Bíblica: Isaías 56:4-7

* Ofertório: NC 224 “Consagração”

* Oração de Consagração

A Tua Palavra é o Nosso Alimento Mensagem - Rev. Fúlvio Anderson Ceia do Senhor

* Oração

* Hino: NC 347 “O Justo Pelos Injustos”

* Oração

Oração de Confissão

Temos Prazer em Te Ofertar

* Bênção Apostólica

* Triplice Amém

Notícias de Primeira

*Congregação de pé

Culto Vespertino 18h

Prelúdio Instrumental

Vivemos Para Te Adorar, ó Deus

* Leitura Bíblica: Salmo 11:4-7 Rendemos-nos Aos Teus Pés Leitura Bíblica: Salmo 5:6-8,12 Cânticos

Dedicamos-Te Nossas Vidas

* Leitura Bíblica: Salmo 50:14,23

* Hino: NC 33 “Maravilhas Divinas”

Somos Santificados Por Tua Palavra Mensagem – Rev. Cláudio Albuquerque Hino: NC 148 “Oração Noturna”

* Oração

*

* Oração

* Cântico “Alfa e Ômega”

Oração de Confissão

* Oração de Consagração Coro Salmos

* Bênção Araônica Triplice Amém

Notícias de Primeira

*Congregação de pé

L I T U R G I A

8|

programação litúrgica

BD 03 março 2013Primeira Igreja presbiteriana do Recife

─ ATIVIDADES SEMANAIS ─

Culto Matinal e Vespertino 9h e 18h

Referências

Documentos relacionados

Irmãos, se realmente somos filhos de Deus, discípulos e amigos de Cristo, respondamos positivamente ao que o nosso Salvador e Senhor requer de nós, pois os Seus

Durante os meses de janeiro a março de 2016, o Programa Polos de Cidadania não realizou ações referentes a essa meta logo que os parceiros prioritários para o

Número médio de ovos correspondente às classes de comprimento total de fêmeas ovígeras de Palaemon pandaliformis.. O pequeno número

Os dois viviam um bom relacionamento, sempre conhecidos como o grande casal do selo, Sue então é queimada viva em uma edição especial chamada Identity Crisis (Crise de Identidade),

Desenvolvimento, 1993; AFR/RC44/R11: Estratégia regional para acelerar a redução da mortalidade maternal e neonatal, na Região Africana, 1994; AFR/RC47/R4: Promoção da

Allan (2013), defende que ao invés de coibir o uso do celular, as escolas deveriam incorporá-lo como um recurso que já tem uma forte ligação com a rotina

Encontramos nesse nível de interdisciplinaridade no EIST (ensino integrado de ciências e tecnologia) no qual um referencial integrando os conteúdos e os procedimentos de

Seja formatando franquias, seja apoiando empreendedores, seja em consultoria ou em projetos formativos, a atividade da Carreira & Agripino tem como fim