• Nenhum resultado encontrado

TÍTULO: EXERCÍCIOS MULTISENSORIAIS NA PREVENÇÃO DE QUEDAS EM IDOSOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TÍTULO: EXERCÍCIOS MULTISENSORIAIS NA PREVENÇÃO DE QUEDAS EM IDOSOS"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Realização: Apoio:

TÍTULO: EXERCÍCIOS MULTISENSORIAIS NA PREVENÇÃO DE QUEDAS EM IDOSOS

CATEGORIA: CONCLUÍDO

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE

SUBÁREA: Fisioterapia

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JALES - UNIJALES

AUTOR(ES): FABIULA NUNES BARBOSA, JAQUELINE DA SILVEIRA CESPEDES

ORIENTADOR(ES): BRUNNO HENRIQUE RUBINHO TONIOLLI

(2)

1. RESUMO

O processo natural de envelhecimento culmina em uma série de modificações fisiológicas nos sistemas sensorial e musculoesquelético. Tais modificações estão associadas à diminuição do equilíbrio e da agilidade, deixando o idoso susceptível a limitações funcionais e quedas. Para prevenir a queda, a fisioterapia possui, entre outras ferramentas, os exercícios multisensoriais. Assim, o objetivo do estudo é descrever os efeitos dos exercícios multisensoriais na prevenção de queda em idosos.

Este estudo trata-se de uma revisão literária de artigos publicados entre os anos de 2010 a 2019 nas bases de dados Scielo, Pubmed, Lilacs e Medline. Os critérios de inclusão utilizados foram estudos cujos resumos eram pertinentes com o tema e publicações a partir de 2010. Foram excluídos artigos que não traziam programas de exercícios multissensoriais e que não possuíam o objetivo de prevenir quedas ou outros tipos de intervenção fisioterapêutica. Os exercícios multisensoriais atuam retardando o declínio funcional inerente do envelhecimento, ajuda na manutenção da estrutura óssea, articular e muscular; na melhora do equilíbrio, força, resistência muscular e mobilidade, estimulam os sistemas vestibular, visual e somatossensorial, trazendo estímulos musculoesqueléticos, buscando a melhora do equilíbrio. Para a realização destes exercícios são utilizados deslocamentos em superfícies instáveis, combinando supressão da visão e mudança da posição da cabeça. Por meio de posições que estimulam o equilíbrio e aumentam a sensibilidade dos receptores, possibilita melhores condições de controle postural. Portanto, a partir da presente revisão, foi possível concluir que os exercícios multissensoriais são eficazes na prevenção de quedas em idosos.

2. INTRODUÇÃO

O aumento da longevidade culmina em uma série de modificações fisiológicas inevitáveis nos sistemas musculoesquelético e sensorial. Tais modificações estão associadas à diminuição do equilíbrio e da agilidade, deixando o idoso susceptível a limitações funcionais e quedas (CORDEIRO et al, 2015; CARBELON, 2015).

O processo de envelhecimento culmina eventos nos sistemas corporais relacionados a diminuição da motilidade gastrointestinal, aumento da resistência vascular, diminuição da ação osteoblástica e aumento da atividade osteoclástica podendo desencadear osteopenia e osteoporose, redução da lubrificação das

(3)

articulações favorecendo artrose. Além disso, o idoso sofre perda da mobilidade, déficit no equilíbrio, diminuição da massa muscular e consequentemente da força, resultando em diminuição da autonomia e da independência. Essas alterações deixam os idosos suscetíveis a quedas. (SOUZA et al, 2016).

Estudos estimam que 35% de idosos com mais de 75 anos são acometidos por instabilidade postural e perda de equilíbrio, sendo 46% em idosos com mais de 85 anos. Episódios de desequilíbrio tornam o idoso propício a quedas, e assim, gera risco de fraturas e lesões, com consequente internação hospitalar, imobilização e declínio funcional. Esses desequilíbrios são decorrentes da deterioração dos sistemas vestibular, visual e sensório-motor (CORDEIRO, et al, 2015).

Queda consiste na incapacidade do indivíduo de permanecer na posição inicial, após tropeçar ou desequilibrar. É um problema de saúde pública, pois apresenta alto risco de mortalidade, custos da saúde durante a internação e reabilitação, principalmente quando envolve a necessidade de cirurgia, sendo a sexta causa de morte em idosos. (ANTES, 2015). O evento de queda pode resultar em comprometimentos físicos, funcionais, psicossociais e redução da qualidade de vida, afetando tanto a vida do idoso, quanto a de seu cuidador, pois na maioria dos casos, causa certo grau de dependência de terceiros para atividades simples do dia a dia (MENEZES, 2016).

Para prevenir a queda, os exercícios físicos atuam retardando o declínio funcional inerente do envelhecimento; manutenção da estrutura óssea, articular e muscular; melhora do equilíbrio, força, resistência muscular e mobilidade. A literatura traz inúmeras modalidades de exercício físico que trazem tais benefícios, como exercícios que treinam equilíbrio e propriocepção, flexibilidade, e resistência dos músculos (SOUZA et al, 2016).

Os exercícios multisensoriais estimulam os sistemas vestibular, visual e somatossensorial, trazendo estímulos musculoesqueléticos, buscando a melhora do equilíbrio. (FERREIRA, 2015). Esse tipo de abordagem terapêutica, vem sendo utilizada na reabilitação de idosos, com o objetivo de reduzir o risco de quedas. Aliado à atividades funcionais, os exercícios multisensoriais, buscam aumentar a força muscular, preservando e aprimorando a autonomia desses indivíduos, melhorar a mobilidade, o equilíbrio, reduzindo assim a fragilidade (SOUZA et al, 2016;

CARBELON, 2015).

(4)

3. OBJETIVOS

Este estudo tem como objetivo principal descrever, por meio de uma revisão de literatura atual, os efeitos dos exercícios multisensoriais na prevenção de queda em idosos. Mas também abordará o processo natural de envelhecimento humano, caracterizando suas modificações nos sistemas orgânico, com ênfase no aparelho locomotor, e detalhar os programas de exercícios multisensoriais para a população idosa visando a prevenção de quedas.

4. METODOLOGIA

Este estudo trata-se de uma revisão literária de artigos publicados entre os anos de 2010 a 2019 nas bases de dados Scielo (Scientific Electronic Library Online), Pubmed (National Library of Medicine National Institutes of Health dos EUA), Lilacs (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e Medline (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online). Os critérios de inclusão utilizados foram estudos cujos resumos eram pertinentes com o tema e publicações a partir de 2010. Foram excluídos artigos que não traziam programas de exercícios multisensoriais e que não possuíam o objetivo de prevenir quedas ou outros tipos de intervenção fisioterapêutica. Os descritores utilizados foram: quedas em idosos, exercícios multisensoriais.

5. DESENVOLVIMENTO

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 1950 e 2025, a população idosa crescerá dezesseis vezes e, que o Brasil será o sexto país mais idoso do mundo. O perfil demográfico brasileiro vem se modificando desde a década de 1970, onde uma sociedade inicialmente jovem, passa para um contingente cada vez maior de indivíduos com mais de 60 anos. Essa transição tem como responsáveis o aumento da expectativa de vida e a diminuição da taxa de natalidade (RODRIGUES, 2016).

Envelhecer é um processo progressivo, dinâmico e fisiológico, onde o indivíduo tem uma maior dificuldade de adaptação, e tem como influência fatores genéticos, doenças crônicas e estilo de vida. As alterações que ocorrem com o passar dos anos não afeta apenas o idoso, mas também sua família, a comunidade e o sistema de saúde (KAFRI, 2017).

(5)

O processo natural de envelhecimento é chamado senescência. Os declínios das atividades celulares próprias desse período, geram prejuízos na capacidade funcional e atinge todos os sistemas corporais. (AVELAR, 2016). Um sistema muito afetado com a senescência é o visual. Com o passar da idade, há diminuição da capacidade de acomodação à luz, da focalização de objetos, da visão periférica, da discriminação das cores e da sensibilidade ao contraste. Já o sistema nervoso e o sistema vestibular são responsáveis pelo equilíbrio do corpo, porém os desequilíbrios frequentes na população idosa é resultado da perda de neurônios e de células sensoriais (KAFRI, 2017; RODRIGES, 2016).

Os declínios das atividades celulares próprias do envelhecimento culminam na diminuição progressiva da capacidade funcional, fazendo com que o idoso fique cada vez mais frágil com o passar dos anos. O sistema nervoso em conjunto com o sistema vestibular é responsável pelo equilíbrio do corpo, porém os desequilíbrios frequentes na população idosa é resultado da perda de neurônios e das células sensoriais. O equilíbrio está diretamente ligado ao controle postural que, diante do envelhecimento, também sofre alterações que, muitas vezes, dificultam a marcha e facilita a ocorrência de quedas. (CAMARA, 2015).

Outro sistema que é muito afetado com o passar da idade é o visual. Com o tempo, ocorre diminuição da capacidade de acomodação à luz, da focalização de objetos, da visão periférica, da discriminação das cores e da sensibilidade ao contraste. Como os sistemas nervoso, vestibular e visual trabalham em conjunto para proporcionar o controle postural, o envelhecimento compromete diretamente esse controle, deixando o idoso suscetível a desequilíbrios, dificuldade na marcha e quedas (CARBELON, 2015).

O sistema nervoso perde neurônios com o passar dos anos. O idoso, então, fica vulnerável a doenças degenerativas como é o caso da demência e do Mal de Alzheimer. Os esquecimentos constantes que essas doenças causam podem levar o idoso a se perder na localização do espaço e trilhar caminhos desconhecidos ou não reconhecer objetos domésticos como facas e fogão, facilitando a ocorrência de acidentes de gravidade variada. (CORDEIRO, 2015).

O sistema que mais afeta o idoso, por seu declínio, é o musculoesquelético, pois ele está diretamente ligado a capacidade funcional e a independência. Com o envelhecimento, há diminuição do número e do volume de fibras musculares, resultando na redução progressiva de força e resistência. A fraqueza generalizada

(6)

leva o idoso a adotar uma postura viciosa e compensatória. Com aumento da cifose torácica e retificação da lombar, a porção cervical aumenta sua lordose. Esse desalinhamento da coluna agrava ainda mais a degeneração osteomioarticular, além de mudar o centro de gravidade. Os ossos perdem densidade mineral, os músculos enfraquecem, a visão é comprometida, assim como o equilíbrio e a propriocepção.

Esse conjunto de fatores deixa o idoso vulnerável a quedas (CARBELON, 2015;

MORA, 2017).

Queda é definida como um evento, que ocorre quando o indivíduo não é capaz de controlar seu deslocamento no espaço, diante de um obstáculo ou desequilíbrio. É mais comum durante a infância e na velhice, devido a formação e a perda, respectivamente, de capacidade de equilíbrio, propriocepção e força muscular. No idoso, a série de disfunções generalizadas que ocorrem aumenta o risco de quedas e são denominados fatores intrínsecos relacionados a queda. Já os fatores extrínsecos, envolvem as características ambientais onde o idoso está inserido como, por exemplo, iluminação, obstáculos e tipo de solo (NETO, 2015).

As consequências da queda trazem inúmeros agravos ao idoso. Cair pode ocasionar, além de hematomas e escoriações, fraturas e lesões internas, dependendo da sua magnitude. Assim, a internação hospitalar é inevitável, bem como a necessidade de cirurgia e longos períodos de repouso no leito. Além das consequências físicas, as quedas também interferem no aspecto psicológico do idoso.

O medo e a insegurança são frequentes e, muitas vezes, fazem com que o indivíduo fique menos ativo. Assim, a queda pode interferir na qualidade de vida e na independência do idoso (TALARSKA, 2017).

Estudos mostram que, a cada dia de inatividade, o idoso perde massa muscular e óssea, progressivamente e, o período de reabilitação torna-se longo e sem garantias de retorno total da funcionalidade anterior. Atrelado a isso, o medo e a perda de confiança, deixam o idoso mais susceptível a outros episódios de quedam tornando assim, um ciclo vicioso (NETO, 2015).

A prevenção da queda vem sendo objeto de muitos estudos, devido ao crescimento da população idosa dos últimos anos. Para tanto, é necessária a participação de vários profissionais que atuam tanto na melhora da condição física do idoso, como no ambiente em que ele vive, e na conscientização dos riscos para a família e a comunidade (GOMES et al, 2018).

(7)

Nesse contexto, a fisioterapia atua tanto na prevenção, quanto na reabilitação do idoso. Assim, utiliza exercícios para melhora do equilíbrio e propriocepção, controle postural, fortalecimento e resistência muscular. Para tanto, existe uma gama de ferramentas disponíveis como: exercícios resistidos com pesos adequados para cada paciente; hidroterapia que auxilia no equilíbrio, propriocepção e fortalecimento; treino proprioceptivo; exercícios de equilíbrio; treino de marcha; eletroterapia para fortalecimento muscular; entre outras abordagens. Um dos programas que integra vários sistemas e vem se mostrando eficiente para treinar essa funcionalidade e evitar os episódios de queda, é o exercício multisensorial (NETO, 2015; GOMES et al, 2018).

Uma das alternativas de tratamento, que vem sendo muito utilizada pela fisioterapia, na manutenção da funcionalidade em idosos, é a abordagem multisensorial. Neste tipo de intervenção, o foco é o controle postural, melhora do equilíbrio e da propriocepção, através de exercícios estáticos ou dinâmicos, individuais ou em circuito (GOMES et al, 2018).

Durante a prática de exercícios multisensoriais, os proprioceptores espalhados pelo corpo, enviam impulsos ao sistema nervoso central (SNC) sobre as variações de posição, direção, amplitude e velocidade, devido as exigências de equilíbrio e controle motor que os exercícios trazem. Outro receptor essencial nesse processo é o fuso muscular, responsável pela parte sensitiva e motora. Assim, envia ao SNC estímulos senso-perceptivos sobre as variações de estiramento dos músculos (FERREIRA et al, 2017).

O estímulo proprioceptivo possui duas porções no cérebro, uma consciente e a outra inconsciente. A porção proprioceptiva consciente conduz a mudança no controle motor, já a inconsciente é responsável pelo controle postural. Quando uma atividade requer a junção do controle postural e motor de forma consciente, como os exercícios multisensoriais, pode se tornar um padrão motor habitual (inconsciente). Logo, a propriocepção é otimizada e o indivíduo é capaz de desenvolver suas atividades com maior precisão e estabilidade. E nos idosos pode ser uma ferramenta importante para melhorar a funcionalidade, o equilíbrio, prevenindo a queda (COSTA, 2010; CÂMARA et al, 2015).

Além disso, os exercícios multisensoriais integram os sistemas visual, somatossensorial e vestibular para um adequado controle postural. Com o envelhecimento esses sistemas decaem, porém, suas funções não são depletadas, e

(8)

suas reservas fisiológicas continuam intactas. Ao treinar o controle postural, esses sistemas utilizam suas reservas para criar um ambiente ideal para a neuroplasticidade.

Este recurso do sistema nervoso é capaz de criar novas conexões nervosas e, assim, estabelecer um aprendizado motor, para uma melhor função sensorial (COSTA, 2010;

GOMES et al, 2018).

Quando o estado de equilíbrio estático ou dinâmico é afetado, devido a falta de integração dos sistemas visual, somatossensorial e vestibular, pode ocorrer a queda.

Os idosos apresentam dificuldade nessa integração e, portanto, possuem um risco elevado de cair (GOMES et al, 2016).

Nesse sentido, as atividades multisensoriais integram esses sistemas e os exercícios básicos são: aquecimento e alongamento, exercícios de consciência corporal, marcha em diferentes direções, exercícios com bola, alcance, treinamento vestibular, agilidade e tarefas duplas. Essas atividades podem ser feitas individualmente, principalmente nas sessões iniciais, onde o indivíduo está aprendendo os movimentos, ou em circuitos. O alongamento deve ser realizado antes e após as sessões para garantir uma prática segura e um descanso indolor. Com o passar do tempo, as atividades podem ser modificadas para obter um ganho mais expressivo. Contudo, a avaliação periódica e a programação individualizada são imprescindíveis para melhores resultados e segurança (CORDEIRO et al, 2015;

SOUZA et al, 2016).

6. RESULTADOS

Quadro 1. Extração de dados da literatura

Autor/ano Amostra Modalidade/técnica Sessões Resultados

Souza

2016 20 idosos

Treino de marcha, discos de equilíbrio, treino proprioceptivo, apoio unipodal e

deslocamentos

15 sessões

Melhora do equilíbrio e

consequentemente prevenção de quedas, e

qualidade de vida

Câmara

2015 12 idosos

Sessões de

alongamento, passadas laterais, deslocamentos, apoio unipodal, marcha e alcance

17 sessões

Melhora o equilíbrio e prevenção de quedas

(9)

Cordeiro 2015

19 adultos (idade média 19 anos) e 21 idosos (em média 60 anos)

Treinamento funcional sensório-motor e plataforma vibratória

14 sessões

Eficácia na melhora da funcionalidade e equilíbrio, e assim reduzir o risco de queda

Alfieri

2010 46 idosos

Comparação entre treinamento resistido e

exercícios multisensoriais 20 sessões

Os exercícios multisensoriais melhoraram o controle postural, reduzindo assim o risco de queda

Costa 2013

57 idosos (acima de 60 anos)

Exercícios multisensoriais com marcha, apoio

unipodal e atividades com bola

26 sessões

Melhora do

equilíbrio funcional que reduz o risco de queda

Siqueira

2015 15 idosos

Exercícios multisensoriais associados a

alongamento e relaxamento

Aprimoramento do equilíbrio e da propriocepção, prevenindo quedas Fonte: Autoras

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

A revisão de literatura mostrou que os exercícios multisensoriais integram os sistemas somatossensorial, visual, melhorando o equilíbrio, o controle motor e a propriocepção. Sendo assim, conclui-se que os exercícios multisensoriais são eficazes na prevenção de queda em idosos.

8. FONTES CONSULTADAS

ALFIERI, FM; RIBERTO, M; GATZ, LS; RIBEIRO, CPC; BATTISTELLA, LR. Uso de testes clínicos para verificação do controle postural em idosos saudáveis submetidos a programas de exercícios físicos. Acta Fisiatr., V.17, n.4, p. 153-8, 2010.

ANTES, D. L.; SCHNEIDER, I. J. C.; D’ORSI, E. Mortalidade por queda em idosos:

estudo de série temporal. Revista Brasileira de Geriatria de Gerontologia, Rio de Janeiro, v. 18, n. 4, p. 769-778, 2015.

(10)

AVELAR, B. P. et al. Balance Exercises Circuit improves muscle strength, balance, and functional performance in older women. American Aging Association, v. 38, n.

1, p. 1–11, 2016.

CÂMARA, GLG; SEGUNDO, VHO; KNACKFUSS, MI; MEDEIROS, HJ; JUNIOR, ATC.

Equilíbrio em idosos submetidos a um programa de exercícios multissensorias. Anais CIEH, v. 2, n. 1, 2015.

CARBELON IC, BÓS AJG. Diferenças sazonais de quedas e fraturas em idosos gaúchos. Ciência & Saúde Coletiva, v.20, n.12, p.3743-52, 2015.

CORDEIRO LR, BACHA JMR, BONFIM TR, ALVISI TC. Avaliação do equilíbrio e da agilidade em indivíduos adultos e idosos antes e após dois protocolos de treinamento sensório-motor: funcional e funcional com plataforma vibratória. Sinapse Múltipla, v.4, n.2, p.146 160, 2015.

COSTA, JNA. Efeitos de um circuito de exercícios sensoriais sobre o equilíbrio funcional e a possibilidade de quedas em mulheres idosas. Tese (Mestrado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade de Brasília, Brasília 2010.

FERREIRA, C. O efeito das percepções da velhice e da Institucionalização no envelhecimento ativo: um estudo de caso. (Dissertação de Mestrado).

Universidade do Porto, Porto. Consultado em 16 de dezembro de 2016. Disponível em https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/71559.

FERREIRA, LGP; GENEBRA, CVS; MACIEL, NM; ARCA, EA; FIORELLI, A; VITTA, A. Multisensory and closed kinetic chain exercises on the functional capacity and balance in elderly women: blinded randomized clinical trial. Fisioter. Mov., Curitiba, v.

30, n.1, p. 259-66, 2017.

GOMES, ARL; CAMPOS, MS; MENDES, MRP; MOUSSA L. A influência da fisioterapia, com exercícios de equilíbrio, na prevenção de quedas em idosos.

FisiSenectus, v. 4, n. 1, p. 4-11, 2016.

GOMES, C.S.; RANGEL, G.M.B.; SANT’ANA, M.A.T.S.; FRAGA, W.L.A.; SOARES, E.S.; JUNIOR, S.M.S.R. Efeitos do treinamento sensório motor por meio de dispositivos ecoeficientes sobre a capacidade funcional e equilíbrio em idosos: ensaio

(11)

clínico controlado. Perspectivas Online: Biológicas & Saúde. v. 8, n 28, p.42-58, 2018.

KAFRI, M. et al. Functional Performance and Balance in the Oldest-Old. Journal of Geriatric Physical Therapy, p. 1, 2017.

MENEZES, C.; VILAÇA, K. H. C.; MENEZES, R. L. Quedas e qualidade de vida de idosos com catarata. Revista Brasileira de Oftalmologia, v. 75, n. 1, p. 40-44, 2016.

MORA, M.L.A et al. Association between the fall risk, age and educational level in active adult and older women. Salud, Barranquilla v.33, n.3, p. 15-23, 2017.

NETO;, J. P.; RASO;, W.; BRITO;, C. A. F. Treinamento Muscular Em Mulheres Idosas. Revista Brasileira de Medicina e Esporte, v. 21, n. 5, p., 2015.

NÓBREGA, A.C.L..; FREITAS, E.V.; OLIVEIRA, M. D.; LEITÃO, M.B.; LAZZOLI, J. K.;

NAHAS, R. M.; et al Posicionamento Oficial da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia: Atividade Física e Saúde do Idoso. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Rio de Janeiro. v. 5. n.

6. p.207-211. nov-dez, 1999.

RODRIGUES, GD; BARBEIRO, AB; JUNIOR, EDA. Prevenção de quedas em idosos:

revisão de literatura brasileira. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, São Paulo, v.10, n.59, p. 431-437, 2016.

SIQUEIRA, DS; PIMENTEL, MF; FIORIO, FN; BARROS, RJ; MARTINS, ACG;

SOUZA, NS; et al. Exercícios multisensoriais na redução do risco de quedas em idosos. Fisioterapia Ser, v. 10, n. 3, p. 133-136, 2015.

SOUZA LA, FERNANDES AB, PATRIZZI LJ, WALSH IAP, SHIMANO SGN. Efeitos de um treino multisensorial supervisionado por seis semanas no equilíbrio e na qualidade de vida de idosos. Medicina Online Ribeirão Preto, v. 49, n. 3, p. 223-231, 2016.

TALARSKA, D. et al. Is independence of older adults safe considering the risk of falls?

BMC Geriatrics, v. 17, n. 1, p. 66, 2017.

Referências

Documentos relacionados

este volume contém os contos escritos por sir Arthur Conan doyle que guardam algumas de suas histórias mais famosas e queridas: As aventuras de Sherlock Holmes, Memórias de Sherlock

Com uma extensão de cerca de 30 milhões de km² e mais de 800 milhões de habitantes em 54 países, a África é freqüentemente dividida em cinco regiões de

A literatura apresenta uma clara evidência de que a DPOC está associada à insónia e a outras perturbações do sono, com consequente sonolência diurna excessiva, fadiga matinal

Tanto em 2008 quanto em 2009, Indooroopilly estava significativamente (os “bigodes”não se sobrepõem) (entre 0,2 e 0,5 nos desvios-padrão - portanto cor de rosa) atrás da

suficiência cardíaca, treinamento físico, exer- cício aeróbio, treinamento intervalado ou em inglês, heart failure, exercise training, aerobic exercise, interval training..

Nesse  passo,  mesmo  que  a  decisão  combatida  tenha  se  subsumido  na 

Diante desse preâmbulo extenso, destaco que esta pesquisa aborda o tema do percurso do objeto - de arte ou de uso cotidiano - em museus públicos do Rio Grande do Sul (RS),