• Nenhum resultado encontrado

Querido(a) aluno(a), Monte sua rotina de estudos:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Querido(a) aluno(a), Monte sua rotina de estudos:"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Querido(a) aluno(a),

Para dar continuidade ao Estudo no Lar, a partir da 7ª quinzena as atividades estarão em novo formato. Você receberá as atividades do 5º ano, abrangendo os conteúdos e habilidades dos materiais didáticos: Educação Matemática nos Anos Iniciais (EMAI) e Ler e Escrever. Assim, haverá a inserção de recursos impressos do EMAI e do Ler e Escrever, cujas aprendizagens serão complementadas pelo professor de sua turma. Você também receberá alguns materiais escolares para subsidiar esta nova etapa de estudos. Continue realizando suas atividades com dedicação e atenção.

Aos pais, contamos com a compreensão e a colaboração de vocês neste momento imprevisível de pandemia mundial; na certeza que buscamos, na medida do possível, fazer o melhor para atender a todos.

Monte sua rotina de estudos:

(2)

2

EMAI - Matemática

Atividade 1

Para iniciar a sequência 1, EMAI – caderno do aluno, você aluno(a), fará um desenho (folha sulfite ou caderno) do trajeto de casa até a escola que estuda. Os detalhes, pontos de referência (padaria, bar, igreja, quitanda, posto de saúde - UBS, ponto de ônibus, árvore, lixeira, rua, praça, etc...), são imprescindíveis para enriquecer o mapa. Em seguida, explique oralmente para sua família, o trajeto que desenhou para chegar à escola. O desenho será utilizado na atividade a seguir, por isso, deverá ser rico em detalhes.

A partir daqui você aluno(a), realizará as atividades no livro do EMAI – caderno do aluno.

Sequência 1 ATIVIDADE 1.1

Página 9

Esta atividade tem o objetivo de levar o aluno a descrever, interpretar e representar a localização ou a movimentação de uma pessoa ou objeto no plano cartesiano, indicando mudanças de direção, sentido e giros.

As atividades que serão desenvolvidas ajudarão o aluno a compreender diferentes representações para localização e movimentação no plano.

EMEB: 7ª QUINZENA DE

ATIVIDADES NOME:

TURMA: PROFESSOR (A):

DATA PARA REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE: / /2020

(3)

3 Nesta atividade, após as reflexões decorrentes do desenho; você, aluno(a), escreverá seu próprio texto com explicações, destacando pontos de referência que possam auxiliar à chegada até à escola de uma nova criança como mencionado na atividade. Em seguida, leia em voz alta para sua família e verifique se o texto produzido está claro, com informações que ajudem uma pessoa a chegar na escola. Verifique os pontos de referência utilizados.

Você, aluno(a), deve progredir na capacidade de estabelecer pontos de referência (planejar roteiros mentais) em seu entorno para efeito de localização e utilizar terminologia adequada, como à direita, à esquerda, atrás, à frente, etc.

______________________________________________________________

Sequência 1 ATIVIDADE 1.2

Página 10

Esta atividade tem o objetivo de levar o aluno a descrever, interpretar e representar a localização ou a movimentação de uma pessoa ou objeto no plano cartesiano, indicando mudanças de direção, sentido e giros. Para iniciar esta atividade, fale com alguém de sua família sobre as experiências que tiveram sobre os questionamentos abaixo.

– Alguém já se perdeu alguma vez? Onde?

– Como fizeram para encontrar o local onde precisavam chegar?

Leia atentamente a atividade, explorando o esquema apresentado, como, por exemplo, se sabe localizar onde está Célia no esquema e como você pode ajudar Ana a orientar sua amiga a chegar ao teatro. Pense e faça, oralmente, com alguém de sua família, diversas possibilidades de trajetos. Para isso, utilize o ponto em que Célia está e se coloque na mesma posição que ela para apontar os caminhos. Verifique se os comandos relativos à mudança de direção e giro (para a esquerda ou direita) contemplam, de fato, a representação adequada. Escolha o trajeto que você mais gostou e faça o registro no livro.

(4)

4

______________________________________________________________

Sequência 1 ATIVIDADE 1.3 Página 11

Esta atividade tem o objetivo de levar a criança a utilizar e compreender diferentes representações para a localização de objetos no plano, como mapas e coordenadas geográficas, a fim de desenvolver as primeiras noções de coordenadas cartesianas.

Reflita e converse com seus familiares sobre guia de ruas e aplicativos específicos de localização. Para auxiliá-los nesse bate-papo, seguem alguns questionamentos:

– Você já viu um guia de ruas?

– Qual a sua utilidade?

– Você já fez alguma busca na internet para localizar alguma rua ou local que gostaria de ir?

O guia de ruas pode ser impresso, mas, hoje em dia, ele é facilmente encontrado na internet, em aplicativos específicos que auxiliam na localização.

Leia atentamente o enunciado da atividade e observe o que está localizado nos círculos vermelhos e outros pontos interessantes desse trecho do guia. Em seguida, elabore um texto, faça um rascunho numa folha, destacando as principais ruas e pontos de referência que lhe chamou a atenção. Faça uma leitura criteriosa para verificar se não está faltando algum item que foi solicitado;

corrija os erros de pontuação, ortografia, concordância, etc... Por último, passe o texto a limpo na página 12 do seu EMAI.

______________________________________________________________

Sequência 1 ATIVIDADE 1.4 Página 13 e 14

Esta atividade tem o objetivo de levar a criança a utilizar e compreender diferentes representações para a localização de objetos no plano, como mapas e coordenadas geográficas, a fim de desenvolver as primeiras noções de coordenadas cartesianas.

(5)

5 Em quinzenas de atividades anteriores do Estudo no Lar, você aluno(a), já teve contato com diversos mapas, como, por exemplo: na 4ª quinzena o Planeta Terra (imagens enviadas por satélites), na 5ª quinzena o mapa da América do Sul, na 6ª quinzena o Mapa Brasil Político e o Mapa-Múndi (mapa do mundo). Observe o mapa da página 13 do seu EMAI; em seguida, explique oralmente para sua família o mapa da América do Sul, com seus países e, também com destaque ao Brasil e seus estados. Para auxiliá-los nesse bate-papo, seguem alguns questionamentos:

– Observando o mapa, quais estados ficam na região sul?

– Em que região fica o estado de São Paulo?

– Você sabe o que significa fronteira?

– Quais estados brasileiros fazem fronteiras com a Argentina?

– Quais países não fazem fronteira com o Brasil?

– Indique dois estados que fazem fronteira com o estado de São Paulo?

Responda às questões da página 14 do seu EMAI.

______________________________________________________________

(6)

6 Sequência 1

ATIVIDADE 1.4 Página 15 e 14

Esta atividade tem o objetivo de levar você, aluno(a), a utilizar e compreender diferentes representações para a localização de objetos no plano, como mapas, células em planilhas eletrônicas e coordenadas geográficas, a fim de desenvolver as primeiras noções de coordenadas cartesianas.

Para melhor entendimento da localização de uma rua em um guia de ruas, na maioria das vezes, ela está colocada em um quadriculado em que números e letras ajudam na localização, formando um código de localização da rua.

Observe o trecho do guia de ruas que consta na atividade; cada quadrado é representado por letras e números que auxiliam na busca da localização de uma determinada rua. Leia em voz alta alguns nomes de ruas, nomes de avenidas e praças.

Agora observe os números e as letras que estão nas laterais do guia. Interaja com alguém de sua família, pense numa rua que está no mapa e peça para que ele(a) fale o código dela. Agora, quem falará o código será você! Vamos lá?! Brinque quantas vezes quiser. Em seguida responda às questões da página 15 do seu EMAI, localize e dê os códigos das ruas solicitados.

______________________________________________________________

Para a próxima quinzena de atividades.

Para a próxima atividade, é necessário que você pesquise o número de habitantes do município de Araçatuba e de outros municípios pequenos e de grandes populações.

(7)

7 Selecione jornais ou notícias on-line, em que aparecem números “grandes”, na ordem dos milhões, por exemplo.

______________________________________________________________

Ler e Escrever - Língua Portuguesa

Gênero Textual: CARTA DE LEITOR Etapa 1 – Leitura de carta de leitor

Atividade 1A, 1B, 1C e 1D Páginas: 160 e 162

Esta sequência tem por objetivo ajudar o(a) aluno(a) a expressar a sua opinião, posicionando-se diante de uma matéria lida e, além disso, manifestando essa posição por meio de uma carta de leitor.

Para tanto vamos:

✓ Ler e analisar algumas cartas de leitor produzidas no contexto primário;

✓ Observar como estas cartas podem ser publicadas nos veículos de destino, identificando as mudanças que sofrem neste processo;

✓ Produzir uma carta de leitor;

✓ Revisar uma carta de leitor.

Sobre o gênero carta de leitor

Retomando e aprofundando o gênero textual já trabalhado na 1ª quinzena de atividades do Estudo no Lar e no Projeto Didático Jornal, no material Ler e Escrever do 4º ano. Cabe recordar que em geral as revistas e jornais infantis, impressos ou digitais, oferecem um espaço destinado ao leitor. Localizado nas páginas finais de revistas, essa seção recebe diferentes denominações como “Correio”, “Cartas”, “Cartas à redação”, “Painel do Leitor”, “Mural do Leitor”, “Espaço do leitor” e reúne o que costumamos chamar de cartas do leitor. Nessa seção, os leitores divulgam sua opinião sobre o jornal ou a revista ou as matérias expressam também posições pessoais favoráveis ou contrárias às matérias lidas (notícias, reportagens, quadrinhos etc.). Alguns ainda solicitam a publicação de matérias sobre assuntos que lhe interessem.

Apesar de serem endereçadas aos editores da revista ou jornal, quando o leitor as escreve quer vê-las publicadas, ou seja, o leitor espera que outros leitores a leiam. Cabe então ressaltar que este espaço é uma possibilidade de interação entre vários leitores e a equipe de edição do jornal.

Nem todas as cartas enviadas ao editorial de um meio de comunicação são publicadas. Há uma seleção, a partir dos critérios das empresas de comunicação, podendo haver cortes e adaptações naquelas que forem publicadas. Também pode haver acréscimo de títulos relacionados à matéria a que a carta se refere, com o objetivo de antecipar o assunto da correspondência.

Normalmente concisas e diretas, nessas cartas o discurso é organizado em primeira pessoa. Em geral elas assumem diferentes objetivos: podem criticar, reclamar, opinar, elogiar etc. Apresentam:

• Título: geralmente relacionado à reportagem que deu origem à carta;

• Identificação do autor, com informações sobre o endereço;

• Data em que foi escrita;

• Organização do discurso sempre em primeira pessoa;

• Presença de opinião, podendo ser sustentada ou não.

(8)

8

• Comentário conciso sobre o veículo de comunicação ou sobre uma matéria.

Algumas revistas publicam as cartas e as respostas dos editores aos leitores. Pelo fato de o conteúdo das cartas de leitor girar em torno de posicionamentos em relação a matérias publicadas, a prática de leitura e produção de cartas de leitor na escola podem ampliar as capacidades requeridas para leitura de jornalísticos e, principalmente, incentivar a emissão de opiniões críticas suscitadas por essas atividades.

Encaminhamentos das atividades Cartas 1 e 2:

• Leia as orientações das atividades 1A (Lendo carta de leitor) e 1B (Leitura de carta de leitor) com atenção para preencher os quadros comparativos das páginas 162 (Atividade C – Analisando a carta) e 163 (Atividade D – Analisando a carta);

• Cada carta está em um contexto, ou seja, num primeiro momento foi escrita pelo leitor no seu modelo original e depois editada pela redação;

• Reflita sobre a finalidade de cada uma delas (se elogiam, se manifestam suas preferências, se comentam uma matéria ou sugerem temas);

• Na esfera jornalística, essas cartas são meios que os leitores encontram para se posicionar diante do que leem, razão pela qual elas costumam ter um caráter opinativo, escritas em primeira pessoa.

• Você considera que este gênero textual (Carta de Leitor) importante? Por quê?

Converse com alguém de sua família sobre isso.

• Após a leitura das cartas, registre suas respostas no quadro (página 162 – Carta 1 e página 163 – Carta 2);

______________________________________________________________

(9)

9 Gênero Textual: CARTA DE LEITOR

Etapa 2 – Leitura de carta de leitor

Atividade 2A e 2B Páginas: 160 e 162

Encaminhamentos das atividades 2A e 2B:

• Leia as duas cartas de leitor, páginas 164, que apresentam características diferentes sendo a carta 1: uma carta breve de elogio à uma matéria voltada para o público infantil e a carta 2: uma carta de opinião/crítica voltada para o tema de interesse público (ex: poluição dos rios, uso inconsciente de recursos naturais, reciclagem etc.);

• As duas cartas de leitor (CARTA 1 e CARTA 2) foram retiradas de edições passadas de revistas/jornais.

• Após a leitura, preencha os quadros, página 165, do Ler e Escrever – material do aluno;

• Você pode sublinhar nos textos as informações solicitadas nos quadros, em seguida, passe as respostas nos quadros.

______________________________________________________________

(10)

10 Gênero Textual: CARTA DE LEITOR

Etapa 3 – Ler matérias jornalísticas

Atividade 3A

Páginas: 166 e 167

Encaminhamentos da atividade 3A:

• Leia em voz alta a notícia da página 166;

• Leia outras matérias que apresentem argumentos diferentes do texto lido, de modo que seja possível contribuir para que você, aluno(a), tome uma posição a respeito do assunto observando outras fontes de informação.

Sugestões de leitura complementar, acesse os links:

https://g1.globo.com/natureza/desastre-ambiental-petroleo-

praias/noticia/2019/10/21/danos-do-oleo-no-litoral-do-nordeste-vao-durar- decadas-dizem-oceanografos.ghtml

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2019/10/10/interna- brasil,796513/governo-da-declaracoes-desencontradas-sobre-petroleo-em- praias-nordest.shtml

https://exame.com/brasil/voluntarios-lutam-contra-oleo-mas-poluicao-em- praias-persistira-por-anos/

https://www12.senado.leg.br/noticias/videos/2019/10/senadores-cobram- do-governo-controle-de-danos-provocados-por-vazamento-de-oleo

• Após as leituras dos textos, interaja com sua família, se posicionando contra ou a favor do tema exposto na notícia da página 166.

Você, aluno(a), concorda com a notícia? Por quê?

• Em seguida, leia a carta de leitor da página 167;

• Após a leitura, você mantém ou modifica seu posicionamento frente aos argumentos do leitor?

• Agora, registre na tabela, página 167 do Ler e Escrever, dois argumentos: um favorável e um contrário ao tema.

______________________________________________________________

(11)

11 Leia a notícia:

Crianças também devem usar máscaras de pano ao saírem de casa

Do VivaBem - UOL, em São Paulo 10/04/2020 12h34min

A recomendação mudou e agora o Ministério da Saúde indica que até pessoas sem sintomas usem máscaras de tecido ao saírem de suas casas para ir ao mercado ou à farmácia. E isso inclui as crianças.

Nos EUA, por exemplo, o CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças) diz que crianças de 2 anos ou mais devem usar uma cobertura de pano no rosto, cobrindo o nariz e a boca, quando estiverem fora de casa.

A medida faz sentido, mesmo elas sendo o grupo de menor risco. Um estudo chinês feito com 2.143 crianças mostrou que elas são suscetíveis a complicações graves, mas que 90% são casos assintomáticos, leves ou moderados. Isso significa que, mesmo que ela tenha o novo coronavírus, ela pode não ter sintomas e, sem máscara, pode disseminar o vírus sem saber. O CDC considera o uso de coberturas faciais pelas crianças algo tão importante quanto o distanciamento social, a limpeza frequente das mãos e outras ações preventivas cotidianas. "Uma cobertura de tecido para a face não se destina a proteger o usuário, mas pode impedir a propagação de vírus para outros", diz o órgão.

Menores de dois anos

É importante ressaltar que bebês e crianças menores de 2 anos não devem usar máscaras.

Eles têm vias aéreas menores e respirar por meio de uma máscara pode ser mais difícil e aumentar o risco de asfixia. Os pais também não devem colocar o objeto em quem não consegue removê-lo sozinho, justamente pelo risco de asfixia. Por isso, bebês não devem ter seus rostos cobertos.

Máscaras de tecido

A mudança na recomendação da máscara de tecido ocorreu após estudos chineses mostrarem que um grande número de infecções acontece a partir de pessoas assintomáticas, que poderiam jogar no ar gotículas contaminadas ao falar, por exemplo. A máscara, então, funcionaria como uma barreira física para essas partículas maiores.

Mas ela também veio a calhar em um momento que máscaras cirúrgicas e respiradores N- 95 se tornam escassos, até mesmo para profissionais de saúde.

Segundo o Ministério da Saúde, para ser eficiente como uma barreira física, a máscara caseira precisa seguir algumas especificações, que são simples. É preciso que a máscara tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja dupla face. Ela ainda deve ser individual e ter as medidas corretas para cobrir totalmente a boca e nariz, sem deixar espaços nas laterais.

A pasta ainda diz que ela deve ser lavada com sabão ou água sanitária, deixando de molho por cerca de 30 minutos. Depois, só ser usada quando estiver completamente seca. "Agora, é lutar com as armas que a gente tem. Não adianta a gente lamentar que a China não está produzindo. Vamos ter que criar as nossas armas, e elas serão aquelas que nós tivermos", disse o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

FONTE: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/04/10/criancas-tambem-devem-usar-mascaras-de-pano-ao-sairem-de-casa.htm

______________________________________________________________

(12)

12 Gênero Textual: CARTA DE LEITOR

Etapa 4 – Escrever uma carta ao leitor

Atividade 5A – Escrevendo individualmente uma carta de leitor Páginas: 169

Encaminhamentos da atividade 5A:

• Após a leitura atenta da notícia

“Crianças também devem usar máscaras de pano ao saírem de casa”, você defenderá em sua carta de leitor, através de argumentos contra ou a favor, sobre o uso de máscaras em crianças;

• A notícia servirá de base para seus comentários, favoráveis ou contrários, que gostariam de fazer a respeito dela;

• Em seguida, relembre a estrutura de carta. Não se esqueça que já estudamos Carta de leitor em atividades anteriores deste ano;

• Para completar o planejamento da carta, reflita sobre os itens a seguir:

➢ Levantamento da opinião/ideia principal a ser defendida/emitida na carta; e argumentos a serem utilizados para defender a ideia.

• Em caso de dúvidas ou tenha dificuldade na argumentação, reler a reportagem;

• Faça primeiramente o rascunho de sua carta no caderno, faça com capricho e atenção;

• Verifique a ortografia, a pontuação, a estrutura (local e data, vocativo, corpo do texto, despedida e assinatura) estão de acordo;

• Guarde seu rascunho.

______________________________________________________________

(13)

13 Gênero Textual: CARTA DE LEITOR

Etapa 4 – Escrever uma carta ao leitor

Atividade 5B – Revisando individualmente uma carta de leitor Páginas: 170

Encaminhamentos da atividade 5B:

• No dia seguinte, pegue seu rascunho da carta de leitor, leia novamente e reveja a estrutura, a ortografia, sinais de pontuação e corrija o que for necessário;

• Retome a leitura novamente de sua carta e verifique a argumentação, se você defendeu sua ideia, favorável ou contrária;

• Após as correções, abra seu livro Ler e Escrever, página 170, leia os critérios de revisão e preencha com um “X” os espaços, “SIM” para a presença ou

“NÃO” para a ausência dos critérios apontados no quadro que sugerimos que o auxiliará no processo de revisão;

• Ao término do preenchimento do quadro, reescreva sua carta de leitor em outra folha do caderno. Acrescente informações para que fiquem mais claras ou para melhorar a linguagem utilizada na primeira versão, a partir das mudanças na linguagem e do acréscimo dos aspectos que foram detectados ao preencher o quadro. Capriche na letra! 😉

Lembre-se sempre:

“Você é muito importante!

Você pode, você consegue!”

😉

Referências

Documentos relacionados

Daí que o preâmbulo, seja por indicar os fins a serem atingidos pelo ordenamento constitucional e, por isso, ser capaz de influenciar a interpretação dos seus preceitos, não pode

Analisou-se os acompanhamentos das refeições servidas, que no caso são arroz branco polido (n=16), arroz integral (n=16) e feijão (n=15) das Unidades a partir da realização de

A prática deste evento “Venha nos conhecer”, utilizando a metodologia de ensino - simulação realística, forneceu uma oportunidade aos alunos de disporem de

A color camera could provide accurate information on plant borders and their locations and spectral data further enable classification to different plant types.. Although

Na pesquisa desenvolvida por González de Gómez e Machado (2007), em que as autoras analisaram a representação dos relatórios técnicos, foi identificado que o objetivo, a

Assim, cabe às Ciências Sociais e Humanas trabalhar esta problemática pois além de pobreza, o desemprego gera consequências negativas a nível pessoal e social (Gonçalves, et

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Como material vegetal, utilizou-se as cascas do Croton urucurana , que foram submetidas a macerações exaustivas com n-hexano, acetato de etila e etanol,